Acessibilidade / Reportar erro
(Atualizado: 23/09/2024)

SOBRE O PERIÓDICO

Breve Histórico

 

O BOLEMA – Boletim de Educação Matemática é uma das mais antigas e importantes publicações na área da Educação Matemática no Brasil. A Educação Matemática, em síntese, busca dar respostas a fenômenos educacionais relacionados à Matemática. Com a intenção de disseminar a produção científica em Educação Matemática ou áreas afins, o BOLEMA publica artigos cujos focos relacionam-se ao ensino e à aprendizagem de Matemática e/ou ao papel da Matemática e da Educação Matemática na sociedade. Está vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (PPGEM) e ao Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) da Universidade Estadual Paulista – Unesp de Rio Claro –, e já é considerado um periódico internacional, com corpo editorial e consultores de renome, do país e do exterior, tendo sido avaliado como periódico QUALIS A1 pela CAPES.

Criado em 1985, o BOLEMA nasceu da iniciativa de um grupo de pós-graduandos do PPGEM da Unesp de Rio Claro – o primeiro centro de estudos pós-graduados, nessa área, na América Latina. Os dois primeiros números circularam no ano de 1985. A partir do ano de 2000 manteve, sem interrupção, a periodicidade semestral e, desde o ano de 2008, atendendo à demanda da comunidade, tornou-se quadrimestral com recebimento de submissões em fluxo contínuo. A partir de 2024, iniciou a publicação em fluxo contínuo, visando a uma maior agilidade na divulgação das pesquisas brasileiras em Educação Matemática.

 

 

Conformidade com a Ciência Aberta

 

O BOLEMA está comprometido com as práticas de comunicação da Ciência Aberta, que estabelece formas de formatar, projetar, gerir, comunicar e avaliar a pesquisa e sua comunicação. A Ciência Aberta visa à transparência dos processos e a disponibilização dos componentes que fundamentam sua comunicação, tais como métodos, dados e programas de computador. O BOLEMA, com o intuito de aderir ao movimento de Ciência Aberta, opera com o modo de publicação contínua e aceita submissão de artigos já vinculados em repositórios preprints.

Os artigos encaminhados para publicação devem ser inéditos, em meios impressos ou eletrônicos, salvo aqueles disponibilizados em repositórios preprints, não sendo admitida a sua submissão simultânea, para avaliação, em outro periódico.

No momento da submissão, o autor responsável deve preencher e anexar o Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta, informando: (a) se o manuscrito é um preprint e, em caso positivo, sua localização; (b) se dados, códigos de programas e outros materiais subjacentes ao texto do manuscrito estão devidamente citados e referenciados; e, (c) se aceitam opções de abertura no processo de avaliação por pares. Os editores envolvidos no processo de avaliação são nomeados no artigo publicado.

 

 

Ética na Publicação

 

No ato de submissão, o autor deve declarar que foram respeitadas todas as diretrizes éticas concernentes à integridade das atividades científicas realizadas no transcorrer das pesquisas, assim como informar fontes de financiamento, como as agências de pesquisa. Se for o caso, o autor pode declarar que os princípios éticos foram submetidos ao comitê de ética de sua instituição e por ele aprovados. A observância das boas práticas de ética na pesquisa é de responsabilidade exclusiva do autor.

O BOLEMA se apoia: nos princípios dos Códigos de Ética do SciELO, presentes no “Guia de Boas Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Científica”; nos “Princípios de Transparência e Boas Práticas em Publicações Acadêmicas” recomendados pelo Committee on Publication Ethics (Comitê de Ética em Publicações [COPE]; nos princípios do Directory of Open Access Journals (Diretório de Revistas de Acesso Aberto [DOAJ]; e nos princípios da Open Access Scholarly Publishers Association (Associação de Editores Acadêmicos de Acesso Aberto [OASPA].

Para as pesquisas em ambiente virtual, toma-se como referência o documento da CONEP – Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Para pesquisadores no exterior, consultar documento equivalente ou entrar em contato com os editores executivos.

 

 

Foco e Escopo

 

O BOLEMA tem como escopo a publicação de artigos científicos inéditos fundamentados em dados de pesquisa e/ou teorias voltados à análise e compreensão de fenômenos educacionais relacionados à Matemática. Em especial, o BOLEMA não publica relatos de experiência nem resenhas de livros.

 

 

Preservação Digital

 

O BOLEMA segue os padrões definidos no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO.

 

 

Fontes de Indexação

   

 

Ficha Bibliográfica

 
  • Título do periódico: BOLEMA: Boletim de Educação Matemática
  • Título abreviado: BOLEMA
  • Publicação de: Unesp – Universidade Estadual Paulista
  • Periodicidade: Anual
  • Modalidade de publicação: Publicação Contínua
  • Ano de criação do periódico: 1985
 

 

Websites e Mídias Sociais

   

 

POLÍTICA EDITORIAL

Preprints

 

O BOLEMA aceita a publicação de artigos de preprints, que além de acelerar a comunicação de resultados de pesquisas, permite que o autor receba de leitores um feedback do trabalho e realize as modificações que julgar pertinentes.

Preprint é definido como um manuscrito pronto para submissão a um periódico e que é depositado em servidores de preprints confiáveis antes ou em paralelo à submissão a um periódico.

O uso do preprint é opção do autor, e supõe-se que, quando da submissão do artigo ao periódico, por meio do Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta, sejam informados o nome do servidor de Preprints e o DOI do Preprint.

Os artigos submetidos a preprints compartilham com os periódicos o ineditismo na publicação e o processo de avaliação não utilizará o procedimento duplo anonimizado, visto que a autoria passará a ser conhecida.

 

 

Processo de Avaliação por Pares

 

A política editorial do BOLEMA define os seguintes critérios para avaliação das submissões: atendimento às exigências de formatação; originalidade; relevância temática; clareza e precisão na delimitação do objeto; consistências teórica e metodológica do conteúdo; rigor analítico; atualidade; qualidade do texto; e adequação ao escopo editorial. O texto pode ser submetido em português, espanhol e inglês.
Os trabalhos submetidos passam por três fases de avaliação:

(1) a primeira consiste na triagem realizada pelos Editores-Chefes e Diretores Executivos, que examinam a adequação do trabalho ao escopo do periódico e analisam seu grau de similaridade;
(2) a segunda fase refere-se à avaliação preliminar pelos Editores Associados, a qual visa identificar o potencial para publicação;
(3) a terceira fase consiste no processo de avaliação pelos pares, com indicação pelos Editores Associados de, ao menos, dois revisores em avaliação duplo-anonimizada, exceto para artigos disponibilizados em servidores preprint ou cujos autores optarem pela avaliação aberta (Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta) ocorrendo avaliação em “simples anonimizada”.

A decisão final dos Editores-Chefes sobre a submissão será sustentada pela recomendação do Editor Associado e dos revisores, geralmente membros do Conselho Editorial do BOLEMA, bem como pela efetivação pelo autor dos ajustes recomendados, se for esse o caso.
Um artigo pode ser recusado nas fases de avaliação 1 e 2. Caso o artigo alcance a terceira fase do processo de avaliação, compete aos editores, após avaliação pelos pares, recomendar aceitação, recusa ou reformulação dos trabalhos. Reitera-se que os pareceres do Editor Associado e dos revisores têm natureza consultiva. O resultado da avaliação será encaminhado ao autor e pode compreender:

1) aprovação;
2) aprovação com pequenas modificações;
3) nova submissão após grandes modificações; ou
4) rejeição.

A “aprovação com pequenas modificações” implica a checagem do material modificado (versão final) pelo editor e/ou, se necessário, pelos revisores responsáveis pela análise inicial. A indicação de “nova submissão após grandes modificações” implica, se ressubmetido o artigo, o início de um novo processo de avaliação.

Durante o processo de avaliação, para os autores que optaram pela avaliação aberta, o BOLEMA oferece ao Editor Associado a opção de dialogar diretamente com o autor correspondente, com abertura ou não das identidades.

O BOLEMA publica na versão final do artigo o nome dos editores envolvidos em seu processo de avaliação.

Os autores, após aprovação final do artigo, deverão assinar termo de compromisso e cessão de direitos, declarando:

(a) que o artigo se refere a uma pesquisa original não publicada, e
(b) que permitem a publicação do original em edição específica do BOLEMA (cessão de direitos).

Em especial, o BOLEMA não considera dissertações e teses como publicação prévia e só aceita artigos já apresentados em congressos ou eventos similares se a versão submetida ao BOLEMA for significativa e comprovadamente ampliada, em termos teóricos e/ou metodológicos, em relação à versão já disponível, devendo tal situação estar convenientemente registrada em nota de rodapé no original submetido; e os casos de submissão nesses termos devem ser explicitamente comunicados, com antecedência, ao editor.

 

 

Dados Abertos

 

Prezando pela consolidação de processos de Ciência Aberta, caso pertinente à avaliação de uma submissão, será solicitado ao autor o compartilhamento de todos os conteúdos (dados, códigos de programa e outros materiais) subjacentes ao texto do manuscrito, anteriormente ou no momento da publicação. Exceções são permitidas em casos de questões legais e éticas.

O objetivo é facilitar a avaliação do manuscrito e, se aprovado, contribuir para a preservação e o reuso dos dados e das informações, bem como com a replicabilidade das pesquisas.

Para compartilhamento, o autor pode utilizar o repositório de suas instituições, bem como identificar repositórios relevantes e certificados: Lista de repositórios para depósito de dados de pesquisa SciELO.

Alternativamente, o autor pode declarar que os dados serão disponibilizados mediante solicitação direta ao autor ou que todos os dados estão contidos e discutidos no artigo.

O repositório em que se encontram os dados e informações, se for o caso, deve ser citado no texto de acordo com o Guia de citação de dados de pesquisa, preferencialmente na seção metodológica, incluído na lista de referências e na seção “Disponibilidade de Dados de Pesquisa”.

 

 

Cobrança de Taxas

 

O BOLEMA não cobra taxas de submissão ou de publicação, contando com o financiamento da própria Unesp e de agências como CAPES e CNPq, o que pode ser inviabilizado, caso essas fontes não mantenham seu apoio.

Os autores que tiverem artigos aprovados receberão, na comunicação de decisão de seu artigo, a opção pela tradução de seu texto para publicação bilíngue. Caso optem por esse serviço, será cobrada uma taxa específica.

 

 

Política de Ética e Más Condutas, Errata e Retratação

 

No ato de submissão de um artigo para publicação no BOLEMA, o autor deve declarar que foram respeitadas todas as diretrizes éticas concernentes à integridade das atividades científicas realizadas no transcorrer das pesquisas, assim como informar fontes de financiamento, como as agências de pesquisa. Se for o caso, o autor deve declarar que os princípios éticos foram submetidos ao comitê de ética de sua instituição e por ele aprovados. A observância das boas práticas de ética na pesquisa é de responsabilidade exclusiva do autor.

Todos os artigos serão avaliados desconsiderando-se marcadores sociais da diferença, tais como gênero, orientação sexual, raça, crença religiosa, nacionalidade, dentre outros, bem como posicionamentos políticos dos autores.

Quanto à autoria do trabalho, são identificados como autores todos que contribuíram para concepção, desenvolvimento e análise dos dados apresentados. Sendo assim, é de responsabilidade do autor identificar e incluir todos os coautores que efetivamente colaboraram para a redação do artigo. Todos os autores devem aceitar, comprovadamente, a responsabilidade pelo conteúdo do artigo de aceite para publicação.

Antes da publicação do artigo e a pedido da Diretoria Executiva, os autores deverão realizar uma revisão final de seus textos.

Se o autor descobrir que houve algum tipo de erro relevante após a publicação do artigo, deve informar imediatamente aos editores, para que sejam publicadas as devidas erratas. No caso de correções motivadas por negligência dos autores na revisão final de seu artigo, será cobrada dos autores os valores operacionais para a produção e publicação de uma errata.

Em relação à identificação de más condutas, compostas pelas práticas de plágio, autoplágio e republicação de artigos, assim como falsificação de dados, o BOLEMA utiliza o software Turnitin, que produz um relatório de similaridades associado a uma pontuação em porcentagem, que varia de 0% a 100%. Todos os artigos que ultrapassarem 25% de similaridade, incluindo a autocitação, serão analisados pelos Editores-Chefes, que solicitarão posicionamento dos autores, caso necessário.

Todavia, se houver falha no processo de detecção das más condutas e o artigo for publicado, o autor torna-se passível de sanções editoriais, como retratação de artigos científicos plagiados ou já publicados.

O BOLEMA se apoia: nos princípios dos Códigos de Ética da SciELO, presentes no “Guia de Boas Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Científica”; nos “Princípios de Transparência e Boas Práticas em Publicações Acadêmicas” recomendados pelo Committee on Publication Ethics (Comitê de Ética em Publicações [COPE]; nos princípios do Directory of Open Access Journals (Diretório de Revistas de Acesso Aberto [DOAJ]; e nos princípios da Open Access Scholarly Publishers Association (Associação de Editores Acadêmicos de Acesso Aberto [OASPA].

Para as pesquisas em ambiente virtual, toma-se como referência o documento da CONEP – Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Para pesquisadores no exterior, consultar documento equivalente ou entrar em contato com a diretoria executiva.

 

 

Política sobre Conflito de Interesses

 

É obrigatório que os autores declarem a existência ou não de conflitos de interesse, pois a confiabilidade no processo de revisão por pares e a credibilidade de artigos publicados dependem em parte de como os conflitos de interesses são administrados durante a redação, revisão por pares e tomada de decisões pelos editores. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.

Conflitos de interesses podem surgir quando autores, avaliadores ou editores possuem interesses que, aparentes ou não, podem influenciar a elaboração ou avaliação de manuscritos.

Desta forma espera-se:

Autores: Quando submetem um manuscrito, são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado seu trabalho. Devem reconhecer todo o apoio financeiro para o trabalho e outras conexões financeiras ou pessoais com relação à pesquisa. Caso os autores considerem que haja potencial conflito de interesses, devem informá-lo em documento próprio assinado e anexado à plataforma de submissão. Para mais informações ver: Disclosure of Financial and Non-Financial Relationships and Activities, and Conflicts of Interest

Avaliadores: Devem revelar aos editores quaisquer conflitos de interesses que poderiam influenciar em suas opiniões sobre o manuscrito, e devem declarar-se não-qualificados para revisar originais específicos se acreditarem que esse procedimento é apropriado.

Editores: Devem declarar os potenciais conflitos de interesse na avaliação dos manuscritos, bem como atuar para impedir que conflitos de interesse envolvendo autores e avaliadores possam comprometer os padrões éticos na publicação.

 

 

Adoção de Softwares de Verificação de Similaridade

 

Em relação à identificação de más condutas, compostas pelas práticas de plágio, autoplágio e republicação de artigos, assim como falsificação de dados, o BOLEMA utiliza o software Turnitin, que produz um relatório de similaridades associado a uma pontuação em porcentagem, que varia de 0% a 100%. Todos os artigos que ultrapassarem 25% de similaridade, incluindo a autocitação, serão analisados pelos Editores-Chefes, que solicitarão posicionamento dos autores, caso necessário.

 

 

Adoção de Softwares Uso de Recursos de Inteligência Artificial

 

O uso de ferramentas e recursos que auxiliam os autores na elaboração de seus manuscritos é recomendável sempre que se respeitem as normas de atribuição e se cumpram com a ética e integridade científica. Assim, os autores têm o direito e a liberdade de utilizar ferramentas e recursos também providos por aplicações de Inteligência Artificial (IA), que auxiliam a preparação, redação, revisão e tradução de seus artigos. Entretanto, apenas humanos podem ser autores, de acordo com as seguintes normas e práticas:

  • Informar as fontes dos materiais usados na pesquisa e na redação do artigo. Todo e qualquer uso ou conteúdo gerado por uma aplicação de IA deve ser informado no resumo e na seção métodos ou equivalente. Esses conteúdos gerados por ferramentas de IA devem ser citados e referenciados como uma fonte não recuperável e/ou semelhante a uma comunicação pessoal;
  • Certificar-se que todo o material citado seja corretamente atribuído, inclusive as citações completas, e que as fontes citadas respaldem as declarações da aplicação de AI, pois não é incomum que gerem referências a obras inexistentes;
  • Assumir a responsabilidade pública por seu trabalho;
  • Ocultar o uso e conteúdo de IA é uma falha ética que viola os princípios de transparência e honestidade em pesquisa.
 

 

Questões de Sexo e Gênero

 

Todos os artigos serão avaliados desconsiderando-se marcadores sociais da diferença, tais como gênero, orientação sexual, raça, crença religiosa, nacionalidade, dentre outros, bem como posicionamentos políticos dos autores.

Os manuscritos submetidos ao BOLEMA devem observar os princípios da Diretriz sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research - SAGER), que orientam o relato de informações sobre sexo e gênero no planejamento do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados.

Por esta diretriz, os termos sexo (atributo biológico) e gênero (moldado por circunstâncias sociais e culturais) devem ser usados com atenção, a fim de evitar confusão em seu uso.

Além disso, o BOLEMA observa a política de equidade de gênero na formação de seu corpo editorial.

 

 

Comitê de Ética

 

No ato de submissão de um artigo para publicação no BOLEMA, o autor deve declarar que foram respeitadas todas as diretrizes éticas concernentes à integridade das atividades científicas realizadas no transcorrer das pesquisas, assim como informar fontes de financiamento, como as agências de pesquisa. Se for o caso, o autor deve declarar que os princípios éticos foram submetidos ao comitê de ética de sua instituição e por ele aprovados. A observância das boas práticas de ética na pesquisa é de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

Direitos Autorais

 

Os autores de artigos publicados pelo BOLEMA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.

 

 

Propriedade Intelectual e Termos de Uso

 

Todo o conteúdo do BOLEMA, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution 4.0.

O BOLEMA adotou a licença Creative Commons do tipo BY-NC-ND até agosto de 2015; daí em diante usa a licença do tipo BY.

O autor é responsável por obter autorizações (de pessoas, instituições, outros autores e/ou editores) sobre direitos autorais para o uso de imagens, tabelas, figuras, métodos ou demais elementos utilizados no manuscrito a ser publicado.

Os dados, opiniões e conceitos emitidos nos artigos, bem como a exatidão das referências bibliográficas, são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

O BOLEMA encoraja os autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website do periódico.

 

 

Patrocinadores e Agências de Fomento

 

O BOLEMA recebe apoio dos seguintes organismos:

  • Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPe) e Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
  • Programa de Apoio a Publicações Científicas do Ministério da Ciência e Tecnologia e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
 

CORPO EDITORIAL

 

Editores-Chefes

   

 

Editores Honorários

   

 

Editores Associados

   

 

Conselho Editorial

   

 

Produção Editorial

 

Diretores Executivos

  • Andrei Luís Berres Hartmann
  • Franciele Santos Teixeira
  • Lais Cristina Pereira da Silva

Revisões

  • Andrei Luís Berres Hartmann
  • Bruna Berres Hartmann
  • Danubia Fernanda Zevoli Peres Tompes
  • Franciele Santos Teixeira
  • Lais Cristina Pereira da Silva
  • Mariana Teixeira da Silva Gray
  • Sandra Baldessin

Marcação e Conversão XML

  • Caboverde Tecnologia e Serviços
  • CN1 Sistemas e Publicações Ltda

Avaliadores ad hoc

A lista dos pareceristas ad hoc é publicada anualmente e está disponível em:
Volume 26
Volume 27
Volume 28
Volume 29
Volume 30
Volume 31
Volume 32
Volume 33
Volume 34
Volume 35
Volume 36
Volume 37
Volume 38

 

 


INSTRUÇÕES PARA OS AUTORES

 

Os autores devem ler com atenção as seções Sobre o Periódico e Política Editorial para informações importantes sobre escopo, idiomas, ética, preprints, avaliação, taxas, conflito de interesses, direitos autorais, dentre outras.

 

Instruções específicas sobre a formatação do artigo

 

Template: clique aqui para baixar.

1. Formatação/composição do artigo

O texto deve ser elaborado em MS Word (extensão .doc ou .docx), nos idiomas português, espanhol ou inglês com, no máximo, 20 páginas, atendendo às seguintes especificações de formatação e composição:

1.1 Layout da página: papel de tamanho A4, com margens superior e esquerda medindo 3 cm e margens inferior e direita medindo 2 cm.

O original submetido deve seguir a estrutura abaixo especificada, atendendo, inclusive à ordem dessa apresentação:

1.2 Título em Português (idioma principal): fonte Times New Roman, tamanho 16, em negrito, espaçamento 1,5 linha, centralizado. As iniciais das palavras do título devem ser escritas em letra maiúscula (exceto as preposições, advérbios, conjunções etc.), sendo que as palavras após o uso de dois pontos (:) devem ser iniciadas com letra minúscula (exceto para nomes próprios).

1.3 Título em Inglês/Espanhol (idioma secundário): fonte Times New Roman, tamanho 14, em negrito, espaçamento 1,5 linha, centralizado. As iniciais das palavras do título devem ser escritas em letra maiúscula (exceto as preposições, advérbios, conjunções etc.), sendo que as palavras após o uso de dois pontos (:) devem ser iniciadas com letra minúscula (exceto para nomes próprios).

1.4 Nome(s) do(s) autor(es): fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 linha, alinhado à direita, apenas com sobrenome de citação negritado. É necessário utilizar letras maiúsculas/minúsculas e inserir nota de rodapé (utilizar, obrigatoriamente, *, **, ***, ... e assim por diante), para cada autor, constando os seguintes dados (nesta ordem):

  • Titulação e nome da instituição (SIGLA) em que foi obtida a titulação.
  • Função que desempenha e Instituição à qual está vinculado (SIGLA), cidade, estado e país.
  • Endereço eletrônico para contato, que será disponibilizado publicamente.

1.5 Resumo (idioma principal): a palavra Resumo deve ser escrita em fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito, usando letras maiúsculas/minúsculas (conforme escrito nessa sentença), com espaçamento duplo e centralizado. O resumo do artigo deve ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples, justificado, sem recuo de parágrafo, contendo de 100 a 250 palavras. O resumo deve enunciar, de forma clara e sintética, o problema de pesquisa, a abordagem metodológica empreendida, os resultados e as conclusões.

1.6 Palavras-chave (idioma principal): a expressão Palavras-chave deve ser escrita em fonte Times New Roman, tamanho 10, em negrito, usando letras maiúsculas/minúsculas (conforme escrito nessa sentença), com espaçamento simples e justificado. Podem ser usadas até cinco palavras-chave que sintetizem, claramente, o tema, o conteúdo e a metodologia do artigo. As palavras-chave devem ser apresentadas em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples e justificado. As iniciais das palavras devem ser escritas em letra maiúscula (exceto as preposições, advérbios, conjunções etc.) e separadas por ponto final.

1.7 Abstract/Resumen (idioma secundário): a palavra Abstract/Resumen deve ser escrita em fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito, usando letras maiúsculas/minúsculas (conforme escrito nesta sentença), com espaçamento duplo e centralizado. O abstract/resumen do artigo deve ser elaborado em língua inglesa ou espanhola (idioma secundário), seguindo, tanto quanto possível, a redação utilizada no Resumo, e deve ser elaborado em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples, justificado, sem recuo de parágrafo.

1.8 Keywords/Palabras clave (idioma secundário): a palavra Keywords/ Palabras clave deve ser escrita em fonte Times New Roman, tamanho 10, em negrito, usando letras maiúsculas/minúsculas (conforme escrito nesta sentença), com espaçamento simples e justificado. As keywords são as versões, em língua inglesa, mais adequadas e próximas às palavras-chave; devem ser apresentadas em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples e justificado. As iniciais das palavras devem ser escritas em letra maiúscula (exceto as preposições, advérbios, conjunções etc.) e separadas por ponto final.

1. Detalhes sobre o corpo do texto

A fonte do corpo do artigo deve ser Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5, com recuo de 1,25cm na 1ª linha dos parágrafos. Para o destaque de palavras/frases no texto utilizar, apenas, o recurso itálico.

Ressaltamos que, para diálogos, entrevistas, conversas, exemplos de exercícios, e outros instrumentos provenientes dos dados coletados, a revista Bolema utiliza a seguinte formatação: fonte Times New Roman, tamanho 11, itálico, espaçamento entre linhas simples e com recuo de 1,25. Entre parênteses, citar a fonte, em letra 11. Exemplo:

Professor: E como foi que chegou nesta solução? Como pensou?
Aluno: Eu multipliquei os dois números e somei ao valor inicial. Mas quem me disse para fazer assim foi o Pedro. Ainda não estou convencido que está certo.
(Diálogo entre professor e aluno, 2017).

2.1 Indicativo de seção e subseção: devem seguir as normas da ABNT atual (NBR 10520: 2023).
O indicativo de seção ou da subseção é justificado e sem recuo, precedendo o título, dele separado apenas por um espaço. São empregados algarismos arábicos na numeração. Exemplos: 1, 1.1, ..., 2, 2.1, ... até à seção quinária - 2.1.1.1.1

Os títulos das seções e subseções devem vir em fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito, sem recuo, alinhamento à esquerda e numeradas conforme indicado acima. O espaçamento entre os subtítulos e o texto, deve ser de 1,5 linha, e separados entre si por espaço duplo. Somente a inicial do subtítulo deve ser escrita em letra maiúscula (exceto para nomes próprios).

2.2 Citações: devem seguir as normas da ABNT atual (NBR 10520: 2023).
2.2.1 Citação indireta: nas citações indiretas, no corpo do texto ou entre parênteses, os nomes dos autores devem ser referendados usando maiúsculas e minúsculas.
Exemplos: 1) A respeito da técnica de análise ontossemiótica, em Godino, Batanero e Roa (2005) podemos verificar... ; 2) ... (Godino; Batanero; Font, 2007).

2.2.2 Citações diretas com mais de três linhas: devem ser destacadas com recuo de 4 cm a partir da margem esquerda, espaçamento simples, sem aspas, fonte Times New Roman, tamanho 10. Exemplo:
Quem produz uma enunciação é o autor. O autor fala sempre na direção de um leitor, que é constituído (produzido, instaurado, instalado, introduzido) pelo o autor. Quem produz significado para um resíduo de enunciação é o leitor. O leitor sempre fala na direção de um autor, que é constituído (produzido, instaurado, instalado, introduzido) pelo o leitor [...] (Lins, 2012, p.14, grifos do autor).

2.2.3 Citações diretas com, no máximo, três linhas: devem ser inseridas no corpo do texto, contidas entre aspas duplas (“ ”). Exemplo: “Na primeira dessas facetas, levamos em conta as crenças, e, na segunda, os processos metacognitivos do professor de matemáticas” (Godino et al., 2017, p.133).

Observação: nas citações diretas especifique, no corpo do texto, o ano de publicação e a(s) página(s) da fonte consultada, seguindo os exemplos expostos nas seções 2.2.2 e 2.2.3.

2.3 Notas de Rodapé: devem ser sintéticas e reduzidas ao máximo. A partir da segunda página, devem vir ao final da página, numeradas em sequência, em fonte Times New Roman, tamanho 10, alinhamento justificado e espaçamento entre linhas simples. Na primeira página, devem ser usados asteriscos (*) para as notas de rodapé.

2.4 Ilustrações e Quadros: devem seguir as normas da ABNT atual (NBR 10520: 2023).
2.4.1 Figuras: sob a designação figuras estão incluídas fotografias, gráficos, organogramas, diagramas de fluxo, diagramas, desenhos, mapas, e quaisquer outras ilustrações. Sua identificação deve estar na parte inferior, centralizada, precedida pela palavra designativa, seguida do respectivo número da ordem em que aparece no texto, utilizando algarismos arábicos. O título das figuras deve ser suficientemente claro em relação à imagem, de modo que não seja necessário consultar o corpo do texto. Apenas o número do objeto e a palavra designativa deverão utilizar negrito. Todo o conteúdo das figuras deve seguir a instrução: letra Times New Roman tamanho 10, espaçamento 
simples. Exemplo:


Figura 1 - Título da figura 1
Fonte: Smith (2017, p. 56)

2.4.2 Quadros: contêm informações descritivas, redigidas na forma de texto. Todo o conteúdo do quadro deve seguir a instrução: letra Times New Roman tamanho 10, espaçamento simples. Exemplo:

 

Acontecimento apresentado na tarefa

Probabilidade estimada por Humberto

Um número par?

Possível

Um número ímpar?

Possível

O número 1?

Há alguma possibilidade

Quadro 3 - Justificativas de Humberto na soma dos resultados de dois dados.
Fonte: Silva (2017)

Observações

  • As figuras e quadros devem ficar o mais próximo possível de sua chamada no corpo do texto.
  • Como demonstram os exemplos, as figuras e quadros devem ter bordas, para facilitar a visualização.
  • A palavra designativa deve ser separada do título apenas por um “ - ” (hífen). Ver os exemplos (Figura 1 e Quadro 3).
  • Utilize uma boa resolução de imagem, de modo que seja legível para os leitores em 100% de zoom, sempre respeitando as margens do documento.

2.5 Tabelas: devem seguir as normas de apresentação tabular do IBGE (1993).
Tabelas são formas gráficas nas quais os dados numéricos se destacam como informação central.
A identificação das tabelas deve vir na parte superior, precedida da palavra Tabela (em negrito), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos (em negrito); em seguida, inserir o respectivo título (sem negrito). O título da tabela deve ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 12, e deve ser separado da respectiva numeração por um “-” (hífen). Exemplo: Tabela 1 - Título da tabela 1. Indicar fontes citadas na construção da tabela e outras notas eventuais abaixo da tabela.
Inserir a Tabela o mais próximo possível de sua chamada no corpo do texto.
O conteúdo da tabela, bem como as fontes e notas, deve ser grafado em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento entre linhas simples.
Exemplo:

Tabela 1 - Distribuição das alturas dos 140 alunos da escola X


Alturas (cm)

Número de alunos

[145, 150]

2

[150, 155]

8

[155, 160]

25

[160, 165]

40

[165, 170]

27

[170, 175]

21

[175, 180]

10

[180, 185]

7

Total

140

Fonte: elaborado pelo autor

2.6 Observação: quadros, tabelas e equações devem estar em um formato possível de ser editados. Não serão aceitas imagens.

2.7 Agradecimentos: devem obedecer às mesmas normas usadas para Seções e Subseções, alinhamento à esquerda, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, mas sem numeração.

3 Referências: devem seguir as normas da ABNT atual (NBR10520: 2023).
Devem ser alinhadas à esquerda, fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples e separadas entre si por espaço. Utilizar o recurso negrito para destacar o elemento principal de cada publicação referenciada.
Em caso de dúvidas, acesse uma súmula das normas da ABNT para citações e referências em: https://ib.rc.unesp.br/#!/biblioteca/aprenda-com-a-biblioteca/normas-abnt/

Seguem, abaixo, alguns exemplos:
3.1 Livro:
SOBRENOME, Iniciais dos Nomes; SOBRENOME, Iniciais dos Nomes. Título do livro: subtítulo. Edição. Cidade de publicação: Editora, ano. [Quando necessário acrescentam-se: Descrição física. (Série ou Coleção). Notas].

Exemplo:
PALMER, R. E. Hermenêutica. Lisboa: Edições 70, 1969.

3.2 Capítulo de Livro:
SOBRENOME, Iniciais dos Nomes. Título do Artigo. In: SOBRENOME DO ORGANIZADOR, Iniciais dos Nomes (org.). Título do livro: subtítulo. Edição. Cidade de publicação: Editora, ano. p. XX-XX (página: inicial e final separadas por hífen).

Exemplo:
PONTE, J. P.; CHAPMAN, O. Mathematics teachers' knowledge and practices. In: GUTIERREZ, A.; BOERO, P. (ed.). Handbook of research on the psychology of mathematics education: Past, present and future. Rotterdam: Sense Publisher, 2006. p. 461 - 494.

3.3 Artigo em Periódico:
SOBRENOME, Iniciais dos Nomes. Título do artigo. Título do periódico (abreviado ou não), Cidade de publicação, v. seguido do número do volume, n. seguido do número do fascículo, p. seguido dos números da página inicial e final (separados entre si por hífen), mês abreviado (se houver). Ano.

Exemplos:
NACARATO, A. M.; PASSOS, C. L. B. As licenciaturas em matemática no estado de São Paulo. Horizontes, Bragança Paulista, v. 25, n. 2, p. 169-179, jul./dez. 2007.

SHULMAN, L. Those who understand: the knowledge growth in teaching. Educational Researcher, Washington, v. 15, n. 2, p. 4-14, feb. 1986.

3.4 Trabalho publicado em eventos:
SOBRENOME, Iniciais dos Nomes. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, x. (número do evento em algarismo arábico), ano, Cidade onde se realizou o evento. Anais [...] (ou Proceedings [...]) Cidade de publicação: Editora, ano de publicação. p. xx-xx (página inicial e final).

Exemplo:
VIALI, L. O Ensino de Estatística e Probabilidade nos Cursos de Licenciatura em Matemática. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA, 18., 2008, Estância de São Pedro, SP. Anais [...] São Paulo: ABE, 2008. p.1-7.

3.5 Dissertações e Teses:
SOBRENOME, Iniciais dos Nomes. Título: subtítulo. Ano de depósito. Dissertação (Mestrado em ...) ou Tese (Doutorado em ...) - Faculdade de... (ou) Instituto de..., Universidade, Cidade da defesa, ano da defesa.

Exemplos:
PAMPLONA, A. S. A formação estatística e pedagógica do professor de matemática em comunidades de prática. 2009. Tese (Doutorado em Educação: Educação Matemática) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.

VIEIRA, M. Análise Exploratória de Dados: uma abordagem com alunos do Ensino Médio. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: http://www.pucsp.br/pos/edmat. Acesso em: 30 mar. 2010.

3.6 Documentos de Internet:
SOBRENOME, Iniciais dos Nomes. Título: subtítulo. Local (se houver), Data. Dados complementares (Responsável pela produção, coordenação, desenvolvimento, apresentação, etc., quando houver). Disponível em: endereço eletrônico. Acesso em: dia mês abreviado. Ano.

Exemplo:
NEUBAUER, R.; CRUZ, N. Formação de professores: novas diretrizes curriculares para o sistema de ensino de São Paulo. 2015. Disponível em: http://fncee.com.br/wp-content/uploads/2015/06/S%C3%83O-PAULO-Forma%C3%A7%C3%A3o-de-Professores_novas-Diretrizes-Curriculares-para-o-Sistema-de-Ensino-de-S%C3%A3o-1.pdf. Acesso em: 12 jan. 2017.

4 Anexos: devem vir em uma página nova; a palavra Anexo deve seguir a mesma orientação utilizada em Seções e Subseções, alinhamento à esquerda, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, mas sem numeração.

 

 

Envio dos Artigos

 

Os artigos devem ser submetidos em UMA VERSÃO ANÔNIMA por meio da Plataforma ScholarOne.

Há seis passos para a submissão de artigos: PASSO 1 -Tipo, Título e Resumo; PASSO 2 - Carregamento de Arquivo; PASSO 3 – Atributos; PASSO 4 – Autores e Instituições; PASSO 5 – Detalhes e Comentários; PASSO 6 – Avaliar e Submeter.

A versão do artigo deve ser "anônima", ou seja, sem identificação dos autores, para os trâmites de avaliação (Deverá ser anexada no "Passo 2 - Carregamento de Arquivo" da Plataforma ScholarOne). O nome do arquivo também não deve fazer menção ao nome do(s) autor(es).

Atenção: Para realizar a submissão é importante que todos os autores tenham cadastro no ORCID.

O ORCID (Open Researcher and Contributor ID) é uma organização sem fins lucrativos, dedicada a criar e manter um sistema onde todos que participam de pesquisas, bolsas de estudo e inovações sejam identificados de forma única. Este sistema fornece um número de identificação para cada pesquisador, evitando ambiguidades ou similaridades, e ainda, está integrado com outras bases de dados e indexadores. Para saber mais sobre ORCID, visite: http://orcid.org/content/initiative.

Após a aprovação
A aprovação final do manuscrito se dará por meio de mensagem eletrônica de um dos Editores-Chefes, indicando a publicação do manuscrito em edição futura, após as revisões técnicas de linguagem e de formato financiadas pela Revista sem custo aos autores.
Nesta mesma mensagem, será oferecido ao autor publicar seu texto em uma segunda língua (em inglês, no caso de artigos em português ou espanhol; em português, no caso de artigos em inglês) mediante a cobertura dos custos técnicos da revista para a realização da tradução. 

Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: bolema.contato@gmail.com.

 

 

Chamada de Artigos para a Seção Temática “PPGEM 40 Anos”

 

O Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) é um dos primeiros programas de pós-graduação em Educação Matemática da América Latina. Sua história se iniciou com sua fundação em 1984 e, atualmente, conta com mestrado e doutorado, ambos acadêmicos. Em 2024, o PPGEM completará quarenta anos de atividades, sendo que, ao longo destas quase quatro décadas, seus números são marcantes, com quase quatrocentos mestrados e trezentos doutorados concluídos.

Em 1985, o Boletim de Educação Matemática (BOLEMA) nasceu da iniciativa de um grupo de pós-graduandos do PPGEM, com a publicação dos dois primeiros números, tornando-se uma das mais antigas e importantes publicações na área da Educação Matemática no Brasil. O BOLEMA, cujo nascimento se deu vinculado ao PPGEM da Unesp de Rio Claro, consolidou-se no cenário das publicações científicas brasileiras, tendo sido avaliado como periódico QUALIS nacional A1 pela CAPES.

Nesse contexto de história, conexão e de carinho entre o PPGEM e Revista, o BOLEMA abre espaço para destacar a publicação de pesquisas realizadas por estudantes, professoras(es) e pesquisadoras(es) que fazem parte da história de construção do PPGEM e, consequentemente do BOLEMA, na seção temática: “PPGEM 40 anos”. A proposta dessa seção temática é a de apresentar um panorama das pesquisas relacionadas à Educação Matemática desenvolvidas por (ex-)professoras(es), alunos(as) e egressos(as) do PPGEM. Além destas três categorias, serão aceitas submissões de pós-doutorandos e professores visitantes oficializados pela UNESP que desenvolveram atividades no PPGEM por, pelo menos, seis meses, o que deve ser explicitado no ato de submissão.

Informações importantes:
- Submissão dos artigos: até 18 de fevereiro de 2024.
- Previsão de publicação dos artigos no BOLEMA: ao longo do volume 38, em fluxo contínuo, em 2024. Artigos aprovados cuja revisão não tenha sido finalizada em tempo hábil para publicação em 2024 poderão ser eventualmente publicados em 2025.
- O primeiro autor do texto deve, obrigatoriamente, ser (ex-)docente, discente ou egresso do PPGEM. Essa regra não se aplica (às)aos demais coautoras(es).
- Os artigos devem ser enviados pela plataforma ScholarOne e submetidos na seção temática “PPGEM 40 anos” por meio do sistema disponível em: https://www.scielo.br/journal/bolema/about/#instructions.
- É importante destacar que todos os artigos submetidos à referida seção temática passarão por todas as etapas do processo avaliativo da Revista.
- Todos os textos devem estar formatados no template da revista e seguir as normas para elaboração e formatação disponíveis em: https://www.scielo.br/journal/bolema/about/#instructions .
- Cada autor poderá submeter uma, e apenas uma proposta de artigo para a seção temática, seja como autor(a) principal ou coautor(a). Os(as) autores(as) podem submeter artigos para avaliação e possível publicação fora da seção temática “PPGEM 40 anos” do BOLEMA, explicitando-se que o autor não poderá ter mais de dois artigos publicados em 2024, incluindo a seção temática.
- Dúvidas sobre a seção temática podem ser sanadas com os diretores-executivos, por meio do e-mail: bolema.contato@gmail.com.

Editores-Chefes:
Marcus Vinicius Maltempi e Roger Miarka.

Diretores Executivos:
Andrei Luís Berres Hartmann, Franciele Santos Teixeira e Lais Cristina Pereira da Silva.

 

 

Contato

 

Unesp - Universidade Estadual Paulista
Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE)
Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
Avenida 24-A, 1515, Caixa Postal 178, CEP: 13506-900
Rio Claro, SP - Brasil
E-mail:bolema.contato@gmail.com

 

 

UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática Avenida 24-A, 1515, Caixa Postal 178, 13506-900 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: bolema.contato@gmail.com