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urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana, Volume: 10, Número: 2, Publicado: 2018
  • Cidade e interação: o papel do espaço urbano na organização social Articles

    Netto, Vinicius M.; Meirelles, João; Ribeiro, Fabiano L.

    Resumo em Português:

    Resumo Como ações pessoais, aparentemente caóticas, podem gerar os imensos sistemas de interações em que vivemos? Neste artigo, buscamos responder a esta pergunta sugerindo que há um papel para as cidades, na forma de coordenar nossas ações. Investigamos esse processo explorando um conceito particular: a “entropia” ou como sistemas lidam com a incerteza e imprevisibilidade na transição de ações individuais para sistemas de ação. Examinando as condições de (i) as ações como dependentes da informação em seu ambiente e de (ii) a cidade como ambiente de informação, propomos que (iii) a cidade produz diferenças na probabilidade de que certas interações venham a ser realizadas. Investigamos este processo através de simulações de diferentes cenários, de modo a identificar o espaço como uma condição necessária, mas não suficiente, para reduzir entropia social. Finalmente, sugerimos que os estados e flutuações da entropia são uma parte vital da reprodução social, e revelam profundas conexões entre sistemas sociais, informacionais e espaciais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract How can seemingly chaotic personal acts create the coherent systems of interaction that surround us? In this paper, we attempt to answer this key question by suggesting the role for cities on how we coordinate seemingly chaotic decisions. We look into these elementary processes exploring a particular concept: “social entropy”, or how social systems deal with uncertainty and unpredictability in the transition from individual actions to systems of interaction. We examine the following conditions: (i) actions rely on informational differences latent in their environments, (ii) the city itself is an information environment to actions, and we propose that (iii) space becomes a form of creating differences in the probabilities of interaction. We investigate this process through simulations of distinct material scenarios to find that space is a necessary but not sufficient condition for the reduction of entropy. Finally, we suggest that states and fluctuations of entropy are a vital part of social reproduction, and reveal a deep connection between social, informational and spatial systems.
  • A disfunção socioespacial dos grandes conjuntos residenciais na Argélia: técnica de análise de percurso pelo método “movement traces” e análise morfológica (sintaxe espacial) usando o programa “depthmap” Articles

    Hima, Amara; Tacherift, Abdelmalek; Abdellaoui, Abdelkader

    Resumo em Português:

    Resumo A técnica e a sintaxe espacial de visibilidade (Visibility Graph Analysis – VGA) e acessibilidade (All Line Analysis – ALA) por software DepthMap© (UCL, Londres) e a análise da disfunção wayfinding do método de “traço de movimento” são utilizadas neste documento para desenvolver análise e investigação do impacto das mudanças espaciais na disfunção socioespacial do movimento pedestre e na reprodução urbana, especialmente nas transformações das fachadas e na apropriação dos espaços exteriores em grandes conjuntos residenciais da Algéria, como estudo de caso: 1.000 habitações em Biskra e 500 habitações de M’sila. Para verificar essa hipótese, um modelo híbrido foi desenvolvido, cruzando os resultados das técnicas. Diagramas mostram que a maioria dos pedestres preferem estradas diretas e eixos mais curtos, com uma forte sintaxe de visibilidade e acessibilidade (integração, conectividade e inteligibilidade), na direção da periferia (adjacente) em meio às cidades. Essas rotas têm um impacto direto sobre as transformações das fachadas e a apropriação dos espaços exteriores. O modelo desenvolvido permite futuras investigações sobre a quantificação, modelação e simulação do processo de reprodução urbana, em particular mediante autômatos celulares.

    Resumo em Francês:

    Résumé La technique de l’analyse syntaxique de la visibilité (Visibility Graph Analysis – VGA) et de l’accessibilité (All Line Analysis – ALA) par logiciel “DepthMap©(UCL, Londres)” et l’analyse du dysfonctionnement wayfinding par méthode “movement traces”, sont utilisées dans ce papier afin de développer un modèle d’analyse et d’investigation de l’impact des changements spatiaux sur le dysfonctionnement socio-spatial du wayfinding, ainsi sur la reproduction urbaine, notamment les transformations des façades et l’appropriation des espaces extérieurs dans les grands ensembles en Algérie. Nous donnons ici le cas d’étude de la cité 1000 logt-Biskra et la cité 500 logt-M’sila. Afin de vérifier cette hypothèse, un modèle d’analyse hybride a été développé par croisement des résultats d’analyses des deux techniques. Par conséquent, le schéma de l’interférence montre que la majorité des piétons préfèrent parcourir les axes courts et droits — caractérisés par une forte propriété syntaxique de visibilité et d’accessibilité (l’intégration, la connectivité et l’intelligibilité) — en directions des équipements adjacents et aux milieux des deux cités. Ces itinéraires ont un impact sur les transformations des façades et l’appropriation des espaces extérieurs. Le modèle développé promet de futures recherches sur le plan de la quantification, la modélisation et la simulation du processus de la reproduction urbaine, notamment par les automates cellulaires.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This document develops a model of analysis and investigation of the impact of the socio-spatial dysfunction of the pedestrian movement, as well on urban reproduction, especially the transformations of the facades and also the appropriation of outdoor spaces in mass housing cities of Algeria. The technical analysis and spatial syntax of the visibility (Visibility Graph Analysis – VGA) and the accessibility (All Line Analysis – ALA) was performed by the software “DepthMap©(UCL, Londres)” and the wayfinding dysfunction analysis by the method of “movement traces”. This is a case study as the city 1000 housing of Biskra and city 500 housing of M’sila. In order to verify this hypothesis, we developed a hybrid analysis model, the diagram interference of the two techniques. The interference results show that the majority of pedestrians prefer straight roads and shorter axes with a strong syntax property of visibility and accessibility (integration, connectivity and intelligibility) in directions of the peripheral equipment (adjacent) and to the center of the two cities. These routes have a direct impact on the transformations of the facades and also the appropriation of outdoor spaces. The model developed promises future research on the quantification, modeling and simulation of the process, in particular by cellular automata.
  • Os Mobilizadores Precários: base social e luta pela moradia popular nas cidades de Recife e Jaboatão dos Guararapes, PE Articles

    Silva, Cleiton Ferreira da

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo discute as transformações político-econômicas provocadas pela reestruturação do capitalismo e sua repercussão nos espaços urbanos, essencialmente as cidades que são comumente transformadas em locais indutores do desenvolvimento estratégico, do empresarialismo urbano e de extração do sobrelucro, desencadeando as contradições sociais e a luta de classes, especialmente para uma população precarizada e desprovida dos elementos essenciais, a quem o viver dignamente é negado. Essa população denominamos neste estudo de Mobilizadores Precários. Para isso, analisamos a atuação de um movimento sem-teto nas cidades de Recife e Jaboatão dos Guararapes, ou seja, a conjuntura de sua base social (política, econômica e social) e a repercussão política desses sujeitos coletivos na conquista de moradias e no enfrentamento de um modelo excludente. Utilizamos para isso o acompanhamento empírico dos núcleos de ocupação nas cidades supracitadas e a aplicação dos questionários entre as famílias atendidas pelo movimento em questão, retratando os mecanismos de luta e a caracterização das famílias.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article discusses the political-economic transformations triggered by the capitalism restructuring and its repercussion in urban spaces, essentially cities that are commonly transformed into places of strategic development, urban entrepreneurship and overlap extraction. These changes lead to social contradictions and inequality among classes, especially for a precarious and neglected population facing deprivation of essential elements. In this study, we refer to this population as Precarious Mobilizers. We analyzed the work of a homeless movement in the cities of Recife and Jaboatão dos Guararapes, evaluating the conjuncture of their social base (political, economic and social) and the political repercussion of these collective subjects in the conquest of the houses and in facing an exclusionary model. We used empirical monitoring of occupational nuclei in the aforementioned cities and questionnaires among the families that are part of the movement in question. The study describes their methods to fight inequality and characterize the families involved in the movement.
  • Processos participativos para elaboração de Planos Diretores Municipais: inovações em experiências recentes Articles

    Freitas, Eleusina Lavor Holanda de; Bueno, Laura Machado de Melo

    Resumo em Português:

    Resumo A Constituição Brasileira de 1988 instituiu a democracia participativa. Em 2001, o Estatuto da Cidade tornou lei federal a cidade justa e sustentável e vinculou a participação à implementação dessa nova política urbana, de responsabilidade municipal. Em 2016, uma segunda leva de planos diretores foi elaborada, passando de “experiências” para tornar-se processo com peso nas decisões políticas. Arquitetos urbanistas estão entre os mais envolvidos. Atores sociais ligados à questão urbana se perguntam como melhorar e dar qualidade à participação no processo de revisão da legislação urbanística. Este texto apresenta métodos de trabalho nos processos participativos implementados que possam inspirar profissionais envolvidos com a democratização das cidades. São discutidos os casos dos municípios de Jundiaí e de Vinhedo, no Estado de São Paulo, que, com a introdução de inovadora metodologia participativa e com base em diferentes instrumentos de pesquisa, conseguiram resultados em leis que refletem um projeto de cidades mais democráticas e inclusivas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The Brazilian Constitution of 1988 established participatory democracy. In 2001, the City Statute makes federal law fair and sustainable to the city and binds the participation to the implementation of this new urban policy a municipal liability. In 2016, a second wave of plans was developed, transitioning from “experiences” to a strong process in policy decisions. Architects and planners are among the most involved. Social actors connected to the urban matters ask themselves how to improve and give quality to the participation in the process of revision of urban codes. This text presents a method in participatory processes implemented, which can inspire professionals involved with the democratization of the cities. We discuss cases of Jundiaí and Vinhedo, municipalities in the State of São Paulo. The introduction of innovative participatory methodology, including different surveys, resulted in laws that reflect a project for a more democratic and inclusive city.
  • Direito à participação nas políticas urbanísticas: avanços após 15 anos de estatuto da cidade Articles

    Oliveira, Celso Maran de; Lopes, Dulce; Sousa, Isabel Cristina Nunes de

    Resumo em Português:

    Resumo A discussão e a decisão de políticas públicas urbanísticas, especialmente planos diretores, devem contar com a participação dos cidadãos. Neste artigo, são discutidos alguns pontos referentes ao direito à participação popular nas políticas públicas urbanísticas, sem perder o foco no direito urbanístico a ele associado. A pesquisa foi desenvolvida a partir do método hermenêutico, por meio do levantamento e da análise das normas jurídicas aplicáveis ao planejamento urbano e à participação cidadã. Realizou-se a coleta de informações por intermédio de materiais bibliográficos, livros e periódicos. São ressaltadas algumas condições que resultaram na inserção atual da participação da população no planejamento urbano no Brasil. Analisando aspectos do direito urbanístico estabelecidos na Constituição de 1988 e abrangendo ferramentas do Estatuto da Cidade, como o plano diretor, os autores discutem a participação popular na gestão democrática das cidades. Encerra-se com reflexões sobre a política urbana brasileira, analisando-se a importância da concretização dos planos diretores participativos, tendo em vista o contexto vigente de escassa atuação popular na elaboração, execução e fiscalização do cumprimento dos instrumentos de planejamento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Citizens should be active participants in the discussion and decision of the urban public policy, especially within Master Plans. This article discusses some issues regarding the public participation in the democratic management of cities, without losing the focus on urban law associated to it. The research was developed according to the hermeneutical method, through the survey and analysis of the legal rules applicable to urban planning and citizen participation. Data were collected through bibliographic materials, books and periodicals. We highlight some conditions that resulted in the current insertion of the population's participation in Brazil urban planning process. Analyzing aspects of the urban law established in the 1988 Constitution, and covering City Statute tools such as the Master Plan, the authors discuss public participation in the democratic management of cities. The article finalizes with reflections on Brazilian urban policy, analyzing the importance of promoting Participatory Directors Plans, given the current context of scarce popular action in the drafting, implementation and monitoring of compliance of planning instruments.
  • Epistemologia do território: a prostituição masculina em Goiânia Articles

    Prado Júnior, Valdir Inácio do; Amaral, Fabrício Borges do; Barbosa, Ycarim Melgaço

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo tem como objetivo analisar a interação entre os diferentes territórios de prostituição masculina em Goiânia, Estado de Goiás, e os conceitos basilares referentes ao assunto. Para tanto, foram adotadas como metodologia as pesquisas bibliográfica e qualitativa. Por meio do levantamento bibliográfico, foi feito um mapeamento do território e de suas concepções no âmbito da Geografia e de outras áreas do conhecimento. Além disso, procedeu-se a uma entrevista semiestruturada com quatro participantes, na qual foram relatadas observações a respeito da prostituição masculina. Nota-se que os territórios fazem parte de um contexto mais amplo, não se restringindo ao espaço geográfico. Nesse contexto, encontram-se a imagem, o texto e o corpo. Goiânia contempla territórios fixos de prostituição, compreendendo um quadrilátero no Setor Central da cidade, onde são encontrados os chamados acompanhantes e seus territórios simbólicos e móveis. Assim sendo, como resultado da pesquisa, foram identificadas a movimentação e a formação de pontos móveis e simbólicos na região citada. Com relação ao ponto fixo, este ocorre em horários não comerciais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to analyze the interaction among the different territories of male prostitution in Goiânia, state of Goiás, and the basic concepts regarding the subject. For that purpose, we adopted as methodology both bibliographic and qualitative researches. Through a bibliographic survey, we mapped the territory, along with its conceptions within the scope of Geography and other areas of knowledge. Four participants answered a structured interview reporting observations about male prostitution. We observed that territories are part of a broader context, not restricted to geographic areas, including image, text and body. Goiânia has fixed prostitution territories, comprised of a quadrangle in the city’s Central neighborhood. In this area, the so-called male escorts and their symbolic and mobile territories are found. Hence, this research identified the movement and the formation of mobile and symbolic spots in the abovementioned region. Fixed spots occur during non-business hours.
  • Mobilidade e rendimento escolar dos estudantes de ensino médio em Natal (RN, Brasil) Articles

    Lima, William de Mendonça; Freire, Flavio Henrique Miranda de Araujo; Ojima, Ricardo

    Resumo em Português:

    Resumo Pouco explorado pela literatura, os deslocamentos diários casa-escola refletem uma incoerência espacial entre a distribuição da população em idade escolar e os estabelecimentos de ensino de educação básica (nível médio) em Natal, RN. Neste trabalho exploraremos o perfil dos comutadores (estudantes) a partir de um recorte político-administrativo intramunicipal. Dessa forma foi possível captar os fluxos diários de estudantes entre os bairros do município de Natal. Para isso, utilizamos o conceito de espaço de vida como embasamento teórico e o banco de dados do Censo Escolar 2012. Assim, relacionando as informações referentes à localidade de residência e de estudos dos alunos, verificou-se a relação entre o deslocamento para estudo e o desempenho escolar medido através do indicador de distorção idade-série em um modelo de regressão logística. Entre os resultados encontrados identificou-se que a chance de um aluno ter um bom rendimento escolar não está relacionada com a proximidade de sua residência da escola. Nesse sentido, a dinâmica da população em termos de distribuição escolar e de alunos pode representar aspectos importantes para a gestão urbana e a oferta de serviços educacionais, sobretudo em um contexto no qual as tendências demográficas apontam para uma redução expressiva da população em idade escolar nos próximos anos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Little explored in literature, the daily home-school traveling reflects a spatial incoherence between the distribution of the school age population and basic education schools (secondary level) in Natal, Brazil. In this paper, we explore the profile of the commuters (students) from an intra-municipal political and administrative perspective. Thus, we were able to capture the daily flows of students among Natal neighborhoods. For this, we use the concept of living space as theoretical foundation and the school census database in 2012. Thus, the correlation between the place of residence and student studies showed a relationship between the traveling to school and school performance, measured by age-grade distortion in a logistic regression model. We identified that the chance for a student to have a good academic performance is not associated to the proximity of his home to school. In this sense, the dynamics of the population in terms of school distribution and students may represent important aspects of urban management and the provision of educational services, particularly in a context where demographic trends point to a significant reduction in school-age population in the next years.
  • Estratégias para incentivar o transporte não motorizado em megaeventos esportivos: o caso do estádio do Maracanã, Rio de Janeiro Articles

    Flórez, Josefina; Portugal, Licinio da Silva; Escobar, Nathaly

    Resumo em Português:

    Resumo A fim de contribuir com a concepção de políticas de mobilidade urbana mais eficientes, foram definidas e avaliadas estratégias para promover o transporte não motorizado (principalmente a pé) nos jogos realizados no estádio do Maracanã, que possam ser replicáveis em outras instalações esportivas que fazem parte dos megaeventos no Rio de Janeiro. As estratégias foram formuladas com base em duas fontes de informações, na revisão bibliográfica e nos resultados de uma pesquisa de campo constituída por: mais de 1.000 entrevistas com os espectadores dos jogos no Maracanã durante a Copa das Confederações de Futebol 2013; grupos focais envolvendo frequentadores desse estádio; e entrevistas em profundidade. Posteriormente, especialistas da administração pública foram consultados e avaliaram tais estratégias, definindo como prioritárias aquelas referentes às melhorias na infraestrutura e nos equipamentos para pedestres e cadeirantes, bem como as campanhas de divulgação e de conscientização que incentivam o uso dos modos não motorizados e desestimulam o uso dos automóveis. As estratégias destacadas pelos especialistas se caracterizam por apresentar um menor nível de dificuldade e de custo para a sua implantação, representando uma boa opção para melhorar a qualidade urbana e promover a mobilidade sustentável.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Strategies to promote non-motorized transport (mainly on foot) are defined and evaluated in the games held at the Maracanã stadium. The strategies are formulated based on bibliographical review, and on the results of a field research comprising more than 1,000 interviews with spectators of the 2013 FIFA Confederations Cup games at the Maracanã, focus groups with stadium attendants, and in-depth interviews. Subsequently, public administration specialists evaluated the strategies and prioritized those related to improvements to infrastructure and facilities for pedestrians and people in wheelchairs, as well as dissemination and awareness campaigns to promote more sustainable transport alternatives. The strategies highlighted by the specialists are characterised by lower levels of complexity and cost of implementation, representing a good option to improve urban quality and promote sustainable mobility. These strategies are expected to be replicated in other sports facilities hosting mega-events in Rio de Janeiro.
  • Construções penais e o diálogo com a cidade: a (não) política de implantação de equipamentos penais no meio urbano Articles

    Tenório Filho, José Roberto; Lima, Suzann Flávia Cordeiro de

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo discute a relação espacial entre o espaço penal e a cidade. O estudo foi desenvolvido sobre o caso da cidade de Arapiraca (Alagoas), no qual a proximidade entre instalações de unidade penal e instituição de ensino superior criaram um delicado cenário de relações conflituosas. A metodologia do artigo baseia-se em análise documental de registros de doações de terreno, atas de reunião, publicações em Diário Oficial, ofícios expedidos entre a Universidade Federal de Alagoas, a Secretaria de Administração Penitenciária e a Prefeitura de Arapiraca, além de entrevistas semiestruturadas com gestores sobre as decisões para a implantação da unidade penal, além de ressaltar a necessidade de investigações acerca da aparente indiferença do Estado no que tange à integração política e interdisciplinar dos espaços penitenciários nas cidades, levando-se em consideração a complexidade das fronteiras existentes entre uma instituição prisional e o espaço urbano. As relações espaciais do estabelecimento penal como atrativo de expansão da cidade e exercício de poder são evidenciadas de modo que as barreiras físicas das prisões pretendem não somente limitar o acesso e a circulação, como também, na maioria das vezes, produzir um efeito de invisibilidade e de aniquilação da existência de cidadãos presos. Por fim, demonstra-se a relevância de agregar princípios de segurança ao planejamento urbano ou aprimoramento de espaços já construídos, bem como integrar iniciativas espaciais e sociais para enfrentar o desafio coletivo de elevar a segurança nas cidades.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper discusses the spatial relationship between the penal space and the city. The study focused on the case of Arapiraca (city of Alagoas), where the proximity between a penitentiary and a university campus created a delicate scenario of conflicting relationships. The methodology is based on documental analysis and semi-structured interviews with administrators. We highlight the need for investigations about the apparent lack of confrontation by the State regarding the political and interdisciplinary integration of prisons in cities, taking as parameters the complexity of borders that exist between a prison institution and the urban space. We show spatial relationships between having the prison as a sign of the city's expansion and the exercise of power, where the physical boundaries of prisons are intended to promote an invisibility and annihilation effect toward the inmates. In the case of Arapiraca, the proximity between the prison and a University building has created a delicate and complex scenario of conflicting relationships. We demonstrate the importance of aggregating principles of security to urban planning and working to improve existing spaces. In addition, it is important to think about integrating spatial and social initiatives to stand up to the challenge of enhancing the urban security.
  • Demolições, debates e tentativas de preservação: aproximações a partir dos casos de Salvador e Recife (1910-1930) Articles

    Assunção, Gabriela Lira; Dantas, George Alexandre Ferreira

    Resumo em Português:

    Resumo Os chamados “eventos de demolição” constituem uma das expressões mais dramáticas e tensionadas das reformas que marcaram os processos de modernização urbana porque passaram por várias cidades brasileiras, na virada para o século XX. Mais do que os projetos de futuro e as visões de progresso per se, as forças demolidoras permitem indagar e analisar representações em disputa e leituras da cidade, da paisagem e do passado. Permitem também evidenciar e discutir interesses políticos, econômicos e culturais, além de estranhamentos, espantos, lamentos, vozes dissonantes, que expressam certo sentido de tradição e mesmo, pode-se dizer, de preservação. Assim, este artigo aborda casos de demolição em Recife e Salvador dos anos 1910, considerando, por um lado, o contexto mais amplo das reformas urbanas e, por outro, os esforços de criação dos serviços estaduais de proteção aos monumentos nos anos 1920. Para tanto, mobilizamos diversas fontes primárias (matérias de diversos periódicos, fotografias, relatórios oficiais, entre outros), para identificar e discutir falas de agentes sociais, mudanças de palavras, imagens, significados e argumentos inseridos num debate aberto e indefinido sobre a herança da paisagem e estrutura urbana do passado colonial.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The so-called “demolition events” are one of the most dramatic and tense expressions of the reforms that marked the urban modernization processes of several Brazilian cities on the turn to the 20th century. Beyond futuristic projects or visions of progress per se, the demolishing forces allow us to question and analyze representations in dispute and readings of the city, landscape and past. They lead also to the identification of political, economic, and cultural interests, as well as estrangement, astonishment, regrets, and dissonant voices that pointed to a certain sense of tradition and, we might say, preservation. Thus, this paper aims to discuss some demolitions cases at Recife and Salvador in the 1910s, considering, both the broader context of urban reforms and efforts to create official services to protect monuments in the 1920s. Therefore, we mobilized several primary sources (articles from differents periodicals, photographs, official reports, among others) to identify and discuss speeches of social agents, changes of words, images, meanings and arguments inserted in a wide open and undefined debate about colonial heritage of urban landscape and structure.
  • Influência das transformações urbanas no conforto acústico: estudo-piloto da cidade universitária da UFRJ Articles

    Magioli, Flavia Benevides; Torres, Julio Cesar Boscher

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste trabalho é apresentar uma metodologia para análise da influência das transformações urbanas no conforto acústico de um espaço urbano. Esta avaliação é baseada em um estudo-piloto, utilizando como objeto de análise a Cidade Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na qual diversas transformações urbanas vêm ocorrendo ao longo dos anos, muitas destas definidas pelo Plano Diretor da UFRJ para o ano de 2020. A avaliação do impacto das transformações foi realizada através da comparação dos mapas de ruído produzidos pelas diversas configurações urbanas, principalmente as viárias e morfológicas das edificações. A validação dos mapas foi realizada através da medição dos níveis de pressão sonora nos pontos de interesse. Os mapas foram gerados utilizando dados de contagens veiculares e levantamento da tipologia física local. Os resultados da análise dos mapas, em função das transformações urbanas, permitiram constatar que os níveis de ruído na área estão acima dos recomendados legalmente e identificar as principais causas dessa elevação de ruído. Dessa forma, foi possível realizar uma análise crítica das transformações ao longo do tempo e da configuração espacial atual, para propor medidas mitigadoras da poluição sonora e obter um quadro de maior conforto acústico na Ilha do Fundão, sede da Cidade Universitária da UFRJ.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This work aims to present a methodology to analyze the influence of the urban transformation in the acoustic comfort for an urban space. This evaluation is based on a pilot study, using the campus of the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ) as object of analysis. Several urban transformations took place along the years, many of them proposed by the Master Plan of UFRJ for 2020. The noise impact evaluation due to the transformations was performed through noise map comparison of several urban configurations, mainly by traffic flow and buildings morphology. The noise map validation was performed by noise level measurements at points of special interest. The maps were generated using vehicular data counting and typology survey. The maps analysis as function of the urban transformations shown that the noise levels are higher than the stated by the environmental standards, and allowed to identify the main causes of such noise increase. Therefore, it was able to critically analyze the urban transformations along the time and the actual spatial configuration in order to propose actions to reduce the noise pollution and improve the hearing comfort at the UFRJ campus.
  • Altitude, variáveis climáticas e tempo de permanência de pessoas em praças do Equador Articles

    Basantes, Alba Cristina Núñez; García, Ester Higueras

    Resumo em Português:

    Resumo O tempo que as pessoas passam no espaço público é um indicador que também permite medir a sua qualidade. De fato, é uma dimensão crucial para construir uma experiência que facilite estar com outras pessoas, ver o ambiente e processar impressões visuais. Neste sentido, o presente estudo aplica o método descritivo para entender a incidência de altitude e variáveis climáticas (temperatura do bico seco, velocidade do vento, umidade relativa) sobre o tempo de permanência em duas praças centrais do Equador, com características funcionais similares, localizadas a 2.575,00 e 37,54 meters acima do nível do mar. Os resultados mostram que o tempo máximo de permanência das pessoas nas praças é registrado quando as variáveis climáticas estão dentro da zona de conforto. No entanto, não é uma constante que se repete nos dois locais de estudo e, a partir deste dado, parece que tal relação depende de outros fatores. Em relação às variáveis altitude e tempo de permanência nas praças, uma correspondência parcial foi identificada: na praça localizada em menor altitude, é registrado que as pessoas permanecem três horas, que é o tempo máximo identificado neste estudo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El tiempo de permanencia de las personas en el espacio público es un indicador que también permite medir su calidad. De hecho, es una dimensión crucial para construir una experiencia que facilite estar con otras personas, ver el entorno y procesar las impresiones visuales. En este sentido, el presente estudio aplica el método descriptivo para comprender la incidencia de la altitud y las variables climáticas (temperatura seca, velocidad del viento, humedad relativa) sobre el tiempo de permanencia de las personas en dos plazas centrales de Ecuador con similares características funcionales, localizadas a 2.575,00 msnm y a 37,54 msnm. Los resultados muestran que el tiempo máximo de permanencia de las personas en las plazas se registra cuando las variables climáticas se encuentran dentro de la zona de confort; sin embargo, no es una constante que se repita en las dos plazas de estudio, por lo que, a partir de ahí, parece que esta relación depende de otros factores. En relación a las variables altitud y tiempo de permanencia en las plazas, se identificó la siguiente correspondencia parcial: en la plaza ubicada a menor altitud se registra que las personas permanecen tres horas, siendo este el tiempo máximo identificado en este estudio.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The time people spend in public space is also considered an indicator of their quality. In fact, facilitating people interaction, environment observation and processing of visual impressions it is a crucial dimension. In this sense, the present study applies the descriptive method to understand the incidence of altitude and climatic variables (dry-bilb temperature, wind speed, relative humidity) over the time people spend in two central squares of the Ecuador with similar functional characteristics, located at 2,575.00 and 37.54 meters above sea level. The results show that the people’s maximum length of stay in the squares is recorded when the climatic variables are within the comfort zone; however, it is not a constant that is repeated in the two places of study, which seems to depend on other factors. Variables such as altitude and length of stay in the squares showed a partial correspondence, with people remaining three hours, which is the maximum time identified in this study, in the place located at a lower altitude.
  • A ocupação urbana no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, Brasil, e suas implicações no turismo de segunda residência Articles

    Lopes, Eduardo Baptista; Ruiz, Thays Cristina Domareski; Anjos, Francisco Antonio dos

    Resumo em Português:

    Resumo O Litoral Norte do Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, é uma região que tem presenciado diversas transformações em suas formas de ocupação e expansão urbana, ao longo da história. Desde as primeiras ocupações por estâncias e fazendas até as modalidades atuais, predominantemente turísticas, os municípios desta região passaram por uma série de modificações de usos e de formas, ao longo do tempo. Este artigo tem como objetivo principal apresentar os períodos de ocupação do Litoral Norte do Rio Grande do Sul e sua relação com o turismo de segunda residência, delimitados através da identificação dos usos, da análise das formas de crescimento urbano, do traçado e das tipologias das edificações, verificados na região. Na pesquisa realizada, foi possível identificar, delimitar e analisar quatro períodos no processo de ocupação da região: estâncias e fazendas (até 1888), turismo de saúde (1888-1940), loteamentos balneários (1940-1995) e condomínios horizontais (1995-2016).

    Resumo em Inglês:

    Abstract The North Coast of Rio Grande do Sul State, Brazil, is a region in increasing urban expansion process that has been under several transformation in its forms of urban occupation and growth throughout history. Since the first occupations by ranches and farms to the current arrangements predominantly touristic, cities in this region went through a series of changes of uses and forms. This paper aims to present and analyze the periods of occupation of the North Coast of Rio Grande do Sul, and their relationship to second residence tourism, delimited by identifying the uses, analysis of the forms of urban growth, urban mesh and typology of buildings in the region. This research identified and analyzed four periods in the process of occupation of the region: ranches and farms (up to 1888), health tourism (1888-1940), coastal allotments (1940-1995) and gated communities (1995-2016).
  • A paisagem do Ribeirão Fortaleza em Blumenau-SC: percepção da população para a sua recuperação e valorização Articles

    Rudolpho, Lucas da Silva; Karnopp, Zuleica Maria Patricio; Santiago, Alina Gonçalves

    Resumo em Português:

    Resumo Com o advento das discussões ambientais sob o paradigma da sustentabilidade, rios urbanos em todo o mundo vêm sendo alvo de projetos de recuperação e valorização. Na expectativa de processos de projetos sustentáveis, de caráter interdisciplinar, entende-se que o conhecimento e a compreensão das percepções da população em relação às paisagens fluviais urbanas são a base para qualquer projeto que se deseje implantar com legitimidade e sucesso. Saber como uma população ribeirinha pensa e sente acerca do rio e seu entorno possibilita entender como as pessoas interagem com aquele ambiente e, inclusive, conhecer as repercussões de suas atitudes para além daquele espaço. Com base nessas premissas, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, com o objetivo de compreender o que pensa e sente a população que vive nas margens do Ribeirão Fortaleza, em Blumenau-SC, sobre a paisagem local. O processo de análise dos registros das entrevistas e das observações de campo possibilitou a identificação de três grandes categorias: Memórias do Ribeirão Fortaleza e sua importância na vida dos moradores; Aspectos positivos e negativos em relação à paisagem do Ribeirão Fortaleza, e Propostas para a melhoria de sua paisagem. Espera-se que esta pesquisa possa subsidiar a elaboração de projetos e o acompanhamento de seus processos de implantação e avaliação, no âmbito da gestão municipal e da produção acadêmica, não somente na Arquitetura e Urbanismo, mas em outras áreas do conhecimento, haja vista que modos de viver os espaços ribeirinhos envolvem componentes de natureza multidisciplinar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract With the advent of environmental discussions under the paradigm of sustainability, urban rivers worldwide have been the target of recovery projects and valuation. In anticipation of interdisciplinary sustainable design processes, the knowledge and understanding of people's perceptions of the urban river landscapes are the basis for any project that wishes to deploy legitimacy and success. Knowing how people living near a river think and feel about the river and its surroundings allows understanding their interaction with that environment, and also the repercussions of their actions beyond that space. Based on these assumptions, a qualitative research was developed to understand what the people living on the banks of Fortaleza River in Blumenau/SC think and feel about their local landscape. The analysis of interview records and field observations allowed the identification of three broad categories: Memories of Fortaleza River and its importance in their lives; Positive and negative aspects regarding the Fortaleza River landscape; and Proposals for its landscape improvement. This research is expected to support the development of projects and monitoring of their implementation and evaluation processes within the municipal management and academic production not only in Architecture and Urbanism, but in other areas of knowledge, given that living in areas near river banks involve multidisciplinary components.
  • Projeto estratégico de ocupação do fundo de vale do córrego da Aldeia no perímetro urbano de Fernandópolis/SP Articles

    Corrêa, Ricardo Henrique Alves; Vazquez, Gisele Herbst; Vanzela, Luiz Sergio

    Resumo em Português:

    Resumo A política urbana induz o processo de ocupação dos fundos de vale sem respeitar a dinâmica natural desses locais, aplicando a legislação ambiental e os instrumentos urbanísticos de forma idêntica à zona rural. Além disso, é comum observar a desvalorização dessas áreas para o mercado imobiliário e o abandono pelo poder público, sendo ainda, nos últimos anos, palco do debate entre ambientalistas e urbanistas sobre o entendimento da aplicação do atual Código Florestal. Assim, este trabalho realizado nas nascentes do córrego da Aldeia, em Fernandópolis/SP, comprovou a ineficiência de todos os projetos desenvolvidos até hoje. A pavimentação asfáltica, a canalização das águas pluviais e o tamponamento de alguns trechos de cursos de água agravaram o processo erosivo. Os projetos de educação ambiental e de reflorestamento ficaram restritos a pequenas áreas, e os problemas de alagamento nunca foram enfrentados. A implantação do parque linear do córrego da Aldeia demonstra ser uma alternativa viável para o município, resgatando e mobilizando a população, transformando a convivência com os cursos d’água no meio urbano e atingindo os objetivos desejados nos níveis social, cultural e ecológico, sem comprometer o importante papel das áreas de fundo de vale na manutenção da biodiversidade e do equilíbrio ambiental.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Urban policies lead to the occupation of the valley bottoms without respecting the natural dynamics, applying the environmental legislation and the urbanistic instruments in a similar way to the rural area. In addition, these areas suffer with real estate market devaluation and abandonment by the public authorities. In recent years environmentalists and urbanists have debated on the understanding of the current Forestry Code application in urban areas. Thus, this work carried out in Fernandópolis, SP, in the sources of the Aldeia stream, proved the inefficiency of all projects developed to date. Asphalt paving, rainwater piping and the buffering of some stretches of watercourses aggravated the erosive process. Environmental education and reforestation projects were restricted to small areas and flooding problems were never addressed. The implantation of the linear park of the Aldeia stream demonstrates to be a viable alternative, rescuing and mobilizing the local population, transforming the coexistence with the urban waterways and achieving the desired goals at social, cultural and ecological levels without compromising the important role of valley bottom areas in maintaining biodiversity and environmental balance.
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