Acessibilidade / Reportar erro
Turismo: Visão e Ação, Volume: 24, Número: 2, Publicado: 2022
  • TURISMO DESPORTIVO NÁUTICO: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA SOBRE AS OPORTUNIDADES PARA DESENVOLVIMENTO FUTURO Artigo

    Cavalheiro, Mariana Brandão; Mayer, Verônica Feder; Luz, Aline Barbosa Tinoco; Queiroz Neto, Ambrozio Correa de

    Resumo em Português:

    Resumo: O turismo náutico tem se tornado um nicho de turismo muito popular tanto para praticantes quanto para espectadores. Em razão do surto de COVID-19, surgiram novas preocupações para os turistas, bem como diferentes motivações para viajar. Neste contexto, a valorização de estilos de vida mais simples, o contato com a natureza e a água e a prática de atividades ao ar livre são a nova tendência no mundo pós-COVID-19. Portanto, com o objetivo de identificar oportunidades gerenciais, governamentais e acadêmicas para o desenvolvimento deste promissor setor, foi realizada uma revisão da literatura sobre Turismo Náutico Esportivo. Seguindo uma análise bibliométrica de quatro estágios (seleção do banco de dados, definição dos critérios de busca, seleção dos dados e análise dos resultados), revelou-se que, embora se trate de um tema de considerável e crescente interesse, ainda há um longo caminho para que as pesquisas na literatura do turismo náutico esportivo atinjam sua maturidade. Apesar da inquestionável relevância das publicações atuais, ainda faltam o desenvolvimento de teorias específicas e proposições de modelos no campo do turismo náutico esportivo. Ainda assim, observou-se que a combinação de esportes e turismo em ambientes náuticos abre uma miríade de possibilidades para destinos que pretendam aumentar a sua competitividade, melhorar a imagem de marca e qualificar e diversificar as infraestruturas costeiras.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El turismo náutico se ha convertido en un nicho turístico muy popular tanto para practicantes como para espectadores. Debido al brote de COVID-19, han surgido nuevas preocupaciones para los turistas, así como diferentes motivaciones para viajar. En este contexto, la valoración de estilos de vida más sencillos, el contacto con la naturaleza y el agua y la práctica de actividades al aire libre son la nueva tendencia en el mundo post-COVID-19. Por ello, con el fin de identificar oportunidades empresariales, gubernamentales y académicas para el desarrollo de este prometedor sector, se realizó una revisión de la literatura sobre Turismo Náutico Deportivo. Tras un análisis bibliométrico en cuatro etapas (selección de la base de datos, definición de los criterios de búsqueda, selección de los datos y análisis de los resultados), nuestro análisis reveló que, si bien este es un tema de considerable y creciente interés, aún queda un largo camino por recorrer para que la investigación en la literatura del turismo náutico deportivo alcance la madurez. A pesar de la incuestionable relevancia de las publicaciones actuales, aún falta el desarrollo de teorías específicas y propuestas de modelos en el campo del turismo náutico deportivo. Aun así, se observó que la combinación del deporte y el turismo en entornos náuticos abre un sinfín de posibilidades para los destinos que pretenden incrementar su competitividad, mejorar su imagen de marca y calificar y diversificar la infraestructura costera.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Nautical tourism has become a very popular tourism niche either for practitioners or spectators. Due to the COVID-19 outbreak, new concerns to tourists as well as different motivations to travel have emerged. In this context, the appreciation of simpler lifestyles, contact with nature and water and the practice of outdoors activities are the new trend in the post-COVID-19 world. Therefore, with the purpose to identify managerial, governmental and academic opportunities to develop this promising sector, a literature review on Nautical Sports Tourism was developed. Following a four stages bibliometric analysis (Database selection, search criteria, data selection and analysis of results), this study revealed that, although it regards a topic of considerable growing interest, there is still a long way for the nautical sports tourism literature research to reach its maturity. Regardless of the unquestionable relevance of the current publications, there is still a lack of specific theory development and framework propositions in the field of nautical sports tourism. Even so, it was observed that the combination of sports and tourism in nautical environments opens a myriad of possibilities for places willing to enhance their competitiveness, improve brand image and qualify and diversify the coastal infrastructures.
  • O ENGAJAMENTO DO TURISTA NA MÍDIA SOCIAL VIRTUAL DURANTE VISITAS EM PARQUES TEMÁTICOS - ESTUDO APLICADO AO BETO CARRERO WORLD, BRASIL Artigo

    Rocha, Elisângela da Silva; Clavé, Salvador Anton; Zucco, Fabrícia Durieux

    Resumo em Português:

    Resumo: O presente trabalho tem como objetivo avaliar o engajamento do turista na mídia social virtual durante a visita ao parque temático Beto Carrero World, localizado no Brasil. Aplicou-se um questionário composto por 32 variáveis que fazem parte dos níveis de engajamento do consumidor na mídia social virtual junto a uma amostra de 680 turistas visitantes do parque Beto Carrero World. Para a análise de dados foram utilizadas características sociodemográficas, Análise Fatorial Exploratória (AFE), coeficiente alfa de Cronbach, além do Coeficiente de Correlação de Spearman com a ajuda do software SPSS. Os resultados possibilitaram a descoberta de uma nova sugestão de modelo conceitual para avaliar o nível de engajamento dos turistas na mídia social virtual durante visitas em parques temáticos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El presente trabajo tiene como objetivo evaluar la interacción de los turistas en las redes sociales virtuales durante su visita al parque temático Beto Carrero World, ubicado en Brasil. Se aplicó un cuestionario compuesto por 32 variables que forman parte de los niveles de interacción del consumidor en las redes sociales virtuales a una muestra de 680 turistas que visitan el parque Beto Carrero World. Para el análisis de los datos, se utilizaron las características sociodemográficas, el Análisis Factorial Exploratorio (AFE), el coeficiente alfa de Cronbach y el Coeficiente de Correlación de Spearman con la ayuda del software SPSS. Los resultados permitieron descubrir una nueva propuesta de modelo conceptual para evaluar el nivel de participación de los turistas en las redes sociales virtuales durante las visitas a los parques temáticos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The present work aims to evaluate tourist engagement in virtual social media during their visit to the Beto Carrero World Park, located in Brazil. A questionnaire composed of 32 variables that are part of the levels of consumer engagement in virtual social media was applied to a sample of 680 tourists visiting the Beto Carrero World Park. For data analysis, sociodemographic characteristics, Exploratory Factor Analysis (EFA), Cronbach's alpha coefficient, and Spearman's Correlation Coefficient were used with the help of SPSS software. The results made it possible to discover a new suggestion of a conceptual model to assess the level of engagement of tourists in virtual social media during visits to theme parks.
  • A RELAÇÃO DOS RESTAURANTES DE UM DESTINO TURÍSTICO COM A PRODUÇÃO ORGÂNICA LOCAL Artigo

    Costa, Leila Aparecida da; Pires, Paulo dos Santos

    Resumo em Português:

    Resumo: A gastronomia sustentável é reconhecidamente um tema contemporâneo que preconiza a articulação dos princípios da sustentabilidade ambiental com a atividade gastronômica. Neste sentido, torna-se evidente a importância da gastronomia como integrante da oferta de um destino turístico, em particular, quanto à utilização, pelos restaurantes, dos produtos orgânicos locais como ingredientes, além de outras ações voltadas à sustentabilidade ambiental. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a relação entre os restaurantes de um destino turístico e os produtores orgânicos locais, na perspectiva da gastronomia sustentável. O método adotado foi a abordagem sistêmica e os procedimentos metodológicos contemplaram uma etapa quantitativa e uma etapa qualitativa. O locus do estudo foi o destino turístico Balneário Camboriú-SC e o universo os restaurantes que utilizam produtos orgânicos locais na sua relação com os produtores de alimentos orgânicos identificados como seus fornecedores diretos. As análises orientaram-se pela perspectiva da gastronomia sustentável e os resultados constataram que não existe um fator ou variável predominante a indicar que a utilização de produtos orgânicos esteja vinculada a capacidade, serviços ou tipologia do restaurante. Verificou-se, ainda, um distanciamento na relação entre os restaurantes e a produção orgânica local.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: La gastronomía sustentable es reconocidamente un tema contemporáneo que preconiza la articulación de los principios de la sustentabilidad ambiental con la actividad gastronómica. En este sentido, se hace evidente la importancia de la gastronomía como integrante de la oferta de un destino turístico, en particular, como la utilización por los restaurantes de los productos orgánicos locales como ingredientes, además de otras acciones relacionadas a la sustentabilidad ambiental. Esta investigación tuvo como objetivo analizar la gastronomía sustentable en una visión sistémica, a través de las relaciones entre los restaurantes de un destino turístico y los productos orgánicos locales. La investigación se realizó en Balneario Camboriú-SC, uno de los principales centros turísticos del sur de Brasil. El Estudio pretende explorar el universo de restaurantes que utilizan productos orgánicos locales en su relación con productores de alimentos orgánicos identificados como sus proveedores directos. Los resultados constataron que no existe ningún factor o variable predominante, al indicar que la utilización de productos orgánicos esté vinculada a la capacidad, servicios o tipología del restaurante. Se verificó, aún, un distanciamiento en la relación entre los restaurantes y la producción orgánica local.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Sustainable gastronomy is recognized as a contemporary theme that advocates the articulation of the environmental sustainability principles with gastronomic activity. In this sense, the importance of gastronomy as an integral part of the offer of a tourist destination becomes evident, in particular, regarding the use by restaurants of local organic products as ingredients, in addition to other actions aimed at environmental sustainability. The research's main goal is to analyze sustainable gastronomy in a systemic view, through the relationships between the restaurants of a tourist destination, and local organic products. The research was performed in Balneário Camboriú-SC, one of the main tourist centers in southern Brazil, as the study intends to explore the universe of restaurants that use local organic products in their relationship with organic food producers identified as their direct suppliers. The results showed that there is no predominant factor or variable indicating that the use of organic products is linked to the capacity, services, or typology of the restaurant. There was also a gap in the relationship between the restaurants and local organic production.
  • ESTRUTURA ENOTURÍSTICA DO VALE DOS VINHEDOS: UMA ANÁLISE A PARTIR DA OFERTA Artigo

    Silva, Marielen Aline Costa da; Bruch, Kelly Lissandra; Bettencourt, Arthur Fernandes

    Resumo em Português:

    Resumo: As novas tendências globais de consumo e transformações nas sociedades agroindustriais têm imposto novos desafios às economias vigentes. Buscando por maior competitividade, os atores do setor do vinho têm investido na diversificação e diferenciação de seus produtos por meio de estratégias como o turismo. No entanto, a incorporação do turismo em territórios típicos da produção vitivinícola, favorece a competição por espaço e recursos naturais, colocando em risco a atividade principal. Assim, o presente trabalho tem como objetivo identificar e categorizar as atividades enoturísticas presentes no território, procurando entender sua estrutura, a fim de fortalecer a prática como instrumento de competitividade e de desenvolvimento local. Para tal, foram aplicados questionários a 48 empreendimentos de enoturismo do Vale dos Vinhedos, sendo levantado seus perfis e características das atividades ofertadas. Neste contexto, observou-se uma diversificação substancial da oferta turísticas do Vale dos Vinhedos, com destaque para o crescimento das atividades vinculadas mais ao cluster turístico do que a esfera vitivinícola, desenhando uma estrutura enoturística singular. A existência de um possível desequilíbrio entre a oferta turística e a aptidão vitivinícola do Vale dos Vinhedos, cada dia mais evidente, traz à tona discussões acerca da preservação da identidade local versus as exigências dos turistas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Las nuevas tendencias globales de consumo y las transformaciones en las sociedades agroindustriales han impuesto nuevos desafíos a las economías actuales. Buscando una mayor competitividad, los actores del sector vitivinícola han apostado por la diversificación y diferenciación de sus productos a través de estrategias como el turismo. Sin embargo, la incorporación del turismo en territorios propios de la producción vitivinícola favorece la competencia por el espacio y los recursos naturales, poniendo en riesgo la actividad principal. Así, el presente trabajo tiene como objetivo identificar y categorizar las actividades enoturísticas presentes en el territorio, buscando comprender su dinámica, con el fin de fortalecer la práctica como instrumento de competitividad y desarrollo local. Para ello, se aplicó un cuestionario a 48 empresas de enoturismo del Vale dos Vinhedos, relevando sus perfiles y características de las actividades ofertadas. En este contexto, se observó una diversificación sustancial de la oferta turística del Vale dos Vinhedos, con énfasis en el crecimiento de actividades vinculadas más al clúster turístico que al ámbito vitivinícola, diseñando una dinámica enoturística única. La existencia de un posible desequilibrio entre la oferta turística y la aptitud vitivinícola del Vale dos Vinhedos, cada vez más evidente, suscita discusiones sobre la preservación de la identidad local frente a las demandas de los turistas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The new global trends in consumption and transformations in agro-industrial societies have imposed new challenges on the current economies. Seeking greater competitiveness, the players in the wine sector have invested in the diversification and differentiation of their products through strategies such as tourism. However, the incorporation of tourism in typical territories of wine production, favors competition for space and natural resources, putting the main activity at risk. Thus, the present work aims to identify and categorize the wine tourism activities present in the territory, seeking to understand its dynamics, in order to strengthen the practice as an instrument of competitiveness and local development. To this end, a questionnaire was applied to 48 wine tourism ventures in Vale dos Vinhedos, and their profiles and characteristics of the activities offered were surveyed. In this context, there was a substantial diversification of the tourist offer in Vale dos Vinhedos, with emphasis on the growth of activities linked more to the tourist cluster than the wine sector, drawing a unique wine tourism dynamic. The existence of a possible imbalance between the tourist offer and the wine aptitude of Vale dos Vinhedos, which is increasingly evident, brings up discussions about the preservation of local identity versus the demands of tourists.
  • O TURISMO CINEMATOGRÁFICO NO CONTEXTO DO PROGRAMA FILME EM MINAS: A VISÃO DOS CINEASTAS ACERCA DA SINERGIA TURISMO-CINEMA Artigo

    Gomes, Christianne Luce

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo se debruça sobre o Programa Filme em Minas, desenvolvido pela atual Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, e se inscreve no campo denominado de turismo cinematográfico. Algumas perguntas guiaram a pesquisa: os longas-metragens apoiados por essa política pública cultural contribuem para divulgar as localidades mineiras filmadas e promover o turismo neste Estado? A infraestrutura turística local atendeu as demandas das filmagens? A população local dos municípios onde os filmes foram rodados foi beneficiada de alguma maneira? O objetivo deste texto é investigar, junto aos diretores de filmes apoiados pelo Programa Filme em Minas, se essas obras audiovisuais contribuem para potencializar o turismo neste Estado, favorecendo a sinergia turismo-cinema. De abordagem qualitativa, a metodologia envolveu estudo bibliográfico, questionários e entrevistas online com diretores dos filmes selecionados. As respostas foram interpretadas com auxílio da análise de conteúdo. Seja considerando os impactos diretos ou indiretos do turismo cinematográfico, os resultados evidenciaram que a sinergia entre o turismo e o cinema não é simples de ser alcançada. Desse modo, nem sempre o turismo será fomentado simplesmente pelo fato de determinadas localidades aparecerem nas telas do cinema, embora isso seja algo relevante e possa, inquestionavelmente, acontecer.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este artículo se centra en el Programa Cine en Minas, desarrollado por la actual Secretaría de Estado de Cultura y Turismo de Minas Gerais, y se inscribe en el campo denominado turismo cinematográfico. Algunas preguntas guiaron la investigación: ¿los largometrajes apoyados por esta política pública cultural contribuyen a dar a conocer los lugares filmados en Minas Gerais y promover el turismo en este estado? ¿La infraestructura turística local cumplió con las demandas del rodaje? ¿Se ha beneficiado de alguna forma la población local de los municipios donde se rodaron las películas? El objetivo de este texto es investigar, junto a los directores de cine apoyados por el Programa Cine en Minas, si estas obras audiovisuales contribuyen a impulsar el turismo en este estado, favoreciendo la sinergia turismo-cine. Con un enfoque cualitativo, la metodología involucró un estudio bibliográfico, cuestionarios y entrevistas en línea a los directores de las películas seleccionadas. Las respuestas se interpretaron con la ayuda de análisis de contenido. Ya sea considerando los impactos directos o indirectos del turismo cinematográfico, los resultados mostraron que la sinergia entre el turismo y el cine no es fácil de lograr. Así, el turismo no siempre se verá favorecido por el simple hecho de que determinados lugares aparezcan en las pantallas, aunque esto es algo relevante y, sin duda, puede suceder.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article focuses on the Film in Minas Program, developed by the current Secretary of State for Culture and Tourism of Minas Gerais, and is inscribed in the field called film-induced tourism. Some questions guided the research: do the feature films supported by this cultural public policy contribute to publicizing the filmed locations in Minas Gerais and promoting tourism in this state? Did the local tourist infrastructure meet the demands of the filming? Has the local population in the municipalities where the films were shot benefited in any way? The objective of this text is to investigate, with film directors supported by the Film in Minas Program, whether these audiovisual productions contribute to increasing tourism in this state, favoring the tourism-cinema synergy. With a qualitative approach, the methodology involved a bibliographic study, questionnaires and online interviews with directors of the selected films. The answers were interpreted with the aid of content analysis. Whether considering the direct or indirect impacts of film-induced tourism, the results showed that the synergy between tourism and cinema is not simple to be achieved. Thus, tourism will not always be promoted simply by the fact that certain locations appear on movie screens, although this is something relevant and can, unquestionably, happen.
  • Experiências turísticas na Lagoa Mirim (Brasil/Uruguai): entre práticas e representações Artigo

    Kunz, Jaciel Gustavo; Castrogiovanni, Antônio Carlos

    Resumo em Português:

    Resumo: A Lagoa Mirim é o maior corpo hídrico do seu gênero no Brasil e no Uruguai, cujo talvegue vem lhe servindo de limite internacional. O objetivo geral foi identificar e analisar práticas turísticas que ocorrem nos sítios estudados, durante o veraneio 2019-2020. O estudo de caso múltiplo compreende documentação, observação direta e entrevistas semipadronizadas, até atingir saturação teórica, seguida de análise qualitativa de conteúdo e triangulação. Os sítios do recorte de estudo são a Praia da Vila da Capilha (Brasil) - localidade histórica no entorno da Estação Ecológica do Taim - o Balneário de Lago Merín (Uruguai) - construído com essa finalidade - e o Porto Pindorama (Brasil) - desativado como terminal. Cada um desses arranjos forja à sua maneira trajetórias de (des)encontro com paisagens e práticas do turismo e/ou lazer. O turismo e o lazer têm-se constituído provisoriamente como um dos usos territoriais nessa área, calcado em paisagens lacustres e práticas sazonais, que envolvem olhar e performar. As práticas observadas e mapeadas são mais vastas que as documentadas e enunciadas. Tais práticas vão além da representação, embora elas não sejam dissociadas no todo da experiência turística lacustre, de que a apreciação das paisagens é parte.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: La Laguna Merín es el cuerpo de agua más grande de su tipo en Brasil y Uruguay, cuyo thalweg ha servido como límite internacional. El objetivo general fue identificar y analizar las prácticas turísticas que ocurren en los sitios estudiados, durante las vacaciones de verano 2019-2020. El estudio de caso múltiple comprende documentación, observación directa y entrevistas semi-estandarizadas, hasta alcanzar la saturación teórica, seguido de análisis de contenido cualitativo y triangulación. Las áreas de estudio son: Praia da Vila da Capilha (Brasil) - lugar histórico alrededor de la Estación Ecológica Taim - el Balneario Lago Merín (Uruguay) - construido para este propósito - y Porto Pindorama (Brasil) - inhabilitado como terminal. Cada uno de estos arreglos forja, a su manera, trayectorias de (des) encuentro con paisajes y prácticas turísticas y o de ocio. El turismo y el ocio se han constituido provisionalmente como usos territoriales de esta zona, a partir de paisajes lacustres y prácticas estacionales, que implican mirar y actuar. Las prácticas observadas y mapeadas son más amplias que las documentadas y articuladas. Estas prácticas van más allá de la representación, aunque no esteen completamente disociadas de la experiencia del turismo lagunar, de la que forma parte la apreciación de los paisajes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The Mirim Lagoon is the largest water body of its kind in Brazil and Uruguay, whose thalweg has served as an international boundary. The core goal was to identify and analyze tourist practices that occur in the studied sites, during the 2019-2020 summer vacation. The multiple case study comprises documentation, direct observation and semi-standardized interviews, until theoretical saturation was reached, followed by qualitative content analysis and triangulation. The studied areas are Vila da Capilha beach (Brazil) - historic location around the Taim Ecological Station - the Lago Merín resort (Uruguay) - built for this purpose - and Porto Pindorama (Brazil) - disabled as a terminal. Each of these arrangements forges, in its own way, trajectories of (dis)encounter with landscapes and tourism and/or leisure practices. Tourism and leisure have been provisionally constituted as one of the territorial uses in this area, based on lake landscapes and seasonal practices, which involve gazing and performing. The observed and mapped practices are broader than those documented and articulated. Such practices go beyond representation, although they are not entirely dissociated from the lakeside tourism experience, of which the appreciation of landscapes is a part of.
  • TURISMO, MOVIMENTOS SOCIAIS E PATRIMÔNIO CULTURAL NA CIDADE DE SÃO PAULO/SP Artigo

    Ferreira, Paulo Tácio Aires; Pacheco, Reinaldo Tadeu Boscolo

    Resumo em Português:

    Resumo: Em São Paulo é possível observar grupos que pleiteiam direitos por meio de ocupações de espaços públicos. No ano de 2020 a cidade (e todo contexto planetário) viveram a incidência da pandemia da COVID-19, a qual provocou uma crise sanitária sem precedentes afetando também profundamente o espaço público e as atividades de turismo. Neste sentido, e diante deste contexto, esta pesquisa objetiva analisar as narrativas construídas por movimentos sociais, coletivos e ativistas a respeito da cidade, e como estes grupos têm agenciado o turismo em seus discursos e práticas. Esta pesquisa se estrutura como um trabalho exploratório, descritivo e interpretativo com base em referencial teórico e metodológico da antropologia urbana. Por meio de incursões etnográficas têm possibilitado compreender a complexa articulação de ativistas, coletivos e movimentos sociais e como estes têm agido em relação a muitas atividades, entre tantas, o turismo. Mediante a muitos encontros destes grupos sociais e toda sua construção dialógica de saberes sobre a cidade e o turismo, tendo em vista também suas influências históricas de movimentos sociais em seus territórios, percebe-se a existência de uma multiplicidade de ideias, práticas e projetos, produzindo percepções distintas sobre a atividade de turismo na cidade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: En São Paulo, es posible observar grupos que reclaman derechos a través de la ocupación de espacios públicos. En el año 2020, la ciudad (y todo el contexto global) vivió la incidencia de la pandemia COVID-19, que provocó una crisis de salud sin precedentes que también afectó profundamente el espacio público y las actividades turísticas. En este sentido, y en este contexto, esta investigación tiene como objetivo analizar las narrativas construidas por los movimientos sociales, colectivos y activistas sobre la ciudad, y cómo estos grupos han gestionado el turismo en sus discursos y prácticas. Esta investigación se estructura como un trabajo exploratorio, descriptivo e interpretativo basado en el marco teórico y metodológico de la antropología urbana. A través de incursiones etnográficas han permitido comprender la compleja articulación de activistas, colectivos y movimientos sociales y cómo han actuado en relación con muchas actividades, incluido el turismo. A través de los múltiples encuentros de estos grupos sociales y toda su construcción dialógica de saberes sobre la ciudad y el turismo, considerando también las influencias históricas de los movimientos sociales en sus territorios, es posible notar la existencia de una multiplicidad de ideas, prácticas y proyectos, produciendo diferentes percepciones sobre la actividad turística en la ciudad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In São Paulo, it is possible to observe groups claiming rights through the occupation of public spaces. In the year 2020, the city (and the entire global context) experienced the incidence of the COVID-19 pandemic, which caused an unprecedented health crisis that also profoundly affected the public space and tourism activities. On this point, and in this context, this research aims to analyze the narratives constructed by social movements, collectives and activists about the city, and how these groups have managed tourism in their discourses and practices. This research is structured as an exploratory, descriptive and interpretive work based on the theoretical and methodological framework of urban anthropology. Through ethnographic incursions they have made it possible to understand the complex articulation of activists, collectives and social movements and how they have acted in relation to many activities, including tourism. Through the many meetings of these social groups and all their dialogic construction of knowledge about the city and tourism, also considering the historical influences of social movements in their territories, it is possible to notice the existence of a multiplicity of ideas, practices and projects, producing different perceptions about the tourism activity in the city.
  • ALOCAÇÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS FEDERAIS EM INFRAESTRUTURA TURÍSTICA REALIZADA PELO MINISTÉRIO DO TURISMO - MTUR: RELAÇÕES ENTRE OS CRITÉRIOS INSTITUCIONAIS E A INFLUÊNCIA POLÍTICA Artigo

    Yamamoto, Jun; Ardigó, Carlos Marcelo; Limberger, Pablo Flôres

    Resumo em Português:

    Resumo: No Brasil, não é incomum observar que os interesses políticos se sobrepõem aos aspectos técnicos e científicos. Esse quadro se avoluma quando se trata da alocação de recursos públicos. O presente artigo analisa se alocação dos recursos públicos em infraestrutura turística, realizada pelo Ministério do Turismo - MTur atende aos critérios institucionais ou é impactada pela influência política. Como base teórica, estudou-se sobre influência política, governança pública no turismo e a Teoria da Agência. Como objeto de estudo, foram definidos os investimentos realizados no período de 2008 a 2018, nos 65 Destinos Indutores, à época. Os investimentos foram mapeados, categorizados e verificados, para se entender de que forma e como foram alocados. Para se analisar se a alocação dos recursos atendeu aos critérios estabelecidos pela política nacional de turismo, à época a Categorização e o Índice de Competitividade, foi adotada a Modelagem de Equações Estruturais. A partir da construção do diagrama de caminho da relação causal, da verificação da consistência dos dados e dos testes de hipóteses, seus resultados confirmaram que os investimentos em infraestrutura turística realizados pelo MTur ainda são moderados pela influência política, porém adotaram, em parte, os critérios indicados nas diretrizes da política nacional de turismo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: En Brasil no es raro observar que los intereses políticos se superponen con los aspectos técnicos y científicos, sobre todo cuando se trata de la asignación de recursos públicos. Este artículo analiza si la asignación de recursos públicos en infraestructura turística, realizada por el Ministerio de Turismo - MTur, cumple con criterios institucionales o es impactada por la influencia política. Como base teórica se estudió la influencia política, la gobernanza pública en el turismo y la Teoría de la Agencia. Como objeto de estudio, se definieron las inversiones realizadas en el periodo de 2008 a 2018 en los 65 Destinos Inductivos. Las inversiones fueron mapeadas, categorizadas y verificadas para entender cómo fueron asignadas. Para analizar si la asignación de recursos cumplía con los criterios establecidos por la política turística nacional (en su momento la Categorización y el Índice de Competitividad), se adoptó el Modelo de Ecuaciones Estructurales. A partir de la construcción del diagrama de trayectoria de la relación causal, la verificación de la consistencia de los datos y las pruebas de hipótesis, los resultados confirmaron que las inversiones en infraestructura turística realizadas por el MTur aún están influenciadas por los intereses políticos, pero adoptaron, en parte, los criterios señalados en los lineamientos de la política nacional de turismo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In Brazil, it is not uncommon to observe that political interests overlap with technical and scientific aspects. This picture increases when it comes to the allocation of public resources. This article analyzes whether the allocation of public resources in tourist infrastructure, carried out by the Ministry of Tourism - MTur, meets institutional criteria or is impacted by political influence. As a theoretical basis, it was studied about political influence, public governance in tourism and the Agency Theory. As an object of study, the investments made in the period from 2008 to 2018, in the 65 Inductive Destinations, at the time, were defined. Investments were mapped, categorized, and verified to understand how and how they were allocated. To analyze whether the allocation of resources met the criteria established by the national tourism policy (the Categorization and the Competitiveness Index, at that time), the Structural Equation Modeling was adopted. From the construction of the path diagram of the causal relationship, the verification of data consistency, and the tests of hypotheses, their results confirmed that the investments in tourism infrastructure carried out by the MTur are still moderated by political influence, but they adopted, in part, the criteria indicated in the national tourism policy guidelines.
  • CHOCOLATES BEAN TO BAR E A COVID-19: UMA ANÁLISE DOS IMPACTOS DA PANDEMIA NA GESTÃO DE EMPRESAS DE CHOCOLATES ARTESANAIS BRASILEIRAS Artigo

    Matos, Mariana Bueno de Andrade; Funo, Luciana Rosa Monteiro; Pimentel, Thais Rabelo

    Resumo em Português:

    Resumo: A pandemia da COVID-19 impactou diversas esferas da sociedade e alterou dinâmicas na gestão das empresas. O presente estudo tem o objetivo de compreender de que modo a pandemia da COVID-19 afetou a gestão das empresas de chocolate artesanal no Brasil, especificamente as empresas de chocolates bean to bar - ou seja, feitos pelos mesmos produtores desde a amêndoa até a barra de chocolate. Para tanto, desenvolveu-se uma revisão de literatura sobre o mercado de chocolates artesanais no Brasil e as dificuldades enfrentadas por empresas a partir da crise mundial causada pela pandemia da COVID19, que baseou a pesquisa qualitativa. Foram feitas, então, entrevistas semiestruturadas com quatorze membros de quatro associações de chocolates artesanais no Brasil. Os dados coletados foram submetidos à técnica de análise de vídeos de Denzin (2004). A partir das análises, observou-se que as empresas foram impactadas de diferentes maneiras a partir das vivências dos proprietários, da localização de suas fábricas, dos recursos disponíveis e das iniciativas tomadas a partir do conhecimento da crise. A mais significativa mudança na gestão foi a necessidade de adaptação às redes sociais digitais, bem como a profissionalização da presença online e de e-commerce para viabilização da continuidade de operação.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: La pandemia de COVID-19 afectó a diversos ámbitos de la sociedad y cambió la dinámica en la gestión de las empresas. O presente estudo tem o objetivo de compreender que modo a pandemia do COVID-19 afetou a gestão das empresas de chocolate artesanal no Brasil, especificamente como empresas de chocolates bean to bar - ou seja, feitos pelos mesmos produtores desde a amêndoa até a barra de chocolate. Por lo tanto, se descubrió una revisión de la literatura sobre el mercado del chocolate artesanal en Brasil y las dificultades que enfrentan las empresas ante la crisis global provocada por la pandemia COVID19, en la que se basó la investigación cualitativa. Luego se realizaron selecciones semiestructuradas con catorce miembros de cuatro asociaciones artesanales de chocolate en Brasil. Los datos recolectados fueron recolectados utilizando la técnica de análisis de video de Denzin (2004). A partir de los análisis, se observó que las empresas fueron impactadas de diferentes formas en función de las experiencias de los propietarios, la ubicación de sus empresas, los recursos disponibles y las iniciativas basadas en el conocimiento de la crisis. El mayor cambio en la gestión fue la necesidad de adaptarse a las redes sociales digitales, así como la profesionalización de la presencia online y del comercio electrónico para permitir la continuidad operativa.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The COVID-19 pandemic impacted different spheres of society and changed dynamics in the management of companies. This study aims to understand how the COVID-19 pandemic affected artisanal chocolate businesses in Brazil, specifically bean to bar chocolate companies - that is, made by the same producer from almond to bar of chocolate. Therefore, a literature review was developed on the artisanal chocolate market in Brazil and on the difficulties faced by companies during the global crisis caused by the COVID19 pandemic. Qualitative research was developed with semi-structured interviews with fourteen members from four artisan chocolate associations in Brazil. The data collected were analyzed using the video analysis technique by Denzin (2004). From the analyses, it was observed that companies were impacted in different ways based on the experiences of the owners, the location of their companies, available resources and initiatives based on knowledge of the crisis. The biggest change in management was the need to adapt to digital social networks, as well as the professionalization of the online and e-commerce presence to enable continuity of operation.
Universidade do Vale do Itajaí Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC - Brasil, Tel.: (47)3261-1315 - Balneário Camboriú - SC - Brazil
E-mail: revistaturismo@univali.br