(Atualizado: 31/01/2022)

Sobre o periódico

 

Informações básicas

Linguagem em (Dis)curso é uma publicação quadrimestral, aberta a colaboradores do Brasil e do exterior que estejam interessados em questões relativas ao campo textual-discursivo. Os trabalhos nela publicados, portanto, estão circunscritos aos objetos texto e discurso, separadamente ou em sua intersecção, e às teorias pertinentes a tais objetos. Aceitam-se apenas textos relativos a esse campo temático. Artigos provenientes de outras áreas somente serão avaliados quando estiverem, de alguma forma, dialogando com a temática aqui proposta.

O título abreviado do periódico é Ling. (dis)curso (Impr.), que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

Fontes de indexação

  • Scientific Electronic Library Online - SciELO
  • EBSCO Publishing
  • Cambridge Scientific Abstracts - Base de Dados: Linguistics & Language Behavior Abstracts - CSA
  • MLA International Bibliography - MLA
  • Linguistics Abstracts (Blackwell Publishing)
  • Ulrich's Periodicals Directory
  • Directory of Open Access Journals - DOAJ
  • Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades - CLASE
  • Sistema Regional de Informação para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal - Latindex
  • Dialnet (Universidad de La Rioja)
  • JOURNALSEEK - Genamics JournalSeek
  • Social and Human Sciences Online Periodicals - UNESCO 
  • Portal de Periódicos - CAPES 
  • Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - OASIS.BR
  • GeoDados - Universidade Estadual de Maringá

 

Propriedade intelectual

Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.

 

Patrocinadores

A publicação recebe financiamento de:

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Corpo Editorial

 

Editores

  • Fábio José Rauen
    (Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL, Tubarão, SC, Brasil)
    fabio.rauen@unisul.br


  • Maria Marta Furlanetto
    (Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL, Tubarão, SC, Brasil)
    mmartafurlanetto@gmail.com

  • Silvânia Siebert                              
    (Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL, Tubarão, SC, Brasil)
    silvania@cinemaistv.com.br

 

Editores associados

  • Adair Bonini
    (Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil) adair.bonini@gmail.com

  • Andréia da Silva Daltoé
     (Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, SC, Brasil)                     
    andreia.daltoe@unisul.br
  • Carmen Rosa Caldas-Coulthard
    (Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil)
    carmenrosacaldas@gmail.com  

  • Débora de Carvalho Figueiredo        
    (Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil)   
    oakandfig@hotmail.com
  • Maurício Eugênio Maliska (Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL, Palhoça, SC, Brasil)
    mmaliska@yahoo.com.br
  • Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva
    (Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil)
    vlmop@veramenezes.com

 

Comissão editorial

  • Aleksandra Piasecka-Till
    (Universidade Federal do Paraná - UFPR, Curitiba, PR, Brasil)

    piasecka@yahoo.com.br
  • Ana Cristina Ostermann
    (Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, São Leopoldo, RS, Brasil)

    aco@unisinos.br

  • Ana Cristina Pelosi                         
    (Universidade Federal do Ceará – UFC, Fortaleza, CE, Brasil)                    
    anapelosi2009@gmail.com
  • Ana Elisa Ribeiro
    (Centro Federal de Educação Tecnológica - CEFET-MG, Belo Horizonte, MG, Brasil)

    anadigital@gmail.com
  • Ana Zandwais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil)

    zand@ufrgs.br
  • Anna Christina Bentes
    (Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Campinas, SP, Brasil)

  • annafapesp@hotmail.com
  • Anna Flora Brunelli
    (Universidade Estadual Paulista - UNESP, São José do Rio Preto, SP, Brasil)

    anna@ibilce.unesp.br
  • Angela Paiva Dionísio
    (Universidade Federal do Pernambuco - UFPE, Recife, PE, Brasil)

    angela_dionisio@uol.com.br

  • Antônio Carlos Soares Martins                
    (Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG, Montes Claros, MG, Brasil)
    acsmartins@gmail.com
  • Aparecida Feola Sella
    (Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Cascavel, PR, Brasil)

    afsella1@yahoo.com.br
  • Belmira Rita da Costa Magalhães
    (Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Maceió, AL, Brasil)

    brcmagalhaes@gmail.com
  • Bethania Sampaio Corrêa Mariani
    (Universidade Federal Fluminense - UFF, Niterói, RJ, Brasil)

    bmariani@terra.com.br

  • Cleide Inês Wittke                         
    (Universidade Federal de Pelotas – UFPel, Pelotas, RS, Brasil)       
    cleideinesw@yahoo.com.br
         
                                         
  • Conceição Aparecida Kindermann       
    (Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL, Tubarão, SC, Brasil)
    cida.kindermann@unisul.br


  • Cristiane Gonçalves Dagostim              
    (Faculdade SATC, Criciúma, SC, Brasil)
    cris.dagostim@gmail.com
  • Dánie Marcelo de Jesus
    (Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT, Rondonópolis, MT, Brasil)

    daniepuc@gmail.com
  • Désirée Motta-Roth
    (Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS, Brasil)

    mottaroth@gmail.com
  • Enio Clark de Oliveira                               
    (Texas Christian University - TCU, Fort Worth, Texas, United States)
    oliver.enio@gmail.com
  •  Eric Duarte Ferreira                       
    (Universidade Federal Fronteira Sul – UFFS, Chapecó, SC, Brasil)            
    ericletras@gmail.com
  • Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin
    (Universidade Federal do Ceará - UFC, Fortaleza, CE, Brasil)

    eulaliaufc@gmail.com
  • Fernanda Mussalim
    (Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Uberlândia, MG, Brasil)

    fmussalim@gmail.com
  • Gisele de Carvalho
    (Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil)

    gisele.prof@gmail.com
                       
  • Gustavo Ximenes Cunha                  
    (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil)
    ximenescunha@yahoo.com.br
  • Heloísa Pedroso de Moraes Feltes
    (Universidade de Caxias do Sul - UCS, Caxias do Sul, RS, Brasil)

    helocogn@terra.com.br
  • Heronides Maurílio de Melo Moura
    (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis, SC, Brasil)

    heronides@uol.com.br
  • João Carlos Cattelan
    (Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Cascavel, PR, Brasil)

    jcc.cattelan@gmail.com
  • José Luiz Vila Real Gonçalves (Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, Ouro Preto, MG, Brasil)
    zeluizvr@gmail.com
  • Júlio César Araújo
    (Universidade Federal do Ceará - UFC, Fortaleza, CE, Brasil)
    araujo@letras.ufc.br
  • Lilian Cristine Hübner
    (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, Porto Alegre, RS, Brasil)
    lilian.c.hubner@gmail.com
  • Luiz Paulo da Moita Lopes
    (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil)

    moitalopes@oi.com.br
  • Manoel Luiz Gonçalves Corrêa
    (Universidade de São Paulo - USP, São Paulo, SP, Brasil)

    mcorrea@usp.br
  • Marci Fileti Martins
    (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil)
    marcifm@gmail.com
  • Maria Cecília de Miranda Nogueira Coelho
    (Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil)

    deltos@gmail.com
  • Maria da Conceição Fonseca-Silva
    (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, Vitória da Conquista, BA, Brasil)

  • con.fonseca@gmail.com
  • Maria de Fátima Silva Amarante
    (Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas, Campinas, SP, Brasil)

    fatimaamarante@uol.com.br
  • Maria Ester Moritz
    (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis, SC, Brasil)

    nicamoritz@yahoo.com
  • Maria Inês Ghilardi Lucena
    (Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas, SP, Brasil)

    migl@dglnet.com.br
  • Maria Izabel Santos Magalhães
    (Universidade Federal do Ceará, UFC, Fortaleza, CE, Brasil)

    mizabel@uol.com.br
  • Maurício Eugênio Maliska
    (Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL, Palhoça, SC, Brasil)

    mmaliska@yahoo.com.br
  • Mônica Magalhães Cavalcante
    (Universidade Federal do Ceará - UFC, Fortaleza, CE, Brasil)

    monicamc02@gmail.com
  • Mônica Santos de Souza Melo
    (Universidade Federal de Viçosa - UFV, Viçosa, MG, Brasil)

    monicassmelo@yahoo.com.br

  • Nicolás Bermúdez                             
    (Universidad de Buenos Aires - UBA/Universidad Nacional del Arte, Buenos Aires, Argentina)
    nicolasberm@filo.uba.ar
  • Nívea Rohling                                
    (Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UFTPR, Curitiba, PR, Brasil)
    niveajoi@yahoo.com.br

  • Nukácia Meyre Silva Araújo             
    (Universidade Estadual do Ceará – UECE, Fortaleza, CE, Brasil)              
    nukacia@gmail.com
  • Onici Claro Flôres
    (Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil)

    oniciflores@hotmail.com
  • Orlando Vian Jr.
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Natal, RN, Brasil)

  • orlando.ufrn@gmail.com 

  • Patrícia da Silva Meneghel               
    (Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL, Tubarão, SC, Brasil)
    patrícia.meneghel@unisul.br
  • Pedro de Moraes Garcez
    (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil)

    pmgarcez@pq.cnpq.br
  • Pedro de Souza
    (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis, SC, Brasil)
    pedesou@gmail.com

  • Raquel Bambirra                                     
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG, Belo Horizonte, MG, Brasil)                        
    raquelbambirra@gmail.com
  • Ricardo Moutinho                           
    (Universidade de Macau - UM, Macau, China)
    moutinho@umac.mo


  • Richarles Souza de Carvalho            
    (Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, Criciúma, SC, Brasil)          
    rsc@unesc.net
  • Roberto Leiser Baronas
    (Universidade Federal e São Carlos - UFSCAR, São Carlos, SP, Brasil)

    baronas@uol.com.br
  • Rossana de Felippe Böhlke
    (Fundação Universidade do Rio Grande, Rio Grande - FURG, RS, Brasil)

    profarossana@hotmail.com

  • Sandro Braga                                
    (Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis, SC, Brasil)
    sandrocombraga@gmail.com
  • Sebastião Lourenço dos Santos
    (Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG, Ponta Grossa, PR, Brasil)
    lorecutp@hotmail.com
  • Sílvia Ines C. C. de Vasconcelos
    (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis, SC, Brasil)

    silviaconeglian@terra.com.br
  • Simone Padilha
    (Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Cuiabá, MT, Brasil)

    simonesjp1@gmail.com
  • Solange Leda Gallo                         
    (Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL, Palhoça, SC, Brasil)
    solange.gallo@unisul.br
  • Sônia Maria de Oliveira Pimenta
    (Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil)

    soniapimenta1@gmail.com
  • Susana Borneo Funck
    (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis, SC, Brasil)

    sbfunck@gmail.com
  • Vanessa Wendhausen Lima             
    (Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL, Tubarão, SC, Brasil)    
    vwlima@gmail.com
  • Vilson José Leffa
    (Universidade Católica de Pelotas - UCPel, Pelotas, RS, Brasil)

    leffav@gmail.com
  • Wander Emediato
    (Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil)

    wemediato@hotmail.com

 

Produção editorial

  • Revisão
    Editores
  • Composição
    Fábio José Rauen
  • Arte Final
    Editores
  • Secretaria Executiva
    Kellen Oliveira
  • Revisão e tradução (inglês)
    Elita de Medeiros
  • Revisão e tradução (espanhol)
    Elita de Medeiros

 


Instruções aos autores

 

Escopo e política

Política Editorial

Linguagem em (Dis)curso é uma publicação quadrimestral, aberta a colaboradores do Brasil e do exterior, destinada a estudos textuais e discursivos. Os trabalhos nela publicados, portanto, estão circunscritos aos objetos texto e discurso, separadamente ou em sua intersecção, e às teorias pertinentes a tais objetos. Artigos provenientes de outras áreas somente serão avaliados quando estiverem, de alguma forma, dialogando com a temática aqui proposta.

 A revista recebe textos em fluxo contínuo.

Condições de submissão

1. A submissão será realizada através do Portal de Periódicos Unisul.

http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Linguagem_Discurso/index

2.  A revista publica artigos, ensaios, debates,  retrospectivas (estado da arte) originais que contemplem pesquisa ou discussão teórica ainda não publicada, e resenhas. Desse modo, ao encaminhar o texto, o autor está automaticamente declarando que é inédito e que não o submeteu a outra publicação periódica ou coletânea.

3. No caso de uma retomada (de texto publicado na Linguagem em (Dis)curso ou de outro periódico/obra) para revisão e/ou ampliação, essa condição deve estar explícita no texto e deve ser submetida aos editores, para verificação de sua pertinência.

4. Os textos podem ser redigidos em português, inglês, espanhol ou francês.

5. Os textos devem ser formatados pelas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

6. O trabalho deve ser acompanhado, se for o caso, de uma declaração de conflito de interesses.

7.  As instituições patrocinadoras da pesquisa devem ser mencionadas no trabalho.

8. Toda pesquisa envolvendo seres humanos ou animais deve ter aprovação prévia de comissão de ética. Nesses casos, o número do protocolo na comissão de ética deve ser mencionado no trabalho.

9. Os textos serão enviados sem identificação dos autores (nas chamadas e nas referências, utilizar XXX) – V. normas para submissão.

10. Os editores reservam-se o direito de não publicar trabalhos de um mesmo autor (ou autores) em intervalos menores que duas edições.

Gêneros aceitos na revista

(No início do texto, o autor deve indicar em que categoria, a seu juízo, ele se insere.) 

a) artigo de pesquisa - texto com o mínimo de 5.000 e o máximo de 9.000 palavras, contendo o relato de uma pesquisa empírica;

b) ensaio - texto com o mínimo de 5.000 e o máximo de 9.000 palavras, contendo discussão de um problema teórico relevante ao campo em que se insere;

c) debate - texto com o mínimo de 5.000 e o máximo de 9.000 palavras, contendo diálogo crítico com outro texto publicado na revista;

d) retrospectiva (estado da arte) - texto com o mínimo de 5.000 e o máximo de 9.000 palavras, contendo histórico analítico e crítico de teorias, abordagens ou tradições de pesquisa (relativos ao campo textual-discursivo);

e) resenha - texto com o mínimo de 1.000 e o máximo de 1.500 palavras, contendo o registro e a crítica de obras, livros, teses, monografias, etc., que estejam, no máximo, há dois anos da data de publicação. A Linguagem em (Dis)curso privilegia a avaliação da produção brasileira.

A contagem das palavras, em todos os casos acima, inclui as referências e os anexos.

Números Especiais ou Dossiês Temáticos

A Linguagem em (Dis)curso pode abrir chamadas de artigos com temas específicos ou convidar pesquisadores para organizar edições especiais ou dossiês temáticos. Esses números especiais ou dossiês também podem surgir de propostas submetidas espontaneamente por estudiosos reconhecidos no campo de abrangência da publicação. As propostas serão formalmente apresentadas pelos pesquisadores por meio de formulário específico, a ser encaminhado após manifestação de interesse. Uma vez aprovadas, os organizadores prepararão o cronograma de acompanhamento e supervisionarão o processo. Ainda que a edição tenha organizadores específicos, todos os artigos passam por pareceristas anônimos, devendo ser acatadas as normas da revista.

Avaliação por Pares

Os trabalhos recebidos são avaliados em duas etapas.

Na primeira, realizada pelos editores, avaliam-se aspectos relacionados com a adequação dos originais às normas editoriais. Nesta etapa, o texto pode ser desqualificado se:

a) não estiver de acordo com as normas da revista e da ABNT;

b) for apenas uma revisão de literatura sem posicionamento crítico;

c) apresentar redação imprópria (inadequação quanto aos gêneros aceitos pela revista, problemas de coesão, etc.); e

d) apresentar problemas de formatação (parágrafos feitos na barra de espaços, linhas em branco entre parágrafos e referências, gráficos e figuras que não permitam visualização adequada).

Na segunda etapa, os textos selecionados são enviados a dois consultores anônimos que avaliam suas qualidades de escrita e de conteúdo. Dois pareceres negativos desqualificam o trabalho; havendo discordância de pareceres, é solicitado um terceiro.

Critérios gerais de avaliação

a) contribuição para o conhecimento no campo;

b) definição do tema;

c) metodologia em relação ao gênero;

d) consistência teórica;

e) adequação teoria e análise/discussão;

f) resposta aos objetivos e questões;

g) formulação linguística;

h) coerência na relação tíeulo/resumo/texto;

i) atualidade e relevância das referências.

Revisão Final  

Se o texto for aceito para publicação, os editores permitem-se introduzir ajustes de formatação ou mesmo pequenos ajustes de conteúdo. Artigos aprovados com restrições serão encaminhados para os autores para que sejam reformulados. Nesses casos, os editores se reservam o direito de recusar os artigos caso as alterações neles introduzidas não atendam às solicitações feitas pelos pareceristas. Em última análise, a aceitação dos textos é decidida pelos editores, na dependência de elementos a que os avaliadores não tenham acesso, por se tratar de avaliação cega.

O autor deve ser comunicado do recebimento da sua colaboração no prazo de até oito dias, e do resultado da avaliação do seu trabalho, em até 6 (seis) meses após a data da primeira comunicação. Nos casos em que os 6 (seis) meses não sejam suficientes para o fim do processo de tramitação, os autores serão comunicados de que seu artigo ainda encontra-se em avaliação. É direito dos autores solicitar informação sobre a situação de seu trabalho no caso de haver atraso nessa comunicação.

O texto revisado deve apresentar todos os dados de identificação.

Uma vez submetido o trabalho, os autores não devem solicitar sua retirada até a finalização dos trâmites, salvo se houver atraso excessivo na informação do resultado e se a avaliação não estiver em curso.

Os editores devem ser consultados se houver interesse em republicação (na forma de capítulo) ou tradução para publicação no exterior – neste caso, a fonte original do trabalho deve ser explicitada.

Os artigos de Linguagem em (Dis)curso são publicados mediante a autorização expressa de seus articulistas, sobre os quais recaem as respectivas responsabilidades legais relativas às informações neles veiculadas. Um termo de responsabilidade deve ser preenchido e assinado pelo(s) autor(es) quando da submissão do artigo (V. Condições para Submissão).

 

Forma e preparação de manuscritos

Normas para publicação

1) Aspectos de autoria:

a) serão aceitas contribuições preferencialmente de pesquisadores doutores, não havendo, contudo, restrição de submissão para pesquisadores em geral, atendidas as condições e normas explicitadas aqui;

b) a Comissão Editorial entende que a orientação de aluno deve ser explicitada, mas não deve ser confundida com coautoria. Artigos resultantes de pesquisa de graduação, especialização, mestrado ou doutorado deverão incluir o nome do orientador em nota de rodapé e não como coautor. O orientador ou outro pesquisador só pode compor parceria se o trabalho se configurar como algo mais que um resumo da monografia e tiver sua efetiva participação intelectual;

c) não serão aceitos textos com mais de três autores.

2) Categorias do texto:

a) título (em português, espanhol, francês ou inglês, conforme o caso);

b) resumo contendo de 100 a 150 palavras. Sugere-se que os resumos explicitem: o tema e/ou o(s) objetivo(s) do artigo, a orientação teórica e as conclusões mais relevantes. Nos resumos de artigos de pesquisa, citar também dados da metodologia (corpus, sujeitos, procedimentos, etc.);

c) palavras-chave (3 a 5). As palavras-chave devem ser, na medida do possível, as correntes na área, devendo vir no singular e ser ordenadas do geral para o específico. Pede-se que o autor procure contemplar expressões de, no máximo, duas palavras;

d) tradução do título, do resumo e das palavras-chave para a língua inglesa, no caso de texto redigido em espanhol, francês ou português, e para a língua portuguesa, no caso de texto redigido em língua inglesa;

e) corpo do trabalho, contendo divisões internas numeradas a partir de 1, com exceção para as resenhas.

Artigos de pesquisa devem conter, preferencialmente, as seguintes divisões: introdução, referencial teórico, metodologia, resultados, considerações finais.

Ensaios devem conter, pelo menos: introdução, discussão e considerações finais.

Debates devem conter, preferencialmente: introdução, retomada da argumentação do trabalho em debate, posicionamento crítico e considerações finais, podendo, a critério do autor, haver a mescla entre a retomada do trabalho e o posicionamento crítico.

Retrospectivas devem conter, preferencialmente: introdução, história das pesquisas e debates relativos ao tema enfocado, posicionamento crítico, considerações finais, sendo que, a critério do autor, a história e o posicionamento crítico podem compor uma única seção;

f) referências bibliográficas em acordo com a norma da ABNT mais recente;

g) anexo(s) a critério do autor.

3) Formatação do texto:

a) o texto pode ser digitado em qualquer fonte, uma vez que será reformatado na época da edição; sugere-se uma aproximação ao formato publicado em .pdf na revista;

b) citações longas (com mais de 3 linhas) devem ganhar um recuo de margem, a critério do autor. Se a citação for feita no interior do parágrafo, usar aspas duplas no início e no final do excerto citado. Não deve ser utilizado o itálico para diferenciar o texto da citação. Citação no interior de citação deve conter aspas simples;

c) tabelas, quadros e ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos, etc.) devem vir prontos para serem impressos e no espaço a eles destinado pelo autor. Tabelas, quadros, gráficos, etc. devem ser numerados a partir de 1, de acordo com o seu tipo, contendo, cada item, um título que contemple seu conteúdo.  Pede-se aos autores que façam remissão às ilustrações mediante seu número, evitando-se expressões do tipo "conforme tabela a seguir/abaixo";

d) as chamadas no corpo do trabalho devem ser apresentadas conforme os exemplos: (STUBBS, 1983, p. xx); Stubbs (1983, p. xx);

e) por critérios internacionais, a autocitação deve ser controlada;

f) as notas de rodapé são destinadas a explicações complementares, não devendo ser utilizadas para a citação de referências bibliográficas.

4) Exemplos de referências de acordo com a norma da ABNT:

a) STUBBS, M. Discourse analysis: the sociolinguistic analysis of natural language. Chicago: The University of Chicago Press; Oxford: Basil Blackwell Publisher, 1983.

b) PÊCHEUX, M. Análise automática do discurso. In: GADET, F.; HAK, T. (Orgs.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Ed. da Unicamp, 1990. p. 61-161.

c) FURLANETTO, M. M. Os caminhos de "onde" no português do Brasil: instrumentos linguísticos e deriva. Linguagem em (Dis)curso, v. 4, n. 2, p. 249-279, jan./ jun. 2004.

d) MOTTA-ROTH, D. O ensino de produção textual com base em atividades sociais e gêneros textuais. Linguagem em (Dis)curso, v. 6, n. 3: "Gêneros textuais e ensino-aprendizagem" org. por Adair Bonini e Maria Marta Furlanetto, p. 495-517, set./dez. 2006.

e) ROJO, R. H. R. Gêneros do discurso no círculo de Bakhtin: ferramentas para a análise transdisciplinar de enunciados em dispositivos e práticas didáticas. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS (SIGET), 4., Tubarão, SC. Anais... Tubarão: UNISUL, 2007. p. 1761-1775.

Pede-se atenção especial dos autores para que verifiquem se as referências citadas no corpo do trabalho (chamadas) estão apresentadas na lista final e vice-versa.

5) Condições para a submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word.
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. Citações longas (com mais de 3 linhas) apresentam recuo de margem. As citações feitas no interior de parágrafo apresentam aspas duplas no início e no final. Não é utilizado o itálico para diferenciar o texto da citação. Citação no interior de citação contém aspas simples.
  5. Tabelas, quadros e ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos, etc.) estão prontos para serem impressos e no espaço a eles destinado pelo autor. Tabelas, quadros, gráficos, etc. estão numerados a partir de 1, de acordo com seu tipo, contendo, cada item, um título contemplando seu conteúdo. A remissão às ilustrações são feitas mediante seu número.
  6. As referências no corpo do trabalho (ou chamadas) estão apresentadas conforme os exemplos: (STUBBS, 1983, p. xx); Stubbs (1983, p. xx).
  7. As notas de rodapé apresentam apenas explicações complementares, não referências bibliográficas.
  8. As referências estão de acordo com a norma da ABNT.
  9. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  10. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, quando da avaliação dos textos por pares, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  11. Envio do termo de responsabilidade devidamente preenchido e assinado. Para baixá-lo clique aqui. Você deverá enviá-lo na TRANSFERÊNCIA DE DOCUMENTOS SUPLEMENTARES.

6) Dados postais:

Revista Linguagem em (Dis)curso

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem - Unisul

Av. José Acácio Moreira, 787 - Caixa Postal 370

Dehon - 88704.900 - Tubarão-SC

E-mail: lemd@unisul.br

Portal de Periódicos Unisul:

http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Linguagem_Discurso/index

 

Envio de manuscritos

Envio da contribuição:

a) o trabalho (sem identificação autoral, inclusive nas propriedades do texto) deve ser remetido à revista pelo seu autor (ou por um dos autores) pelo Portal de Periódicos Unisul;

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