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(Atualizado: 31/01/2022)

Sobre o periódico

 

Informações básicas

 

Psicologia Escolar e Educacional é um periódico publicado pela Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional - ABRAPEE, cujos manuscritos devem seguir os princípios democráticos e ético-políticos da ciência e da profissão em Psicologia, de forma a incentivar a melhoria da qualificação e serviços das/os psicólogas/os escolares e educacionais e a estimular a realização e a divulgação de estudos científicos na interface entre Psicologia e Educação.

São considerados para publicação artigos originais de investigação qualitativa ou quanti-quali; ensaios teóricos, história e memória e relatos de práticas profissionais que se refiram ao campo da Psicologia Escolar e Educacional. A revista adota como política editorial a revisão cega por pares, munida da ferramenta anti-plágio CopySpider (versão gratuita desenvolvida por Clever M. Teixeira). São publicados textos em português, espanhol e inglês, na modalidade fluxo contínuo. 

As/Os autoras/es concordam em ceder os direitos autorais dos artigos à Revista Psicologia Escolar e Educacional, caso aprovados para publicação, ficando a reprodução total ou parcial dos manuscritos em outras publicações sujeita à autorização por escrito da Comissão Editorial.

A abreviatura de seu título é Psicol. Esc. Educ., que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé e em referências e legendas bibliográficas.

 

 

Fontes de indexação

 

•Qualis – A1 – Nacional (Psicologia)
• PePsic (metodologia Scielo) - Nacional/ Internacional
• IndexPsi - Nacional
• LILACS - Latino-américa e Caribe
• ReBAP - Nacional
• CLASE - Latino-américa
• DOAJ (Directory of Open Access Journals)
• PSICODOC 
•REDALYC (Red de Revistas Científicas de America Latina y El Caribe, España y Portugal)
•SciELO - Scientific Electronic Library Online
•SCOPUS / Elsevier

Propriedade intelectual

 

Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY

 

 

Patrocinadores

 

 

ABRAPEE - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional

Link: www.abrapee.psc.br

 

Link: www.scielo.org

 

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Link: http://www.ufu.br/

 

Link: http://cnpq.br/

 

Link: http://www.ip.usp.br/portal/

Link:http://www.ppi.uem.br/

 

 


Corpo Editorial

 

Editoras

 
  • Marilda Gonçalves Dias Facci - Universidade Estadual de Maringá - Maringá - PR - Brasil
  • Silvia Maria Cintra da Silva - Universidade Federal de Uberlândia - Uberlândia - MG - Brasil
  • Alexandra Ayach Anache - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campo Grande - MS - Brasil
 

 

Editor/as de seção

 
  • Anabela Almeida Costa e Santos Peretta - Universidade Federal de Uberlândia - Uberlândia - MG - Brasil
  • Camila Turati Pessoa - Universidade Federal de Uberlândia - Uberlândia - MG - Brasil
  • Christiane Jacqueline Magaly Ramos - Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar - LIEPPE - Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Denise Mesquita de Melo Almeida - Universidade Federal da Grande Dourados - Dourados - MS - Brasil
  • Fauston Negreiros - Universidade Federal do Piauí - Parnaíba - PI - Brasil  
  • Flávia da Silva Ferreira Asbahr - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Bauru - SP - Brasil
  • Janaina Cassiano Silva - Universidade Federal de Catalão - Catalão - GO - Brasil
  • Jane Teresinha Domingues Cotrin - Universidade Federal de Mato Grosso - Cuiabá - MT - Brasil
  • Maria Julia Lemes - Universidade Estadual de Maringá - Maringá - PR - Brasil
  • Marli Lucia TonattoZibetti - Universidade Federal de Rondônia - Porto Velho - RO - Brasil
  • Sonia Mari Shima Barroco - Universidade Estadual de Maringá - Maringá - PR - Brasil
 
 

 

Comissão editorial

 
  • Luciane Maria Schlindwein – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis – SC – Brasil
  • Marilene Proença Rebello de Souza - Universidade de São Paulo, São Paulo – SP – Brasil
  • Mitsuko Aparecida Makino Antunes – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo – SP – Brasil
  • Roseli Fernandes Lins Caldas – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP – Brasil
  • Sérgio Antônio da Silva Leite – Universidade Estadual de Campinas, Campinas – SP – Brasil
 

 

Conselho editorial

 
  • Acácia Aparecida Angeli dos Santos - Universidade São Francisco, Itatiba – SP – Brasil
  • Alacir Villa Valles Cruces - Centro Universitário de Santo André, Santo André – SP – Brasil
  • Albertina Mitjáns Martinez - Universidade de Brasília, Brasília – DF – Brasil
  • Anita Cristina Azevedo Resende - Universidade Federal de Goiás, Goiânia – GO – Brasil
  • Carl Ratner – Institute for Cultural Research an Education – California - USA
  • Caterine Ann Cameron – University of British Columbia – Vancouver - Canadá
  • Célia Vectore - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia – MG – Brasil
  • Claudia Araújo da Cunha – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia – MG – Brasil
  • Cristina Maria Carvalho Delou - Universidade Federal Fluminense, Niterói – RJ – Brasil
  • Daniel Nivagara – Universidade Pedagógica de Moçambique - Moçambique
  • Deborah Britzman – York University - Canadá
  • Eliza Maria Barbosa - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara – SP - Brasil
  • Elvira Aparecida Simões de Araújo - Universidade de Taubaté, Taubaté – SP – Brasil
  • Eunice M. L. Soriano de Alencar - Universidade Católica de Brasília, Brasília – DF – Brasil
  • Fátima Regina Pires de Assis - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo – SP – Brasil
  • Frank C. Worrell – University of California - USA
  • Glória Fariñas León – Universidade de Havana – Havana - Cuba
  • Guillermo Arias Beaton - Faculdade de Psicologia da Universidade de Havana, Havana - Cuba
  • Herculano Ricardo Campos - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal – RS – Brasil
  • Iolete Ribeiro da Silva - Universidade Federal do Amazonas, Manaus – AM – Brasil
  • Iracema Neno Cecílio Tada - Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho – RO – Brasil
  • Janaina Cassiano Silva – Universidade Federal de Goiás – Catalão – GO – Brasil
  • João Batista Martins - Universidade Estadual de Londrina, Londrina – PR – Brasil
  • Jorge Castélla Sarriera - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre – RS – Brasil
  • Leandro Almeida - Universidade do Minho - Portugal
  • Lino de Macedo - Universidade de São Paulo, São Paulo – SP – Brasil
  • Luis Quintanar Rojas – Universidade Autônoma de Puebla, Puebla – México
  • Lygia de Sousa Viégas - Universidade Social da Bahia, Salvador – BA – Brasil
  • Maria Regina Maluf - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo – SP – Brasil
  • Marilena Ristum - Universidade Federal da Bahia, Salvador – BA – Brasil
  • Mercedes Villa Cupolillo - Centro Universitário da Zona Oeste, Campo Grande – RJ – Brasil
  • Regina Lúcia Sucupira Pedroza - Universidade de Brasília, Brasília – DF – Brasil
  • Paul Bartolo – Universityof Malta - Malta
  • Ruth Mercado Maldonado – Instituto Politécnico Nacional – México, DF - México
  • Rita Laura Avelino Cavalcante – Faculdade Messiânica, São Paulo – SP – Brasil
  • Rosa Soares Nunes – Universidade do Porto – Porto – Portugal
  • Shane Jimerson – University of Califórnia - USA
  • Tânia Suely Azevedo Brasileiro - Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém – PA – Brasil
  • Victor Manuel Borges Fortes – Universidade de Cabo Verde
  • Yulia Solovieva – Universidade Autônoma de Puebla – Puebla – México
  • Záira de Fátima de Rezende Gonzalez Leal – Universidade Estadual de Maringá, Maringá – PR – Brasil
 

 

Produção editorial

 

Colaboradoras
Ana Bárbara Joaquim Mendonça
Camila Trindade
Mariana Lins e Silva Costa

Secretaria
Ana Luiza de Mendonça Oliveira

Tradução Espanhol
Marilsa do Carmo  R. Leon

Tradução Inglês
Ana Maria Pereira Dionísio

Revisão de Português
Ana Maria Pereira Dionísio

Revisão Normas APA
Bárbara Maria Costa Silva

Diagramação
Serifas Editoração Eletrônica

 

 


Instruções aos autores

 

Escopo e política

 

Informações Gerais

A Revista Psicologia Escolar e Educacional, editada pela ABRAPEE - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional - publica manuscritos referentes à atuação, formação e história da Psicologia no campo da educação, textos de reflexão crítica sobre a produção acadêmico-científica e relatos de pesquisas nas áreas de Psicologia Escolar e Educacional bem como na sua interface com a Educação.

Não há taxa para submissão e avaliação de artigos.

Orientações Editoriais

A Revista Psicologia Escolar e Educacional publica somente artigos inéditos. Os originais serão submetidos à avaliação da Comissão Editorial e/ou de pareceristas ad hoc, garantido anonimato tanto dos autores dos originais, quanto dos pareceristas. As normas adotadas são as da APA (American Psychological Association). Não será publicado mais de um artigo por autor ou coautor em cada volume (ano), embora se permita que este submeta mais do que um manuscrito.

Tipos de Textos para publicação

Serão aceitos manuscritos redigidos em português, espanhol e inglês nas seguintes categorias:

1. Estudos Teóricos/Ensaios - trabalhos teóricos e/ou de revisão de literatura que questionam modos de pensar e formas de atuação tradicionais e conduzam a novas elaborações (até 25 laudas, em espaço duplo);

2. Relatos de Pesquisa - relatos sucintos de pesquisas realizadas, de caráter qualitativo e/ou quanti-quali, apresentados de acordo com a seguinte seqüência: introdução, método, resultados, discussão e referências. Anexos, quando houver e não forem muito extensos para serem publicados, deverão ser apresentados após as referências (de 20 a 25 laudas, em espaço duplo).

3. História e Memória - reimpressão ou impressão de trabalhos ou documentos de difícil acesso, relevantes para a pesquisa e a preservação da história da Psicologia Escolar e Educacional, entrevistas com personagens relevantes da área e trabalhos originais sobre esta história; memória de eventos relevantes realizados pela ABRAPEE (de 20 a 25 laudas, em espaço duplo).

4. Relatos de Práticas Profissionais - apresentação de procedimentos e tecnologias educacionais, propostas visando melhor equacionamento de problemas psicoeducacionais e/ou melhor atuação do psicólogo escolar, vivências do autor, apresentação de novos instrumentos no campo da Psicologia Escolar e quaisquer outras sugestões relevantes para a área (até dez laudas);

Procedimentos de submissão e avaliação dos manuscritos

Os manuscritos que se enquadrarem nas modalidades de trabalho especificadas acima, passarão pelas seguintes etapas de avaliação:

1.  Encaminhamento para emissão de parecer a dois membros do Conselho Editorial da revista e/ou consultores ad hoc.

2.  Recepção dos pareceres, com recomendação para aceitação (com ou sem modificações) ou rejeição. No caso de aceitação com modificações, os autores serão informados das sugestões (cópias dos pareceres serão enviados aos autores)

3.  No caso de aceitação para publicação, a Comissão Editorial reserva-se o direito de introduzir pequenas alterações para efeito de padronização, conforme os parâmetros editoriais da Revista.

4.  O processo de avaliação utiliza o sistema de revisão cega por pares, preservando a identidade dos autores e consultores.

5.  A decisão final acerca da publicação ou não do manuscrito é sempre da Comissão Editorial.

6. A Revista Psicologia Escolar e Educacional passará a publicar seus artigos nos idiomas português e inglês ou espanhol e inglês (bilíngue) a partir do volume 23. Portanto, todo artigo que for submetido já se enquadrará nesta resolução, sendo que, uma vez aprovado para publicação, será de responsabilidade do autor a versão para a língua inglesa nos padrões dos tradutores credenciados pela Revista.

Direitos autorais

A reprodução total ou parcial (mais de 500 palavras do texto) pode ser feita, desde que citada a fonte.

Conflito de Interesses

São considerados potenciais conflitos de interesse quando autores(as), revisores(as) ou editores(as) possuem interesses que, aparentes ou não, podem influenciar a elaboração ou avaliação de manuscritos. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.

Quando baseado em tese ou dissertação, solicitamos aos(às) autores(as) que indiquem o nome do(a) autor(a), título, ano, nome do programa de pós-graduação e instituição onde foi apresentada.

Os autores(as) devem indicar no manuscrito todo o apoio financeiro recebido de entidades comerciais ou privadas, organização nacional ou internacional ou agência de fomento à pesquisa para subsidiar os custos do estudo que deu origem ao artigo submetido para avaliação.

O avaliador deve revelar aos editores quaisquer conflitos de interesse que poderiam influenciar a  sua opinião sobre o manuscrito e, quando couber, deve declarar-se não qualificado para revisá-lo. O manuscrito é apreciado por dois pareceristas que não apresentem conflito de interesse com a pesquisa, autores ou financiadores do estudo.

 

 

Normas Editoriais

 

Apresentação de Manuscritos

Os manuscritos originais deverão ser encaminhados exclusivamente online no endereço http://www.scielo.br/pee em espaço duplo, em fonte tipo Calibri, tamanho 12, não excedendo o número de laudas da categoria em que o trabalho se insere, paginado desde a primeira folha, a qual receberá número de página 1. A folha deverá ser tamanho A4, com formatação de margens superior e inferior (2,5 cm), esquerda e direita (3 cm). O arquivo deverá ter a extensão .doc.

Em caso de reformulação, a nova versão também deverá ser encaminhada exclusivamente online no endereço http://www.scielo.br/pee. A formatação do texto e das páginas obedecerá às mesmas características da primeira versão. Todo encaminhamento à revista deverá ser acompanhado de carta assinada pelos autores, na qual estará explicitada a intenção de submissão do trabalho para publicação e a autorização para sua publicação, caso aprovado pelo Conselho Editorial. Deverá constar também a afirmação de que o manuscrito respeita os procedimentos éticos exigidos em trabalhos de pesquisa.

O seguinte modelo de carta de encaminhamento de manuscrito poderá ser utilizado pelo autor:

MODELO DE CARTA DE ENCAMINHAMENTO DE MANUSCRITO

Local, data

À Comissão Editorial

Prezados(as) Senhores(as)

Encaminho(amos) à Comissão Editorial da Revista Psicologia Escolar e Educacional para apreciação, o manuscrito intitulado (digite o título do manuscrito) que acredito(amos) poder ser enquadrado na categoria (especificar o tipo de manuscrito).

Declaro(amos) que o presente trabalho é inédito e original, não está sendo submetido à qualquer outra revista (nacional ou internacional) para publicação, atende a todos os procedimentos éticos e conta com minha (nossa) autorização para ser publicado.

Atenciosamente

Nome(s) do(s) signatário(s), assinatura(s) e ORCID de cada autor

A apresentação dos trabalhos deve seguir os seguintes passos:

1. Folha de rosto sem identificação do nome do autor (ou autores) contendo apenas:

1.1. Título pleno em português, não devendo exceder 14 palavras.

1.2. Título pleno em inglês, compatível com o título em português.

1.3. Parágrafo reconhecendo apoio financeiro, quando houver.

2. Folha contendo Resumo, em português:

O resumo deve ter o máximo de 250 palavras. Ao resumo devem seguir-se três a cinco palavras-chave para fins de indexação do trabalho. As palavras deverão possibilitar a classificação do trabalho com adequada precisão, permitir que ele seja recuperado conjuntamente com trabalhos semelhantes e evocar termos que, possivelmente, seriam considerados por um pesquisador ao efetuar um levantamento bibliográfico. É necessário utilizar a Terminologia em Psicologia da BVS Psi (http://newpsi.bvs-psi.org.br/cgi-bin/wxis1660.exe/iah/?IsisScript=iah/iah.xis&lang=P&base=TERMINOLOGIA)

No caso de relato de pesquisa, o resumo deve incluir: descrição do problema investigado, características pertinentes da amostra, método utilizado para a coleta de dados, apresentação dos resultados e discussão dos mesmos.

O resumo de um estudo teórico/ensaio deve incluir: tópico tratado (em uma frase), objetivo, tese ou construto sob análise ou organizador do estudo, fontes usadas (p. ex. observação feita pelo autor, literatura publicada) e conclusões.

3. Folha contendo Abstract, em inglês, compatível com o texto do resumo:

O Abstract deve obedecer às mesmas especificações para a versão em português, seguido de três a cinco keywords, compatíveis com as palavras-chave e com o Thesaurus da APA.

4. Texto propriamente dito:

Em todas as categorias do original, o texto deve ter uma organização de reconhecimento fácil, sinalizada por um sistema de títulos e subtítulos que reflitam esta organização. No caso de relatos de pesquisa o texto deverá, obrigatoriamente, apresentar: introdução, método, resultados e discussão e referências. As notas não bibliográficas deverão ser reduzidas a um mínimo e dispostas ao pé das páginas, ordenadas por algarismos arábicos que deverão aparecer imediatamente após o segmento de texto ao qual se refere a nota. Os locais sugeridos para inserção de figuras e tabelas deverão ser indicados no texto. As citações de autores deverão ser feitas de acordo com as normas da APA, exemplificadas ao final deste texto. No caso de transcrição na íntegra de um texto, a transcrição deve ser delimitada por aspas. As citações deverão sempre ser seguidas do número da página do original consultado. Uma citação literal com 40 ou mais palavras deve ser apresentada em bloco próprio, começando em nova linha, com recuo de cinco espaços da margem, na mesma posição de um novo parágrafo. O tamanho da fonte deve ser 12, como no restante do texto.

5. Referências, ordenadas de acordo com as regras gerais que se seguem. Trabalhos de autoria única e do mesmo autor são ordenados por ano de publicação, o mais antigo primeiro. Trabalhos de autoria única precedem trabalhos de autoria múltipla, quando o sobrenome é o mesmo. Trabalhos em que o primeiro autor é o mesmo, mas co-autores diferem, são ordenados por sobrenome dos co-autores. Trabalhos com a mesma autoria múltipla são ordenados por data, o mais antigo primeiro. Trabalhos com a mesma autoria e a mesma data são ordenados alfabeticamente pelo título, desconsiderando a primeira palavra se for artigo ou pronome, exceto quando o próprio título contiver indicação de ordem; o ano é imediatamente seguido de letras minúsculas. Quando repetido, o nome do autor não deve ser substituído por travessão ou outros sinais. A formatação da lista de referências deve ser apropriada à tarefa de revisão e de editoração - além de espaço duplo e tamanho de fonte 12, parágrafo normal com recuo apenas na segunda linha, sem deslocamento das margens; os grifos devem ser indicados por itálico (p. ex., itálico). As referências não devem ultrapassar o limite de 30 produções.

6. Anexos: apenas quando contiverem informação original importante, ou destacamento indispensável para a compreensão de alguma seção do trabalho. Recomenda-se evitar anexos.

7. Figuras: incluindo legenda, uma por página em papel, ao final do trabalho. Para assegurar qualidade de reprodução, as figuras contendo desenhos deverão ser encaminhadas em qualidade para fotografia. Como a versão publicada não poderá exceder a largura de 8,3 cm para figuras simples, e de 17,5 cm para figuras complexas, o autor deverá cuidar para que as legendas mantenham qualidade de leitura, caso redução seja necessária.

8. Tabelas, incluindo título e notas, uma por página em papel e por arquivo de computador. Ao prepará-las, o autor deverá limitar sua largura a 60 caracteres, para tabelas simples a ocupar uma coluna impressa, incluindo 3 caracteres de espaço entre colunas da tabela, e limitar a 125 caracteres para tabelas complexas a ocupar duas colunas impressas. O comprimento da tabela não deve exceder 55 linhas, incluindo título e rodapé(s). Para outros detalhamentos, especialmente em casos excepcionais, o manual da APA deve ser consultado.

Tipos Comuns de Citação no Texto

Citação de artigo de autoria múltipla

1. Dois autores

O sobrenome dos autores é explicitado em todas as citações, usando e ou & conforme abaixo:

" A revisão realizada por Guzzo e Witter (1987)" mas "a relação do psicólogo-escola pública foi descrita com base num estudo exploratório na região de Campinas" (Guzzo & Witter, 1987)"

2. De três a cinco autores

O sobrenome de todos os autores é explicitado na primeira citação, como acima. Da segunda citação em diante só o sobrenome do primeiro autor é explicitado, seguido de "et al." e o ano, se for a primeira citação de uma referência dentro de um mesmo parágrafo:

Vendramini, Silva e Cazorla (2000) verificaram que [primeira citação no texto]

Vendramini et al. (2000) verificaram que [citação subsequente, primeira no parágrafo]

Vendramini et al. verificaram [omita o ano em citações subsequentes dentro de um mesmo parágrafo]

Na seção de Referências todos os nomes são relacionados.

3. Seis ou mais autores

No texto, desde a primeira citação, só o sobrenome do primeiro autor é mencionado, seguido de " et al.", exceto se este formato gerar ambiguidade, caso em que a mesma solução indicada no item anterior deve ser utilizada:

Rosário et al. (2008).

Na seção Referências todos os nomes são relacionados.

Citações de trabalho consultado em uma fonte secundária

O trabalho usa como fonte um trabalho consultado em outro, sem que o trabalho original tenha sido lido (por exemplo, um estudo de Taylor, citado por Santos, 1990). No texto, use a seguinte citação:

Taylor (conforme citado por Santos, 1990) acrescenta que a avaliação da compreensão em leitura...

Na seção de Referências informe apenas a fonte secundária, no caso Santos, usando o formato apropriado.

Exemplos de Referência

1. Trabalho apresentado em congresso, mas não publicado

Serpa, M. N. F.; Santos, A. A. A. (1997, outubro). Implantação e primeiro ano de funcionamento do Serviço de Orientação ao Estudante. Trabalho apresentado no XI Seminário Nacional das Universidades Brasileiras, Guarulhos - São Paulo.

2. Trabalho apresentado em congresso com resumo publicado em publicação seriada regular

Tratar como publicação em periódico, acrescentando logo após o título a indicação de que se trata de resumo.

Silva, A. A.; Engelmann, A. (1988). Teste de eficácia de um curso para melhorar a capacidade de julgamentos corretos de expressões faciais de emoções [Resumo]. Ciência e Cultura, 40 (7, Suplemento), 927.

3. Trabalho apresentado em congresso com resumo publicado em publicação especial

Tratar como publicação em livro, informando sobre o evento de acordo com as informações disponíveis em capa.

Todorov, J. C.; Souza, D. G.; Bori, C. M. (1992). Escolha e decisão: A teoria da maximização momentânea [Resumo]. In Sociedade Brasileira de Psicologia (Ed.), Resumos de comunicações científicas, XXII Reunião Anual de Psicologia (p. 66). Ribeirão Preto: SBP.

Witter, G. P. (1985). Quem é o psicólogo escolar: Sua atuação prática. [Resumo]. In Sociedade Brasileira de Psicologia (Ed.), XVII Reunião Anual de Psicologia, Resumos (p. 261). Ribeirão Preto: SBP.

4. Teses ou dissertações não publicadas

Polydoro, S. A. J. (2001). O trancamento de matrícula na trajetória acadêmica do universitário: Condições de saída e de retorno à instituição (Tese de Doutorado). Universidade Estadual de Campinas, Campinas-SP.

5. Livros

Solé, I. (1998). Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artes Médicas.

6. Capítulo de livro.

Anderson, R. C.; Pearson, P. D. (1984). A schema-theoretic view of basic processes in reading comprehension. In Pearson, P.D.; Barr, R.; Kamil, M. L.; Mosenthal, P. (Eds.), Handbook of reading research (Vol. 1, pp. 251-291).New York: Longman.

Pasquali, L. (1996). Teoria da resposta ao item - IRT: uma introdução. In Pasquali, L. (Ed.), Teoria e métodos de medida em ciências do comportamento (pp. 173-195). Brasília: INEP.

7. Livro traduzido em língua portuguesa

Salvador, C. C. (1994). Aprendizagem escolar e construção de conhecimento (E.O. Dihel, Trad.). Porto Alegre: Artes Médicas. (Trabalho original publicado em 1990).

Se a tradução em língua portuguesa de um trabalho em outra língua é usada como fonte, citar a tradução em português e indicar ano de publicação do trabalho original.

No texto, citar o ano da publicação original e o ano da tradução: (Salvador, 1990/1994).

8. Artigo em periódico científico

Kintsch, W. (1994). Text comprehension, memory, and learning. American Psychologist, 49 (4), 294-303.

Novaes, M. H. (2003). O que se espera de uma educação criativa no futuro. Psicologia Escolar e Educacional, 7(2), 155-160. Recuperado de: http://www.scielo.br/pdf/pee/v7n2/n2a05.pdf

Garcia, R. A. B; Bacarin, A. P. S.; Leonardo, N. S. T. (2018). Acessibilidade e permanência na educação superior: percepção de estudantes com deficiência. Psicologia Escolar e Educacional, 22(spe), 33-40. https://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2018/035

9. Obra no prelo

Não forneça ano, volume ou número de páginas até que o artigo esteja publicado. Respeitada a ordem de nomes, é a ultima referência do autor.

Sonawat, R. (no prelo). Families in India. Psicologia: Teoria e Pesquisa.

10. Autoria institucional

Conselho Federal de Psicologia (2013). Referências Técnicas para a atuação de psicólogas(os) na Educação Básica. Brasília: CFP.

 

 

Envio de manuscritos

 

A remessa de manuscritos para publicação, bem como toda a correspondência de seguimento que se fizer necessária, deve ser enviada exclusivamente online no endereço http://www.scielo.br/pee.

 

 


Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), Rua Mirassol, 46 - Vila Mariana , CEP 04044-010 São Paulo - SP - Brasil , Fone/Fax (11) 96900-6678 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@abrapee.psc.br