Acessibilidade / Reportar erro
Ordenar publicações por
Turismo: Visão e Ação, Volume: 26, Publicado: 2024
  • TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DE USO SUSTENTÁVEL NO BRASIL: PARA PENSAR PRÁTICAS DE GESTÃO Artigo Científico

    Moraes, Edilaine Albertino de; Guerra, Marília Falcone; Mendonça, Teresa Cristina de Miranda; Fenerich, Gabriel Nogueira

    Resumo em Português:

    Resumo: O turismo de base comunitária tem sido considerado uma estratégia fundamental para compreender e apoiar a conservação, valorizar os atributos de natureza e cultura e o próprio processo de gestão de unidades de conservação. As primeiras iniciativas dessa prática surgiram, em meados da década de 1990, nas Regiões Norte, Nordeste e Sul do Brasil, caracterizadas por um forte componente de participação e protagonismo da comunidade local, no processo de planejamento e gestão das atividades, sobretudo, em defesa dos seus territórios tradicionalmente ocupados, que, em sua maioria, são vinculados às unidades de conservação de uso sustentável. O artigo busca, assim, analisar as percepções dos atores locais e interlocutores institucionais sobre o turismo de base comunitária em unidades de conservação de uso sustentável federais, considerando quatro experiências: Área de Proteção Ambiental Guapi-Mirim (RJ), Área de Proteção Ambiental de Cairuçu (RJ), Reserva Extrativista Prainha do Canto Verde (CE) e Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns (PA). A metodologia de pesquisa qualitativa adotada se baseou, principalmente, em levantamentos bibliográfico e documental, no trabalho de campo virtual e na análise e tratamento dos dados. Os principais resultados alcançados revelaram inúmeras oportunidades de turismo de base comunitária em unidade de conservação de uso sustentável, de organização sociopolítica, reconhecimento e valorização mútua de natureza-cultura, além do diálogo entre comunidades, ICMBio, parceiros e sociedade civil.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El turismo de base comunitaria se ha considerado una estrategia fundamental para comprender y apoyar la conservación, valorizar los atributos de la naturaleza y de la cultura y el propio proceso de gestión de unidades de conservación de la naturaleza. Las primeras iniciativas de esa práctica surgieron, a mediados de la década de 1990, en las regiones norte, nordeste y sur de Brasil, caracterizadas por un fuerte componente de participación y protagonismo de la comunidad local, en el proceso de planificación y gestión de las actividades, sobre todo, en defensa de sus territorios tradicionalmente ocupados, que en gran parte están vinculados a las unidades de conservación de uso sostenible. El artículo busca, así, analizar las percepciones de los actores locales e interlocutores institucionales sobre el turismo de base comunitaria en unidades de conservación de uso sostenible federales, considerando cuatro experiencias: Área de Protección Ambiental Guapi-Mirim (RJ), Área de Protección Ambiental de Cairuçu (RJ), Reserva Extractivista Prainha do Canto Verde (CE) y Reserva Extractiva Tapajós-Arapiuns (PA). La metodología de investigación cualitativa adoptada se basó, principalmente, en el estudio bibliográfico y documental, el trabajo de campo virtual y el análisis y tratamiento de los datos. Los principales resultados obtenidos han revelado numerosas oportunidades de turismo de base comunitaria en unidad de conservación de uso sostenible, de organización sociopolítica, reconocimiento y valorización mutua de naturaleza-cultura, además del diálogo entre comunidades, ICMBio, colaboradores y sociedad civil.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Community-based tourism has been considered a fundamental strategy to understand and support conservation, value the attributes of nature and culture and the very process of management of protected areas. The first initiatives emerged in the mid-1990s in the North, Northeast and South regions of Brazil, characterized by a strong component of participation and protagonism of the local community in the process of planning and management of activities. These initiatives are presented, above all, in defense of their traditionally occupied territories, which, for the most part, are linked to the protected areas with sustainable use of natural resources. The article seeks, thus, to analyze the perceptions of local actors and institutional interlocutors on community-based tourism in federal protected areas with sustainable use of natural resources, considering four experiences: Guapi-Mirim Environmental Protection Area (Rio de Janeiro) Environmental Protection Area of Cairuçu (Rio de Janeiro), Prainha do Canto Verde Extractive Reserve (Ceará) and Tapajós-Arapiuns Extractive Reserve (Pará). The adopted qualitative research methodology was based mainly on bibliographical and documental survey, on virtual fieldwork and on data analysis and treatment. The main results achieved revealed numerous opportunities for community-based tourism in protected areas with a sustainable use of natural resources, socio-political organization, mutual recognition and appreciation of nature-culture, in addition to dialogue between communities, ICMBio, partners and civil society.
  • IMPACTOS DO PROCESSO SUCESSÓRIO GERENCIAL NA OFERTA AGROTURÍSTICA EM VENDA NOVA DO IMIGRANTE-ES Artigo Científico

    Carnielli, Gabriele Fraga Baptista; Peixoto, Daniel Lanna; Ribeta, Paola Brusco

    Resumo em Português:

    Resumo: O agroturismo, que é predominantemente familiar, tem evidenciado uma ascensão em razão das suas características singulares, as quais permitem que o turista vivencie e participe das atividades exercidas pelos empreendimentos. Com esse crescimento da modalidade, surgiu a preocupação com o futuro das empresas que promovem o agroturismo, ou seja, com o processo sucessório gerencial, uma vez que por seu intermédio será definido o sucesso ou o insucesso da organização. Portanto, este artigo tem por objetivo compreender os impactos do processo sucessório gerencial na oferta agroturística, descrevendo a forma como iniciativas desse tipo promovem o agroturismo, além de analisar como ocorre o processo sucessório em pequenas propriedades familiares e quais suas influências na atividade. Para esse fim, foi desenvolvido um estudo de casos múltiplos em dois empreendimentos localizados em Venda Nova do Imigrante (ES), município em que a atividade agroturística se desenvolveu de forma representativa, tornando-se a “Capital Nacional do Agroturismo”. Este artigo ratifica a ideia de complexidade do processo sucessório e contribui para melhor compreendê-lo em empresas familiares, estando as atenções direcionadas, principalmente, aos conflitos entre gerações de uma mesma família, remuneração dos sucessores, inovação por meio da sucessão e o papel da mulher no processo sucessório.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El agroturismo, predominantemente familiar, ha mostrado un auge debido a sus características únicas, que permiten a los turistas experimentar y participar de las actividades que realizan los emprendimientos. Con este crecimiento de la modalidad, surgió la preocupación con el futuro de las empresas promotoras del agroturismo, es decir, con el proceso de sucesión gerencial, ya que a través de él se definirá el éxito o fracaso de la organización. Por lo tanto, este artículo tiene como objetivo comprender los impactos del proceso de sucesión empresarial en la oferta agroturística, describiendo cómo iniciativas de este tipo promueven el agroturismo, además de analizar cómo se produce el proceso de sucesión en las pequeñas propiedades familiares y cuáles son sus influencias en la actividad. Para ello, se desarrolló un estudio de casos múltiples en dos desarrollos ubicados en Venda Nova do Imigrante - ES, municipio en el que la actividad agroturística se ha desarrollado de manera representativa, convirtiéndose en la "Capital Nacional del Agroturismo". Este artículo ratifica la idea de la complejidad del proceso sucesorio y contribuye a una mejor comprensión del mismo en las empresas familiares, centrando la atención principalmente en los conflictos entre generaciones de una misma familia, la remuneración de los sucesores, la innovación a través de la sucesión y el papel de la mujer. en el proceso de sucesión.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Agrotourism, which is predominantly family-oriented, has shown a rise due to its unique characteristics, which allow tourists to experience and participate in the activities carried out by the enterprises. With this growth of the modality, the concern with the future of the companies that promote agrotourism arose, that is, with the managerial succession process, since through it the success or failure of the organization will be defined. Therefore, this article aims to understand the impacts of the successory process management on the agrotourism offer, describing how initiatives of this type promote agrotourism, in addition to analyzing how the succession process occurs in small family properties and what their influences are on the activity. To this end, a multiple cases study was developed in two developments located in Venda Nova do Imigrante - ES, a municipality in which the agrotourism activity has developed in a representative way, becoming the "National Capital of Agrotourism". This article ratifies the idea of the complexity of the succession process and contributes to a better understanding of it in family businesses, focusing attention mainly on conflicts between generations of the same family, remuneration of successors, innovation through succession and the role of women in the succession process.
  • EXPLORANDO OS FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO QUE AFETAM A VISITAÇÃO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO ESTADUAIS EM MINAS GERAIS Artigo Científico

    Santos, Cristiane Fróes Soares dos; Moreira, Simone Magela

    Resumo em Português:

    Resumo: Este estudo teve como objetivo avaliar a influência de variáveis ​​biofísicas, sociais e de gestão na visitação turística em unidades de conservação do estado de Minas Gerais, entre 2015 e 2019, buscando por possíveis correlações entre as que mais influenciaram o número de visitantes. Os resultados mostraram que a reputação foi a única variável que apresentou relação significativa, indicando a importância desse atributo intangível na escolha dos destinos de ecoturismo pelos turistas. Com base nesse achado, sugerimos que as unidades de conservação adotem estratégias para fortalecer sua reputação, a partir de uma comunicação mais eficiente e compreensão do mercado turístico. Essa abordagem pode aumentar a atratividade das unidades de conservação para os ecoturistas e contribuir para o desenvolvimento sustentável da região. Desse modo, a pesquisa contribui para uma melhor compreensão dos fatores que influenciam a visitação turística em unidades de conservação do estado de Minas Gerais, fornecendo subsídios valiosos para a gestão do ecoturismo nessas áreas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este estudio tuvo como objetivo evaluar la influencia de variables biofísicas, sociales y de gestión en la visitación turística en áreas naturales protegidas en el estado de Minas Gerais, Brasil, entre 2015 y 2019, buscando posibles correlaciones entre aquellas que más influyeron en el número de visitantes. Los resultados mostraron que la reputación fue la única variable que mostró una relación significativa, indicando la importancia de este atributo intangible en la elección de destinos ecoturísticos por parte de los turistas. Con base en este hallazgo, sugerimos que las áreas naturales protegidas adopten estrategias para fortalecer su reputación basadas en una comunicación y comprensión más eficientes del mercado turístico. Este enfoque puede aumentar el atractivo de las áreas naturales protegidas para los ecoturistas y contribuir al desarrollo sostenible de la región. De esta forma, la investigación contribuye a una mejor comprensión de los factores que influyen en la visita turística en áreas naturales protegidas en el estado de Minas Gerais, proporcionando valiosos subsidios para la gestión del ecoturismo en estas áreas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This study aimed to evaluate the influence of biophysical, social and management variables on tourist visitation in protected areas in the state of Minas Gerais, Brasil, between 2015 and 2019, looking for possible correlations between those that most influenced the number of visitors. The results showed that reputation was the only variable that showed a significant relationship, indicating the importance of this intangible attribute in the choice of ecotourism destinations by tourists. Based on this finding, we suggest that protected areas adopt strategies to strengthen their reputation based on more efficient communication and understanding of the tourist market. This approach can increase the attractiveness of protected areas for ecotourists and contribute to the sustainable development of the region. In this way, the research contributes to a better understanding of the factors that influence tourist visitation in protected areas in the state of Minas Gerais, providing valuable subsidies for the management of ecotourism in these areas.
  • O POTENCIAL DO TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA (TBC) NO ASSENTAMENTO 72 EM LADÁRIO, NO MATO GROSSO DO SUL Artigo Científico

    Zanetoni, João Pedro Ferraz; Araújo, Geraldino Carneiro de; Mariani, Milton Augusto Pasquotto

    Resumo em Português:

    Resumo: O Turismo de Base Comunitária (TBC) surge como uma alternativa ao turismo de massa no sentido de propor a gestão do turismo pela própria comunidade. Contudo, os estudos apontam para potenciais de TBC, sem se debruçar sobre os aspectos da gestão interna das comunidades. O objetivo do trabalho é analisar o potencial para implementação do TBC no Assentamento 72, em Ladário, MS. A pesquisa é qualitativa, utilizou-se a história oral como método de entrevistas, e os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo e com auxílio do software IRAMUTEQ. Os resultados identificam questões de gestão interna do assentamento, existem práticas de associativismo e decisões autônomas, além de parcerias com a Embrapa Pantanal e com a UFMS. Assim, notou-se que existe potencial para desenvolver TBC no assentamento pesquisado. Apesar de não ocorrer prática de turismo, existem conversas sobre planejamento e execução de uma festa com produtos locais e há a possibilidade de oferecer passeios no assentamento para os turistas conhecerem essa realidade. As discussões sobre as iniciativas de TBC precisam avançar no sentido de não apenas expor potencialidades ligadas a passeios, mas em compreender a organização e as múltiplas relações das comunidades receptoras.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El Turismo de Base Comunitaria (TBC) surge como una alternativa al turismo de masas en el sentido de proponer una gestión turística por parte de la propia comunidad. Sin embargo, los estudios apuntan a posibles TBC sin centrarse en aspectos de gestión interna de las comunidades. El objetivo de este trabajo es analizar el potencial de implementación de TBC en el Assentamento 72, en Ladário, MS. La investigación es cualitativa, se utilizó la historia oral como método de entrevista y los datos fueron analizados con base en el análisis de contenido y con la ayuda del software IRAMUTEQ. Los resultados identifican problemas de gestión interna en el asentamiento, existen prácticas de asociativismo y decisiones autónomas, además de alianzas con Embrapa Pantanal y UFMS. Así, se observó que existe potencial para desarrollar TBC en el asentamiento investigado. Si bien no existe práctica de turismo, sí se habla de planificar y ejecutar una fiesta con productos locales y existe la posibilidad de ofrecer recorridos en el asentamiento para que los turistas conozcan esta realidad. Las discusiones sobre las iniciativas de TBC deben avanzar en el sentido no sólo de exponer las potencialidades relacionadas con los tours, sino también de comprender la organización y las múltiples relaciones de las comunidades anfitrionas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Community Based Tourism (CBT) emerges as an alternative to mass tourism in the sense of proposing tourism management by the community itself. However, studies point to potential CBT without focusing on aspects of internal management of communities. The objective of this work is to analyze the potential for implementing CBT in Assentamento 72, in Ladário, MS. The research is qualitative, oral history was used as the interview method, and the data were analyzed based on content analysis and with the aid of the IRAMUTEQ software. The results identify internal management issues in the settlement, there are practices of associativism and autonomous decisions, in addition to partnerships with Embrapa Pantanal and UFMS. Thus, it was noted that there is potential to develop CBT in the surveyed settlement. Although there is no practice of tourism, there are conversations about planning and executing a party with local products and there is the possibility of offering tours in the settlement for tourists to get to know this reality. Discussions on TBC initiatives need to advance in the sense of not only exposing potentialities related to tours, but also understanding the organization and the multiple relationships of the host communities.
  • HOSPITALIDADE E SABERES LOCAIS EM FESTIVAIS GASTRONÔMICOS DE MINAS GERAIS Artigo Científico

    Batista, Monica Dias; Bastos, Sênia Regina

    Resumo em Português:

    Resumo: Os festivais gastronômicos contribuem diretamente para a conexão do visitante às tradições culinárias locais. Esta pesquisa teve como objetivo compreender como os aspectos culturais influenciam as relações de hospitalidade de festivais gastronômicos associados aos saberes locais em Minas Gerais, a partir da perspectiva de seus organizadores e expositores. Por terem seus ofícios, atualmente, reconhecidos ou em processo de reconhecimento como patrimônio cultural nacional, foram considerados a Festa do Queijo do Serro e o Festival da Quitanda de Congonhas. De abordagem qualitativa, os procedimentos metodológicos compreenderam levantamento bibliográfico e documental, e realização de entrevistas com organizadores e produtores expositores dos festivais gastronômicos, e profissionais especialistas nas áreas de gastronomia e patrimônio. Como resultado, por meio do método de análise de conteúdo, obteve-se que o reconhecimento e a celebração do saber local associado à alimentação contribuíram para a criação de ambos os festivais, fortalecendo a região de origem e promovendo orgulho entre seus produtores. Observou-se também que o domínio dos ofícios associados aos saberes locais e os aspectos culturais influenciam as relações de hospitalidade entre os organizadores e os produtores, e destes com os visitantes, aspectos indutores na definição das características hospitaleiras regionais.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Los festivales gastronómicos contribuyen directamente a conectar a los visitantes con las tradiciones culinarias locales. Esta investigación tuvo como objetivo comprender cómo los aspectos culturales influyen en las relaciones de hospitalidad de los festivales gastronómicos asociados al saber local en Minas Gerais, desde la perspectiva de sus organizadores y expositores. Debido a que sus artesanías son actualmente reconocidas o en proceso de ser reconocidas como patrimonio cultural nacional, se consideraron la Fiesta del Queso de Serro y la Fiesta de la Quitanda de Congonhas. Con un enfoque cualitativo, los procedimientos metodológicos incluyeron un levantamiento bibliográfico y documental, y entrevistas a organizadores y productores expositores de festivales gastronómicos, y profesionales especialistas en las áreas de gastronomía y patrimonio. Como resultado, a través del método de análisis de contenido se encontró que el reconocimiento y celebración de los saberes locales asociados a la comida contribuyó a la creación de ambas fiestas, fortaleciendo la región de origen y fomentando el orgullo entre sus productores. También se observó que el dominio de los oficios asociados a los saberes locales y aspectos culturales influyen en las relaciones de hospitalidad entre organizadores y productores, y entre estos y los visitantes, induciendo aspectos en la definición de las características hospitalarias regionales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Gastronomic festivals directly contribute to connecting visitors to local culinary traditions. This research aimed to understand how cultural aspects influence the hospitality relations of gastronomic festivals associated with local knowledge in Minas Gerais, from the perspective of their organizers and exhibitors. Because their crafts are currently recognized or in the process of being recognized as national cultural heritage, the Serro Cheese Festival and the Festival of Quitanda de Congonhas were considered. With a qualitative approach, the methodological procedures included a bibliographical and documentary survey, and interviews with organizers and exhibiting producers of gastronomic festivals, and specialist professionals in the areas of gastronomy and heritage. As a result, through the content analysis method, it was found that the recognition and celebration of local knowledge associated with food contributed to the creation of both festivals, strengthening the region of origin and promoting pride among its producers. It was also observed that mastery of crafts associated with local knowledge and cultural aspects influence hospitality relations between organizers and producers, and between these and visitors, inducing aspects in the definition of regional hospitable characteristics.
  • CLUSTER DO TURISMO: ESTUDO DE CASO DO DESTINO PORTO DE GALINHAS-PE Artigo Científico

    Soares, Lívia Maria da Silva; Pereira, Yákara Vasconcelos

    Resumo em Português:

    Resumo: Esta investigação visa a identificar as características do cluster do turismo de Porto de Galinhas-PE, Brasil. Para atingir o propósito do estudo, foram considerados os seguintes aprofundamentos teóricos: identificação das características do cluster do turismo; e análise do modo como as características do cluster impulsionam o destino turístico. Cabe evidenciar que a localidade apresenta o principal cluster turístico de destino Sol e Mar do estado de Pernambuco. Para viabilizar a investigação, foi adotado o estudo de caso no âmbito da pesquisa qualitativa. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o roteiro de entrevista para acessar 17 interlocutores de empresas, instituições governamentais e associações locais. Nos dados secundários, obteve-se 54 matérias de jornais e revistas. Os resultados mostram que o impacto do cluster de turismo é relevante para a região, tanto do ponto de vista econômico quanto social. A pesquisa também expressa o desafio conceitual devido à existência da diversidade geográfica e variedade de contextos setoriais do cluster. As contribuições teóricas identificam as características endógenas da região, esclarece que para fazer parte do cluster não é necessário que as empresas estejam sediadas no destino, há empresas atuantes do cluster sediadas em: Washington, D.C. (EUA), São Paulo, SP (BR) e Rio de Janeiro, RJ (BR). Houve a constatação de uma nova subcategoria, experiências turísticas memoráveis, que impulsiona a atratividade do destino. Por fim, pode-se evidenciar que, neste estudo, as características do cluster do turismo potencializam aspectos genuínos inerentes à região e fortalecem o desempenho organizacional e local do destino.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Esta investigación tiene como objetivo identificar las características del clúster turístico de Porto de Galinhas, Pernambuco, Brasil. Para lograr el propósito del estudio, se consideraron los siguientes aspectos teóricos: la identificación de las características del clúster turístico y análisis de cómo estas características impulsan el destino turístico. Cabe destacar que esta localidad representa el principal clúster de Sol y Mar en el estado de Pernambuco. Para facilitar la investigación, se adoptó un enfoque de estudio de caso cualitativo. Se utilizó un guión de entrevista estructurado como instrumento de recopilación de datos para interactuar con 17 partes interesadas de empresas, instituciones gubernamentales y asociaciones locales. Además de los datos primarios, se recopilaron 54 artículos de periódicos y revistas como fuentes secundarias. Los resultados demuestran que el impacto del clúster turístico es significativo para la región, tanto desde el punto de vista económico como social. La investigación también resalta el desafío conceptual debido a la diversidad geográfica y variedad de contextos sectoriales dentro del clúster. Las contribuciones teóricas identifican las características endógenas de la región y aclaran que no es necesario que las empresas estén ubicadas en el destino para formar parte del clúster; existen empresas activas del clúster ubicadas en Washington, D.C. (EUA), São Paulo - SP (Brasil) y Río de Janeiro - RJ (Brasil). Se identificó una nueva subcategoría, "experiencias turísticas memorables". Finalmente, se puede observar que en este estudio, las características del clúster turístico potencian la autenticidad inherente de la región y fortalecen el desempeño organizacional y local del destino.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This research aims to identify the characteristics of the tourism cluster in Porto de Galinhas, Pernambuco, Brazil. To achieve the study goals, the following theoretical aspects were considered: identifying the characteristics of the tourism cluster and analyzing how these characteristics drive the tourist destination. It should be noted that this location is the primary Sun and Sea tourism cluster in the state of Pernambuco. To facilitate the research, a qualitative case study approach was adopted. A structured interview script was used as the data collection instrument, engaging with 17 stakeholders from businesses, government institutions, and local associations. In addition to the primary data, 54 newspaper and magazine articles were gathered as secondary sources. The results demonstrate that the tourism cluster has had significant impacts on the region, both economically and socially. The research also highlights the conceptual challenge posed by the geographical diversity and variety of sectoral contexts within the cluster. The theoretical contributions identify the region's endogenous characteristics and clarify that it is not necessary for companies to be based in the destination to be part of the cluster; there are active cluster companies located in Washington, D.C. (USA), São Paulo - SP (Brazil), and Rio de Janeiro - RJ (Brazil). A new subcategory was identified, "memorable tourism experiences," which enhances the destination's attractiveness. Finally, the study shows that the characteristics of the tourism cluster enhance the region's inherent authenticity and strengthen the organizational and local performance of the destination.
  • HOSPITALIDADE, EXPERIENSCAPE E META-HOSPITALIDADE EM VIAGENS DE INCENTIVO Artigo

    Buckup, Eduardo Librach; Wada, Elizabeth Kyoko

    Resumo em Português:

    Resumo: O objetivo do artigo foi investigar os benefícios da hospitalidade no segmento de viagens de incentivo e apresenta o resultado de uma pesquisa empírica, exploratória e explicativa pelo método misto com base nos conceitos Emic-Etic-Emic. Devido ao tamanho e à profundidade do estudo principal, o foco deste artigo foi nos achados da fase final Emic da pesquisa de campo, a partir das lacunas observadas nos resultados das fases anteriores Emic e Etic. Foi feita uma pesquisa qualitativa pelo método de estudo de casos múltiplos por meio da observação participante em três viagens, sendo o problema da pesquisa compreender a importância da hospitalidade entre stakeholders envolvidos em viagens de incentivo para alcançar um diferencial competitivo no setor. Os principais resultados foram que a hospitalidade é importante ao criar fortes laços comerciais e vantagens competitivas, os componentes do experienscape são fundamentais nas viagens e a possibilidade de alcançar a meta-hospitalidade durante os incentivos. Para futuros estudos, considera-se realizar outros tipos de pesquisa com mais respondentes e dar continuidade à análise das vantagens da hospitalidade em viagens de incentivo, considerando a manifestação de outros stakeholders envolvidos nesse segmento.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El objetivo del artículo fue investigar los beneficios de la hospitalidad en el segmento de viajes de incentivo y presenta el resultado de una investigación empírica, exploratoria y explicativa por el método mixto con base en los conceptos Emic-Etic-Emic. Debido al tamaño y a la profundidad del estudio principal, el foco de este artículo estaba en los hallazgos de la fase final Emic de la investigación de campo, a partir de los espacios observados en los resultados de las fases anteriores Emic y Etic. Fue realizada una investigación cualitativa por el método de estudio de casos múltiples por medio de la observación participante en tres viajes, siendo el problema de la investigación comprender la importancia de la hospitalidad entre stakeholders envueltos en viajes de incentivo para alcanzar un diferencial competitivo en el sector. Los principales resultados fueron que la hospitalidad es importante al crear fuertes lazos comerciales y ventajas competitivas, los componentes del experienscape son fundamentales en los viajes y la posibilidad de alcanzar la meta-hospitalidad durante los incentivos. Para futuros estudios, se considera realizar otros tipos de investigaciones con más respondentes y dar continuidad al análisis de las ventajas de la hospitalidad en viajes de incentivo, considerando la manifestación de otros stakeholders envueltos en este segmento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The goal of the research was to investigate the benefits of hospitality in the incentive travel segment and it presents the results of an empirical, exploratory and explanatory research by the mixed method based on Emic-Etic-Emic concepts. Due to the size and depth of the main study, the focus of this article was on the findings of the final Emic phase of the field research, based on the gaps observed in the results of the previous Emic and Etic phases. Qualitative research was carried out using the multiple case study method through participant observation in three trips, understanding the importance of hospitality among stakeholders involved in incentive travels to achieve a competitive advantage in the sector. The main results were that hospitality is important when creating strong business ties and competitive advantages, experienscape components are fundamental in travel and the possibility of achieving meta-hospitality during incentives. For future studies, it is considered to conduct other types of research with more respondents and continue the analysis of the advantages of hospitality in incentive travel, considering the manifestation of other stakeholders involved in this segment.
  • QUALIDADE DOS SERVIÇOS NO TURISMO DE EVENTOS: UM MAPEAMENTO CIENTÍFICO ATRAVÉS DA WEB OF SCIENCE E SCOPUS Artigo Científico

    Lima, Gabriela Dione Florêncio de; Maracajá, Kettrin Farias Bem; Mondo, Tiago Savi

    Resumo em Português:

    Resumo: O turismo de eventos demonstra-se uma atividade promissora, apresentando grande crescimento e reconhecimento no decorrer dos anos. Sabendo que a qualidade dos serviços turísticos em eventos tende a representar os critérios de escolha de um destino turístico, torna-se cada vez mais importante mensurar a qualidade desse setor. O objetivo geral deste estudo é mapear a produção sobre a qualidade dos serviços turísticos em eventos. A pesquisa foi realizada através da análise bibliométrica, permitindo mensurar e estudar os índices de produções científicas sobre um tema específico. Utilizou-se as bases de dados Web of Science e Scopus, refinando por artigos, idioma inglês, área de assunto e últimos dez anos. A análise dos dados foi obtida com o apoio do software Bibliometrix. As produções científicas sobre a qualidade dos serviços turísticos em eventos são mais representativas a partir do ano de 2019. A China está em posição de destaque, estando entre os países mais produtivos. Entre 2019 e 2021 houve o maior número de publicações na área, evidenciando um crescimento médio de 3,5 vezes nos últimos três anos. Conclui-se que a mensuração da qualidade no setor do turismo de eventos contribui para o aumento da fidelização, competitividade e lucratividade de empreendimentos que atuam nesse segmento.

    Resumo em Espanhol:

    reconocimiento a lo largo de los años. Sabiendo que la calidad de los servicios turísticos en eventos tiende a representar el criterio de elección de un destino turístico, se vuelve cada vez más importante medir la calidad de este sector. El objetivo general de este estudio es mapear la producción científica sobre la calidad de los servicios turísticos en los eventos. La investigación se llevó a cabo a través del análisis bibliométrico, lo que permitió medir y estudiar los índices de las producciones científicas sobre un tema específico. Se utilizaron las bases de datos Web of Science y Scopus, depurando por artículos, idioma inglés, área temática y últimos diez años. El análisis de los datos se obtuvo con el apoyo del software Bibliometrix. Las producciones científicas sobre la calidad de los servicios turísticos en eventos son más representativas a partir del año 2019. China ocupa una posición destacada, ubicándose entre los países más productivos. Entre 2019 y 2021 se registró el mayor número de publicaciones del área, mostrando un crecimiento promedio de 3,5 veces en los últimos tres años. Se concluye que la medición de la calidad en el sector del turismo de eventos contribuye al aumento de la lealtad, competitividad y rentabilidad de las empresas que actúan en este segmento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Event tourism is promising, showing remarkable growth and recognition over the years. Knowing that the quality of tourist services at events tends to represent the criteria for choosing a tourist destination, it becomes increasingly important to measure the quality of this sector. The main goal of this study is to map the scientific production about the quality of tourist services at events. The research was carried out through bibliometric analysis, measuring and studying the indexes of scientific productions on a specific theme. The Web of Science and Scopus refined with articles, English language, subject area and the last ten years. Data analysis was the support of the Bibliometrix software. Scientific productions on the quality of tourist services at events are more representative of the year 2019. China is in a prominent position, being among the most productive countries. Between 2019 and 2021, there was the highest number of publications in the area, showing an average growth of 3.5 times in the last three years. It concluded that the measurement of quality in the event tourism sector contributes to the increase in loyalty, competitiveness and profitability of enterprises that operate in this segment.
  • COMUNICAÇÃO PERSUASIVA DE INFLUENCIADORES NO TURISMO: TEORIAS DISPONÍVEIS PARA SEU ESTUDO Artigo Científico

    Hidalgo, Alma Belén Rodríguez; Salcedo, Ana Leticia Tamayo; Tavira, Enrique Guadarrama

    Resumo em Português:

    Resumo: A imersão das tecnologias de informação e comunicação no setor de turismo modificou a forma de comunicação em todas as áreas, sendo uma das mais evidentes a promoção do turismo em ambientes virtuais. Isso levou à implementação de influenciadores como uma ferramenta estratégica para transformar o diálogo de interesse de sua comunidade de seguidores e influenciar suas intenções de viagem. Por meio de uma revisão sistemática e análise de conteúdo, este artigo reflete sobre os principais paradigmas teóricos da comunicação: crítico, estruturalista e funcionalista, disponíveis para o estudo da comunicação persuasiva de influenciadores no turismo. Por meio da coleta de artigos e livros sobre comunicação, são explicadas as características de cada paradigma, a fim de propor novas perspectivas disponíveis para o estudo do fenômeno recente. Conclui-se que, devido à divergência entre os paradigmas, a escolha de um paradigma dependerá do pesquisador e dos objetivos da pesquisa. Sugere-se que as repercussões da figura comunicativa do influenciador sob a perspectiva de cada um dos paradigmas que contribuem para a fundamentação teórico-metodológica desse fenômeno nos diferentes contextos socioculturais sejam estudadas com maior profundidade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: La inmersión de las Tecnologías de la Información y la Comunicación en el sector turístico ha modificado la forma de comunicación en todos los ámbitos, uno de los más evidentes ha sido en la promoción turística en entornos virtuales. Cuestión que ha promulgado la implementación del influencer como una herramienta estratégica para transformar el diálogo que sea de interés para su comunidad de seguidores e incidir en sus intenciones de viaje. Mediante una revisión sistemática y análisis de contenido, este artículo reflexiona sobre los principales paradigmas teóricos de la comunicación: crítico, estructuralista y funcionalista, disponibles para el estudio de la comunicación persuasiva por parte de influencers en turismo. Mediante la recolección de artículos y libros sobre comunicación, se explican las características de cada paradigma, a fin de proponer nuevas perspectivas disponibles para el estudio del reciente fenómeno. Se concluye que, debido a la divergencia entre paradigmas, la elección de un paradigma dependerá del investigador y de los objetivos de la investigación. Se sugiere profundizar en las repercusiones que tiene la figura comunicativa del influencer desde la mirada de cada uno de los paradigmas que contribuyan a la fundamentación teórico-metodológica de este fenómeno en los diferentes contextos socioculturales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The immersion of Information and Communication Technologies in the tourism sector has led to changes in forms of communication in all areas; one of the most evident has been in the promotion of tourism in virtual environments. This has led to the implementation of influencers, as a strategic tool for transforming the dialogue that is of interest to their community of followers, seeking to influence their travel intentions. Through a systematic review and content analysis, this article reflects on the main theoretical paradigms of communication: critical, structuralist and functionalist, available for the study of persuasive communication by influencers in tourism. Through the collection of articles and books on communication, the characteristics of each paradigm are explained, in order to propose new perspectives available for the study of the recent phenomenon. It is concluded that due to the divergence between paradigms, the choice of a paradigm will depend on the researcher and the research objectives. It is suggested that the repercussions of the communicative figure of the influencer be studied in greater depth, from the perspective of each of the paradigms that contribute to the theoretical-methodological foundation of this phenomenon, in different socio-cultural contexts.
  • AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS DO TURISMO NA TRILHA DA CACHOEIRA DO BURACÃO, CHAPADA DIAMANTINA - BAHIA/BRASIL Artigo Científico

    Soares, Antonio Gabriel Lessa; Lima, Brenda Laudano; Spinola, Carolina de Andrade

    Resumo em Português:

    Resumo: As unidades de conservação (UCs), notadamente os Parques Naturais, vêm se transformando no palco preferencial para a prática do ecoturismo no Brasil, tendo recebido, somente no ano de 2019, um fluxo superior a 15 milhões de visitantes (ICMBio, 2020). Por esse motivo, essa modalidade de turismo que, em sua definição, busca promover a conservação dos recursos naturais, necessita ser planejada, visando à minimização dos eventuais impactos que possa provocar. O presente trabalho teve o objetivo de avaliar os impactos causados pela visitação na trilha de um dos mais conhecidos atrativos da Chapada Diamantina, a Cachoeira do Buracão, localizada no Parque Natural Municipal do Espalhado, no município de Ibicoara (Bahia). Para isso, utilizou-se a metodologia Visitors Impact Management (VIM) através de uma adaptação ao Manual de Monitoramento e Gestão dos Impactos da Visitação em Unidades de Conservação, elaborado pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo e pelo WWF-Brasil. Como resultados, identificou-se que os danos à vegetação são o principal impacto, decorrentes de uma falta de planejamento do traçado da trilha, tendo sido sugeridas medidas corretivas que ajudem a saná-los.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Las Unidades de Conservación (UC), en particular los Parques Naturales, se han convertido en el escenario preferido para la práctica del ecoturismo en Brasil, habiendo recibido, solo en 2019, un flujo de más de 15 millones de visitantes (Icmbio, 2020). Por ello, este tipo de turismo, que en su definición busca promover la conservación de los recursos naturales, necesita ser planificado con miras a minimizar los posibles impactos que pueda ocasionar. El presente trabajo tuvo como objetivo evaluar los impactos causados por la visita en el sendero de una de las atracciones más conocidas de la Chapada Diamantina, la Cascada del Buracão, ubicada en el Parque Natural Municipal do Espalhado, en el municipio de Ibicoara - Bahia. Para ello se aplicó una adaptación de la Ruta Metodológica para el Manejo de los Impactos de la Visitación del ICMBIO. Como resultado, se identificó que el daño a la vegetación es el principal impacto, debido a la falta de planificación del recorrido del sendero, y se han sugerido medidas correctivas que ayuden a subsanarlas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Protected Areas, notably Natural Parks, have become a preferred setting for the practice of ecotourism in Brazil, having received, in 2019 alone, a flow of more than 15 million visitors (ICMbio, 2020). This this type of tourism, which by definition, seeks to promote the conservation of natural resources, needs to be planned with a view to minimizing the possible impacts that it can cause. This work aimed to evaluate the impacts caused by visitation to a trail that is of one of the best known attractions of Chapada Diamantina; the Buracão Waterfall trail, located in the Espalhado Natural Park (Ibicoara - Bahia). The Visitor Impact Management (VIM) methodology was used, through an adaptation of the Manual for the Monitoring and Management of Impacts of Visitation to Conservation Units” (Manual de Monitoramento e Gestão dos Impactos da Visitação em Unidades de Conservação) elaborated by the Secretary of Environment of the State of São Paulo and the WWF-Brasil. As a result, the main impacts identified were damage to the vegetation, due to a lack of planning of the course of the trail. Corrective measures are suggested to help to remedy these impacts.
  • IMAGEM DE DESTINO BASEADA NA NATUREZA: UM MODELO DE MEDIÇÃO MULTIDIMENSIONAL VALIDADO EMPIRICAMENTE NO DESTINO AMAZÔNIA BRASILEIRA. Artigo Científico

    Chaves, Paula Cristina Pereira Rodrigues; Anjos, Francisco Antônio dos; Kuhn, Vitor Roslindo

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo teve como objetivo validar empiricamente um modelo de mensuração multidimensional da Imagem de Destino Baseado na Natureza - IDBN, incluindo os componentes cognitivo, afetivo e conativo, presentes no construto das variáveis testadas por Chaves e Anjos, (2022). A validação do modelo de mensuração do IDBN contou com uma amostra não probabilística baseada em cotas composta por 592 turistas internacionais que visitaram o destino Amazônia Legal. Os resultados apontaram que o IDBN pode ser medido por um construto tridimensional de 3ª Ordem, onde os componentes da imagem apresentaram influência positiva na formação da imagem global, sendo o componente afetivo de maior influência, seguido pelo cognitivo e conativo, apresentando validade convergente e discriminante. O estudo contribui para as discussões teóricas sobre a IDBN, oferecendo uma escala multidimensional com propriedade psicométrica confiável e validada com 57 variáveis, assuntos escassos na literatura científica, bem como, nas estratégias de marketing de instituições públicas e privadas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este artículo tuvo como objetivo validar empíricamente un modelo de medición multidimensional de la Imagen de Destino Basada en la Naturaleza - IDBN, incluyendo los componentes cognitivo, afectivo y conativo, presentes en el constructo de las variables testadas por Chaves y Anjos, (2022). La validación del modelo de medición del IDBN se basó en una muestra no probabilística basada en cuotas compuestas por 592 turistas internacionales que visitaron el destino Amazonía Legal. Los resultados mostraron que la IDBN puede ser medida mediante un constructo tridimensional de tercer orden, donde los componentes de la imagen tuvieron una influencia positiva en la formación de la imagen global, siendo el componente afectivo el de mayor influencia, seguido por el cognitivo y el conativo. componentes, con validez convergente y discriminante. El estudio contribuye a las discusiones teóricas sobre la IDBN, ofreciendo una escala multidimensional con propiedad psicométrica confiable y validada con 57 variables, temas escasos en la literatura científica, así como en las estrategias de marketing de instituciones públicas y privadas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper aimed to empirically validate a multidimensional measurement model for the Nature-Based Tourism Destination Image - NBDI, including the cognitive, affective, and conative components, present in the construct of variables tested by Chaves and Anjos, (2022). The validation of the NBDI measurement model relied on a non-probability quota-based sample consisting of 592 international tourists who visited the Legal Amazon destination. The results pointed out that the NBDI can be measured by a three-dimensional construct of 3rd Order, where the image components presented a positive influence in the formation of the overall image, being the affective component of greater influence, followed by the cognitive and conative, presenting convergent and discriminant validity. The study contributes to the theoretical discussions about NBDI, offering a multidimensional scale with reliable psychometric property and validated with 57 variables, scarce subjects in the scientific literature, as well as, in the marketing strategies of public and private institutions.
  • ENGAJAMENTO DO CONSUMIDOR COM DESTINOS TURÍSTICOS: ADAPTAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UMA ESCALA Artigo Científico

    Frio, Ricardo Saraiva; Pereira, Lucimari Acosta; Limberger, Pablo Flôres; Bernd, Maitê Choti

    Resumo em Português:

    Resumo: A relação dos consumidores com as marcas passa por novas perspectivas, a partir do maior uso de mídias sociais. A relação entre clientes e empresas, com base na lógica de serviço dominante, torna-se recíproca, interativa e colaborativa. O engajamento do consumidor representa essa relação do consumidor com marcas. Identifica-se, na literatura, vários modelos para mensuração de engajamento do consumidor, todavia, esses modelos não consideram o papel do engajamento negativo. Com isso, o objetivo do presente estudo é contribuir com a validade externa de uma escala de engajamento do consumidor, adaptando-a ao contexto de destinos turísticos. O modelo de mensuração é composto por quatro constructos de primeira ordem (engajamento de conteúdo, cocriação de valor, advocacia e engajamento negativo). Após a realização da tradução reversa e validade de conteúdo, os dados foram aplicados a uma amostra final de 239 turistas que deveriam responder o seu engajamento com o último destino que visitaram pela primeira vez. Após a verificação das cargas fatoriais, confiabilidade dos dados e relação com outros constructos, identificou-se a validade de constructo (validade discriminante, convergente e validade nomológica). Os resultados indicam a necessidade de adequação do modelo para verificação do engajamento com destinos turísticos e representa o primeiro estudo que adapta e replica a escala proposta. Além dessas contribuições acadêmicas, o estudo apresenta um modelo para gestores verificarem o engajamento dos turistas com destinos. A principal limitação de pesquisa decorre da aplicação da escala, sem comparação com outros modelos, sugerindo-se que novos estudos ampliem o debate sobre dimensionalidade do constructo, a partir da comparação de modelos distintos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: La relación de los consumidores con las marcas pasa por nuevas perspectivas, desde una mayor utilización de las redes sociales. La relación entre clientes y empresas, basada en la lógica de servicio dominante, se vuelve recíproca, interactiva y colaborativa. El compromiso del consumidor representa esa relación del consumidor con las marcas. En la literatura se encuentran distintos modelos para mensuración del compromiso del consumidor, sin embargo, esos modelos no consideran el compromiso negativo. Por lo tanto, el objetivo de este estudio es contribuir a la validez externa de una escala de compromiso del consumidor., adaptándola al contexto de los destinos turísticos. El modelo de mensuración se compone de cuatro constructos de primer orden (interacción con el contenido, co-creación de valor, abogacía y compromiso negativo). Luego de realizar la traducción reversa y la validez de contenido, los datos se aplicaron a una muestra final de 239 turistas que debían responder cuál su compromiso con el último destino que visitaron por primera vez. Después de verificar las cargas factoriales, la confiabilidad de los datos y la relación con otros constructos, se identificó la validez de constructo (validez discriminante, convergente y nomológica). Los resultados indican que el modelo es adecuado para verificar el compromiso con los destinos turísticos y representa el primer estudio que adapta y replica la escala propuesta. Además de esas contribuciones académicas, el estudio presenta un modelo para que los administradores verifiquen el compromiso de los turistas con los destinos. La principal limitación de la investigación radica en la aplicación de la escala, sin comparación con otros modelos, proponiéndose que estudios posteriores amplíen el debate sobre la dimensionalidad del constructo, desde la comparación de diferentes modelos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The relationship between customers and brands is gaining new perspectives based on the greater use of social media. The relationship between customers and companies, based on the service-dominant logic, becomes reciprocal, interactive, and collaborative. Customer engagement represents this relationship between costumers and brands. Several models for measuring customer engagement are identified in the literature, however, these models do not consider the role of negative engagement. Therefore, the aim of this study is to contribute to the external validity of a consumer engagement scale, adapting it to the context of tourist destinations. The measurement model is composed of four first-order constructs (content engagement, value co-creation, advocacy, and negative engagement). After the back translation and content validity, the data were applied to a final sample of 239 tourists who should describe their engagement with the last destination they visited for the first time. After checking the factor loadings, data reliability and relationship with other constructs, the construct validity was identified (discriminant, convergent and nomological validity). The results indicate that the model is suitable for measuring engagement with tourist destinations and represents the first study that adapts and replicates the proposed scale. In addition to these academic contributions, the study presents a model that allows managers to measure the engagement of tourists with destinations. The main limitation of the research stems from the application of the scale, without comparison with other models, suggesting that further studies broaden the debate on the dimensionality of the construct, based on the comparison of different models.
  • ENGAJAMENTO DE CONSUMIDORES COM PROGRAMAS DE FIDELIDADE DE COMPANHIAS AÉREAS NO BRASIL: PERCEPÇÕES EM RELAÇÃO ÀS MILHAS, IMPORTÂNCIA E DIFICULDADES NA GESTÃO DAS MILHAS. Artigo Científico

    Gavinho, Carolina de Paula Nunes; Mayer, Verônica Feder; Santos, Glauber Eduardo de Oliveira

    Resumo em Português:

    Resumo: Os programas de milhagem, também chamados de programas de passageiros frequentes ou programas de fidelidade de companhias aéreas, foram concebidos com o objetivo de atrair e manter os clientes do setor de transporte aéreo através de um sistema de recompensas baseado em milhas ou pontos. Nas últimas décadas, esses programas expandiram-se e tornaram-se um mercado vasto, complexo e lucrativo. Apenas no Brasil, há mais de 185 milhões de clientes participando de programas de fidelidade de companhias aéreas. Buscando ampliar o conhecimento disponível sobre o comportamento dos clientes de programas de milhagem, foi realizada uma pesquisa junto a 414 consumidores desse mercado no Brasil. Uma combinação de abordagens metodológicas foi usada no estudo. Primeiramente, com o método qualitativo de associação livre foram examinadas percepções e significados atribuídos pelos consumidores às milhas aéreas. Os resultados indicam que pessoas percebem milhas majoritariamente como prêmios e, em menor grau, como um tipo de moeda. Na etapa quantitativa, buscou-se explicar determinantes do engajamento comportamental de consumidores com as milhas aéreas. O modelo de equações estruturais suportou o modelo de hipóteses proposto, indicando que o engajamento de consumidores é determinado pela importância atribuída às milhas e pelas dificuldades inerentes a gestão desse ativo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Los programas de millas, también llamados programas de viajero frecuente o programas de fidelización de aerolíneas, fueron diseñados con el objetivo de atraer y retener clientes en la industria aérea a través de un sistema de recompensas basado en millas o puntos. En las últimas décadas, estos programas se han expandido hasta convertirse en un mercado vasto, complejo y lucrativo. Sólo en Brasil, hay más de 185 millones de clientes que participan en programas de fidelización de aerolíneas. Buscando ampliar el conocimiento disponible sobre el comportamiento de los clientes del programa de viajero frecuente, se realizó una encuesta a 414 consumidores de este mercado en Brasil. En el estudio se utilizó una combinación de enfoques metodológicos. En primer lugar, mediante el método cualitativo de libre asociación, se examinaron las percepciones y significados atribuidos por los consumidores a las millas aéreas. Los resultados indican que las personas perciben las millas mayoritariamente como recompensas y, en menor medida, como un tipo de moneda. En la etapa cuantitativa, buscamos explicar los determinantes del compromiso conductual del consumidor con las millas aéreas. El modelo de ecuaciones estructurales apoyó el modelo de hipótesis propuesto, indicando que el compromiso del consumidor está determinado por la importancia atribuida a las millas y las dificultades inherentes a la gestión de este activo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Mileage programs, also known as frequent flyer programs or airline loyalty programs, were created with the purpose of attracting and retaining air transport customers through a rewards system based on miles or points. Over the past few decades, these programs have grown and have become a vast, complex, and profitable market. In Brazil alone, there are more than 185 million active customers in airline loyalty programs. In order to expand the available knowledge about mileage program customers’ behaviour, a survey was conducted among 414 consumers in this market in Brazil. A combination of methodological approaches was used in the study. Firstly, the qualitative method of free association was employed to examine perceptions and meanings attributed by consumers to airline miles. The results indicate that people predominantly perceive miles as rewards and, to a lesser extent, as a form of currency. In the quantitative phase, we aimed to explain the determinants of consumer engagement with airline miles. The structural equation model supported the proposed hypothesis model, indicating that consumer engagement is determined by the importance attributed to miles and the inherent difficulties in managing this asset.
  • O QUE SE SABE SOBRE O USO DE GROUNDED THEORY EM ESTUDOS SOBRE TURISMO RURAL? Artigo Científico

    Lima, Fernanda Évilin de Jesus Fortunato; Binotto, Erlaine; Grechi, Dores Cristina; Oliveira, Paulo Cristiano de; Cremon, Thais

    Resumo em Português:

    Resumo: A Grounded Theory é um método de pesquisa de base qualitativa apropriado para a extração e a interpretação de conceitos organizados, apresentados em forma de teoria formal ou substantiva. O método tem sido utilizado em diversas áreas e, internacionalmente, os pesquisadores da área do turismo vêm empregando a Grounded Theory em suas pesquisas. O turismo rural tem sido considerado um segmento relevante para a economia por proporcionar diversificação das atividades realizadas nas proporiedades rurais, o que gera novas fontes de renda. Este artigo tem por objetivo identificar o uso e a aplicação do método Grounded Theory em pesquisas sobre turismo rural e roteiros turísticos. Para isso, foi proposta uma revisão integrativa da teoria considerando artigos das bases de dados Scopus, Web of Science, Science Direct e Scielo no período de 2017 a 2022. Os resultados mostram que a maioria dos estudos não apresenta claramente a abordagem utilizada, seja ela clássica, straussiana ou construtivista. Quanto às características do método, os estudos utilizam o método parcialmente, apropriando-se apenas da codificação, da comparação constante, de memorandos e diagramas. As discussões sobre o turismo rural inserem-se no campo da parceria público-privada e estão voltadas ao desenvolvimento das regiões turísticas, ao contexto da pandemia de Covid-19, à perspetiva de reestruturação de um destino turístico e ao comportamento do turista. Esta revisão integrativa oferece informações e insights sobre o tema e fornece conhecimento sobre a aplicação da Grounded Theory, despertando interesse para que outros pesquisadores adotem o método.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: La teoría fundamentada es un método de investigación de base cualitativa apropiado para la extracción e interpretación de conceptos organizados, presentados en forma de teoría formal o sustantiva. El método se ha utilizado en varias áreas y, a nivel internacional, los investigadores en el campo del turismo han estado utilizando la Teoría Fundamentada en sus investigaciones. El turismo rural ha sido considerado un segmento relevante para la economía ya que proporciona diversificación de las actividades que se realizan en las zonas rurales, lo que genera nuevas fuentes de ingresos. Este artículo tiene como objetivo identificar el uso y aplicación del método de la Teoría Fundamentada en la investigación sobre turismo rural e itinerarios turísticos. Para ello, se propuso una revisión integradora de la teoría considerando artículos de las bases de datos Scopus, Web of Science, Science Direct y Scielo de 2017 a 2022. Los resultados muestran que la mayoría de los estudios no presentan con claridad el enfoque utilizado, ya sea clásica, straussiana o constructivista. En cuanto a las características del método, los estudios utilizan el método parcialmente, utilizando únicamente codificación, comparación constante, memorandos y diagramas. Los debates sobre el turismo rural se inscriben en el ámbito de la colaboración público-privada y se centran en el desarrollo de las regiones turísticas, el contexto de la pandemia de Covid-19, las perspectivas de reestructuración de un destino y el comportamiento turísticos. Esta revisión integradora ofrece información y conocimientos sobre el tema y proporciona conocimientos sobre la aplicación de la Teoría Fundamentada, lo que despierta el interés de otros investigadores en adoptar el método.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Grounded Theory is a qualitative research method suitable for the extraction and interpretation of organized concepts presented in the form of a formal or substantive theory. This method has been employed in several fields. Internationally, researchers in the tourism field have been using Grounded Theory in their studies. Rural tourism has been considered a relevant segment of the economy as it provides diversification of activities on rural farms, generating new sources of income. The aim of this article is to identify the use and application of the Grounded Theory method in research on rural tourism and tourist routes. To achieve this, an integrative review of the literature was conducted, considering articles from the Scopus, Web of Science, Science Direct, and Scielo databases from 2017 to 2022. The results show that the majority of studies do not clearly specify the approach used, whether it's classical, Straussian, or constructivist. Regarding the method's characteristics, the studies utilize the method partially, incorporating elements such as coding, constant comparison, memos and diagrams. Discussions on rural tourism are situated within the realm of public-private partnerships, the development of tourist regions, the context of the Covid-19 pandemic, with a perspective on restructuring a tourist destination, and tourist behavior. This integrative review provides information and insights on the topic and offers knowledge about the application of Grounded Theory, sparking interest for other researchers to adopt this method.
Universidade do Vale do Itajaí Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC - Brasil, Tel.: (47)3261-1315 - Balneário Camboriú - SC - Brazil
E-mail: revistaturismo@univali.br