Acessibilidade / Reportar erro
Turismo: Visão e Ação, Volume: 23, Número: 3, Publicado: 2021
  • Análise da peregrinação nas festividades do Divino Pai Eterno em Trindade/GO Articles

    Enoque, Alessandro Gomes; Almeida, Lorrana Laila Silva de

    Resumo em Português:

    Resumo: Este trabalho objetivou compreender a peregrinação em honra ao Divino Pai Eterno em Trindade/GO, a partir das percepções dos romeiros que realizam a caminhada, considerando quatro dimensões principais: identitária, religiosa, turística e econômica. Como procedimentos metodológicos foi adotada a abordagem qualitativa, a partir de uma pesquisa de campo, exploratória e descritiva. Os instrumentos para a coleta dos dados compreenderam entrevistas semiestruturadas conduzidas por meio de um roteiro. A técnica utilizada para a análise dos dados foi a Análise de Discurso. Como resultados, a peregrinação apresenta-se como sendo um ritual marcado pelo sacrifício e pelo sofrimento daquele que empreende esta caminhada. Este, o romeiro, motivado pela fé ou pela tradição familiar, empreende esta caminhada com o objetivo de cumprir os votos pedidos ou concedidos, sejam eles de natureza econômica ou até mesmo relacionados a doenças ou de conteúdo mais cotidiano. Considerando o trajeto percorrido como sendo de natureza sagrada, o peregrino revela certo incômodo com a influência do campo econômico na esfera religiosa e tende a separar as espacialidades e temporalidades, profanas e sagradas, tanto no universo da festa quanto da caminhada.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este trabajo tuvo por objeto comprender las representaciones acerca de la peregrinación en honor al Divino Padre Eterno en Trinidad/GO, en la perspectiva de los romeros que realizan la caminata, a partir de las dimensiones: identitaria, religiosa, turística y económica. Como procedimientos metodológicos, se adoptó el enfoque cualitativo, a partir de una investigación de campo, exploratoria y descriptiva. Los instrumentos para la recopilación de datos comprendieron entrevistas semiestructuradas, conducidas por medio de un itinerario. La técnica utilizada para el análisis de los datos fue el Análisis de discurso. Como resultado, la peregrinación se presenta como un ritual marcado por el sacrificio y el sufrimiento del que emprende esta caminata. Este, el romero, motivado por la fe o por la tradición familiar, emprende esta caminata con el objetivo de cumplir los votos pedidos o concedidos, ya sean de naturaleza económica o incluso relacionados a enfermedades o de contenido más cotidiano. Considerando el trayecto recorrido como de naturaleza sagrada, el peregrino revela cierta incomodidad con la influencia del campo económico en la esfera religiosa y tiende a separar las espacialidades y temporalidades profana y sagrada tanto en el universo de la fiesta como de la caminata.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This study aimed to understand the representations of the pilgrimage in honor of the Divine Eternal Father in Trinity/GO, from the perspective of the pilgrims who perform a walk from the following dimensions: identity, religious, tourist and economics. As methodological procedures, the qualitative approach, based on a field, exploratory and descriptive research. The instruments for data collection were semi-structured interviews, conducted by guidelines. The technique used for data analysis was Discourse Analysis. As a result, the pilgrimage presents itself as a ritual marked by the sacrifice and suffering of those who undertake this walk. This pilgrim, motivated by faith or family tradition, undertakes this journey with the aim of fulfilling the vows requested or granted, whether they are of an economic nature or even related to diseases or more everyday content. Considering the route traveled as being of a sacred nature, the pilgrim reveals a certain annoyance with the influence of the economic field in the religious sphere and tends to separate the profane and sacred spaces and temporalities, both in the universe of the feast and the walk.
  • Turismo e bens patrimoniais: a dinâmica da cultura caiçara na Ilha do Mel - Paraná Articles

    Denkewicz, Patrícia; Martins, Bruna Morante Lacerda; Gonzaga, Carlos Alberto Marçal; Harder, Eduardo

    Resumo em Português:

    Resumo: O Turismo é uma atividade que promove o deslocamento das pessoas, as quais buscam conhecer novos lugares e obter novas experiências, uma busca pelo prazer. Dessa forma, pode-se afirmar que a atividade turística é um fator de desenvolvimento das comunidades locais, sendo contribuinte ao desenvolvimento local, o qual pode ser compreendido como a busca pela qualidade de vida de determinada comunidade, tendo os indivíduos que a compõem uma efetiva participação em todo o processo. Como objeto de estudo, abordou-se a Ilha do Mel, importante atrativo turístico do estado do Paraná, onde localizam-se duas Unidades de Conservação, as quais possuem diretrizes administrativas restritivas para manter a preservação ambiental concomitante às interações culturais promovidas pelo turismo. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa centrou-se em analisar a relação entre o turismo e as dinâmicas culturais da comunidade nativa da Ilha do Mel - PR. A metodologia empregada foi de abordagem qualitativa, cujos instrumentos de pesquisa foram entrevistas individuais e coletivas, observação participante e pesquisa documental. Concluiu-se que o turismo está relacionado às dinâmicas culturais por meio das trocas culturais.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El turismo es una actividad que promueve el desplazamiento de personas, que buscan descubrir nuevos lugares y obtener nuevas experiencias, una búsqueda del placer. Así, se puede decir que la actividad turística es un factor en el desarrollo de las comunidades locales, contribuyendo al desarrollo local, que puede entenderse como la búsqueda de la calidad de vida en una comunidad determinada, con los individuos que conforman una participación efectiva en todo el proceso. Como objeto de estudio se abordó Ilha do Mel, importante atractivo turístico del estado de Paraná, donde se ubican dos Unidades de Conservación, las cuales cuentan con lineamientos administrativos restrictivos para mantener la preservación ambiental concomitante con las interacciones culturales promovidas por el turismo. Así, el objetivo de esta investigación se centró en analizar la relación entre el turismo y la dinámica cultural de la comunidad nativa de Ilha do Mel - PR. La metodología utilizada fue un enfoque cualitativo, cuyos instrumentos de investigación fueron entrevistas individuales y colectivas, observación participante e investigación documental. Se concluyó que el turismo se relaciona con dinámicas culturales a través de intercambios culturales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Tourism is an activity that promotes the displacement of people, who seek to visit new places and obtain new experiences, a search for pleasure. Thus, it can be said that tourist activity is a factor in the development of local communities, contributing to local development, which can be understood as the search for the quality of life of a given community, with the individuals who compose it an effective participation in the entire process. As an object of study, Ilha do Mel was approached, an important tourist attraction in the state of Paraná, where two Conservation Units are located, which have restrictive administrative guidelines to maintain environmental preservation concomitant with cultural interactions promoted by tourism. Thus, the objective of this research was to analyze the relationship between tourism and the cultural dynamics of the native community of Ilha do Mel - PR. The methodology used was a qualitative approach, whose research instruments were individual and collective interviews, participant observation and documentary research. It was concluded that tourism is related to cultural dynamics through cultural exchanges.
  • Entropia da Informação na Satisfação de Eventos Articles

    Kraus, Camila Belli; Hein, Nelson; Quadros, Cynthya Morgana Boos de; dos Santos, Thiago

    Resumo em Português:

    Resumo: Percebe-se o crescimento de festivais e eventos em diversas regiões, sendo assim, estudos apontam a importância para o turismo de determinadas regiões. Baseado nisso, torna-se relevante avaliar a satisfação dos visitantes de eventos, para que se tornem visitantes contínuos desses destinos, contribuindo, assim, para o crescimento do turismo regional e dos festivais. A satisfação pode ser medida por meio de cinco dimensões, são elas: segurança, empatia, confiabilidade, atendimento e tangibilidade. Baseado neste contexto, tem-se como objetivo verificar qual dimensão da satisfação de eventos possui o maior peso ou nível de informação, medidos por meio da entropia informacional. Para tanto, realizou-se um levantamento survey com questionário. A coleta de dados seguiu o modelo de questionário semiestruturado, autopreenchivel, com perguntas fechadas, aplicado com 215 visitantes que estiveram na Oktoberfest Blumenau 2017. O instrumento de coleta de dados teve como base teórica o estudo de Moretti, Silva, Pinotti & Zucco (2016). Aos resultados da pesquisa foi aplicada a técnica de Análise Decisória Multicritério, denominada Entropia da informação. Destaca-se que essa pesquisa fez parte de um pré-teste de estudo. Os resultados demonstraram que os visitantes da Oktoberfest Blumenau estão mais satisfeitos com a dimensão Tangibilidade e menos satisfeitos com a dimensão Segurança. Portanto, os resultados podem ser utilizados como base para futuras melhorias no evento.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Se observa el crecimiento de festivales y eventos en varias regiones, por lo tanto, los estudios señalan su importancia para el turismo en ciertas regiones. En base a esto, se vuelve relevante evaluar la satisfacción de los visitantes a los eventos para que se conviertan en visitantes continuos a estos destinos, contribuyendo así al crecimiento del turismo y los festivales regionales. La satisfacción se puede medir a través de las siguientes cinco dimensiones: seguridad, empatía, confiabilidad, servicio y tangibilidad. Basado en este contexto, el objetivo es verificar qué dimensión de satisfacción de eventos tiene el mayor peso o nivel de información, medido a través de la entropía informativa. Para esto, se realizó una encuesta con un cuestionario. La recopilación de datos siguió el cuestionario semiestructurado, autocompletado con preguntas cerradas, aplicado a 215 visitantes que asistieron al Oktoberfest Blumenau 2017. El instrumento de recopilación de datos se basó en el estudio de Moretti, Silva, Pinotti y Zucco (2016) la técnica de Análisis de Decisión Multicriterio llamada Entropía de Información se aplicó a los resultados de la investigación. Cabe destacar que esta investigación fue parte de una prueba preliminar del estudio. Los resultados mostraron que los visitantes del Oktoberfest Blumenau están más satisfechos con la dimensión Tangibilidad y menos satisfechos con la dimensión Seguridad. Por lo tanto, los resultados se pueden utilizar como base para futuras mejoras en el evento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: It’s noticed the growth of festivals and events in several regions, therefore, studies point out its importance for tourism in certain regions. Based on this, it becomes relevant to assess the satisfaction of visitors to events, so that they become continuous visitors to these destinations, thus contributing to the growth of regional tourism and festivals. Satisfaction can be measured through five dimensions, which are: security, empathy, reliability, service and tangibility. Based on this context, the objective is to verify which dimension of event satisfaction has the greatest weight or level of information, measured through informational entropy. For this, a survey was conducted with a questionnaire. Data collection followed the semi-structured questionnaire model, self-completed with closed questions, applied to 215 visitors who were at Oktoberfest Blumenau 2017. The data collection instrument was based on the study of Moretti, Silva, Pinotti & Zucco (2016). The Multicriteria Decision Analysis technique called Information Entropy was applied to the research results. It is noteworthy that this research was part of a study pretest. The results showed that visitors to Oktoberfest Blumenau are more satisfied with the Tangibility dimension and less satisfied with the Security dimension. Therefore, the results can be used as a basis for future improvements in the event.
  • A multiterritorialidade dos trabalhadores do turismo de Arraial do Cabo (RJ) Articles

    Carneiro, Juliana; Fratucci, Aguinaldo Cesar

    Resumo em Português:

    Resumo: Levando em consideração as interrelações dos diversos agentes do fenômeno do turismo, presenciamos o espaço marcado pelas multiterritorialidades, resultado da sobreposição de diferentes territórios no espaço, incluindo aqueles gerados por seus trabalhadores. Neste contexto, este artigo busca compreender a multiterritorialidade dos trabalhadores do turismo de Arraial do Cabo (RJ), especificamente dos trabalhadores da hotelaria, tendo em vista seus espaços de trabalho, lazer e moradia, e aspectos funcionais e simbólicos. A pesquisa de campo, de caráter qualitativo, consistiu na realização de entrevistas com auxílio de formulários semiestruturados, com base nas orientações teórico-metodológicas de Baptista (2014). A análise dos resultados nos permitiu observar que as mobilidades dos trabalhadores do turismo que moram em Arraial do Cabo se demonstram ainda restritas pelo nível da possibilidade (Lévy, 2001), uma vez que a oferta de lazer para esse grupo é escassa, limitando suas articulações e mobilidades, sendo enfraquecida em seu sentido simbólico.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Teniendo en cuenta las interrelaciones de los distintos agentes del fenómeno del turismo, asistimos a un espacio marcado por la multiterritorialidad, resultado de la superposición de diferentes territorios en el espacio, incluyendo el generado por los trabajadores. En este contexto, o artículo busca entender la multiterritorialidad de los trabajadores del turismo de Arraial do Cabo (RJ), específicamente los trabajadores del hotel, en vista de sus espacios de trabajo, de ocio y de vivenda, incluyendo sus aspectos funcionales y simbólicos. La investigación de campo, de carácter cualitativo, consistió en la realización de entrevistas con apoyo de formas semiestructuradas, basadas en las directrices teórico-metodológicas de Baptista (2014). El análisis de los resultados permitió observar que las movilidades de los trabajadores do turismo que viven en Arraial do Cabo siguen siendo restringidas por el nivel de posibilidad (Lévy, 2001), ya que la oferta de ocio para este grupo es escasa, limitando sus articulaciones y movilidad, siendo debilitada en su sentido simbólico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Considering the interrelations of the tourism phenomenon various agents, we recognize a space marked by multiterritorialities, which is resulted by the different territories superposition in space, including that worker's territories. In this context, this article seeks to understand the multiterritoriality of the Arraial do Cabo (RJ) tourism workers, specifically the hotel workers, taking account of their work, leisure, and housing spaces, and functional and symbolic aspects. The field research, configured as qualitative nature, consisted of interviews with the semi-structured forms support, based on Baptista's (2014) theoretical-methodological guidelines. The analysis of the results allowed us to observe that the mobilities of tourism workers who live in Arraial do Cabo are still restricted by the level of possibility (Lévy, 2001), since the offer of leisure for this group is scarce, limiting their articulations and mobility, also being weakened in its symbolic aspect.
  • Avaliação das Atividades Características do Turismo no Brasil: 2012-2020 Articles

    Ribeiro, Luiz Carlos de Santana; Santos, Monique Manuela Carvalho dos; Santos, Fernanda Rodrigues dos

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo avalia as Atividades Características do Turismo (ACTs) do Brasil no período 2012-2020 por meio do emprego e da variação do volume dessas atividades. Para tanto, utilizaram-se os indicadores empíricos tradicionais para análise regional, Quociente Locacional (QL) e método diferencial estrutural (Shift-Share), considerando o número de empregos formais das ACTs. Os resultados indicam que nenhum estado brasileiro possui, simultaneamente, especialização em todas as atividades turísticas, e que a criação líquida de empregos nas principais atividades ocorreu por fatores específicos da região. Em 2020, ano marcado pela pandemia da Covid-19, a atividade turística sofreu retração acumulada de -36,7%, o que significa uma queda aproximadamente nove vezes superior ao Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este artículo evalúa las Actividades Turísticas Características (ACTs) en Brasil en el período 2012-2020 a través del empleo y la variación en el volumen de estas actividades. Para ello, se utilizaron indicadores empíricos tradicionales para el análisis regional, Cociente de Ubicación (QL) y método diferencial estructural (Shift-Share), considerando el número de empleos formales de las ACTs. Los resultados indican que ningún estado brasileño tiene, al mismo tiempo, especialización en todas las actividades turísticas y que la creación neta de empleo em las principales actividades turísticas y que la creación neta de empleo em las principales actividades se produjo debido a factores específicos de la región. En 2020, año marcado por la pandemia Covid-19, la actividad turística sufrió una retracción acumulada del -36,7%, lo que significa una caída aproximadamente nueve veces superior al Producto Interno Bruto (PIB) brasileño.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper measures the degree of specialization and decompose the employment growth of the ACTs (Characteristic Tourism Activities in Brazil in the period 2012-2018. To do so, we use the the Locational Quotient and shift-share, considering the number of formal jobs in tourist activities. Moreover, an overview of the sector was traced based on average income, education, gender, age, hours worked and the specialization degree of tourist activities. Our results indicate that no Brazilian state has, simultaneously, specialization in all touristic activities and that the net creation of jobs in the main activities occurred due to specific regional factors. In 2020, a year marked by the Covid-19 pandemic, tourism activity suffered an accumulated decrease of -36.7%, which means a reduction approximately nine times greater than the Brazilian Gross Domestic Product.
  • A Importância das Tecnologias de Informação e Comunicação no Turismo Sénior: Uma Revisão Sistemática Articles

    MEDEIROS, TERESA; SOUSA, MARIANA; MENDES, JOSÉ

    Resumo em Português:

    Resumo: As tecnologias de informação e comunicação (TIC) revolucionaram o quotidiano das sociedades e o desenvolvimento da economia à escala mundial. No turismo, a transformação digital assume um papel central, contribuindo para a divulgação dos produtos e serviços turísticos, permitindo que os stakeholders e turistas usufruam dos benefícios da globalização e das mudanças sociais. O turismo sénior é considerado um sector em forte expansão e, como tal, importa compreender a importância que estes turistas atribuem a estas tecnologias. Através de uma pesquisa na base de dados b-on e ScienceDirect, foram analisados artigos em texto integral, filtrando-os em várias etapas de forma a selecionar somente os que cumpriam os critérios de inclusão. A presente revisão sistemática de literatura ambiciona contribuir para a compreensão da utilização que os turistas seniores fazem das TIC. Em resultado deste processo, foi possível constatar a tendência crescente do recurso às TIC pelos turistas seniores, que se beneficiam de novas experiências. As TIC potenciam o marketing dos stakeholders, melhoram a comunicação com os turistas e promovem destinos turísticos mais sustentáveis e inteligentes, incluindo as mais inovadoras como a realidade aumentada.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Las tecnologías de la información y la comunicación (TIC) han revolucionado la vida cotidiana de las sociedades y el desarrollo de la economía en todo el mundo. En el turismo, la transformación digital juega un papel central, contribuyendo a la difusión de los productos y servicios turísticos, permitiendo a los interesados ​​y turistas disfrutar de los beneficios de la globalización y los cambios sociales. El turismo senior es considerado un sector en auge y, como tal, es importante comprender la importancia que estos turistas otorgan a estas tecnologías, incluidas las más innovadoras, como la realidad aumentada. Esta revisión sistemática de la literatura tiene como objetivo contribuir a la comprensión del uso que los turistas mayores hacen de las TIC. Como resultado de este proceso, se pudo ver la tendencia creciente del uso de las TIC por parte de los turistas mayores, quienes se benefician de nuevas experiencias. Las TIC mejoran el marketing de las partes interesadas, mejoran la comunicación con los turistas y promueven destinos turísticos más sostenibles e inteligentes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Information and communication technologies (ICT) have revolutionized the daily lives of society and the global economy development. In tourism, digital transformation takes on a central role, contributing to the promotion of tourism products and services and enabling stakeholders and tourists to enjoy the benefits of globalization and social changes. Senior tourism is considered a growing market niche and, as such, it is important to understand the importance that these tourists address to these technologies, including the most innovative ones such as augmented reality. Through a search in the database b-on and ScienceDirect, articles in full text were analyzed, filtering them in several stages in order to select only those that met the inclusion criteria. As a result of this process, it was possible to verify the growing trend of ICT use by senior tourists, who benefit from new experiences. ICT enhances stakeholder’s marketing, communication with tourists more sustainability and smarter tourist destinations promotion.
  • Representatividade Feminina na Área Acadêmica de Turismo: Uma Análise dos Programas de Pós-Graduação filiados à Anptur Articles

    Coelho, Mariana de Freitas; Mayer, Verônica Feder; Andrade-Matos, Mariana Bueno de; Alvares, Daniela Fantoni

    Resumo em Português:

    Resumo: Existem fatores que interferem na atuação docente relacionados a questões ligadas aos sexos, mas faltam estudos no contexto de Programas de Pós-Graduação em Turismo (PPGTurs). O objetivo deste artigo é compreender como a inserção feminina de docentes de turismo acontece no âmbito da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (Anptur). A pesquisa é quantitativa, baseada em dados secundários e análises estatísticas utilizando o software SPSS. Os resultados apontam equilíbrio entre o número de docentes dos dois sexos atuando em programas de pós-graduação em turismo. Os cargos de coordenação e vice coordenação dos PPGTurs têm maioria masculina (60%), assim como em cargos de diretoria da Anptur (62%). Há diferenças na média de citação de mulheres, que é inferior à citação de homens em todos os índices existentes na plataforma Google Scholar. Sobre a autoria de trabalhos publicados em anais da Anptur entre 2005 e 2019, tem-se que há maioria de autoras do sexo feminino (60%). Sobre a premiação, há um número equilibrado de prêmios concedidos aos dois sexos. O estudo contribui ao apresentar um recorte sobre a atuação docente em programas de pós-graduação em turismo, colaborando para o entendimento da representatividade e influência feminina na área.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Existen factores que interfieren en el desempeño docente relacionados com sus sexos, pero faltan estudios en el contexto de los Programas de Posgrado en Turismo (PPGTurs). El propósito de este artículo es comprender cómo se da la inserción femenina de profesoras de turismo en el ámbito de la Asociación Nacional de Investigación y Posgrado en Turismo (Anptur - Brasil). La investigación es cuantitativa, basada en datos secundarios y análisis estadístico utilizando el software SPSS. Los resultados indican un equilibrio entre el número de profesores de ambos sexos que trabajan en programas de posgrado en turismo. Los puestos de coordinación y vicecoordinación de los PPGTurs tienen mayoría masculina (60%), así como en los puestos directivos de Anptur (62%). Existen diferencias en el número medio de citas de mujeres, que es inferior al de los hombres en todos los índices de la plataforma Google Scholar. Sobre la autoría de las obras publicadas en los anales de Anptur entre 2005 y 2019, hay una mayoría de autoras (60%). En cuanto al premio, existe un número equilibrado de premios otorgados a ambos sexos. El estudio contribuye presentando un extracto sobre el desempeño docente en programas de posgrado en turismo, contribuyendo a la comprensión de la representatividad e influencia femenina en la zona.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Some factors interfere in the teaching performance related to sex issues, but studies in the context of Post Graduate Programs in Tourism (PPGTurs) are still a gap. The purpose of this article is to understand how the female insertion of tourism professors happens within the scope of the National Association for Research and Graduate Studies in Tourism (Anptur - Brazil). The research is quantitative, based on secondary data and statistical analysis using the SPSS software. The results indicate a balance between the number of professors of both sexes working in post graduate programs in tourism. The coordination and vice-coordination positions of the PPGTurs have a male majority (60%) and management positions at Anptur (62%). There are differences in the average number of women, which is lower than that of men in all indexes on the Google Scholar platform. About the authorship of works published in Anptur's annals between 2005 and 2019, there is a majority of female authors (60%). Regarding the awards, there is a balanced number of prizes awarded to both sexes. The study contributes by presenting an excerpt on the teaching performance in post graduate programs in tourism, contributing to understanding the representativeness and female influence in the area.
  • O uso de geolocalização para compreender práticas espaciais de turistas e residentes Articles

    Minasi, Sarah Marroni; Tricárico, Luciano Torres

    Resumo em Português:

    Resumo: O processo de urbanização turística materializa no território a infraestrutura necessária para o turismo. Com isso, age na formação de centralidades voltadas para atendimento de necessidades de lazer e entretenimento, deixando em segundo plano as necessidades de uso do cotidiano. Nesse contexto, surge o questionamento sobre como é a relação de turistas e moradores no território apropriado pela urbanização turística. O objetivo estabelecido foi o de compreender a prática espacial de turistas e residentes nos territórios da urbanização turística nos destinos turísticos Gramado e Canela, RS e São Joaquim e Urubici, SC. Foram coletados dados usando a interface de programação de aplicativos. Os dados coletados tiveram como base as hashtags para as postagens utilizadas em referências aos destinos turísticos em análise. A base de dados formada agregou os seguintes itens: identificador, geolocalização e data da postagem. Os resultados indicaram que o quantitativo de postagens de turistas é expressivamente superior ao dos moradores. Também, independente da origem das postagens, as geolocalizações se concentram nas áreas centrais e são influenciadas pela presença de elementos icônicos e atrativos turísticos. Deste modo, foi possível perceber que o processo de apropriação de urbanização turística repercute no uso do território urbano, contribuindo para a que o uso do turista prevaleça sobre o uso do morador.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El proceso de urbanización turística materializa la infraestructura necesaria para el turismo en el territorio. Con ello, actúa en la formación de centralidades enfocadas a satisfacer las necesidades de ocio y entretenimiento, dejando en un segundo plano las necesidades del uso cotidiano. En este contexto, surge la pregunta sobre la relación entre turistas y residentes en el territorio apropiado para la urbanización turística. El objetivo establecido fue comprender la práctica espacial de los turistas y residentes en los territorios de urbanización turística en los destinos turísticos Gramado y Canela, RS y São Joaquim y Urubici, SC. Los datos se recopilaron utilizando la interfaz de programación de aplicaciones. Los datos recopilados se basaron en los hashtags de las publicaciones utilizadas en las referencias a los destinos turísticos analizados. La base de datos formada agregó los siguientes elementos: identificador, geolocalización y fecha de publicación. Los resultados indicaron que el número de puestos turísticos es significativamente mayor que el de residentes. Asimismo, independientemente del origen de los postes, las geolocalizaciones se concentran en las áreas centrales y están influenciadas por la presencia de elementos icónicos y atractivos turísticos. Así, se pudo percibir que el proceso de apropiación de la urbanización turística repercute en el uso del territorio urbano, contribuyendo a que el uso de los turistas prevalezca sobre el uso de los residentes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The tourism urbanization process materializes the necessary infrastructure for tourism in the territory. With this, it acts in the formation of centralities focused on meeting the needs of leisure and entertainment, leaving everyday use conditions in the background. The question arises about the relationship between tourists and residents in the appropriate territory for tourism urbanization. The established objective was to understand the spatial practice of tourists and residents in the territories of tourist urbanization in tourist destinations Gramado and Canela, RS and São Joaquim and Urubici, SC. Data were collected using the application programming interface. The data collected was based on the hashtags for the posts used in references to the tourist destinations under analysis. The database formed added the following items: identifier, geolocation, and date of posting. The results indicated that the number of tourist posts is significantly higher than that of residents. Regardless of the origin of the posts, the geolocations are concentrated in central areas influenced by iconic elements and tourist attractions. Thus, it was possible to perceive that the process of appropriation of tourism urbanization has repercussions on the use of urban territory, contributing to the use of tourists to prevail over the use of residents.
  • ADOÇÃO DE YIELD MANAGEMENT EM HOTÉIS: ESTÁGIO PRE-COVID-19 E EXPECTATIVAS NO ATUAL CONTEXTO PANDÊMICO Articles

    Pasciaroni, Carolina; Elías, Silvina; Diez, José Ignacio

    Resumo em Português:

    Resumo: A incerteza sobre a recuperação da demanda provocada pela pandemia COVID-19 em combinação com os novos gastos que os hotéis devem enfrentar para cumprir os protocolos de saúde e adquirir soluções tecnológicas que mitiguem o risco de contágio, são fatores que reavaliam a adoção do Yield Management (YM) filosofia. Partindo da necessidade de aprofundar o conhecimento empírico sobre a implementação do YM em países menos desenvolvidos, o estudo visa: 1) analisar as características dos hotéis e sua relação com o conhecimento e adoção do YM para fixação de tarifas na Argentina e 2) identificar mudanças em sua adoção e / ou uso no contexto de uma pandemia. O estudo de caso constitui a metodologia utilizada e centra-se nos hotéis de 3 e 4 estrelas da cidade de Bahía Blanca. As informações foram coletadas através de entrevistas semiestruturadas face a face com os gestores dos seis hotéis de 4 e 3 estrelas (janeiro a março de 2019), e inquéritos divulgados via e-mail para os mesmos alojamentos (outubro a novembro de 2020). Conforme a informações analisadas, algumas características dos hotéis estão relacionadas ao conhecimento e adoção efetiva do YM. O estudo mostra que a crise de COVID-19 não promove a adoção do YM.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: La incertidumbre sobre la recuperación de la demanda provocada por la pandemia COVID-19 en combinación con las nuevas erogaciones que deben afrontar los hoteles para cumplir con los protocolos sanitarios y adquirir soluciones tecnológicas que atenúen el riesgo de contagio, constituyen factores que revalorizan la adopción de la filosofía Yield Managment (YM). Partiendo de la necesidad de profundizar en el conocimiento empírico sobre la implementación del YM en países de menor desarrollo, el estudio tiene como objetivo: 1) analizar las características de los hoteles y su relación con el conocimiento y adopción del YM para la fijación de tarifas en Argentina e 2) identificar cambios en su adopción y/o uso en el contexto de pandemia. El estudio de caso constituye la metodología empleada y se centra en los hoteles de 3 y 4 estrellas de la ciudad de Bahía Blanca. La información se recopiló a través de entrevistas semi-estructuradas presenciales a los encargados de los seis hoteles de 4 y 3 estrellas (enero a marzo 2019), y encuestas difundidas vía e-mail a los mismos alojamientos (octubre a noviembre de 2020). De acuerdo al análisis de esta información, ciertos rasgos de los hoteles se relacionan con el conocimiento y efectiva adopción del YM. El estudio muestra que la crisis COVID-19 no promueve la adopción del YM.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The uncertainty surrounding the recovery of demand, caused by the COVID-19 pandemic, combined with the new expenditures that hotels need to bear in order to comply with health protocols and acquire technological solutions to mitigate the risk of contagion, are factors that have led to a reevaluation of the adoption of the Yield Management (YM) philosophy. Based on the need to deepen empirical knowledge on the implementation of YM in less developed countries, this study aims: 1) to analyse the characteristics of hotels and how these relate to the knowledge and adoption of YM for setting rates in Argentina and 2) to identify changes in the adoption and/or use of YM in the context of the pandemic. The methodology used is a case study of 3- and 4-star hotels in the city of Bahía Blanca, Argentina. The information was collected through semi-structured face-to-face interviews with the managers of six hotels, conducted between January and March 2019, and surveys which were sent to the managers via email between October and November 2020. According to the analysis, there are certain characteristics of the hotels that are related to the knowledge and effective adoption of YM. The study shows that the COVID-19 crisis has not led to the increased adoption of YM.
  • Instituições de suporte do Território e estrutura de relacionamento na gestão de destinos turísticos: um estudo de caso brasileiro Articles

    Farias, Rafael Araújo Sousa; Hoffmann, Valmir Emil

    Resumo em Português:

    Resumo: Este estudo descreve a relação entre o papel das instituições de suporte ao turismo, seus serviços e sua estrutura de relacionamento na gestão do destino turístico de Pirenópolis-GO - no interior do Brasil. O turismo pode ser estudado como um território geográfico formado por atrativos locais e diferentes atores. Esses atores incluem instituições de suporte ao turismo, como universidades, agências, associações comerciais e outros. Com abordagem qualitativa e quantitativa, o estudo envolveu 20 instituições de suporte, sendo os dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados da pesquisa indicam a centralidade de algumas instituições, que, no entanto, não desempenham um papel protagonista na rede, e que: i) a centralidade não está relacionada com a prestação de serviços, mas sim com as relações entre as instituições; ii) atividades que necessitam menos investimentos são mais comuns e não se observa complementaridade de serviços entre as instituições; e iii) o gerenciamento de destino não é realizado por uma Organização de Gerenciamento de Destino (DMO), o que torna seu gerenciamento mais fragmentado.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este estudio describe la relación entre el papel de las instituciones de apoyo al turismo, sus servicios y su estructura de relaciones en la gestión del destino turístico de Pirenópolis-GO en el campo de Brasil. El turismo se puede estudiar como un territorio geográfico formado por atractivos locales y diferentes actores. Estos actores incluyen instituciones de apoyo al turismo (IAC), como universidades, agencias, asociaciones comerciales y otros. Utilizando un enfoque cualitativo y cuantitativo, este estudio involucró a 20 instituciones de apoyo, y los datos se recopilaron a partir de entrevistas semiestructuradas. Los resultados de la investigación señalan la centralidad de algunas instituciones, que, sin embargo, no tienen un papel protagónico en la red, y que i) la centralidad no está relacionada con la prestación de servicios sino con las relaciones entre las IAC. ii) Las actividades menos intensivas en inversión son más abundantes y no se observa complementariedad de servicios entre las IAC. iii) La gestión de destinos no la realiza una organización de gestión de destinos (DMO), lo que hace que su gestión sea más fragmentada.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This study describes the relationship between the role of tourism support institutions, their services and their relationship structure in the tourism destination management of Pirenópolis-GO, in the interior of Brazil. Tourism can be studied as a geographical territory comprising local attractions and different actors. These actors include tourism support institutions (TSIs), such as universities, agencies, trade associations and others. Using a qualitative and quantitative approach, this study involved twenty support institutions, with data collection through semi-structured interviews. The research findings indicate the centrality of some institutions which, nevertheless, do not play a leading role in the network, and that i) Centrality is not related to the provision of services but to the relationships between TSIs; ii) Less investment-intensive activities are more abundant and complementarity of services is not observed among the TSIs; and iii) Destination management is not performed by a destination management organization (DMO), which makes its management more fragmented.
Universidade do Vale do Itajaí Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC - Brasil, Tel.: (47)3261-1315 - Balneário Camboriú - SC - Brazil
E-mail: revistaturismo@univali.br