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(Atualizado: 18/05/2023)

Sobre o periódico

 

Nosa Missão

 

Captar e disseminar estudos, relatos de experiências e resenhas, de modo a contribuir para o avanço e a divulgação científica na área educacional no País. A Revista alia-se também à missão do Inep de disseminar estatísticas, indicadores, avaliações e estudos na área educacional visando promover o debate e subsidiar a formulação de políticas educacionais.

 

 

Informações básicas

 

A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) é editada, desde 1944, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Foi um periódico quadrimestral até 2022.

A partir de 2023, a publicação acontecerá de forma contínua e exclusivamente em formato eletrônico.

A RBEP publica artigos e resenhas inéditas ou previamente disponibilizadas como preprints, resultantes de pesquisas que apresentem consistência, rigor e originalidade na abordagem do tema e que contribuam para a construção do conhecimento na área de Educação.

A RBEP não aceita textos que tenham sido enviados concomitantemente a outras revistas e que não atendam a princípios éticos de pesquisa. Seu público-leitor é formado por professores, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação, bem como técnicos e gestores da área educacional.

É um periódico de acesso totalmente aberto. Nenhuma taxa é cobrada para download de textos individuais ou de edições completas. Não há taxas para submissão, processamento ou publicação de textos.

Rev. Bras. Estud. Pedagog. é o título abreviado da Revista, que deve ser usado em legendas bibliográficas.

 

 

Fontes de indexação

 

A Revista é indexada em:

  • Bibliografia Brasileira de Educação – BBE
  • Diretório de políticas editoriais das revistas científicas brasileiras – Diadorim
  • Directory of Open  Access Journals – DOAJ
  • Edubase
  • Educ@
  • Elektronische Zeitschriftenbibliothek – EZB
  • Google Scholar
  • Hispanic American Periodicals Index  – Hapi
  • IISUE
  • Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura – OEI
  • Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Cientifico – Redib
  • Directory of Open Access Scholarly Resources – ROAD
  • Sistema Regional de Información en Linea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal - Latindex
  • Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras – Miguilim
  • Public Knowledge Project – PKP
 

 

Propriedade intelectual

 

Todo o conteúdo do periódico está sob uma Licença Creative Commons do tipo CC BY 4.0, na qual a reprodução total ou parcial dos textos é permitida desde que citados a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e indicadas eventuais alterações no texto.

 

 

Patrocinador

 

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep.

 

 


Corpo Editorial

 

Editoria-chefe

   

 

Editoria científica

   

 

Conselho editorial

 

Nacional:

  • Ana Maria Saul – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) – São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Bernardete Angelina Gatti – Fundação Carlos Chagas (FCC)
  • Carlos Roberto Jamil Cury – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) – Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
  • Cipriano Luckesi – Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Salvador, Bahia, Brasil
  • Clarissa Baeta Neves – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Delcele Mascarenhas Queiroz – Universidade do Estado da Bahia (Uneb) – Salvador, Bahia, Brasil
  • Edgar de Brito Lyra Netto – Pontifícia  Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRJ) –  Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
  • Guacira Lopes Louro – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Jacira Helena do Valle Pereira Assis – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) – Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil
  • Jader de Medeiros Britto – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
  • Janete Lins de Azevedo – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Recife, Pernambuco, Brasil
  • Leda Scheibe – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
  • Luiz Carlos de Freitas – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, São Paulo, Brasil
  • Maria Clara Di Pierro – Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Marta Kohl de Oliveira – Universidade de São Paulo (USP) – São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Miguel Arroyo – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
  • Nilda Alves – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) – Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
  • Petronilha Beatriz Gonçalves Silva – Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – São Carlos, São Paulo, Brasil
  • Rosa Helena Dias da Silva – Universidade Federal do Amazonas (Ufam) – Manaus, Amazonas, Brasil
  • Rosângela Tenório Carvalho – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Recife, Pernambuco, Brasil

Internacional:

  • Almerindo Janela Afonso – Universidade do Minho – Minho, Braga, Portugal
  • Carlos Alberto Torres – University of California – Los Angeles (UCLA), EUA
  • Carlos Pérez Rasetti – Universidad Nacional de la Patagonia Austral, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina
  • Domingos Fernandes – Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal
  • Guiselle M. Garbanzo Vargas – Universidad de Costa Rica, San José, Costa Rica
  • Izabel Galvão – Universidade de Paris 13, Paris, França
  • Margarita Poggi – Instituto Internacional de Planeamiento de la Educación – IIPE/Unesco, Buenos Aires, Argentina

Editoria Executiva

Revisão

Português

  • Andréa Silveira de Alcântara
  • Jair Santana Moraes
  • Josiane Cristina da Costa Silva
  • Lílian Charlene Saraiva Antunes

Revisão e Tradução

Espanhol

  • Jessyka Vásquez

Inglês

  • Gabriel Correa

Normalização Bibliográfica e Indexação

  • Aline Ferreira de Souza
  • Aline do Nascimento Pereira
  • Clarice Rodrigues da Costa
  • Nathany Brito Rodrigues

Gerente de Sistema

  • Daniel Fonseca e Caixeta

Projeto Gráfico

  • Marcos Hartwich

Diagramação e Arte-final

  • Érika Janaína de Oliveira Saraiva
  • José Miguel dos Santos
  • Raphael Caron Freitas

Capa

  • Marcos Hartwich

Apoio Administrativo

  • Brenda Josyane dos S. de Souza

Estagiárias

  • Isabela Carolina Caixeta Rabelo
  • Isadora Mendes de Godoy

Editoria

Inep/MEC – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Setor de Indústrias Gráficas – Quadra 04, Lote 327, Térreo, Ala B
CEP 70610-440 – Brasília-DF – Brasil
Fones: (61) 2022-3078, 2022-3077
editoria.rbep@inep.gov.br - http://www.rbep.inep.gov.br

Distribuição

Inep/MEC – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Setor de Indústrias Gráficas – Quadra 04, Lote 327, Térreo, Ala B
Fones: (61) 2022-3070
dired.publicacoes@inep.gov.br

 

 


Instruções aos autores

 

Foco e Escopo

 

A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) publica textos inéditos na área de Educação e, em atenção aos preceitos da Ciência Aberta, a partir de janeiro de 2023 são aceitos textos previamente depositados como preprints.

É um periódico de acesso aberto sob licença Creative Commons, portanto, permite compartilhar, distribuir, copiar, exibir e adaptar seu conteúdo, desde que se atribuam os créditos devidos. Não há cobrança de taxa para download de textos individuais ou de edições completas, bem como para submissão, processamento ou publicação de textos.

A exatidão das informações, e os conceitos e as opiniões emitidas nos textos submetidos são de exclusiva responsabilidade dos(as) autores(as), não refletindo, necessariamente, a opinião da equipe editorial da Revista.

A RBEP prima pelas boas práticas científicas com base nas diretrizes do Committee on Publication Ethics (Cope), e empenha-se em coibir más condutas, como plágio ou possíveis violações éticas.

1 Submissão

1.1 A Revista aceita submissão de textos inéditos e, em atenção aos preceitos da Ciência Aberta, a partir de janeiro de 2023 são aceitos textos previamente depositados como preprints no servidor da SciELO (preprints.scielo.org).

1.2 No caso de preprint, essa informação deve ser registrada no campo "Comentários ao Editor".

1.3 Os  textos são encaminhados exclusivamente por meio do Open Jornal Systems (OJS), cujo acesso é realizado mediante cadastro prévio.

1.4 Os dados de identificação de autores devem ser digitados diretamente nos campos apropriados do OJS (metadados), durante a etapa de submissão, incluindo: nome completo, afiliação institucional, ORCID, e-mail, última titulação e instituição em que o título foi obtido.

2 Tipos de textos aceitos na RBEP

2.1 Estudos – artigos resultantes de pesquisas empíricas e teóricas com objetivos claros, fundamentação teórica e adequação metodológica que respaldem a discussão apresentada na área de Educação, considerando que:

a) pesquisas empíricas devem explicitar procedimentos de pesquisa, critérios para constituição da amostra ou seleção dos sujeitos, métodos de coleta, construção e análise dos dados e aprovação do conselho de ética, quando for o caso;

b) pesquisas teóricas devem evidenciar elaboração original sobre tema e questão de relevância para a área de educação.

2.2 Relatos de Experiência – artigos que relatem projetos inovadores de intervenção pedagógica na área de Educação, com análise crítica e reflexiva de processos e resultados, contextualizados e metodologicamente fundamentados.

2.3 Resenhas – análises críticas de livros ou filmes lançados nos últimos três anos relacionados à Educação. Devem apresentar título, referência da obra, dados dos autores/diretores da obra resenhada, resumo e posicionamento analítico do resenhista sobre as contribuições da obra para a área. Além disso, as resenhas devem conter citações diretas ou indiretas de textos que contribuam para sua reflexão crítica.

3 Normas gerais para a apresentação dos originais

3.1 Idiomas: os textos podem  ser redigidos em português, espanhol ou inglês.

3.1.1  Os textos em espanhol ou inglês devem ser submetidos após devidamente revisados.

3.2 Autoria:

3.2.1 O número de autores por artigo científico e relato de experiência não poderá exceder o total de quatro pessoas.

3.2.2 O número de autores por resenha não poderá exceder o total de duas pessoas.

3.2.3 Na RBEP, consideram-se autores aqueles que tenham contribuído de forma substancial em todas as seguintes etapas do trabalho:

a) concepção e delineamento do estudo, aquisição de dados ou análise e interpretação de dados;

b) redação do artigo ou revisão crítica do conteúdo; e

c) aprovação final da versão submetida.

3.2.4 Para os demais colaboradores (estagiários, auxiliares de pesquisa etc.), deve-se anexar como documento suplementar, no ato de submissão, uma declaração em que sejam especificadas as contribuições individuais. Essa informação será publicada, ao final do artigo, em um subtítulo separado denominado “Colaborações”.

3.2.5 A identificação de autoria do texto deve ser removida, assim como devem ser retirados do texto todos os nomes de autores, grupos de pesquisa e instituições. Recomenda-se o uso de "XXX" em substituição a quaisquer referências, incluindo as bibliográficas, e aos números de protocolos e pareceres éticos que possam identificar a autoria. O caso de preprints, quando todas essas informações devem estar explícitas no original, constitui exceção a essa regra.

3.2.6 É preciso remover a autoria de todos os arquivos submetidos. A exemplo das opções "Propriedades" e "Informações", no Microsoft Word, garantindo, dessa forma, o critério de anonimato dos textos submetidos. Essa exigência não se aplica a preprints.

3.2.7 Todos os autores devem ser cadastrados no ato da submissão no sistema da Revista. Em nenhuma hipótese serão acrescentados ou retirados nomes após o início da avaliação.

3.2.8 Os autores que tiverem texto aprovado deverão respeitar o prazo de 24 meses a contar da aprovação para realizar uma nova submissão. Do contrário, a submissão será arquivada.

3.2.9 A aceitação do texto pela Revista implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

3.2.10 A RBEP reserva-se o direito de efetuar alterações nos originais, respeitados o estilo e as opiniões dos autores, com vistas a manter a qualidade do periódico.

3.3 Mídia: os textos podem ser submetidos no formato Microsoft Word (.docx), Open Office (.odt) ou RTF, configurados com entrelinhas 1,5, e conter entre 28.000 e 55.000 caracteres, incluindo os espaços (a extensão do artigo inclui título, resumo, palavras-chave nos três  idiomas e referências).

3.3.1 Os arquivos não devem exceder o tamanho de 2MB.

3.3.2 O texto deve ser formatado conforme template disponível na página da Revista.

3.3.3 O nome do arquivo enviado não pode ultrapassar a extensão de 85 caracteres.

3.4 Fonte: Times New Roman, em corpo 12 para o texto: corpo 10 para as citações destacadas e corpo 8 para as notas de rodapé.

3.5 Ilustrações: as imagens devem ser legíveis, podem ser coloridas, possuir resolução a partir de 300 dpi e estar acompanhadas das fontes e de título que permita compreender o significado dos dados reunidos. Os quadros, as tabelas e os gráficos (de preferência em Excel) também podem ser coloridos, mas devem obedecer às normas de apresentação tabular do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

3.6 Título: o título do artigo deve ser breve (máximo de 200 caracteres com espaço), específico e descritivo, contendo palavras representativas do seu conteúdo, e vir, também, traduzido para o inglês e o espanhol.

3.7 Resumos: os artigos devem ter, obrigatoriamente, resumos informativos em português, inglês e espanhol, com até 1.500 caracteres com espaço.

3.7.1  Os resumos devem conter informações qualitativas e quantitativas e dados   essenciais, como:

a) Descrição – indica o tipo de artigo a ser analisado (artigo original, ensaio, estudo de caso etc.) e a natureza do problema tratado.

b) Objetivo –  ressalta o que se pretende e o que se buscou demonstrar com o trabalho.

c) Justificativa – relata as razões pelas quais o trabalho foi realizado.

d) Metodologia – descreve a abordagem, o referencial teórico e metodológico empregado, bem como as principais técnicas utilizadas. Indica as fontes dos dados e o modo como estes foram usados, quais os conceitos desenvolvidos e como foram analisadas as variáveis.

e) Resultados – descrevem sucintamente as descobertas significativas e importantes da pesquisa.

3.8 Palavras-chave: os artigos devem apresentar entre três e cinco palavras-chave referentes ao seu conteúdo, escolhidas, quando possível,  em vocabulário controlado – Thesaurus Brasileiro de Educação – e vir traduzidas para o inglês e o espanhol.

3.9 Citações: as citações devem seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT NBR 10.520/2002).

3.9.1 As citações diretas com até três linhas devem vir entre aspas, dentro do parágrafo, acompanhadas por uma chamada entre parênteses para o autor, o ano e o número da página da publicação.

3.9.2 As citações diretas com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo, sem aspas, em corpo 10, redondo.

3.9.3 A referência bibliográfica completa da citação virá em lista única ao final do artigo.

3.9.4 A exatidão e a adequação das citações e das referências a trabalhos consultados e mencionados no texto são de responsabilidade do autor do artigo submetido.

3.9.5 A omissão de referência de citações diretas ou indiretas pode caracterizar plágio (ver item 5.2).

3.10 Notas: as notas de rodapé devem ser evitadas. Se necessárias, devem ter a finalidade de oferecer observações complementares; realizar remissões internas e externas; introduzir uma citação de reforço; ou fornecer a tradução de um texto. As indicações das fontes bibliográficas devem ser feitas no texto.

3.11 Referências bibliográficas: as referências bibliográficas devem constituir uma lista única no final do artigo, em ordem alfabética por sobrenome de autor; devem ser completas e elaboradas de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT NBR 6023/2002).

3.11.1 Quando se tratar de obra consultada on-line, é necessário indicar o endereço eletrônico e a data em que foi acessado; se a obra estiver em suporte eletrônico (DVD, CD-ROM), essa informação também deve constar após a sua identificação.

3.11.2 Quando se tratar de obra consultada em preprint, essa informação deve estar explícita na lista de referências.

3.11.2.1 A quantidade de referências em formato preprint deverá corresponder a, no máximo, 10% do total das obras referenciadas.

3.11.3 Todos os endereços de páginas na internet (URLs) incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) devem estar ativos.

3.12 Siglas: as siglas devem vir precedidas do nome por extenso em sua primeira ocorrência.

3.13 Destaques: o uso de negrito deve ficar restrito aos títulos e intertítulos; o de itálico, apenas para destacar conceitos ou grifar palavras em língua estrangeira.

3.14 As resenhas devem seguir as mesmas exigências indicadas para os demais gêneros textuais, no entanto, devem possuir extensão entre 10.000 e 15.000 caracteres, considerando os espaços.

3.15 A não observância das normas gerais de apresentação dos textos ensejará o arquivamento da submissão, assim como a inadequação da submissão ao foco e ao escopo da Revista.

3.16. Agradecimentos

3.16.1 Organizações privadas ou governamentais que forneceram apoio ou financiamento para a pesquisa devem ser mencionadas de forma objetiva.

3.16.2 Os autores são responsáveis pelas menções a pessoas e instituições.

3.16.3 Essas informações devem ser registradas em documento suplementar no ato da submissão e, caso o texto seja aprovado, serão publicadas em seção própria no texto.

4  Processo de avaliação

4.1 Pré-avaliação

4.1.1 Todos os textos são pré-avaliados pela Editoria Executiva, em conformidade com o item 3.15.

4.2 Avaliação por pares (1ª rodada)

4.2.1 Os textos inéditos são avaliados por dois consultores ad hoc anonimizados e de reconhecida competência nos temas abordados, diversificados regional e institucionalmente. Os textos são encaminhados sem identificação de autoria.

4.2.1.1 Uma vez que tenha sido acolhido no processo de avaliação da Revista, o texto não poderá ser submetido concomitantemente a servidor de preprint.

4.2.2 Os textos preprint são avaliados por dois consultores ad hoc anonimizados e de reconhecida competência nos temas abordados, diversificados regional e institucionalmente. Esses textos são encaminhados com autoria identificada (avaliação simples cega).

4.2.3  Na primeira rodada de avaliação de mérito dos textos, serão considerados os seguintes critérios:

a)  relevância do tema para a área de estudo;

b)  clareza na exposição do objeto de estudo, dos objetivos e da justificativa;

c)  pertinência e atualidade da bibliografia;

d)  consistência teórico-metodológica;

e)  rigor na utilização dos conceitos; e

f)  adequação argumentativa da análise dos resultados.

4.2.4 Os pareceres envolvem três tipos de julgamento:

a) Aprovado – o artigo está aceito para publicação.

b) Correções obrigatórias – são solicitados ajustes ou reformulações no artigo, com o envio de nova versão para avaliação final.

c) Não aprovado – o artigo é rejeitado.

4.2.5 No caso de o texto receber duas avaliações indicando a não publicação, a submissão será arquivada nessa etapa do processo, com comunicação aos autores.

4.3 Decisão da Editoria Científica (2ª rodada)

4.3.1 A Editoria Científica é composta por conceituados especialistas, proeminentes de diferentes linhas de pesquisa da área de Educação e de diferentes instituições do País, diversificados regionalmente.

4.3.2 Os textos que passam pela primeira rodada de avaliação seguem sem identificação de autoria, no caso de textos inéditos, ou com autoria identificada, no caso de preprints, para avaliação da Editoria Científica, que emitirá parecer consolidado manifestando-se pela pertinência ou não da publicação dos trabalhos submetidos, de acordo com as Diretrizes para autores. Nessa rodada, o parecer também pode solicitar correções obrigatórias no original, as quais serão averiguadas em uma nova rodada de avaliação.

4.3.3 O atendimento às condições especificadas nas “Normas gerais para a apresentação de originais” (item 3) também será objeto de avaliação da Editoria Científica.

4.3.4 Nessa rodada, os autores receberão comunicado, por meio de sistema eletrônico, informando a decisão editorial (aprovado, não aprovado ou correções obrigatórias).

4.4 Os avaliadores e editores devem manter sigilo sobre os artigos avaliados e não podem utilizar informações, dados, argumentos ou análises sem autorização prévia dos autores.

4.5 Caso os avaliadores suspeitem de má conduta científica, devem comunicá-la à Editoria Executiva da Revista.

4.6 O Conselho Editorial do Inep, composto por pesquisadores do Brasil e do exterior, cuja produção científica é referência para a área de Educação, pode ser demandado a emitir pareceres sempre que os editores julgarem necessário.

5 Diretrizes Éticas

5.1 Originalidade: a submissão de um original implica que o trabalho:

a) não foi publicado anteriormente (exceto sob a forma de resumo, preprint ou como parte de uma palestra ou tese/dissertação acadêmica, devidamente referenciados no artigo);

b) não esteja sendo avaliado para publicação em outra revista;

c) se aceito, não tenha sido publicado em outro periódico, em qualquer outro idioma, inclusive eletronicamente, sem o consentimento por escrito do detentor dos direitos autorais.

5.2 Não se admite o uso não referenciado de ideias, conceitos, análises, imagens e textos (ou fragmentos de textos) de outros.

5.3 Detecção de plágio: para verificar a originalidade, o trabalho será submetido ao software de detecção de plágio Similarity Check.

5.4 Publicação redundante (autoplágio): não se deve republicar o mesmo trabalho sob novo título ou se apropriar de parte significativa de texto já publicado pelo mesmo autor.

5.5 Trechos de textos já publicados do mesmo autor em outras revistas com ISSN ou livros com ISBN devem ser devidamente referenciados e não podem exceder o limite de 30% do total do artigo original submetido à RBEP.

5.6 Uma vez identificado plágio, ou autoplágio superior a 30%, a submissão será arquivada e o autor ficará impedido de submeter novo artigo à Revista por um período de 24 meses.

5.7 Devem ser observadas as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais, quando os procedimentos metodológicos envolverem a utilização de dados diretamente obtidos com participantes ou informações identificáveis, na forma definida pela Resolução CNS nº 510, de 7 abril de 2016.

5.8 Análise de má conduta científica: todas as suspeitas de má conduta científica serão analisadas primeiramente pela Editoria Executiva, que encaminhará relatório técnico para deliberação da Editoria Científica e/ou do Conselho Editorial.

5.9 Política de retratação: caso se conclua que houve, intencionalmente ou por desconhecimento, má conduta por parte dos autores, a RBEP poderá adotar as seguintes medidas:

a) advertir o autor;

b) arquivar o artigo ainda no processo de avaliação ou edição;

c) retirar o artigo da Revista on-line, no caso de já publicado;

d) dar publicidade na Revista ao fato ocorrido, caso o artigo já tenha sido publicado.

6. Casos omissos serão analisados pela Editoria Executiva

 

 

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 04 - lote 327, Térreo, Ala B, CEP 70.610-440 – Brasília-DF – Brasil, Telefones: (61) 2022-3077, 2022-3078 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: editoria.rbep@inep.gov.br