Acessibilidade / Reportar erro
(Atualizado: 05/06/2023)

Sobre o periódico

 

Informações básicas

 

Em 1951, a Revista Brasileira de Anestesiologia (RBA) foi instituída como Publicação Oficial da Sociedade Brasileira de Anestesiologia, e em 2019 foi decidido que a publicação seria rebatizada para Brazilian Journal of Anesthesiology (BJAN), em um movimento de internacionalização.

Um atestado internacional importante do seu surgimento foi o Editorial publicado por Howard Dittrick, Editor Diretor da Current Researches in Anesthesia and Analgesia (Número 5, Volume 30, de set–out 1951). O editorial foi publicado com o título "A New Journal is Born".

A Brazilian Journal of Anesthesiology destina-se a publicação de artigos científicos inéditos sobre Anestesiologia e/ou áreas afins, de pesquisadores nacionais ou estrangeiros. Tem como objetivo divulgar artigos aos anestesiologistas sócios da SBA e a médicos interessados, fomentando o progresso, o aperfeiçoamento e a difusão da Anestesiologia, terapia intensiva, tratamento de dor e reanimação cardiorrespiratória.

De 1951 a 1969 era publicada trimestralmente. De 1970 até hoje é publicada bimestralmente.

De janeiro de 2001 a dezembro de 2020, a BJAN foi editada em Português e em Inglês e, entre 2011 e 2015, em espanhol apenas de forma eletrônica.

Em 2021, a Revista Brasileira de Anestesiologia (0034-7094) fundiu-se com Brazilian Journal of Anesthesiology (0104-0014), adotando o Inglês como principal idioma de publicação, com suas traduções disponíveis no site da revista.

ISSNs

2352-2291 Brazilian Journal of Anesthesiology (Online)

0104-0014 Brazilian Journal of Anesthesiology (Impresso)

A abreviação do seu título é Braz J Anesthesiol, a qual deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé e legendas.

 

 

Fontes de indexação

 
  • SciELO
  • PubMed
  • Scopus
  • Lilacs
  • Embase
  • ScienceDirect
  • Web of Sciences – WOS
 

 

Propriedade intelectual

 

Revista Open access

Esta revista é revisada por pares e tem acesso aberto subsidiado no qual Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) arca com seus custos de publicação. Os autores não precisam pagar por qualquer custo de processamento de artigo ou taxa de publicação por acesso aberto.

Direitos de acesso

Todos os artigos publicados com acesso aberto serão imediata e permanentemente de graça para qualquer um ler, fazer o download e distribuir.

Direitos de usuário

A permissão de reuso é definida pela licença de usuário abaixo:

Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs (CC BY-NC-ND), permitindo que outros distribuam e copiem o artigo, e para a inclusão em trabalho coletivo (como antologia), desde que seja atribuído crédito aos autores (com um link para a publicação oficial por meio do DOI), com um link para a licença, e que o artigo não foi alterado ou modificado. Para mais detalhes da licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR.

Direitos do autor

Como é uma publicação de acesso aberto, esta revista usa um acordo de transferência de copyright. Os autores transferem o copyright para a Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), mas terão o direito de compartilhar seu artigo das mesmas formas permitidas a terceiros, sob a licença de usuário citada, além de certos direitos de uso acadêmico.

Os autores (ou seus empregadores ou instituições) têm certos direitos ao reuso do trabalho. Saiba mais em: <https://www.elsevier.com/__data/assets/pdf_file/0007/55654/AuthorUserRights.pdf>.

 

 

Patrocinadores

  Brazilian Society of Anesthesiology (Sociedade Brazileira de Anestesiologia – SBA)  

 


Corpo editorial

 

Editor [ou Editores]

 

Editor-Chefe

  • André Prato Schmidt – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Anestesia, Serviço de Anestesia e Medicina Perioperatória, Porto Alegre, RS, Brasil. Lattes: 3423332628335973, ORCID: 0000-0002-1090-8165

Coeditora

 

 

Editores associados

   

 

Comissão editorial

 

Previous Chief Editors

  • Oscar Vasconcellos Ribeiro (1951–1957)
  • Zairo Eira Garcia Vieira (1958–1964)
  • Bento Mário Villamil Gonçalves (1965–1979)
  • Masami Katayama (1980–1988)
  • Antônio Leite Oliva Filho (1989–1994)
  • Luiz Marciano Cangiani (1995–2003)
  • Judymara Lauzi Gozzani (2004–2009)
  • Mario José da Conceição (2010–2015)
  • Maria Ângela Tardelli (2016–2018)
 

 

Produção editorial

 

Escritório editorial
Gerente Editorial – Mel Ribeiro
Coordenador de Comunicação e Marketing – Felipe Eduardo Ramos Barbosa
Assistente Editorial – Pedro Saldanha Ferreira
Bibliotecária – Teresa Maria Libório

Editada por
Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA)
Rua Prof. Alfredo Gomes, 36, Rio de Janeiro/RJ, Brasil – CEP 22251-080
Telefone: +55 21 3528-1050
E-mail: contato@sbahq.org
www.sbahq.org

Publicada por
Elsevier Editora Ltda.
Telefone RJ: +55 21 3970-9300
Telefone SP: +55 11 5105-8555
www.elsevier.com

ISSN: 0104-0014 © 2021 Sociedade Brasileira de Anestesiologia. Published by Elsevier Editora Ltda. All rights reserved.

 

 


Instruções aos autores

 

Escopo e política

 

Brazilian Journal of Anesthesiology (BJAN) é o periódico oficial da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA). A revista é totalmente financiada pela SBA, a qual arca com todos os custos de publicação, sem ônus para os autores.

A BJAN publica trabalhos originais em todas as áreas da anestesia, cuidados intensivos cirúrgicos, medicina perioperatória e dor, incluindo pesquisa básica, translacional e clínica, assim como educação e inovação tecnológica. Artigos especiais, como diretrizes e manuscritos históricos, são publicados somente a convite, e os autores devem obter a aprovação do tópico buscando o Escritório Editorial antes da submissão.

Os artigos devem ser submetidos eletronicamente pelo sistema de submissão on-line da BJAN, e o recebimento será comunicado por e-mail.

A BJAN aceita somente artigos originais, que não estejam sendo avaliados para publicação por qualquer outro periódico e que nunca tenham sido publicados, exceto quando se tratar de tese acadêmica, preprints (os quais são permitidos e incentivados) ou resumos apresentados em conferências ou reuniões, desde que sejam indicados na cover letter. Uma plataforma intuitiva em nuvem compara os manuscritos com outros submetidos anteriormente à publicação, e os artigos não devem conter qualquer tipo de plágio. Os autores devem obter e enviar ao Escritório Editorial todas as autorizações exigidas para qualquer material com sobreposição, identificando-o corretamente no manuscrito para evitar plágio.

Todos os artigos submetidos à publicação são avaliados por dois ou mais membros do Conselho Editorial ou por revisores externos designados a critério do Editor-Chefe ou dos Editores Associados.

A BJAN tem revisão por pares com acesso aberto subvencionado, em que a Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) paga pelos custos de publicação do periódico. A revisão é duplo-cega. Os autores não precisam pagar por qualquer Despesa para Processamento do Artigo ou pela Taxa de Publicação de Acesso Aberto.

Toda comunicação editorial deve ser endereçada ao Editor-Chefe: editor.bjan@sbahq.org

 

 

Forma e preparação de manuscritos

 

Os artigos devem seguir as especificações apresentadas a seguir, de acordo com o tipo de manuscrito.


Tipo de manuscrito 

Palavras

Referências

Tabelas + Figuras

Resumo

Estudos clínicos

3.000

30

6

Estruturado, até 250 palavras

Estudos experimentais

3.000

30

6

Estruturado, até 250 palavras

Revisão sistemática

4.000

60

6

Estruturado, até 250 palavras

Revisão pictorial

3.000

30

12

Não-estruturado, até 250 palavras

Revisão narrativa

4.000

100

4

Não-estruturado, até 250 palavras

Artigos especiais

4.000

100

4

Não-estruturado, até 250 palavras

Informações clínicas

1.500

5

2

Não-estruturado, até 250 palavras

Relato de caso

1.500

5

2

Não-estruturado, até 250 palavras

Carta ao editor

1.000

5

1

Sem

Comunicação breve

1.200

5

1

Sem

Imagem contextualizada

200

3

3

Sem

Editorial

2.000

20

2

Sem

 

 

Envio de manuscritos

 

Antes de inscrever um manuscrito, os autores devem ler estas Normas aos Autores cuidadosamente e segui-las. Problemas com submissões devem ser reportados ao Escritório Editorial. As decisões sobre as submissões são finais e levam de 8 a 12 semanas.

O idioma Inglês (EUA) é a língua official da BJAN, a qual recebe submissões em inglês e em português. Após o aceite, os artigos serão indexados em inglês e uma versão em português será disponibilizada no site da revista.

Se necessário, antes do aceite, o autor deve providenciar um certificado de revisão do idioma, como por exemplo, American Journal Experts (AJE), Enago e Proof-Reading-Service (PRS).

As submissões devem conter os seguintes elementos: Carta de apresentação, Página título, Resumo com Palavras-chave, Manuscrito cego (sem os dados dos autores), Tabelas e Figuras, e os formulários da BJAN (Copyright e Agreement).

Nosso sistema de submissão on-line guia os autores, passo a passo, pelo processo de inclusão de detalhes do artigo e upload dos arquivos. O sistema converte os arquivos do artigo em um PDF único usado no processo de revisão. Arquivos editáveis (por exemplo, Word e LaTeX) são necessários para formatar o artigo para a publicação final. Toda a correspondência, incluindo a notificação da decisão do editor e pedidos de revisão, será enviada por e-mail.

Inscreva o seu artigo em: www.editorialmanager.com/bjan.

 

 

Política de avaliação de manuscritos

 

Revisão duplo-cega

A BJAN trabalha com um processo de revisão duplo-cego. Os revisores não saberão quem é o responsável pelo trabalho ao efetuarem a revisão, assim como os autores não terão conhecimento de quem revisou o manuscrito em qualquer um dos estágios do processo de publicação. Assim, o manuscrito não deve conter os dados dos autores, que devem ser inseridos apenas na página título.

Todos os revisores terão sua aptidão para o periódico avaliada pelo Editor-Chefe. Trabalhos considerados adequados são enviados para no mínimo dois revisores especialistas independentes para que a qualidade científica do trabalho seja avaliada. O Editor-Chefe é responsável pela decisão referente à aceitação ou rejeição de artigos, e sua decisão é final.

 

 

Declaração de ética

 

Estudos em animais

Todo experimento com animais deve obedecer às ARRIVE Guidelines [Diretrizes ARRIVE] e ser realizado de acordo com a regulamentação de cada país. É essencial indicar de forma clara no manuscrito que tais diretrizes foram seguidas. O sexo dos animais deve ser citado e, quando for o caso, a influência (ou associação) do sexo nos resultados do estudo. O artigo deve descrever genótipo, cepa, fonte, número de retrocruzamentos e idade dos animais estudados.

Estudos em humanos

Se o artigo envolve participantes humanos, os autores devem se certificar de que a pesquisa descrita foi realizada de acordo com o The Code of Ethics of the World Medical Association [Código de Ética da Associação Médica Mundial] (Declaração de Helsinque) para experimentos envolvendo humanos. Os autores devem incluir no manuscrito uma declaração de que foi obtido o consentimento livre e esclarecido para experimentação com participantes humanos. Seus direitos à privacidade devem ser sempre respeitados.

O manuscrito deve estar em conformidade com as recomendações da Conduct, Reporting, Editing and Publication of Scholarly Work in Medical Journals [Conduta, Relatos, Edição e Publicação de Trabalho Acadêmico em Periódicos Médicos] e buscar incluir populações humanas representativas (sexo, idade e etnicidade) de acordo com essas recomendações. Os termos sexo e gênero devem ser usados corretamente. É recomendável usar as palavras “masculino” e “feminino” (e outros sexos/ gêneros, conforme apropriado) ao se referir ao sexo do paciente. Os números e porcentagens de sexos/ gêneros masculino, feminino e outros devem ser descritos no texto e/ou tabelas. O manuscrito deve conter dados de idade (média e intervalo), altura (m), peso (kg), sexo, critérios de seleção, condições de saúde, entre outros que sejam significativos para os resultados do estudo. É preferível que as informações mais complexas sejam apresentadas em uma tabela para facilitar o entendimento dos dados.

Consentimento livre e esclarecido e detalhes de pacientes: estudos em pacientes ou voluntários exigem aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da instituição e consentimento livre e esclarecido, que devem ser documentados no trabalho. Consentimentos, autorizações e liberações apropriados devem ser obtidos quando os autores desejarem incluir detalhes de um caso, outras informações pessoais ou imagens de pacientes ou de quaisquer outros indivíduos em nossa publicação.

Quando for usado qualquer tipo de imagem de paciente, ela deve ser não identificável e anônima, e uma autorização assinada especificamente para a publicação deve ser obtida do paciente, do representante legal ou de familiar, e submetida juntamente com o manuscrito ou relato de caso. Se não houver a autorização por escrito do paciente ou de parentes do paciente (quando aplicável), os detalhes pessoais de qualquer paciente, incluídos em qualquer parte do artigo e em quaisquer materiais suplementares (inclusive todas as ilustrações e vídeos), devem ser retirados antes da submissão.

Os autores devem guardar os consentimentos escritos antes de submeterem o artigo e não enviar cópias para a BJAN. Caso sejam solicitados especificamente pela BJAN em circunstâncias excepcionais (por exemplo, em caso de uma questão jurídica), os autores deverão providenciar cópias dos consentimentos ou evidência de que tais consentimentos foram obtidos.

A seguir relacionamos as principais orientações de organismos internacionais e nacionais que servem de referências de princípios e boas práticas sobre ética e negligência para o atendimento aos critérios Scopus:

Equator Network 

FAPESP. Code of good scientific practice

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Relatório da Comissão de Integridade de Pesquisa do CNPq

SciELO. Guide to promoting the opening, transparency, and reproducibility of research published by SciELO journals.

 

 

Conflito de interesses

 

Todos os autores devem revelar quaisquer relações financeiras e pessoais com outros indivíduos ou organizações que poderiam influenciar de forma inapropriada (viés) o seu trabalho. Exemplos de conflitos de interesse potenciais incluem vínculo empregatício, consultorias, propriedade de ações, honorários, depoimento pago a especialista, aplicações/registros de patente e bolsas ou outros tipos de financiamento. Se não houver nenhum conflito de interesse, deve-se então declarar “Conflitos de interesses: nenhum”. Para maiores informações: <https://www.elsevier.com/__data/promis_misc/asjsur_coi.pdf>

 

 

Registros de Ensaios Clínicos

 

Estudos clínicos ou experimentais

Informações de pesquisa clínica primária, observacional ou experimental. Cada tipo de estudo conterá diferentes elementos. Os autores podem incluir material suplementar para ser publicado exclusivamente on-line, o qual deve fazer parte da carta de submissão. Uma cópia ou link da aprovação ética do estudo, assim como seu registro, devem ser submetidos juntamente com o manuscrito. Para a lista de plataformas de registro de estudos clínicos, acesse <http://apps.who.int/trialsearch/>. Recomendamos aos pesquisadores brasileiros registrarem sua pesquisa no ReBEC.

 

 

Plágio e má conduta editorial

 

A BJAN aceita somente artigos originais, que não estejam sendo avaliados para publicação por qualquer outro periódico e que nunca tenham sido publicados, exceto quando se tratar de tese acadêmica, preprints ou resumos apresentados em conferências ou reuniões. Uma plataforma intuitiva em nuvem compara os manuscritos com outros submetidos anteriormente à publicação, e os artigos não devem conter qualquer tipo de plágio. Os autores devem obter e enviar ao Escritório Editorial todas as autorizações exigidas para qualquer material com sobreposição, identificando-o corretamente no manuscrito para evitar plágio.

Para mais sobre o assunto, acesse https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/Guia-de-Boas-Praticas-para-o-Fortalecimento-da-Etica-na-Publicacao-Cientifica.pdf.

 

 

Preparando o manuscrito

 

Submissão

As submissões devem conter os seguintes elementos: Carta de submissão, Página título, Resumo com Palavras-chave, Manuscrito cego (sem os dados dos autores), Tabelas e Figuras, Formulários Copyright e Agreement assinados.

Carta de submissão

Para cada manuscrito, é necessário enviar uma carta de submissão sucinta abordando o aspecto de novidade e o valor do trabalho dos autores, sua relação com o escopo da BJAN o motivo pelo qual a Editora deve considerar o artigo para publicação. A carta de submissão não fará parte do manuscrito final publicado.

Além disso, deve incluir a contagem de palavras, tabelas, figuras e referências do manuscrito submetido.

Preprints

A critério do Conselho Editorial, preprints podem ser compartilhadas a qualquer momento e não contam como publicação anterior, mas devem ser indicados na submissão.

Declaração e verificação de submissão

A submissão de um artigo indica que o trabalho descrito não foi publicado anteriormente, a não ser na forma de resumo, como parte de aula ou tese acadêmica publicada, ou como pré-impressão (preprint) eletrônica. Também significa que o manuscrito não está sendo considerado para publicação em outro local, que sua publicação é aprovada por todos os autores e, tácita ou explicitamente, pelas autoridades responsáveis pelo local onde o trabalho foi realizado.

Caso o artigo seja aceito, este não deve ser publicado em outro local no mesmo formato – seja em inglês, português ou em qualquer outro idioma, inclusive em versão eletrônica – sem o consentimento por escrito dos detentores dos direitos autorais. Para verificar a originalidade, seu artigo pode ser pesquisado pelo serviço de detecção de originalidade Ithenticate.

Veja mais informações em: <https://www.elsevier.com/editors/perk/multiple-duplicate-concurrent-publicationsimultaneous-submission>.

Página título

  • Título e título resumido: o título deve ser conciso e informativo. Títulos geralmente são usados em sistemas de recuperação de informações, por isso, evite abreviaturas e fórmulas e escreva o título na forma mais simples possível e não se esqueça de incluir o desenho do estudo no título.
  • Autoria: deve conter detalhes das contribuições dos autores. Indique claramente – sem abreviar – o nome e sobrenome de cada autor, e verifique se a ortografia de todos está correta. Cite nome e filiação de todos eles, com ORCID e e-mail. Indique claramente o autor correspondente, que será o responsável pela correspondência.

Resumo

Um resumo com títulos, justificativa, método, resultados e conclusão deve fornecer o contexto para a pesquisa e declarar seu objetivo, os procedimentos básicos (seleção dos participantes do estudo ou animais de laboratório, métodos observacionais e analíticos), os principais achados (fornecendo efeitos específicos do tamanho e sua significância estatística, se possível) e as principais conclusões. O resumo deve enfatizar os aspectos novos e importantes do estudo ou observações.

Palavras-chave (Descritores)

Forneça no máximo seis unitermos (palavras-chave) em ordem alfabética, separados por vírgulas, que representem o conteúdo do artigo. Os descritores, ou unitermos, devem se basear nos Descritores em Ciências da Saúde (DECS), ou nos Medical Subject Headings (MeSH).

Manuscrito cego (Estrutura do artigo)

Os manuscritos devem ser divididos em seções claramente definidas e não numeradas e cada seção deve ter um título resumido e cada título deve aparecer em linha separada. Não devem conter qualquer informação identificadora, como nomes ou filiação dos autores. Devem ser submetidos preferencialmente em arquivo .doc (Word).

  • Título
  • Resumo e Palavras-chave
  • Introdução

Forneça um histórico adequado, evitando incluir uma pesquisa detalhada da literatura ou um resumo dos resultados. Especifique a hipótese que justifica o estudo. Descreva os objetivos do estudo.

  • Métodos

Forneça detalhes suficientes para permitir que o trabalho seja reproduzido. Os métodos que já tenham sido publicados anteriormente em outro local devem ser indicados em detalhes com a citação da referência. Entretanto, os autores devem descrever os métodos de forma concisa e presumir que o leitor pode não ter acesso à publicação do protocolo original, principalmente se não houver acesso aberto. Todas as modificações do protocolo do estudo devem ser descritas.

  • Resultados

Devem ser claros, concisos e contextualizados. Evite repetição de dados no texto e nas tabelas e figuras.

  • Discussão

Nesta seção, explore o significado dos resultados do estudo, sem repeti-los. Confronte seus dados com achados anteriores, evitando citações e discussão extensa de literatura já publicada. Discuta as limitações do estudo e justifique-as de forma crítica. Enfatize a importância do estudo para o atual estado da arte, assim como as perspectivas futuras afins.

  • Conclusões

As principais conclusões do estudo devem ser apresentadas de forma resumida nesta seção

  • Agradecimentos

Organize os agradecimentos em uma seção separada no final do artigo, antes das referências, listando os indivíduos que auxiliaram na pesquisa (por exemplo, em termos de idioma, redação ou revisão do artigo etc.).

  • Declarações de conflitos de interesse e subsídios
  • Referências

Todas as referências devem ser apresentadas de acordo com o Estilo de Vancouver, como mostrado abaixo. Veja também no site do International Committee of Medical Journal Editors.

Indique apenas as referências usadas no texto, numeradas em algarismos arábicos, na ordem em que são citadas.

Confira o número máximo de referências de acordo com o tipo de manuscrito.

  • Citações

Verifique se todas as referências citadas no texto estão na lista de referências (e vice-versa). As referências citadas no resumo devem ser completas. Não recomendamos incluir resultados não publicados e comunicações pessoais na lista de referências, mas eles podem ser mencionados no texto; caso essas referências sejam incluídas na lista, devem seguir o estilo de referência padrão do periódico apresentando, no lugar da data de publicação, “resultados não publicados” ou “comunicação pessoal”.

A citação de uma referência como “no prelo” implica que o item foi aceito para publicação.

  • Links de referência

Links para as fontes citadas garantem maior capacidade de descoberta de pesquisas e alta qualidade na revisão por pares. A fim de criar links para serviços de resumos e indexação – como Scopus, CrossRef e PubMed –certifique-se de que todos os dados indicados nas referências estejam corretos.

O uso do DOI é recomendado e pode ser adotado para citações e como link para artigos eletrônicos que já estejam on-line, mas no prelo, ainda sem os detalhes completos para citação. Um DOI nunca muda, por isso pode ser usado como link permanente para qualquer artigo eletrônico.

Outros tópicos

Fontes de financiamento

É necessário identificar quem deu suporte financeiro para a condução da pesquisa e/ou preparo do artigo e o papel dos patrocinadores em cada uma das etapas e de que forma influenciaram. Caso não tenha havido envolvimento, isso também deve ser declarado.

Cite as fontes de financiamento em formato padrão para facilitar o cumprimento das exigências do financiador.

No caso de pesquisa não subsidiada, inclua a seguinte afirmação: “Esta pesquisa não recebeu nenhum financiamento específico de agências de fomento dos setores público, comercial, ou sem fins lucrativos.”

Abreviaturas

As abreviaturas sem padronização na especialidade devem ser definidas na primeira vez que aparecerem no artigo, e ser consistentes em todo o artigo. Caso elas sejam essenciais no resumo, devem ser estabelecidas ainda nele, em sua primeira menção.

Unidades de medida

Siga as regras e convenções internacionais para as unidades de medida, usando o Sistema Internacional (SI). No caso da menção de outras unidades, inclua o seu equivalente em SI.

Notas de rodapé

As notas de rodapé devem ser usadas com moderação. É preferível o uso de referências.

AUTORIA

A BJAN adota os critérios ICMJE em relação à autoria.

Contribuição de cada autor

Cada autor deve declarar sua contribuição individual ao artigo. Todos os autores devem ter participado concretamente da pesquisa e/ou desenvolvimento do artigo, portanto, sendo que o papel de cada autor deve ser descrito. A declaração de que todos os autores aprovaram o artigo final deve ser verdadeira e incluída na declaração de conflito de interesse.

Todos os autores devem ter contribuído de forma substancial para cada um dos itens seguintes:

  • Concepção e desenho do estudo, ou obtenção de dados, ou análise e interpretação de dados;
  • Redação do manuscrito, ou revisão crítica do conteúdo intelectual importante;
  • Aprovação final da versão a ser submetida.

Indicar cada filiação com uma letra minúscula em sobrescrito, imediatamente depois do nome do autor e na frente do endereço pertinente. Fornecer o endereço postal completo de cada filiação, incluindo o país e o e-mail de cada autor. Se um autor tiver mudado de endereço desde a realização do trabalho descrito no artigo, ou era visitante na época do trabalho, o “Endereço atual” (ou “Endereço permanente”) pode ser indicado como um rodapé referente ao nome daquele autor. O endereço em que o autor efetivamente realizou o trabalho deve ser mantido como endereço de filiação principal. Números arábicos em sobrescrito são usados para essas notas de rodapé. As filiações dos autores devem ser apresentadas em ordem hierárquica crescente (por exemplo, Disciplina de Anestesiologia, Hospital das Clínicas HCFMUSP, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo), e devem ser escritas como estabelecido no idioma original (por exemplo, Université Paris-Sorbonne; Harvard University, Universidade de São Paulo).

Identificação dos autores

A identificação ORCID (Open Researcher and Contributor ID) [Identificação Aberta de Pesquisador e Contribuidor] deve ser inserida nos perfis de todos os autores durante o processo de submissão. Caso algum autor não tenha ORCID, pode se registrar em <http://orcid.org/register>. Atenção: artigos com o ORCID de algum autor faltando NÃO serão publicados.

Mudanças na autoria

Os autores devem pensar cuidadosamente na lista e ordem dos autores antes de submeter o manuscrito e fornecer a lista definitiva no momento da submissão original. Qualquer adição, remoção ou rearranjo nos nomes de autores na lista de autores deve ser feito antes de o manuscrito ser aceito, e somente com aprovação do Editor-Chefe da BJAN. Para solicitar essa mudança, o Editor-Chefe deve receber as seguintes informações do autor correspondente:

A razão para a mudança na lista de autores;

Confirmação por escrito (e-mail, carta), de todos os autores, de que concordam com a adição, remoção ou rearranjo. No caso de acréscimo ou remoção de autor, a confirmação do autor sendo acrescido ou removido deve ser incluída.

Somente em circunstâncias excepcionais o Editor-Chefe considerará o acréscimo, remoção ou rearranjo de autores após a aceitação do manuscrito. Enquanto o Editor-Chefe considera o pedido, a publicação do manuscrito será suspensa. Se o manuscrito já tiver sido publicado em um número on-line, quaisquer pedidos aprovados pelo Editor-Chefe resultarão em uma errata.

Direitos autorais

No momento da submissão os autores devem apresentar, carregada juntamente com o artigo, uma cópia digital assinada de dois documentos:

  • Acordo do(s) Autor(es): ao assinar e apresentar este Acordo, o(s) Autor(es), garante que é o detentor dos direitos autorais e concede à BJAN os direitos exclusivos do manuscrito submetido. Se aceito, o Autor cede ao BJAN o direito de publicar e distribuir o manuscrito parcial ou integralmente. Pode ser apresentada uma cópia com a assinatura de todos os autores ou várias cópias assinadas individualmente por cada autor;
  • Termo de Cessão de Privado de Direitos Autorais: ao assinar e apresentar este Termo, o(s) autor(es), cedente(s), atribui e transfere todos os direitos autorais de propriedade relativos ao seu trabalho para a Sociedade Brasileira De Anestesiologia, cessionária. Pode ser apresentada uma cópia com a assinatura de todos os autores ou várias cópias assinadas individualmente por cada autor;

Desde que o artigo for aceito para publicação os autores devem completar o Acordo de Publicação da BJAN (veja mais informações sobre a cessão dos direitos autorais do manuscrito para a Sociedade Brasileira de Anestesiologia – SBA).

  • Acordo de Publicação da BJAN (Copyright): esse documento inclui quaisquer tabelas, ilustrações ou outros materiais submetidos para publicação como parte do manuscrito, em todas as formas e meios de comunicação (sendo conhecidos no momento da submissão ou desenvolvidos posteriormente), mundialmente, em todos os idiomas, pela duração completa dos direitos autorais vigentes, desde que o artigo for aceito para publicação. Um e-mail será enviado ao autor correspondente confirmando o recebimento do manuscrito submetido, junto com o formulário “Acordo de Publicação do Journal”, ou um link para a versão on-line desse acordo.
 

 

Check list de submissão

 

Checklist de submissão

Os autores podem usar a lista a seguir para realizar uma verificação final da submissão antes de enviá-la à BJAN.

Verifique se os itens abaixo estão incluídos ao fazer a submissão:

  • Carta de apresentação do artigo ao Editor;
  • Página título (com dados completos do artigo e de seus autores);
  • Autor responsável pela correspondência com detalhes de contato – e-mail, endereço postal completo e ORCID;
  • Dados completos de todos os autores, inclusive ORCID;
  • Cópia ou link da aprovação da submissão pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição, se aplicável;
  • O link para o registro do estudo, se aplicável;
  • Upload de todos os arquivos específicos ao desenho do estudo: resumo com unitermos; manuscrito (cego), incluindo referências; todas as figuras (com as respectivas legendas); todas as tabelas (com título, descrição, notas de rodapé) – certifique-se de que todas as citações das figuras e tabelas no texto correspondam aos arquivos enviados; arquivos suplementares (quando aplicável);
  • Revisão ortográfica e gramatical do manuscrito;
  • Todas as referências mencionadas foram citadas no texto, e vice-versa;
  • O checklist das diretrizes para relatos está completo;
  • Foi enviado link para o repositório de dados, se aplicável;
  • Foi obtida autorização para o uso de material de outras fontes com direitos autorais (inclusive as da Internet);
  • Foram feitas declarações de conflitos de interesse relevantes.
 

 


Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) Rua Professor Alfredo Gomes, 36, Botafogo , cep: 22251-080 - Rio de Janeiro - RJ / Brasil , tel: +55 (21) 97977-0024 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editor.bjan@sbahq.org