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Telefones celulares: uma cartografia digital de São Paulo

Desde as suas origens, os mapas foram feitos para definir um modo de compreensão, interpretação e representação do mundo, e deste modo, eles exercido continuamente o papel de atuar como linguagem e elemento de comunicação. Como ferramenta de comunicação, os mapas são capazes de espacializar a interação entre a realidade urbana social, econômica e cultural em uma expressão gráfica que fornece o significado do próprio sistema urbano. O objetivo deste trabalho é apresentar um projeto desenvolvido para o curso de graduação em design de interface digital que consistiu em reconhecer as mídias locativas como potencial instrumento para registro de experiências, observações e percepções da vida urbana, e do mapeamento destes registros, capazes de estimular o projeto na cidade, seja diretamente em seu espaço físico ou por meio de interfaces, como os próprios aplicativos para celulares. Além disto, objetivou-se também discutir o aparelho celular como produtor de novas linguagens, uma vez que mais que um telefone, o aparelho se tornou um agregado de mídias capazes de gera imagens, vídeos, sons etc

Telefones celulares; mídia locativa; cartografia urbana; interface urbana; semiótica


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