| Transporte motorizado |
Baias ao longo da via (segmento analisado) |
-Valor 1 para a presença de baias específicas para operações de carga e descarga; |
| - Valor 0,5 para baias que estejam em faixas de estacionamento de veículos de passeio (deve existir placas indicando); |
| -Valor de 0,25 para caso as operações de carga e descarga sejam realizadas em faixas de veículos de passeio, sem indicação de qualquer placa; |
| - Valor 0 para situações contrárias às apresentadas acima. |
| Baias em ruas de serviço |
Deve-se admitir valor máximo 1 para a presença de baias exclusivamente em ruas de serviço, valor de 0,5 para a existência de baias em ruas adjacentes e também nas principais e 0 para a existência de baias somente em ruas principais ou sem nenhuma baia por perto. |
| Condições dos pavimentos |
Vcond.pavimento=(Extensão do pavimento regular)/(Extensão total do trecho analisado) |
| Esquinas com ângulos adequados |
Deve-se admitir valor de 0 para ângulos inferiores a 90 graus e 1 para esquinas que possuam ângulo igual a 90 graus ou superior. |
| Inclinação da via |
Deve-se admitir como valor ideal (valor 1) para uma inclinação menor ou igual a 3%, desta forma para determinar o valor dentro da escala (0-1) para outras inclinações deve-se empregar a seguinte equação: |
| Vinc.via=(0,03- Vinc.via)/Vinc.via
|
| Largura da via |
Determinar a largura da via ideal e largura mínima para a via em análise: |
| Vlarg.ideal da via=número de faixas x largura recomendada da faixa de rolamento |
| Vlarg.mínimo da via=número de faixas x largura mínima da faixa de rolamento (3,00m) |
| Comparação dos valores |
| Vlarg.da via em análise ≥ Vlarg.ideal da via, atribui valor 1 |
| Vlarg.da via em análise ≤ Vlarg.ideal da via, verificar condições: |
| Vlarg.da via em análise ≥ Vlarg.mínimo da via, atribuir valor 0; |
| Vlarg.ideal da via ≤ Vlarg.da via em análise ≥ Vlarg.mínimo da via, deve-se realizar a interpolação entre os valores. |
| Número de faixas de rolamento |
-Mão única com 1 faixa, considerar valor 0; |
| -Mão única com 2 ou mais faixas, considerar valor 1; |
| -Mão dupla com 1 faixa, considerar valor 0; |
| -Mão dupla com 2 ou mais faixas, considerar valor 1; |
| Transporte não motorizado |
Largura livre da calçada |
-Para metragem de calçada (livre de obstáculos) maior ou igual a 2,15m adota-se valor 1; |
| -Para metragem de calçada (livre de obstáculos) inferior a 1,50m, adota-se valor 0; |
| - Para metragem de calçada (livre de obstáculos) entre 1,50m e 2,15m, deve-se realizar a interpolação. |
| Número de baias dentro de 500m do PGV |
Vbaias em 500m=(Baias dentro de 500m do PGV)/(Número de segmentos viários dentro deste 500m) |
| Obstrução nas calçadas |
Vobst.calçada=(Extensão das obstruções)/(Extensão total do trecho analisado) |
| Rampas entre calçadas e via |
Desta forma deve-se admitir um valor máximo de 1 para a região com presença de rampas entre calçadas e via, e valor 0 para regiões sem rampas. |
| Regularidade da pavimentação da calçada |
Vcond.pav.calçada=(Extensão do pavimento regular)/(Extensão total do trecho analisado) |
| Uso do solo |
Densidade comercial |
Vdens.comercial=(Σ(extensão do empreendimento comercial ))/(metros do segmento viário) |
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Densidade residencial |
Vdens.residencial=(Σ(extensão do empreendimento residencial ))/(metros do segmento viário) |
| Distância entre áreas de comercio e centros de distribuição |
Vdist.área comercial e centro de distr=(A-B)/A |
| Onde: |
| A - distância do comércio até o limite municipal (km); |
| B - distância do comércio até o centro de distribuição (km). |
| Empreendimentos com estacionamentos exclusivos para carga |
Vemp.estc.exc.carga=(Número de empreendimentos com estacionamento exclusivo para carga no segmento)/(Total empreendimentos no segmento) |
| PGV com acesso exclusive para carga |
VPGV acesso carga=(Número de PGVs com acesso exclusivo para carga no segmento)/(Total PGV no segmento) |
| Transbordo em periferia |
Deve-se considerar valor máximo 1 para a existência de área de transbordo em periferia e/ou regulamentação e 0 para a falta. |
| Gestão do tráfego |
Fiscalização eletrônica de acesso e baias |
Deve-se admitir um valor máximo 1 para a região com presença de câmeras ao longo do segmento em análise e valor mínimo igual a 0 para onde não há. |
| Faixas de rolamento reversíveis para estacionamento e circulação |
Considera-se um valor máximo de 1 para segmento onde existe faixas reversíveis e valor 0 para segmento em que não exista faixa reversível. |
| Permissão de trânsito em faixa de ônibus. |
Considera-se um valor de 0 para a inexistência de faixa reversível e 1 para a existência. |
| Sistema de informações do trânsito |
Deve-se admitir um valor máximo 1 para o segmento em cuja via há presença de sistemas de informação, e valor igual a 0 para regiões sem a presença de sistemas de informações no segmento. |
| Transporte público compartilhado para carga |
Considera-se o uso do transporte público para transporte cargas, deve-se admitir valor igual a 1 e 0 para o não emprego. |
| Taxas de estacionamento da baia |
Deve-se admitir um valor máximo 1 para a região com presença de taxas de estacionamento nas baias independente do tipo de baia ou estacionamento para carga e descarga. |
| Condições de acesso |
Classificação de zona de carga |
Considera-se valor 1 para placas que indiquem o horário de circulação ou de estacionamento para veículos de carga, 0,5 para a presença de placas que indiquem o limite de peso, altura ou volume do veículo de carga, valor e valor 0 para a inexistência total de placas indicativas. |
| Estabelecimento de densidade mínima de ocupação do veículo |
Considera-se valor máximo de 1 para a situação favorável e 0 para a inexistência total de qualquer consideração quanto ao estabelecimento de densidade mínima de ocupação do veículo de carga para adentrar o centro urbano |
| Monopolização das entregas |
Considerar valor de 1 para o caso de existir monopolização das entregas em mesmos dias, valor 0,5 para fornecedores iguais porém a entrega não é em mesmo dia, valor de 0,25 para locais que há concentração de comércios de mesma similaridade possuindo assim potencial para entregas monopolizadas e 0 para que não exista nenhuma das situações apresentadas. |
| Pedágio urbano |
Deve-se admitir um valor máximo 1 para a região com presença de pedágio urbano, e valor de 0 para regiões sem a presença de pedágios. |
| Reserva eletrônica de vagas de carga e descarga |
Deve-se considerar valor de 1 para situação de existência de reserva eletrônica de vaga e valor 0 para caso não exista reserva eletrônica de vagas |