Informações básicas
Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte) Editoria-chefe: Luiz Gustavo Franco e Paula Cristina Cardoso Mendonça Avaliação Qualis Capes (2017-2020): A1 Áreas de atuação: Ensino de Ciências; Educação em Ciências; Educação em Saúde; Educação Ambiental; Educação. e-ISSN: 1983-2117 Periodicidade: Fluxo contínuo Redes sociais:
Apresentação: Periódico de fluxo contínuo, arbitrado por pares, que publica artigos nacionais e internacionais que sejam inéditos, de caráter empírico ou teórico, com temas de interesse ao campo da pesquisa em educação em ciências da natureza e suas interlocuções com as ciências sociais e humanas, buscando atender a critérios de rigor acadêmico e de relevância social e educacional. A editoração do periódico Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências é de responsabilidade do Centro de Ensino de Ciências e Matemática - CECIMIG (www.fae.ufmg/cecimig), órgão de pesquisa e extensão na área de ensino de ciências da Faculdade de Educação da UFMG . A revista conta, ainda, com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG (Nível 7 na Capes) e de parcerias interinstitucionais na composição de nosso corpo editorial em nível nacional (UFOP, UFJF, UFES, CEFET-RJ, UNESP, UFSC, UFABC, USP, UFRB) e internacional (King's College of London, Universidad de Santiago de Compostela, University of Groningen). O primeiro número da revista foi editado, no formato impresso, em 1999. Posteriormente, passou a ser disponibilizada em formato eletrônico, com três números anuais, e a partir de 2017 tornou-se uma publicação de fluxo contínuo com volume único anual unicamente digital. Ao longo dos últimos vinte anos, buscamos nos consolidar como uma revista de referência na área de educação em ciências. Procuramos sempre aprimorar o nosso processo de recebimento, avaliação e publicação de artigos contando com uma equipe editorial qualificada, com o apoio de pessoas colaboradoras de diferentes instituições. O título abreviado do periódico é Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte), que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas. |
Divulgação
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Fontes de indexação
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Propriedade intelectual
O conteúdo do periódico está licenciado sob uma licença Creative Commons do tipo atribuição BY. |
Patrocinadores
A publicação recebe financiamento de:
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Editores
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Editoria de dados
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Editores Assistentes
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Conselho editorial
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Produção editorial
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Escopo e política
O Centro de Ensino de Ciências e Matemática - CECIMIG (www.fae.ufmg/cecimig), órgão de pesquisa e extensão na área de ensino de ciências da Faculdade de Educação da UFMG é responsável pela editoração do periódico Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (e-ISSN 1983-2117). A revista conta, ainda, com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG (Nível 7 na Capes) e de parcerias interinstitucionais na composição de nosso corpo editorial em nível nacional (UFOP, UFJF, UFES, CEFET-RJ, UNESP, UFSC, UFABC, USP, UFRB) e internacional (King's College London, Universidade de Santiago de Compostela, University of Groningen). O periódico publica artigos de pesquisa empíricos, teóricos ou de revisão inéditos relacionados a temas de interesse ao campo da pesquisa em Educação em Ciências. O periódico busca atender a critérios de rigor acadêmico e relevância social e educacional.
Política da seção
A Ensaio publica artigos nas línguas portuguesa, espanhola ou inglesa. Além disso, artigos poderão ser publicados em dois ou três desses idiomas. O periódico provê acesso aberto ao conteúdo das publicações. A formalização do acesso aberto ao periódico e seus documentos é realizada por meio da especificação de uma atribuição de acesso do sistema Creative Commons (CC) que promove o reuso e distribuição dos artigos indexados nos volumes. Atualmente, o periódico adota a política de avaliação por pares duplamente cega. Isto é, pareceristas desconhecem a autoria do manuscrito e as pessoas que escreveram o artigo desconhecem a identidade de pareceristas, porém, é dada a opção de abertura de identidades das pessoas envolvidas no processo de arbitragem para alguns casos (para mais detalhes, ver Práticas editoriais ciência aberta) Pareceristas possuem título de doutorado e experiência na publicação em periódicos indexados. A partir de 2021, em consonância com práticas de comunicação da ciência aberta, o periódico adota políticas editoriais envolvendo: i) o aceite de preprints, ii) a disponibilização de dados, códigos e materiais suplementares da pesquisa no dataverse Scielo EPEC e iii) a abertura de identidade e pareceres do processo de avaliação. Desse modo, o periódico busca maximizar a transparência dos processos de produção do conhecimento, bem como proporcionar o compartilhamento e reuso dos dados e outros conteúdos das pesquisas subjacentes aos textos dos artigos. Detalhes sobre este processo podem ser consultadas na nesta página, na seção “Práticas editoriais ciência aberta”. A avaliação do manuscrito passa por um processo de pré-análise que envolve: i) análise em software identificador de plágio; ii) análise da adequação do texto quanto às normas de forma e conteúdo do periódico. Caso sejam identificados problemas na fase de pré-análise, o manuscrito é encaminhado à editoria-chefe que toma uma decisão sobre a rejeição ou tramitação do trabalho. Nos casos em que um artigo é rejeitado, mas a editoria observa potencial para uma publicação futura, o periódico incentiva a ressubmissão do manuscrito. O editor-chefe A editoria-chefe explicita os elementos necessários para que o manuscrito se torne se torne elegível para novo processo de avaliação. Caso sejam identificados problemas na pré-análise, o manuscrito é rejeitado. Se não há problemas encontrados na pré-análise, o manuscrito é encaminhado a uma pessoa da editoria adjunta que seleciona duas pessoas para avaliação. Após a avaliação, a editoria encaminha aos autores um parecer final com a decisão. Caso os pareceres sejam discordantes, uma terceira pessoa pode ser convidada para avaliação do manuscrito. Backup eletrônico e retenção do acesso ao conteúdo da revista Assim como todos os periódicos indexados na base SciELO, a Ensaio utiliza a metodologia LOCKSS de preservação. SciELO é membro da Rede Cariniana do IBICT e garante que todos os documentos objetos de comunicação de pesquisas das coleções da Rede SciELO nativamente digitais são preservados em todas as suas instanciações de formato e de versões. No caso de a revista deixar de ser publicada, o SciELO garantirá que a “cadeia de custódia” dos registros mantidos sob sua custódia seja mantida por meio da captura e preservação de metadados descritivos apropriados. A política de preservação digital do Programa SciELO tem por objetivo geral desenvolver infraestruturas e capacidades de comunicação de pesquisas dotadas de sistemas de preservação segundo padrões e estado da arte que garantem que os conteúdos dos objetos de comunicação das coleções da Rede SciELO estejam disponíveis para futuras gerações segundo legislações, padrões e boas práticas adotadas nacional e internacionalmente. https://scielo.org/en/about-scielo/digital-preservation/
Público Alvo Política de obediência e promoção da ética na comunicação científica do periódico
3. A equipe editorial é orientada pela imparcialidade, integridade e confidencialidade na condução dos processos de tramitação, avaliação e decisão, com prioridade às críticas construtivas e o cumprimento dos prazos estabelecidos pelo periódico.
* https://publicationethics.org/files/u7141/1999pdf13.pdf 4. Para o monitoramento da má conduta em pesquisa, o periódico se orienta a partir das seguintes práticas:
a) O periódico indica como critérios básicos para consideração de autoria:
b) Com relação aos conflitos de interesse:
c) Com relação às políticas de ciência aberta adotadas pela revista, devem ser fornecidos dados sobre:
d) A revista adota um processo de pré-análise, que, dentre outros aspectos, verifica: i) indícios de plágio e ii) indícios de manipulação de citação.
5. Para as diligências relacionadas à identificação de má conduta em pesquisa ou denúncias, o periódico se orienta a partir das seguintes práticas:
Procedimentos de arbitragem (peer review)
i) não tenham sido submetidos a uma revisão ortográfica anterior, apresentando excessivos erros de redação e/ou construção textual; c) Os artigos passam por uma análise preliminar de seu desenvolvimento e são rejeitados aqueles que:
i) não sejam textos originais;
d) Além disso, o artigo é submetido a sistemas de controle de plágio para verificação de sua autenticidade. A análise de plágio é desenvolvida em duas fases. Na primeira fase, é utilizado um software com o objetivo de fazer uma triagem da duplicidade de textos na internet. Na segunda fase, é realizada uma análise qualitativa. O relatório gerado pelo software é interpretado pela equipe editorial. Em casos de suspeita, novas buscas são realizadas visando identificar publicações anteriores que podem ter sido utilizados de forma inapropriada no manuscrito. A equipe observa ainda indícios de manipulação de citação. Esse processo visa identificar o excesso de autocitação de plágio e/ou manipulação de citações, o manuscrito é encaminhado à editoria-chefe. A editoria-chefe analisa o caso e toma uma decisão, notificando as pessoas envolvidas. A equipe editorial se compromete a acompanhar o processo de modo a garantir a celeridade e qualidade dos pareceres. Em caso de parecer condicionado a modificações no texto, o autor terá, no máximo, 30 dias para enviar as modificações, caso contrário o manuscrito será arquivado. O tempo médio entre submissão e aprovação tem sido de 6 meses. Os textos finais são diagramados e revistos (linguagem, ortografia e normas técnicas) e submetidos às pessoas que submeteram o manuscrito para conferência final antes de sua publicação. 2. Escolha de pareceristas a) As pessoas responsáveis pela avaliação dos manuscritos possuem título de doutorado e são designados conforme os critérios: 1. Competência reconhecida na temática do trabalho; 2. Ausência de vínculos institucionais ou de colaboração em grupos / projetos de pesquisa com as pessoas que submeteram o manuscrito.
3. Acompanhamento da avaliação
4. Decisão editorial c) A equipe editorial deve cuidar para que as recusas sejam justificadas. Caso os pareces indiquem a recusa do trabalho sem a correta indicação de razões para tal, a equipe editorial deve solicitar o mesmo à pessoa responsável pela avaliação ou providenciar novo parecer. d) Trabalhos aceitos com correções necessárias devem ser avaliados pela equipe editorial. Devem ser enviados com uma carta à Comissão Editorial, indicando os pontos revistos e justificando eventuais recomendações presentes nas avaliações que não tenham sido atendidas. A partir da análise desses documentos, a Comissão Editorial fará o parecer final da submissão.
5. Editoração e publicação
6. Critérios de Avaliação Adotados
1. Conteúdo/tema abordado
2. Design /Métodos
3. Resultados e análise de dados
4. Conclusões e implicações
5. Formatação 6.2. Itens a serem considerados para análise de Trabalhos Teóricos
1. Conteúdo/tema abordado
2. Referenciais teóricos
3. Discussão e argumentação
4. Conclusões e implicações
5.Formatação
6.3. Itens a serem considerados para análise de Trabalhos de Revisão de Literatura (Estado da Arte) A revista utiliza o software Plagius Profissional para identificação de plágio ou auto-plágio em todos os artigos aprovados em pré-análise. 7. Práticas editoriais ciência aberta 7.1. Aceite de preprint Caso o manuscrito esteja disponibilizado em um servidor de preprint, as pessoas autoras devem informá-lo à editoria-chefe na carta dirigida a Ensaio no momento de submissão do manuscrito, informando o DOI do documento. As etapas e os critérios de avaliação do manuscrito são os mesmos utilizados nos demais trabalhos. 7.2. Avaliação aberta entre os pares Válido apenas para artigos aprovados para publicação e quando há aceite das pessoas autoras na carta dirigida a Ensaio (no momento de submissão do manuscrito). A abertura de identidade das pessoas autoras e avaliadoras envolvidas na avaliação por pares ocorre ao final do processo de arbitragem (quebra de duplo cego). Ocorrerá, então, a publicação de artigo-parecer de autoria da(s) pessoa(s) avaliadora(s) (na seção perspectivas) considerando o processo de arbitragem. O artigo-parecer deve se basear no parecer do próprio parecerista, na carta resposta das pessoas autoras e no artigo original aceito para publicação. Nesse texto, é importante a retomada dos principais pontos destacados na análise do manuscrito (pareceres e carta resposta) de modo a fornecer elementos do processo de avaliação, dando maior transparência ao mesmo. Pareceristas, especialistas nas temáticas tratadas no artigo original avaliado, devem ainda aprofundar a discussão da relação entre o artigo original e o campo do conhecimento sob uma determinada ótica, de modo a dar uma contribuição original de natureza teórica e/ou metodológica ao campo da pesquisa da Educação em Ciências e/ou ao ensino. Para mais detalhes sobre o processo de avaliação aberta entre os pares sugerimos consultar o texto e fluxograma publicados no Editorial Ensaio 2023, disponível em https://www.scielo.br/j/epec/a/WrWGvFvpQGh6HQqtDbrhxLx/?lang=pt 7.3. Disponibilização de dados, códigos e outros materiais relacionados a pesquisa Válido apenas para casos de artigos aprovados, quando há concordância das pessoas autoras na carta direcionada a Ensaio (no momento de submissão do manuscrito) e sempre que não houver impedimentos éticos e legais para a disponibilização. A disponibilização de dados, códigos e demais materiais de forma aberta contribui para reprodutibilidade, transparência, colaboração, eficiência e economia dos dados, entre outros pontos importantes para as práticas científicas e de produção de conhecimento. Assim, ao adotar práticas de ciência aberta, as pessoas autoras estão contribuindo de múltiplas formas para a comunidade científica da qual fazem parte, além de aumentarem o potencial de visibilidade e disseminação do próprio trabalho, visto que os dados recebem um documento identificador específico (DOI). Sendo aprovado o manuscrito, os dados, códigos e demais materiais devem ser submetidos no Dataverse da Scielo e passarão pela curadoria da Editoria de Dados da revista, que também está responsável por auxiliar as pessoas autoras a implementarem eventuais ajustes. Após aprovação, os dados, códigos e demais materiais ficam disponibilizados na página da Ensaio no Dataverse da Scielo (https://data.scielo.org/dataverse/brepec), fazendo menção ao artigo do qual se referem. As informações para preparação e depósito dos dados estão disponíveis nos links a seguir. Guia de preparação dos dados: https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/Guia_preparacao_pt.pdf Guia de depósito de dados de pesquisa: https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/Guia_deposito_pt.pdf Note que as pessoas autoras podem optar por disponilbilizar os dados no Dataverse apenas mediante solicitação. Nesse caso, isso significa que será feito o depósito dos dados no Dataverse, mas eles não ficarão abertos para todos os usuários da internet. Os interessados em acessar os dados poderão ler a descrição dos dados na página do Dataverse e então solicitá-los para as pessoas autoras, que poderão, então, disponibilizá-los via Dataverse, se assim desejarem. Se ainda assim as pessoas autoras optarem por não disponibilizar os dados, solicitamos que seja apresentada uma justificativa para não fazê-lo na carta direcionada a Ensaio (no momento de submissão do manuscrito). Isto porque, a partir do ano de 2023, ao final dos artigos aprovados para publicação, a revista Ensaio incluirá as informações sobre disponibilidade de dados, conforme https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/Guia_TOP_pt.pdf) (SciELO, 2018): 1. Dados não disponíveis: O conjunto de dados que dá suporte aos resultados deste estudo não está disponível publicamente. 2. Dados disponíveis: 2.1. Todo o conjunto de dados que dá suporte aos resultados deste estudo foi publicado no próprio artigo. 2.2. Todo o conjunto de dados que dá suporte aos resultados deste estudo foi disponibilizado no SciELO Dataverse e pode ser acessado em [URL ou DOI]. 2.3. Todo o conjunto de dados anonimizados que dá suporte aos resultados deste estudo foi disponibilizado no SciELO Dataverse e pode ser acessado em [URL ou DOI]. 3. Dados disponíveis mediante solicitação: 3.1. Todo o conjunto de dados que dá suporte aos resultados deste estudo está disponível mediante solicitação as pessoas autoras correspondentes. 3.2. O conjunto de dados não está publicamente disponível devido a... [detalhar motivo da restrição; por exemplo, conter informação que compromete a privacidade dos participantes da pesquisa]. 3.3. Todo o conjunto de dados que dá suporte aos resultados deste estudo está disponível mediante solicitação à... [nome da organização]. Mais informações estão explicitadas no Editorial (2023), disponível em https://www.scielo.br/j/epec/a/WrWGvFvpQGh6HQqtDbrhxLx/?lang=p |
Forma e preparação de manuscritos
Informações para os Autores Considerando o processo de avaliação do tipo duplo cego, o texto do manuscrito não deve conter indicações, claras ou indiretas, de autoria, de modo a permitir a revisão cega por pares. Em caso de avaliação aberta, a identificação de autoria passa a é revelada aos pareceristas ao final do processo de arbitragem, quando o trabalho for aprovado. Cabe ressaltar que artigos preprints passarão pela avaliação por pares cega (e não duplamente cega). A Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências publica artigos nas línguas portuguesa, espanhola ou inglesa. Além disso, após aprovação, os artigos podem ser publicados em dois ou três desses idiomas, caso as pessoas autoras arquem com os custos de tradução e revisão do artigo. A partir de 2022, as versões multilíngues do mesmo artigo recebem cada uma um identificador DOI próprio. Mesmo se tratando de uma mesma produção intelectual, o DOI funciona como identificador de citação. Como um artigo em um idioma é citado de maneira diferente do mesmo artigo em um idioma diferente, cada um possui seu próprio DOI. Os artigos teóricos devem introduzir novidades no campo de conhecimento que é por ele visitado e trazer conclusões e implicações para a pesquisa e a prática educativa no campo da educação em ciências. Os artigos empíricos devem apresentar dados que, examinados à luz de um referencial teórico, possam resultar em conhecimento novo ou em desdobramentos de sua aplicação em contextos. A revista publica trabalhos de campos do conhecimento que dialoguem com a produção da área de Educação em Ciências e que apresentem contribuições relevantes para esta área. Isto se deve ao caráter interdisciplinar da pesquisa em Educação em Ciências, em função do diálogo com outros campos de pesquisa, tais como epistemologia, psicologia, linguística, sociologia do conhecimento, sociologia da educação, filosofia e história da educação, entre outros - e da interface com a pesquisa educacional como um todo, a Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências publica trabalhos desses campos desde que dialoguem com a produção da área e tragam resultados relevantes para a educação em ciências. As pessoas que submetem o manuscrito são responsáveis pela originalidade e a veracidade do conteúdo apresentado nos trabalhos. O mesmo é válido para aqueles já disponibilizados em servidores pre-print. A revisão linguística e bibliográfica deverá ser feita antes da submissão do manuscrito. Deve ser indicado se a pesquisa é financiada e se há conflitos de interesses. Para publicação, a comissão editorial poderá solicitar o parecer de aprovação da pesquisa em um conselho de ética. Em caso de aceite da submissão, deve ser encaminhada autorização assinada cedendo os direitos autorais para a Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, concordando com a publicação do artigo tanto em suporte impresso quanto eletrônico.
Formato do Manuscrito No caso de mais de uma pessoa na autoria, devem ser informados as contribuições de cada pessoa na construção do manuscrito no sistema da revista. No texto do artigo não deve haver informações que permitam identificação de autoria em situações de arbitragem do tipo duplo cego. O artigo deve ter extensão máxima de 25 páginas, incluindo as referências.
As imagens devem ser inseridas no corpo do texto, e enviadas no documento principal, em formatos de arquivo tif ou jpg, com resolução de 300 dpi's. O uso de imagens é de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Solicitamos, ainda, que sejam observados os padrões de apresentação exigidos, para referências bibliográficas, citações, tabelas, notas, resumos, gráficos, etc., contidas na normalização da American Psychology Association, APA, 7th Ed. (Manual of the American Psychological Association, 2019, 7ª edição). |
Envio de manuscritos
O artigo deverá ser submetido através do portal da revista no endereço: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio, após o cadastro completo e criação de login e senha, mediante a concordância dos termos constantes do formulário eletrônico de submissão. Não há taxas para submissão e avaliação de artigos |