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(Atualizado: 27/04/2023)

Sobre o periódico

 

Breve Histórico

 

Encontros Bibli (EB) foi criada no âmbito do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e teve seu primeiro número publicado em maio de 1996. Desde a criação da revista pelo Prof. Dr. Francisco Chagas de Souza, diversos professores formaram parte do Conselho Editorial, composto por professores tanto do Departamento de Ciência da Informação da UFSC (CIN), quanto de outras universidades que se responsabilizaram pelo projeto.

De acordo com Souza (2008, p. 145), idealizador e realizador do projeto, "[...] a ideia inicial era a de que se trataria de um periódico voltado para a abordagem das questões relativas à educação bibliotecária”. Entretanto, o periódico científico, enquanto principal meio formal de comunicação no âmbito da pesquisa, teve seu desenvolvimento alavancado na mesma medida em que as áreas de Biblioteconomia, Arquivologia e Ciência da Informação (CI) ganharam espaço no Brasil.

Com manuscritos publicados em meio eletrônico desde a primeira edição, é possível perceber as mudanças de foco das temáticas dos números do periódico Encontros Bibli ao longo da sua história. Na década 1990, como previa a proposta inicial da EB, são recorrentes as publicações sobre formação profissional em Biblioteconomia e CI, incluindo currículo, ensino de temáticas vinculadas a disciplinas, criação e reconhecimento de cursos no país e no exterior. A partir de 2000, ocorre ampliação e consolidação da perspectiva científica das publicações, com aumento significativo da quantidade de artigos por edição e estudos de temáticas diversas, incluindo, além de CI e Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia e áreas correlatas.

Desde o ano de 2003, o periódico passou a ser gerido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN/UFSC) da mesma universidade. Promovendo a construção e disseminação do conhecimento e incentivando e apoiando de forma estratégica e operacional o desenvolvimento do periódico Encontros Bibli.

Com periodicidade semestral desde seu lançamento, em 2007 a EB migra de uma página web local para o sistema Open Journal Systems, contribuindo para seu processo de institucionalização na UFSC em 2008, que ocorreu com o lançamento do Portal de Periódicos UFSC. A partir de 2012, a periodicidade de publicação passa a ser quadrimestral.

Com visibilidade crescente no país e no exterior, as diversas equipes editoriais que compuseram a revista estiveram à frente na adoção de práticas que pudessem contribuir para melhorar a qualidade da revista e o acesso à informação científica. Por esse motivo, e especialmente após sua institucionalização, a equipe da EB ofereceu apoio editorial a diversos periódicos da UFSC, por meio do compartilhamento da gestão do Portal Periódicos UFSC.

A partir de 2019, a EB dá início a diversos projetos de modernização da sua forma de publicação, adotando o fluxo de trabalho de publicação contínua de artigos, investindo na publicação de pareceres e de dados de pesquisa, buscando sempre um alinhamento com as boas práticas nacionais e internacionais, no que se refere às iniciativas e movimentos da Ciência Aberta.

Em novembro de 2019, passa a indexar seus artigos no Emerging Sources Citation Index (ESCI) da Web of Science, propriedade da Clarivate Analytics, antiga Thomson Reuters, base de dados de relevância científica mundial. No mesmo ano, o periódico EB foi incluído na Redalyc, base de dados bibliográfica e de uma biblioteca digital de revistas de Acesso Aberto, suportado pela Universidade Autónoma do Estado do México.

No ano de 2021, Encontros Bibli passa a ser indexada pela SciVerse Scopus, banco de dados de resumos e citações de artigos para jornais/revistas acadêmicos. Abrange cerca de 19,5 mil títulos de mais de 5.000 editoras internacionais, incluindo a cobertura de 16.500 revistas peer-reviewed nos campos científico, técnico e de ciências médicas e sociais.

 

 

Conformidad con la Ciencia Abierta

 

1. Caráter Científico


Encontros Bibli, desde a sua criação, tem se dedicado de forma árdua à difusão e divulgação das pesquisas nas áreas de Ciência da Informação – Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia, Gestão da Informação, Comunicação – e outras áreas correlatas, através de práticas que permitem a potencialização e agilização no processo editorial dos artigos que são publicados na sua plataforma.
O periódico tem se tornado um espaço de inclusão e diversidade, trabalhando pela aceitação das ações afirmativas, zelando pelo amplo debate, disponibilizando materiais informativos, promovendo eventos abordando a igualdade de gênero, apoiando qualquer iniciativa que estimule também a colaboração de outras pessoas.

Encontros Bibli disponibiliza o acesso público a todo o seu conteúdo, seguindo o princípio de que permitir o acesso gratuito à investigação gera maior troca global de conhecimentos. Com foco na agilização dos processos de divulgação e difusão das pesquisas nas suas áreas foco, a revista utiliza o sistema de publicação em fluxo contínuo.

Apresenta uma visão centrada no fomento das práticas do movimento de Ciência Aberta, com o objetivo de ampliar a transparência e a reprodutibilidade das pesquisas através do compartilhamento de dados de pesquisas de forma aberta, facilitando assim a colaboração entre a comunidade científica. A equipe editorial do periódico Encontros Bibli:

  • Apresentará aos Autores e Avaliadores a opção de escolher se desejam interagir diretamente durante o processo de avaliação do manuscrito;
  • Publicará de forma anônima os pareceres emitidos pelos pareceristas durante o processo de avaliação;
  • Apoia o uso de servidores preprints e aceita manuscritos depositados previamente em servidores confiáveis, como o SciELO Preprints;
  • Aceita para a sua publicação “Artigos de Dados”, documento no qual se descreve um determinado conjunto de dados ou um grupo de conjuntos de dados, e que é revisado por pares e publicado na forma de um artigo em um periódico acadêmico;
  • Orienta que os dados resultantes das coletas das pesquisas, assim como códigos, sejam compartilhados e publicados em um repositório confiável. Recomendamos fortemente que os dados sejam depositados no SciELO Data após a aprovação dos manuscritos, e que o Guia de depósito de dados de pesquisa seja consultado para tal finalidade.

Encontros Bibli busca criar um espaço onde autores, leitores, avaliadores e toda a comunidade interessada em aprofundar seus conhecimentos nas áreas de Informação e Comunicação posam colaborar e contribuir ao desenvolvimento das ciências; onde dados de pesquisa, notas de laboratório e outros processos de pesquisa estejam disponíveis de forma aberta, amparados por políticas que permitam a reutilização, redistribuição e reprodução das pesquisas, dados e métodos usados.

 

2. Relevância, Sustentabilidade Operacional


Encontros Bibli, no seu papel educacional e de formação, destina seus espaços para o fomento de ações culturais, promovendo o debate sobre como, as pesquisas nas áreas de Ciência da Informação – Biblioteconomia. Documentação. Arquivologia. Museologia. Gestão da Informação – e áreas correlatas trazem benefícios para o desenvolvimento econômico, social e cultural, para o estado de Santa Catarina e o Brasil. Dedicamos nossos esforços, principalmente, a levar à população, de forma clara e transparente, como essas áreas podem ajudar no desenvolvimento econômico, político, cultural e social, tanto no âmbito pessoal, regional, como nacional.

Elementos como o desenvolvimento econômico, social e cultural são de extrema importância, quando tentamos entender as principais discussões sobre o mundo contemporâneo. Encontros Bibli tenta, através dos seus editoriais, publicações e ações nas redes sociais, abordar a importância do debate em torno da compreensão da Cultura como ferramenta de desenvolvimento econômico, como alavanca para a transformação social. Da mesma forma que compreendemos o desenvolvimento econômico como chave para melhoria na qualidade de vida da população, o avanço da cultura na sociedade e o equilíbrio social.

São promovidas palestras, debates sobre os principais acontecimentos do país e do mundo, no se que refere ao tratamento da informação e como esta acaba impactando a vida em sociedade. A revista vem trabalhando em um projeto que visa aproximar cada vez mais a população dos resultados e pesquisas publicados nos seus ambientes.

Os recursos e esforços aplicados pela Encontros Bibli buscam a movimentação da economia, a cultura e o pensamento inovador dos nossos leitores e usuários, para que caminhem por si só e encontrem seus caminhos. Entretanto, buscam-se investimentos culturais ligados a finalidades sociais e educativas, tendo claramente delimitadas as atribuições e papéis das esferas públicas e privadas no tocante às políticas socioculturais.

O periódico está subscrito administrativamente ao Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN-UFSC) e ao Portal de Periódicos da UFSC. Ambas as instituições garantem a sustentabilidade operacional e financeira da revista.
Por um lado, o PGCIN assegura de forma sustentável a disponibilização de um corpo editorial profissional, com capacidade e conhecimentos para assumir de forma alternada e responsável a direção da revista, assim como também garante o custeio dos serviços de marcação em XML (Extensible Markup Language).

Por sua vez, o Portal de Periódicos da UFSC, encarregado de promover o acesso, a visibilidade, a segurança e o suporte aos editores dos periódicos científicos do Portal, é fiador dos recursos para os pagamentos de serviços, tais como: disponibilização do DOI (Identificador de Objeto Digital) dos artigos; serviço de comprovação de plágio, através da ferramenta de detecção de similaridade de caracteres Ithenticate.


3. Qualificação Editorial


A Revista Encontros Bibli mantém um corpo editorial com nomes reconhecidos pela contribuição e competência por parte da comunidade acadêmica. A revista trabalha por manter uma representatividade satisfatória da comunidade estrangeira na equipe editorial, enquanto desenvolve ações por alcançar um equilíbrio na conformação de uma equipe de trabalho mais inclusivo e diverso, principalmente no quanto à igualdade de gênero.

Consultar a Equipe Editorial aqui


4. Acesso Livre


Encontros Bibli proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para mais informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.


5. Arquivamento


Encontros Bibli se preocupa com o acesso ao conteúdo a longo prazo. Caso ocorra algum sinistro nos servidores, os arquivos digitais da revista estão preservados na Rede Cariniana, que utiliza o programa LOCKSS. O LOCKSS cria um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes, o qual permite que elas criem arquivos permanentes da revista para preservação e restauração.

 

 

Ética na Publicação

 

Ética e boas práticas para publicação

 

  • Editores

A prática editorial e a relação do editor com autores e avaliadores estão amparadas no Guia para editores do Committee on Publication Ethics (COPE).

Toda decisão editorial é fundamentada na originalidade, contribuição, pertinência, vigência temática, estrutura geral e cumprimento das políticas editoriais para atendimento do escopo da revista.

 

  • Avaliadores

A avaliação se baseia no mérito do trabalho, não influenciada, positiva ou negativamente, por motivos pessoais, financeiros ou preconceitos.

Encontros Bibli adota em seu processo editorial a avaliação duplo-cego anônima (double-blind peer review). As submissões e os detalhes das revisões são mantidos sob confidencialidade. Encontros Bibli publica de forma anônima o parecer emitido pelo avaliador juntamente ao artigo.

O avaliador deve se certificar e informar aos editores de qualquer potencial conflito de interesse antes do aceite da avaliação ou durante o processo.

Ao se deparar com alguma irregularidade em relação ao artigo avaliado, o avaliador deve comunicar o editor. Exemplos de possíveis irregularidades são: identificação de plágio; fabricação e/ou falsificação dos resultados; publicação redundante.

Não são aceitos pareceres que não estejam suficientemente justificados.

 

  • Autores

A indicação de autoria em um artigo científico, seguindo o Guia para autores da COPE (inglês).

O(s) autor(es) deve(m) declarar a existência de conflito de interesses quando for o caso, utilizando o campo apropriado disponível no template Notas da Obra que será enviado como documento suplementar do artigo, e também no campo correspondente do sistema durante o processo de submissão.

 

Retratação e manifestação de preocupação

O editor tem o dever de agir na suspeita ou alegação de má conduta identificada. Esta investigação se estende tanto às submissões quanto aos artigos publicados.

Encontros Bibli tem como instrumento os fluxogramas COPE para apurar fatos e determinar as ações necessárias na resolução dos casos. Também adota o Guia para registro e publicação de retratação da SciELO.

 

Artigos apresentados em eventos científicos

Encontros Bibli não aceita artigos já apresentados na íntegra em eventos científicos. Apenas serão aceitas aquelas comunicações não apresentadas na íntegra, como os “short papers” ou resumos, sempre que os trabalhos sejam reelaborados, ampliados e que as modificações sejam significativas, pois entende-se que este último texto será inédito em relação ao primeiro, assim passível de ser aceito para avaliação.

Os autores têm a obrigação de informar o evento (nome e link do site) onde foi apresentada a comunicação no processo de submissão do artigo, no campo “Comentários ao editor” do sistema.

 

Conflito de Interesses

O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Conflitos de interesses podem ocorrer quando autores, revisores ou editores possuem interesses que podem influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos. Ao submeter o manuscrito, os autores são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado o trabalho. Caso haja, ainda que potencialmente, conflito de interesse, o(s) autor(es) deve(m) informá-lo em documento próprio assinado e anexado à plataforma de submissão.

Na arte de avaliação de um manuscrito, a envolver autores e revisores, o periódico Encontros Bibli verifica com rigor, a partir de sua editoria, o estabelecimento de uma política a evitar envolvimento de pessoas a manterem relações pessoais, de amizade ou adversidade, assim como a envolver pessoas e instituições.

Este procedimento visa dar confiabilidade ao processo de análise do material submetido, com consequente aumento da credibilidade dos artigos publicados. Neste sentido, solicita-se aos autores e revisores contatarem o Conselho Editorial da Revista em caso de se evidenciar: a) ligações e conflitos pessoais e institucionais (de caráter familiar e partidário) entre revisores e autores; b) apoio financeiro obtido no desenvolvimento do trabalho e a incidir em leitura que possa prejudicar a confiabilidade do material produzido.

 

Avaliação por pares

Encontros Bibli adota em seu processo editorial a avaliação duplo-cego anônima (double-blind peer review).

Os originais são pré-avaliados pelos editores, que terão em consideração: originalidade, contribuição, pertinência, vigência temática, estrutura geral e cumprimento das políticas editoriais. Caso contrário, os autores serão notificados em um prazo de 15 dias com a rejeição e arquivamento do artigo.

Se obtiver uma avaliação positiva, o manuscrito aprovado será encaminhado para dois pareceristas externos à Encontros Bibli, aos quais caberá, num prazo de até 30 dias, a análise, aprovação (com ou sem modificações) ou recusa do manuscrito. Quando for preciso, os editores poderão solicitar a participação de mais avaliadores. O editor responsável pelo processo de avaliação do manuscrito notificará o autor sobre a “Aceitação sem alterações”, “Aceitação com pequenos ajustes”, “Correções obrigatórias” (e nova rodada de análise de pareceristas) ou “Rejeição” e arquivamento do texto.

Nos casos de “Aceitação com pequenos ajustes” e “Correções obrigatórias” (e nova rodada de análise de pareceristas), o autor terá um prazo de 30 dias para encaminhar à Encontros Bibli o manuscrito revisto e documento comentando as alterações feitas. O editor responsável pelo processo de avaliação do manuscrito encaminhará para os avaliadores a nova versão do manuscrito e o documento com os comentários e/ou justificativas, para verificar se o texto revisado atendeu ou não às exigências dos pareceristas, e informar se pode ser aceito, rejeitado ou ainda precisa de modificações.

No caso de a avaliação final do manuscrito ser “rejeitado”, o autor será notificado sobre o motivo da recusa e o manuscrito, arquivado.

Quando houver a necessidade de alterações referentes apenas a aspectos gramaticais, ortográficos e de ordem normativa, com vistas a manter a homogeneidade da publicação, os editores se reservam o direito de fazer as modificações necessárias, respeitando o estilo do autor. Nos demais casos, o autor reformulará o texto conforme o que for solicitado pela revista.

Os editores se reservam o direito a rejeitar aquelas obras que tenham um conteúdo significativamente similar (plágio) com outras em qualquer parte do processo onde se identifique. Para tal fim, a revista utiliza o software Ithenticate para a deteção de plágio.

O tempo médio de resposta desde a aceitação do original até a confirmação de publicação é de aproximadamente 150 dias.

 

Declaração de Privacidade

Os nomes e endereços informados neste periódico serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. Segundo o estabelece a LEI Nº 13.709, DE 14 DE AGOSTO DE 2018, Lei Geral de Proteção de Dados LGPD, nos seus Art 3° e Art 23.

 

 

Foco e Escopo

 

Encontros Bibli publica trabalhos no campo da Ciência da Informação – Biblioteconomia, Documentação, Arquivologia, Museologia, Gestão da Informação – e áreas correlatas resultantes de pesquisas científicas, ensaios de caráter teórico e estudos de caso.

 

MISSÃO

Contribuir para a disseminação e promoção de novos conhecimentos em Ciência da Informação, Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia e áreas correlatas.

 

PERIODICIDADE

Encontros Bibli adotou a modalidade de publicação continuada ou fluxo contínuo a partir do volume 24, ano 2019. 


CONTATO

 

Endereço

Universidade Federal de Santa Catarina -- Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Centro de Ciências da Educação (CED), Bloco B, sala 211.
Endereço: Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima - Trindade, Florianópolis - SC, Brasil. CEP-88040-900.

 

Telefone

(48) 3721-2237

 

E-mail

encontrosbibli@contato.ufsc.br

 

INDICADORES


Avaliação Qualis (CAPES) (2017-2020):

Comunicação e Informação A2

 

Scimago Journal & Country Rank

Library and Information Sciences (Q4)
Information Systems (Q4)
Management Information Systems (Q4)

 

Journal Citation Indicator (JCI)

Information Science & Library Science (Q4)
Impact Score (0.09)

 

 

Preservação Digital

 

A Encontros Bibli se preocupa com o acesso ao conteúdo a longo prazo. Caso ocorra algum sinistro nos servidores, os arquivos digitais da revista estão preservados na Rede Cariniana, que utiliza o programa LOCKSS. O LOCKSS cria um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes, o qual permite que elas criem arquivos permanentes da revista para preservação e restauração.

 

 

Fontes de Indexação

 

Um dos principais objetivos do periódico Encontros Bibli é influenciar o debate em torno das temáticas e linhas de pesquisas desenvolvidas nas áreas da Ciência da Informação – Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia – e áreas correlatas. Nesse sentido, os membros da Equipe Editorial, junto ao Conselho Editorial Científico, têm se centrado em alcançar maior visibilidade na comunidade científica.

Sob essa visão, a equipe editorial vem trabalhando em incluir a revista nos diferentes espaços de consulta, busca e recuperação de informação utilizados pela comunidade científica da área de Comunicação e Informação.
 

BASES DE DADOS

Emerging Sources Citation index (ESCI)
Scopus
Redalyc
BRAPCI
vLEX - Base de dados da área de Direito

 

DIRETÓRIOS    

DOAJ
ROAD/ISSN
Latindex
Sherpa/RoMEO
Ulrich´s Web

 

ÍNDICES    

Academic Journals Database

 

PORTAIS

Oasisbr
Portal de Periódicos da CAPES
World Wide Science

 

Em outros sistemas, como repositórios, redes sociais e acadêmicas, catálogos, bibliotecas virtuais e outros, Encontros Bibli está nos seguintes canais de divulgação, conforme:

 

CATÁLOGOS

b-on - Biblioteca do Conhecimento Online
EZB


BIBLIOTECAS VIRTUAIS, REPOSITÓRIOS E OUTROS

 

Mesmo com todos os esforços para melhor posicionar a revista, a equipe editorial tem claro que ainda existem muitas questões a serem resolvidas. Entretanto, a equipe editorial continua trabalhando para aumentar capacidade de divulgação, exposição e impacto dos manuscritos publicados na revista. Para isso, foram criados perfis em diferentes redes sociais.

 

 

Ficha Bibliográfica 

  Título do periódico: Encontros Bibli
Título abreviado: Encontros Bibli
Publicação de: Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Ciências da Informação
Periodicidade: Anual
Modalidade de publicação: Publicação Contínua
Ano de criação do periódico: 1996
 

 

Websites e Mídias Sociais

  Youtube
Instagram
Facebook
 

 

POLÍTICA EDITORIAL 

 

Preprints 

Em conformidade com o movimento da Ciência Aberta, a publicação apoia o uso de servidores preprints e aceita manuscritos depositados previamente em servidores confiáveis, como o SciELO Preprints.

A revista apoia o uso de repositórios para depósito que visam à preservação, disseminação e reutilização de dados, como o SciELO Data.

Em ambos os casos, deve-se informar a revista, durante o processo de submissão, sobre o depósito de preprint e/ou dos dados em repositório. 

 

 

Processo de avaliação por pares

 

Encontros Bibli adota em seu processo editorial a avaliação duplo-cego anônima (double-blind peer review). Entretanto será oferecido aos autores e pareceristas opções de abertura do processo de avaliação por pares, com ou sem identificação dos seus nomes. A autorização para divulgação do nome poderá ser dada pelos autores no momento de submissão do artigo e pelos avaliadores no preenchimento do Formulário de Avaliação.

Os originais são pré-avaliados pelos editores, que terão em consideração: originalidade, contribuição, pertinência, vigência temática, estrutura geral e cumprimento das políticas editoriais. Caso contrário, os autores serão notificados em um prazo de 15 dias com a rejeição e arquivamento do artigo.

Se obtiver uma avaliação positiva, o manuscrito aprovado será encaminhado para dois pareceristas externos à Encontros Bibli, aos quais caberá, num prazo de até 30 dias, a análise, aprovação (com ou sem modificações) ou recusa do manuscrito. Quando for preciso, os editores poderão solicitar a participação de mais avaliadores. O editor responsável pelo processo de avaliação do manuscrito notificará o autor sobre a “Aceitação sem alterações”, “Aceitação com pequenos ajustes”, “Correções obrigatórias” (e nova rodada de análise de pareceristas) ou “Rejeição” e arquivamento do texto.

Nos casos de “Aceitação com pequenos ajustes” e “Correções obrigatórias” (e nova rodada de análise de pareceristas), o autor terá um prazo de 30 dias para encaminhar à Encontros Bibli o manuscrito revisto e documento comentando as alterações feitas. O editor responsável pelo processo de avaliação do manuscrito encaminhará para os avaliadores a nova versão do manuscrito e o documento com os comentários e/ou justificativas, para verificar se o texto revisado atendeu ou não às exigências dos pareceristas, e informar se pode ser aceito, rejeitado ou ainda precisa de modificações.

No caso de a avaliação final do manuscrito ser “rejeitado”, o autor será notificado sobre o motivo da recusa e o manuscrito, arquivado.

Quando houver a necessidade de alterações referentes apenas a aspectos gramaticais, ortográficos e de ordem normativa, com vistas a manter a homogeneidade da publicação, os editores se reservam o direito de fazer as modificações necessárias, respeitando o estilo do autor. Nos demais casos, o autor reformulará o texto conforme o que for solicitado pela revista.

Os editores se reservam o direito a rejeitar aquelas obras que tenham um conteúdo significativamente similar (plágio) com outras em qualquer parte do processo onde se identifique. Para tal fim, a revista utiliza o software Ithenticate para a deteção de plágio.

O tempo médio de resposta desde a aceitação do original até a confirmação de publicação é de aproximadamente 150 dias.

 

 

Dados abertos

 

Os dados são os registros científicos que validam os resultados da pesquisa. Dados de pesquisa variam de acordo com a área de conhecimento e abrangem: documentos textuais, planilhas, estatísticas, cadernos de laboratório, cadernos de campo, diários, questionários, transcrições, arquivos de áudio, vídeo, fotografias, metodologias, fluxos de trabalho, relatórios parciais e outros materiais elaborados e/ou coletados durante o desenvolvimento da pesquisa. Apoiados nos princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable e Reusable [Achável, Acessível, Interoperável, Reutilizável]).

Encontros Bibli orienta que os dados da pesquisa, assim como códigos, sejam compartilhados e publicados em um repositório confiável, por isso recomendamos fortemente que os dados sejam depositados no SciELO Data após a aprovação dos manuscritos, e que o Guia de depósito de dados de pesquisa seja consultado para tal finalidade.

Caso os dados estejam hospedados em um repositório público, deve ser indicado no artigo, Nome do repositório, Número de identificação de dados, URL direto aos dados e DOI dos mesmos.

 

 

Cobrança de Taxas

 

A Encontros Bibli não cobra taxas de submissão e procesamento de artigos (APCs). 

 

 

Política de Ética e Más condutas, Errata e Retratação

 

O editor tem o dever de agir na suspeita ou alegação de má conduta identificada. Esta investigação se estende tanto às submissões quanto aos artigos publicados.

Encontros Bibli tem como instrumento os fluxogramas COPE para apurar fatos e determinar as ações necessárias na resolução dos casos. Também adota o Guia para registro e publicação de retratação da SciELO.

 

 

Política sobre Conflito de Interesses

 

O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Conflitos de interesses podem ocorrer quando autores, revisores ou editores possuem interesses que podem influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos. Ao submeter o manuscrito, os autores são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado o trabalho. Caso haja, ainda que potencialmente, conflito de interesse, o(s) autor(es) deve(m) informá-lo em documento próprio assinado e anexado à plataforma de submissão.

Na arte de avaliação de um manuscrito, a envolver autores e revisores, o periódico Encontros Bibli verifica com rigor, a partir de sua editoria, o estabelecimento de uma política a evitar envolvimento de pessoas a manterem relações pessoais, de amizade ou adversidade, assim como a envolver pessoas e instituições.

Este procedimento visa dar confiabilidade ao processo de análise do material submetido, com consequente aumento da credibilidade dos artigos publicados. Neste sentido, solicita-se aos autores e revisores contatarem o Conselho Editorial da Revista em caso de se evidenciar: a) ligações e conflitos pessoais e institucionais (de caráter familiar e partidário) entre revisores e autores; b) apoio financeiro obtido no desenvolvimento do trabalho e a incidir em leitura que possa prejudicar a confiabilidade do material produzido. Caso haja, ainda que potencialmente, conflito de interesse, o(s) autor(es) deve(m) informá-lo em documento próprio assinado e anexado à plataforma de submissão. Para mais informações ver: Disclosure of Financial and Non-Financial Relationships and Activities, and Conflicts of Interest.

 

Adoção de softwares de verificação de similaridade

Os editores se reservam o direito a rejeitar aquelas obras que tenham um conteúdo significativamente similar (plágio) com outras em qualquer parte do processo onde se identifique. Para tal fim, a revista utiliza o software Ithenticate para a deteção de plágio. 

 

Questões de Sexo e Gênero

A equipe editorial do Encontros Bibli, além dos autores que publicam na revista, devem observar as diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research – SAGER). As diretrizes SAGER compreendem um conjunto de diretrizes que orientam o relato de informações sobre sexo e gênero no desenho do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados. Além disso, o Encontros Bibli observa a política de equidade de gênero na formação de seu corpo editorial.

 

Comitê de Ética

Tendo como base a Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016, que dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Todos os manuscritos que realizam recrutamento de participantes e coleta de dados envolvendo seres humanos em pesquisas devem ser acompanhados de cópia de aprovação do parecer do Comitê de Ética em Pesquisa.

 

Direitos Autorais e Propriedade Intelectual e Termos de Uso

Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim, os autores conservam todos seus direitos, permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar para toda a comunidade.

Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 CC BY.  

 

Qualquer usuário tem direito de:

  • Compartilhar – copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
  • Adaptar – remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.

De acordo com os seguintes termos:

Atribuição – Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante apoiar você ou o seu uso.

Sem restrições adicionais – Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.

 

Patrocinadores e Agências de Fomento 

 

 

 

Corpo Editorial

 

Editor-chefe/Editor gerente

   

 

Editores de Seção

   

 

Conselho Editorial Científico

   

 

Revisor de Texto

   

 

Revisor de diagramação e conferência

   

 

Ficha catalográfica

   

 

Editor-chefe/Editor gerente

 

Responsabilidades e Funções

O editor-chefe (ou editor gerente) é responsável pela configuração e organização das edições e publicações. Escolha do corpo editorial, primando pela exogenia dos editores e dos revisores; políticas editoriais, qualidade do conteúdo e indexação nas bases de dados e diretórios de revistas científicas. Editar e-mails, formulários, diretrizes éticas e editoriais, e todas as demais informações e decisões em relação à revista e aos artigos.

O cadastro de editores, avaliadores, autores e demais usuários do sistema da revista é realizado pelo editor-chefe ou editor-adjunto.

O editor-adjunto trabalha em conjunto com o editor-chefe, nas decisões editoriais, garantindo a qualidade da revista. Na ausência do editor-chefe, o editor-adjunto fica responsável por estas atribuições. O editor-adjunto deve ter pleno conhecimento de todas as etapas da editoração, oferecendo ao editor-chefe e ao comitê editorial informações necessárias para a tomada de decisão.

A primeira leitura do artigo com relação ao escopo da revista e ao rigor científico é feita pelo editor-chefe, em seguida pelo editor-adjunto. Na sequência, o artigo é encaminhado para o editor de seção, para uma segunda avaliação e seleção de revisores. 

Manuscritos aprovados retornam aos editores chefe e adjunto para edição de texto, composição de provas, publicação final, atribuição de DOI e indexação.

 

 

Editores de Seção

 

Responsabilidades e Funções

O editor de seção é responsável por fazer a avaliação preliminar dos artigos de sua área, que lhe forem designados, definindo sua continuidade ou não no processo double-blind review. A avaliação deve ser baseada em critérios científicos, primando pelo nível de endogenia perto de zero. Após, o editor de seção fará a indicação e/ou sugestão de pareceristas; bem como acompanhará os artigos em todo processo editorial até a sua aprovação ou rejeição. 

Os editores devem observar o cronograma estabelecido para arbitragem científica, revisão dos autores e decisão final, garantindo que os prazos sejam cumpridos. Caso haja necessidade de aumento de prazos, estes devem ser acordados com o editor-chefe.

O processo de leitura prévia do manuscrito e seleção de revisores não deve levar mais que 7 dias, uma vez que a revista está empenhada em garantir um processo de tramitação ágil para os autores.

Os manuscritos são acompanhados durante todo processo editorial pelo editor de seção, que fará suas recomendações editoriais para o editor-chefe, baseado nos pareceres dos revisores, e de forma imparcial, mantendo a decisão editorial final o com editor-chefe. 

O editor de seção deve garantir que o processo ocorra no sistema double-blind review, o que significa que terá de checar se os autores e avaliadores enviam seus pareceres ou manuscritos sem identificação de propriedade. Se isso acontecer, o editor deve retirar as propriedades do arquivo.

 

 

Escolha do avaliador pelo editor de seção

 

O editor de seção deve convidar pelo menos 4 (quatro) revisores para cada submissão, e no mínimo 2 (dois) devem aceitar realizar a avaliação do manuscrito. A escolha do avaliador (revisor) deve ser baseada na expertise do revisor quanto ao conteúdo manuscrito; preferencialmente não ser da mesma instituição dos autores ou ter publicações em conjunto nos últimos cinco anos.

Os pareceres podem retornar com as seguintes recomendações: 

  • Correções obrigatórias: O documento é devolvido ao autor, na medida em que deve considerar as anotações e observações.
  • Submeter novamente para avaliação: O documento é devolvido ao autor, na medida em que deve considerar as anotações, avaliar e reenviar uma nova versão do material, que eventualmente passará por uma nova rodada de avaliação (garantindo o double-blind review).
  • Submeter a outra revista: O autor é notificado de que o seu texto não cumpre as condições para ser publicado na revista.
  • Aceitar: O autor é notificado do aceite e o documento é encaminhado diretamente para a etapa de edição de texto, diagramação e posterior produção, sem passar pelo fluxo da avaliação.
  • Rejeitar: O autor é avisado da negativa de publicação e o texto irá para o arquivo.

Nas opções aceitar e rejeitar, o editor-chefe ou editor-adjunto deve ser acionado para decisão conjunta.

Após a etapa, o manuscrito aceito retorna ao editor-chefe ou editor-adjunto para edição de texto, composição de provas e publicação final.

 

 

Conselho Editorial

 

Responsabilidades e Funções

Os membros do Conselho Editorial possuem função consultiva e podem ser chamados para dar parecer em manuscritos submetidos para publicação, atuar como consultor para dirimir dúvidas em questões éticas ou de pareceres de avaliadores divergentes, casos controversos, sobre questões de conflitos de interesses ou outras relacionadas às políticas éticas e editoriais.

Todas as recomendações do Conselho Editorial devem estar apoiadas nas diretrizes éticas do  Committee on Publication Ethics (COPE), nas políticas editoriais e éticas da PAG, nas boas práticas de publicação científica e nas recomendações dos indexadores da Revista e da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC).

Nos casos em que o membro do Conselho souber a identidade do autor, deve fazer suas recomendações de forma imparcial.

 

 

Apoio Editorial

 

Responsabilidades e Funções

A equipe de apoio editorial dará suporte às atividades de configuração e layout da revista; submissão, verificação de checklists, edição de texto, diagramação, entre outras funções editoriais.

 

 

Fluxo Editorial

 

Submissão: Novas submissões são atribuídas aos editores de seção e consideradas para passar para o estágio de Revisão.
Alguns manuscritos são inadequados e não passam deste estágio.

Revisão: Os manuscritos considerados aptos são encaminhados pelo editor de seção para revisão por pares.

Alguns envios não serão aprovados na revisão e terminarão na primeira etapa de revisão. Alguns necessitam de modificações, solicitadas pelos revisores, e são novamente encaminhadas aos autores para os ajustes necessários; ao retornarem são encaminhados para uma segunda rodada de avaliação. Aqueles aceitos passam para o próximo estágio.

Edição de texto: Os artigos aceitos passam para este estágio, onde são aprimorados pelo trabalho de um revisor de texto. Os autores podem ter a oportunidade de revisar o texto.

Editoração: Assim que as cópias forem concluídas e aprovadas, a submissão segue para esta fase. Na produção, os arquivos copiados são convertidos em provas – HTML, XML, PDF, etc. Mais uma vez, o autor tem a oportunidade de revisar as provas. Assim que todos estiverem satisfeitos, o envio é agendado para publicação em uma edição.

 

 

 

Instruções para os autores

 

ASPECTOS GERAIS

 

Encontros Bibli publica trabalhos no campo da Ciência da Informação – Biblioteconomia, Documentação, Arquivologia, Museologia e Gestão da Informação – e áreas correlatas resultantes de pesquisas científicas, ensaios de caráter teórico e estudos de caso. 

Os trabalhos devem ser originais e inéditos, e apresentar uma contribuição para a comunidade científica. A Encontros Bibli não aceita submissões de revisão de literatura, análise da produção científica e estudos de usuários. Só serão considerados trabalhos que apresentem contribuições substanciais ao desenvolvimento da ciência. 

Não são aceitos manuscritos já apresentados em outros periódicos ou na íntegra a eventos científicos. Apenas serão aceitas aquelas comunicações não tenham sido apresentadas na íntegra, como os “short papers” ou resumos, sempre que os trabalhos sejam reelaborados, ampliados e cujas modificações sejam significativas, pois entende-se que este último texto será inédito em relação ao primeiro, assim passível de ser aceito para avaliação. Neste caso, deve-se informar a revista, durante o processo de submissão, em que evento se fez a apresentação de uma versão prévia. Nos casos de artigos derivados de monografias, deve-se informar o PPG e a banca à qual foi apresentada.

Os trabalhos submetidos na Encontros Bibli não poderão ser e/ou estar submetidos a nenhuma outra revista durante o processo editorial. 

Os textos poderão ser apresentados em língua portuguesa, espanhola, inglesa ou francesa.
O tempo médio entre o recebimento e a aprovação do manuscrito é de aproximadamente 120 dias.
O tempo médio entre o recebimento e a confirmação de publicação é de aproximadamente 150 dias.

Todas as obras publicadas no periódico Encontros Bibli terão designadas um DOI.

Em conformidade com o movimento da Ciência Aberta, a publicação apoia o uso de servidores preprints e aceita manuscritos depositados previamente em servidores confiáveis, como o SciELO Preprints.

A revista apoia o uso de repositórios para depósito que visam à preservação, disseminação e reutilização de dados, como o SciELO Data.

Em ambos os casos, deve-se informar a revista, durante o processo de submissão, sobre o depósito de preprint e/ou dos dados em repositório. 

 

 

SOBRE A SUBMISSÃO

 

Todos os manuscritos devem ser submetidos através da plataforma da revista: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/submission/wizard

Os documentos elaborados no Microsoft Word devem ter a identificação do autor removidas das propriedades do documento, Saiba como fazer isso aqui.

Caso a publicação seja oriunda de uma dissertação ou tese, esteja publicada em alguma plataforma de preprints, ou forme parte dos resultados de um projeto de pesquisa, os autores deverão informar este fato no documento Notas da Obra, assim como declarar: 

  • título, autor, universidade e ano da publicação (para trabalhos oriundos de teses ou dissertações);
  • nome do repositório e a referência completa do artigo (para trabalhos publicados previamente em plataformas preprints);
  • título do projeto, coordenador(es), grupo de pesquisa, universidade e centro e/ou departamento e/ou faculdade.

No momento da Submissão, devem ser encaminhados os seguintes documentos:

  • o manuscrito a ser avaliado (arquivo completo, incluindo folha de rosto, resumo, abstract, texto, referências e ilustrações em formato Doc, Docx, Open Office ou RTF);
  • as ilustrações (em arquivos separados e editáveis, nos formatos BMP, TIFF, JPEG, JPG, PNG, SVG e AVIF);
  • os documentos exigidos pela revista, devidamente preenchidos e assinados:

1. Notas da Obra (Template); onde os autores destacaram outras informações sobre a obra tais com:

  • Informações sobre a obra;
  • Conformidade com a Ciência Aberta;
  • Agradecimentos e Conjunto de dados de pesquisa;
  • Responsabilidade dos autores referente ao conteúdo do trabalho incluindo a assinatura de cada autor que participou da construção da obra;

2. Declaração de Certificado de tradução (caso se aplique); 
3. Cópia de aprovação do Parecer do Comitê de Ética em Pesquisa (caso se aplique): Tendo como base a Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016, que dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Todos os manuscritos que realizam recrutamento de participantes e coleta de dados envolvendo seres humanos em pesquisas devem ser acompanhados de cópia de aprovação do parecer do Comitê de Ética em Pesquisa;
4. Documento que ateste a permissão para o uso de ilustrações (tabelas, fotos, gráficos e outros) (caso se aplique).

Todos os autores relacionados no manuscrito devem assinar os documentos. Só serão permitidas assinaturas escaneadas e/ou eletrônicas, a fim de evitar qualquer tipo de fraude. Toda a documentação deve ser entregue em formato PDF.

O manuscrito deverá seguir os modelos disponibilizados pela revista, conforme categoria abaixo:

  • Artigo (template): Texto resultante de pesquisa (bibliográfica, documental, experimental...) concluída, destacando a fundamentação teórico-metodológica, procedimentos empregados na pesquisa e resultados alcançados. 
  • Ensaio (template): Texto resultante de reflexão teórica que aprofunda um tema ou nova abordagem de um tema importante para o debate acadêmico na área da Biblioteconomia e Ciência da Informação.
  • Estudos de Caso (template): Texto resultante da apresentação de uma experiência profissional, baseada no estudo de casos concretos e com comentários de interesse para o exercício da atividade profissional da área. 
  • Artigo de Dados (template): Um artigo de dados é um documento de metadados pesquisável, que descreve um determinado conjunto de dados ou um grupo de conjuntos de dados, publicado na forma de um artigo revisado por pares em um periódico acadêmico. Permite e incentiva o compartilhamento de dados e materiais de pesquisa.

Na modalidade Artigo de Dados, os dados ou conjuntos de dados encaminhados ou disponibilizados devem ser: dados brutos, dados primários ou não processados, que estejam sendo descritos através de tabelas, gráficos ou figuras no artigo.

É muito importante destacar que, no Artigo de Dados, não devem ser incluídos, de forma alguma, interpretações, históricos ou conclusões.

 

 

AUTORIA

 

A indicação de autoria em um artigo científico seguirá o disposto no Guia para autores da COPE (inglês), e deve-se apenas àqueles que:

1. contribuem intelectual, direta e substancialmente na concepção da pesquisa/artigo (aquisição, análise ou interpretação dos dados apresentados);
2. participam na construção das versões preliminares ou revisão crítica do conteúdo do artigo;
3. responsabilizam-se pela autoria, a fim de garantir exatidão e integridade do artigo.

A participação dos autores deverá ser informada no formato declarado no documento Notas da Obra

Nome Nome do Meio Sobrenome
Maior titulação acadêmica
Universidade, Departamento, Cidade, País
email@email.br  
https://orcid.org/0000-0000-0000-0000

O crédito de autoria deverá ser baseado em contribuições substanciais, tais como (a) Concepção e elaboração do manuscrito, (b) Coleta e Análise de dados, (c) Discussão dos resultados, (d) Revisão e aprovação final do artigo. Caso a contribuição dos autores não se enquadre nos critérios acima, a menção a eles deve ser incluída nos agradecimentos no documento Notas da Obra. 

Os papéis que descrevem a contribuição específica de cada colaborador para a produção acadêmica seguirão o proposto CRediT (Contributor Roles Taxonomy), no formato a seguir: Iniciais dos primeiros nomes, acrescidas com o último Sobrenome. Exemplo:

Concepção e elaboração do manuscrito: L. S. Sobrenome, J. T. Sobrenome, A. P. Sobrenome 
Coleta de dados: L. S. Sobrenome, J. T. Sobrenome, A. P. Sobrenome
Análise de dados: L. S. Sobrenome, J. T. Sobrenome
Discussão dos resultados: J. T. Sobrenome
Revisão e aprovação: A. P. Sobrenome

O Periódico Encontros Bibli não publicará mais do que 1 (um) artigo do mesmo autor por ano (volume), para evitar a endogenia. 

 

 

METADADOS NO SISTEMA DE SUBMISSÃO

 
  • Os autores devem preencher os metadados no sistema da revista zelando pela completude dos dados de todos os autores, incluindo o ORCID. As publicações podem sofrer atrasos e até serem arquivadas, caso os metadados estejam incompletos.

Todos os autores devem possuir e informar o número do registro ORCID. O cadastro é gratuito e disponível em: https://orcid.org/. A revista recomenda fortemente que todos os autores e coautores tenham seus currículos atualizados na Plataforma Lattes, para submissão de artigos, e no caso de autores estrangeiros, informar o link da plataforma com o currículo.

  • Ao preencher os metadados, os autores devem colocar o título do trabalho com a primeira letra em maiúscula e o restante em minúscula.
  • O resumo deve ter a mesma estrutura do trabalho.

Objetivo
Métodos
Resultados
Conclusão

 

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO

 

A Encontros Bibli oferece a autores e pareceristas opções de abertura do processo de avaliação por pares, com ou sem identificação de seus nomes. A autorização para divulgação do nome poderá ser dada pelos autores no momento de submissão do artigo e pelos avaliadores no preenchimento do Formulário de Avaliação.

 

Do aceite da submissão

Os manuscritos são pré-avaliados pelos editores, que levarão em consideração: originalidade, contribuição, pertinência, vigência temática, estrutura geral e cumprimento das políticas editoriais. Caso contrário, os autores serão notificados num prazo de 15 dias com a rejeição e arquivamento do artigo.

Se obtiver uma avaliação positiva, o manuscrito aprovado será encaminhado para dois pareceristas externos à Encontros bibli, aos quais caberá, num prazo de até 30 dias, a análise, aprovação (com ou sem modificações) ou recusa do mesmo. Quando for preciso, os editores poderão solicitar a participação de mais avaliadores. 

O editor responsável pelo processo de avaliação do manuscrito notificará o autor da “Aceitação sem alterações”, “Aceitação com pequenos ajustes”, “Correções obrigatórias” (e nova rodada de análise de pareceristas) ou “Rejeição”. Em quaisquer dos casos, serão encaminhados os pareceres da avaliação.

No caso de “Aceitação com pequenos ajustes” ou “Correções obrigatórias”, o autor terá um prazo de 30 (trinta) dias para encaminhar à Encontros Bibli o manuscrito revisto e acompanhado de documento esclarecendo os pontos modificados e recomendações dos avaliadores (acatadas ou não e a justificativa). O editor responsável pelo processo de avaliação do manuscrito encaminhará o texto com as modificações para os pareceristas avaliadores, que verificarão se o texto revisado atendeu ou não às exigências dos pareceres, e informarão se o texto pode ser aceito, rejeitado ou ainda precisa de modificações.

No caso de, na avaliação final, o manuscrito ser “rejeitado”, o autor será notificado e a submissão, arquivada.

Quando houver a necessidade de alterações referentes apenas a aspectos gramaticais, ortográficos e de ordem normativa, com vistas a manter a homogeneidade da publicação, os editores se reservam o direito de fazer as modificações necessárias, respeitando o estilo do autor, e informar estes últimos para aprovarem ou não as sugestões. Nos demais casos, o autor reformulará o texto conforme o solicitado pela revista. 

Todas as alterações sugeridas pelos editores de texto serão encaminhadas aos autores para sua aprovação; nesse caso, os autores terão um período de 5 dias para acatarem as sugestões e/ou proporem novas alterações. Só depois de os autores aprovarem a versão final do texto este será enviado ao processo de editoração.

Os editores se reservam o direito a rejeitar aquelas obras que tenham um conteúdo significativamente similar (plágio) com outras em qualquer parte do processo em que se identifique.

Os manuscritos aceitos retornarão aos autores para aprovação de alterações, no processo de editoração e normalização, de acordo com o estilo da revista, tendo um período de 5 dias para dar resposta com o aceite. Os pareceres emitidos pelos avaliadores serão publicados junto ao manuscrito. Os avaliadores recebem declaração do parecer do manuscrito e podem ainda validar a atividade no Publons ou Reviewer Credit.

 

 

PREPARAÇÃO DO MANUSCRITO

 

A Revista Encontros Bibli disponibiliza o seguinte template para:

Redija o manuscrito utilizando as regras gramaticais do idioma no qual o trabalho foi redigido. Utilize preferencialmente a seguinte estrutura para compor o corpo do artigo: introdução, revisão de literatura, procedimentos metodológicos ou metodologia, resultados, análise, conclusões, referências e anexos (somente se aplicável).

O manuscrito deve usar o formato A4, com coluna simples, com no mínimo 12 e no máximo 25 páginas, incluindo a lista de referências. Não alterar a paginação. Palavras estrangeiras devem estar em itálico. O tamanho das margens deve ser: inferior 3cm – demais 2cm. 

O título do artigo deve ser conciso, evitando excesso de palavras, em português e inglês, usando fonte Arial black, tamanho 16, cor preta, tudo em letras maiúsculas e em negrito. O título e subtítulo (se houver) devem ser separados por 02 (dois) pontos (:). Título: fonte Arial black, tamanho 16, cor preta, alinhado à esquerda sem hifenização. O título em inglês usar fonte 10 e em negrito.

O espaçamento do corpo do texto deve ser de 1,5 entre linhas; sem espaçamento entre parágrafos; com recuo de 1,25cm no início de cada parágrafo. A fonte do corpo do texto deve ser Arial, tamanho 12, com alinhamento justificado. Utilize o recurso estilo do Word para padronizar o texto, nota de rodapé, títulos, etc. As notas de rodapé serão somente utilizadas para a indicação da fonte (autoria) e conteúdo das figuras e tabelas, legendas, fonte Arial, tamanho 11.

Os arquivos devem ter o formato Doc, Docx, Open Office ou RTF.

  • Página Inicial

1. Título completo em português: deverá ser conciso e evitar palavras desnecessárias e/ou redundantes, sem abreviaturas.
2. Título completo em inglês, compatível com o título em português.
3. Resumo em português: o resumo é uma vitrine para os leitores, é a partir dele que os pesquisadores tomam a decisão de lê-lo ou incluí-lo em suas investigações. Siga a estrutura Objetivos, Métodos, Resultados, Conclusão.
4. As palavras-chave: tente sintetizar sua pesquisa em 5 palavras que representam seu estudo. Evite mini frases e palavras compostas, exceto quando são significativas. Recomenda-se utilizar tesauros terminológicos: 

5. O abstract deverá ser compatível com o texto do resumo em português, seguindo as mesmas normas, acompanhado da Keyword correspondente da palavra-chave selecionada.

 

  • Estrutura do Texto

1. Introdução: demonstre a validade do objetivo do estudo. Dê ao leitor informações necessárias para que ele entenda o objetivo e a importância do estudo (VOLPATO, 2007). 
2. Procedimentos Metodológicos: declare de forma sucinta e clara os métodos utilizados, assim como as ferramentas, técnicas de pesquisa e procedimentos adotados. 

Obs.: se a pesquisa fez coleta de dados envolvendo seres humanos, mencionar na seção metodológica a aprovação por parte do Comitê de Ética em pesquisa e anexar o documento junto ao manuscrito.


1. Resultados: descreva-os de maneira concisa e objetiva, obedecendo a uma sequência lógica, fazendo uso de texto, figuras e tabelas. Os resultados devem dar destaque às evidências necessárias para responder a cada questão de pesquisa ou hipótese investigada.
2. Discussão: descreva, com poucas palavras, os achados e descobertas mais importantes revelados durante a pesquisa, inclua comentários sobre o significado dos resultados, a comparação com outros achados de pesquisas e a posição do autor sobre o assunto.
3. Conclusão: apresente de forma breve e sintetizada as conclusões e considerações para todas as questões debatidas ao longo do texto que foi discutido ao longo do desenvolvimento do texto, e indica formas de continuidade do estudo. Não incluir nesta seção citações bibliográficas.

 

 

CITAÇÕES E REFERÊNCIAS

 
  • Das Citações

Devem ser feitas com base nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. As citações devem seguir o sistema autor/data, com base na NBR 10520/2002.

As citações diretas (literais) curtas, de até 3 (três) linhas, devem estar apresentadas entre aspas, no corpo do texto, sem destaque em itálico (ou qualquer outro destaque), seguidas da autoria entre parênteses (SOBRENOME do autor, ano, página (com espaço entre o ponto e o número da página). 

Exemplo: “Artigo científico é parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento.” (ABNT, 2003, p. 2). 

Caso a identificação do autor seja feita no “corpo do texto”, usa-se, por exemplo: Para Barros e Lehfeld (2000, p. 107), “as citações ou transcrições de documentos bibliográficos servem para fortalecer e apoiar a tese do pesquisador ou para documentar sua interpretação”. 

As citações diretas (literais) longas, com mais de 3 (três) linhas, devem estar em parágrafo destacado do texto, com 4cm de recuo à esquerda, alinhamento justificado, em espaço simples entre linhas, com espaçamento antes e depois 6, fonte Arial, tamanho 11, sem aspas, sem itálico (ou qualquer outro destaque), seguida da autoria entre parênteses: (SOBRENOME do autor, ano, página com espaço entre o ponto e o número), com ponto final depois dos parênteses. 

Exemplo:

A língua, então, não é mais apenas o lugar onde os indivíduos se encontram; ela impõe também, a esse encontro, formas bem determinadas. Não é mais somente uma condição da vida social, mas um modo de vida social. Ela perde sua inocência. Deixar-se-á, portanto, de definir a língua, à moda de Saussure, como um código, isto é, como um instrumento de comunicação. Mas ela será considerada como um jogo, ou melhor, como o estabelecimento das regras de um jogo, e de um jogo que se confunde amplamente com a existência cotidiana (DUCROT, 1977, p. 12).

Já a citação indireta é uma paráfrase, elaborada a partir da ideia ou da opinião de um autor, em uma obra que foi consultada. Nesse caso, identifica-se somente o sobrenome do autor e o ano de publicação da obra, usando a mesma fonte do corpo do texto (fonte Arial, tamanho 12). Não é necessário colocar o número da página.

Exemplos:

(a) No corpo do texto: somente a primeira letra do sobrenome do(s) autor(es) em maiúscula, com o ano entre parênteses; sem colocar o número de página. 

- Na opinião de Souza e Faria (2000) [...].

- De maneira semelhante, Lopes (2008) [...].

(b) Ao final da citação: sobrenome do(s) autor(es) em letras maiúsculas.

... (SOUZA; FARIA, 2000).

... (LOPES, 2008).

 

  • Das Referências 

Devem ser feitas com base nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. As referências devem utilizar a NBR 6023/2018 e ser organizadas em ordem alfabética. Nas referências com mais de um autor, mencionar todos os autores que participaram na construção da obra, não será aceito o uso do (et al.). Recomenda-se fortemente que mais do 60% das referências tenham sido publicadas nos últimos 5 anos. Garantir a inclusão do DOI das publicações sempre que estiver disponível.

O manuscrito não será publicado até que forneça a citação apropriada para dados e materiais seguindo as diretrizes para autores da revista.

Exemplos 

 

  • Livros e Capítulos de Livros

BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

ROMANO, Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. (org.). História dos jovens 2: a época contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 7-16.

 

  • Livros e Capítulos de Livros em suporte eletrônico 

BAVARESCO, Agemir; BARBOSA, Evandro; ETCHEVERRY, Katia Martin (org.). Projetos de filosofia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011. E-book. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/projetosdefilosofia.pdf. Acesso em: 21 ago. 2011.

OLIVEIRA, H. P. C. DE; VIDOTTI, S. A. B. G.; BENTES, V. Arquitetura da informação. In: OLIVEIRA, H. P. C. DE; VIDOTTI, S. A. B. G.; BENTES, V.. Arquitetura da informação pervasiva. São Paulo: UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015. p. 43-74. Disponível em: http://static.scielo.org/scielobooks/6cn9c/pdf/oliveira-9788579836671.pdf. Acesso em: 13 ago 2020.

 

  • Tese e Dissertações

AGUIAR, André Andrade de. Avaliação da microbiota bucal em pacientes sob uso crônico de penicilina e benzatina. 2009. Tese (Doutorado em Cardiologia) – Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

NASCIMENTO, Mateus Rebouças. Indicadores de produção intelectual na Ciência da Informação: perspectivas para o Sistema de Avaliação da Capes. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234795. Acesso em: 28 maio 2022.

 

  • Periódicos Científicos

BENNETTON, M. J. Terapia ocupacional e reabilitação psicossocial: uma relação pos sível. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 4, n. 3, p. 11-16, mar. 1993.

DIAS, Karcia Lúcia Oliveira; OLIVEIRA, Maria Juvenal Freire de; ALBUQUERQUE, Baltar Carneiro de. Da Xilogravura na matriz à digital. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 1–21, 2022. DOI: 10.5007/1518-2924.2022.e87170. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/87170. Acesso em: 7 dez. 2022.

 

  • Publicação em Revista

INGIZZA, Carolina; ANGRELA, Lucas; GUILHERME, Guilherme. O fantástico mercado dos games. Revista Exame, São Paulo, 13 ago. 2020. Disponível em: https://exame.com/revista-exame/o-fantastico-mercado-dos-games/. Acesso em: 22 ago. 2020.

PETRY, André. Certezas sem base. Veja, São Paulo, ed. 2416, ano 48, nº 10, p.58-59, 11 mar. 2015.

 

  • Artigo de Jornal 

ONDA de frio: reviravolta traz vento e forte chance de neve. Zero Hora, Porto Alegre, ano 47, n. 16.414, p. 2, 12 ago. 2010.

AMENDOLA, Gilberto. OMS inclui uma síndrome de burnout na lista de doenças. Estadão, São Paulo, 28 mai. 2019. Disponível em: https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,oms-inclui-a-sindrome-de-burnout-na-lista-de-doencas,70002845142. Acesso em: 22 ago. 2020.

 

  • Conjunto de dados ou DATASET

Jan Velterop; Erik Schultes. An Academic Publishers’ GO FAIR Implementation Network (APIN). SciELO Data, V1, 2021. https://doi.org/10.48331/scielodata.9CT6WT.

PEREIRA, Eduardo. Analise de co-citação em redes sociais do Brasil., OSF [dataset] versão dez. 2021. https://doi.org/10.5281/0123-45620227707.

PEREIRA, EANES; BARROS FILHO, MAURO; SIMOES, MATHEUS; BEZERRA NETO, JOSÉ AUGUSTO. Data for: Automatic Detection of Deprived Urban Areas Using Google Earth™ Images of Cities from the Brazilian Semi-arid Region. SciELO Data, V1, 2022. https://doi.org/10.48331/scielodata.MAEYDV.

 

  • Eventos e Anais

SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE A JUVENTUDE BRASILEIRA, 4., 2010. Belo Horizonte, MG. Anais [...]. Belo Horizonte: PUC Minas, 2011.

CONGRESSO BRASILEIRO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, 4., 2004, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: Fundação Boticário de Proteção à Natureza, 2004. 224 p. 

OYADOMARI, A. T. et al. Efeitos da terapia por laser de baixa potência no processo de reparo de defeitos ósseos preenchidos pelo osso bovino Bio-Oss® associados ao novo selante heterólogo de fibrina. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, 25., 2017, Bauru. Resumos [...]. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2017.

 

  • Trabalhos de eventos publicados em revistas

ALMEIDA, M. T. et al. Avaliação do professor realizada pelo aluno: impacto nas práticas docentes: impacto nas práticas docentes. Rev. Bras. Educ. Méd., Rio de Janeiro, v. 35, n. 4, p. 141-142, set./dez. 2011. supl. 1. Trabalho apresentado no 49° Congresso Brasileiro de Educação Médica, Belo Horizonte, 2011.

AZENHA, F. S. P; FERRARI, D. V.. Acceptable noise level (ANL): results with different stimuli. J Appl Oral Sci, Bauru, v. 24, p. 219, 2016. Special Issue. Trabalho apresentado no 23° Congresso Fonoaudiológico de Bauru “Profa. Dra. Adréa Cintra Lopes, Bauru, 2016.

 

  • Evento no todo em periódico

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DA LITERATURA, 6., 2005, Porto Alegre. Anais [...]. Cadernos do Centro de Pesquisas Literárias da PUCRS. Porto Alegre: Ed. PUCRS, v. 12, n. 1, 2006.

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DA LITERATURA, 6., 2005, Porto Alegre. Anais [...]. Cadernos do Centro de Pesquisas Literárias da PUCRS. Porto Alegre: Ed. PUCRS, v. 12, n. 1, 2006. Tema: Literatura: memória e história.

CONGRESSO BRASILEIRO DE OLERICULTURA, 41.; ENCONTRO SOBRE PLANTAS MEDICINAIS, AROMÁTICAS E CONDIMENTARES, 1., 2001, Brasília, DF. Apresentação, artigos, palestras, instruções.... Horticultura Brasileira. Brasília, DF: Sociedade de Olericultura do Brasil, v. 19, n. 2, jul. 2001. Suplemento. Tema: Dos orgânicos aos transgênicos.

 

  • Norma Técnica

ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. ABNT NBR ISO 12836: odontologia: dispositivos para sistemas CAD/CAM para restaurações dentárias indiretas: métodos de ensaio para avaliação de exatidão. Rio de Janeiro: ABNT, 2017. 14 p.

ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. ABNT NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro: ABNT, 2004. 97 p.

 

  • Patentes

LEHNEN, Romeu. Salto com mecanismo amortecedor. Depositante: Custódio de Almeida & Cia. MU 8803472-0 Y1. Depósito: 09 set. 2008. Concessão: 21 maio 2019.

GALEMBECK, Fernando; SOUZA, Maria de Fátima Brito. Process to obtain an Intercalated or exfoliated polyester with clay hybrid nanocomposite material. Depositante: Universidade Estadual de Campinas; Rhodia Ster S/A. WO2005/030850 A1, Depósito: 1 Oct. 2003, Concessão: 7 Apr. 2005. Disponível em: http://www.iprvillage.Info/portal/servlet/DIIDirect?CC=WO&PN=2005030850&DT=A1&SrcAut. Acesso em: 27 ago. 2010.

 

  • Legislação

MINAS GERAIS. Lei n.869, de 5 de julho de 1952. Dispõe sobre o estatuto dos funcionários públicos civis do Estado de Minas Gerais. Minas Gerais, Belo Horizonte, 6 jul. 1952.

BRASIL. Decreto n. 1.799, de 30 de janeiro de 1996. Regulamenta a Lei n. 5.433, de 8 de maio de 1968, que regula a Microfilmagem de documentos oficiais, e dá outras providências. Diário Oficial, Brasília, DF, 31 jan. 1996.

BRASIL. Lei nº 7.766, de 11 de maio de 1989. Dispõe sobre o ouro, ativo financeiro, e sobre seu tratamento tributário. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L7766.htm. Acesso em: 22 ago. 2020.

 

  • Jurisprudência

BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. Súmula n° 333. Cabe mandado de segurança contra ato praticado em licitação promovida por sociedade de economia mista ou empresa pública. Brasília, DF: Superior Tribunal de Justiça, [2007]. Disponível em: http://www.stj.jus.br/SCON/sumanot/toc.jsp?&b=TEMA&p=true&t =&l=10&i=340#TIT333TEMA0. Acesso em: 24 ago 2020.

 

  • Ato Administrativo

CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE (Rio de Janeiro). Deliberação nº 05/CES/SES, de 6 de junho de 1997. Aprova o Regimento Interno do Conselho Estadual de Saúde. Diário Oficial [do] Estado do Rio de Janeiro: parte 1: Poder Executivo, Niterói, ano 23, n. 139, p. 29-31, 30 jul. 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Ofício circular 017/MEC. Brasília, DF: Ministério da Educação, 26 jan. 2006. Assunto: FUNDEB. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Fundebef/ofsmeincl.pdf. Acesso em: 26 ago. 2020.

 

  • Constituição

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 25 ago. 2020.

RIO GRANDE DO SUL. [Constituição (1989)]. Constituição do Estado do Rio Grande do Sul. 4. ed. atual. Porto Alegre: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, 1995.

PARAÍBA. [Constituição (1989)]. Constituição do Estado da Paraíba. Organizado por Francisco Carneiro. João Pessoa: Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, [2015]. Disponível em: http://www.al.pb.leg.br/wp-content/uploads/2017/02/Constitui%C3%A7%C3%A3o-Estadual-Atualizada-at%C3%A9-a-Emenda-40-de-2015.pdf. Acesso em: 29 out. 2020.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Emenda constitucional nº 9, de 9 de novembro de 1995. Dá nova redação ao art. 177 da Constituição Federal, alterando e inserindo parágrafos. Lex: legislação federal e marginalia, São Paulo, v. 59, p. 1966, out./dez. 1995

 

  • Sites

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Plataforma Sucupira. Brasília, DF: CAPES, c2016. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/index.xhtml. Acesso em: 29 out. 2020.

LAYUB. Via Carreira. Página Inicial. [S.l.]. LAYUB, c2020. Disponível em: https://viacarreira.com/. Acesso em: 29 out. 2020.

 

  • Bases de Dados

BIREME - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde. LILACS. São Paulo: BIREME, 2019. Base de dados. Disponível em: http://lilacs.bvsalud.org. Acesso em: 29 out. 2020.

COCHRANE. Cochrane Library. St Albans House: Wiley, c2019. Disponível em: https://www. cochranelibrary.com. Acesso em: 6 fev. 2019. Base de dados.

 

  • Artigos em blogs

PACKER, A. L. et al. SciELO pós 20 anos: o futuro continua aberto.In: SCIELO - Scientific Electronic Library Online. SciELO em Perspectiva. São Paulo, 19 dez. 2018. Disponível em: https://blog.scielo.org/blog/2018/12/19/scielo-pos-20-anos-o-futuro-continua-aberto/#.XDYD31xKiUk. Acesso em: 9 jan. 2019.

SCIELO - Scientific Electronic Library Online. Preprints são um problema? Cinco formas de melhorar a qualidade e credibilidade dos preprints. In: SCIELO - Scientific Electronic Library Online. SciELO em Perspectiva. São Paulo, 15 out. 2020. Disponível em: https://blog.scielo.org/blog/2020/10/15/preprints-sao-um-problema-cinco-formas-de-melhorar-a-qualidade-e-credibilidade-dos-preprints/#.X5rMoFNKjfZ. Acesso em: 29 out. 2020.

 

  • Redes Sociais

OLIVEIRA, José P. M. Repositório digital da UFRGS é destaque em ranking internacional. Maceió, 19 ago. 2011. Twitter: @biblioufal. Disponível em: http://twitter.com/#!/biblioufal. Acesso em: 20 ago. 2011.

MENA-CHALCO, J. As práticas de publicação estão condicionadas pelas políticas de avaliação? [...]. São Paulo, 31 out. 2018. Twitter: @jmenac. Disponível em: https://twitter.com/ jmenac/status/1057660006634536961. Acesso em: 6 jan. 2019.

NASA - NATIONAL AERONAUTICS AND SPACE ADMINISTRATION. Twas the night before launch! The U.S. will soon have two of the most advanced weather satellites ever, operating in tandem. [...]. [S.l.]. 1 mar. 2018. Instagram: @nasa. Disponível em: https://www.instagram.com/p/Bfw_zcynDfl/?taken-by=nasa. Acesso em: 29 out. 2020.

 

  • E-mails

SIBi – Sistema Integrado de Bibliotecas. Portal de Revistas da USP tem novo design. Destinatário: Rede de bibliotecas do SIBi.. São Paulo: 18 mar. 2020. 1 mensagem eletrônica.

NEVES, Bianca. Relatório de desempenho. Destinatário: Nila Maria. São Paulo: 18 mar. 2020. 1 mensagem eletrônica.

 

  • Correspondências 

FERREIRA, Paulo. [Correspondência]. Destinatário: José Clóvis Ferreira. Ribeirão Preto, 6 jun. 1996. 1 carta.
LISPECTOR, Clarice. [Carta enviada para suas irmãs]. Destinatário: Elisa e Tânia Lispector. Lisboa, 4 ago. 1944. 1 carta. Disponível em: http://www.claricelispector.com.br/manuscrito_minhasqueridas.aspx. Acesso em: 4 set. 2010.

 

  • Software 

GORB: Gerador Online de Referências Bibliográficas. versão 1.0 Marília: LAYUB, 2020. 1 software de internet. Disponível em: http:/gorb.viacarreira.com. Acesso em: 29 out. 2020.

GRAND Theft Auto: San Andreas. 5nd. Edimburgo: Rockstar North, 2004. 1 jogo eletrônico.

SPOTIFY. Versão 1.1.31.703. Estocolmo: Spotify AB, 2020. 1 aplicativo de streaming.

 

  • Audiovisuais
  • Fotografia

SASSE, Arthur. Einstein mostrando a língua. 1951. 1 fotografia.

FRANK, Chris. Big and Bigger. 2017. 1 fotografia. 1024 × 683 pixels. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/chrisnaton/34880385211/. Acesso em: 8 ago. 2020.

STRUCK, Mathieu. Carnaval de Curitiba. 22 mar. 2020. 1 fotografia . Disponível em: https://www.instagram.com/p/B84-YG0lw4Q/. Acesso em: 30 out. 2020.

 

  • Filmes

CENTRAL do Brasil. Direção: Walter Salles Júnior. Produção: Martire de ClermontTonnerre e Arthur Cohn. Intérpretes: Fernanda Montenegro, Marilia Pera, Vinicius de Oliveira, Sônia Lira, Othon Bastos, Matheus Nachtergaele et al. Roteiro: Marcos Bernstein, João Emanuel Carneiro e Walter Salles Júnior. [S. l.]: Le Studio Canal; Riofilme; MACT Productions, 1998. 5 rolos de filme (106 min), son., color., 35 mm.

 

  • Séries

LOST (Temporada 1, ep. 5). Criadores: Jeffrey Lieber; J. J. Abrams; Damon Lindelof. Produtores: Sarah Caplan et al. Hawaii: Produtora ABC Network, 2004. 1 DVD (45 min.), son., color.

HOUSE of cards (primeira temporada). Criação Beau Willimon. Produtores: David Fincher; Kevin Spacey; Eric Roth. S.l.: Media Rights Capital; Panic Pictures, 2013. 13 episódios, son., col. Série exibida pela Netflix. Acesso em: 24 jul. 2019.

 

  • Vídeos de Internet

UM MANIFESTO 2.0 do bibliotecário. Mash up por Laura Cohen. Tradução: Maria José Vicentini Jorente. [S. l.: s. n.], 2007. 1 vídeo (4 min). Disponível em: http://www.youtube.com/watch?vYj1p0A8DMrE. Acesso em: 12 maio 2010.

O QUE É PLÁGIO acadêmico e quais são suas consequências. Produção: Gabriel José. Reportagem: Gabriel José, Ludmilla Cabral. [S.l.]: TV UFMG, 2018. Publicado pelo canal TV UFMG em 11 abr. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jj9elw6MSw0. Acesso em: 29 out. 2020.

 

  • Podcast

EPISÓDIO 2: O Julgamento. [Locução de]: Branca Vianna. Entrevistados: Jacqueline Pitanguy; Hildete Pereira de Melo; Artur Xexéo et al. Rio de Janeiro: Rádio Novelo, 19 set. 2020. Podcast. (Série Praia dos Ossos). Disponível em: https://www.radionovelo.com.br/praiadosossos/. Acesso em: 29 out. 2020.

DRAGÕES de garagem #137: vó Maria: vacinas e escolhas #semanadavacina. [Locução de]: Barbara Paes. [S.l.]: Dragões de Garagem, 14 ago. 2018. Podcast. Disponívem em: http://dragoesdegaragem.com/podcast/dragoes-de-garagem-137-vo-maria-vacinas-e-escolhassemanadavacina/. Acesso em: 9 jan. 2019.

 

  • Áudiolivro

GOMES, Laurentino. 1822. Na voz de Pedro Bial. [S. l.]: Plugme, 2011. 1 audiolivro (CD-ROM).

BAUM, L. F. The wonderful land of Oz. Ledor: Roy Trumbull. [S. l.]: Project Gutenberg, 2005. 1 audiolivro (CD-ROM), extensão MP3 (4 MB)

LOBATO, Monteiro. Narizinho Arrebitado. Na voz de Paola Molinari, Clayton Heringer, Juscelino Filho. [S.l.]: Tocalivros Studios, 2020. 1 audiolivro (online). Disponível em: https://www.tocalivros.com/audiolivro/narizinho-arrebitado-monteiro-lobato-paola-molinari-clayton-heringer-j-tocalivros-studios. Acesso em: 30 out. 2020.

 

  • Música

PROCISSÃO. Intérprete: Gilberto Gil. Compositor: Gilberto Gil. In: EM CONCERTO. Intérprete: Gilberto Gil. Rio de Janeiro: Geleia Geral, 1987. 1 disco vinil, lado A, faixa 2, (2m).

TE ENSINEI certin. Intérprete: Ludmilla. Compositores: Umberto Tavares Oliveira e Jefferson Júnior. In: HELLO Mundo (Ao vivo). Intérprete: Ludmilla. Rio de Janeiro: Warner Music, 2019. Streaming de música Spotify, faixa 2 (4 min). Disponível em: https://open.spotify.com/album/3VDQ3Oa1bICtnbII8HowVw. Acesso em: 31 out. 2020.

THE NINE symphonies. Compositor: Ludwig van Beethoven. Orquestra: Wiener Philharmoniker. Regente: Leonard Bernstein. Soprano: Gwyneth Jones. Contralto: Hanna Schwarz. Tenor: René Kollo. Baixo: Kurt Moll. Coro: Konzertvereinigung Wiener Staatsopernchor. Hamburg: Deutsche Gramophon, 1980. 5 CD.

 

 

POLÍTICA DE DEPÓSITO DE DATOS

 

Os dados são os registros científicos que validam os resultados da pesquisa. Dados de pesquisa variam de acordo com a área de conhecimento e abrangem: documentos textuais, planilhas, estatísticas, cadernos de laboratório, cadernos de campo, diários, questionários, transcrições, arquivos de áudio, vídeo, fotografias, metodologias, fluxos de trabalho, relatórios parciais e outros materiais elaborados e/ou coletados durante o desenvolvimento da pesquisa. Apoiados nos princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable e Reusable [Achável, Acessível, Interoperável, Reutilizável]).

A Revista Encontros Bibli orienta que os dados da pesquisa, assim como códigos, sejam compartilhados e publicados em um repositório confiável, por isso recomendamos fortemente que os dados sejam depositados no SciELO Data após a aprovação dos manuscritos, e que o Guia de depósito de dados de pesquisa seja consultado para tal finalidade.

Caso os dados estejam hospedados em um repositório público, deve ser indicado no artigo, Nome do repositório, Número de identificação de dados, URL direto aos dados e DOI dos mesmos.

 

 

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

  Os nomes e endereços informados neste periódico serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. Segundo estabelece a LEI Nº 13.709, DE 14 DE AGOSTO DE 2018, Lei Geral de Proteção de Dados LGPD, nos seus Art 3° e Art 23.  

 

DIREITOS AUTORAIS

 

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CONFLITO DE INTERESSE

 

O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Conflitos de interesses podem ocorrer quando autores, revisores ou editores possuem interesses que podem influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos. 

  • Autores: Ao submeter o manuscrito, os autores são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado o trabalho. Caso haja, ainda que potencialmente, conflito de interesse, o(s) autor(es) deve(m) informá-lo utilizando o campo apropriado disponível no template Notas da Obra, que será enviado como documento suplementar do artigo, e também no campo correspondente do sistema durante o processo de submissão.
  • Avaliadores ad hoc: Caso identificado conflito de interesse da parte dos avaliadores, o Comitê Editorial encaminhará o manuscrito a outro avaliador ad hoc.
 

 

PLÁGIO

 

A prática editorial e a relação do editor com autores e avaliadores estão amparadas no Guia para editores do Committee on Publication Ethics (COPE).

Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A Revista Encontros Bibli terá tolerância zero com casos envolvendo plágio; para isso os manuscritos submetidos passaram por um processo de identificação de plágio e autoplágio após o processo de revisão por pares, fazendo uso da ferramenta de detecção de similaridade de caracteres Ithenticate.

Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretará no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o editor-chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.

 

 

DIVULGAÇÃO

 

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