Análise da acessibilidade de pick-up points: rumo à sustentabilidade das entregas do comércio eletrônico

Leise Kelli de Oliveira Renata Lúcia Magalhães de Oliveira Luisa Tavares Muzzi de Sousa Ian de Paula Caliari Carla de Oliveira Leite Nascimento Sobre os autores

Resumo

O pick-up point (PP) é uma alternativa às entregas em casa e uma importante oportunidade para reduzir as entregas fracassadas dentro das áreas urbanas. Neste estudo, propomos analisar a acessibilidade dos PPs localizados em estabelecimentos comerciais (farmácias, postos de gasolina, correios, supermercados e shopping centers) considerados mais atraentes pelos e-consumidores para receber essa solução de entrega. A abordagem metodológica utiliza a análise espacial para identificar a área de cobertura dos PPs considerando dados socioeconômicos e preferências do consumidor eletrônico. Ainda assim, usamos ferramentas espaciais para analisar a acessibilidade dos PPs considerando a infraestrutura de transporte, a localização da população e a localização das oportunidades de trabalho através de diferentes modos de transporte. Os resultados indicam diferenças nos níveis de acessibilidade entre os PPs, destacando as importantes associações entre atividades econômicas, padrões de uso da terra e transporte no planejamento de cidades sustentáveis. O uso de métodos de análise de cluster como abordagem metodológica é uma contribuição e pode ser replicado para apoiar a tomada de decisões em outras cidades.

Palavras-chave:
Transporte urbano de carga; Pick-up points; Acessibilidade; Entrega do comércio eletrônico; Entrega da última milha

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