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Turismo: Visão e Ação, Volume: 22, Issue: 2, Published: 2020
  • TOURISM AND INFORMATION: RESEARCH ON EFFECTIVE TOURIST DEMAND IN DIAMANTINA/MG Artigos

    MEDAGLIA, JULIANA

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO: A relação entre a academia e a sociedade representa um vasto campo a ser explorado na área do turismo, em especial no desenvolvimento baseado em pesquisas aplicadas, a partir de estudos originados em Universidades ou Institutos de Pesquisa. A relação não é, entretanto, garantida, o que fica claro neste trabalho que tem como objetivo compreender o não uso das informações em turismo da Pesquisa de Demanda Turística Real de Diamantina e Região (PDTD) por parte dos atores do turismo de Diamantina/MG. Este artigo exploratório, em forma de estudo de caso, apresenta um referencial teórico que discute a importância da informação para o turismo, bem como a relação da ciência da informação no que diz respeito à linguagem e à organização da informação. Em seguida, traz uma pesquisa qualitativa da qual o universo foi o Conselho Municipal de Turismo de Diamantina/ MG, cujos membros foram entrevistados, por meio de um roteiro dividido em quatro partes, a fim de identificar o distanciamento entre os resultados oferecidos por pesquisas acadêmicas e seu uso na tomada de decisão por parte dos gestores. Ao final, percebeu-se que existem barreiras entre a forma de expor resultados comumente utilizados no meio acadêmico e os meios buscados por parte dos desejáveis usuários finais dos dados produzidos, para que a informação possa fazer sentido e ser incorporada ao processo de desenvolvimento do destino. Encontrou-se também a indicação da importância da contextualização socioeconômica para análise de resultados nas ciências sociais aplicadas.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN: La relación entre la academia y la sociedad presenta un amplio campo a ser tratado en el turismo, con destaque respecto al desarrollo basado en investigaciones aplicadas que puedan ser diseminadas a partir de estudios de Universidades. Sin embargo esa relación no es garantizada, como se ve en este artículo con el objetivo de comprender el no usarse las informaciones en turismo de la Investigación de Demanda Turística Real de Diamantina por parte de los actores del turismo de Diamantina. Este artículo, es presentado como un caso de estudio exploratorio, presenta un referencial teórico que discute la importancia de la información para el turismo, así como la relación de la ciencia de la información en lo que se refiere al lenguaje y organización de la información. Después, presenta una investigación cualitativa que tuvo como población el Consejo Municipal de Turismo de Diamantina, que fueron entrevistados por medio de un guion dividido en cuatro partes para identificar la brecha entre los resultados de investigación ofrecidos por académicos y la toma de decisiones por parte de los actores. Al final, se percibieron barreras entre la forma de exponer resultados de la Universidad y los medios buscados por parte de los deseables usuarios finales de los datos colectados para que la información tenga sentido y sea incorporada a la toma de decisiones. Se encontró también la indicación de la importancia de contextualización socioeconómica para análisis de resultados en las ciencias sociales aplicadas.

    Abstract in English:

    ABSTRACT: The relationship between academia and society represents a rich field for exploration in the area of tourism, especially in tourism development based on applied research, through studies originating in Universities or Research Institutions. However, this relationship is not guaranteed, as is clear in this study, which aims to understand why existing information on tourist demand is under-utilized by tourism stakeholders in the town of Diamantina, State of Minas Gerais (MG), Brazil. This article is based on exploratory research, carried out in the form of a case study. First presents a theoretical framework that discusses the importance of information for tourism and the relationship between information and science when it comes to the language used and the organization of information. Next, a qualitative approach is used, focusing on the Municipal Tourism Council of Diamantina/MG, whose members were interviewed using a four-part script in order to identify the gap between the research results provided by academia and decision-making by tourism stakeholders. Among the main findings, it was seen that there are barriers between the way research results are generally presented by the university and the means used to gather information by those whom it is hoped will make use of those results, if the information is to become meaningful and become part of the development process of the destination. It was also found that the socioeconomic context is important for optimizing analysis of results in the applied social sciences.
  • THE SPATIAL DYNAMIC OF TOURISM DESTINATIONS BORDERING THE REGION OF AGULHAS NEGRAS Artigos

    BANTIM, NATASHA; FRATUCCI, AGUINALDO

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO: Os resultados apresentados nesse artigo se inserem no contexto da pesquisa de dissertação de mestrado que investigou a gestão pública na região turística das Agulhas Negras. Essa região está localizada no sul do estado do Rio de Janeiro, fazendo limites com os estados de Minas Gerais e São Paulo. Considerando que as decisões do Conselho Regional de Turismo daquela região acabam impactando diversas localidades vizinhas devido à proximidade de seus territórios e à circulação de turistas entre elas, investiga-se se as entidades turísticas desses municípios vizinhos estão, de alguma forma, incluídas nas decisões daquele Conselho Regional. Para tanto, foram realizadas discussões sobre mobilidade e uso da categoria território-rede para compreensão do fenômeno turístico e entrevistas em profundidade com participantes do Conselho utilizando a técnica ‘bola de neve’. Como resultado, tem-se que os entrevistados percebem que o turismo na região ultrapassa as divisas estaduais e que os agentes de um dos municípios vizinhos estão incluídos no Conselho, mas não o consideram representativo. É consenso que, para os turistas, o limite político-administrativo é indiferente e que é possível haver cooperação entre municípios vizinhos.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN: Los resultados presentados en este artículo están en el contexto de la investigación de una tesis de maestría que investigó la gestión pública en la región turística de Agulhas Negras. Esta región está ubicada en el sur del estado de Río de Janeiro, limítrofe con los estados de Minas Gerais y São Paulo. Considerando que las decisiones del Consejo Regional de Turismo de esa región terminan afectando a varias localidades vecinas debido a la proximidad de sus territorios y la circulación de turistas entre ellos, se investiga si las entidades turísticas de estos municipios vecinos están, de alguna manera, incluidas en las decisiones del Consejo Regional. Con este fin, se llevaron a cabo debates sobre la movilidad y el uso de la categoría de territorio red para comprender el fenómeno turístico y entrevistas en profundidad con los participantes del Consejo utilizando la técnica de “bola de nieve”. Como resultado, los encuestados se dan cuenta de que el turismo en la región excede los límites estatales y que los agentes de uno de los municipios vecinos están incluidos en el Consejo, pero no lo consideran representativo. Se acuerda que para los turistas el límite político-administrativo es indiferente y que es posible la cooperación entre municipios vecinos.

    Abstract in English:

    ABSTRACT: The results presented in this paper are part of research carried out for a Master’s degree thesis that investigated public management in the tourist region of Agulhas Negras, in the south of the State of Rio de Janeiro, bordering the states of Minas Gerais and São Paulo. Bearing in mind that the decisions of the Agulhas Negras Regional Tourism Council influence various neighboring localities, due to the proximity of their territories and the movement of tourists between them, this study investigates whether the tourism entities of those cross-boundary municipalities are in some way included in the decisions of that Council. Bearing in mind that the decisions of the Agulhas Negras Regional Tourism Council influence various neighboring localities, due to the proximity of their territories and the movement of tourists between them, this study investigates whether the tourism entities of those cross-boundary municipalities are in some way included in the decisions of that Council. Discussions were held about state boundaries, mobility, and the use of the category of territory-network to understand the tourism phenomenon. Interviews were also conducted with Council participants using the “snowball” technique. The results show that the interviewees perceive tourism in the region as going beyond state boundaries, and that the agents of one of the bordering municipalities are included in the Council, but do not consider this participation to be very significant. There was a consensus that for tourists, the political/institutional boundary makes little difference to them and that cooperation between neighboring municipalities is possible.
  • SUSTAINABILITY PRACTICES ADOPTED IN HOTELS BUILT FOR THE RIO 2016 OLYMPIC GAMES Artigos

    ZOUAIN, DEBORAH MORAES; LONGO, ORLANDO CELSO; VIRKKI, KAARINA BARBOSA; BITTENCOURT, FLORA THAMÍRIS RODRIGUES

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO: Este artigo objetiva analisar as práticas de sustentabilidade adotadas nos empreendimentos hoteleiros construídos no contexto dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Para tanto, como procedimentos metodológicos, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, de cunho exploratório e descritivo, com base no método de estudo de casos múltiplos, contemplando-se seis casos, sendo três pesquisas com empreendimentos hoteleiros construídos ou reformados para os Jogos Olímpicos Rio 2016 e três pesquisas em construtoras responsáveis pelas obras dos hotéis. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, tal como a técnica de coleta de dados. Os resultados apontam que a sustentabilidade é, parcialmente, integrada à estratégia de negócios, na maioria dos empreendimentos estudados, e que, atualmente, falta uma abordagem sistemática da sustentabilidade. No geral, o foco central nos hotéis está no desenvolvimento do desempenho comercial, em detrimento de algumas iniciativas fragmentadas de sustentabilidade socioambiental implementadas nos empreendimentos hoteleiros. Com base nesse estudo, foi possível fomentar a discussão sobre a importância da sustentabilidade no contexto do turismo e cobrir um gap de pesquisa relacionado com a sustentabilidade, hotelaria e construção civil, no âmbito dos megaeventos esportivos, atentando-se para a importância da temática no contexto de futuros Jogos Olímpicos e destinos-sede.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN: En el presente artículo se pretende analizar las prácticas de sostenibilidad adoptadas en los emprendimientos hoteleros construidos en el contexto de los Juegos Olímpicos Rio 2016. Para ello, como procedimientos metodológicos, se realizó una investigación de naturaleza cualitativa, de cuño exploratorio y descriptivo, basado en el método de estudio de casos múltiples, contemplando seis casos, siendo tres investigaciones con emprendimientos hoteleros construidos o reformados para los Juegos Olímpicos Rio 2016 y tres investigaciones con constructoras responsables de las obras de los hoteles. Se realizaron entrevistas semiestructuradas, como técnica de recolección de datos. Los resultados apuntan que la sostenibilidad está parcialmente integrada a la estrategia de negocios en la mayoría de los emprendimientos estudiados y que actualmente falta un enfoque sistemático de la sostenibilidad. En general, el foco central en los hoteles está en el desarrollo del desempeño comercial, en detrimento de algunas iniciativas fragmentadas de sostenibilidad socioambiental, implementadas en los emprendimientos hoteleros. Con base en el estudio, fue posible fomentar la discusión sobre la importancia de la sostenibilidad en el contexto del turismo y cubrir un gap de investigación relacionado con sostenibilidad, hotelería y construcción civil, en el ámbito de los megaeventos deportivos, atentándose a la importancia de la temática en el contexto de futuros Juegos Olímpicos y destinos sede.

    Abstract in English:

    ABSTRACT: The aim of this article is to analyze the sustainability practices adopted in hotels or built refurbished to cater for the demand during the Rio 2016 Olympic Games. The methodological procedures involved qualitative, exploratory and descriptive research, based on a multiple case study of six cases: three surveys with hotels constructed or refurbished for the Rio 2016 Olympic Games and three surveys with the companies that carried out the building works on those hotels. The data collection technique involved the use of semi-structured interviews. The results indicate that sustainability was partially integrated with the business strategy in most of the projects studied, but that a systematic approach to sustainability is lacking. In general, the central focus of the hotels is on the development of commercial performance, to the detriment of some fragmented socioenvironmental sustainability initiatives implemented in hotel businesses. This study prompts discussion on the importance of sustainability in the context of tourism, and aims to fill a research gap related to sustainability, hotels and civil construction, within the scope of sports mega events, in view of the importance of the theme in the context of future Olympic Games and host destinations.
  • IMPLICATIONS OF THE USE OF ACTIVE TEACHING STRATEGIES FOR TRAINING UNDERGRADUATE STUDENTS IN HOSPITALITY Artigos

    LIMA, THALES BATISTA DE

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO: Esse trabalho objetiva analisar as implicações do uso de estratégias de ensino ativas, a partir de sua aplicação em uma disciplina de cunho teórico-prática, na formação de discentes do curso de graduação em Hotelaria de uma instituição federal de ensino superior. Baliza-se por uma perspectiva interpretativista e de cunho qualitativo. Ademais, caracteriza-se como um estudo de caso exploratório por investigar o uso de estratégias de ensino ativas por um docente na disciplina de Introdução à Administração em um curso de Hotelaria. Para tanto, realizou-se um grupo focal com 20 alunos matriculados nessa disciplina, abordando questões em torno de seu aprendizado com relação às estratégias de ensino ativas aplicadas, sendo analisados pelo método de análise de conteúdo. Os resultados indicam que os estudantes condescenderam das atividades desenvolvidas por dinamizar a aula e aprimorar suas competências, pois fomentam a criatividade, a reflexão e a capacidade de trabalhar em equipe. Entretanto, isso implica em domínio do docente para que a turma sinta confiança nas atividades, engajamento e maturidade dos grupos de trabalho e mudanças nos ambientes estruturais e institucionais para criar uma cultura de ensino voltado às estratégias de ensino ativas como forma de potencializar o processo formativo do aluno condizente com sua atuação profissional.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN: Este artículo tiene como objetivo analizar las implicaciones del uso de estrategias de enseñanza activa, desde su aplicación en una disciplina teórico-práctica, en la formación de estudiantes de pregrado en Hospitalidad de una institución federal de educación superior. Está marcado por una perspectiva interpretativa y cualitativa. Además, se caracteriza como un estudio de caso exploratorio para investigar el uso de estrategias de enseñanza activa por parte de un maestro en la disciplina de Introducción a la Administración en un curso de Hospitalidad. Con este fin, se abordó un grupo de enfoque con 20 estudiantes matriculados en esta materia, abordando preguntas sobre su aprendizaje con respecto a las estrategias de enseñanza activa aplicadas, siendo analizadas por el método de análisis de contenido. Los resultados indican que los estudiantes condescendieron de las actividades desarrolladas al racionalizar la clase y mejorar sus habilidades, ya que fomentan la creatividad, la reflexión y la capacidad de trabajar en equipo. Sin embargo, esto implica el dominio de los maestros para que la clase sienta confianza en las actividades, el compromiso y la madurez de los grupos de trabajo y los cambios en los entornos estructurales e institucionales para crear una cultura de enseñanza centrada en estrategias de enseñanza activa como una forma de mejorar el proceso formativo del alumno acorde con su desempeño profesional.

    Abstract in English:

    ABSTRACT: This work analyzes the implications of the use of active teaching strategies, based on their application in a theoretical-practical discipline, in the training of students of the undergraduate course in Hospitality of a federal higher education institution. It is based on an interpretative and qualitative perspective, and is characterized as an exploratory case study to investigate the use of active teaching strategies by a teacher on the Introduction to Administration course of the bachelor’s degree in hospitality. A focus group was conducted with twenty students enrolled on the course, to elicit their views on how the active teaching strategies had affected their learning. The results, analyzed using the method of content analysis, indicate that the students willingly complied with the activities developed to make the classes more dynamic and improve their skills, as they promoted creativity, reflection and teamwork. However, this requires mastery by the teachers to ensure that the group feels confident to take part in the activities. It also requires the engagement and maturity of the work groups, and changes to the structural and institutional environments to create a teaching culture that is focused on active teaching strategies, as a means of enhancing the students’ learning process and promoting a process of training that will prepare students for professional performance.
  • IMMIGRANTS OR EXCHANGE CONSUMERS? AGENCIES AS POSSIBLE FACILITATORS OF BRAZILIAN IMMIGRATION TO AUSTRALIA Artigos

    CRUZ, EDUARDO PICANÇO; FALCÃO, ROBERTO PESSOA DE QUEIROZ; PAULA, FÁBIO DE OLIVEIRA

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO: O objetivo do artigo é evidenciar o possível papel das agências de intercâmbio de estudantes como facilitadores de imigração. Visando entender o comportamento de consumo e os fatores que motivam os brasileiros a imigrar para Austrália, os pesquisadores realizaram uma survey com 608 consumidores, ligados a 10 grupos do Facebook, representando comunidades de brasileiros na Austrália. Por meio de um modelo de regressão logística, os pesquisadores escolheram a variável dependente do estudo para ser representada pelo imigrante permanente, sendo atribuído o valor 0 (zero) se os inquiridos não pretendessem viver na Austrália permanentemente ou 1 (um), no caso contrário. As variáveis independentes, representantes de fatores presentes no momento de sua chegada ao país, e que podem afetar a decisão de imigrar permanentemente, foram o gênero, a idade na chegada, a intenção futura de empreender, o visto de estudante e o nível educacional. Os resultados apontam para fatores estatisticamente significativos relacionados à imigração para a Austrália, com base nos perfis sociodemográficos dos respondentes. Também foram realizadas entrevistas em profundidade com um agente de viagens e residentes brasileiros. Como implicações práticas, o artigo evidencia o comportamento de consumo, motivações para imigração e fatores que levam à contratação de agências de intercâmbio estudantil.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN: El objetivo del artículo es evidenciar el posible papel de las agencias de intercambio de estudiantes como facilitadores de inmigración. Con el objetivo de entender el comportamiento de consumo y los factores que motivan a los brasileños a inmigrar a Australia, los investigadores realizaron una encuesta con 608 consumidores, vinculados a 10 grupos de Facebook, representando a comunidades de brasileños en Australia. A través de un modelo de regresión logística, los investigadores eligieron la variable dependiente del estudio para ser representada por el inmigrante permanente, siendo atribuido el valor 0 (cero) si los encuestados no pretendían vivir en Australia permanentemente o 1 (uno), en el caso contrario. Las variables independientes, representantes de factores presentes en el momento de su llegada al país, y que pueden afectar la decisión de inmigrar permanentemente, fueron el género, la edad a la llegada, la intención futura de emprender, la visa de estudiante y el nivel educativo. Los resultados apuntan a factores estadísticamente significativos relacionados con la inmigración a Australia, sobre la base de los perfiles socio demográficos de los respondientes. También se realizaron entrevistas en profundidad con un agente de viajes y residentes brasileños. Como implicaciones prácticas, el artículo evidencia el comportamiento de consumo, motivaciones para la inmigración y factores que conduce a la contratación de agencias de intercambio estudiantil.

    Abstract in English:

    ABSTRACT: This paper highlights the possible role of student exchange agencies as facilitators of immigration. It aims to understand consumer behavior and the factors that motivate Brazilians to immigrate to Australia. The researchers conducted a survey of 608 consumers, linked to ten Facebook groups representing communities of Brazilians living in Australia. Using a logistic regression model, the researchers chose the study-dependent variable to be represented by the permanent immigrant, with a value of 0 (zero) if respondents did not intend to live in Australia permanently or 1 (one) if they did. The independent variables, representing factors present at the time of arrival in the country, and which may affect the decision to immigrate permanently, were sex, age on arrival, future intention to investing in the country, student visa, and level of education. The results point to statistically significant factors related to immigration to Australia, based on the respondents’ sociodemographic profiles. In-depth interviews were also conducted with a travel agent and Brazilian residents. As practical implications, the article highlights consumer behavior, motivations for immigration, and factors that lead to the hiring of student exchange agencies.
  • CYCLOTOURISM: ORIGIN AND CONCEPT OF THE WORD BASED ON KOSELLECK Artigos

    TEIXEIRA, CAMILA DE ALMEIDA; EDRA, FÁTIMA PRISCILA MORELA

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO: Este artigo investigou o emprego da palavra cicloturismo em pesquisas científicas. Notou-se uma variedade de conceitos para a palavra, com destaque para duas situações: (i) bicicleta como principal meio de transporte nos deslocamentos durante toda a viagem e (ii) bicicleta como uma das alternativas de meio de transporte nos deslocamentos turísticos em áreas urbanas. Esta ambiguidade trouxe o questionamento de qual atividade se apresenta como mais adequada para o uso da palavra cicloturismo. A investigação da melhor adequação de uso da nomenclatura de acordo com a atividade utilizou como referência o trabalho de Koselleck, intitulado “Uma história dos conceitos: problemas teóricos e práticos”. Assim, a partir do estudo etimológico da palavra bicicleta, averiguou-se a relação entre o prefixo ciclo e bicicleta. Somado a isso, discutiram-se os conceitos de cicloturismo abordados por autores brasileiros e estrangeiros. O levantamento mostrou que os brasileiros utilizam apenas o termo cicloturismo, independente da atividade, e que os estrangeiros trabalham os termos bicycletourism e cyclotourism, mas sem necessariamente estarem se referindo a atividades turísticas diferentes. Por fim, compreendeu-se que a expressão Turismo de Bicicleta deve ser utilizada para designar um segmento turístico e que este deva ser composto por dois subsegmentos: cicloturismo urbano (atividade que faz uso da bicicleta em deslocamentos turísticos curtos) e cicloviagem (atividade turística em que a bicicleta atua como principal meio de transporte para o deslocamento durante toda a viagem).

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN: artículo investigó el uso de la palabra cicloturismo en la investigación científica. Se observó una variedad de conceptos para la palabra, con énfasis en dos situaciones: (i) la bicicleta como el principal medio de transporte por lo largo del viaje y (ii) la bicicleta como uno de los medios de transporte alternativos para desplazamientos turísticos en zonas urbanas. Esta ambigüedad condujo a la pregunta qué actividad es más apropiada para el uso de la palabra cicloturismo. Para la investigación del mejor uso de la nomenclatura según la actividad, utilizó la referencia del trabajo de Koselleck titulado: “Una historia de conceptos: problemas teóricos y prácticos”. Así, a partir del estudio etimológico de la palabra bicicleta, se verificó la relación entre el prefijo del ciclo y de la bicicleta. Además, se discutieron los conceptos del cicloturismo abordados por autores brasileños y extranjeros. La encuesta mostró que los brasileños usan solo el término cicloturismo, independiente de la actividad, y que los extranjeros usan los términos bicycle tourism y cycling tourism, pero sin referirse necesariamente a diferentes actividades turísticas. Por fin, se entendió que la expresión Turismo en Bicicleta debería usarse para designar un segmento turístico y que debería consistir en dos segmentos: cicloturismo urbano (actividad que hace uso de la bicicleta en paseos turísticos cortos) y cicloviaje (actividad turística donde la bicicleta es el principal medio de transporte para todo el viaje).

    Abstract in English:

    ABSTRACT: This article investigates the use of the word cycling tourism in scientific research. A variety of concepts for the word was noted, with emphasis on two situations: (i) use of a bicycle as the main mode of transport throughout the trip and (ii) use of a bicycle as one of the alternative means of transport for tourist trips in urban areas. This ambiguity led to the question of which activity is most appropriate for the use of the word cycling tourism. The investigation of the best use of the nomenclature according to the activity took, as its reference, Koselleck’s work entitled “A History of concepts: theoretical and practical Problems”. Thus, from the etymological study of the word bicycle, the relationship between the prefix cycle and bicycle was verified. In addition, the concepts of cycling tourism used by Brazilian and foreign authors were discussed. The survey showed that Brazilians use only the term cycling tourism, regardless of the activity, and that foreigners use the terms bicycle tourism and cycling tourism, but without necessarily referring to different tourist activities. Finally, it was understood that the expression Bicycle Tourism should be used to designate a tourism segment, and that it should be composed of two sub-segments: urban cycling tourism (the use of a bicycle for short tourist trips) and cycle trips (the use of a bicycle as the main means of transport throughout the trip).
  • STAKEHOLDERS’ PERCEPTIONS ON TOURISM: A STUDY IN THE MUNICIPALITY OF SÃO SEBASTIÃO, SP Artigos

    RIBEIRO, THIAGO DE LUCA SANT’ANA; KEVIN, KAMBOU SIE; COSTA, BENNY KRAMER; URDAN, ANDRÉ TORRES

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO: Lidar com stakeholders é algo complexo, mas o mapeamento e a construção de uma articulação sustentável entre eles são fundamentais para a evolução do turismo. Analisamos a percepção de stakeholders (moradores, turistas, empresários e funcionários públicos) e diferenças entre esses grupos sobre as atividades turísticas no município de São Sebastião (SP). Um levantamento contemplou as esferas da economia, do meio ambiente e do bem-estar social. Há diferença de percepções entre esses grupos em quatro de oito aspectos: 1) felicidade com a forma de como o turismo está sendo desenvolvido; 2) aumento do turismo melhora a economia local; 3) desenvolvimento do turismo aumenta a qualidade de vida; e 4) economia local é mais importante do que as suas preocupações ambientais. Diferem os empresários e os demais stakeholders acerca de aspectos econômicos. Diferem também turistas e demais stakeholders quanto ao desenvolvimento do turismo no município. Os empresários olham o turismo de forma mais favorável. Cogita-se que os resultados tenham sofrido alguma influência contextual, já que outros estudos reportam perfis perceptuais distintos. Este artigo contribui: a) ao mostrar a aplicação de um método de mapeamento de percepções de stakeholders; b) alertando gestores públicos e privados quanto à relevância desses agentes e dessas informações.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN: Tratar con los stakeholders es complejo, pero mapear y construir una asociación sostenible entre ellos es fundamental el turismo. Analizamos la percepción de los stakeholders (residentes, turistas, empresarios y empleados públicos) y las diferencias entre estos grupos sobre las actividades turísticas en el municipio de São Sebastião (SP). Una encuesta analizó las esferas de la economía, el medio ambiente y el bienestar social. Hay una diferencia de percepciones entre estos grupos en cuatro de ocho aspectos: 1) felicidad con la forma en que se está desarrollando el turismo; 2) el aumento del turismo mejora la economía local; 3) el desarrollo turístico aumenta la calidad de vida; y 4) la economía local es más importante que sus preocupaciones ambientales. Se diferencian empresarios y otros stakeholders en aspectos económicos. También difieren entre los turistas y otros stakeholders con respecto al desarrollo del turismo. Empresarios miran el turismo más favorablemente. Se supone que los resultados han tenido cierta influencia contextual, ya que otros estudios informan diferentes perfiles de percepción. Este artículo contribuye: a) para mostrar la aplicación de un método de mapeo de las percepciones de los interesados; b) alertar a los administradores públicos y privados sobre la relevancia de estos agentes y de esta información.

    Abstract in English:

    ABSTRACT: Dealing with stakeholders is a complex issue, but mapping and building a sustainable partnership between them is fundamental for the development of tourism. This paper analyzes the perceptions of stakeholders (residents, tourists, entrepreneurs and public officials), and the differences between these groups, on tourist activities in the municipality of São Sebastião - São Paulo, Brazil. A survey was performed that considered the spheres of economy, environment and social welfare. There were differences in perceptions between these groups in four out of eight aspects: 1) happiness with the way tourism is being developed in the municipality; 2) increased tourism improves the local economy; 3) the development of tourism increases the quality of life; and 4) the local economy is more important than its environmental concerns. The perspectives of the entrepreneurs and other stakeholders differed in relation to economic aspects. They also differed in relation to the development of tourism in the municipality. The entrepreneurs looked at tourism more favorably. The results of this study had some contextual influence, and other studies reported different perceptual profiles. This paper contributes to knowledge: a) by showing a method for mapping stakeholders’ perceptions; b) by alerting government officials and private managers that intervene in tourism to the importance of these agents and this information.
  • CONVENTION & VISITORS BUREAUX (CVBX) AND COLLABORATIVE MARKETING: A STUDY OF THE MOTIVATIONS FOR COOPERATING IN THE ACTIONS OF THE CVB OF CURITIBA, STATE OF PARANÁ, AMONG ACTORS OF THE DESTINATION Artigos

    PAIXÃO, DARIO LUIZ DIAS; MOLTENI, ANGÉLICA DA CUNHA; CRUZ, MARCELLE MISKALO DA

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO: Os Convention & Visitors Bureaux (CVBx) proliferaram-se pelos destinos turísticos do mundo, tendo como função a de atrair maior número de visitantes, eventos e investimentos para as regiões onde se localizam, buscando melhorar a imagem, o posicionamento e a competitividade de produtos e serviços frente à concorrência. Porém, seu maior desafio é incentivar a cooperação de todos os atores, pois reunir os recursos dos parceiros para facilitar o marketing colaborativo é essencial para evitar uma promoção isolada e fragmentada. As práticas de comarketing são desafiadoras e complexas na medida em que cada ator pode apresentar motivações distintas para sua participação, dificultando o planejamento estratégico e operacional dessas entidades. Nesse contexto, o estudo tem por objetivo analisar os motivos de participação dos atores nas ações de marketing colaborativo do Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB). Para o alcance do objetivo, este estudo exploratório utilizou-se de metodologia qualitativa por meio de pesquisas bibliográfica e documental, bem como de uma pesquisa de campo com questionários de perguntas fechadas aplicados aos 143 mantenedores e conselheiros do CCVB que participaram das atividades promovidas no período de 2011 a 2014. Como resultado, seguindo o modelo D’Angella & Go (2009), comprovou-se que os participantes das ações o fizeram por motivos associativistas e econômicos focados em oportunidades de ganhos e benefícios diretos ou indiretos.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN: Los Convention & Visitors Bureaux (CVBx) se proliferaron por los destinos turísticos del mundo y tienen como función atraer el mayor número de visitantes, eventos e inversiones para las regiones donde se ubican, buscando mejorar la imagen, la posición y la competitividad de productos y servicios frente a la competencia. Sin embargo, su mayor desafío es incentivar la cooperación de todos los actores, pues reunir los recursos dispuestos para facilitar el marketing colaborativo es esencial para evitar una promoción aislada y fragmentada. Las prácticas de comarketing son desafiantes y complejas ya que cada actor puede presentar motivaciones diferentes para su participación, dificultando la planificación estratégica y operacional de estas entidades. En este contexto, el estudio tiene por objetivo analizar los motivos de participación de los actores en las acciones de marketing colaborativo de Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB). Para alcanzar el objetivo, este estudio exploratorio utilizó metodología cualitativa por medio de investigaciones bibliográficas y documentales, como una investigación de campo con preguntas cerradas aplicadas a los 143 mantenedores y consejeros del CCVB que participaron de las actividades promovidas en el período de 2011 a 2014. Como resultado, siguiendo el modelo D’Angella & Go (2009), se comprobó que los participantes de las acciones lo hicieron por motivos asociativos y económicos centrados en oportunidades de ganancias y beneficios directos o indirectos.

    Abstract in English:

    ABSTRACT: The Convention & Visitors Bureaux (CVBx) proliferated in the world’s tourist destinations, aiming to attract more visitors, events and investments to the regions where they are located and to improve the image, positioning and competitiveness of products and services. However, its biggest challenge is to encourage the cooperation of all actors, since pooling partners’ resources to facilitate collaborative marketing is essential to avoid isolated and fragmented promotion. Comarketing practices are challenging and complex, as each actor may have different motivations participating. This makes the strategic and operational planning of these entities difficult. In this context, the study aims to analyze the reasons for actors’ participation in the collaborative marketing actions of the Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB). For this purpose, this exploratory paper used qualitative methodology such as bibliographic and documentary methods, as well as a field survey with closed-ended questions questionnaires, which were applied to the 143 CCVB maintainers and counselors who participated in the activities promoted during the period 2011 to 2014. As a result, following the model of D’angella & Go (2009), the field research showed that those who took part in the actions did so for associative and economic reasons, with a few to direct or indirect gain and opportunities to benefit.
  • MEANINGS OF COLLABORATIVE CONSUMPTION IN TOURISM BASED ON AIRBNB CONSUMERS Artigos

    SILVA, LUANA ALEXANDRE; BARBOSA, MARIA DE LOURDES DE AZEVEDO; FARIAS, MIRIAM LEITE

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO: Plataformas de consumo colaborativo que facilitam as transações de pessoa para pessoa e possibilitam novas conexões sociais vêm se estabelecendo no mercado de viagens, propagando significados que são compartilhados pelo seu público-alvo. Ao perceberem e reproduzirem os discursos construídos pelas organizações, os consumidores podem contribuir para o estabelecimento dos serviços colaborativos na sociedade, participando de forma ativa na interpretação e na reformulação das ideias passadas pelas plataformas. Nesse sentido, este estudo se propôs a analisar os significados dos discursos que envolvem o consumo colaborativo no turismo a partir da interpretação de seus consumidores. De natureza qualitativa, a coleta dos dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com indivíduos que haviam consumido os serviços da plataforma de viagens Airbnb, dando ênfase à interpretação das mensagens passadas pelo website. Utilizando da técnina de análise do discurso, observou-se que havia entre os entrevistados uma percepção comum em relação ao discurso propagado pela plataforma, que é de facilidade, segurança, economia e hospitalidade. Fora identificado também a percepção de significados pouco enfatizados e ainda outros que foram acrescentados em função das experiências e conhecimentos prévios dos consumidores, indicando a participação dos indivíduos no processo de construção dos discursos que permeiam sua realidade.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN: Plataformas de consumo colaborativo que facilitan las transacciones de persona para persona y permiten nuevas conexiones sociales se establecieron en el mercado de viajes, propagando significados que son compartidos por su público objetivo. Al comprender y reproducir los discursos construidos por las organizaciones, los consumidores pueden contribuir al establecimiento de servicios de colaboración en la sociedad, participando activamente en la interpretación y reformulación de las ideas transmitidas por las plataformas. En este sentido, este estudio tuvo como objetivo analizar los significados de los discursos relacionados con el consumo colaborativo en el turismo por la interpretación de sus consumidores. De naturaleza cualitativa, la investigación se realizó a partir de entrevistas semiestructuradas con personas que habían consumido los servicios de la plataforma de viajes Airbnb, haciendo hincapié en la interpretación de los mensajes transmitidos a través del sitio web. Utilizando la técnica de análisis del discurso, se observó que entre los entrevistados había una percepción común sobre el discurso de la plataforma, que es de comodidad, seguridad, economía y hospitalidad. También se identificó la percepción de significados poco enfatizados, y otros que se agregaron debido a las experiencias y conocimientos previos de los consumidores, lo que indica la participación de los individuos en el proceso de construcción de discursos que impregnan su realidad.

    Abstract in English:

    ABSTRACT: Collaborative consumer platforms that facilitate person-to-person transactions, and enable new social connections, have been established in the travel marketplace, propagating meanings that are shared by their target audience. By understanding and reproducing the discourses constructed by organizations, consumers can contribute to the establishment of collaborative services in society, actively participating in the interpretation and reformulation of ideas transmitted by the platforms. In this context, this study aimed to analyze the meanings of discourses involving collaborative consumption in tourism, through the interpretation of its consumers. Qualitative in nature, the research was based on semi-structured interviews with individuals who had consumed the services of the Airbnb travel platform, emphasizing the interpretation of messages passed through the website. Using the technique of discourse analysis, it was observed that there was among a common perception among the interviewees that the discourse propagated by the platform transmits the ideas of ease, safety, economy and hospitality. The perception of other, less emphasized meanings was also identified, as well as others that were added due to the consumers’ previous experiences and knowledge, indicating that the consumers themselves participate in the process of constructing discourses that permeate their reality.
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