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Modelo de análise multicriterial para a locação de portos secos em áreas urbanas: um estudo de caso na cidade de Garuva, Santa Catarina

Resumo

Este artigo estudou a localização de portos secos sob a perspectiva de redução dos impactos causados pelas atividades portuárias no ambiente urbano. O principal objetivo foi a construção de um modelo baseado em análise de decisão multicriterial aliado a um Sistema de Informação Geográfica para a seleção de áreas sujeitas à locação de portos secos. Um importante ponto neste estudo foi a definição dos critérios de restrição e de fatores para o desenvolvimento do modelo. A distância ao porto foi determinada como o mais relevante critério, seguida por hierarquização viária, densidade domiciliar, vegetação e declividade, respectivamente. Os critérios de restrição foram: áreas de preservação permanente e faixas não edificantes. O modelo foi validado em uma cidade onde a atividade portuária é legalizada em seu plano diretor. Os resultados mostraram que as áreas mais próximas do porto, com menor densidade populacional e mais próximas das principais rodovias da cidade são aquelas mais apropriadas para a implantação de portos secos. Ficou evidenciado que a utilização de análise multicriterial para a seleção de áreas sujeitas à implantação de portos secos pode ser um apoio adicional na elaboração de planos diretores de cidade portuárias.

Palavras-chave:
Porto seco; Ambiente urbano; Análise espacial multicriterial; Desenvolvimento sustentável

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