Informação básica
Objetivo: Divulgar produção intelectual qualificada nas áreas de abrangência da revista, através da publicação de resultados de pesquisas originais em áreas de ponta. Periodicidade: Fluxo contínuo. Áreas de interesse: Ciência da Informação, Biblioteconomia, Arquivologia, Comunicação, Administração, Tecnologia da Informação. |
Fontes de indexação
Propriedade intelectual
Todo o conteúdo da revista, exceto quando identificado, é licenciado sob uma atribuição Creative Commons do tipo BY. |
Patrocinadores
A publicação recebe financiamento de:
|
Editora-chefe
|
Corpo de Editores Associados
|
Editora Honorária
|
Conselho Editorial
|
Escopo e política
Perspectivas em Ciência da Informação é uma publicação em fluxo contínuo da Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi lançada em 1996, em substituição à Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, publicada de 1972 a 1995. Divulga artigos científicos em Ciência da Informação e suas interlocuções interdisciplinares com a Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia e áreas afins, com os seguintes pré-requisitos: I. Devem ser inéditos, que não tenham sido publicados e/ou enviados para avaliação em outros periódicos ou anais de eventos. II. Devem ser redigidos em uma destas línguas: português, inglês, espanhol.
III. Composição de autoria, independente da vinculação profissional e local de origem:
IV. Devem conter resultados de investigação na área de Ciência da Informação, evidenciando explicitamente objetivos, procedimentos e análises, não devendo se constituir em mero relato de experiências ou revisão bibliográfica. V. Devem seguir os aspectos formais indicados nas Diretrizes aos Autores.
VI. Conflitos de interesses podem ocorrer quando autores, revisores ou editores possuem interesses que possam influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos VII. Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), e contribuem para a promoção dos:
VIII. Este Periódico tem compromisso com a ética e qualidade na publicação. O Código de Conduta Editorial apoia padrões de comportamento ético esperado para todas as partes envolvidas na publicação em nossa revista: o autor, o editor da revista, o dos revisores e do editor. IX. Todos os artigos recebidos serão submetidos ao software Checkforplagiarism, para avaliação de similaridades.
Os manuscritos que estiverem fora das exigências editoriais da Revista serão devolvidos aos autores(as). Encontram-se, nesse conjunto, textos que não tratem de uma problemática central do campo da Ciência da Informação e suas interlocuções interdisciplinares, principalmente com a Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia, e não apresentem contribuições significativas para a análise da temática abordada. Também serão rejeitados os manuscritos que: sejam meramente descritivos, sem desenvolver uma análise teórica e metodológica da questão abordada; sejam relatos de experiência ou fragmentos de trabalhos de dissertações e teses; não apresentem elementos empíricos ou argumentações suficientemente desenvolvidas, que fundamentem as suas análises e conclusões. A Comissão Editorial pode definir pela publicação de artigo, documento, resenha, entrevista ou edições especiais por encomenda, com o propósito de colaborar com algum debate mais premente da área. Esse artigo ou documento será objeto de avaliação apenas pela Comissão Editorial. Política de Avaliação As submissões são avaliadas a partir dos critérios abaixo relacionados:
|
Forma e preparação de manuscritos
Diretrizes para submissão (Todos os itens obrigatórios) 1- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor". 2 - O artigo deverá ter a extensão máxima de 25 (vinte e cinco) páginas e ser encaminhado como documento word, não contendo nome dos autores, pois é uma avaliação cega. 3 - Título em português e em inglês, devendo o mesmo expressar, de forma clara e precisa o conteúdo geral do artigo. 4 - Mínimo de 3 e máximo de 8 palavras chave. Resumo em português e em inglês. O resumo deverá ter a extensão máxima de 200 (duzentas) palavras. 5 - Títulos e subtítulos das seções deverão apresentar apenas a primeira letra da primeira palavra em maiúscula, podendo ser negritados. 6 - O texto deverá apresentar os parágrafos sem espaço entre eles. 7 - Citações de até 3 (três) linhas deverão ser incluídas no texto, entre aspas e em itálico. Citações com mais de 3 linhas deverão ser recuadas a partir do parágrafo. 8 - Palavras estrangeiras deverão ser citadas em itálico. 9 - Ilustrações, gráficos, desenhos, quadros, tabelas, etc. deverão se restringir ao absolutamente necessário à clareza do texto e deverão estar localizados o mais próximo possível do trecho onde são mencionados, fornecendo a indicação da fonte utilizada. As imagens deverão ser encaminhadas em arquivos separados do texto em alta resolução (400 dpi), nos formatos formatos TIFF, EPS, JPEG. 10 - Os títulos ou legendas devem ser claros e objetivos. Caso seja necessária a confecção de fotolito e/ou arte final o (a) mesmo (a) ficará a cargo do autor. 11 - Referências deverão estar de acordo com a NBR-6023 da ABNT. 12 - O arquivo com o texto do artigo deverá ser anexado no formato word. 13- O autor mantém o direito autoral sob o artigo publicado e o periódico o direito de primeira publicação. |
Envio de manuscritos
Diretrizes para o autor As submissões deverão ser encaminhadas apenas por meio do site. Não há taxas para submissão e avaliação de artigos. |
Ciência aberta
A Ciência Aberta é um novo modo de formatar, projetar, gerir, comunicar e avaliar a pesquisa e sua comunicação, primando pela transparência dos processos e pela disponibilização dos elementos que fundamentam sua comunicação, tais como métodos, dados e programas de computador. Neste sentido a Revista Perspectivas em Ciência da Informação adota os seguintes critérios para Preprints e open peer review (OPR) Os autores poderão optar por: a) a publicação ou não dos pareceres da avaliação de aprovação do manuscrito, caso o artigo submetido seja aceito para publicação; e b) a interação direta ou não com pareceristas responsáveis pela avaliação do manuscrito. As opções do autor devem ser informadas no “Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta” c) divulgação concomitante de dados e conteúdos relacionados aos resultados apresentados no artigo no formato preprint Os avaliadores também poderão optar por um ou mais meios de abertura do processo de open peer review (OPR). As opções são: a) a publicação ou não dos pareceres da avaliação de aprovação do manuscrito, caso o artigo submetido seja aceito para publicação; e, b) a interação direta ou não com o autor do artigo em avaliação. Os avaliadores devem informar suas opções ao receberem a solicitação de avaliação de um determinado artigo |
Taxonomia CRediT
(Taxonomia de Contribuições de Autoria) é uma taxonomia de alto-nível, incluindo 14 papéis, que podem ser utilizados para representar os papéis normalmente desempenhadas por contribuidores para a produção acadêmica e científica. As funções descrevem as contribuições específicas e individuais de cada autor para a pesquisa acadêmica e científica. CRediT A taxonomia proporciona uma maneira de representar informação sobre a contribuição individual dos autores. O propósito dela é prover transparência em relação às contribuições dos autores em trabalhos científicos, possibilitando melhorias nos sistemas de atribuição, crédito e prestação de contas. É importante notar que mais de um termo pode ser atribuído a um único contribuidor.
Fontes: https://credit.niso.org/ |