Engajamento de stakeholders
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Eng 1 |
Comitê Consultivo de Frete (Freight Advisory Committee = FAC) |
Grupo composto por diferentes stakeholders, que funciona como um fórum para discussão de soluções inovadoras para problemas do TUC. Deve ser complementado com esforços de divulgação direcionados para receber feedback de todos os segmentos da indústria. |
Holguín-Veras (2015)Holguín-Veras, J. (2015). Improving freight system performance in metropolitan area. Washington: TRB’s National Cooperative Freight Research Program. Recuperado em 20 de novembro de 2018, de http://pt.slideshare.net/EMBARQNetwork/improving-freight-system performance-in-metropolitan-areas-jos-holgun-vref-center-of-excellence-for-sustainable-urban-freight-systems-transforming-transportation-2015 http://pt.slideshare.net/EMBARQNetwork/i...
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Eng 2 |
Educação das autoridades eleitas |
Iniciativa com o objetivo de criar entendimento entre as autoridades quanto à importância do TUC para as cidades e seu potencial na melhoria do desempenho do sistema. |
Holguín-Veras (2015)Holguín-Veras, J. (2015). Improving freight system performance in metropolitan area. Washington: TRB’s National Cooperative Freight Research Program. Recuperado em 20 de novembro de 2018, de http://pt.slideshare.net/EMBARQNetwork/improving-freight-system performance-in-metropolitan-areas-jos-holgun-vref-center-of-excellence-for-sustainable-urban-freight-systems-transforming-transportation-2015 http://pt.slideshare.net/EMBARQNetwork/i...
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Eng 3 |
Comitê Consultivo Técnico (Technical Advisory Committee= TAC) |
Fórum no qual representantes do setor público, nas várias agências de jurisdição, se reúnem para discutir a política de gestão do TUC. |
Holguín-Veras (2015)Holguín-Veras, J. (2015). Improving freight system performance in metropolitan area. Washington: TRB’s National Cooperative Freight Research Program. Recuperado em 20 de novembro de 2018, de http://pt.slideshare.net/EMBARQNetwork/improving-freight-system performance-in-metropolitan-areas-jos-holgun-vref-center-of-excellence-for-sustainable-urban-freight-systems-transforming-transportation-2015 http://pt.slideshare.net/EMBARQNetwork/i...
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Eng 4 |
Criar parceria de qualidade de frete (Freight Quality Partnership = FQP) |
Parceria voluntária entre grupos do setor público e privado para promover a implantação de iniciativas para mitigação dos impactos negativos do TUC. |
Holguín-Veras (2015)Holguín-Veras, J. (2015). Improving freight system performance in metropolitan area. Washington: TRB’s National Cooperative Freight Research Program. Recuperado em 20 de novembro de 2018, de http://pt.slideshare.net/EMBARQNetwork/improving-freight-system performance-in-metropolitan-areas-jos-holgun-vref-center-of-excellence-for-sustainable-urban-freight-systems-transforming-transportation-2015 http://pt.slideshare.net/EMBARQNetwork/i...
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Estacionamento / gestão de áreas de carregamento |
Est 1 |
Códigos de construção aprimorados |
Legislação que visa prover soluções para o TUC em regiões de infraestrutura inadequada, tais como estacionamentos, áreas de embarque em edifícios de centros urbanos e estacionamentos à margem de áreas metropolitanas. |
Holguín-Veras (2015)Holguín-Veras, J. (2015). Improving freight system performance in metropolitan area. Washington: TRB’s National Cooperative Freight Research Program. Recuperado em 20 de novembro de 2018, de http://pt.slideshare.net/EMBARQNetwork/improving-freight-system performance-in-metropolitan-areas-jos-holgun-vref-center-of-excellence-for-sustainable-urban-freight-systems-transforming-transportation-2015 http://pt.slideshare.net/EMBARQNetwork/i...
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Est 2 |
Restrição de acesso a zonas de pedestres |
Restrição do acesso de veículos de TUC a áreas de pedestres a certas condições, como: acesso livre a áreas de pedestres durante a noite a todos os tipos de veículos, incluindo aqueles usados no TUC; acesso a zonas de pedestres restrito a veículos de TUC em determinadas janelas de tempo; uso de veículos especiais (por exemplo, elétricos) para acessar zonas de pedestres durante o horário comercial; discriminação dos tipos de mercadorias e veículos que podem acessar na área de pedestres. |
Rosini et al. (2005)Rosini, R., Panebianco, M., & Zanarini, M. (2005). City Ports project: Interim Report. Recuperado em 4 de fevereiro de 2020, de http://mobilita.regione.emilia-romagna.it/allegati/pubblicazioni/quaderni-servizio pianificazione/quaderno_7.pdf/view http://mobilita.regione.emilia-romagna.i...
, Muñuzuri et al. (2005)Muñuzuri, J., Larrañeta, J., Onieva, L., & Cortés, P. (2005). Solutions applicable by local administrations for urban logistics improvement. Cities, 22(1), 15-28. http://dx.doi.org/10.1016/j.cities.2004.10.003. http://dx.doi.org/10.1016/j.cities.2004....
, Van Duin & Quak (2007)Van Duin, J. H. R., & Quak, H. J. (2007). City logistics: a chaos between research and policy making? A review. In C. Brebbia (Ed.), Urban transport and the environment in the 21st century (pp. 135-146). Southampton: WitPress. http://dx.doi.org/10.2495/UT070141. http://dx.doi.org/10.2495/UT070141...
, Dasburg & Schoemaker (2006)Dasburg, N., & Schoemaker, J. (2006). D5.2: quantification of urban freight transport effects II: best urban freight solutions II (Report). The Netherlands: Best Urban Freight Solutions., Russo & Comi (2011)Russo, F., & Comi, A. (2011). Measures for sustainable freight transportation at urban scale: expected goals and tested results in Europe. Journal of Urban Planning and Development, 137(2), 142-152. http://dx.doi.org/10.1061/(ASCE)UP.1943-5444.0000052. http://dx.doi.org/10.1061/(ASCE)UP.1943-...
, Thompson & Taniguchi (2014)Thompson, R. G., & Taniguchi, E. (2014). Future directions. In E. Taniguchi, & R. G. Thompson (Eds.), City logistics: mapping the future (Chap. 13, pp. 201-210.). Boca Raton: CRC Press, Taylor & Francis. http://dx.doi.org/10.1201/b17715-14. http://dx.doi.org/10.1201/b17715-14...
, Creazza et al. (2014)Creazza, A., Curi, S., & Dallari, F. (2014). City logistics: panoramica delle best practice nazionali e internazionali (LIUC Papers, No. 271). Castellanza (VA), Italy.
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Est 3 |
Estacionamento em fila dupla de curta duração |
Permissão de estacionamento em fila dupla para operações de entrega de carga, limitado a intervalos não superiores a 15 minutos. Não objetiva reduzir o problema do estacionamento em fila dupla no centro da cidade, mas normalizar até que outras alternativas válidas sejam fornecidas. |
Muñuzuri et al. (2005)Muñuzuri, J., Larrañeta, J., Onieva, L., & Cortés, P. (2005). Solutions applicable by local administrations for urban logistics improvement. Cities, 22(1), 15-28. http://dx.doi.org/10.1016/j.cities.2004.10.003. http://dx.doi.org/10.1016/j.cities.2004....
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Estratégias relacionadas a veículos |
Vei 1 |
Programas/ regulamentos de entregas em baixo ruído |
Medida prevê regulamentos e iniciativas que estimulem a adoção de veículos de baixo ruído para entrega de mercadorias, visando assim reduzir a poluição sonora. |
Holguín-Veras (2015)Holguín-Veras, J. (2015). Improving freight system performance in metropolitan area. Washington: TRB’s National Cooperative Freight Research Program. Recuperado em 20 de novembro de 2018, de http://pt.slideshare.net/EMBARQNetwork/improving-freight-system performance-in-metropolitan-areas-jos-holgun-vref-center-of-excellence-for-sustainable-urban-freight-systems-transforming-transportation-2015 http://pt.slideshare.net/EMBARQNetwork/i...
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Vei 2 |
Veículos alternativos |
Concessão de acesso prioritário a veículos com certas características, relativas ao tamanho, tipo de energia consumida, tipo de motor, emissões, entre outras, visando melhorar os aspectos ambientais e de tráfego em áreas urbanas congestionadas. |
Muñuzuri et al. (2005)Muñuzuri, J., Larrañeta, J., Onieva, L., & Cortés, P. (2005). Solutions applicable by local administrations for urban logistics improvement. Cities, 22(1), 15-28. http://dx.doi.org/10.1016/j.cities.2004.10.003. http://dx.doi.org/10.1016/j.cities.2004....
, Rosini et al. (2005)Rosini, R., Panebianco, M., & Zanarini, M. (2005). City Ports project: Interim Report. Recuperado em 4 de fevereiro de 2020, de http://mobilita.regione.emilia-romagna.it/allegati/pubblicazioni/quaderni-servizio pianificazione/quaderno_7.pdf/view http://mobilita.regione.emilia-romagna.i...
, Van Duin e Quak (2007)Van Duin, J. H. R., & Quak, H. J. (2007). City logistics: a chaos between research and policy making? A review. In C. Brebbia (Ed.), Urban transport and the environment in the 21st century (pp. 135-146). Southampton: WitPress. http://dx.doi.org/10.2495/UT070141. http://dx.doi.org/10.2495/UT070141...
, Thompson & Taniguchi (2014)Thompson, R. G., & Taniguchi, E. (2014). Future directions. In E. Taniguchi, & R. G. Thompson (Eds.), City logistics: mapping the future (Chap. 13, pp. 201-210.). Boca Raton: CRC Press, Taylor & Francis. http://dx.doi.org/10.1201/b17715-14. http://dx.doi.org/10.1201/b17715-14...
e Creazza et al. (2014)Creazza, A., Curi, S., & Dallari, F. (2014). City logistics: panoramica delle best practice nazionali e internazionali (LIUC Papers, No. 271). Castellanza (VA), Italy. |
Gerenciamento de tráfego |
Tra 1 |
Restrições de tamanho e peso de veículos |
Iniciativa prevê restrições de modo a impedir a circulação de veículos de certo peso, tamanho (comprimento ou largura) ou número de eixos em determinadas vias ou áreas. |
Holguín-Veras (2015)Holguín-Veras, J. (2015). Improving freight system performance in metropolitan area. Washington: TRB’s National Cooperative Freight Research Program. Recuperado em 20 de novembro de 2018, de http://pt.slideshare.net/EMBARQNetwork/improving-freight-system performance-in-metropolitan-areas-jos-holgun-vref-center-of-excellence-for-sustainable-urban-freight-systems-transforming-transportation-2015 http://pt.slideshare.net/EMBARQNetwork/i...
, Rosini et al. (2005)Rosini, R., Panebianco, M., & Zanarini, M. (2005). City Ports project: Interim Report. Recuperado em 4 de fevereiro de 2020, de http://mobilita.regione.emilia-romagna.it/allegati/pubblicazioni/quaderni-servizio pianificazione/quaderno_7.pdf/view http://mobilita.regione.emilia-romagna.i...
, Muñuzuri et al. (2005)Muñuzuri, J., Larrañeta, J., Onieva, L., & Cortés, P. (2005). Solutions applicable by local administrations for urban logistics improvement. Cities, 22(1), 15-28. http://dx.doi.org/10.1016/j.cities.2004.10.003. http://dx.doi.org/10.1016/j.cities.2004....
, Van Duin & Quak (2007)Van Duin, J. H. R., & Quak, H. J. (2007). City logistics: a chaos between research and policy making? A review. In C. Brebbia (Ed.), Urban transport and the environment in the 21st century (pp. 135-146). Southampton: WitPress. http://dx.doi.org/10.2495/UT070141. http://dx.doi.org/10.2495/UT070141...
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e Creazza et al. (2014)Creazza, A., Curi, S., & Dallari, F. (2014). City logistics: panoramica delle best practice nazionali e internazionali (LIUC Papers, No. 271). Castellanza (VA), Italy. |
Tra 2 |
Rotas para caminhões |
Tipo especial de restrição de veículos que especifica os componentes da rede de transporte que podem ser usados nas operações de TUC. |
Holguín-Veras (2015)Holguín-Veras, J. (2015). Improving freight system performance in metropolitan area. Washington: TRB’s National Cooperative Freight Research Program. Recuperado em 20 de novembro de 2018, de http://pt.slideshare.net/EMBARQNetwork/improving-freight-system performance-in-metropolitan-areas-jos-holgun-vref-center-of-excellence-for-sustainable-urban-freight-systems-transforming-transportation-2015 http://pt.slideshare.net/EMBARQNetwork/i...
, Muñuzuri et al. (2005)Muñuzuri, J., Larrañeta, J., Onieva, L., & Cortés, P. (2005). Solutions applicable by local administrations for urban logistics improvement. Cities, 22(1), 15-28. http://dx.doi.org/10.1016/j.cities.2004.10.003. http://dx.doi.org/10.1016/j.cities.2004....
Rosini et al. (2005)Rosini, R., Panebianco, M., & Zanarini, M. (2005). City Ports project: Interim Report. Recuperado em 4 de fevereiro de 2020, de http://mobilita.regione.emilia-romagna.it/allegati/pubblicazioni/quaderni-servizio pianificazione/quaderno_7.pdf/view http://mobilita.regione.emilia-romagna.i...
, Muñuzuri et al. (2005)Muñuzuri, J., Larrañeta, J., Onieva, L., & Cortés, P. (2005). Solutions applicable by local administrations for urban logistics improvement. Cities, 22(1), 15-28. http://dx.doi.org/10.1016/j.cities.2004.10.003. http://dx.doi.org/10.1016/j.cities.2004....
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Tra 3 |
Harmonização de regulamentos |
Medida que busca a unificação de políticas relacionadas ao TUC para diferentes cidades de um país. Apresenta vantagem especialmente para operadores logísticos de abrangência nacional. |
Muñuzuri et al. (2005)Muñuzuri, J., Larrañeta, J., Onieva, L., & Cortés, P. (2005). Solutions applicable by local administrations for urban logistics improvement. Cities, 22(1), 15-28. http://dx.doi.org/10.1016/j.cities.2004.10.003. http://dx.doi.org/10.1016/j.cities.2004....
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Tra 4 |
Reserva de zonas on-line
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Iniciativa que permite a reserva de zonas de carga e descarga, garantindo sua disponibilidade no tempo solicitado e melhorando a confiabilidade das entregas. |
Muñuzuri et al. (2005)Muñuzuri, J., Larrañeta, J., Onieva, L., & Cortés, P. (2005). Solutions applicable by local administrations for urban logistics improvement. Cities, 22(1), 15-28. http://dx.doi.org/10.1016/j.cities.2004.10.003. http://dx.doi.org/10.1016/j.cities.2004....
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, Creazza, et al. (2014)Creazza, A., Curi, S., & Dallari, F. (2014). City logistics: panoramica delle best practice nazionali e internazionali (LIUC Papers, No. 271). Castellanza (VA), Italy.
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Tra 5 |
Restrições de tempo de acesso |
Estratégia que restringe os horários em que o TUC pode ocorrer, incluindo janelas de tempo de entrega, proibições de entrega diurna ou proibições de entrega noturna. |
Holguín-Veras (2015)Holguín-Veras, J. (2015). Improving freight system performance in metropolitan area. Washington: TRB’s National Cooperative Freight Research Program. Recuperado em 20 de novembro de 2018, de http://pt.slideshare.net/EMBARQNetwork/improving-freight-system performance-in-metropolitan-areas-jos-holgun-vref-center-of-excellence-for-sustainable-urban-freight-systems-transforming-transportation-2015 http://pt.slideshare.net/EMBARQNetwork/i...
, Rosini et al. (2005)Rosini, R., Panebianco, M., & Zanarini, M. (2005). City Ports project: Interim Report. Recuperado em 4 de fevereiro de 2020, de http://mobilita.regione.emilia-romagna.it/allegati/pubblicazioni/quaderni-servizio pianificazione/quaderno_7.pdf/view http://mobilita.regione.emilia-romagna.i...
, Muñuzuri et al. (2005)Muñuzuri, J., Larrañeta, J., Onieva, L., & Cortés, P. (2005). Solutions applicable by local administrations for urban logistics improvement. Cities, 22(1), 15-28. http://dx.doi.org/10.1016/j.cities.2004.10.003. http://dx.doi.org/10.1016/j.cities.2004....
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, Dasburg & Schoemaker (2006)Dasburg, N., & Schoemaker, J. (2006). D5.2: quantification of urban freight transport effects II: best urban freight solutions II (Report). The Netherlands: Best Urban Freight Solutions., Russo & Comi (2011)Russo, F., & Comi, A. (2011). Measures for sustainable freight transportation at urban scale: expected goals and tested results in Europe. Journal of Urban Planning and Development, 137(2), 142-152. http://dx.doi.org/10.1061/(ASCE)UP.1943-5444.0000052. http://dx.doi.org/10.1061/(ASCE)UP.1943-...
, Thompson & Taniguchi (2014)Thompson, R. G., & Taniguchi, E. (2014). Future directions. In E. Taniguchi, & R. G. Thompson (Eds.), City logistics: mapping the future (Chap. 13, pp. 201-210.). Boca Raton: CRC Press, Taylor & Francis. http://dx.doi.org/10.1201/b17715-14. http://dx.doi.org/10.1201/b17715-14...
e Creazza et al. (2014)Creazza, A., Curi, S., & Dallari, F. (2014). City logistics: panoramica delle best practice nazionali e internazionali (LIUC Papers, No. 271). Castellanza (VA), Italy. |
Tra 6 |
Zonas de baixa emissão |
Proibição do tráfego de veículos, ou apenas de veículos que não cumprem um padrão ambiental mínimo (restrições relacionadas aos tipos de motores), visando atender as áreas ambientalmente sensíveis, onde o acesso de veículos (passageiros e cargas) é restrito. |
Holguín-Veras (2015)Holguín-Veras, J. (2015). Improving freight system performance in metropolitan area. Washington: TRB’s National Cooperative Freight Research Program. Recuperado em 20 de novembro de 2018, de http://pt.slideshare.net/EMBARQNetwork/improving-freight-system performance-in-metropolitan-areas-jos-holgun-vref-center-of-excellence-for-sustainable-urban-freight-systems-transforming-transportation-2015 http://pt.slideshare.net/EMBARQNetwork/i...
, Muñuzuri et al. (2005)Muñuzuri, J., Larrañeta, J., Onieva, L., & Cortés, P. (2005). Solutions applicable by local administrations for urban logistics improvement. Cities, 22(1), 15-28. http://dx.doi.org/10.1016/j.cities.2004.10.003. http://dx.doi.org/10.1016/j.cities.2004....
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Gerenciamento logístico |
Log 1 |
Centros de Consolidação Urbana (Urban Consolidation Centers = UCC) |
Iniciativa que prevê a consolidação da carga em um terminal fora de uma determinada área-alvo, visando a redução do TUC em grandes centros. |
Holguín-Veras (2015)Holguín-Veras, J. (2015). Improving freight system performance in metropolitan area. Washington: TRB’s National Cooperative Freight Research Program. Recuperado em 20 de novembro de 2018, de http://pt.slideshare.net/EMBARQNetwork/improving-freight-system performance-in-metropolitan-areas-jos-holgun-vref-center-of-excellence-for-sustainable-urban-freight-systems-transforming-transportation-2015 http://pt.slideshare.net/EMBARQNetwork/i...
, Muñuzuri et al. (2005)Muñuzuri, J., Larrañeta, J., Onieva, L., & Cortés, P. (2005). Solutions applicable by local administrations for urban logistics improvement. Cities, 22(1), 15-28. http://dx.doi.org/10.1016/j.cities.2004.10.003. http://dx.doi.org/10.1016/j.cities.2004....
, Björklund, Johansson (2018)Björklund, M., & Johansson, H. (2018). Urban consolidation centre: a literature review, categorisation, and a future research agenda. International Journal of Physical Distribution & Logistics Management, 48(8), 745-764. http://dx.doi.org/10.1108/IJPDLM-01-2017-0050. http://dx.doi.org/10.1108/IJPDLM-01-2017...
, Rosini et al. (2005)Rosini, R., Panebianco, M., & Zanarini, M. (2005). City Ports project: Interim Report. Recuperado em 4 de fevereiro de 2020, de http://mobilita.regione.emilia-romagna.it/allegati/pubblicazioni/quaderni-servizio pianificazione/quaderno_7.pdf/view http://mobilita.regione.emilia-romagna.i...
, Muñuzuri et al. (2005)Muñuzuri, J., Larrañeta, J., Onieva, L., & Cortés, P. (2005). Solutions applicable by local administrations for urban logistics improvement. Cities, 22(1), 15-28. http://dx.doi.org/10.1016/j.cities.2004.10.003. http://dx.doi.org/10.1016/j.cities.2004....
, Van Duin & Quak (2007)Van Duin, J. H. R., & Quak, H. J. (2007). City logistics: a chaos between research and policy making? A review. In C. Brebbia (Ed.), Urban transport and the environment in the 21st century (pp. 135-146). Southampton: WitPress. http://dx.doi.org/10.2495/UT070141. http://dx.doi.org/10.2495/UT070141...
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, Thompson & Taniguchi (2014)Thompson, R. G., & Taniguchi, E. (2014). Future directions. In E. Taniguchi, & R. G. Thompson (Eds.), City logistics: mapping the future (Chap. 13, pp. 201-210.). Boca Raton: CRC Press, Taylor & Francis. http://dx.doi.org/10.1201/b17715-14. http://dx.doi.org/10.1201/b17715-14...
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Log 2 |
Sistemas de informação em tempo real |
Conjunto de tecnologias e estratégias para monitorar e gerenciar o tráfego, com base em informações em tempo real em termos de: 1) segurança viária; 2) redução do congestionamento; 3) conformidade regulatória; e 4) informações da cadeia de suprimentos. |
Holguín-Veras (2015)Holguín-Veras, J. (2015). Improving freight system performance in metropolitan area. Washington: TRB’s National Cooperative Freight Research Program. Recuperado em 20 de novembro de 2018, de http://pt.slideshare.net/EMBARQNetwork/improving-freight-system performance-in-metropolitan-areas-jos-holgun-vref-center-of-excellence-for-sustainable-urban-freight-systems-transforming-transportation-2015 http://pt.slideshare.net/EMBARQNetwork/i...
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Log 3 |
Janelas de entregas para grandes geradores de tráfego |
Iniciativa voltada para grandes polos geradores de viagens (PGV), de forma que os motoristas reservem seu espaço para entregas/retiradas de carga em determinado horário, antes de chegarem ao local. |
Holguín-Veras (2015)Holguín-Veras, J. (2015). Improving freight system performance in metropolitan area. Washington: TRB’s National Cooperative Freight Research Program. Recuperado em 20 de novembro de 2018, de http://pt.slideshare.net/EMBARQNetwork/improving-freight-system performance-in-metropolitan-areas-jos-holgun-vref-center-of-excellence-for-sustainable-urban-freight-systems-transforming-transportation-2015 http://pt.slideshare.net/EMBARQNetwork/i...
, Muñuzuri et al. (2005)Muñuzuri, J., Larrañeta, J., Onieva, L., & Cortés, P. (2005). Solutions applicable by local administrations for urban logistics improvement. Cities, 22(1), 15-28. http://dx.doi.org/10.1016/j.cities.2004.10.003. http://dx.doi.org/10.1016/j.cities.2004....
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Preços, incentivos e tributação |
Pre 1 |
Precificação de estradas |
Ferramenta de gestão de demanda em áreas urbanas para reduzir o tráfego, visando promover melhor uso da capacidade de transporte e reduzir os impactos ambientais. Sua aplicação se dá geralmente pelo uso de pedágios eletrônicos localizados à margem das cidades em túneis e/ou pontes, sendo as receitas utilizadas, em geral, para financiar os custos de construção e manutenção da infraestrutura urbana. |
Holguín-Veras (2015)Holguín-Veras, J. (2015). Improving freight system performance in metropolitan area. Washington: TRB’s National Cooperative Freight Research Program. Recuperado em 20 de novembro de 2018, de http://pt.slideshare.net/EMBARQNetwork/improving-freight-system performance-in-metropolitan-areas-jos-holgun-vref-center-of-excellence-for-sustainable-urban-freight-systems-transforming-transportation-2015 http://pt.slideshare.net/EMBARQNetwork/i...
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Pre 2 |
Precificação de estacionamentos |
Medida de cobrança em função do uso de áreas de estacionamento, podendo se basear em taxas fixas ou esquemas de precificação variáveis ou diferenciados. |
Holguín-Veras (2015)Holguín-Veras, J. (2015). Improving freight system performance in metropolitan area. Washington: TRB’s National Cooperative Freight Research Program. Recuperado em 20 de novembro de 2018, de http://pt.slideshare.net/EMBARQNetwork/improving-freight-system performance-in-metropolitan-areas-jos-holgun-vref-center-of-excellence-for-sustainable-urban-freight-systems-transforming-transportation-2015 http://pt.slideshare.net/EMBARQNetwork/i...
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Pre 3 |
Programas de certificação / reconhecimento / incentivos |
Medidas implementadas para incentivar e recompensar iniciativas sustentáveis em toda a cadeia de suprimentos. São três os tipos principais: programas abrangentes, específicos de área e de concessão. |
Holguín-Veras (2015)Holguín-Veras, J. (2015). Improving freight system performance in metropolitan area. Washington: TRB’s National Cooperative Freight Research Program. Recuperado em 20 de novembro de 2018, de http://pt.slideshare.net/EMBARQNetwork/improving-freight-system performance-in-metropolitan-areas-jos-holgun-vref-center-of-excellence-for-sustainable-urban-freight-systems-transforming-transportation-2015 http://pt.slideshare.net/EMBARQNetwork/i...
, Muñuzuri et al. (2005)Muñuzuri, J., Larrañeta, J., Onieva, L., & Cortés, P. (2005). Solutions applicable by local administrations for urban logistics improvement. Cities, 22(1), 15-28. http://dx.doi.org/10.1016/j.cities.2004.10.003. http://dx.doi.org/10.1016/j.cities.2004....
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Pre 4 |
Tributação |
Iniciativas usadas para aumentar as receitas e promover mudanças de comportamento que levem a benefícios públicos. |
Holguín-Veras (2015)Holguín-Veras, J. (2015). Improving freight system performance in metropolitan area. Washington: TRB’s National Cooperative Freight Research Program. Recuperado em 20 de novembro de 2018, de http://pt.slideshare.net/EMBARQNetwork/improving-freight-system performance-in-metropolitan-areas-jos-holgun-vref-center-of-excellence-for-sustainable-urban-freight-systems-transforming-transportation-2015 http://pt.slideshare.net/EMBARQNetwork/i...
, Muñuzuri et al. (2005)Muñuzuri, J., Larrañeta, J., Onieva, L., & Cortés, P. (2005). Solutions applicable by local administrations for urban logistics improvement. Cities, 22(1), 15-28. http://dx.doi.org/10.1016/j.cities.2004.10.003. http://dx.doi.org/10.1016/j.cities.2004....
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Pre 5 |
Acessos automáticos |
Uso de detectores instalados na via, permitindo o acesso a áreas urbanas de veículos autorizados, conforme suas características funcionais e/ou estéticas |
Rosini et al. (2005)Rosini, R., Panebianco, M., & Zanarini, M. (2005). City Ports project: Interim Report. Recuperado em 4 de fevereiro de 2020, de http://mobilita.regione.emilia-romagna.it/allegati/pubblicazioni/quaderni-servizio pianificazione/quaderno_7.pdf/view http://mobilita.regione.emilia-romagna.i...
, Muñuzuri et al. (2005)Muñuzuri, J., Larrañeta, J., Onieva, L., & Cortés, P. (2005). Solutions applicable by local administrations for urban logistics improvement. Cities, 22(1), 15-28. http://dx.doi.org/10.1016/j.cities.2004.10.003. http://dx.doi.org/10.1016/j.cities.2004....
, Van Duin & Quak (2007)Van Duin, J. H. R., & Quak, H. J. (2007). City logistics: a chaos between research and policy making? A review. In C. Brebbia (Ed.), Urban transport and the environment in the 21st century (pp. 135-146). Southampton: WitPress. http://dx.doi.org/10.2495/UT070141. http://dx.doi.org/10.2495/UT070141...
, Russo & Comi (2011)Russo, F., & Comi, A. (2011). Measures for sustainable freight transportation at urban scale: expected goals and tested results in Europe. Journal of Urban Planning and Development, 137(2), 142-152. http://dx.doi.org/10.1061/(ASCE)UP.1943-5444.0000052. http://dx.doi.org/10.1061/(ASCE)UP.1943-...
e Creazza et al. (2014)Creazza, A., Curi, S., & Dallari, F. (2014). City logistics: panoramica delle best practice nazionali e internazionali (LIUC Papers, No. 271). Castellanza (VA), Italy. |