Plano Urbanístico Básico (PUB) - 1968 |
As recomendações do PUB (a médio prazo até 1975 e a longo prazo até 1991) para a estrutura urbana consideravam orientar o crescimento até 1990, com uma visão oposta aos planos antecedentes por duas razões principais: 1 - explicitar um maior controle da expansão metropolitana e, 2 - priorizar o transporte coletivo para promover maior mobilidade, necessária para atender à demanda das dinâmicas urbanas consequentes da distribuição de emprego e moradia. Partindo de três conceitos, quatro modelos e cinco alternativas, optou pelo modelo 3, vinculado ao conceito 4 que postulava uma área central e uma polinucleação interligada por um sistema de eixos estruturados para o transporte coletivo. |
Plano Metropolitano de Desenvolvimento Integrado (PMDI) - 1970 |
Apresentou dois conceitos. O primeiro apresentava um esquema similar ao do PUB, tanto nas centralidades quanto na rede do sistema viário, e o segundo buscava orientar a expansão urbana por meio de uma “descentralização concentrada”, partindo dos elementos naturais: os vales dos rios Tietê, Pinheiros e Tamanduateí, “três rios, três vales, três corredores”. Deste modo, o segundo conceito direcionava a estrutura urbana por meio de instalação de corredores de alta densidade e concentração de comércio e serviços nas sub-regiões, interligando as rodovias por meio do anel rodoviário. |
Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado II (PDDI II) - 1982 |
O sistema de transporte projetado tinha como principais diretrizes: explorar ao máximo a capacidade do sistema de transporte de massa existente, especialmente o modo ferroviário; aumentar a capacidade dos eixos principais de transporte coletivo; melhorar interligação física e tarifária entre os diferentes modos de transporte com terminais intermodais e ampliar e melhorar o sistema viário para atender bairros periféricos. Indicava a necessidade de amenizar o caráter radio-concêntrico da estrutura de transporte, permitindo ligações “inter-vetoriais”. As diretrizes para o uso e ocupação do solo tiveram como principais focos o desenvolvimento de centros sub-regionais para estimular os adensamentos populacionais ao seu entorno e a contenção da expansão horizontal nas áreas periféricas, ainda que já assumisse os conflitos fundiários decorrentes da questão inflacionária da habitação. |
Plano |
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Proposta de Plano Diretor (PD) de 1985 |
Propôs o preenchimento dos “vazios urbanos” nos três anéis identificados: anel central, anel intermediário e anel periférico e o adensamento com verticalização e reocupação do centro principal para fins habitacionais. Quanto à estrutura viária, buscou completar o anel viário e gradativamente transformar o modelo radioconcêntrico em uma malha ortogonal com a interligação entre as vias radiais, em consonância aos preceitos do PUB. Compreendendo o sistema de transporte coletivo como elemento indutor da estruturação urbana, o plano previa a ampliação da rede sob pneus, integrando à proposta do metrô a rede de trens suburbanos. Tinha como interesse a separação das vias entre o transporte coletivo e individual, atuando como sistemas distintos, apesar de complementares. Introduziu, pela primeira vez, as operações urbanas. |
Plano |
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Proposta de Plano Diretor (PD) de 1991 |
Sua missão foi equacionar os desequilíbrios espaciais advindos das contradições entre verticalizações e adensamentos. Para isso, a proposta estabeleceu um macrozoneamento contendo duas macrozonas: de proteção ambiental e de estruturação e qualificação urbana, sendo que, para a segunda, propôs-se a utilização de um coeficiente de aproveitamento único (igual a 1) para a aplicação do instrumento da outorga onerosa do direito de construir. Em relação ao transporte, o plano trouxe uma divisão entre a estrutura para o transporte coletivo, a estrutura viária, com a complementação da interligação entre as radiais e a rede de transporte de cargas. Sobre a rede de transporte coletivo, considerou, eminentemente, a proposta estabelecida para a rede de metrô e, quanto ao sistema de vias, inseriu a proposta do “rodoanel metropolitano”. Muitos dos instrumentos urbanísticos que viriam a fazer parte do Estatuto da Cidade, em 2001, foram propostos. |
Plano Diretor Estratégico (PDE) de 2002 |
Indicou a ampliação das linhas de metrô, além da implantação dos corredores de ônibus associados à instalação prioritária de comércio e serviços - formando corredores de centralidade, conectados aos centros de bairro - e a um adensamento populacional para requalificar as áreas próximas. O estabelecimento das Áreas de Intervenção Urbana (AIUs) ao longo destes eixos visava potencializar a qualificação das áreas inseridas em uma faixa de 300 metros de cada lado da via em um raio de 600 metros no entorno de estações metroviárias ou ferroviárias. Esta proposta está em sintonia com as propostas do PUB e a subdivisão da Macrozona de Estruturação e Qualificação em quatro macroáreas vincula-se aos padrões de adensamento adotados nos planos anteriores, agora adaptadas aos eixos de mobilidade e traduzidos como áreas consolidadas ou em estruturação. Nesta configuração foram demarcadas as operações urbanas consorciadas. |
Plano Diretor Estratégico de 2014 |
Assim como no plano de 2002, a Macrozona de Estruturação e Qualificação Urbana foi subdividida em quatro macroáreas, com perímetros um pouco diferentes dos do plano anterior. A diferença maior foi na criação da Macroárea de Estruturação Metropolitana, mas que guardava sintonia com os perímetros de operações urbanas estabelecidos no plano anterior. Esta Macroárea abrange as vias estruturais, as planícies fluviais do Tietê, Pinheiros e Tamanduateí, o sistema ferroviário e rodovias, em articulação com os polos da RMSP. A rede estrutural de transporte coletivo contou com o estabelecimento dos eixos para o transporte de média e alta capacidade, incluindo a rede de metrô planejada para 2030 e a demarcação das áreas de influência. Estas áreas foram demarcadas ao longo dos eixos, variando de 150 a 300 metros e, no entorno das estações, de 400 a 600 metros. Nestas áreas a proposta foi incentivar o uso misto e o aumento do potencial construtivo, inclusive com a implementação dos Projetos de Intervenção Urbana (PIUs), a serem realizados por meio de Operações Urbanas Consorciadas e Concessões Urbanísticas. |