Open-access CERTIFICAÇÃO DO BEM-ESTAR EM ESPAÇOS ACADÊMICOS

Resumo

As edificações exercem influência direta sobre o comportamento e a saúde de seus ocupantes. Ferramentas como certificações ambientais permitem avaliar e mensurar esse impacto, possibilitando ajustes e melhorias na experiência dos usuários. Um edifício bem planejado e executado com foco na qualidade ambiental, integrando políticas que promovem o bem-estar, podem potencializar o desempenho e a satisfação dos usuários. Este trabalho avaliou uma edificação educacional por meio da aplicação da Certificação Ambiental WELL, que tem como foco o bem-estar das pessoas. Buscou-se qualificar a experiência dos usuários por meio de uma análise da arquitetura, dos elementos biofílicos e da neuroarquitetura. Para isso, foram avaliados seis índices da Certificação WELL: ar, iluminação, conforto térmico, materiais, mente e comunidade, todos relacionados às competências do arquiteto e do gestor institucional. Ao final do estudo, será apresentado um diagnóstico crítico dos índices ligados à certificação, com base na pesquisa realizada com os usuários e na bibliografia utilizada, visando contribuir para a melhoria do bem-estar nos ambientes educacionais.

Palavras-chave:
ambiente construído; bem-estar; biofilia; certificação WELL; educação

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