Logomarca do periódico: Interações (Campo Grande)

Open-access Interações (Campo Grande)

Publicação de: Universidade Católica Dom Bosco
Área: Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas
Versão impressa ISSN: 1518-7012
Versão on-line ISSN: 1984-042X
Creative Common - by 4.0

SOBRE O PERIÓDICO

 

Breve Histórico

 

Interações (Campo Grande) foi criada pelo Programa de Doutorado e Mestrado em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), que possui sede na cidade de Campo Grande, no estado de Mato Grosso do Sul, Brasil, e está vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Desde a sua primeira edição, em setembro de 2000, o periódico tem o objetivo de fornecer subsídios para a adoção de novas formas locais de comportamento social, visando ao desenvolvimento endógeno por meio de instrumentos, regras e estratégias próprias.

Em 2017, o periódico foi classificado com o estrato A3 pela avaliação Qualis/CAPES, o terceiro maior nível de avaliação geral. A partir do v. 26 (2025), Interações passa a adotar o sistema de publicação contínua (rolling pass), tornando a publicação do artigo mais rápida.

Além disso, o periódico se tornou uma ferramenta essencial para o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Local – Mestrado e Doutorado Acadêmico, com o intuito de consolidar publicações que contribuam não apenas para a formação de pesquisadores, mas também para a constante atualização de conhecimentos na área.

Com esses propósitos Interações busca promover discussões e divulgar pesquisas que estimulem a reflexão sobre novas abordagens e práticas no campo do Desenvolvimento Local, contribuindo, assim, para o avanço científico e o aprimoramento dos conhecimentos nessa área de estudo.

 

 

Acesso Aberto

 

Este periódico segue o modelo de Acesso Aberto (Open Acess), permitindo o acesso virtual, sem restrição (incluindo restrições financeiras), a todos os textos científicos publicados pelo periódico.

Acesso aberto é a condição em que o detentor dos direitos autorais de um trabalho acadêmico concede direitos de uso a terceiros usando uma licença aberta (Creative Commons Attribution, CC-BY ), permitindo acesso gratuito imediato ao trabalho e autorizando qualquer usuário a ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, rastreá-los para indexação, passá-los como dados para software ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.

 

 

Conformidade com a Ciência Aberta

 

Interações está comprometida com as práticas de comunicação da Ciência Aberta, nova forma de formatar, projetar, gerir, comunicar e avaliar a pesquisa e sua comunicação, tendo por base a transparência dos processos e a disponibilização dos componentes que fundamentam sua comunicação, tais como métodos, dados e programas de computador.

Essa abertura compreende e promove mudanças significativas no trabalho de editoração do periódico, contribuindo para acelerar a publicação das pesquisas por meio da publicação contínua e da utilização de repositórios preprints, de modo a facilitar a avaliação dos artigos, a replicabilidade das pesquisas e a reutilização dos dados coletados.

A adoção e o aperfeiçoamento das práticas de comunicação científica em conformidade com a Ciência Aberta, incentiva a publicação de artigos preprints em plataformas públicas, como PreprintsSciELO, para que possam ser discutidos abertamente antes de serem publicados.

Preprints são manuscritos prontos para submissão a um periódico, os quais são depositados em um servidor web de acesso aberto previamente, pelo autor, ou em paralelo à submissão ao periódico, pelo autor ou revista. O uso do preprint como opção do autor supõe que, quando da submissão do artigo ao periódico, deve informar se o manuscrito está depositado em um servidor de preprints, bem como seu nome e seu URL.

Essa pré-publicação, além de acelerar a comunicação de resultados de pesquisas, permite que o autor receba de leitores um feedback do trabalho e realize as modificações que julgue pertinentes.

Os artigos encaminhados para publicação devem ser inéditos, em meios impressos ou eletrônicos, salvo aqueles disponibilizados em repositórios preprints, não sendo admitida a sua submissão simultânea, para avaliação, em outro periódico.

No momento da submissão, o autor responsável deve preencher e anexar o Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta, informando: (a) se o manuscrito é um preprint e, em caso positivo, sua localização; (b) se dados, códigos de programas e outros materiais subjacentes ao texto do manuscrito estão devidamente citados e referenciados; e (c) se aceitam opções de abertura no processo de avaliação por pares.

 

 

Ética na Publicação

 

Interações se apoia nos princípios dos Códigos de Ética da SciELO, presentes no Guia de Boas Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Científica; nos Princípios de Transparência e Boas Práticas em Publicações Acadêmicas recomendados pelo Committee on Publication Ethics (Comitê de Ética em Publicações [COPE]); nos princípios do Directory of Open Access Journals (Diretório de Revistas de Acesso Aberto [DOAJ]); e nos princípios da Open Access Scholarly Publishers Association (Associação de Editores Acadêmicos de Acesso Aberto [OASPA]).

Para as pesquisas em ambiente virtual, toma-se como referência o documento da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP). Para pesquisadores no exterior, consultar documento equivalente ou entrar em contato com a secretaria editorial.

 

 

Foco e Escopo

 

Interações tem o objetivo de promover a produção e a disseminação de conhecimento de alta qualidade sobre o tema Desenvolvimento Local.

Com um escopo amplo, o periódico abrange diversos aspectos relacionados a essa área, visando contribuir para o avanço acadêmico e a prática do Desenvolvimento Local.

 

 

Preservação Digital

 

Este periódico segue os padrões definidos no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO.

 

 

Fontes de Indexação

   

 

Ficha Bibliográfica

 
  •  Título do periódico: Interações (Campo Grande)
  •  Título abreviado: Interações (Campo Grande)
  •  Publicação de: Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)
  •  Periodicidade: Anual
  •  Modalidade de publicação: Publicação Contínua
  •  Ano de criação do periódico: 2000
 

 

Websites e Mídias Sociais

   

 

POLÍTICA EDITORIAL

 

Preprints

 

Acesso aberto: Interações aceita a publicação de artigos de preprints, que além de acelerar a comunicação de resultados de pesquisas, permite que o autor receba de leitores um feedback do trabalho e realize as modificações que julgar pertinentes.

Preprint é definido como um manuscrito pronto para submissão a um periódico e que é depositado em servidores de preprints confiáveis antes ou em paralelo à submissão a um periódico.

O uso do preprint é opção do autor, e supõe-se que, quando da submissão do artigo ao periódico, por meio do Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta, sejam informados o nome do servidor de Preprints e o DOI do Preprint.

 

 

Processo de Avaliação por Pares

 

Interações adota um rigoroso processo de avaliação por pares, para garantir a qualidade e a relevância dos artigos selecionados para publicação. Esse processo é composto por várias etapas e envolve a participação de uma equipe de especialistas no campo do Desenvolvimento Local. A seguir, explicaremos detalhadamente o processo de avaliação:

1. Avaliação inicial pelos editores-chefes: após o recebimento dos trabalhos, os editores-chefes realizam uma avaliação inicial. Nesta fase, eles analisam o alinhamento dos artigos com o escopo do periódico e suas diretrizes editoriais. Os artigos passam pela avaliação Desk Review e, se atenderem aos critérios, são encaminhados para a próxima etapa.

2. Avaliação pelos editores associados e conselho editorial: os artigos selecionados na etapa anterior são enviados para a avaliação. Esses especialistas têm expertise nas áreas específicas abordadas pelos artigos e realizam uma avaliação detalhada. Eles consideram a originalidade, a relevância, a metodologia, a estrutura e a contribuição dos artigos para o campo do Desenvolvimento Local.

3. Consultores ad hoc: em certos casos, o Conselho Editorial pode solicitar a avaliação dos artigos por consultores ad hoc. Isso ocorre quando há necessidade de uma análise mais aprofundada ou quando as especificidades das áreas de conhecimento exigem uma expertise adicional.

4. Todos os manuscritos submetidos ao periódico são avaliados por pares em regime duplo-cego, no qual autores e pareceristas permanecem com suas identidades ocultas durante o processo. Em conformidade com as diretrizes do SciELO para o avanço da transparência e abertura na avaliação por pares, a revista publica, no artigo final, o nome do(s) editor(es) responsável(is) pela condução da avaliação, conforme exigência obrigatória da coleção SciELO. Além disso, a revista oferece aos pareceristas a possibilidade de dialogar diretamente com o autor correspondente, com ou sem a revelação de identidades, e permite a publicação dos pareceres de aprovação dos artigos, também com ou sem a identificação dos pareceristas. Tais medidas visam fortalecer a integridade, a transparência e a confiabilidade do processo editorial.

 

 

Dados Abertos

 

O Periódico Interações adota critérios claros, de acordo com os princípios da SciELO e demais indexadores, para a disponibilização de dados.

Prezando pela consolidação de processos de Ciência Aberta, é solicitado ao autor o compartilhamento de todos os conteúdos (dados, códigos de programa e outros materiais) subjacentes ao texto do manuscrito, anteriormente ou no momento da publicação. Exceções são permitidas em casos de questões legais e éticas.

O objetivo é facilitar a avaliação do manuscrito e, se aprovado, contribuir para a preservação e o reuso dos dados e das informações, bem como com a replicabilidade das pesquisas.

Para compartilhamento, o autor pode utilizar o repositório de suas instituições, bem como identificar repositórios relevantes e certificados: lista de repositórios para depósito de dados de pesquisa SciELO

Alternativamente, o autor pode declarar que os dados serão disponibilizados mediante solicitação direta ao autor ou que todos os dados estão contidos e discutidos no artigo.

https://data.scielo.org/

https://scielo.org/pt/sobre-o-scielo/scielo-data-pt/termos-data/

 

 

Cobrança de Taxas

 

Este periódico NÃO cobra taxa de submissão e publicação de quaisquer textos.

 

 

Política de Ética e Más Condutas, Errata e Retratação

 

No ato de submissão de um artigo para publicação em Interações, o autor deve declarar que foram respeitadas todas as diretrizes éticas concernentes à integridade das atividades científicas realizadas no transcorrer das pesquisas, assim como informar fontes de financiamento, como as agências de pesquisa. Se for o caso, o autor deve declarar que os princípios éticos foram submetidos ao comitê de ética de sua instituição e por ele aprovados. A observância das boas práticas de ética na pesquisa é de responsabilidade exclusiva do autor.

Todos os artigos serão avaliados desconsiderando-se marcadores sociais da diferença, tais como gênero, orientação sexual, raça, crença religiosa, nacionalidade, entre outros, bem como posicionamentos políticos dos autores.

Quanto à autoria do trabalho, são identificados como autores todos que contribuíram para a concepção, o desenvolvimento e a análise dos dados apresentados. Sendo assim, é de responsabilidade do autor identificar e incluir todos os coautores que efetivamente colaboraram para a redação do artigo. Todos os autores devem aceitar, comprovadamente, a responsabilidade pelo conteúdo do artigo, além de registrar suas respectivas contribuições ao fim do manuscrito, em caso de aceite para publicação.

Se o autor descobrir que houve algum tipo de erro relevante após a publicação do artigo, deve informar imediatamente aos editores, para que sejam publicadas as devidas erratas.

Em relação à identificação de más condutas, compostas pelas práticas de plágio, autoplágio e republicação de artigos, assim como falsificação de dados, Interações utiliza o sistema Similarity Check. Todavia, se houver falha no processo de detecção das más condutas e o artigo for publicado, o autor torna-se passível de sanções editoriais, como retratação de artigos científicos plagiados ou já publicados.

Interações se apoia: nos princípios dos Códigos de Ética da SciELO, presentes no “Guia de Boas Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Científica”; nos “Princípios de Transparência e Boas Práticas em Publicações Acadêmicas” recomendados pelo Committee on Publication Ethics (Comitê de Ética em Publicações [COPE]); nos princípios do Directory of Open Access Journals [DOAJ]); e nos princípios da Open Access Open Access Scholarly Publishers Association (Associação de Editores Acadêmicos de Acesso Aberto [OASPA]).

Para as pesquisas em ambiente virtual, toma-se como referência o documento da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP).

 

 

Política sobre Conflito de Interesses

 

O periódico exige que os autores forneçam declarações de autoria e declarem quaisquer conflitos de interesse relevantes. Isso inclui a divulgação de vínculos financeiros, conexões institucionais ou qualquer outra relação que possa influenciar a imparcialidade do trabalho.

Conflitos de interesses podem surgir quando autores, avaliadores ou editores possuem interesses que, aparentes ou não, podem influenciar a elaboração ou avaliação de manuscritos.

Para melhor decidir sobre um manuscrito, é preciso saber sobre qualquer interesse competitivo que os autores possam ter. O objetivo não é eliminar esses interesses; eles são quase que inevitáveis. Manuscritos não serão rejeitados simplesmente por haver um conflito de interesses.

 

 

Adoção de Softwares de Verificação de Similaridade

 

Todos os manuscritos aprovados após o processo de avaliação por pares são submetidos à verificação de similaridade por meio do software Similarity Check (iThenticate). Textos que apresentem índice de similaridade superior a 20% serão analisados individualmente pelo editor-chefe, considerando o contexto da sobreposição textual. Quando o índice de similaridade for superior a 30%, e não houver justificativas aceitáveis — como o uso de trechos de metodologia padronizada, citações diretas com fonte, ou reuso ético de conteúdo próprio — o caso poderá ser caracterizado como plágio ou autoplágio. Nesses casos, o autor correspondente será contatado para esclarecimentos ou ajustes, podendo o manuscrito ser recusado, tendo em vista a exigência de ineditismo. A decisão final sobre a continuidade do processo editorial cabe à equipe editorial, sob responsabilidade do editor-chefe, em conformidade com os princípios de ética e integridade científica adotados pelo periódico.

 

 

Adoção de Softwares Uso de Recursos de Inteligência Artificial

 

De acordo com o Guia de uso de ferramentas e recursos de Inteligência Artificial na comunicação de pesquisas na Rede SciELO, algumas recomendações são necessárias:

i) O uso de ferramentas e recursos que auxiliam os autores na elaboração de seus manuscritos é recomendável, sempre que se respeitem as normas de atribuição e se cumpram com a ética e a integridade científica.

ii) Os autores têm o direito e a liberdade de utilizar ferramentas e recursos que auxiliam a preparação, redação, revisão e tradução de seus artigos, capítulos de livros ou livros. Muitas dessas ferramentas e recursos são providas por aplicações de IA.

iii) Caberá aos autores mencionar as fontes dos materiais usados na pesquisa e na redação do artigo, seja no resumo, seja na seção de métodos ou equivalente.

De acordo com o Guia de uso de ferramentas e recursos de Inteligência Artificial utilizado pela Rede Scielo, “ocultar o uso e conteúdo de IA é uma falha ética que viola os princípios de transparência e honestidade em pesquisa”.

Esta política orienta o uso responsável da IA em nossa publicação, garantindo a integridade, a transparência e a excelência da pesquisa que endossamos.      

Autoria: ferramentas de IA ou semelhantes não se qualificam para autoria, não podendo ser incluídas como coautora.

Responsabilidade: a utilização da IA deve ser cuidadosamente supervisionada pelos(as) autores(as), sendo responsáveis por erros, plágios e outras más práticas que eventualmente ocorram nas suas pesquisas em razão da utilização de mecanismos de IA. A Interações entende que a responsabilidade pelo conteúdo do artigo recai sobre as pessoas que o assinam. 

Autenticidade e originalidade: autores que empregam IA para gerar ou analisar conteúdo devem garantir que seu trabalho é original e contribui de forma significativa para o campo de estudo. 

Declaração do uso de IA: todos os manuscritos que utilizam IA, seja na geração, análise, revisão ou qualquer outra capacidade, devem claramente indicar isso na seção de materiais e métodos. Além disso, os autores devem mencionar explicitamente a extensão do envolvimento da IA.

Transparência: os(as) autores(as) devem ser transparentes sobre o uso de IA no processo de escrita do manuscrito, incluindo informações detalhadas (nome, versão, modelo, fonte, parâmetros utilizados) sobre como a tecnologia foi usada e qual foi o papel da IA no desenvolvimento do texto.

Limitações: em caso de utilização de IA como ferramenta de pesquisa, os(as) autores(as) devem discutir no texto as limitações e os potenciais vieses.

Saiba mais no Guia de ferramentas e recursos de IA - SciELO

 

 

Questões de Sexo e Gênero

 

Todos os artigos serão avaliados desconsiderando-se marcadores sociais da diferença, tais como gênero, orientação sexual, raça, crença religiosa, nacionalidade, entre outros, bem como posicionamentos políticos dos autores.

Os manuscritos submetidos à Interações devem observar os princípios da Diretriz sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research [SAGER]), que orientam o relato de informações sobre sexo e gênero no planejamento do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados.

 

 

Comitê de Ética

 

Para as pesquisas em ambiente virtual, toma-se como referência o documento da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP). Para pesquisadores no exterior, consultar documento equivalente ou entrar em contato com a secretaria editorial.

 

 

Direitos Autorais

 

Os autores mantêm os direitos autorais sobre seus artigos, mas, ao submeterem e terem seus trabalhos aprovados, concedem ao periódico Interações o direito de primeira publicação. Os conteúdos publicados são licenciados sob a Creative Commons Attribution CC-BY, que permite o uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que seja feito o devido crédito ao(s) autor(es) e o trabalho original seja corretamente citado (Critérios SciELO, item 5.2.10.1.2. Direitos do autor – copyright).

Os autores devem seguir rigorosamente as normas éticas de pesquisa, incluindo a obtenção de consentimento informado de participantes humanos, a divulgação de conflitos de interesse e o respeito aos direitos autorais de terceiros. Plágio e má conduta acadêmica são inaceitáveis e podem levar à rejeição do artigo.

 

 

Propriedade Intelectual e Termos de Uso

 

Responsabilidade do site:

  •  A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
  •  Os originais não serão devolvidos aos autores;

Responsabilidade do autor:

  •  Autores de artigos publicados por Interações mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.
  •  Cabe aos autores e às autoras não só a responsabilidade pelo conteúdo de seus artigos como também pelos direitos autorais de imagens, vídeos e quaisquer elementos textuais ou complementares aos respectivos artigos.
  •  Interações encoraja os Autores a autoarquivarem seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website do periódico.
 

 

Patrocinadores e Agências de Fomento

 

A publicação do periódico Interações é financiada pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e mantenedora – Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT).

 

CORPO EDITORIAL

 

Editor-Chefe

   

 

Editor(es) associados ou de seção

   

 

Equipe Técnica

 
  • Lorena de Andrade Barbosa, Revisão textual, Editora UCDB. E-mail: 1459@ucdb.br
  • Glauciene da Silva Lima, Editoração eletrônica, Editora UCDB. E-mail: glauci@ucdb.br
  • Débora Albuquerque Xavier, Suporte técnico, Editora UCDB. E-mail: 1926@ucdb.br

Projeto gráfico da capa
Desenvolvido por Marcelo Marinho

 

 


INSTRUÇÕES PARA OS AUTORES

 

O periódico Interações aceita manuscritos nos idiomas português, inglês e espanhol, com preferência para a língua inglesa. O título, o resumo e as palavras-chave devem ser apresentados obrigatoriamente nos três idiomas. O manuscrito deve conter no máximo cinco autores, sendo obrigatória a presença de pelo menos um autor com titulação de doutor, e os demais podendo ser doutorandos, mestrandos ou graduados. Todos os autores devem estar claramente identificados, incluindo suas afiliações institucionais e contribuições individuais. Os autores devem apresentar uma declaração de autoria, descrevendo as contribuições de cada autor, bem como uma declaração de conflitos de interesse, revelando qualquer relação pessoal, institucional ou financeira que possa influenciar a interpretação ou apresentação dos resultados. É obrigatória a inclusão do código de registro ORCID de todos os autores no momento da submissão. Recomenda-se que pelo menos 70% das referências utilizadas nos manuscritos correspondam a publicações dos últimos cinco anos, a fim de assegurar a atualidade e a relevância científica do trabalho. Todos os artigos publicados receberão um número de DOI (Digital Object Identifier), que assegura sua identificação e persistência no ambiente digital, e terão disponibilizado no site o endereço de e-mail do primeiro autor para fins de contato acadêmico.

 

 

Contribuição dos Autores

 

O periódico Interações adota a taxonomia CRediT para explicitar de forma transparente a contribuição individual de cada autor na elaboração do trabalho.

Os autores devem informar as funções desempenhadas por cada colaborador, selecionando uma ou mais das seguintes categorias da taxonomia CRediT:

Conceituação (Conceptualization) – formulação das ideias, objetivos e hipóteses do estudo.

Metodologia (Methodology) – desenvolvimento e aplicação de métodos e técnicas.

Software – programação, desenvolvimento de software e implementação de código.

Validação (Validation) – verificação da reprodutibilidade e precisão dos resultados.

Análise Formal (Formal Analysis) – aplicação de técnicas estatísticas ou matemáticas.

Investigação (Investigation) – condução da pesquisa e coleta de dados.

Recursos (Resources) – provisão de materiais, equipamentos, apoio técnico ou financiamento.

Curadoria de Dados (Data Curation) – gerenciamento e preservação dos dados de pesquisa.

Escrita – Rascunho Original (Writing – Original Draft) – preparação e redação inicial do manuscrito.

Escrita – Revisão e Edição (Writing – Review & Editing) – revisão crítica e edição do texto.

Visualização (Visualization) – preparação de gráficos, diagramas ou outros elementos visuais.

Supervisão (Supervision) – orientação acadêmica e supervisão geral do projeto.

Administração do Projeto (Project Administration) – gestão e coordenação da pesquisa.

Aquisição de Financiamento (Funding Acquisition) – obtenção de recursos financeiros para a pesquisa.

A descrição das contribuições deve constar ao final do manuscrito, antes das referências, sob o título “Contribuição dos Autores”, de forma objetiva e nominal, mencionando cada autor e seu papel.

As contribuições informadas serão publicadas no artigo final, garantindo transparência e reconhecimento adequado a todos os envolvidos no processo de pesquisa.

 

 

Preparação do Manuscrito

 

Interações destina-se à publicação de matérias que, pelo seu conteúdo, possam contribuir para a divulgação de pesquisas sobre o Desenvolvimento Local.

Isto posto, o periódico publicará pesquisas da seguinte natureza:

Artigos: artigos inéditos, que envolvam, sob forma de estudos, abordagens teóricas ou práticas referentes à pesquisa em Desenvolvimento Local e que apresentem contribuição relevante à temática em questão, além de estarem alinhados às linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local (PPGDL) - mestrado e doutorado.

Traduções de textos fundamentais: textos clássicos não disponíveis em língua portuguesa, que constituam fundamentos da área específica de Desenvolvimento Local e que, por essa razão, contribuam para dar sustentação e densidade à reflexão acadêmica, com a devida autorização do autor do texto original.

Entrevistas inéditas: seu conteúdo é sobre trabalhos relevantes e voltados ao Desenvolvimento Local.

Resenhas: deve ser precedida da referência do documento. Recomenda-se o uso de parágrafo único, Times New Roman. O tamanho deve ser 12 e o espaçamento entre linhas é simples. As palavras-chave devem figurar logo abaixo da resenha, antecedidas da expressão Palavras-chave: separadas entre si por ponto e vírgula e finalizadas por ponto. Colocar somente a referência da obra que foi analisada. O mínimo é de 3 páginas e o máximo, de cinco.

Relatos de experiência stricto sensude pesquisas inéditas, tanto de mestrado quanto de doutorado, que estejam em consonância com a temática do Desenvolvimento Local.

Somente serão aceitos trabalhos submetidos pelo sistema on-line, neste endereço. Não serão aceitas submissões enviadas por e-mail;

O arquivo a ser submetido deve estar no padrão Microsoft Word (doc/docx), Open Office ou RTF.

O arquivo a ser enviado não deve conter qualquer referência de autoria;
Autoria, com identificação das respectivas instituições, endereços eletrônicos, dados relativos à produção do artigo, bem como possíveis auxílios institucionais, no momento da submissão, no campo “inclusão de metadados”.

Devem ser retirados os metadados do arquivo (utilizar o comando Inspecionar Documento do Microsoft Word e executar todas as recomendações);

Resumo: escrever em português, inglês e espanhol, rigorosamente corrigidos e revisados. Apresentar a temática do artigo, os objetivos, a metodologia e os resultados.

Palavras-chave: conter de três a cinco palavras-chave, para efeito de indexação do periódico.

Introdução: apresentar a macrovisão do texto com: temática, breve contexto do assunto, justificativa, objetivos, metodologia e apresentação dos tópicos ou seção. Apresentar, se necessário, o estado da arte. (Observação: para trabalhos com metodologias específicas no texto, não há obrigatoriedade de especificação na Introdução).

Seções ou tópicos: as seções ou tópicos do texto devem ser numeradas, a começar de 1 (na introdução).

Notas de rodapé: as notas devem ser digitadas em pé de página, numeradas a partir de 1, e não devem ser utilizadas para referência bibliográfica. As notas de rodapé devem se restringir ao mínimo necessário e indispensável.

Citações: empregar aspas para citações de até três linhas dentro de um parágrafo. Ao utilizar citações mais longas, destacá-las, em parágrafo separado, com recuo de 4 cm, precedidas e seguidas de uma linha em branco, digitadas em Times New Roman, corpo 10, sem aspas e com espaçamento simples. As referências, após citação ou paráfrase, devem ser feitas no corpo do trabalho, apresentadas entre parênteses, no sistema autor-data e com o número da página citada. Ex.: (Bosi, 1988, p. 25-30).

Resenhas: não devem ultrapassar 3 mil palavras. É indispensável a indicação da referência bibliográfica completa da obra. As obras resenhadas devem se relacionar com o foco e o escopo do periódico.

NOTA: Após a publicação e a leitura de provas, não será possível realizar alterações, salvo as situações em que houver erro na diagramação.

 

 

Formato de Envio dos Artigos

 

Os trabalhos devem ser submetidos pelo portal do periódico dentro da seguinte formatação:

  • Tamanho: A4 (210x297 mm)
  • Margens: superior e esquerda com 3 cm; inferior e direita com 2 cm
  • Fonte: Time News Roman ou Calibri
  • Tamanho da fonte: 12
  • Alinhamento do texto: justificado
  • Espaçamento entre linhas: 1,5
  • Espaçamento antes e depois: 0 pt
  • Recuo esquerda/direita: 0 cm
  • Recuo especial: primeira linha (1,25 cm)
  • Resumo: até 200 palavras
  • Título, resumo e palavras-chave: redigidos no Português, Inglês e Espanhol
  • Palavras-chave: de três a cinco palavras
  • Número de páginas: de 15 a 20 páginas
  • Caracteres itálicos: serão reservados exclusivamente a títulos de publicações e a palavras em idioma distinto daquele usado no texto, eliminando-se, igualmente, o recurso a caracteres sublinhados, em negrito ou em caixa alta; todavia, os subtítulos do texto virão em negrito
  • lustrações, fotos e imagens: devem vir com respectivas legendas e devem ser apresentadas inseridas no texto e separadamente, em formato TIFF, JPG, WMF ou EPS
  • Tabelas: devem estar em formato editável
  • Referências e remissões: deverão ser elaboradas de acordo com as normas de referência da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT – 6023). Devem ser constituídas, unicamente, pelas obras e documentos citados no corpo do artigo. Nas indicações de autores /autoras nos parágrafos, usar a expressão et al. quando se tratar de mais de três, limitando ao máximo o número de autores por parágrafo e repetição no mesmo parágrafo
  • A quantidade de páginas de referências não deve ultrapassar 10% do total de páginas do texto
  • Limites: os limites estabelecidos para os diversos trabalhos somente poderão ser excedidos em casos realmente excepcionais, por sugestão do Conselho Editorial e a critério do Conselho de Redação
 

 

Ativos Digitais

 

Formatos aceitos: JPG, WMF, TIFF ou EPS (enviados como arquivos suplementares, não inseridos no corpo do texto).

Resolução mínima: 300 dpi.

Direitos autorais: os autores devem possuir os direitos sobre os recursos visuais.

Legendas e títulos: devem estar claras, em fonte apropriada, na cor e estilo consistentes, e apresentar versões em português, inglês e espanhol, conforme diretriz da revista.

Rotulação e sequência: cada ativo deve estar numerado sequencialmente, de acordo com sua ilustração (Tabela 1, Figura 1, Gráfico 1), e acompanhado de legenda explicativa.

Referência no manuscrito: inserir marcação no texto (“ver Figura 1 arquivo suplementar”) para direcionar ao arquivo correspondente.

 

 

Citações e Referências

 

O periódico adota as normas da ABNT em suas versões mais recentes:

Citações: seguidas conforme NBR 10520/2023, garantindo clareza, padronização e rastreabilidade das fontes citadas no texto.

Referências: conforme NBR 6023/2018, garantindo uniformidade e completude na listagem de fontes.

Modelos de referência:

Tipo de documento

Modelo conforme NBR 6023/2018

Livro (1 autor)

SOBRENOME, Nome. Título em itálico. X. ed. Local: Editora, ano. Disponível em: URL. Acesso em: dia mmm. ano.

Livro (várias edições)

SOBRENOME, Nome. Título em itálico. X. ed. Local: Editora, ano.

Livro (vários autores)

SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Título em itálico. X. ed. Local: Editora, ano.

Artigo de revista (assinada)

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Nome da revista em itálico, Local, v. X, n. X, p. XX–XX, mês/ano.

Artigo de revista (não-ass.)

TÍTULO do artigo. Nome da revista em itálico, Local, data, v. X, n. X, p. XX–XX, ano.

Artigo de jornal (assinada)

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Nome do jornal em itálico, Local, data, Caderno/seção, p. XX–XX, ano.

Artigo de jornal (não-ass.)

TÍTULO do artigo. Nome do jornal em itálico, Local, data, Caderno/seção, p. XX–XX, ano.

Capítulo de livro

SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome (Ed./Org.). Título do livro em itálico. X. ed. Local: Editora, ano. p. XX–XX.

Dissertação/Tese

SOBRENOME, Nome. Título em itálico. Ano. XX p. Dissertação/Tese (nível e área) – Instituição, Local, ano.

Trabalho em evento

SOBRENOME, Nome. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, edição, ano, Cidade. Anais [...]. Cidade: Editora, ano. p. XX–XX.

 

 

Documentos Suplementares

 

Durante o processo de submissão, os autores devem anexar, além do manuscrito principal, eventuais documentos suplementares necessários para atender às exigências éticas, legais e técnicas do periódico. Esses arquivos devem ser enviados separadamente no sistema da revista, no formato solicitado (Word ou imagem legível), devidamente identificados.

Os documentos suplementares incluem, mas não se limitam a:

Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta: Quando aplicável, para assegurar transparência e compartilhamento de dados, códigos e materiais de pesquisa, conforme as boas práticas editoriais da SciELO.

Declaração de autoria e responsabilidade: Documento que confirma que todos os autores participaram suficientemente do trabalho para assumir responsabilidade pública por seu conteúdo e que aprovam a versão final submetida.

Essa declaração deve incluir a identificação de todos os autores cadastrados no sistema (com prenome, nome do meio, sobrenome, instituição, e-mail e ORCID), conforme exigido pela revista.

Termo de aprovação de Comitê de Ética: Obrigatório para trabalhos que envolvam seres humanos ou animais, indicando o número do protocolo e a instituição responsável pela aprovação.

Declaração de inexistência ou descrição de conflitos de interesse: Documento no qual os autores informam se existem ou não potenciais conflitos de interesse relacionados ao trabalho.

Arquivos suplementares de conteúdo técnico: Figuras, tabelas, mapas, diagramas e demais ativos digitais que não estejam inseridos no corpo do texto, enviados separadamente em alta resolução (mínimo de 300 dpi) e nos formatos aceitos pela revista (JPG, WMF, TIFF ou EPS).

 

 

Declaração de Financiamento

 

Os autores devem informar, de forma clara e detalhada, todas as fontes de apoio financeiro relacionadas à pesquisa que originou o manuscrito (quando houver). Essa declaração deve ser inserida no momento da submissão, no campo próprio do sistema da revista, e também constar no final do texto, antes da seção de referências.

A declaração deve conter:

Nome da instituição financiadora: Ex.: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT), entre outras.

Número do contrato, projeto ou bolsa (quando aplicável): Informar o código ou número de identificação fornecido pela agência ou instituição de fomento.

Descrição do papel do financiador: Explicar se a agência ou instituição financiadora teve participação no desenho do estudo, na coleta e análise de dados, na redação do manuscrito ou na decisão de submeter o artigo para publicação.

Declaração de ausência de financiamento: Caso não haja financiamento, incluir a seguinte frase: “Esta pesquisa não recebeu apoio financeiro de agências de fomento, setor público, setor comercial ou organizações sem fins lucrativos.”

Exemplos:

  • Este trabalho foi financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Brasil – Código de Financiamento 001. O financiador não teve participação no desenho do estudo, coleta de dados, análise, interpretação dos resultados ou redação do manuscrito.
  • O estudo contou com apoio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT), processo nº 25/2023. A agência de fomento não interferiu nas etapas metodológicas e editoriais da pesquisa.
 

 

Informações Adicionais

 

O periódico Interações adota políticas de seleção criteriosas, envolvendo uma equipe de especialistas no campo do Desenvolvimento Local. Além disso, busca promover a interdisciplinaridade e incentivar a contribuição de pesquisadores nacionais e internacionais, consolidando-se como uma referência acadêmica na área.

Ineditismo: destaca-se por aceitar exclusivamente artigos inéditos, consolidando-se como um veículo de publicação de vanguarda.

Relevância temática: mantém um foco estrito nas temáticas relacionadas ao Desenvolvimento Local. Essa abordagem garante a publicação de artigos que tratam de questões atuais e relevantes, impulsionando o desenvolvimento teórico e prático do Desenvolvimento Local.

Internacionalização: alinha-se com a política de internacionalização da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Empenha-se, ainda, em estabelecer parcerias e colaborações com instituições de ensino e pesquisa internacionais, promovendo a disseminação do conhecimento em Desenvolvimento Local além das fronteiras nacionais.

Qualidade: busca constantemente melhorar e aumentar a qualidade das produções relacionadas ao Desenvolvimento Local em âmbito nacional e internacional. Isso é alcançado por meio de um processo de revisão rigoroso e criterioso, com a participação de revisores especializados no tema.

Feedback e melhoria contínua: Interações está aberta ao feedback dos autores, revisores e leitores, buscando constantemente aprimorar seus processos e políticas. Isso inclui a análise dos comentários recebidos, a implementação de melhorias sugeridas e a comunicação transparente com todos os envolvidos.

Ao seguir essas políticas de publicação, Interações se estabelece como um periódico de destaque, comprometido em promover a pesquisa de ponta e contribuir para o avanço do conhecimento no campo do Desenvolvimento Local. Essa abordagem se reflete em nossa reputação como um periódico de referência, atraindo pesquisadores e acadêmicos de renome e fortalecendo o impacto de nossas publicações no cenário científico global.

Linhas de pesquisa do periódico: Interações (Campo Grande) publica somente artigos científicos e trabalhos de pesquisa que impreterivelmente abordam temáticas significativas relacionados ao Desenvolvimento Local, que incluem:

  • Cultura, patrimônio e inclusão social: os artigos submetidos ao periódico devem explorar a conexão entre Desenvolvimento Local, identidade cultural, patrimônio histórico e inclusão social. Isso abrange tópicos como preservação cultural, turismo cultural, políticas de valorização do patrimônio local e sua influência no desenvolvimento das comunidades, com foco na promoção da inclusão social e na redução de desigualdades socioeconômicas.
  • Políticas públicas para o Desenvolvimento Local: o periódico aceita trabalhos que discutem políticas públicas e ações governamentais relacionadas a esta área, incluindo análises de políticas de inclusão social, programas de combate à pobreza, políticas de habitação e infraestrutura, incentivos fiscais, sustentabilidade (ODS) e outros temas relevantes.
  • Empreendedorismo e inovação em contextos locais: o periódico encoraja a submissão de artigos que examinam o papel do empreendedorismo e da inovação no Desenvolvimento Local. Isso engloba estudos sobre o estímulo ao empreendedorismo local, o impacto de startups e pequenas empresas na economia local, estratégias de inovação em setores específicos e outros tópicos relacionados.
  • Participação e envolvimento da comunidade no Desenvolvimento Local: o periódico aceita pesquisas que explorem a importância da participação da comunidade no processo de Desenvolvimento Local. Isso inclui estudos sobre mecanismos de participação cidadã, fortalecimento da sociedade civil, governança participativa, participação de grupos marginalizados e outros temas afins.
  • Cooperação e parcerias para o Desenvolvimento Local: o periódico valoriza pesquisas que abordam formas de cooperação e parcerias entre diferentes atores para promover o Desenvolvimento Local. Isso pode incluir estudos sobre parcerias público-privadas, colaboração entre organizações da sociedade civil, cooperação internacional, redes de colaboração e outros aspectos relevantes.

Portanto, Interações tem como foco a publicação de artigos científicos e trabalhos de pesquisa sobre o Desenvolvimento Local, e os artigos submetidos que não levarem em consideração esta orientação não serão aprovados para os passos seguintes até a publicação final.

Da avaliação dos artigos recebidos: a avaliação dos manuscritos de pesquisa é função principal de Interações nas seguintes dimensões: análise da pesquisa segundo o método científico; obediência aos cânones éticos; e alinhamento com as práticas da Ciência Aberta e da área temática da pesquisa.

A política editorial do periódico define os seguintes critérios para avaliação dos textos: atendimento às exigências de formatação; originalidade; relevância temática; clareza e precisão na delimitação do objeto; consistências teórica e metodológica do conteúdo; rigor analítico; atualidade; qualidade do texto; e adequação ao escopo editorial.

Os trabalhos submetidos passam por quatro fases de avaliação: (1) a primeira consiste na triagem realizada pelos editores-chefes, que examinam a adequação do trabalho à linha editorial e ao escopo do periódico, bem como às exigências formais, além de seu potencial para publicação; (2) a segunda fase consiste no processo de avaliação pelos pares, com indicação pelos editores de, pelo menos, dois avaliadores em avaliação duplo-anonimizada, exceto para artigos disponibilizados em servidores preprint ou cujos autores optarem pela avaliação aberta (Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta), ocorrendo avaliação em “simples anonimizada”; (3) a terceira fase consiste na submissão dos artigos aprovados nas fases anteriores ao processo de avaliação de similaridades por meio do sistema Similarity Check. Em caso de detecção de alto grau de similaridade a texto já publicado, o artigo poderá ser recusado, tendo em vista a exigência de ineditismo, havendo exceção para quando se tratar de artigos em servidor preprint.

Compete, portanto, aos editores, após avaliação pelos pares, recomendar aceitação, recusa ou reformulação dos trabalhos. Em caso de reformulação, os textos retornarão aos avaliadores para avaliação final.
O resultado da avaliação será encaminhado ao autor e pode compreender: 1) aceite; 2) indicação para efetuação de correções obrigatórias; 3) nova submissão para avaliação; ou 4) rejeição.

Durante o processo de avaliação, para os autores que optaram pela avaliação aberta, Interações oferece aos avaliadores a opção de dialogar diretamente com o autor correspondente, com abertura ou não das identidades.

Interações publica na versão final do artigo o nome e o Orcid do editor responsável pelo processo de avaliação.

Políticas de publicação de dossiês/edições especiais: Interações possui políticas específicas para a publicação de dossiês temáticos/edições especiais, buscando promover a abordagem aprofundada e interdisciplinar de tópicos relevantes no campo do Desenvolvimento Local. Essas políticas visam garantir a qualidade, a diversidade e a atualidade dos dossiês publicados. A seguir, apresentaremos as diretrizes aplicadas aos dossiês temáticos:

  • Temáticas em destaque: os dossiês temáticos/edições especiais abrangem questões emergentes, debates atuais e avanços conceituais no campo do Desenvolvimento Local. São selecionadas temáticas relevantes e inovadoras, com potencial para contribuir significativamente ao avanço do conhecimento nesta área. As propostas de dossiês devem estar alinhadas às linhas de pesquisa do periódico e representar uma contribuição valiosa para o campo.
  • Coordenação especializada: cada dossiê temático/edição especial é coordenado por especialistas reconhecidos na área. Esses coordenadores têm ampla experiência e conhecimento nos tópicos abordados, garantindo a excelência e a abrangência das discussões dentro do dossiê publicado.
  • Chamada abertaInterações anuncia chamadas abertas para submissão de artigos nos dossiês temáticos/edições especiais, convidando pesquisadores e acadêmicos a contribuírem com suas pesquisas e reflexões. As chamadas são divulgadas em diversos canais acadêmicos e científicos, buscando atrair uma ampla gama de contribuições de pesquisadores nacionais e internacionais.
  • Avaliação rigorosa: os artigos submetidos aos dossiês temáticos/edições especiais passam por um processo de avaliação rigoroso, seguindo as diretrizes gerais de avaliação por pares do periódico.

Ao seguir essas políticas de publicação de dossiês/edições especiais,  Interações fortalece seu compromisso com a excelência acadêmica, promovendo a divulgação de pesquisas relevantes e estimulando a produção científica interdisciplinar.

 

 

Contato

 

Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP), Programa de Doutorado e Mestrado em Desenvolvimento Local, Av. Tamandaré, 6000, Jardim Seminário, CEP: 79117-900, Campo Grande, MS, Brasil, e-mail: editora@ucdb.br, telefone: 3312-3608.

 

 

location_on
Universidade Católica Dom Bosco Av. Tamandaré, 6000 - Jd. Seminário, 79117-900 Campo Grande- MS - Brasil, Tel.: (55 67) 3312-3608 - Campo Grande - MS - Brazil
E-mail: suzantoniazzo@ucdb.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro