Logomarca do periódico: Brazilian Journal of Anesthesiology

Open-access Brazilian Journal of Anesthesiology

Publicação de: Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA)
Área: Ciências Da Saúde
Versão impressa ISSN: 0104-0014
Versão on-line ISSN: 2352-2291
Título anterior: Revista Brasileira de Anestesiologia
Creative Common - by 4.0

SOBRE O PERIÓDICO

Breve Histórico

 

Em 1951, a Revista Brasileira de Anestesiologia (RBA) foi instituída como publicação oficial da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), e em 2019, foi decidido que a publicação seria rebatizada como Brazilian Journal of Anesthesiology (BJAN), em um movimento de internacionalização do journal.

Um atestado internacional importante do seu surgimento foi o Editorial publicado por Howard Dittrick, editor diretor da Current Researches in Anesthesia and Analgesia (1951;5[30]), com o título "A New Journal is Born".

De 1951 a 1969, era publicada trimestralmente. De 1970 até hoje é publicada bimestralmente.

De janeiro de 2001 a dezembro de 2021, a BJAN foi editada em português e em inglês e, entre 2011 e 2015, também em espanhol, apenas de forma eletrônica.

Em 2021, a Revista Brasileira de Anestesiologia (0034-7094) fundiu-se com a Brazilian Journal of Anesthesiology (0104-0014), adotando o inglês como principal idioma de publicação. Os resumos dos artigos podem ser encontrados em português no site oficial da revista.

Em 2024, a BJAN passou a adotar a prática de publicação contínua como mecanismo para acelerar a comunicação das pesquisas.

 

 

Acesso Aberto

 

A  Brazilian Journal of Anesthesiology  segue o modelo de Acesso Aberto (Open Access), permitindo o acesso virtual, sem restrição (incluindo restrições financeiras), a todos os textos científicos publicados pelo periódico.  Acesso aberto é a condição em que o detentor dos direitos autorais de um trabalho acadêmico concede direitos de uso a terceiros usando uma licença aberta (Creative Commons Attribution, CC-BY), permitindo acesso gratuito imediato ao trabalho e autorizando qualquer usuário a ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, rastreá-los para indexação, passá-los como dados para software ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.

 

 

Conformidade com a Ciência Aberta

 

Este periódico segue o modelo Diamond Open Access.

Todos os artigos publicados como acesso aberto estarão imediatamente e permanentemente disponíveis para qualquer indivíduo ler, baixar, copiar e distribuir.

O periódico aceita artigos previamente depositados em preprints reconhecidos como: SciELO Preprints, bioRxiv e medRxiv. A critério do Conselho Editorial, pré-prints podem ser compartilhadas a qualquer momento e não contam como publicação anterior, embora devam ser citadas na submissão.

A BJAN trabalha com um processo de revisão duplo-cego. Os revisores não saberão quem é o responsável pelo trabalho ao efetuarem a revisão, assim como os autores não terão conhecimento de quem revisou o manuscrito em qualquer um dos estágios do processo de publicação. A BJAN oferece aos pareceristas a opção de dialogar diretamente com o autor correspondente sem a abertura das identidades.

Formulário sobre conformidade com a Ciência Aberta: https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/Formulario-de-Conformidade-Ciencia-Aberta.docx

 

 

Ética na Publicação

 

Estudos em animais

Todo experimento com animais deve obedecer às ARRIVE Guidelines [Diretrizes ARRIVE] e ser realizado de acordo com a regulamentação de cada país. É essencial indicar de forma clara no manuscrito que tais diretrizes foram seguidas. O sexo dos animais deve ser citado e, quando for o caso, a influência (ou associação) do sexo nos resultados do estudo. O artigo deve descrever genótipo, cepa, fonte, número de retrocruzamentos e idade dos animais estudados.

Estudos em humanos

Se o artigo envolve participantes humanos, os autores devem se certificar de que a pesquisa descrita foi realizada de acordo com o The Code of Ethics of the World Medical Association [Código de Ética da Associação Médica Mundial] (Declaração de Helsinque) para experimentos envolvendo humanos. Os autores devem incluir no manuscrito uma declaração de que foi obtido o consentimento livre e esclarecido para experimentação com participantes humanos. Seus direitos à privacidade devem ser sempre respeitados.

O manuscrito deve estar em conformidade com as recomendações da Conduct, Reporting, Editing and Publication of Scholarly Work in Medical Journals [Conduta, Relatos, Edição e Publicação de Trabalho Acadêmico em Periódicos Médicos] e buscar incluir populações humanas representativas (sexo, idade e etnicidade) de acordo com essas recomendações. Os termos sexo e gênero devem ser usados corretamente. É recomendável usar as palavras “masculino” e “feminino” (e outros sexos/ gêneros, conforme apropriado) ao se referir ao sexo do paciente. Os números e porcentagens de sexos/ gêneros masculino, feminino e outros devem ser descritos no texto e/ou tabelas. O manuscrito deve conter dados de idade (média e intervalo), altura (m), peso (kg), sexo, critérios de seleção, condições de saúde, entre outros que sejam significativos para os resultados do estudo. É preferível que as informações mais complexas sejam apresentadas em uma tabela para facilitar o entendimento dos dados.

Consentimento livre e esclarecido e detalhes de pacientes: estudos em pacientes ou voluntários exigem aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da instituição e consentimento livre e esclarecido, que devem ser documentados no trabalho.

Consentimentos, autorizações e liberações apropriados devem ser obtidos quando os autores desejarem incluir detalhes de um caso, outras informações pessoais ou imagens de pacientes ou de quaisquer outros indivíduos em nossa publicação.

Quando for usado qualquer tipo de imagem de paciente, ela deve ser não identificável e anônima, e uma autorização assinada especificamente para a publicação deve ser obtida do paciente, do representante legal ou de familiar, e submetida juntamente com o manuscrito ou relato de caso. Se não houver a autorização por escrito do paciente ou de parentes do paciente (quando aplicável), os detalhes pessoais de qualquer paciente, incluídos em qualquer parte do artigo e em quaisquer materiais suplementares (inclusive todas as ilustrações e vídeos), devem ser retirados antes da submissão.

Os autores devem guardar os consentimentos escritos antes de submeterem o artigo e não enviar cópias para a BJAN. Caso sejam solicitados especificamente pela BJAN em circunstâncias excepcionais (por exemplo, em caso de uma questão jurídica), os autores deverão providenciar cópias dos consentimentos ou evidência de que tais consentimentos foram obtidos.
A BJAN tem o compromisso de se manter alinhada com as recomendações de ética do COPE (Comitê de Ética na Publicação).

 

 

Foco e Escopo

 

A BJAN destina-se à publicação de artigos científicos inéditos sobre Anestesiologia e/ou áreas afins, de pesquisadores nacionais ou estrangeiros. Tem como objetivo divulgar artigos a anestesiologistas e médicos interessados, fomentando o progresso, o aperfeiçoamento e a difusão da anestesiologia, terapia intensiva, tratamento de dor e reanimação cardiorrespiratória.

 

 

Preservação Digital

 

Este periódico segue os padrões definidos no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO.

 

 

Fontes de Indexação

   

 

Ficha Bibliográfica

 
  • Título do periódico: Brazilian Journal of Anesthesiology
  • Título abreviado: Braz J Anesthesiol
  • Publicação de: Elsevier
  • Periodicidade: Bimestral
  • Modalidade de publicação: Publicação Contínua
  • Ano de criação do periódico: 1951
 

 

Websites e Mídias Sociais

   

 

 

POLÍTICA EDITORIAL

Preprints

 

A Brazilian Journal of Anesthesiology (BJAN) aceita apenas artigos originais que não estejam sendo avaliados por qualquer outro periódico e que nunca tenham sido publicados, exceto como tese acadêmica, preprint ou resumos apresentados em conferências ou congressos científicos, contanto que seja especificado na carta de apresentação.

Um preprint é definido como um manuscrito pronto para submissão a um periódico e que é depositado em servidores de preprints confiáveis antes ou em paralelo à submissão a um periódico. O uso dos preprints é uma opção e escolha dos autores.

O periódico aceita artigos previamente depositados em preprints reconhecidos como: SciELO Preprints, bioRxiv e medRxiv.
Para assegurar a transparência e integridade no tratamento dos preprints, é sugerido que os autores incluam as seguintes informações:

  • Identificação do Preprint: Detalhes como título, autores, nome do repositório de publicação, data de publicação e DOI devem ser fornecidos pelos autores.
  • Relação com o Trabalho Submetido: Os autores devem esclarecer a relação entre o preprint e o trabalho submetido ao periódico, indicando se é uma versão anterior ou se contém informações complementares.
  • Conflito de Interesse: Os autores devem declarar qualquer conflito de interesse associado ao preprint, como financiamento por parte de empresas ou instituições com interesse no trabalho.

O processo de avaliação por pares de preprints na BJAN difere do método utilizado para manuscritos submetidos ao periódico. Enquanto a BJAN emprega revisão por pares com dupla anonimização para os manuscritos submetidos, tal abordagem não é viável para preprints, pois tanto autores quanto revisores são identificados.

 

 

O uso de IA e tecnologias assistidas por IA na redação científica

 

Os autores podem usar IA e tecnologias assistidas por IA no processo de redação apenas para melhorar a legibilidade e a linguagem do trabalho, e não para substituir as principais tarefas do pesquisador, como produzir insights científicos, analisar e interpretar dados ou tirar conclusões científicas. A aplicação da tecnologia deve ser feita com supervisão e controle humanos e os autores devem revisar e editar cuidadosamente o resultado, pois a IA pode gerar um texto que pode estar incorreto, incompleto ou tendencioso. Os autores são os responsáveis pelo conteúdo da obra.

Os autores devem divulgar em seu manuscrito o uso de IA e tecnologias assistidas por IA e uma declaração aparecerá no trabalho publicado. Declarar o uso dessas tecnologias apoia a transparência e a confiança entre autores, leitores, revisores, editores e colaboradores e facilita o cumprimento dos termos de uso da ferramenta ou tecnologia relevante.

Os autores não devem listar IA e tecnologias assistidas por IA como autor ou coautor, nem citar IA como autor. A autoria implica responsabilidades e tarefas que só podem ser atribuídas e executadas por seres humanos. Todos os autores são responsáveis por garantir que questões relacionadas à precisão ou integridade de qualquer parte do trabalho sejam adequadamente investigadas e resolvidas e a autoria requer a capacidade de aprovar a versão final do trabalho e concordar com sua submissão. Os autores também são responsáveis por garantir que o trabalho seja original, que os autores declarados se qualifiquem para autoria e que o trabalho não infrinja os direitos de terceiros, e devem se familiarizar com nossa política de ética na publicação antes de enviar.

 

 

Processo de Avaliação por Pares

 

A BJAN trabalha com um processo de revisão duplo-cego. Os revisores não saberão quem é o responsável pelo trabalho ao efetuarem a revisão, assim como os autores não terão conhecimento de quem revisou o manuscrito em qualquer um dos estágios do processo de publicação. Assim, o manuscrito não deve conter os dados dos autores, que devem ser inseridos apenas na página título.

Todos os revisores terão sua aptidão para o periódico avaliada pelo Editor-Chefe. Trabalhos considerados adequados são enviados para no mínimo dois revisores especialistas independentes para que a qualidade científica do trabalho seja avaliada. O Editor-Chefe é responsável pela decisão referente à aceitação ou rejeição de artigos, e sua decisão é final.

Abertura das identidades

O SciELO considera três opções de avanço da abertura. A BJAN segue de acordo com a segunda opção na medida que oferece aos pareceristas a opção de dialogar diretamente com o autor correspondente sem a abertura das identidades.

 

 

Dados Abertos

 

Visando transparência, estimulamos os autores a declararem a disponibilidade de seus dados na submissão. Caso não estejam disponíveis para acesso ou sejam inadequados para postagem, os autores têm a oportunidade de dizer o motivo. No caso do envio desse formulário junto com o manuscrito como um arquivo suplementar, a declaração aparecerá ao lado do artigo publicado no ScienceDirect.

A BJAN o encoraja a compartilhar dados que suportem sua publicação científica em um repositório de dados adequado e possibilita que os dados sejam interligados ao artigo publicado. Se você compartilhou os dados, o encorajamos a citar em seu manuscrito e lista de referências.

Ao disponibilizar seus dados de pesquisa em um repositório de dados, é possível colocar no artigo um link direto para o conjunto de dados. A BJAN possui convênios com vários repositórios para a criação de links de artigos no ScienceDirect e outros, fornecendo aos leitores acesso aos dados de base para que compreendam melhor a pesquisa descrita.

Visando transparência, estimulamos os autores a declararem a disponibilidade de seus dados na submissão. Caso não estejam disponíveis para acesso ou sejam inadequados para postagem, os autores têm a oportunidade de dizer o motivo. No caso do envio desse formulário junto com o manuscrito como um arquivo suplementar, a declaração aparecerá ao lado do artigo publicado no ScienceDirect

 

 

Cobrança de Taxas

 

A BJAN é a publicação oficial da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), que financia a revista totalmente e arca com os custos de publicação, sem ônus para os autores.

 

 

Política de Ética e Más condutas, Errata e Retratação

 

A Brazilian Journal of Anesthesiology segue as diretrizes éticas para publicação e combate às más condutas científicas. O Conselho Editorial trata com seriedade qualquer caso identificado de plágio, falsificação de dados, duplicação de publicações, conflitos de interesse não declarados ou outras formas de má conduta científica. O periódico reserva-se o direito de tomar as medidas necessárias, que incluem, mas não se limitam a rejeição do manuscrito, proibição de futuras submissões pelos autores envolvidos e comunicação das infrações às instituições afiliadas.

 

 

Política sobre Conflito de Interesses

 

Todos os autores devem revelar quaisquer relações financeiras e pessoais com outros indivíduos ou organizações que possam influenciar de forma inapropriada (viés) o seu trabalho. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Exemplos de conflitos de interesse potenciais incluem vínculo empregatício, consultorias, propriedade de ações, honorários, depoimento pago a especialista, aplicações/registros de patente e bolsas ou outros tipos de financiamento. Se não houver nenhum conflito de interesse, deve-se então declarar “Conflitos de interesses: nenhum”.

Editores e revisores também devem declarar quaisquer conflitos de interesse diretamente à revista antes de iniciar o processo de revisão.

 

 

Adoção de Softwares de Verificação de Similaridade

 

Na primeira análise de adequação dos manuscritos às normas da BJAN, uma plataforma intuitiva em nuvem (Crossref Similarity Check) compara os manuscritos submetidos com publicações anteriores pois as submissões não devem conter qualquer tipo de plágio. Os autores devem obter e enviar ao Escritório Editorial todas as autorizações necessárias para materiais de terceiros e referenciá-lo adequadamente no manuscrito para evitar plágio.

 

 

Questões de Sexo e Gênero

 

A equipe editorial da BJAN, além dos autores que publicam na revista, devem sempre observar as diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research – SAGER). As diretrizes SAGER compreendem um conjunto de diretrizes que orientam o relato de informações sobre sexo e gênero no desenho do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados. Além disso, a BJAN observa a política de equidade de gênero na formação de seu corpo editorial.

 

 

Comitê de Ética

 

A aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da instituição e o consentimento livre e esclarecido devem estar registrados no trabalho. Os autores devem inserir link ou anexar cópia da declaração de aprovação do comitê de ética da instituição responsável por aprovar a pesquisa.

Consentimentos, autorizações e liberações apropriados devem ser obtidos quando os autores desejarem incluir detalhes de um caso, outras informações pessoais ou imagens de pacientes ou de quaisquer outros indivíduos. Por favor, sempre indique que foram obtidos e os envie sempre que houver um pedido específico da BJAN.

 

 

Direitos Autorais

 

Autores de artigos publicados pela BJAN mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores concedem para o periódico Brazilian Journal of Anesthesiology (BJAN) o direito de primeira publicação.

 

 

Propriedade Intelectual e Termos de Uso

 

Direitos do usuário

A permissão de reuso é definida pela licença Creative Commons (CC BY), permitindo aos usuários copiar e redistribuir o artigo em qualquer meio ou formato para qualquer finalidade, inclusive comercial; e adaptar, remixar e transformar o artigo para qualquer finalidade, mesmo comercial, desde que o usuário dê o devido crédito (com um link para a publicação formal através do DOI e indicando se foram feitas alterações). O usuário poderá fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de forma que sugira que o licenciante endossa as mudanças ou seu uso. Além disso, o usuário não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros de fazerem qualquer coisa que a licença permita. Os detalhes completos da licença estão disponíveis em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.

Direitos do autor

Como é uma publicação de acesso aberto, usa um acordo de transferência de copyright. Os autores transferem o copyright para a Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), mas terão o direito de compartilhar seu artigo das mesmas formas permitidas a terceiros, sob a licença de usuário citada, além de certos direitos de uso acadêmico.

Os autores (ou seus empregadores ou instituições) têm certos direitos ao reuso do trabalho. Saiba mais em: https://www.elsevier.com/about/policies-and-standards/copyright/permissions

Os dados, opiniões e conceitos emitidos nos artigos, bem como a exatidão das referências bibliográficas, são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

A BJAN encoraja os Autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website do periódico. 

 

 

Patrocinadores e Agências de Fomento

 

Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA)

 

 


CORPO EDITORIAL

 

Editor-Chefe

 
  • Liana Maria Tôrres de Araújo Azi – Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia/BA, Brasil. Lattes: 8127308781893975, ORCID: 0000-0002-9466-6537, E-mail: liana.araujo@ufba.br
 

 

Co-Editor 

   

 

Editores associados

 
  • Ana Maria Menezes Caetano – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco/PE, Brasil. Lattes: 7646219530046555, ORCID: 0000-0002-8074-6093. E-mail: anacaetano2012@gmail.com]
  • André Prato Schmidt – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Faculdade de Anestesia, Serviço de Anestesia e Medicina Perioperatória, Porto Alegre, Rio Grande do Sul/RS, Brasil. Lattes: 3423332628335973, ORCID: 0000-0002-1090-8165, E-mail: apschmidt@hcpa.edu.br
  • Célio Gomes de Amorim – Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, Minas Gerais/MG, Brasil. Lattes:5165423505827346, ORCID: 0000-0003-0833-7372, E-mail: celioamorim@uol.com.br
  • Claudia Marquez Simões - Universidade de São Paulo (USP), Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (HCFMUSP), São Paulo, SP, Brasil. Lattes: 5015628585088649, ORCID: 0000-0002-4306-5168, E-mail: claudia.simoes@hc.fm.usp.br
  • Durval Campos Kraychette – Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia/BA, Brasil. Lattes: 6008595426904260, ORCID: 0000-0001-6561-6584, E-mail: dkt@terra.com.br 
  • Edmundo Pereira de Souza Neto – Centre Hospitalier de Montauban,Montauban, Tarn-et-Garonne, França. Lattes: 4135605259056018, ORCID: 0000-0001-6921-235X. E-mail: edmundo.pereira-de-souza@hotmail.fr 
  • Eric Benedet Lineburger – Hospital São José, Criciúma, Santa Catarina/SC, Brasil. Lattes: 2033577765505566, ORCID: 0000-0003-2467-0634, E-mail: lineburger@unesc.net 
  • Florentino F. Mendes – Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Rio Grande do Sul/RS, Brasil. Lattes: 6712021589285411, ORCID: 0000-0001-8223-6786, E-mail:  florentinomendes@gmail.com 
  • Gabriel Magalhães Nunes Guimarães – Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal/DF, Brasil. Lattes: 1254455789444204, ORCID: 0000-0001-6289-2233, E-mail: gabrielmng@gmail.com 
  • Guilherme A. M. Barros – Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (FMB/Unesp), Botucatu, São Paulo/SP, Brasil. Lattes: 4793749773394626, ORCID: 0000-0001-6421-353X, E-mail: guilherme.am.barros@unesp.br 
  • João Manoel da Silva Júnior – Hospital do Servidor Público, São Paulo, SP, Brasil. Lattes: 8544802022591512, ORCID: 0000-0003-1494-0784, E-mail: Joao.s@usp.br 
  • Laís Helena Navarro e Lima – Queens University, Kingston, Ontário/ON, Canadá. Lattes: 7493832230861671, ORCID: 0000-0001-9596-7289, E-mail: laishnlima@gmail.com
  • Lorena Ibiapina Mendes de Carvalho – Hospital Getúlio Vargas (HGV), Teresina, Piauí/PI, Brasil. Lattes: 6483114794690130, ORCID: 0000-0001-7945-6315, E-mail: limcarvalho@yahoo.com.br 
  • Luis Vicente Garcia – Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Ribeirão Preto, São Paulo/SP, Brasil. Lattes: 2858503978862920, ORCID: 0000-0001-9365-2208, E-mail: lvgarcia@fmrp.usp.br 
  • Luiz Guilherme Villares da Costa – Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP, Brasil. Lattes: 2766213389536197, ORCID: 0000-0001-5044-9998. E-mail: Lgvc76@yahoo.com.br 
  • Luiz Marcelo Sá Malbouisson – Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), São Paulo, SP, Brasil. Lattes: 1823080587913061, ORCID: 0000-0002-3261-5603, E-mail: malbouisson@usp.br 
  • Luiz Marciano Cangiani – Hospital da Fundação Centro Médico Campinas, Campinas, São Paulo/SP, Brasil. ORCID: 0000-0002-4881-5888. E-mail: cangiani@terra.com.br 
  • Maria José Carvalho Carmona – Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Medicina, Departamento de Cirurgia, São Paulo, SP, Brasil. Lattes: 2636111337875377, ORCID: 0000-0002-3031-2924, E-mail: maria.carmona@fm.usp.br 
  • Mariana Fontes Lima Neville – Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), São Paulo, SP, Brasil. Lattes: 7466641350442181, ORCID: 0000-0002-3208-3424. E-mail: mariana.lima@unifesp.br 
  • Neuber Martins Fonseca – Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (FAMED-UFU), Uberlândia, Minas Gerais/MG, Brasil. Lattes: 2913832716434829, ORCID: 0000-0001-7201-7408. E-mail: neubermf@gmail.com 
  • Norma Sueli Pinheiro Módolo – Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (FMB/Unesp), Botucatu, São Paulo/SP, Brasil. Lattes: 8223546475724050, ORCID: 0000-0002-8549-6820, E-mail: norma.p.modolo@unesp.br 
  • Paulo do Nascimento Junior – Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (FMB/Unesp), Botucatu, São Paulo/SP, Brasil. Lattes: 8745358989680600, ORCID: 0000-0002-2323-9159, E-mail: paulo.nascimento-junior@unesp.br 
  • Priscilla Ferreira Neto Cardoso – Centre Hospitalier Haut du Anjou (CHHA), Pays de Loire, France. Lattes: 5147000047858379, ORCID: 0000-0003-3866-8949. E-mail: priscillaneto@gmail.com 
  • Rodrigo Moreira e Lima – Queens University, Toronto, Ontário/ON, Canadá. Lattes: 3784756353442634, ORCID: 0000-0002-7699-8669. E-mail: Rmelima@gmail.com 
  • Vanessa Henriques Carvalho – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, São Paulo/SP, Brasil. Lattes: 8870883343934501, ORCID: 0000-0002-1001-1948, E-mail: vanessahcarvalho74@gmail.com 
  • Vinicius Caldeira Quintão – Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), São Paulo, SP, Brasil. Lattes: 5149008109020892, ORCID: 0000-0001-6459-7983, E-mail: vinicius.quintao@hc.fm.usp.br 
 

 

Comissão Editorial

 
  • Achal Dhir – London Health Sciences Centre (LHSC), Western University, London, Ontário/ON, Canadá. ORCID: 0000-0001-5327-6420. E-mail: Achal.Dhir@lhsc.on.ca 
  • Adrian Alvarez – Hospital Italiano de Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina. E-mail: tatotatun@gmail.com 
  • Adrian Gelb – University of California, San Francisco, Califórnia/CA, Estados Unidos. ORCID: 0000-0001-7004-4410, E-mail: adrian.gelb@ucsf.edu 
  • Alexandra Rezende Assad – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Lattes: 7568287261860675, ORCID: 0000-0002-7462-6079, E-mail: alexandraassad@gmail.com 
  • Alexis F Turgeon – Université Laval, Québec/QC, Canadá. ORCID: 0000-0001-5675-8791. E-mail: alexis.turgeon.med@ssss.gouv.qc.ca 
  • Antônio Carlos Aguiar Brandão – Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), Pouso Alegre, Minas Gerais/MG, Brasil. Lattes: 5310635003212564, ORCID: 0000-0002-9583-4002, E-mail: AntonioAguiar@univas.edu.br 
  • Ary Serpa Neto – Monash University, Melbourne, Australia. Lattes: 0254664157557375, ORCID: 0000-0003-1520-9387. E-mail: ary.serpaneto@monash.edu 
  • Bernd W. Böttiger – University Hospital of Cologne, Klinikum Köln, Alemanha. ORCID: 0000-0001-8000-8931, E-mail: bernd.bottiger@uk-koeln.de 
  • Bobbie Jean Sweitzer – Northwestern Medicine, Chicago, Illinois/IL, Estados Unidos. ORCID: 0000-0001-7497-0614, E-mail: bobbiejean.sweitzer@nm.org 
  • Carlos Galhardo Júnior – Instituto Nacional de Cardiologia (INC/MS), Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Lattes: 4832724750438690, ORCID: 0000-0001-8358-183X, E-mail: cgalhardo@uol.com.br 
  • Carlos Manuel Correia Rodrigues de Almeida – Hospital CUF Viseu, Viseu, Beira Alta, Portugal, E-mail: carlosralmeida@gmail.com 
  • Catia Sousa Goveia – Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal/DF, Brasil. Lattes: 5051087997069080, ORCID: 0000-0002-6700-5979, E-mail: catia.goveia@gmail.com 
  • Clarita Bandeira Margarido – Sunnybrook Health Sciences Care, Toronto, Ontário/ON Canadá. Lattes: 3424875407672320, ORCID: 0000-0002-5870-3636, E-mail: clarita.margarido@sunnybrook.ca 
  • Claudia Regina Fernandes – Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará/CE, Brasil. Lattes: 0657725592589116, ORCID: 0000-0003-2366-2341, E-mail: clauregfer@gmail.com 
  • Clovis Tadeu Bevilacqua Filho – Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Porto Alegre, Rio Grande do Sul/RS, Brasil. ORCID: 0000-0002-1375-7489. E-mail: clovisfilho@hcpa.edu.br 
  • Clyde Matava – The Hospital for Sick Children, Toronto, Ontário/ON, Canadá. ORCID: 0000-0002-9502-0981, E-mail: clide.matava@sickkids.ca 
  • Cyril David Mazer – St. Michael's Hospital, Toronto, Ontário/ON, Canadá. ORCID: 0000-0003-2566-4308, E-mail: david.mazer@unityhealth.to 
  • Daniel Cordovani – McMaster University, Hamilton, Ontário/ON, Canadá. ORCID: 0000-0002-7697-7876, E-mail: cordovd@mcmaster.ca 
  • David Ferez – Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), São Paulo, SP, Brasil. Lattes: 6655595546211264, ORCID: 0000-0002-3683-9081, E-mail: david.ferez@icloud.com 
  • Deborah Culley – Harvard University, Boston, Massachusetts/MA, Estados Unidos. ORCID: 0000-0002-5760-8063, E-mail: dculley@bwh.harvard.eu 
  • Deepak K. Tempe – GB Pant Institute of Postgraduate Medical Education and Research, New Delhi, India. ORCID: 0000-0001-7642-2881, E-mail: dempedeepak@hotmail.com 
  • Edoardo Quarenghi – Fondazione IRCCS Ca' Granda Ospedale Maggiore Policlinico, Milão, Itália, E-mail: edoardo.quarenghi@policlinico.mi.it 
  • Eduarda Schütz Martinelli – Toronto General Hospital, Toronto, Ontário/ON, Canadá. Lattes: 1304010091452626, ORCID: 0000-0001-5327-8709, E-mail: eduardaschutzmartinelli@gmail.com 
  • Eduardo Giroud Joaquim – Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), São Paulo, SP, Brasil. ORCID: 0000-0002-5184-9368, E-mail: edujoaquim@gmail.com 
  • Eliane Cristina de Souza Soares – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais/MG, Brasil. Lattes: 2305997463043674, ORCID: 000-0001-6243-7206, E-mail: elianecssoares@gmail.com 
  • Emery Brown – Massachusetts Institute of Technology, Cambridge, Massachusetts/MA, Estados Unidos. ORCID: 0000-0003-2668-7819, E-mail: enb@neurostat.mit.edu 
  • Enrique A. Goytizolo – Hospital for Special Surgery (HSS), New York, NY, Estados Unidos. ORCID: 0000-0003-0771-7445, E-mail: goytizoloe@hss.edu 
  • Fabiana A. Penachi Bosco Ferreira – Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás/GO, Brasil. Lattes: 4908943215118591, ORCID: 0000-0002-4629-0467, E-mail: fabianabosco@hotmail.com 
  • Fábio Papa – University of Toronto, Toronto, Ontário/ON, Canadá. ORCID: 0000-0003-3063-0348. E-mail: papafabio06@gmail.com 
  • Federico Bilotta – Sapienza Università Di Roma, Roma, Itália. ORCID: 0000-0003-2496-6646, E-mail: federico.bilotta@uniroma1.it 
  • Felipe Chiodini – Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), São Paulo, SP, Brasil. Lattes: 8267483990066550, ORCID: 0000-0003-1615-2597, E-mail: felipe.chiodini@hotmail.com
  • Fernanda Bono Fukushima – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Botucatu, São Paulo/SP, Brasil. Lattes: 4043953540121335, ORCID: 0000-0001-8055-5425. E-mail: f.fukushima@unesp.br 
  • Fernando Abelha – Hospital de São João, Porto, Portugal. ORCID: 0000-0002-2805-2908, E-mail: fabelha@ulssjoao.min-saude.pt 
  • Filipe Nadir Caparica Santos – University of Toronto, Toronto, Ontário/ON, Canadá. Lattes: 9459290088804804. ORCID: 0000-0002-6322-0524. E-mail: Filipe.CaparicaSantos@unityhealth.to 
  • Francisco A. Lobo – Cleveland Clinic Abu Dhabi, Abu Dhabi, United Arab Emirates. ORCID: 0000-0002-5829-0413, E-mail: francisco.lobo@me.com 
  • Frederic Michard – MiCo, Consulting and Research, Denens, Suiça, E-mail: frederic.michard@bluewin.ch 
  • Getúlio Rodrigues de Oliveira Filho – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina/SC, Brasil. Lattes: 0694591941096588, ORCID: 0000-0001-6190-5653, E-mail: oliveirafilho.gr@gmail.com 
  • Gildásio de Oliveira Júnior – Alpert Medical School, Brown University, Providence, Rhode Island/RI, Estados Unidos, E-mail: gildeoliveira33@gmail.com 
  • Giovanni Landoni – Vita-Salute San Raffaele University, Milão, Itália. ORCID: 0000-0002-8594-5980, E-mail: landoni.giovanni@unisr.it 
  • Glauber Gouvêa – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil. ORCID: 0000-0003-3473-7951. E-mail: glauber.gouvea@gmail.com 
  • Glenio Bitencourt Mizubuti – Queen’s University, Kingston, Ontário/ON, Canadá. ORCID: 0000-0002-5515-829X, E-mail: glenio.mizubuti@kingstonhsc.ca 
  • Gregory Hare – University of Toronto, Toronto, Ontário/ON, Canadá. ORCID: 0000-0003-1398-0979, E-mail: Greg.Hare@unityhealth.to 
  • Hazem Adel Ashmawi – Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil. Lattes: 0885913183990095, ORCID: 0000-0003-0957-971X, E-mail: hazem.ashmawi@hc.fm.usp.br 
  • Ismar Lima Cavalcanti – Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI), Niterói, Rio de Janeiro/RJ, Brasil. Lattes: 3897507589015450, ORCID: 0000-0002-0412-2609, E-mail: ismarcavalcanti@gmail.com 
  • Jean-Jacques Rouby – Pierre and Marie Curie University (UPMC), Paris, França. ORCID: 0000-0001-9092-4642, E-mail: jjrouby@invivo.edu 
  • Jean-Louis Teboul – Paris-Sud University, Paris, França. ORCID: 0000-0002-5748-7820, E-mail: jean-louis.tebol@aphp.fr 
  • Jean-Louis Vincent – Université Libre De Bruxelles (ULB), Brussels, Bélgica. ORCID: 0000-0001-6011-6951, E-mail: jlvincen@ulb.ac.be 
  • Jean-Michael Constantin – La Pitié Salpetriere Hospital, University Paris-Sorbonne, Paris, França. ORCID: 0000-0001-7634-5898. E-mail: jean-michel.constantin@aphp.fr  
  • Joana Berger-Estilita – University of Bern, Bern, Suíça. ORCID: 0000-0002-8695-4264, E-mail: joana.berger-estilita@insel.ch 
  • João Batista Santos Garcia – Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís, Maranhão/MA, Brasil. Lattes: 0424234103760462, ORCID: 0000-0002-3597-6471, E-mail: jbgarcia@uol.com.br 
  • João Paulo Jordão Pontes – Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, Minas Gerais/MG, Brasil. Lattes: 7540828920267561, ORCID: 0000-0003-3428-0664, E-mail: pontesjpj@gmail.com 
  • José Carlos Rodrigues Nascimento – Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Fortaleza, Ceará/CE, Brasil. Lattes: 6423985507922569, ORCID: 0000-0003-4720-2614, E-mail: jcr.nascimento@hotmail.com 
  • José Otavio Costa Auler Junior – Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. Lattes: 0310250742582348, ORCID: 0000-0002-3919-1743, E-mail: auler.junior@hc.fm.usp.br
  • Judymara Lauzi Gozzani – Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), São Paulo, SP, Brasil. Lattes: 8688595283487177, ORCID: 0000-0002-5549-4824, E-mail: jgozzani@gmail.com 
  • Kurt Ruetzler – Cleveland Clinic, Cleveland, Ohio/OH, Estados Unidos. ORCID: 0000-0003-0467-1736, E-mail: ruetlk@ccf.org 
  • Laszlo Vutskits – Geneva University Hospitals, Geneva, GE, Switzerland. ORCID: 0000-0001-8752-9588, E-mail: Laszlo.Vutskits@hcuge.ch 
  • Leandro Gobbo Braz – Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (FMB/Unesp), Botucatu, São Paulo/SP, Brasil. Lattes: 7199562550978496, ORCID: 0000-0002-1927-8729, E-mail: leandro.braz@unesp.br 
  • Leonardo Henrique Cunha Ferraro – Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), São Paulo, SP, Brasil. Lattes: 9929231408925636, ORCID: 0000-0002-5389-8796, E-mail: leohcferraro@yahoo.com.br 
  • Leopoldo Muniz da Silva – Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (FMB/Unesp), Botucatu, São Paulo/SP, Brasil. Lattes: 1940245544239783, ORCID: 0000-0003-4703-0832, E-mail: leopoldo.muniz@saoluiz.com.br 
  • Ligia Andrade da S. Telles Mathias – Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, São Paulo, SP, Brazil. Lattes: 9343750412806985, ORCID: 0000-0003-1437-4073, E-mail: rtimao@uol.com.br
  • Luciana Paula Cadore Stefani – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul/RS, Brasil. Lattes: 8704816502387557, ORCID: 0000-0002-3038-3108, E-mail: lpstefani@hcpa.edu.br 
  • Luciano Gattinoni – University of Göttingen, Göttingen, Alemanha. ORCID: 0000-0001-5380-2494, E-mail: gattinoniluciano@gmail.com 
  • Luis Antônio dos Santos Diego – Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Lattes: 0308310704613390, ORCID: 0000-0002-4413-5770, E-mail: luisdiego@iduff.br 
  • Luiz Fernando dos Reis Falcão – Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), São Paulo, SP, Brasil. Lattes: 4912142925978355, ORCID: 0000-0002-8527-3125, E-mail: falcao@unifesp.br 
  • Marcelo Gama de Abreu – University Hospital Carl Gustav Carus, Dresden, Saxónia/SN, Alemanha. ORCID: 0000-0002-3554-883X, E-mail: mgabreu@uniklinikum-dresden.de 
  • Marcello Fonseca Salgado-Filho – Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Rio de Janeiro/RJ, Brasil. Lattes: 7141367303545429, ORCID: 0000-0001-8285-0356. E-mail: mfonsecasalgado@hotmail.com  
  • Márcio Matsumoto – Hospital Sírio Libanês, São Paulo, SP, Brasil. Lattes: 7117150652546475, ORCID: 0000-0003-4425-4902, E-mail: marciomatsumoto46@hotmail.com 
  • Marcos Antônio Costa de Albuquerque – Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, Sergipe/SE, Brasil. Lattes: 2544946905260947, ORCID: 0000-0002-2464-6944, E-mail: albuquerquemac@uol.com.br 
  • Marcos Francisco Vidal Melo – Harvard University, Boston, Massachusetts/MA, Estados Unidos. Lattes: 0481236850811171, E-mail: vidalmelo.marcos@mgh.harvard.edu 
  • Maria Angela Tardelli – Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), São Paulo, SP, Brasil. Lattes: 9044839480768622, ORCID: 0000-0001-8596-2791, E-mail: tardelli@unifesp.br 
  • Mário J. da Conceição – Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, Santa Catarina/SC, Brasil. Lattes: 3128887270302840, ORCID: 0000-0002-1292-4011, E-mail: marioconceicao@uol.com.br 
  • Massimiliano Sorbello – AOU Policlinico Vittorio Emanuele, Catania, Sicília, Itália. ORCID: 0000-0002-9331-2788, E-mail: maxsorbello@gmail.com 
  • Matheus Fachini Vane – Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), São Paulo, SP, Brasil. Lattes: 3578265233140658, ORCID: 0000-0003-3062-1484, E-mail: mfvane@uol.com.br 
  • Mônica Maria Siaulys – Hospital e Maternidade Santa Joana, São Paulo, SP, Brasil. Lattes: 2201512281981417, ORCID: 0000-0002-7182-7588, E-mail: siaulysmonica@gmail.com 
  • Nádia Maria da Conceição Duarte – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco/PE, Brasil. Lattes: 3469009693512982 e ORCID: 0000-0001-5448-7633, E-mail: nadiaduarte2011@gmail.com 
  • Nicola Disma – Istituto Giannina Gaslini, Génova, Itália, E-mail: nicoladisma@gmail.com 
  • Oscar César Pires – Universidade de Taubaté (Unitau), Taubaté, São Paulo/SP, Brasil. Lattes: 2929971233764932, ORCID: 0000-0002-7033-0764. E-mail: ocpires@uol.com.br 
  • Paulo Adilson Herrera – Hospital Evangélico de Londrina, Londrina, Paraná/PR, Brasil. Lattes: 9624665610908268, ORCID: 0000-0003-3495-1907. E-mail: clinicador@gmail.com 
  • Paulo Alípio – Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Rio de Janeiro/RJ, Brasil. Lattes: 6631562334878879, E-mail: pauloalipio1976@gmail.com 
  • Pedro Amorim – Centro Hospitalar e Universitário do Porto, Porto, Portugal. ORCID: 0000-0001-7466-4174, E-mail: amorpedro29f@gmail.com 
  • Pedro Francisco Brandão – Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo/ES, Brasil. Lattes: 2556650451064366, E-mail: pedrofrb@gmail.com 
  • Peter D. Slinger – Faculty of Medicine, University of Toronto, Toronto, Ontário/ON, Canadá. ORCID: 0000-0003-2292-8654, E-mail: peter.slinger@uhn.ca 
  • Philip Peng – University of Toronto, Toronto, Ontário/ON, Canadá. ORCID: 0000-0003-1704-7991, E-mail: philip.peng@uhn.ca 
  • Plínio da Cunha Leal – Hospital São Domingos, São Luís, Maranhão/MA, Brasil.  ORCID: 0000-0003-1336-8528, E-mail: pliniocunhaleal@hotmail.com 
  • Raffael Pereira Cezar Zamper – London Health Science Center (LHSC), London, Ontário/ON, Canadá. Lattes: 1998963751735894, ORCID: 0000-0003-2783-3072, E-mail: rzamper@uwo.ca 
  • Rajinder K. Mirakhur – Royal Hospital, Belfast, Irlanda do Norte, Reino Unido. ORCID: 0000-0002-1211-764X, E-mail: r.mirakhur@btinternet.com 
  • Ricardo Antônio Guimarães Barbosa – Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), São Paulo, SP, Brasil. Lattes: 2645719010940398, ORCID: 0000-0002-8532-6637, E-mail: ricardo.agbarbosa@hc.fm.usp.br 
  • Ricardo Esper Treml – Department of Anesthesiology, Perioperative and Pain Medicine, Stanford Health Care, CA, USA. ORCID: 0000-0002-8140-0211. E-mail: rictreml@stanford.edu
  • Ricardo Vieira Carlos – Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), São Paulo, SP, Brasil. Lattes: 3816281761067011, ORCID: 0000-0002-5787-89797, E-mail: ricardovieirac@gmail.com 
  • Roberto Fumagalli – Università degli studi Milano Bicocca, Milão, Itália. ORCID: 0000-0002-3935-758X, E-mail: roberto.fumagalli@unimib.it 
  • Rodrigo Daly Guris – Children’s Hospital of Philadelphia, Filadélfia, Pensilvânia/PA, Estados Unidos. ORCID: 0000-0002-8185-4926. E-mail: dalygurisr@chop.edu 
  • Rogean Rodrigues Nunes – Centro de Ensino e Treinamento/SBA (Residência Médica) em anestesiologia do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Fortaleza, Ceará/CE, Brasil. Lattes: 9665145415488440, ORCID: 0000-0002-6829-1700, E-mail: rogean@yahoo.com
  • Sara Lúcia Ferreira Cavalcante – Hospital Geral do Inamps de Fortaleza (HGF), Fortaleza, Ceará/CE, Brasil. Lattes: 5875285422644723, E-mail: saracavalcante_ce@hotmail.com 
  • Suzana Margareth Lobo – Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP), São José do Rio Preto, São Paulo/SP, Brasil. Lattes: 6950690076607456, ORCID: 0000-0003-2726-2441. E-mail: suzanaalobo@gmail.com 
  • Thaís Cançado – Serviço de Anestesiologia de Campo Grande, Campo Grande, Mato Grosso do Sul/MS, Brasil Lattes: 3828156317480550, ORCID: 0000-0003-4707-8385, E-mail: thaiscancado@terra.com.br 
  • Thomas Engelhardt – Montreal Children’s Hospital (MCH), McGill University, Montreal, Quebéc/QC, Canadá. ORCID: 0000-0002-3954-5820, E-mail: thomas.engelhardt@mcgill.ca 
  • Tom Giedsing Hansen – Akershus University Hospital (Ahus), Oslo, Noruega. ORCID: 0000-0002-5896-9768. E-mail: tom.g.hansen@rsyd.dk 
  • Vicente Faraon Fonseca – Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Porto Alegre, Rio Grande do Sul/RS, Brasil. Lattes: 1320120784618791. E-mail: financeiro@sbahq.org 
  • Waynice Paula-Garcia – Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil. Lattes: 3133129573729755, ORCID: 0000-0003-0020-5295, E-mail: waynicegarcia@gmail.com 
  • Wesla Pfeifer – University of Toronto, Toronto, Ontário/ON, Canadá. ORCID: 0000-0002-7909-4139. E-mail: wesla.ferrarezi@unityhealth.to 
  • Wolnei Caumo – Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul/RS, Brasil. Lattes: 9800155373924394, ORCID: 0000-0002-4221-9487, E-mail: wcaumo@hcpa.edu.br 
 

 

Editores-Chefes Anteriores

 
  • Oscar Vasconcellos Ribeiro (1951–1957)
  • Zairo Eira Garcia Vieira (1958–1964)
  • Bento Mário Villamil Gonçalves (1965–1979)
  • Masami Katayama (1980–1988)
  • Antônio Leite Oliva Filho (1989–1994)
  • Luiz Marciano Cangiani (1995–2003)
  • Judymara Lauzi Gozzani (2004–2009)
  • Mario José da Conceição (2010–2015)
  • Maria Angela Tardelli (2016–2018)
  • Maria José Carvalho Carmona (2019–2021)
  • André Prato Schmidt (2022-2024)
 

 


INSTRUÇÕES PARA OS AUTORES

Tipos de Documentos Aceitos

 
  • Estudo original
  • Artigo de revisão
  • Relato de caso
  • Carta ao editor
  • Comunicação breve
  • Imagem clínica
  • Editorial

A critério do Conselho Editorial, pré-impressões podem ser compartilhadas a qualquer momento e não contam como publicação anterior, embora devam ser citadas na submissão.

 
 

 

Contribuição dos Autores

 

A BJAN adota critérios do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE) para autoria. Cada autor deve declarar sua contribuição individual ao artigo. Todos os autores devem ter participado concretamente da pesquisa e/ou desenvolvimento do artigo, por isso, o papel de cada autor deve ser descrito na carta de submissão. A afirmação de que todos os autores aprovaram o artigo final deve ser verdadeira e incluída na declaração de conflitos de interesse.

Todos os autores devem ter contribuído de forma substancial para cada um dos seguintes itens: concepção e desenho do estudo ou obtenção de dados, ou análise e interpretação de dados; versão preliminar do artigo ou revisão crítica para conteúdo intelectual importante; aprovação final da versão a ser submetida.

 

 

Preparação do Manuscrito

 
  • Submissão

As submissões devem ser em inglês e conter os seguintes elementos: Carta de apresentação, Página título, Resumo, Descritores, Manuscrito cego (sem detalhes do autor), Tabelas e figuras (se houver) e Termo unificado de direitos autorais da BJAN assinado pelo autor correspondente. Em caso de aceite, o mesmo formulário deve ser submetido com a assinatura de todos os autores antes da publicação do artigo.

  • Carta de submissão

Para cada manuscrito, é necessário enviar uma carta de submissão sucinta abordando o aspecto de novidade e o valor do trabalho dos autores, sua relação com o escopo da BJAN o motivo pelo qual o editor-chefe deve considerar o artigo para publicação. A carta de submissão não fará parte do manuscrito final publicado.
Além disso, deve incluir a contagem de palavras, tabelas, figuras e referências do manuscrito submetido.

Tipo de manuscrito

Palavras

Referências

Tabelas e figuras

Resumo

Estudo original

3,000

30

6

Estruturado, até 250 palavras

Revisão

4,000

100

6

Não estruturado, até 250 palavras / Estruturado para revisões sistemáticas

Relatos de caso

1,500

5

2

Não estruturado, até 100 palavras

Carta ao editor

1,000

5

1

Não

Comunicação breve

1,500

10

2

Não

Imagem clínica

200

3

3

Não

Editorial

2,000

15

2

Não

 

  • Preprints e Declaração e verificação de submissão

A submissão de um artigo indica que o trabalho descrito não foi publicado anteriormente, a não ser na forma de resumo, como parte de aula ou tese acadêmica publicada, ou como pré-impressão (preprint) eletrônica. Também significa que o manuscrito não está sendo considerado para publicação em outro local, que sua publicação é aprovada por todos os autores e, tácita ou explicitamente, pelas autoridades responsáveis pelo local onde o trabalho foi realizado.
A critério do Conselho Editorial, preprints podem ser compartilhadas a qualquer momento e não contam como publicação anterior, mas devem ser indicados na submissão.
Caso o artigo seja aceito, este não deve ser publicado em outro local no mesmo formato – seja em inglês, português ou em qualquer outro idioma, inclusive em versão eletrônica – sem o consentimento por escrito dos detentores dos direitos autorais.

  • Página título

- Título e título resumido: o título deve ser conciso e informativo. Títulos geralmente são usados em sistemas de recuperação de informações, por isso, evite abreviaturas e fórmulas e escreva o título na forma mais simples possível e não se esqueça de incluir o desenho do estudo no título.
- Autoria: deve conter detalhes das contribuições dos autores. Indique claramente – sem abreviar – o nome e sobrenome de cada autor, e verifique se a ortografia de todos está correta. Cite nome e filiação de todos eles, com ORCID e e-mail. Indique claramente o autor correspondente, que será o responsável pela correspondência.

  • Resumo

Um resumo com títulos, justificativa, método, resultados e conclusão deve fornecer o contexto para a pesquisa e declarar seu objetivo, os procedimentos básicos (seleção dos participantes do estudo ou animais de laboratório, métodos observacionais e analíticos), os principais achados (fornecendo efeitos específicos do tamanho e sua significância estatística, se possível) e as principais conclusões. O resumo deve enfatizar os aspectos novos e importantes do estudo ou observações.

  • Palavras-chave (Descritores)

Forneça no máximo seis unitermos (palavras-chave) em ordem alfabética, separados por vírgulas, que representem o conteúdo do artigo. Os descritores, ou unitermos, devem se basear nos Descritores em Ciências da Saúde (DECS), ou nos Medical Subject Headings (MeSH).

Manuscrito (Estrutura do artigo)

Os manuscritos devem ser divididos em seções claramente definidas e não numeradas e cada seção deve ter um título resumido e cada título deve aparecer em linha separada. Não devem conter qualquer informação identificadora, como nomes ou filiação dos autores. Devem ser submetidos em arquivo .doc ou .docx (Word).

  • Título
  • Resumo e Palavras-chave
  • Introdução

Forneça um histórico adequado, evitando incluir uma pesquisa detalhada da literatura ou um resumo dos resultados. Especifique a hipótese que justifica o estudo. Descreva os objetivos do estudo.

  • Métodos

Forneça detalhes suficientes para permitir que o trabalho seja reproduzido. Os métodos que já tenham sido publicados anteriormente em outro local devem ser indicados em detalhes com a citação da referência. Entretanto, os autores devem descrever os métodos de forma concisa e presumir que o leitor pode não ter acesso à publicação do protocolo original, principalmente se não houver acesso aberto. Todas as modificações do protocolo do estudo devem ser descritas.

  • Resultados

Devem ser claros, concisos e contextualizados. Evite repetição de dados no texto e nas tabelas e figuras.

  • Discussão

Nesta seção, explore o significado dos resultados do estudo, sem repeti-los. Confronte seus dados com achados anteriores, evitando citações e discussão extensa de literatura já publicada. Discuta as limitações do estudo e justifique-as de forma crítica. Enfatize a importância do estudo para o atual estado da arte, assim como as perspectivas futuras afins.

  • Conclusões

As principais conclusões do estudo devem ser apresentadas de forma resumida nesta seção.

  • Agradecimentos

Organize os agradecimentos em uma seção separada no final do artigo, antes das referências, listando os indivíduos que auxiliaram na pesquisa (por exemplo, em termos de idioma, redação ou revisão do artigo etc.).

  • Declarações de conflitos de interesse e subsídios.
  • Referências

Todas as referências devem ser apresentadas de acordo com o Estilo de Vancouver. Indique apenas as referências usadas no texto, numeradas em algarismos arábicos, na ordem em que são citadas. Confira o número máximo de referências de acordo com o tipo de manuscrito.

  • Citações

Verifique se todas as referências citadas no texto estão na lista de referências (e vice-versa). As referências citadas no resumo devem ser completas. Não recomendamos incluir resultados não publicados e comunicações pessoais na lista de referências, mas eles podem ser mencionados no texto; caso essas referências sejam incluídas na lista, devem seguir o estilo de referência padrão do periódico apresentando, no lugar da data de publicação, “resultados não publicados” ou “comunicação pessoal”.
A citação de uma referência como “no prelo” implica que o item foi aceito para publicação.

  • Links de referência

Links para as fontes citadas garantem maior capacidade de descoberta de pesquisas e alta qualidade na revisão por pares. A fim de criar links para serviços de resumos e indexação – como Scopus, Web of Science e PubMed – certifique-se de que todos os dados indicados nas referências estejam corretos.
O uso do DOI é recomendado e pode ser adotado para citações e como link para artigos eletrônicos que já estejam on-line, mas no prelo, ainda sem os detalhes completos para citação. Um DOI nunca muda, por isso pode ser usado como link permanente para qualquer artigo eletrônico.

 

 

 

Formato de Envio dos Artigos

 

As submissões devem conter os seguintes elementos: Carta de apresentação, Página título, Resumo com Palavras-chave, Manuscrito cego (sem os dados dos autores), Tabelas e Figuras, e o formulário da BJAN (BJAN's Unified Private Copyright and Author’s Agreement Term).

Os autores devem submeter os manuscritos eletronicamente através do Editorial Manager (editorialmanager/bjan), o sistema de submissão online utilizado. A plataforma guia os autores, passo a passo, pelo processo de inclusão de detalhes do manuscrito e upload dos arquivos.

O manuscrito deve ser enviado em arquivo de texto editável (preferencialmente Word). O sistema converte os diversos arquivos do artigo em um único documento PDF usado no processo de revisão.

Toda a correspondência, incluindo a notificação da decisão do editor e pedidos de revisão, é enviada por e-mail, através do sistema.

 

 

Ativos Digitais

 
  • Edição de imagens

Os autores às vezes precisam editar imagens para efeito de clareza. A edição com o objetivo de enganar ou fraudar, entretanto, será vista como violação da ética científica e serão tomadas as devidas providências. Ajustes de brilho, contraste ou cor são aceitáveis, contanto que não confundam nem eliminem quaisquer informações presentes no original. Nenhuma característica específica dentro de uma imagem pode ser destacada, encoberta, removida ou introduzida. Além disso:
- Ajustes não lineares devem ser revelados na legenda da figura;
- A resolução do material deve ser 300+ dpi;
- Garanta o uso de fontes e tamanho uniformes na arte gráfica original;
- Numere as figuras de acordo com a sequência em que aparecem no texto;
- Use convenção lógica de nomenclatura para os arquivos de arte gráfica.

  • Formato de imagens

Seja qual for o programa utilizado, quando as imagens eletrônicas estiverem finalizadas, clicar em “salvar como” ou converter as figuras para um dos formatos abaixo:
- EPS (ou PDF): desenhos com vetores. Inserir a fonte ou salvar o texto como “gráfico”;
- TIFF (ou JPG): fotografias coloridas ou em preto e branco. Para meios-tons, usar no mínimo 300 dpi;
- TIFF (ou JPG): nos desenhos com linhas em bitmap use no mínimo 1000 dpi;
- TIFF (ou JPG): em combinações de linha/meio-tom (cor ou escala de cinza) em bitmap, é obrigatório o mínimo de 500 dpi.
Deve-se evitar: enviar arquivos que foram otimizados para uso em tela pois sua resolução é excessivamente baixa, enviar arquivos com resolução muito baixa e enviar gráficos que sejam desproporcionalmente grandes para o conteúdo.

  • Dados de vídeos

Materiais em vídeo e animações são aceitos como forma de subsidiar e melhorar a pesquisa científica. Os autores que desejarem enviar esse tipo de arquivo com o artigo são fortemente estimulados a incluir links para eles no corpo do texto. Isso pode ser feito na mesma forma que se faz com as figuras ou tabelas, fazendo referência ao conteúdo do vídeo ou animação no corpo do texto. Todos os arquivos enviados devem estar identificados, de forma que o conteúdo do arquivo tenha relação direta com o vídeo.
A fim de garantir o uso de seu material em vídeo ou animação, enviar o arquivo em um dos formatos de arquivo recomendados, preferencialmente com tamanho máximo de 150 MB. Os arquivos serão publicados na versão eletrônica de seu artigo, na Elsevier Web products, inclusive no ScienceDirect.
Escolha qualquer quadro do vídeo ou animação, ou uma imagem separada, para enviar stills para substituir os ícones padrão, personalizando o link para os dados em vídeo.

 

 

Citações e Referências

 

Todas as referências devem ser apresentadas de acordo com o Vancouver Style e os nomes das revistas devem ser abreviadas de acordo com o List of Title Word Abbreviations. Para permitir a criação de links a serviços de resumos e indexação, certifique-se de que os dados fornecidos nas referências estão corretos. O DOI nunca mudará e pode ser usado como link permanente para qualquer artigo eletrônico. Todas as referências devem ser numeradas (em sobrescrito) na mesma sequência citada no texto. Verifique o número máximo de referências de acordo com o tipo de manuscrito.

 

 

Documentos Suplementares

 

O uso de material suplementar pode subsidiar e melhorar a pesquisa científica. Arquivos suplementares oferecem ao autor mais possibilidades de publicar materiais de suporte, imagens de alta resolução, conjuntos de dados de apoio, trechos sonoros, entre outros. Esses itens são publicados on-line exatamente como são enviados, sem edição. Envie o material separadamente no site de submissão e forneça uma legenda concisa e descritiva para cada arquivo. Certifique-se de que enviou o arquivo corrigido e se inativou a opção “Controlar alterações” em arquivos do Microsoft Office, caso contrário, aparecerão no arquivo suplementar publicado.

 

 

Declaração de Financiamento

 

Identifique quem deu suporte financeiro e descreva o papel do(s) patrocinador(es). No caso de não haver, isso também deve ser declarado. Cite as fontes de financiamento em formato padrão para facilitar o cumprimento das exigências do financiador (por exemplo, “este trabalho foi financiado pelo CNPq [número de financiamento xxxx] e pela FAPESP [número de financiamento xxxx]”). Não é necessário incluir descrições detalhadas sobre o programa ou o tipo de financiamento ou bolsa. Quando os recursos forem parte de um financiamento conjunto ou de outros recursos disponíveis para uma universidade, faculdade ou outra instituição de pesquisa, indique o nome da instituição ou organização que viabilizou o auxílio. No caso de pesquisa não subsidiada, inclua a afirmação de que a pesquisa não recebeu nenhum financiamento específico.

 

 

Informações Adicionais

 

Diretrizes de relato

A BJAN exige uso de diretriz de relato apropriada para a redação de qualquer manuscrito de pesquisa em saúde. Orientações sobre cada tipo de estudo e como escolher a diretriz correta de relato podem ser encontradas no site EQUATOR, e os autores devem submeter checklists completos de acordo com as diretrizes relevantes de relato (e fluxograma, se pertinente) que seguirão juntamente com o manuscrito. Usar um checklist ajuda a garantir que a diretriz de relato foi usada corretamente e ajuda os editores e revisores a realizarem a mesma verificação. Se o checklist aponta um item não abordado no manuscrito, explicar no texto do manuscrito porque a informação não é relevante ao estudo ou acrescentar informações relevantes.

Ler o artigo Reporting guidelines: tools to increase the completeness and transparency of your anesthesiology research paper para mais informações sobre esse tópico.

 

 

Contato

 

Secretaria | Escritório da BJAN
Rua Professor Alfredo Gomes, 36, Botafogo
CEP 22251-080, Rio de Janeiro/RJ, Brasil
Telefone: +55 21 97977-0024
E-mail: editorial.bjan@sbahq.org

Escritório editorial
Coordenador editorial: Gregory Neres
Analista de marketing: Thadeu de Moraes Carvalho
Bibliotecária BJAN: Marcelly Ramos Costa
Bibliotecário SBA: Pedro Saldanha

Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA)
Rua Professor Alfredo Gomes, 36, Botafogo
CEP 22251-080, Rio de Janeiro/RJ, Brasil 
Telefone: +55 21 3528-1050
Email: contato@sbahq.org

 

 

location_on
Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) Rua Professor Alfredo Gomes, 36, Botafogo , CEP: 22251-080 , tel: +55 (21) 97977-0024 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editor.bjan@sbahq.org
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro