Turismo: Visão e Ação, Volume: 23, Issue: 2, Published: 2021
  • THE RICHNESS OF MINAS GERAIS LANDSCAPES IN THE FILM IN MINAS PROGRAM: CHALLENGES FOR FILM-INDUCED TOURISM Artigos

    GOMES, CHRISTIANNE LUCE; CAMPOS, JOÃO LUCAS DE ALMEIDA; PEREIRA, JOYCE KIMARCE DO CARMO

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO: A sinergia entre o turismo e o setor audiovisual é o foco de estudos sobre o “turismo cinematográfico”. Além dos materiais publicitários convencionais, filmes de ficção ou documentários também podem contribuir para divulgar os locais retratados. Isso se deve, sobretudo, às paisagens representadas nas telas: elas constituem um atrativo turístico que influencia a imagem do destino. Nesse contexto, este artigo objetiva compreender de que maneira as paisagens mineiras foram retratadas em filmes apoiados pelo “Programa Filme em Minas”, visando a identificar o seu potencial para estimular o turismo cinematográfico no Estado. A metodologia desta investigação qualitativa contou com pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo de dez filmes selecionados por critérios previamente estabelecidos. Os resultados evidenciaram que esses filmes difundem paisagens naturais e urbanas, incluindo áreas rurais, municípios interioranos e cidades históricas. As montanhas, um ícone de Minas Gerais, tiveram destaque em quase todos os filmes. Similarmente, Belo Horizonte foi realçada em seis produções, evidenciando tanto os pontos turísticos mais convencionais da capital mineira, como regiões periféricas da cidade, locais geralmente negligenciados pelo turismo. Concluindo, apesar das obras audiovisuais analisadas não terem compromisso com o fomento do turismo, detêm potencial para promover o turismo em Minas Gerais por meio das paisagens escolhidas, favorecendo a sinergia turismo/audiovisual.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN: La sinergia entre el turismo y el sector audiovisual es el foco de los estudios sobre “turismo cinematográfico”. Además de los materiales publicitarios convencionales, las películas de ficción o los documentales también pueden contribuir a dar a conocer los lugares representados. Esto se debe principalmente a los paisajes representados en las pantallas: son un atractivo turístico que influye en la imagen del destino. En este contexto, este artículo tiene como objetivo comprender cómo los paisajes de Minas Gerais fueron retratados en películas apoyadas por el “Programa Filme em Minas” con el objetivo de identificar su potencial para estimular el turismo cinematográfico en el Estado. La metodología de esta investigación cualitativa incluyó la investigación bibliográfica y el análisis de contenido de 10 películas seleccionadas según criterios previamente establecidos. Los resultados mostraron que estas películas difunden paisajes naturales y urbanos, incluidas áreas rurales, pueblos del interior y ciudades históricas. Las montañas, ícono de Minas Gerais, fueron destacadas en casi todas las películas. Asimismo, Belo Horizonte se destacó en 06 producciones, mostrando tanto los puntos turísticos más convencionales de la capital de Minas Gerais, como las regiones periféricas de la ciudad, lugares generalmente desatendidos por el turismo. En conclusión, si bien las películas analizadas no están comprometidas con la promoción turística, tienen el potencial de promover el turismo en Minas Gerais a través de los paisajes elegidos, favoreciendo la sinergia turismo / audiovisual.

    Abstract in English:

    ABSTRACT: The synergy between tourism and the audio-visual sector has been the focus of studies on “film-induced tourism”. In addition to conventional advertising materials, fiction films or documentaries can also help publicize the locations portrayed on film. This is mainly due to the landscapes represented on the screen, as a tourist attraction that influences the destination image. This article examines how the landscapes of the Brazilian state of Minas Gerais are portrayed in films supported by the program “Programa Filme em Minas”, seeking to identify their potential for film-induced tourism in the State. The methodology of this qualitative investigation included bibliographic research and content analysis of ten films, selected according to previously established criteria. The results showed that these films disseminate natural and urban landscapes, including rural areas, small towns and historical colonial towns. The mountains, an icon of Minas Gerais, were highlighted in almost all the films. Similarly, Belo Horizonte was highlighted in six of the films, showing both the more conventional tourist spots in the capital of Minas Gerais and the peripheral regions of the city - places generally neglected by tourism. In conclusion, although the films analyzed are not committed to the promotion of tourism per se, they nevertheless have the potential to promote tourism in Minas Gerais through the landscapes portrayed in the film settings, favoring a synergy between tourism and audiovisual media.
  • INDIGENOUS ETHNIC TOURISM: CONCEPTUAL DEFINITION, POTENTIALITIES, AND CHALLENGES IN BRAZIL Artigos

    SOUZA, NADSON NEI SILVA DE; IRVING, MARTA DE AZEVEDO; SOUZA, CECÍLIA DE MELLO E; LIMA, MARCELO AUGUSTO GURGEL DE

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO: Diante dos impactos socioambientais gerados pelo turismo contemporâneo, o turismo étnico indígena, vem sendo debatido como uma via possível para a conservação dos recursos naturais e das tradições culturais. Para um país como o Brasil, reconhecido, internacionalmente, por sua riqueza em termos de patrimônio natural e pela sua diversidade cultural, esse tende a ser um debate de importância central. Com base neste breve contexto e, utilizando-se de pesquisa bibliográfica e documental para a construção de um balizamento preliminar sobre o tema, este artigo visa interpretar, criticamente como se expressa a noção de turismo étnico indígena, na produção acadêmica nacional é nas narrativas de políticas públicas, com foco na Instrução Normativa no. 03/2015 , o instrumento legal de referência sobre o tema no caso brasileiro, se busca, complementarmente, delinear algumas das principais potencialidades e desafios para a implementação destas iniciativas turísticas no país. Os resultados desta pesquisa de caráter exploratório parecem indicar que não existe ainda uma perspectiva conceitual consensual sobre o turismo étnico indígena e são inúmeros os desafios e potencialidades para sua consolidação no país. A descaracterização cultural e o desenvolvimento de mecanismos para o fortalecimento do protagonismo nas populações indígenas no processo de implementação dos projetos turísticos em seus territórios, constituem exemplos dos desafios, nesse sentido.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN: Frente a los impactos socio ambiéntales generados por el turismo contemporáneo, el turismo étnico indígena comienza a entrar en discusión como un camino posible para la conservación de los recursos naturales y de las tradiciones culturales. Así, basándose de una investigación bibliográfica y documental para la construcción de una definición preliminar acerca del tema, este artículo tiene como reto interpretar, críticamente, como se expresa la noción de turismo étnico indígena, en la producción académica nacional y las narrativas de políticas públicas, con enfoque en la Instrução Normativa nº.03/2015, el instrumento legal de referencia acerca del tema en Brasil. Los resultados de esta investigación parecen indicar que aún no existe una perspectiva conceptual consensual sobre el turismo étnico indígena, aunque sean muchas las posibilidades en esta dirección, los retos para su consolidación en el país también son ilimitados. La errónea caracterización cultural y el desarrollo de mecanismos para el fortalecimiento del protagonismo en las poblaciones indígenas en la implementación de proyectos turísticos en sus territorios constituyen ejemplos de los desafíos en este sentido.

    Abstract in English:

    ABSTRACT: Faced with the socio-environmental impacts generated by contemporary tourism, indigenous ethnic tourism has been discussed as a possible means of preserving natural resources and cultural traditions. This article uses bibliographic and documentary research to construct a preliminary definition of the theme, aiming to critically interpret how the notion of indigenous ethnic tourism is expressed in the national academic production and in the narratives of public policies. It focuses specifically on Normative Instruction no. 03/2015, the main legislative instrument on the subject in Brazil. The results of this research seem to indicate that there is no consensus as to the conceptual perspective of indigenous ethnic tourism. There are potentialities in this regard, but there are also numerous challenges to its consolidation in the country, such as cultural mischaracterization and the need to develop mechanisms to strengthen the role of indigenous peoples in the implementation of tourism projects in their territories.
  • CYCLOTOURISM AS A PROMOTER OF DEVELOPMENT OF RURAL AREAS: POSSIBILITIES IN THE BAIXO PARNAÍBA MARANHENSE REGION Artigos

    SOUSA, RODRIGO OLAVO COSTA; CARVALHO, KAROLINY DINIZ

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO: Uma das modalidades inseridas no âmbito do turismo no espaço rural consiste nos passeios de bicicleta, segmento que permite aos visitantes um modo mais estreito e particular de vivenciar o espaço e que alia recreação, lazer e educação ambiental, gerando práticas de hospitalidade ao longo dos percursos. O presente artigo aborda o cicloturismo como elemento da oferta de turismo rural no território do Baixo Parnaíba Maranhense. Como objetivos específicos, a pesquisa volta-se para compreender a dinâmica do turismo rural, identificar os sentidos e significados do cicloturismo, e verificar como ocorre a prática do cicloturismo no Baixo Parnaíba, seus aspectos favoráveis e limitantes, com vistas a problematizar a viabilidade ou não desta prática como produto turístico potencial. Trata-se de uma pesquisa orientada pelos condicionantes da investigação qualitativa, possuindo um caráter exploratório e descritivo. Na construção do referencial teórico, valeu-se das contribuições de Tulik (2003), Rodrigues (2001) e Kageyama (2008) sobre a dinâmica do turismo rural; as análises acerca do cicloturismo foram realizadas a partir dos estudos de Han et al. (2017), Cavallari (2012) Lima (2015), Carvalho et al. (2013); a relação entre cicloturismo e desenvolvimento local foi tecida a partir dos estudos de Buarque (2002), Vázquez Barquero (2001) e Duarte (2008). Na pesquisa de campo, fez-se uso da técnica de observação direta e sistemática (Cervo, 2007), realizada por meio do acompanhamento de grupos de ciclistas nos roteiros de cicloturismo local. Evidenciou-se práticas de hospitalidade e de acolhimento e a abertura de pequenos negócios de alimentação ao longo das rotas desenvolvidas, sinalizando para o empreendedorismo comunitário, no entanto, a pesquisa aponta para algumas fragilidades, como a ausência de políticas públicas sistemáticas, a fim de organizar e estruturar a oferta de turismo rural, consoante às expectativas e demandas comunitárias.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN: Una de las modalidades insertadas en el campo del turismo en el medio rural consiste en los paseos en bicicleta, segmento que permite al visitante una forma más estrecha y particular de vivir el espacio y que combina recreación, ocio y educación ambiental, generando prácticas de hospitalidad a lo largo de las rutas. Este artículo aborda la bicicleta como elemento de la oferta turística rural en el territorio del Baixo Parnaíba Maranhense. Como objetivos específicos, la investigación tiene como objetivo comprender la dinámica del turismo rural, identificar los significados y significados del cicloturismo, y verificar cómo se da la práctica de la bicicleta en el Baixo Parnaiba, sus aspectos favorables y limitantes, con el fin de cuestionar la viabilidad o no de esta práctica como producto turístico potencial. Es una investigación guiada por las condiciones de la investigación cualitativa, que tiene un carácter exploratorio y descriptivo. En la construcción del marco teórico, Tulik (2003), Rodrigues (2001) y Kageyama (2008) contribuyeron sobre la dinámica del turismo rural; los análisis sobre cicloturismo se realizaron a partir de los estudios de Han et al. (2017), Cavallari (2012) Lima (2015), Carvalho et al. (2013); la relación entre la bicicleta y el desarrollo local se tejió a partir de los estudios de Buarque (2002), Vázquez Barquero (2001) y Duarte (2008). En la investigación de campo se utilizó la técnica de observación directa y sistemática (Cervo, 2007), realizada a través del seguimiento de grupos de ciclistas en los recorridos ciclistas locales. Se evidenciaron prácticas de hospitalidad y acogida y apertura de pequeños negocios alimentarios a lo largo de las rutas desarrolladas, señalando el emprendimiento comunitario, sin embargo, la investigación apunta a algunas debilidades, como la ausencia de políticas públicas sistemáticas, con el fin de organizar y estructurar la oferta de turismo rural de acuerdo con las expectativas y demandas de la comunidad.

    Abstract in English:

    ABSTRACT: One of the modalities in the field of tourism in rural areas is cycling, a segment that gives visitors a more narrow and particular way of experiencing the space, while combining recreation, leisure and environmental education, generating practices of hospitality along the cycling routes. This article focuses on cycling as an element of the rural tourism offer in the Baixo Parnaíba Maranhense region. The specific objectives of this research are to understand the dynamics of rural tourism, to identify the senses and meanings of cycling tourism, and to examine how cycling occurs in the Baixo Parnaiba and the factors that favor or limit this practice, in order to question the viability of this practice as a potential tourist product. This study uses qualitative research, having an exploratory and descriptive character. In the construction of the theoretical framework, reference was made to the authors Tulik (2003), Rodrigues (2001) and Kageyama (2008) in relation to the dynamics of rural tourism; the studies of Han et al. (2017), Cavallari (2012) Lima (2015), Carvalho et al. (2013) on the analyses of cycling tourism; the studies of Buarque (2002), Vázquez Barquero (2001) and Duarte (2008) on the relationship between cycling and local development. In the field research, the technique of direct and systematic observation was used (Cervo, 2007). This involved monitoring groups of cyclists on the local cycling tours. The were signs of hospitality and practices of welcoming, and the opening of small food businesses along the developed routes, signaling community entrepreneurship. However, the research points to some weaknesses, such as the absence of systematic public policies, that hinder the organization and structuring of the offer of rural tourism in the region, according to the community’s expectations and demands.
  • THE POTENTIAL OF PARQUE NATURAL DAS ANDORINHAS, OURO PRETO - BRAZIL FOR GEOTOURISM Artigos

    DETONI, HENRIQUE; FONSECA FILHO, RICARDO EUSTÁQUIO

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO: As unidades de conservação são territórios com diferentes possibilidades para o turismo. O Parque Natural Municipal das Andorinhas (PNMA), em Ouro Preto (MG), com sua paisagem de campos rupestres quartzíticos e cursos d’água recebe visitantes que buscam o ecoturismo. Contanto, o PNMA tem rica geodiversidade para a prática do Geoturismo, segmento em desenvolvimento que busca interpretar e conservar os elementos abióticos. Assim, o objetivo da pesquisa foi levantar o potencial geoturístico do PNMA. A metodologia se deu por etapas de escritório e de campo. A primeira contou com pesquisa bibliográfica e digital de Geoturismo e UC, e documental do plano de manejo do parque, além de elaboração de fichas de inventário e quantificação geoturística, a partir de Paula & Castro (2014) e Brilha (2005). Na segunda, houve trabalho de campo com inventário e quantificação de geossítios. Os resultados demonstraram que o PNMA possui significativo potencial para o uso geoturístico através das cachoeiras e mirantes, mas a falta de recursos financeiros e humanos dificulta a implantação de roteiros geoturísticos. Assim, espera-se que este trabalho possa contribuir para a sensibilização de turistas, comunidade, gestores e empresas para a importância da geoconservação via Geoturismo.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN: Áreas Naturales Protegidas (ANP) son territorios con diferentes posibilidades para el turismo. El Parque Natural Municipal de las Andorinhas (PNMA), en Ouro Preto (MG - Brasil), con su paisaje de campos rocosos de cuarcita y cursos de agua, recibe visitantes que buscan el ecoturismo. Mientras el PNMA cuente con una rica geodiversidad para la práctica del Geoturismo, segmento en desarrollo que busca interpretar y conservar elementos abióticos. Por lo tanto, el objetivo de la investigación fue sondear el potencial geoturístico del PNMA. La metodología se llevó a cabo por etapas de oficina y de campo. El primero incluyó investigación bibliográfica y digital de Geoturismo y NPA y documental del plan de manejo del parque, además de la elaboración de fichas de inventario y cuantificación geoturística de Paula y Castro (2014) y Brilha (2005). En el segundo, se realizó trabajo de campo con inventario y cuantificación de geositios. Los resultados mostraron que el PNMA tiene un potencial significativo para el uso geoturístico a través de cascadas y miradores, pero la falta de recursos financieros y humanos dificulta la implementación de rutas geoturísticas. Así, se espera que este trabajo pueda contribuir a concienciar a los turistas, la comunidad, los gestores y las empresas sobre la importancia de la geoconservación a través del Geoturismo.

    Abstract in English:

    ABSTRACT: Natural Protected Areas (NPA) present various opportunities for tourism. The Parque Natural Municipal das Andorinhas (PNMA), in Ouro Preto (MG - Brazil), with its landscape of quartzite rock fields and water courses, welcomes visitors in search of ecotourism. The PNMA provides a rich geodiversity for the practice of Geotourism, a developing tourism segment that involves the appreciation and conservation of abiotic elements. The aim of this research was to conduct a survey on the geotourist potential of the PNMA. The methodology involved both office and field research. The first included bibliographic and digital research on geotourism and NPAs and research on the documents of the park management plan, as well as the creation of an inventory and geotourist quantification sheets, based on Paula and Castro (2014) and Brilha (2005). The field work was carried out using the inventory and quantification of geosites. The results showed that the PNMA has significant potential for geotourist use, due to its waterfalls and viewpoints, but that the lack of financial and human resources makes it difficult to implement geotourism routes. It is hoped that this work will help raise awareness among tourists, the community, managers and companies as to the importance of geoconservation through Geotourism.
  • THE EFFECT OF IMAGES ON WILLINGNESS TO PAY FOR TICKETS TO TOURIST ATTRACTIONS Artigos

    TAVARES, JEAN MAX; PERINOTTO, ANDRÉ RIANI COSTA; JUCHNESKI, DANIELE PAULA

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO: O objetivo deste estudo foi medir a Disposição dos Consumidores a Pagar (DCP) por ingressos em atrações turísticas que eles nunca haviam visitado anteriormente, depois de visualizar imagens de atração turística como as mostradas no Instagram, por exemplo. Este artigo avaliou os possíveis efeitos das imagens na disposição dos jovens a pagar ingressos, em três atrações turísticas, em cada um dos cinco países mais visitados por brasileiros em 2017, a saber, Estados Unidos da América, Espanha, Argentina, França e Portugal. Primeiramente, foi feito um estudo piloto que contou com a participação de 60 universitários, com idades entre 18 e 35 anos e que nunca haviam viajado ao exterior, com uma única pergunta: qual o valor mínimo e máximo que estariam dispostos a pagar para cada uma das atrações turísticas apresentadas? Duas semanas depois, aplicou-se um questionário com essa mesma pergunta para 400 universitários com as mesmas particularidades supracitadas. Após responderem a esse questionário, foram convidados a visualizarem uma imagem de cada um dos atrativos para, em seguida, tornar a responder a mesma pergunta. Os resultados mostraram que a “imagem” melhorou sua DCP, embora em 20% das atrações os efeitos fossem contrários. Os resultados sugeriram contribuições importantes para os setores público e privado quando relacionados ao marketing do turismo.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN: El objetivo de este estudio fue medir la voluntad de pago del consumidor (VPC) para boletos a atracciones turísticas que nunca habían visitado antes, después de ver imágenes de ‘atracciones turísticas’ como las que se muestran en Instagram, por ejemplo. Este artículo evaluó los posibles efectos de las imágenes en la disposición de los jóvenes a pagar los boletos, en tres atracciones turísticas, en cada uno de los cinco países más visitados por los brasileños en 2017, a saber, los Estados Unidos de América, España, Argentina, Francia y Portugal. La muestra tenía 400 brasileños que nunca habían viajado al extranjero. En primer lugar, se realizó un estudio piloto con 60 estudiantes universitarios de entre 18 y 35 años que nunca habían viajado al exterior, con una sola pregunta: cuál es la cantidad mínima y máxima que estarían dispuestos a pagar por cada turista. Dos semanas después, se aplicó un cuestionario con la misma pregunta a 400 estudiantes universitarios con las mismas particularidades mencionadas anteriormente. Después de responder este cuestionario, se encontró que veían cada una de las imágenes de las atracciones para responder la misma pregunta. Los resultados mostraron que la “imagen” mejoró su VCP, aunque en el 20% de las atracciones los efectos fueron opuestos. Los resultados sugirieron importantes contribuciones a los sectores público y privado cuando se relacionan con el marketing turístico.

    Abstract in English:

    ABSTRACT: The aim of this study was to measure consumers’ willingness-to-pay (WTP) for tickets to tourist attractions that they have never previously visited, after viewing images of the tourist attraction on Instagram and other media. It evalutes the possible effects of images on the young peoples’ willingness to pay for tickets, to three tourist attractions in each of the five countries most visited by Brazilians in 2017: the United States, Spain, Argentina, France, and Portugal. The sample included 400 Brazilians who had never travelled abroad before. First, a pilot study was carried out with 60 university students aged between 18 and 35 years who had never traveled abroad, asking them a single question: “What is the minimum and maximum amount you would be willing to pay for each of the tourist attractions presented?” Two weeks later, the same question was applied to 400 university students with the same profile. After answering the question, they were invited to look at some images of the attractions and then answer the same question again. The results showed that for most of the attractions, the “image” enhanced their WTP. However, for 20% of the attractions the opposite effect was seen. The results suggest that image makes an important contribution for the public and private sectors, when used in tourism marketing.
  • SHORTFALLS IN PUBLIC MANAGEMENT IN TOURISM: A STUDY OF BLUMENAU'S BUILT CULTURAL HERITAGE AND TOURISM-ORIENTED PUBLIC POLICIES Artigos

    MOSER, GIANCARLO; CARVALHO, VERÔNICA MARIA DE

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO: Quando se trata de Políticas Públicas em Turismo, pode-se evidenciar a necessidade de trabalhos coordenados, a fim de integrar estratégias e esforços, levando-se em consideração todo o potencial do destino, incluindo sobremaneira o patrimônio cultural, histórico e edificado da localidade. Sendo assim, o presente trabalho busca contribuir nas discussões que visam a compreender melhor as relações entre Patrimônio Cultural e/ou servir como base para que o município de Blumenau, objeto empírico dessa investigação, procure ter um olhar com mais acuidade para o seu patrimônio edificado e sua possível promoção para o Turismo. O objetivo deste estudo é avaliar, sobre o prisma histórico, se o município de Blumenau (SC) desenvolve políticas públicas voltadas ao turismo, considerando seu patrimônio cultural edificado. Trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa e exploratória, com procedimentos de pesquisa bibliográfica, documental, de campo, aportado no método de estudo de caso. Os resultados indicaram que, mesmo com a criação de vários órgãos, conselhos e autarquias para atuarem no propósito patrimonial, não há uma convergência de ações e uma continuidade que possibilite um corpus unificado para a oferta do Patrimônio Edificado para o Turismo de Blumenau de uma maneira mais conectada e assertiva.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN: Cuando se trata de Políticas Públicas en Turismo, se puede evidenciar la necesidad de trabajos coordenados, con el fin de integrar estratégias y esfuerzos, llevando en consideración todo el potencial del destino, incluyendo de sobremanera el patrimonio cultural, histórico y edificado de la localidad. Siendo así, el presente trabajo busca contribuir en las discusiones que visan comprender mejor las relaciones entre Patrimonio Cultural y/o servir como base para que el municipio de Blumenau, objeto empírico de esta investigación, busque tener una mirada con más agudeza para su patrimonio edificado y su posible promoción para el Turismo. El objetivo de este estudio es evaluar, sobre el prisma histórico, si el municipio de Blumenau (SC) desarrolla políticas públicas relacionadas al turismo, considerando su patrimonio cultural edificado. Se trata de una investigación del tipo cualitativa y exploratoria, con procedimientos de investigación bibliográfica, documental, de campo, aportado en el método de estudio de caso. Los resultados indicaron que, mismo con la creación de varios órganos, consejos y autarquías para que actúen en el propósito patrimonial, no hay una convergencia de acciones y una continuidad que posibilite un corpus unificado para la oferta del Patrimonio Edificado para el Turismo de Blumenau de una manera más conectada y asertiva.

    Abstract in English:

    ABSTRACT: When it comes to Public Policies in Tourism, it is clear that coordinated efforts are required, in order to integrate strategies and efforts, taking into account the full potential of the destination, with particular focus on the cultural, historical and built heritage of the locality. The present work seeks to contribute to discussions aimed at gaining a better understanding of the relations between Cultural Heritage and/or that serve as a basis for the municipality of Blumenau, the empirical object of this investigation. The objective is to take a closer look at the town’s built heritage and the opportunities to promote it for tourist purposes. This study, therefore, looks the historical perspective to examine whether the municipality of Blumenau/ SC has developed public policies for tourism that consider its built cultural heritage. This is a qualitative and exploratory study, using bibliographic, documentary and field research procedures, all of which contributed to the case study method. The results indicate that despite the creation of several bodies, councils and authorities with responsibilities related to the preservation of the built heritage, there is no convergence of actions or continuity that could lead to the creation, in a more connected and assertive way, of a unified corpus of the offer of the built Heritage for tourism in Blumenau.
  • SAFEGUARDING INTANGIBLE CULTURAL HERITAGE IN SANTA CATARINA AND ITS RELATIONSHIPS WITH CULTURAL TOURISM Artigos

    HICKENBICK, CLAUDIA; SCHEMES, ELISA FREITAS; CARRELAS, DANIELA DE CARVALHO; REMOALDO, PAULA CRISTINA

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO: O presente artigo analisa a relação entre patrimônio cultural imaterial e turismo na perspectiva de um dos agentes sociais que atua no campo patrimonial, o Estado, por meio das instituições responsáveis pelos processos de salvaguarda em Santa Catarina. Para tanto, explorou o significado atribuído a esta relação e verificou a presença de aspectos turísticos no planejamento e no apoio financeiro ao patrimônio imaterial. Parte de reflexões suscitadas no contexto do Projeto Tekoá: O Turismo de Base Comunitária na Ilha de Santa Catarina. Os referenciais teórico-metodológicos estão ligados ao paradigma qualitativo de investigação, com utilização de fontes primárias e secundárias, e com o alicerce teórico da Geografia, do Turismo e da Antropologia. Os dados foram construídos a partir de depoimentos e documentos institucionais e referem-se aos anos de 2017 e 2019. Como resultados, destacam-se a predominância do aspecto identitário e do consumo interno do patrimônio, com ações direcionadas para os grupos detentores dos bens e para os moradores, não configurando interesse prioritário no consumo turístico, divergindo de pesquisas, que apontam a prevalência do interesse no patrimônio cultural como ativo econômico.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN: El presente estudio analiza la relación entre el patrimonio inmaterial y el turismo desde la perspectiva de uno de los agentes sociales que actúan en el campo del patrimonio, el Estado, mediante las instituciones encargadas de los procesos de salvaguardia en Santa Catarina. Con ese fin, exploró el significado atribuido a la relación y verificó la presencia de aspectos turísticos en la planificación y en el apoyo presupuestario al patrimonio inmaterial. La investigación parte de las reflexiones planteadas en el contexto del Proyecto Tekoá: Turismo Comunitario en la Isla de Santa Catarina. Las referencias teórico-metodológicas están situadas en el paradigma de la investigación cualitativa, y se utilizaron fuentes primarias y secundarias de investigación, con fundamento teórico de la Geografía, del Turismo y de la Antropología. Los datos se construyeron a partir de testimonios y documentos institucionales y se refieren a los años de 2017 y 2019. Los resultados ponen de relieve el predominio del aspecto identitario y el consumo interno del patrimonio, con acciones dirigidas a los grupos propietarios de los bienes y a los residentes, no configurando un interés prioritario en el consumo turístico, diferenciando de investigaciones que apuntan a la prevalencia del interés por el patrimonio cultural como activo económico.

    Abstract in English:

    ABSTRACT: This study analyses the relationship between intangible heritage and tourism from the perspective of one of the social agents operating in the patrimonial field; the State, through its institutions responsible for safeguarding this heritage in Santa Catarina. To that end, it seeks to explore the meanings attributed to this relationship, and to verify the presence of touristic aspects in the planning and the budgetary support given for the intangible heritage. This work emerged out of reflections in the context of the Tekoá Project: Community-based tourism in the Isla de Santa Catarina. The theoretical and methodological benchmarks are linked to the qualitative paradigm of investigation, using primary and secondary sources, and the theoretical fields of Geography, Tourism, and Anthropology. The data were constructed from statements and institutional documents referring to 2017 and 2019. The result of the study showed a predominance of the identity aspect and internal consumption of the patrimony, with actions directed towards the groups that hold these assets and the local residents, tourist consumption not being a priority interest for the state. These results differ from those of other studies that indicate a keen interest in the cultural patrimony as an economic asset.
  • TOURIST REGIONS OF SANTA CATARINA: ANALYSIS OF REGIONAL TOURISM DEVELOPMENT BASED ON THE CATEGORIZATION OF THE BRAZILIAN TOURISM MAP - 2019 (MTUR) Artigos

    ANJOS, FRANCISCO ANTÔNIO DOS; ANDRADE, ILÁRIO CAUBI FRAGA DE

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO: Santa Catarina tem destaque no cenário turístico brasileiro, tanto pela forte demanda para seus principais destinos, quanto pelo processo de regionalização que se remete às décadas de 1970 e 1980. A atual política nacional de categorização dos municípios turísticos, denominada Mapa do Turismo, teve início em 2013, com sua última atualização em 2019. A categorização faz parte do programa de Regionalização do Turismo Brasileiro. O objetivo principal deste artigo é analisar a evolução da categorização regional do turismo no Estado de Santa Catarina, a partir da categorização e regionalização referente à Política Nacional de Turismo. A pesquisa-base deste artigo teve caráter exploratório e descritivo, através de pesquisa documental. Os dados da categorização municipal foram organizados por regiões turísticas para reconhecer índices de desenvolvimento turístico regional. Foram reconhecidas regiões consolidadas, em consolidação e não consolidadas em Santa Catarina. Os índices apresentaram um panorama do desenvolvimento turístico nas regiões de Santa Catarina, reconhecendo uma região turística consolidada, cinco regiões em consolidação e sete regiões não consolidadas. A partir dos dados analisados e avaliados do turismo de Santa Catarina, percebe-se que as regiões se encontram em constantes transformações nos momentos de renovações de políticas públicas, que sinalizam a necessidade de adoção de ações de governança estratégica por parte das administrações municipais, estaduais e nacionais, frente à categorização municipal e divisão regional.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN: Santa Catarina se destaca en el escenario turístico brasileño, tanto por la fuerte demanda de sus principales destinos como por el proceso de regionalización que se remonta a los años setenta y ochenta. La actual política nacional de categorización de los municipios turísticos, denominada Mapa Turístico, comenzó en 2013 y se actualizó por última vez en 2019. La categorización es parte del programa de Regionalización del Turismo de Brasil. El objetivo principal de este artículo es analizar la evolución de la categorización regional del turismo en el Estado de Santa Catarina, a partir de la categorización y regionalización en relación con la Política Nacional de Turismo. La investigación básica de este artículo fue exploratoria y descriptiva, a través de la investigación documental. Los datos de la categorización municipal se organizaron por regiones turísticas para reconocer los índices de desarrollo turístico regional. Se reconocieron regiones consolidadas y no consolidadas en Santa Catarina. Los índices presentaron un panorama del desarrollo turístico en las regiones de Santa Catarina, reconociendo una región turística consolidada, cinco regiones en consolidación y siete regiones no consolidadas. De los datos analizados y evaluados sobre el turismo en Santa Catarina se desprende que las regiones están en constante transformación en momentos de renovación de las políticas públicas, lo que señala la necesidad de la adopción de acciones estratégicas de gobernanza por parte de las administraciones municipales, estatales y nacionales, frente a la categorización municipal y la división regional.

    Abstract in English:

    ABSTRACT: Santa Catarina plays a key role in the Brazilian tourist scenario due to the strong demand for its main destinations, and also its process of tourist regionalization, which began in the 1970s and 1980s. The current national policy of categorizing tourist municipalities - known as the Tourism Map - began in 2013 and was last updated in 2019. This categorization is part of the Brazilian Tourism Regionalization program. The main objective of this article is to analyze the evolution of the regional tourism categorization in the State of Santa Catarina, based on the categorization and regionalization of the National Tourism Policy. The basic research for this article was exploratory and descriptive, through document research. The data on municipal categorization were organized by tourist region, in order to recognize regional tourism development indices. The regions of Santa Catarina were classified into those that had consolidated tourism and those that did not. The indices presented a panorama of tourism development in the regions of the state, with one consolidated touristic region, five regions in consolidation, and seven non-consolidated regions. Based on an analysis and evaluation of the data on tourism in the state, it can be seen that the regions are constantly evolving, especially due to the renewal of public policies, which signals the need for the municipal, state and national administrations to adopt strategic governance actions to address municipal categorization and regional division.
  • NETNOGRAPHY: A PANORAMA OF ITS APPLICABILITY IN TOURISM RESEARCH Artigos

    RUIZ, THAYS CRISTINA DOMARESKI; AKEL, GISAH MOREIRA; DOMARESKI, VIVIANE HEINECK

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO: A netnografia é reconhecida como uma ferramenta de pesquisa útil para coletar e analisar informações on-line de consumidores e clientes. O objetivo deste artigo é traçar um panorama bibliométrico sobre os estudos de turismo que aplicam a netnografia. A metodologia foi uma análise bibliométrica, qualitativa, utilizando o software de análise VOSviewer para verificação de autorias, citações, principais revistas e distribuição geográfica. Os resultados demonstram que o crescimento de estudos e artigos que aplicam esta metodologia frente ao campo de investigações do turismo é cada vez maior, apresentando contribuições significativas em relação ao comportamento e experiência do turista e consumidor.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN: Netnography es reconocida como una herramienta de investigación útil para recopilar y analizar información en línea de consumidores y clientes. El propósito de este artículo es delinear un panorama bibliométrico sobre los estudios de turismo que aplican la netnografía. La metodología fue un análisis bibliométrico y cualitativo, utilizando el software de análisis VOSviewer para analizar las autorías, las citas, las principales revistas y la distribución geográfica. Los resultados demuestran que el crecimiento de los estudios y artículos que aplican esta metodología delante del campo de las investigaciones del turismo es cada vez mayor, presentando contribuciones significativas en relación al comportamiento y experiencia del turista y consumidor.

    Abstract in English:

    ABSTRACT: Netnography is recognized as a useful research tool for collecting and analyzing online information from consumers and customers. The purpose of this article is to outline a bibliometric panorama on tourism studies that apply netnography. The methodology used was a bibliometric, qualitative analysis using the analytical software program VOSviewer to examine the authorships, citations, major magazines, and geographic distribution. The results showed a growth in the number of studies and articles that apply this methodology to tourism, presenting significant contributions regarding the behavior and experience of tourists and consumers.
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