Resumo
As edificações exercem influência direta sobre o comportamento e a saúde de seus ocupantes. Ferramentas como certificações ambientais permitem avaliar e mensurar esse impacto, possibilitando ajustes e melhorias na experiência dos usuários. Um edifício bem planejado e executado com foco na qualidade ambiental, integrando políticas que promovem o bem-estar, podem potencializar o desempenho e a satisfação dos usuários. Este trabalho avaliou uma edificação educacional por meio da aplicação da Certificação Ambiental WELL, que tem como foco o bem-estar das pessoas. Buscou-se qualificar a experiência dos usuários por meio de uma análise da arquitetura, dos elementos biofílicos e da neuroarquitetura. Para isso, foram avaliados seis índices da Certificação WELL: ar, iluminação, conforto térmico, materiais, mente e comunidade, todos relacionados às competências do arquiteto e do gestor institucional. Ao final do estudo, será apresentado um diagnóstico crítico dos índices ligados à certificação, com base na pesquisa realizada com os usuários e na bibliografia utilizada, visando contribuir para a melhoria do bem-estar nos ambientes educacionais.
Palavras-chave:
ambiente construído; bem-estar; biofilia; certificação WELL; educação
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Fonte: adaptada de International WELL Building Institute (
Fonte: elaborada pelos autores.
Fonte: elaborada pelos autores.
Fonte: fotografia do autor.
Fonte: fotografia do autor.
Fonte: fotografia do autor.
Fonte: elaborada pelos autores.
Fonte: elaborada pelos autores.
Fonte: elaborada pelos autores.
Fonte: elaborada pelos autores.
pontuação obtida vs. pontuação máxima. Fonte: elaborado pelos autores.