Abstract in Portuguese:
Resumo Este artigo analisa o papel das emoções em mobilizações políticas de mulheres em Bangladesh. Partindo da reflexão sobre como a plataforma política Gonojagoron Moncho atualiza o discurso nacionalista Bengali e o drama do trauma da Guerra de Libertação do país, eu foco em aspectos não-verbais das performances emocionais de suas ativistas para compreender como as mulheres utilizam seus corpos para mobilizar pessoas politicamente. A forma corporificada como desafiam as diversas restrições religiosas e culturais impostas ao comportamento feminino - no mundo online e offline - apontam para a importância de suas performances na conquista de posições mais poderosas no grupo e na sociedade. Esta pesquisa foi desenvolvida através da combinação de diferentes métodos qualitativos, mas especialmente da observação participante e da documentação fotográfica.Abstract in English:
Abstract This paper analyses the role of emotions in women’s political mobilizations in Bangladesh. Reflecting on how the political platform Gonojagoron Moncho updates discourse on Bengali nationalism and the traumas of Liberation War, I focus on the non-verbal aspects of the emotional performances of female activists in order to understand how they use their bodies to mobilise people politically. Their embodied challenge to religious and cultural restrictions on their behaviours - both on and offline - points to the importance of their performances for acquiring more powerful positions in the group and society. This research was developed through the combination of different qualitative methods, particularly participant observation and photographic documentation.Abstract in Portuguese:
Resumo Este artigo apresenta e discute diferentes tipos de trocas econômicas entre castanheiros habitantes da Comunidade São Francisco do Iratapuru, na Amazônia brasileira e a maior indústria de cosméticos do Brasil, Natura S/A. A descrição, baseada em trabalho de campo tanto na empresa de cosméticos quanto na comunidade amazônica, sustenta que este encontro torna visíveis diferentes lógicas de pensamento e de ação, as quais indicam aquilo que possui valor na órbita relacional de castanheiros e empresários. O artigo argumenta em favor da possibilidade de comunicação e intercâmbio por meio de conversões específicas não obstante suas distintas convenções. É precisamente na diferença onde a troca se realiza: onde uns vêem castanhas - na forma de dívidas e mercadorias -, outros vêem cosméticos - na forma de produtos lucrativos. O modelo tornado visível pela etnografia é cotejado à literatura antropológica interessada na distinção entre dádivas e mercadorias, oferecendo uma bifurcação analítica alternativa.Abstract in English:
Abstract This article presents and discusses different sorts of economic exchange between nut gatherers from the São Francisco do Iratapuru community, in Brazilian Amazonia, and Brazil’s largest cosmetics company, Natura. Based on fieldwork conducted both at Natura and in the Amazonian community, the ethnography reveals that this encounter makes visible different logics of thought and action, which indicate what has value in the relational sphere of nut gatherers and businessmen. The paper argues in favour of the possibility of communication and exchange through specific conversions, despite their different conventions. Exchange takes place precisely in the domain of difference: in other words, where one sees nuts - in the form of debts and commodities - others see cosmetics - in the form of profitable products. The model, made visible by ethnography, is compared to the anthropological literature dealing with the distinction between gifts and commodities, offering an alternative analytical bifurcation.Abstract in Portuguese:
Resumo O artigo analisa o manual Keys to bioethics - JMJ Rio 2013, editado por Fundação Jerôme Lejeune e Comissão Nacional da Pastoral Familiar, vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Esse material foi distribuído aos inscritos na Jornada Mundial para a Juventude ocorrida no Rio de Janeiro em 2013. O objetivo do manual é formar jovens segundo as diretrizes doutrinárias da Igreja Católica. O texto apresenta discussão bioética contrária ao aborto em qualquer situação, manifestando-se pela defesa dos direitos humanos de fetos e embriões em tópicos como: diagnóstico pré-natal, assistência médica à procriação, diagnóstico pré-implantação e pesquisa sobre o embrião (células-tronco), além de condenar a eutanásia e denunciar como falsa a “teoria de gênero”. A tônica do manual está no questionamento da autonomia individual. A distribuição do manual é marca da atuação da Igreja no espaço público.Abstract in English:
Abstract The present article analyzes the Keys to Bioethics - JMJ Rio 2013 handbook, produced by the Jerôme Lejeune Foundation and the National Commission for Family Pastoral Care, linked to the National Conference of Bishops in Brazil. This booklet was offered to people attending the World Youth Day that took place in Rio de Janeiro in 2013. It is a student’s guide, created to educate young people about the doctrines of the Catholic Church. The text presents bioethical arguments against abortion in any situation, and defends the human rights of embryos and fetuses through topics such as: prenatal diagnosis, medically assisted reproduction, pre-implantation diagnosis, and embryo research (stem cells). The text also condemns euthanasia and repudiates ‘gender theory’ as false. In essence, it questions individual autonomy. The distribution of this booklet is an example of the activities of the Catholic Church in public spaces.Abstract in Portuguese:
Resumo O texto analisa o movimento dos saraus das periferias paulistanas como fenômeno cultural que, em anos recentes, vem transformando o espaço urbano em um vibrante projeto sócio-político. O movimento oferece insights importantes para pensar uma antropologia das cidades na medida em que possibilita evidenciar a materialidade da mobilidade e da espacialidade, entendida, aqui, enquanto conjunto de práticas sociais e culturais que envolve conhecimento existencial, formação de redes e empoderamento comunitário adquiridos mediante a mobilidade urbana. De modo geral, buscamos examinar de que forma os saraus podem contribuir para a construção de um novo imaginário da cidade e do espaço público ocupado pelas periferias socialmente excluídas e racializadas. O argumento central do artigo sugere uma contribuição analítica e empírica para a teoria social urbana e para os processos de produção da cidade, demonstrando que a mobilidade e o encontro não são apenas interações temporâneas e alheias, mas sim experiências constitutivas do próprio conhecimento social.Abstract in English:
Abstract The article analyzes saraus movement - poetry readings in São Paulo’s periphery - as a cultural phenomenon that over recent years has transformed the city space into a vibrant socio-political project. The movement offers important insights for an anthropology of cities by highlighting the materiality of mobility and spatiality, understood here as a set of social and cultural practices that involve the existential knowledge, social networking, and local community empowerment gained from mobility between predominantly peripheral neighborhoods and urban labor centers. We examine how saraus contribute to the construction of a new imaginary of the city and public space occupied by the socially excluded and racialized peripheries. We provide an analytical and empirical contribution to city production and urban theory, and demonstrate that mobility and the encounter are not simply temporary extraneous interactions, but rather experiences constitutive of social knowledge.Abstract in Portuguese:
Resumo O catolicismo no Brasil assumiu lugar privilegiado em análises de diferentes autores das Ciências Sociais em décadas passadas como elemento chave na conformação de uma “cultura nacional”. Em meio aos segmentos citadinos menos abastados, o catolicismo compunha o que Sanchis (1997) chamou de cultura popular urbana tradicional. A despeito da abstração produzida pela noção de uma “cultura popular”, a perspectiva trazida por Sanchis teve grande repercussão acadêmica. Com o crescimento da presença de evangélicos pentecostais no espaço público e de seus percentuais nos censos do IBGE desde 1990, parte da bibliografia especializada passou a refletir sobre o possível estabelecimento de uma “cultura Pentecostal” no Brasil. Neste artigo, pretendo analisar a formação de uma cultura Pentecostal em periferias. Neste sentido, considero que o aumento no número de igrejas pentecostais e de seus fieis provocou mudanças em diferentes esferas da vida social nessas localidades. Este artigo tem como base empírica uma pesquisa de campo realizada de modo intermitente entre os anos 1996 e 2015 na Favela de Acari (RJ).Abstract in English:
Abstract In past decades, Catholicism in Brazil has emerged as a privileged theme in the Social Sciences literature, coming to be recognised as a key element in the formation of a "national culture". For the less affluent residents of the city, Catholicism constituted what Sanchis (1997) called “traditional urban popular culture”. Despite the abstraction contained in the notion of a "popular culture", Sanchis’ perspective has had wide academic repercussion. With the growing presence of Pentecostal Evangelicals in the public sphere, and the percentage of people who claimed to be “Evangelical” in the IBGE censuses since 1990, part of the social science literature began to reflect on the possible establishment of a "Pentecostal culture" in Brazil. In this article, I analyse the formation of a Pentecostal culture in urban peripheries. To this end, I consider that the increase in the number of Pentecostal churches and their devotees in these localities provoked changes in different spheres of social life. This article is based on empirical field research carried out intermittently between the years of 1996 and 2015 in the Acari shantytown (Rio de Janeiro).Abstract in Portuguese:
Resumo Este artigo busca problematizar a ideia de movimento a partir do trânsito entre os universos rurais e urbanos, mais especificamente entre a roça e as periferias das grandes metrópoles. Para tanto busco no meu material etnográfico sobre comunidades rurais e ribeirinhas no norte de Minas Gerais, bem como em etnografias realizadas no Cerrado Mineiro, instrumentos para por em questão a exclusividade do movimento como definidor da cidade e estendê-lo para uma abordagem que incorpore as relações entre pessoas e coisas que circulam pelos dois espaços sociais.Abstract in English:
Abstract This article explores the idea of movement through an analysis of the flows between rural and urban areas, more specifically between small farms (roças) and the peripheries of big cities. I turn to my own ethnographic research on rural and riverside communities in the north of Minas Gerais, as well as ethnographies produced on populations in the Cerrado Mineiro, in order to question the primacy of movement in the definitions of the city and to extend the notion through an approach that incorporates the relations between persons and things circulating in both these social spaces.Abstract in Portuguese:
Resumo Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre os condomínios populares, condomínios utilizados pelo estado e município do Rio de Janeiro para reassentar moradores de favelas atendidas por projetos como o PAC e o Morar Carioca, muitas vezes utilizando construções do PMCMV. A partir do trabalho de campo etnográfico, observei que os moradores faziam um uso distinto da tipologia condomínio: a partir da sua inserção no imaginário da cidade como moradia dos grupos mais abastados, esses novos condôminos utilizavam tal representação na construção dos seus projetos de limpeza moral, como forma de se desfiliarem do estigma de favelado. A busca pela limpeza da imagem não significou abandonar práticas “faveladas”: observam -se comportamentos e usos dos espaços que contrastam com o modelo condominial, permitindo pessoas de fora e de dentro ativarem o termo favelado enquanto categoria de acusação. Ainda para escaparem do estigma, os moradores recorrem a três estratégias de limpeza moral: o reendereçamento do estigma, a personalização de regras e a estética da distinção.Abstract in French:
Résumé Cet article présente les résultats d’une enquête sur les copropriétés construites à la fois par l’état et la municipalité de Rio de Janeiro pour y reloger les habitants de favelas, dans le cadre de programmes tels que le PAC et Morar Carioca [Habiter Carioca], souvent dans des programmes résidentiels du programme Minha Casa, Minha vida - MCMV. Pendant mon travail de terrain ethnographique, j’ai pu remarquer que les habitants employaient différemment la typologie de « copropriété » : partant de son insertion dans l’imaginaire de la ville en tant que lieu de résidence des groupes les plus aisés, ces nouveaux copropriétaires mobilisaient cette représentation dans la construction de leurs projets de nettoyage moral, comme une manière de se dégager du stigmate d’habitant de favela. La recherche du nettoyage de l’image n’impliquait pas d’abandonner les pratiques des favelas : on observe des comportements et des utilisations des espaces contrastant avec le modèle de la copropriété, ce qui permet à de gens de l’extérieur et de l’intérieur d’utiliser le terme de « favelado » [habitant de favela] en tant que catégorie d’accusation. Et toujours pour échapper à la stigmatisation, les habitants mettent en œuvre trois stratégies de nettoyage moral: la redirection du stigmate, la personnalisation des règles et l’esthétique de la distinction.Abstract in English:
Abstract This article introduces the results of a survey on the low income condominiums used by the state and municipality of Rio de Janeiro to resettle slum residents affected by projects such as PAC and “Morar Carioca”, often using PMCMV constructions. Using an ethnographic fieldwork, I observed that the residents made a different use of the condominium type: starting from their insertion in the imaginary of the city as dwelling of the most affluent people, these new condominiums used such representation in the construction of their moral cleansing project, as a way to become disfellowshiped of the favela stigma. The search for image cleanliness did not mean abandoning "favela" practices: it is often observed behaviors and uses of spaces that contrast with the condominial model, allowing people from outside and inside to activate the term “favelado” as a category of accusation. Still to escape stigma, residents resort to three strategies of moral cleansing: readdressing stigma, customizing rules, and the aesthetics of distinction.Abstract in Portuguese:
Resumo Formas não hegemônicas de produção musical têm surgido em regiões periféricas do Brasil, como é o caso do lambadão, no estado de Mato Grosso. O lambadão é produto de camadas populares que, sem esperar por reconhecimento da indústria cultural, mas em diálogo com ela, lançam mão de artifícios próprios para fazer sua música ecoar. O objetivo do artigo é analisar os modos como se articula e se projeta o lambadão nas periferias de Cuiabá e Várzea Grande. A gravação de CDs ao vivo ou em estúdios caseiros e a reprodução e venda dos discos por camelôs são dinâmicas acionadas para produzir e divulgar esse gênero musical. Longe de serem meras respostas a uma situação de precariedade e marginalidade no campo da produção cultural, essas dinâmicas se revelam como práticas criativas que atendem a sistemas de valores diferenciados.Abstract in English:
Abstract Non hegemonic forms of musical production have appeared in peripheral regions of Brazil, such as the lambadão genre in the Mato Grosso state. Lambadão is a product of the lower classes that, without expecting recognition from the cultural industry, but in dialog with it, use their own devices to have their music be heard. The objective of this article is to analyze how lambadão is articulated and projected in the peripheries of Cuiabá and Várzea Grande. The recording of CDs at live performances or in home studios and the reproduction and sale of the recordings by street vendors are dynamic processes used to produce and promote this musical genre. Far from being mere responses to a situation of precariousness and marginality in the field of cultural production, these processes are creative practices that attend to differentiated value systems.Abstract in Portuguese:
Resumo Pensar as bordas da metrópole para além das representações associadas à precariedade e à criminalidade supõe reconhecer a abundância e a vitalidade de práticas e produções estéticas que estão reconfigurando os discursos sobre as periferias. Tanto no Brasil quanto em outros países latino-americanos, a emergência e a difusão de linguagens produzidas nas “margens” das cidades colocam em questão o dualismo centro/periferia - relativizando a existência de fronteiras fixas, ao tempo que propõem outras formas de narrar diferentes experiências coletivas. Tido comumente como um produto periférico, o graffiti se constitui numa linguagem artística que dá conta da multiplicidade de agências existentes nas bordas metropolitanas. Na cidade de Medellín, na Colômbia, diferentes grupos conformados principalmente por jovens das bordas vêm assumindo o graffiti e o hip hop como recurso para entender, narrar e se distanciar das violências que os atravessam. Uma amostra significativa desse tipo de experiências coletivas é a proposta do Graffitour, um percurso “estético, político e histórico” organizado pelo Centro Cultural Casa Kolacho na Comuna 13. A partir do pressuposto de que o Graffitour transcende a simples representação da periferia medellinense e se constitui numa forma de organização cultural e política para falar das violências que se presentam na cidade, este trabalho relata a experiência de ter realizado esse percurso pela Comuna 13. Nesse sentido, objetiva refletir sobre a forma como são produzidos discursos sobre as bordas metropolitanas na contemporaneidade e sobre o papel das manifestações artísticas urbanas na interpretação da violência e na construção da memória social.Abstract in English:
Abstract To think the borders of the metropolis beyond the representations associated with precariousness and crime presupposes recognizing the abundance and vitality of aesthetic practices and productions that are reconfiguring the discourses on the peripheries. In both Brazil and other Latin American countries, the emergence and diffusion of languages produced in the "margins" of cities call into question the center/periphery dualism - relativizing the existence of fixed boundaries, while proposing other ways of narrating different collective experiences. Commonly seen as a peripheral product, graffiti is an artistic language that express the multiplicity of agencies on the metropolitan edges. In the city of Medellín, Colombia, different groups formed mainly by young people from the edges have been taking on graffiti and hip hop as a resource to understand, narrate and distance themselves from the violence that crosses them. A significant sample of this type of collective experience is the Graffitour proposal, an "aesthetic, political and historical" route organized by the Centro Cultural Casa Kolacho in the Commune 13. Based on the assumption that the Graffitour transcends the simple representation of the medellinense periphery and constitutes a form of cultural and political organization to speak about the violence that appears in the city, this work reports the experience of having carried out this journey through Commune 13. In this sense, it aims to reflect on how discourses are produced on metropolitan edges in contemporary times and on the role of urban artistic manifestations in the interpretation of violence and in the construction of social memory.Abstract in Portuguese:
Resumo Este texto problematiza as noções de fronteiras e urbanidades a partir de pessoas e coletivos que se movimentam nas bordas das cidades e tecem os chamados mercados do sexo e podem se identificar (mas não necessariamente) como travestis e mulheres transexuais. Esta reflexão faz parte de uma pesquisa em andamento, vinculada ao Núcleo de Antropologia Urbana da Universidade de São Paulo, e pretende elaborar uma etnografia multisituada em duas regiões do país: na Paraíba, compreendendo a Região Metropolitana de João Pessoa, e no Alto Solimões, na tríplice fronteira amazônica, entre Brasil, Peru e Colômbia, em Tabatinga, Letícia, Santa Rosa. A partir da circulação de pessoas trans nas bordas das cidades busca-se compreender quais modelos urbanos emergem dessas experiências liminares, que transitam entre fronteiras espaciais, corporais e simbólicas. A investigação sugere repensar o campo da antropologia da cidade no Brasil a partir de formas do urbano que permitem cruzamentos entre campo e cidade, floresta e metrópole, periferia e centro.Abstract in English:
Abstract This paper discusses the concepts of borders and urbanities based on individuals and collectivities that circulate in the margins of cities and form the fabric of the so-called sex market; they may identify themselves (but not necessarily) as travestis and transsexual women. This reflection is part of an ongoing survey linked to the Urban Anthropology Center of the University of São Paulo, whose purpose is to establish a multi-sited ethnography in two regions of Brazil: the metropolitan area of João Pessoa, in the state of Paraíba, and the triple frontier in the Amazon region between Brazil, Peru and Colombia. Based on the circulation of transgender people in the margins of cities, this study is an attempt to understand the kind of urban models that emerge from these liminal experiences, which shift between spatial, physical and symbolic boundaries. This investigation suggests the need to rethink the field of city anthropology in Brazil by taking as its basis the models of urban forms that allow for intersections between countryside and city, forest and metropolis, outskirts and downtown.Abstract in Portuguese:
Resumo O ordenamento espacial das periferias, através do loteamento, não despertou tanto interesse entre os antropólogos. Com base em pesquisa sobre documentos, principalmente planos urbanísticos, e editais de leis, pretendemos fazer uma “genealogia” (Foucault) do loteamento, analisando as várias racionalidades, técnicas e políticas, que contribuíram para esta forma de morar. Argumentamos que o loteamento deve muito à “razão gráfica” (Goody), ao tipo de operações que o uso de “artefatos gráficos” (Hull) possibilita. Defendemos também que esta tecnologia responde a problemas específicos: no período colonial, regulamentava-se a abertura de ruas para defender os espaços públicos, enquanto, no final do século dezoito, o problema já era de reformar a malha viária. A codificação do loteamento tal como conhecemos só ocorreu no início do século vinte, em decorrência de novas problemáticas acerca das necessidades coletivas da população urbana. Longe de constituir uma cidade ilegal, a periferia aparece assim como um laboratório do planejamento urbano.Abstract in French:
Résumé L’agencement spatial des périphéries urbaines, au travers du « lotissement » (loteamento), n’a pas suscité beaucoup d’intérêt de la part des anthropologues. Prenant appui sur les documents d’urbanisme impliqués dans les opérations de lotissement, cet article prétend faire la « généalogie » (Foucault) de cette forme d’habitat à Rio de Janeiro en analysant les différentes rationalités techniques et politiques qui la traversent. En particulier, il défend que le lotissement doit beaucoup à la « raison graphique » (Goody), au genre d’opérations que l’utilisation « d’artefacts graphiques » (Hull) rend possible. Il soutient également que la technologie du lotissement est née en réponse à des problèmes spécifiques: à l’époque coloniale, il s’agissait de réglementer la création de voirie pour préserver l’espace public de la rue, alors qu’à la fin du dix-huitième siècle, l’enjeu était plutôt de réformer le réseau des voies de circulation. La codification des opérations de lotissement telles que nous les connaissons aujourd’hui ne survint qu’au début du siècle précédent en accord avec les nouvelles préoccupations de l’époque concernant les nécessités collectives de la population urbaine. Loin des stéréotypes sur la « ville informelle » (cidade ilegal), la périphérie se révèle un véritable laboratoire de l’aménagement urbain (planejamento urbano).Abstract in English:
Abstract The spatial ordering of Rio de Janeiro’s poor suburbs, through subdivision (loteamento), did not raise such interest among anthropologists. Based on documents, mostly urban plans, and legislation, we intend to make a “genealogy” (Foucault) of the subdivision, giving attention to technical and political rationalities. We argue that the subdivision owes much to the “graphic reason” (Goody), to the kind of operations that the use of “graphic artifacts” allows. Moreover, this technology responds to specific problems: during colonial times, government regulated street opening in order to defend public spaces. At the end of the eighteenth century, the problem was how to reform the road network. Current subdivision regulations come from the early twentieth century, when new issues about collective needs aroused. Far from being an illegal city, poor suburbs appear as a laboratory for urban planning.