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urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana, Volume: 5, Número: 2, Publicado: 2013
  • Editorial

    Firmino, Rodrigo; Bollmann, Harry Alberto; Duarte, Fábio
  • Editorial: Seção Especial Seção Especial: Engenharia Urbana

    Pina Filho, Armando Carlos de; Rossi, Angela Maria Gabriella
  • Interfaces da gestão ambiental urbana e gestão regional: análise da relação entre Planos Diretores Municipais e Planos de Bacia Hidrográfica Seção Especial: Engenharia Urbana

    Peres, Renata Bovo; Silva, Ricardo Siloto da

    Resumo em Português:

    Este artigo relata uma pesquisa que discute como a questão ambiental vem sendo tratada nos instrumentos e práticas de gestão localizadas em dois recortes territoriais: municípios e bacias hidrográficas. Foi analisada a relação da dimensão ambiental com a gestão regional e municipal, por meio dos instrumentos Planos de Bacia Hidrográfica e Planos Diretores Municipais, tendo como locus a Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos Tietê-Jacaré do Estado de São Paulo. Os objetos de pesquisa selecionados foram o Plano de Bacia Hidrográfica Tietê-Jacaré e os Planos Diretores de Araraquara e São Carlos. A pesquisa abordou as seguintes categorias de análise: unidades de planejamento, instrumentos ambientais contidos no Plano de Bacia e nos Planos Diretores, instâncias de gestão e grau de infiluência entre os planos analisados. O método se pautou em levantamentos, análises bibliográficas e documentais, entrevistas semiestruturadas e questionários. Os resultados obtidos apontaram que o Plano de Bacia Hidrográfica ainda apresenta lacunas e dificuldades para uma atuação mais ampliada. Não reconhece os confilitos de uso da terra e de organização territorial como uma vulnerabilidade que precisa ser enfrentada. Mostraram, ainda, que os Planos Diretores Municipais concentram-se na aplicação dos instrumentos voltados ao parcelamento e ao zoneamento urbano. Nesses planos, as condições e os aspectos ambientais e regionais se apresentam como uma temática periférica e pouco articulada com as demais políticas. As análises procuraram demonstrar a complexa relação entre políticas, instrumentos e instâncias de planejamento e gestão, explicitando os obstáculos que dificultam a aplicação do conceito de gestão territorial integrada.

    Resumo em Inglês:

    This article details a research work that discusses how environmental issues have been addressed in the instruments and management practices in two territorial areas: municipalities and watersheds. The environmental relationship of the regional and municipal management was analyzed using the Watershed Plans and the Municipal Master Plans, located at the Management Unit of Tietê-Jacaré Water Resources - State of São Paulo. The research subjects selected were the Tietê-Jacaré Watershed Plan and the Master Plans of Araraquara and São Carlos. The study focused on the following analysis categories: the environmental instruments used in the Watershed Plans and the Master Plans, management events and the degree of influence of the plans analyzed. The method was based on surveys, bibliographic and documentary analysis, semistructured interviews and questionnaires. The results showed that there are still gaps and difficulties in the watershed plan to perform a more expanded management planning. It does not acknowledge the conflicts related to land use and territorial organization as a vulnerability that must be addressed. It also showed that the municipal master plans focus on the application of these instruments for urban subdivision and zoning. In these plans, the conditions and regional and environmental aspects are presented as a peripheral issue, which are rarely coordinated with the other policies. The analyses performed sought to demonstrate the complex relationship between policies, instruments and planning and management events, describing the obstacles that interfere with the application of the integrated territorial management concept.
  • Sustentabilidade na indústria da construção: uma logística para reciclagem dos resíduos de pequenas obras Seção Especial: Engenharia Urbana

    Baptista Junior, Joel Vieira; Romanel, Celso

    Resumo em Português:

    Neste trabalho são discutidos os principais aspectos relacionados à geração de resíduos da construção civil, sob ponto de vista de sustentabilidade das edificações. Esse conceito exige, das novas construções, a adoção de projetos criativos e eficientes, com soluções adequadas para as diversas fases de vida da obra, incluindo a previsão do reaproveitamento e descarte de materiais ao fim de sua vida útil. Um dos problemas atuais da gestão de resíduos da construção civil é que a segregação dos materiais por classe, visando à sua posterior reciclagem ou descarte, só acontece na cidade do Rio de Janeiro em grandes obras com canteiros instalados, embora mais da metade da quantidade produzida seja proveniente de pequenas obras com resíduos descartados em caçambas de rua ou simplesmente lançados em vias públicas ou terrenos baldios. É sugerido um plano de gestão circular, especialmente voltado para os pequenos geradores, com obrigatoriedade de segregação dos materiais, instalação de pontos de recolhimento pelos bairros da cidade e implantação de centros de tratamento de resíduos da construção civil, operados por associações de catadores, com objetivo de produção de materiais reciclados. O sucesso da proposta depende da efetiva participação de todos os agentes envolvidos no processo, como o poder público, proprietários, empresas e demais profissionais da indústria da construção civil.

    Resumo em Inglês:

    In this paper the major issues related to the generation of construction waste are discussed from the point of view of sustainability of buildings. This concept requires the adoption for new constructions of creative and efficient projects, with appropriate solutions to the various cycles of life, including the provision for recycling and disposal of materials at the end of the useful life of the building. One of the problems concerning the management of civil construction waste is that segregation of materials by class, aiming at their subsequent recycling or disposal, only happens in the city of Rio de Janeiro within large projects with installed construction sites, although more than half of the produced amount of waste comes from small works which discard their waste into street dump-carts or simply thrown it away on public roads or wastelands. A circular management plan is herein suggested, especially geared for small waste generators, including mandatory segregation of all materials, installation of public collection points through the city neighborhoods and implementation of treatment centers of construction waste, operated by associations of waste collectors, aiming the production of recycled materials. The success of this proposal depends on the effective participation of all agents involved in the process, as the government, owners, companies and other professionals in the construction industry.
  • Instrumental para uma abordagem sistêmica e integrada no planejamento de cidades portuárias sustentáveis Special Session: Urban Engineering

    Morel, Gilles; Lima, Fernando Rodrigues; Martell-Flores, Hipolito; Hissel, Francois

    Resumo em Português:

    Grandes cidades portuárias como Shangai, Amsterdam e Rio de Janeiro são peças-chave na cadeia internacional de logística e transporte, e, por isso, servem para estudos de caso que repercutem em todo o mundo. Consistem, portanto, em ativos estratégicos para a economia de seus países e repercutem sua influência a nível internacional. Por razões históricas, uma cidade e seu porto podem se desenvolver de forma independente, mas muitas vezes empregam políticas contraditórias ou conflitantes. Hoje em dia, o crescente número de disputas pelo uso do solo nas cobiçadas áreas costeiras está mobilizando os gestores locais para incorporar questões urbanas e portuárias em programas de planejamento sistêmico. De um modo particular, planejar a frente de cais e sua zona circundante de convergência entre cidade e porto pode contribuir decisivamente na implantação de sistemas de transporte mais efetivos, limpos e benéficos para a cidade como um todo. De forma geral, um dos grandes desafios em escala global para planejadores e gestores consiste em integrar metas de desenvolvimento sustentável (meio ambiente, sociedade, competitividade industrial) no planejamento das cidades. Nesse contexto, o grupo de pesquisa PHEBUS iniciou um programa internacional de pesquisa para desenvolver métodos e técnicas inovadoras, visando auxiliar os agentes territoriais a projetar, avaliar e finalmente prospectar cenários de desenvolvimento para o futuro das cidades portuárias. Os temas principais estão direcionados por uma abordagem sistêmica e multidisciplinar na escala da costa urbana com atividades em complexos portuários e industriais. Em particular, os temas abrangem planejamento da frente portuária, otimização de energia, resiliência e gestão de riscos, mudanças climáticas e transporte multimodal com baixo impacto.

    Resumo em Inglês:

    Large port cities like Shanghai, Amsterdam and Rio de Janeiro are key cogwheels in international logistics and transport networks but also serve as showcases for the rest of the world; as such, they constitute strategic assets for the host country's economy and international infiluence. Historically, a city and its port often developed independently, through sometimes contradictory or even confrontational policies. Today, the growing number of usage disputes over increasingly coveted coastal areas is prompting local managers to incorporate urban and port-related issues in overarching planning programs. In particular, planning of the sea front and the buffer zone between the port and the city must contribute decisively to the deployment of more effective, cleaner transport services for the port city as a whole. In general, one of the key global challenges for planners and decision-makers consists in integrating sustainable development goals (environmental and social components, as well as the stimulation of industrial competitiveness) into urban planning. In this context the PHEBUS research group has initiated an international program of research to develop innovative methods and tools that can help territorial stakeholders to design, evaluate, compare and ultimately choose development scenarios for the future of their port cities. The main themes are addressed via a multidisciplinary systems approach on the scale of a coastal urban area with an industrial and port complex. In particular, the themes include sea front planning, the city-port interface, energy optimization (e.g. the introduction and sharing of renewable energies), risk resilience, climate change and multimodal, clean transport.
  • Engenharia urbana aplicada: um estudo sobre a qualidade do transporte público em cidades médias Seção Especial: Engenharia Urbana

    Antunes, Eloisa Maieski; Simões, Fernanda Antonio

    Resumo em Português:

    O presente trabalho mede o nível de satisfação dos usuários em relação ao sistema de transporte coletivo. Os atributos avaliados foram acessibilidade, tempo de viagem, lotação, pontualidade, sistema de informação, características dos veículos, comportamentos dos funcionários, segurança, confiabilidade, características das paradas de ônibus e satisfação geral e nos horários de pico. O questionário de opinião foi validado psicometricamente e, ao todo, foram 1.206 entrevistados nos municípios de Londrina (PR), Ponta Grossa (PR) e Cascavel (PR). Para calcular a fidedignidade desta pesquisa, utilizou-se o alfa de Cronbach e alfa da consistência interna (coeficiente de Pearson) e para a validação dos resultados utilizou-se a análise fatorial com o método de extração dos componentes principais com rotação varimax. Os resultados apontam que o maior índice de satisfação é em relação à distribuição geográfica dos abrigos de ônibus e o atributo de maior insatisfação é a lotação dos veículos. Conclui-se que, comparativamente, Londrina é o município que apresenta os melhores resultados.

    Resumo em Inglês:

    The goal of the following work is to measure the satisfaction level concerning to the public transportation users. The issues evaluated were accessibility, travel time, capacity, timeliness, information system, vehicle characteristics, staff behaviors towards users, safety, maximum passengers capacity, buses stops' characteristics and overall satisfaction concerning to the peak times. The following work was applied in these sites location: Londrina (PR), Ponta Grossa (PR) and Cascavel (PR). The methodology used was a psychometric survey test and around of 1,206 people were interviewed. To calculate the accuracy of this research, we used the "Alpha Cronbach Test" and alpha internal consistency (Pearson correlation coefficient) and to validate the results, we used the extraction method of main components with the Varimax Rotation for factor analysis. The results show that the highest rate of satisfaction is in the geographical distribution of bus stops and the issue that we've notice greater dissatisfaction is the passenger capacity of the vehicles. So, we come to the conclusion that, relatively speaking, Londrina is the city that provides the best results.
  • Classes de quadras urbanas determinadas pelos níveis de ruídos Seção Especial: Engenharia Urbana

    Mendonça, André B. D.; Suriano, Marcia Thais; Souza, Léa Cristina Lucas de; Viviani, Eliane

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho é atribuir classes de diferenciação dos níveis de pressão sonora encontrados em quadras urbanas pertencentes a uma mesma zona de ocupação. Descreve-se, assim, o estado atual do ruído e identificam-se áreas com níveis sonoros acima dos permitidos pelas Normas Regulamentadoras. Para isso, o método utilizado compreende a delimitação de uma área de estudo pertencente a uma zona de ocupação induzida na cidade de São Carlos (SP). Nessa área são feitas coletas de dados de níveis de pressão sonora em horários de pico de filuxo de veículos, os quais servem de dados de entrada em um modelo de previsão e mapeamento do ruído. Examina-se a adequação entre os níveis mapeados e as normas vigentes para o conforto acústico humano e propõem-se classes de ruídos por quadras urbanas. Os resultados permitem evidenciar as quadras para as quais ações de controle devem ser tomadas para a garantia da qualidade acústica do local.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims at attributing classes of urban blocks of a same induced occupation zone for the differentiation of the sound pressure level achieved on the surroundings of these urban blocks. The actual state of noise is described and areas with noise levels above the limits suggested by the Brazilian Standards Regulations are identified. Therefore, the applied method comprehends a delimitation of the study area in an occupation zone of São Carlos (SP). In this area, sound pressure levels are collected in peak hours of vehicular flow, which are used as data entry for an application of a prediction model and noise mapping. The mapped levels are counterexamined with the current regulations for human acoustical comfort and classes of urban blocks are proposed. The results allow highlighting the urban blocks for which control actions should be taken into account, in order to guarantee the local quality of the acoustical environment.
  • Fundamentos conceituais para uma teoria do planejamento urbano baseada em decisões Artigos Científicos

    Saboya, Renato T. de

    Resumo em Português:

    Apesar de as decisões serem essenciais ao planejamento, esse conceito não tem recebido a devida atenção na literatura, especialmente se considerarmos os avanços obtidos em outros campos do conhecimento, com especial destaque para as abordagens do apoio à decisão construtivista e da psicologia comportamental. Este artigo faz um breve apanhado de alguns desses avanços e, a partir deles, explora as repercussões de sua incorporação e reenquadramento em uma teoria do planejamento urbano. Para isso, inicialmente define o conceito de decisão adotado e propõe uma classificação das decisões em três tipos: executivas, substantivas e processuais. Em seguida, explora quatro aspectos essenciais do planejamento cujo entendimento pode ser aprofundado sob a ótica da decisão: a) a construção de convicção sobre o problema; b) o caráter dinâmico da formulação do problema; c) a dificuldade e a necessidade de estimar desdobramentos futuros; d) as relações entre meios, fins e os confilitos de interesses envolvidos; e e) a necessidade de abrangência e exaustividade. Por fim, esses aspectos são utilizados como base para a identificação de fragilidades nos atuais esforços de elaboração de planos de desenvolvimento urbano e de oportunidades de aperfeiçoamento na direção processos mais justos, democráticos e eficazes.

    Resumo em Inglês:

    Despite the fact that planning is inexorably based on decisions, this concept has not gathered the attention it deserves in urban planning literature, especially when we consider the latest achievements in the fields of constructivist decision aiding and behavioral psychology. This paper briefly reviews these achievements and explores the consequences of their integration into the framework of urban planning theory. In order to do this, it initially elaborates a working definition and proposes a threefold classification of decisions: executive, substantive and procedural. Then, explores four key aspects of planning that can be more deeply understood from the viewpoint of decision-making and decision-aiding: a) conviction building; b) the evolving nature of problem formulation; c) the difficulties and the need to estimate future developments; d) the relationship between means, ends and the ensuing conflicts of interests; and e) the need for comprehensiveness. Finally, these aspects are used as a basis for the recognition of weaknesses in current urban development initiatives and the identification of opportunities for improvement aimed at making these processes fairer, more democratic and effective.
  • Planejamento urbano e redução de trânsito: o caso da estação de metrô da Nossa Senhora da Paz, em Ipanema Artigos Científicos

    Ragazzo, Carlos Emmanuel Joppert; Lima, João Marcelo da Costa e Silva

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é, a partir do exemplo de uma manifestação em Ipanema, bairro nobre do Rio de Janeiro, contra a instalação de estações de metrô, demonstrar o caminho que vem sendo adotado pelas autoridades públicas para enfrentar o problema do transporte urbano. Primeiramente, este artigo tentará identificar se o planejamento urbano pode ser utilizado como uma estratégia efetiva para reduzir o problema dos congestionamentos, identificando seus efetivos resultados e possível aplicabilidade à hipótese da estação no bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro. Em seguida, este artigo irá avaliar se a distância é ou não um fator relevante na escolha do modal de transporte, já que a premissa dos investimentos estatais em estações de metrô é justamente a migração dos veículos privados para o transporte público. Subsequentemente, o artigo irá investigar as distâncias que devem ser observadas entre as estações localizadas nas regiões identificadas como prioritárias, para determinar o intervalo de estações. Com isso, será possível concluir se a instalação da estação na Praça Nossa Senhora da Paz (ou em lugar alternativo perto) se justifica a partir do interesse público de redução dos congestionamentos nos grandes centros urbanos.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this article is to demonstrate how public authorities have been acting to cope with the social phenomena we know as urban car traffic. To do so, it begins with a peculiar event that was widely covered by Brazil´s media: protests on behalf of Ipanema residents, a posh neighborhood of Rio de Janeiro. The protestors refused to have a subway station installed in their neighborhood. The article begins by identifying if urban planning can be used as an effective strategy to tackle traffic, identifying the effective results of traffic and the possible application of an urban planning solution for the case of Ipanema. Following, the work studies whether the distance between subway stations is a relevant individual factor for the choice of transport, since behind public investment in transportation is the idea that people will shift from private vehicles to public transportation given the chance. Subsequently, the article shows how urbanism theories greatly impacted traffic today. That being said, the article moves on to investigate the distances that must be observed between the stations located in prioritized regions in order to determine the interval between stations. With this in mind, it will be possible to conclude if the installation of the Praça Nossa Senhora da Paz station, or any near alternative, is justified from a public interest standpoint.
  • Participação popular no processo de planejamento urbano: a universidade como "decodificadora" de um sistema de muitos códigos Artigos Científicos

    Vieira, Rafaela; Pereira, Luciana Noronha; Anjos, Francisco Antônio dos; Schroeder, Taline

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo foi refiletir sobre a participação da população no processo de revisão do Plano Diretor do município de Camboriú, em Santa Catarina. A análise leva em consideração a experiência vivenciada por alunos e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) durante a realização do projeto de extensão e filantropia intitulado "Assessoria aos Gestores Públicos no Processo de Revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Territorial de Camboriú/SC", nos anos de 2011 e 2012. As técnicas utilizadas para o desenvolvimento da referida assessoria foram pesquisa bibliográfica, documental (com dados primários e secundários) e de campo, com observação direta intensiva. A construção de uma democracia participativa no município de Camboriú caracteriza-se pela busca de um processo de participação popular representativa e deliberativa. Entende-se que somente mediante capacitação popular, ação esta que deve ser exercida em parceria com a Universidade, poderá haver participação plena dos cidadãos, em busca de uma democracia participativa emancipatória.

    Resumo em Inglês:

    The aim was to reflect on people's participation in the review process of the Master Plan of the city of Camboriu, Santa Catarina. The analysis takes into account the lived experience of students and faculty from the Architecture and Urbanism of the University of Vale do Itajai (UNIVALI) during the course of the extension project and philanthropy titled "Advice to Public Managers in the Plan Review Process Director Territorial Development of Camboriu / SC", in the years 2011 and 2012. The techniques used for the development of that advice were literature, documentary (with primary and secondary data) and field with intensive direct observation. The construction of a participatory democracy in the city of Camboriu is characterized by a process of popular participation and deliberative representative. It is understood that only through training popular action that should be pursued in partnership with the university, there may be full participation of citizens in search of an emancipatory participatory democracy.
  • Estatuto da Cidade e seus instrumentos de combate às desigualdades socioterritoriais: o Plano Diretor Participativo de Palmas (TO) Artigos Científicos

    Coriolano, Germana Pires; Rodrigues, Waldecy; Oliveira, Adão Francisco de

    Resumo em Português:

    Palmas, a última cidade planejada do século XX, foi implantada seguindo uma lógica excludente de produção do espaço urbano, na qual a gestão territorial, à revelia do planejamento inicial proposto, confinou a população de baixa renda nas periferias da cidade, em áreas extremamente distantes do centro urbano, carentes de infraestrutura e de serviços públicos. Com base nessa perspectiva, esse artigo apresenta a análise de como o Plano Diretor Participativo de Palmas (PDPP), enquanto principal objeto de planejamento territorial, instituiu instrumentos de planejamento urbano voltados para reverter esse processo. Observou-se, na análise, que o PDPP apresentou conceitos e instrumentos voltados para reverter as desigualdades presentes no uso e na ocupação do solo urbano. Contudo, o descompasso entre o saber técnico e a vontade política, aliado à grande infiluência do capital imobiliário sobre as decisões políticas, reafirma as desigualdades socioterritoriais existentes na cidade, mantendo a lógica de segregação residencial da população de baixa renda.

    Resumo em Inglês:

    Palmas, the last planned city of the twentieth century, was implemented following an exclusionary logic of production of urban space, in which the territorial management, in default of the initial planning proposed confined to low-income population in the suburbs, in areas extremely distant inner city, poor infrastructure and public services. Based on this perspective, this article presents an analysis of how the Master Plan Participatory Palmas (MPPP), as the main object of territorial planning, instituted urban planning instruments aimed to reverse this process. It was observed in analysis that MPPP presented concepts and instruments designed to reverse the inequalities present in the use and occupation of urban land. However, the gap between the technical knowledge and the political desire, coupled with the great influence of the real estate capital over political decisions, reaffirm existing socio-territorial inequalities in the city, keeping the logic of residential segregation of low-income population.
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