(Atualizado: 05/05/2020)

Sobre o periódico

 

Informações básicas

 

A Revista Brasileira de Educação, publicada pela ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, dedica-se à publicação de artigos acadêmico-científicos, fomentando e facilitando o intercâmbio acadêmico no âmbito nacional e internacional.

É dirigida a professores e pesquisadores, assim como a estudantes de graduação e pós-graduação das áreas das ciências sociais e humanas.

Áreas de interesse - educação; educação básica; educação superior e política educacional; movimentos sociais e educação.

A Revista Brasileira de Educação é uma publicação em fluxo contínuo.

Em 2017, a partir do número 70, a publicação passou a ser co-editada pela Zeppelini Editorial.

Seu título abreviado é Rev. Bras. Educ. que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, legendas e referências bibliográficas.

 

 

Fontes de indexação

 
  • Bibliografia Brasileira de Educação - MEC/INEP - BBE
  • Base de Dados de Artigos de Periódicos Nacionais em Educação - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Edubase
  • Sistema regional de información en línea para revistas científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal - Latindex
  • La Red de Revistas Científicas de América Latina y El Caribe, España y Portugal - RedALyC
  • Directory of Open Access Journals - DOAJ
  • SCOPUS
 

 

Propriedade intelectual

 

Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.

A Revista Brasileira de Educação adotou até dez/2015 a licença Creative Commons do tipo BY-NC. A partir de jan/2016 a licença em uso é do tipo BY.

 

 

Patrocinador

 

A publicação recebe financiamento de:

  • Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd
    www.anped.org.br

  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
    www.cnpq.br

 

 


 

Corpo Editorial

 

Editor

 
  • Antonio Carlos Rodrigues de Amorim
    Universidade Estadual de Campinas
    Programa de Pós-Graduação em Educação
    Campinas- SP - Brasil
 

 

Comissão Editorial

 
  • Alfrancio Ferreira Dias
    Universidade Federal de Sergipe
    Programa de Pós-Graduação em Educação
    São Cristóvão – SE - Brasil
     
  • Andressa Santos Rebelo
    Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
    Programa de Pós-Graduação em Educação
    Corumbá - MS – Brasil
     
  • Cristiane Machado
    Universidade Estadual de Campinas
    Programa de Pós-Graduação em Educação
    São Paulo - SP – Brasil
  • Eliane Santana Dias Debus
    Universidade Federal de Santa Catarina
    Programa de Pós-Graduação em Educação
    Florianópolis - SC – Brasil
  • Filomena Maria de Arruda Monteiro
    Universidade Federal de Mato Grosso
    Programa de Pós-Graduação em Educação
    Cuiaba – MT – Brasil
  • Inès Dussel
    Centro de Investigación y de Estudios
    Avanzados del Instituto Politécnico Naciona
    Ciudad de México - CDMX – México
     
  • Lia Machado Fiuza Fialho
    Universidade Estadual do Ceará
    Programa de Pós-Graduação em Educação
    Fortaleza - CE – Brasil
     
  • Maria Alfredo Moreira
    Universidade do Minho
    Instituto de Educação
    Braga - Portugal
     
  • Maria Helena Camara Bastos
    Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
    Programa de Pós-Graduação em Educação e em História da Escola de Humanidades
    Porto Alegre - RS – Brasil
     
  • Rafael Marques Gonçalves
    Universidade Federal do Acre
    Programa de Pós-Graduação em Educação
    Rio Branco - AC – Brasil
     
  • Reginaldo Fernando Carneiro
    Universidade Federal de Juiz de Fora
    Programa de Pós-Graduação em Educação e em Educação Matemática
    Juiz de Fora - MG – Brasil
  • Salomão Antonio Mufarrej Hage
    Universidade Federal do Pará
    Programa de Pós-Graduação em Educação
    Belém - PA - Brasil
 

 

Secretária de Redação

 
  • Simone Farias
    ANPEd
    Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
    Rio de Janeiro - RJ - Brasil
 

 

Coordenação Editorial

 
  • Karina Watanabe
    Zeppelini Editorial
    São Paulo - SP - Brasil
 

 

Conselho Editorial

 
  • Aida Maria Monteiro Silva
    Universidade Federal de Pernambuco - Brasil
  • Antônio Alvaro Soares Zuin
    Universidade Federal de São Carlos - Brasil
  • Carlos Eduardo Vieira
    Universidade Federal do Paraná - Brasil
  • Carlos Marcelo García
    Universidad de Sevilla - Espanha
  • Carlos Roberto Jamil Cury
    Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Brasil
  • César Augusto Castro
    Universidade Federal do Maranhão - Brasil
  • Claude Lessard
    Université de Montréal - Canadá
  • Dalila Andrade Oliveira
    Universidade Federal de Minas Gerais - Brasil
  • Danillo Martuccelli
    Université Paris Descartes - França
  • Eurize Caldas Pessanha
    Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Brasil
  • Denise Meyrelles de Jesus
    Universidade Federal do Espírito Santo - Brasil
  • Emilio Tenti Fanfani
    Universidad de Buenos Aires - Argentina
  • Gary McCulloch
    University of London - Inglaterra
  • Gustavo E. Fischman
    Arizona State University – Estados Unidos
  • Ione Ribeiro Valle
    Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil
  • Jean-Louis Derouet
    École Normale Supérieure de Lyon - França
  • Jesús María Redondo Rojo
    Universidad de Chile - Chile
  • João Barroso
    Universidade de Lisboa - Portugal
  • Luís Armando Gandin
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Brasil
  • Luiz Marcelo de Carvalho
    Universidade Estadual Paulista - Brasil
  • Maria Amélia da Costa Lopes
    Universidade do Porto - Portugal
  • Maria Margarida Machado
    Universidade Federal de Goiás - Brasil
  • Marli Eliza Dalmazo Afonso de André
    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Brasil
  • Robert E. Verhine
    Universidade Federal da Bahia - Brasil
  • Roberto Rodríguez-Gómez
    Universidad Nacional Autónoma de México - México
  • Sandra Maria Zákia Lian Sousa
    Universidade de São Paulo - Brasil
  • Sara R. Morgenstern Pitcovsky
    Universidad Nacional de Educación a Distancia - Espanha
  • Sonia Kramer
    Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - Brasil
  • Tristan McCowan
    University College of London - Inglaterra
  • Vicente Sisto
    Pontificia Universidad Católica de Valparaíso - Chile
 

 


 

Instruções aos autores

 

Escopo e política

 

A Revista Brasileira de Educação aceita para publicação artigos e dossiês temáticos de autores brasileiros e estrangeiros que tratem de educação, resultantes de pesquisas, ensaios teóricos e discussões atuais inéditos. Excepcionalmente, poderão ser publicados artigos de autores brasileiros ou estrangeiros editados anteriormente que sejam relevantes e que tenham circulação restrita no Brasil.


São publicados também documentos e resenhas. Na seção Documentos, são divulgados textos coletivos elaborados pela ANPEd ou por associações afins, bem como documentos recentes (leis, pareceres, normalizações), emanados de órgãos governamentais e que abordem questões de interesse para a área educacional. Textos que tratem de temas polêmicos ou que debatam algum assunto, com defesa de posicionamentos, são publicados na seção Espaço Aberto.

A publicação de artigos está condicionada a pareceres de membros do Conselho Editorial ou colaboradores ad hoc.

A seleção de artigos para publicação toma como critérios básicos sua contribuição à educação e à linha editorial da Revista, a originalidade do tema ou do tratamento dado a ele, assim como a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica. Eventuais modificações de estrutura ou de conteúdo, sugeridas pelos pareceristas ou pela Comissão Editorial, só serão incorporadas mediante concordância dos autores.

 

 

 

Forma e preparação de manuscritos

 

NORMAS PARA COLABORAÇÕES

1. A Revista Brasileira de Educação aceita para publicação artigos e dossiês temáticos de autores brasileiros e estrangeiros que tratem de educação, resultantes de pesquisas, ensaios teóricos e discussões atuais inéditos. Excepcionalmente, poderão ser publicados artigos de autores brasileiros ou estrangeiros editados anteriormente que sejam relevantes e que tenham circulação restrita no Brasil.

2. Os trabalhos podem ser encaminhados em português, inglês, francês ou espanhol.

3. Os artigos no mínimo 40 mil e no máximo 70 mil caracteres com espaços, incluindo as referências bibliográficas, as notas, o título, o resumo, as palavras-chave nos três idiomas (português, inglês e espanhol; e francês, no caso do artigo original ser do mesmo idioma) e os dados de autoria (contar com Ferramentas do processador de textos – Word ou Star Office, por exemplo).

4. A publicação de artigos está condicionada a pareceres de membros do Conselho Editorial ou de colaboradores ad hoc. A seleção de artigos para publicação toma como critérios básicos sua contribuição à educação e à linha editorial da Revista, a originalidade do tema ou do tratamento dado a ele, assim como a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica. Eventuais modificações de estrutura ou de conteúdo, sugeridas pelos pareceristas ou pela Comissão Editorial, só serão incorporadas mediante concordância dos autores.

5. A Editoria disponibilizará anualmente Edital e Normas Específicas de Chamada para Dossiê Temático.

6. A Revista Brasileira de Educação também publica documentos e resenha. Na seção Documentos, serão divulgados textos coletivos elaborados pela ANPEd ou por associações afins, bem como documentos (leis, pareceres, normas), emanados de órgãos governamentais e que abordem questões de interesse para a área educacional.

7. As Resenhas não devem ultrapassar 10 mil caracteres com espaços. É indispensável a indicação da referência bibliográfica completa da obra resenhada ou comentada. A digitação e a formatação devem obedecer à mesma orientação dada para os artigos.

8. Textos que tratem de reflexões fundamentadas sobre teorias e práticas, posicionamentos e discussões e polêmicas relevantes e atuais ou que debatam algum assunto, com defesa de posicionamentos, poderão ser publicados na seção Espaço Aberto. Neste caso, os textos devem ter entre 30 - 50 mil caracteres e atender aos demais requisitos dos artigos.

9. Os originais devem ser encaminhados à Secretaria da Revista por meio do sistema SciELO. Orientações quanto aos procedimentos constam no site http://www.scielo.br/revistas/rbedu/pinstruc.htm. Dúvidas e sugestões devem ser enviadas para rbe@anped.org.br.

10. Os artigos e outros textos para publicação devem ser digitados em um dos programas de edição de texto em formato .doc ou .docx padrão para PC. As orientações para formatação estão especificadas ao final destas Normas.

11. As menções a autores, no correr do texto, devem subordinar-se à forma (Autor, data) ou (Autor, data, p.), como nos exemplos: (Silva, 1989) ou (Silva, 1989, p.95). Diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, deverão ser diferenciados adicionando-se uma letra depois da data, por exemplo: (Garcia, 1995a), (Garcia, 1995b) etc.

12. As Referências devem conter exclusivamente os autores e textos citados no trabalho e ser apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT. Matérias que não contenham as referências bibliográficas ou que as apresentem de forma incorreta não serão consideradas para exame e publicação. Observa-se que as bibliotecárias das Universidades estão aptas a oferecer orientações relativas ao uso correto das normas. Exemplos da aplicação das normas da ABNT encontram-se ao final destas Normas.

13. As notas de rodapé devem ser exclusivamente explicativas. Todas as notas deverão ser numeradas e aparecer no pé de página (usar comando automático do processador de textos: Inserir/Notas).

14. Todos os artigos devem conter, ao final, título, indicação de pelo menos três palavras-chave e resumo (em português, inglês e espanhol; e francês, no caso do artigo original ser do mesmo idioma), que não ultrapassem 1.000 caracteres cada.

15. Ao final do texto o autor deve também registrar dados relativos à sua maior titulação, instituição, bem como indicar o endereço eletrônico, ORCID e o endereço completo para correspondência.

16. Os quadros, gráficos, mapas, imagens etc. em formato png, jpg e jpeg devem ser apresentados em escala de cinza ou preto e branco com folhas separadas do texto (indicando-se os locais em que devem ser inseridos), devendo ser numerados e titulados e apresentar indicação das fontes que lhes correspondem. Sempre que possível, deverão ser confeccionados para sua reprodução direta.

17. O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Revista Brasileira de Educação.

Orientação para a formatação dos textos

1. Digitar todo o texto na fonte Times New Roman, tamanho 12, entrelinha simples, sem fontes ou atributos diferentes para títulos e seções.

2. Utilizar letras maiúsculas em negrito para o título principal; nos subtítulos das seções negrito e primeira letra maiúscula, seguida de minúsculas.

3. Para ênfase ou destaque, no interior do texto, utilizar apenas itálico; assinalar os parágrafos com um único toque de tabulação e dar Enter apenas no final do parágrafo.

4. Separar títulos de seções, nome do autor etc. do texto principal com um duplo Enter.

5. Para as transcrições, usar a fonte Times New Roman, tamanho 11, separadas do texto principal com duplo Enter e introduzidas com dois toques de tabulação.

Orientações para a aplicação das Normas da ABNT

1. Livros: sobrenome do autor (Maiúscula)/VÍRGULA/Seguido do nome abreviado (Maiúscula e Minúscula)/PONTO/Título da obra (em itálico)/DOIS PONTOS (se houver subtítulo)/Subtítulo (se houver)/PONTO/Edição, de forma abreviada e se não for a primeira/PONTO/Local da publicação/DOIS PONTOS/ESPAÇO/Editora/VÍRGULA/Data de publicação/PONTO

Exemplo: APPLE, M.W. Educação e poder. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

2. Artigos: sobrenome do autor (Maiúscula)/VÍRGULA/Seguido do nome abreviado (Maiúscula e Minúscula)/(SE HOUVER OUTRO AUTOR, REPETIR ESTA OPERAÇÃO SEPARANDO OS NOMES ATRAVÉS DE PONTO E VÍRGULA)/PONTO/Título do artigo/PONTO/Título do periódico (em itálico)/VÍRGULA/Local (sede de publicação da revista)/DOIS PONTOS/Entidade à qual a revista é vinculada/PONTO E VÍRGULA/Local da publicação/DOIS PONTOS/Editora/VÍRGULA/Volume do periódico (se houver)/VÍRGULA/Número do periódico/VÍRGULA/Páginas correspondentes ao artigo/VÍRGULA/Mês (abreviado)/Data de publicação/PONTO.

Exemplo: ZAGO, N. Do acesso à permanência no ensino superior: percursos de estudantes universitários de camadas populares. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro: ANPEd; Campinas: Autores Associados, v. 11, n. 32, p. 226-237, maio/ago. 2006.

3. Coletâneas: sobrenome do autor do capítulo (Maiúscula)/VÍRGULA/Seguido do nome abreviado (Maiúscula e Minúscula)/PONTO/Título do capítulo/PONTO/Escrever “In:”/ Sobrenome do organizador (Maiúscula)/VÍRGULA/Iniciais do nome do organizador (SE HOUVER OUTRO ORGANIZADOR, REPETIR ESTA OPERAÇÃO SEPARANDO OS NOMES ATRAVÉS DE PONTO E VÍRGULA)/ Escrever, quando for o caso, “(Org.)”/PONTO/Título da coletânea (em itálico)/DOIS PONTOS (se houver subtítulo)/Subtítulo (se houver)/PONTO/Edição, de forma abreviada e se não for a primeira/PONTO/Local da publicação/DOIS PONTOS, ESPAÇO/Nome da editora/PONTO/Nome do tradutor, quando houver/VÍRGULA/Data de publicação/PONTO.

Exemplo: ROMÃO, J. E. Alfabetizar para libertar. In: GADOTTI, Moacir; TORRES, Carlos A. (Orgs.). Educação popular: utopia latino-americana. São Paulo: Cortez, 1994.

4. Teses: sobrenome do autor (Maiúscula)/VÍRGULA/ Seguido do nome abreviado (Maiúscula e Minúscula)/PONTO/Título da obra (em itálico)/DOIS PONTOS (se houver subtítulo)/Subtítulo (se houver)/PONTO/Data da defesa/PONTO/Número de folhas/PONTO/Grau acadêmico a que se refere/TRAVESSÃO/Instituição onde foi apresentada/VÍRGULA/Local da publicação/PONTO.

Exemplo: BARREIRA, L. História e historiografia: as escritas recentes da história da educação brasileira (1971-1988). 1995. 220f. Tese (Doutorado em História da Educação) – UNICAMP, Campinas.

5. Trabalhos apresentados em congressos: sobrenome do autor (Maiúscula)/VÍRGULA/Seguido do nome abreviado (Maiúscula e Minúscula)/PONTO/Título do trabalho apresentado/PONTO/Escrever “In:”/nome do evento(Maiúscula)/VÍRGULA/numeração do evento (se houver)/PONTO/VÍRGULA/Data de publicação/VÍRGULA/Local de realização/PONTO/Título do documento/Local de realização/DOIS PONTOS/Editora/VÍRGULA/Período de realização do evento/VÍRGULA/Mês (abreviado)/data de publicação/PONTO/página inicial e final da parte referenciada/PONTO.

Exemplo: MALDONADO FILHO, E. A transformação de valores em preço de produção e o fenômeno da absorção e liberação de capital produtivo. In: ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA, 15., 1975, Salvador. Anais… Salvador: ANPEC, 1-4, dez. 1975. p. 157-75.

6. Trabalhos em meio eletrônico: sobrenome do autor (Maiúscula)/ VÍRGULA/Seguido do nome abreviado (Maiúscula e Minúscula)/PONTO/Título/ PONTO/Título do Periódico (em itálico)/VÍRGULA/Local da publicação/DOIS PONTOS/Entidade a qual a revista é vinculada/PONTO E VÍRGULA/Editora/VÍRGULA/Volume do periódico/VÍRGULA/Número do periódico/VÍRGULA/Data de publicação/PONTO/Disponível em/DOIS PONTOS/endereço eletrônico (entre os sinais < >)/PONTO/acesso em/DOIS PONTOS/data da consulta/PONTO.

Exemplo: SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro: ANPEd; Autores Associados, v. 14, n. 40, jan./abr. 2009. Disponível em: <www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413--24782009000100012&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 01 mar. 2011.
 

 

Política contra plágio e más-condutas em pesquisa

 

Em conformidade com as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics), que visam incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processos, informamos:

1. Os autores devem visitar o website do COPE http://publicationethics.org, que contém informações para autores e editores sobre a ética em pesquisa.

2. Antes da submissão, os autores devem seguir os seguintes passos:

- artigos que contenham aquisição de dados ou análise e interpretação de dados de outras publicações devem referenciá-las de maneira explícita;
- na redação de artigos que contenham uma revisão crítica do conteúdo intelectual de outros autores, estes deverão ser devidamente citados;
- pesquisadores que não participaram de forma ativa e substancial em todas as fases da pesquisa e da escrita do artigo não devem ser incluídos na lista de autores. Neste sentido, o editor poderá solicitar explicações formais sobre a participação na produção do artigo dos autores que subscrevem o texto, cabendo ao editor decidir sobre a aceitação ou não da submissão da forma como a autoria foi informada;
- todos os autores devem atender os critérios de autoria inédita do artigo e nenhum dos pesquisadores envolvidos na pesquisa poderá ser omitido da lista de autores.

3. Para atender aos critérios, serão realizados os seguintes procedimentos:

a)Os editores avaliarão os manuscritos com o sistema CrossCheck, logo após a avaliação quanto à forma dos manuscritos. Neste momento, será avaliado o conteúdo textual dos artigos, procurando identificar plágio, submissões duplicadas, manuscritos já publicados e possíveis fraudes em pesquisa;

b)Com os resultados, caberá ao editor e conselho editorial decidir se o manuscrito será enviado para revisão por pares;

c) Após o aceite e antes da publicação, os artigos poderão ser avaliados novamente

 

 

Envio de manuscritos

 

A Revista Brasileira de Educação recebe artigos para análise e eventual publicação.
Pedimos que encaminhe seu artigo por meio do link http://submission.scielo.br/index.php/rbedu/index

1. Acesse o seu cadastro. Caso não possua, crie um cadastro no site.
2. Clique em Página do Usuário
3. Clique em Autor
4. Aparecerá a opção para envio de artigos.

Não há taxas para submissão e avaliação de artigos.

 

 


 

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br