Direção Estratégica Urbana, City Marketing, Gestão da Qualidade Total e desenvolvimento econômico local. Enfoque metodológico

Amaia Bañales-Mallo Maria Soledad Aguirre-García María Leticia Santos-Vijande Sobre os autores

Resumo

As cidades têm um papel cada vez mais importante como geradoras de desenvolvimento econômico, são realidades complexas e dinâmicas que disputam umas com as outras para atrair recursos, fundos e talento. Assim, é imprescindível serem capazes de gerir com sucesso os múltiplos desafios a condicionar sua competitividade, fazendo com que a gestão urbana constitua uma matéria de estudo da maior transcendência. Este trabalho reivindica o estudo de casos como metodologia de grande validade científica para conhecer e compreender o como a Direção Estratégica Urbana (DEU) foi desenvolvida e as suas implicações na competitividade urbana analisada numa perspectiva econômica. Antes de tudo, destaca-se o carácter definitivo do estudo de caso como metodologia qualitativa. Depois, propõe-se o projeto metodológico a seguir nos estudos de casos para garantir a validade e fiabilidade dos resultados. Por fim, ilustra-se a aplicação desta metodologia na gestão urbana num estudo de caso particular. Os resultados obtidos mostram como os gestores urbanos parecem priorizar o desenvolvimento do City Marketing e/ou da Gestão de Qualidade Total, e como estas práticas favorecem, afinal, o desenvolvimento da DEU e a melhoria da competitividade urbana seja de modo direto ou indireto.

Palavras-chave:
Direção estratégica urbana; Competitividade urbana; Estudo de casos

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