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Open-access Revista de Investigações Constitucionais

Publicação de: Universidade Federal do Paraná
Área: Ciências Sociais Aplicadas
Versão on-line ISSN: 2359-5639
Creative Common - by 4.0

SOBRE O PERIÓDICO

1. FICHA BIBLIOGRÁFICA

 
  • Título do periódico: Revista de Investigações Constitucionais
  • Título abreviado: Rev. Investig. Const.
  • Sigla: RINC
  • ISSN: 2359-5639
  • Publicação de: NINC – Núcleo de Investigações Constitucionais da Universidade Federal do Paraná (www.ninc.com.br)
  • Local da publicação: Curitiba, Paraná, Brasil
  • Periodicidade: Quadrimestral
  • Modalidade de publicação: Publicação Contínua
  • Formato: Eletrônico (online)
  • Acesso: Aberto
  • Idiomas de publicação: Inglês, Espanhol, Português e Francês
  • Ano de criação do periódico: 2014
 

 

2. FOCO E ESCOPO

 

Revista de Investigações Constitucionais (ISSN 2359-5639) é um periódico científico eletrônico, de acesso aberto, quadrimestral (com publicação contínua), promovido pelo NINC – Núcleo de Investigações Constitucionais da Universidade Federal do Paraná (www.ninc.com.br). Tem como objetivo principal a publicação de artigos jurídicos de excelência de pesquisadores nacionais e estrangeiros na seara constitucional, e ser lida por doutrinadores, pesquisadores e estudantes de Direito de diferentes países interessados em Direito Constitucional, por meio da publicação de artigos em inglês, espanhol, português e francês. Seu Conselho Editorial é composto por renomados juristas vinculados a instituições de ensino superior do Brasil, Alemanha, Áustria, Argentina, Austrália, Chile, China, Colômbia, Estados Unidos, Espanha, França, Itália, Irlanda, Portugal, Singapura e Venezuela.

A linha editorial da revista segue as principais áreas de pesquisa desenvolvidas pelo núcleo, tendo como eixo central o estudo crítico do Direito Constitucional, priorizando temas diretamente relacionados à dogmática constitucional, como direitos fundamentais, cortes constitucionais, controle de constitucionalidade, relação entre os Poderes, federalismo, processo legislativo e reforma constitucional, sistemas eleitorais, Direito Constitucional comparado, entre outros. 

A cobertura temática da revista, de acordo com a classificação do CNPq, abrange a seguinte área:

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas (6.00.00.00-7)
Área: Direito (6.01.00.00-1)
Subárea: Direito Público (6.01.02.00-4)
Especialidade: Direito Constitucional (6.01.02.05-5).

 

 

3. BREVE HISTÓRICO

 

A Revista de Investigações Constitucionais foi criada no ano de 2014, por iniciativa de seu Editor-Chefe, o Prof. Dr. Daniel Wunder Hachem, Diretor Acadêmico do NINC – Núcleo de Investigações Constitucionais da Universidade Federal do Paraná. A fundação da revista se pautou em dois objetivos principais: (i) criar um periódico científico de acesso aberto, na área do Direito Constitucional, que atendesse aos critérios de elevada qualidade editorial estabelecidos pelo COPE – Committee on Publication Ethics e pelos indexadores e bases de dados mais relevantes no cenário internacional; (ii) abrir espaço para a difusão de investigações constitucionais de diferentes países, tanto da América Latina quanto de outras partes do mundo, contribuindo com o estudo do Direito Constitucional Comparado.

A estruturação da Equipe Editorial, das Políticas Editoriais e das Diretrizes para Autores(as) foi realizada após estudo minucioso dos parâmetros internacionais de qualidade de revistas científicas. Como resultado, a revista foi indexada nas 4 bases de dados mais exigentes e importantes no cenário internacional: Web of Science (2017), Scopus (2017), SciELO (2018) e Redalyc (2018). No âmbito nacional, foi classificada como Qualis A1 pela CAPES em todas as classificações desde a sua criação (Quadriênios 2013-2016 e 2017-2020).

Em termos de financiamento, a revista foi contemplada com recursos da CAPES e do CNPq nos seguintes editais de fomento:
- Chamada CNPq/CAPES nº 18/2018 - Programa Editorial
- Chamada CNPq nº 15/2021 - Programa Editorial
- Chamada CNPq nº 12/2022 - Programa Editorial

 

 

4. PERIODICIDADE

 

A Revista adota a modalidade de publicação contínua de artigos (rolling publication), com periodicidade quadrimestral. São lançados três números por ano, um a cada quadrimestre:

  • Número 1 (janeiro/abril)
  • Número 2 (maio/agosto)
  • Número 3 (setembro/dezembro)

Os artigos são inseridos de forma contínua nos números publicados, conforme aprovação e diagramação, sem necessidade de fechamento de um número completo para publicação. Cada artigo é publicado dentro de um número com um sumário próprio e identificado dentro daquele número a partir do e-location (código composto pela letra e e três algarismos - exemplo: e231).

 

 

5. PROCESSO DE AVALIAÇÃO POR PARES

 

5.1. A seleção de artigos ocorre por meio da avaliação por pares, seguindo duas etapas: (i) avaliação interna pelo Conselho Editorial (desk review); e (ii) avaliação externa por pares (peer review), a qual poderá assumir diferentes modalidades em conformidade com as práticas de Ciência Aberta, conforme descrito a seguir.

5.2. Na etapa de desk review, verifica-se se o artigo cumpre rigorosamente todas as exigências previstas nas Diretrizes para Autores(as), tais como requisitos de autoria, respeito ao número de páginas, cumprimento das normas metodológicas da revista sobre citações e referências bibliográficas, enquadramento do tema na linha editorial, originalidade e inovação da abordagem, qualidade da redação, entre outros. Em caso de descumprimento de alguma das diretrizes, seja por questões de forma, seja por questões de conteúdo, o artigo é rejeitado liminarmente.

5.3. Uma vez aprovado na etapa de desk review, o artigo submete-se ao procedimento de avaliação por pares (peer review), adotando-se como padrão inicial a modalidade double blind: duplo anonimato, do/a autor/a e dos/as avaliadores/as. O artigo é remetido sem identificação de autoria a pelo menos dois avaliadores(as) portadores de título de Doutor integrantes do Corpo de Pareceristas da revista ou designados ad hoc, afiliados a instituições de ensino superior nacionais (exógenas ao Estado do Paraná) e estrangeiras.

5.4. Os(as) autores(as) que optarem em depositar seus artigos em servidores de preprint têm ciência de que o depósito torna o trabalho público e permite eventual identificação de autoria, de modo que os(as) avaliadores(as) poderão, ocasionalmente, vir a conhecer a autoria do trabalho avaliado. Nesse caso, o processo de double blind peer review (avaliação por pares com duplo anonimato, do/a autor/a e dos/as avaliadores/as) torna-se single blind peer review (avaliação por pares com anonimato simples), na qual apenas o anonimato de uma das partes do processo - os/as avaliadores/as - é assegurado.

5.5. Em conformidade com as práticas de Ciência Aberta, o(a) autor(a) tem a opção de autorizar que os(as) editores(as) promovam a sua interação direta com os(as) avaliadores(as) do artigo, abdicando do caráter anônimo da avaliação, caso também haja concordância por parte dos(as) avaliadores(as). Adota-se, neste caso, a modalidade open peer review: avaliação por pares aberta. Tal opção deve ser manifestada pelo(a) autor(a) no momento da submissão do artigo, no Formulário 1 - Dados dos autores e conformidade com a Ciência Aberta, disponível para download em: https://revistas.ufpr.br/rinc/libraryFiles/downloadPublic/7. Se adotada esta modalidade, os(as) autores(as) concordam que a revista conceda aos(às) avaliadores(as) a possibilidade de publicar os pareceres no mesmo número no qual será publicado o artigo.

5.6. Para ser aprovado, o artigo precisa obter dois pareceres favoráveis à publicação, seja da forma como se encontra, seja mediante a realização de correções sugeridas pelos avaliadores(as). Havendo ao menos um parecer pela reprovação, o artigo poderá ser rejeitado, se o Conselho Editorial considerar as razões suficientes para tanto. Em caso de controvérsia entre os dois avaliadores(as), o artigo é submetido a um(a) terceiro(a) avaliador(a).

5.5. Os critérios utilizados no formulário de avaliação são os seguintes:
a) O parecerista se encontra em condições de avaliar o artigo, por não haver conflito de interesses?
b) O artigo versa sobre temática inserida no foco e escopo da revista (https://revistas.ufpr.br/rinc/about)?
c) A delimitação do tema e a abordagem da pesquisa é original, inovadora e relevante, distinta de outras publicações sobre o tema, a ponto de justificar uma nova publicação sobre o assunto?
d) O texto está bem redigido, de forma clara e coesa, isento de erros de digitação e ortografia?
e) O título reflete de forma clara e suficiente o conteúdo do artigo?
f) O artigo cumpre as normas de formatação e metodologia científica descritas nas Diretrizes para Autores(as) (ABNT)?
g) O resumo indica o problema de pesquisa, os objetivos do artigo, a metodologia utilizada e as principais conclusões da pesquisa?
h) O artigo apresenta um levantamento bibliográfico extenso e aprofundado, que inclua um número expressivo de referências bibliográficas específicas e atualizadas já existentes sobre o tema?
i) Os temas tratados no artigo são explorados com profundidade teórica, examinando a questão em debate sob diferentes perspectivas e considerando argumentos contrários ao defendido no artigo?
j) O artigo traz argumentos e contribuições efetivas elaboradas pelo próprio autor do artigo, sem se apoiar em excesso de citações diretas longas de outros autores?
k) Os conceitos empregados ao longo do texto estão, em geral, corretos?
l) O conteúdo está de acordo com os critérios de não veiculação de preconceitos e/ou difamação e calúnias que firam a integridade dos leitores e/ou indivíduos citados?

5.6. Os possíveis resultados do processo de avaliação são os seguintes:
a) Artigo sem restrições de conteúdo científico; pode ser aceito para publicação.
b) Artigo com pequenas restrições; pode ser aceito desde que sejam realizadas as correções indicadas no parecer.
c) Artigo com grandes restrições de conteúdo; não deve ser aceito para publicação.
5.7. O processo de avaliação costuma levar até 2 meses, nos casos de reprovação por desk review, e de 3 a 6 meses, nos casos de submissão do artigo à avaliação por pares.

 

 

6. PRESERVAÇÃO DIGITAL E ARQUIVAMENTO

 

A revista segue os padrões definidos no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO. Utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.


LOCKSS system has permission to collect, preserve, and serve this Archival Unit.

A preservação digital é realizada pela Cariniana – Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (IBICT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia) por meio do sistema LOCKSS. As informações sobre a preservação estão disponíveis na aba Archival Status, na página da revista no portal The Keepers Registry.

 

 

7. CUSTOS DE PROCESSAMENTO E PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS (APCs)

 

A submissão, o processamento e a publicação de artigos são gratuitos, não havendo nenhuma cobrança de taxas (APCs) dos(as) autores(as).

 

 

8. FINANCIAMENTO

 

A revista agradece à CAPES e ao CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico pelo financiamento recebido. Foi contemplada com recursos financeiros nos seguintes editais de fomento:

  • Chamada CNPq nº 12/2022 - Programa Editorial
  • Chamada CNPq nº 15/2021 - Programa Editorial
  • Chamada CNPq/CAPES nº 18/2018 - Programa Editorial
 

 

9. INDEXAÇÃO

 

Revista de Investigações Constitucionais se encontra indexada nas seguintes bases de dados e fontes de informação:

 

 

10. MÍDIAS SOCIAIS

 

A revista está presente nas seguintes mídias sociais:

 

 

POLÍTICA EDITORIAL

 

1. POLÍTICA DE CIÊNCIA ABERTA

 

Esta revista adere aos Princípios do Programa SciELO como instância de Ciência Aberta e bem público global, concordando com a Declaração em Apoio à Ciência Aberta com IDEIA Impacto, Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade e com a Recomendação da UNESCO sobre Ciência Aberta.

As práticas de Ciência Aberta adotadas pela revista são:

1.1. Declaração de acesso aberto: acesso livre e imediato ao conteúdo
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Ela adere à definição do DOAJ de acesso aberto (open access): Acesso Aberto é a condição "em que o detentor dos direitos autorais de um trabalho acadêmico concede direitos de uso a outros usando uma licença aberta (Creative Commons ou equivalente), permitindo acesso gratuito imediato ao trabalho e permitindo que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou crie links para os textos completos dos artigos, transmita-os como dados para software ou use-os para qualquer outra finalidade legal" (https://doaj.org/apply/guide/).

A revista adota a licença Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC-BY), tanto em relação ao conteúdo do seu site, quanto em relação aos artigos publicados no periódico, com retenção dos direitos autorais pelos(as) autores(as).

1.2. Preprints, Pós-prints e Autoarquivamento
Para fins de ampliação da difusão do conhecimento e agilidade no processo de divulgação de resultados das pesquisas, a Revista autoriza e incentiva o depósito dos artigos submetidos nos seguintes servidores de preprints:

Preprints são artigos ainda não avaliados por pares dentro do processo editorial de um periódico científico, ou já avaliados mas ainda não publicados. Eles podem ser depositados em servidores certificados sem que isso comprometa a originalidade da pesquisa. Em tais casos, os(as) autores(as) devem estar cientes de que:

a) É imprescindível informar, no momento da submissão, no Formulário 1 - Dados dos autores e conformidade com a Ciência Aberta, que o artigo se encontra depositado em um dos servidores acima e indicar o link com o DOI do preprint.
b) O depósito do artigo como preprint em um dos servidores acima torna o trabalho público e permite eventual identificação de autoria. Por esse motivo, ao realizar o depósito do artigo como preprint o(a) autor(a) tem ciência de que os(as) avaliadores(as) poderão, ocasionalmente, vir a conhecer a autoria do trabalho avaliado, tornando o processo de double blind peer review (avaliação por pares com duplo anonimato, do/a autor/a e dos/as avaliadores/as) em single blind peer review (avaliação por pares com anonimato simples), na qual apenas o anonimato de uma das partes do processo - os/as avaliadores/as - é assegurado.
c) Se o artigo for depositado em um repositório como preprint e for rejeitado por esta revista no processo de avaliação, posteriormente só poderá ser submetido a outras revistas que também admitam artigos já depositados como preprint.
A Revista autoriza, além do depósito dos artigos submetidos como preprint, o autoarquivamento da versão final publicada do artigo (pós-print) em qualquer servidor ou repositório de acesso aberto, tais como Academia.edu e ResearchGate, bem como em redes sociais e sites institucionais ou pessoais. 

1.3. Dados abertos
Como forma de promover a acessibilidade aos dados, a transparência e a reprodutibilidade das pesquisas, a revista adota parâmetros para o compartilhamento dos dados de pesquisa, em conformidade com o Guia para promoção da abertura, transparência e reprodutibilidade das pesquisas publicadas pelos periódicos SciELO.

Os artigos que, além de revisão bibliográfica, se basearem em dados empíricos coletados pelos(as) autores(as) (exemplos: conjunto de decisões de um determinado tribunal; entrevistas realizadas com participantes) deverão obrigatoriamente depositar os arquivos com os dados de pesquisa no SciELO Data (repositório oficial de dados), dentro do dataverse da Revista de Investigações Constitucionais (https://data.scielo.org/dataverse/brrinc), observando o seguinte:

a) O depósito dos dados de pesquisa no repositório deverá observar rigorosamente as diretrizes do Guia de preparação de dados de pesquisa do SciELO Data.
b) Após o depósito dos dados de pesquisa no dataverse da revista no SciELO Data, o artigo deverá obrigatoriamente incluir na lista de referências ao final, além da bibliografia citada, a referência completa aos dados de pesquisa utilizados, contendo os seguintes elementos: SOBRENOME, Nome. Título do conjunto de dados[dataset]. Dia, mês e ano. SciELO Data. DOI: link do DOI.
Exemplo: BENVINDO, Juliano Zaiden et al. Dados de pesquisa - O estudo do direito constitucional comparado no Brasil: mapeamento das iniciativas e perspectivas de desenvolvimento da área [dataset]. 21 fev. 2024. SciELO Data. DOI: https://doi.org/10.48331/scielodata.ITBXPQ).
c) Se o artigo utilizar mais de um conjunto ou subconjunto de dados, cada um deles (dataset) deve ser citado na lista de referências de forma independente.
d) Ao final do artigo, deverá ser incluída uma seção chamada “Disponibilidade de dados”, informando o link de acesso ao conjunto de dados disponível no repositório SciELO Data. No caso de haver restrições ao compartilhamento dos dados por motivos éticos ou legais, elas devem ser informadas no momento da submissão do artigo.

1.4. Possibilidade de abertura do processo de avaliação por pares (open peer review) e publicação dos pareceres
O(a) autor(a) tem a opção de autorizar que os(as) editores(as) promovam a sua interação direta com os(as) avaliadores(as) do artigo, abdicando do caráter anônimo da avaliação, caso também haja concordância por parte dos(as) avaliadores(as). Adota-se, neste caso, a modalidade open peer review: avaliação por pares aberta. Tal opção deve ser manifestada pelo(a) autor(a) no momento da submissão do artigo, no Formulário 1 - Dados dos autores e conformidade com a Ciência Aberta, disponível para download em: https://revistas.ufpr.br/rinc/libraryFiles/downloadPublic/7.

Se adotada esta modalidade, os(as) autores(as) concordam que a revista conceda aos(às) avaliadores(as) a possibilidade de publicar os pareceres no mesmo número no qual será publicado o artigo.

1.5. Publicação dos nomes dos(as) editores(as) responsáveis
A partir de 2024, ao final do artigo são indicados os nomes dos(as) editores(as) responsáveis pela condução do processo de avaliação do artigo.

 

 

2. POLÍTICA DE ÉTICA E BOAS PRÁTICAS NA PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA

 

A revista, com o objetivo de assegurar um processo de editoração, avaliação e publicação de artigos com ética e integridade científica, utiliza como parâmetros para a orientação de seus editores, membros do Conselho Editorial, avaliadores(as) e autores(as) os seguintes documentos:

A seguir, apresenta-se uma síntese dos principais deveres endereçados a editores(as), autores(as) e avaliadores(as), os quais não excluem outros presentes nos documentos acima indicados, que devem ser considerados como parte integrante da Política de Ética e Boas Práticas da revista:

2.1. Principais deveres dos(as) editores(as)

  • Responsabilidades do(a) editor(a)-chefe: Cabem ao(à) editor(a)-chefe as tarefas de implementar a política editorial, supervisionar o processo de editoração e gerenciar as interações da revista com autores(as), avaliadores(as), leitores(as), indexadores(as), agências de fomento à pesquisa, a comunidade científica e o público em geral. Compete-lhe, ademais, assegurar a transparência e a garantia da qualidade do processo editorial.
  • Imparcialidade e respeito: A condução da avaliação dos artigos submetidos à revista deve ser realizada pelos(as) editores(as) com total imparcialidade, sem preconceitos de raça, gênero, orientação sexual, religião, origem étnica, nacionalidade ou outras características pessoais dos(as) autores(as).
  • Confidencialidade: Informações sobre artigos submetidos à revista devem ser mantidas em sigilo pelos(as) editores(as) e os demais membros da equipe editorial, guardando confidencialidade sobre elas e compartilhando-as somente com os(as) avaliadores(as) e membros do Conselho Editorial quando necessário.
  • Divulgação de conteúdos e conflitos de interesse: É vedado aos(às) editores(as) utilizar, em suas próprias pesquisas, materiais inéditos contidos em propostas de artigos submetidas à revista sem o consentimento explícito e por escrito dos(as) autores(as). Além disso, os(as) editores(as) devem abster-se de avaliar artigos nos quais haja conflitos de interesse resultantes de relações competitivas, colaborativas ou outros vínculos com autores(as), empresas ou instituições associadas ao trabalho.
  • Suporte e cooperação em investigações: Em casos de reclamações éticas sobre um artigo submetido à revista ou um artigo já publicado, incumbe aos(as) editores(as) adotar as medidas necessárias e apropriadas para a apuração de eventuais infrações éticas.
  • Decisão sobre publicação: Incumbe ao editor a responsabilidade de decidir quais artigos submetidos à revista serão publicados, seguindo as diretrizes definidas pelo Conselho Editorial. Essas diretrizes devem estar em conformidade com as leis vigentes relacionadas à difamação, violação de direitos autorais e plágio. O editor pode consultar o Conselho Editorial e os(as) avaliadores(as) para auxiliar no processo de tomada de decisão.

2.2. Principais deveres dos(as) autores(as)

  • Análise objetiva, precisa e referenciada: Autores(as) de pesquisas originais devem apresentar uma descrição fiel do trabalho realizado, acompanhada de uma análise objetiva de seu significado. Os dados apresentados devem ser precisos e incluir detalhes suficientes e referências para que outros possam replicar o estudo. Declarações falsas ou propositalmente enganosas constituem conduta antiética e são inadmissíveis.
  • Submissão múltipla a outras revistas: Os(as) autores(as) não devem submeter artigos que descrevam a mesma pesquisa para mais de um periódico simultaneamente. Publicar o mesmo artigo em múltiplos periódicos sem informar e obter o consentimento dos(as) editores(as) é considerado antiético e inaceitável.
  • Originalidade, vedação de plágio e referenciamento a fontes: Os(as) autores(as) devem assegurar que seus artigos são integralmente originais. Caso utilizem o trabalho ou textos de terceiros, isso deve ser devidamente citado, com o uso de aspas e a indicação da fonte. O plágio, caracterizado pela transcrição de ideias e textos de terceiros sem a devida atribuição de autoria, é uma prática antiética e inaceitável. O trabalho de outros(as) autores(as) deve ser sempre reconhecido com as devidas citações. Publicações que influenciaram o estudo devem ser citadas. Informações obtidas de maneira privada, como em conversas, correspondências ou discussões, não devem ser usadas ou divulgadas sem permissão escrita da fonte. Informações adquiridas por meio de serviços confidenciais, como a avaliação de artigos científicos ou análise de pedidos de bolsas ou financiamentos a agências de fomento, também não devem ser utilizadas sem a autorização expressa do(a) autor(a).
  • Autenticidade das fontes e referências: O(a) autor(a) deverá assegurar que todas as referências citadas no artigo realmente existem e foram pessoalmente consultadas no desenvolvimento da pesquisa, sendo terminantemente vedada a utilização de softwares de inteligência artificial generativa para a inclusão de fontes e referências no artigo.
  • Autoria e coautoria: A autoria deve ser limitada àqueles que contribuíram significativamente para a concepção, desenvolvimento, execução ou interpretação do estudo. Todos(as) os que contribuíram substancialmente devem ser mencionados(as) como coautores(as). Pessoas que participaram pontualmente de partes específicas da pesquisa devem ser reconhecidas como colaboradores(as). O(a) autor(a) principal deve garantir que todos(as) os(as) coautores(as) estejam devidamente incluídos(as), que tenham aprovado a versão final do artigo submetido e que concordem com sua submissão. Nos artigos redigidos em coautoria será necessário preencher e submeter junto com o artigo um formulário, disponível nas Diretrizes para Autores(as), que adota a Taxonomia CRediT, a qual especifica 14 possíveis funções exercidas pelos coautores no desenvolvimento da pesquisa. No formulário será necessário especificar qual(is) destas 14 funções foram exercidas por cada um(a) dos(as) coautores(as). É expressamente vedada a submissão de artigos em coautoria sem o consentimento expresso das pessoas indicadas como coautoras, bem como o pedido de inclusão de novos(as) autores(as) após a aprovação do artigo, o qual, se ocorrer, implicará revogação da decisão de publicação do artigo.
  • Autoplágio: Artigos que contenham trechos de trabalhos já publicados pelo(a) autor(a) em outro veículo, mesmo que em outro idioma, precisam indicar com aspas os excertos já publicados e indicar a referência completa e página específica onde se encontram na versão previamente publicada.
  • Divulgação e conflitos de interesse: Os(as) autores(as) devem informar qualquer conflito de interesse financeiro ou de outra natureza que possa influenciar os resultados ou a interpretação de seu artigo. Todas as fontes de apoio financeiro devem ser mencionadas. Artigos que sejam resultantes de pesquisas encomendadas e financiadas por empresas ou clientes do(a) autor(a) devem indicar expressamente a origem da pesquisa e a fonte de financiamento.
  • Correção de erros: Quando um(a) autor(a) identifica um erro relevante ou uma imprecisão em seu artigo publicado, deve informar imediatamente o(a) editor(a) da revista e cooperar para corrigir o problema.
  • Comitê de Ética em pesquisas com seres humanos ou animais: Artigos que envolvam pesquisa com seres humanos ou animais devem obedecer aos padrões éticos exigidos pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa/Conselho Nacional de Saúde/Ministério da Saúde (CONEP/CNS/MS) e ser aprovados por um Comitê de Ética. As pesquisas que envolvem seres humanos devem atender às normas das resoluções pertinentes do Conselho Nacional de Saúde (CNS) ou órgão equivalente no país de origem da pesquisa. Nesses casos, os(as) autores(as) deverão anexar no momento da submissão uma declaração de aprovação do Comitê de Ética da instituição responsável na qual a pesquisa foi conduzida.
  • Parâmetros internacionais para autores(as) : Autores(as) devem seguir e respeitar os parâmetros definidos no documento: Responsible research publication: international standards for authors (WAGER, E.; KLEINERT, S. Responsible research publication: international standards for authors. A position statement developed at the 2nd World Conference on Research Integrity, Singapore, July 22-24, 2010. Chapter 50. In: MAYER T.; STENECK, N. (eds.) Promoting Research Integrity in a Global Environment. Singapore : Imperial College Press/World Scientific Publishing, 2011. p. 309-316.

2.3. Principais deveres dos(as) avaliadores(as)

  • Auxílio às decisões editoriais: A análise dos artigos realizada pelos(as) avaliadores(as) é essencial para auxiliar o(a) editor(a) a tomar decisões sobre a publicação e, através de uma análise pormenorizada do trabalho dos(as) autores(as), pode contribuir para o aprimoramento do artigo.
  • Especificidade da análise: A avaliação deve ser específica, cabendo ao(à) avaliador(a) realizar um exame pormenorizado do artigo e apontar, em itens enumerados, de forma concreta os aspectos que necessitam de correção, revisão ou que caracterizam aspectos problemáticos conducentes à rejeição do artigo.
  • Pontualidade: Se um(a) avaliador(a) não se sentir apto para avaliar um artigo ou souber que não poderá fazê-lo em tempo hábil, deve informar o editor imediatamente.
  • Confidencialidade: Os artigos recebidos para análise devem ser tratados como documentos confidenciais, não sendo compartilhados ou discutidos com terceiros.
  • Critérios de objetividade: As avaliações devem ser feitas de forma imparcial e objetiva. O(a) avaliador(a) deve apresentar suas observações de maneira clara, embasando-as em argumentos sólidos. O(a) avaliador(a) deverá utilizar os critérios indicados no formulário de avaliação.
  • Reconhecimento de fontes: É dever do(a) avaliador(a) identificar referências relevantes que não tenham sido mencionadas pelos(as) autores(as) e informar o(a) editor(a) sobre eventuais semelhanças significativas ou sobreposições entre o artigo e outros trabalhos publicados dos quais tenha conhecimento.
  • Divulgação de conteúdos e conflitos de interesse: Informações privilegiadas ou ideias obtidas durante o processo de avaliação devem ser mantidas em sigilo e não podem ser usadas para benefício pessoal. O(a) avaliador(a) deve abster-se de avaliar artigos com os quais tenha conflitos de interesse devido a relações competitivas, colaborativas ou vínculos com autores(as), empresas ou instituições associadas ao artigo.
  • Parâmetros internacionais para avaliador(as) : Avaliadores(as) devem seguir e respeitar os parâmetros definidos no documento: Ethical Guidelines for Peer Reviewers (Committee on Publication Ethics – COPE Council. COPE Ethical Guidelines for Peer Reviewers. Version 2 September 2017 https://doi.org/10.24318/cope.2019.1.9)
 

 

3. POLÍTICA DE CONFLITO DE INTERESSES

 

A confiabilidade pública no processo de revisão por pares e a credibilidade de artigos publicados dependem em parte de como os conflitos de interesses são administrados durante a redação, revisão por pares e tomada de decisões pelos(as) editores(as). A revista adota os seguintes parâmetros sobre a matéria:

3.1. É obrigatório que o(a) autor(a) do artigo submetido à revista declare a existência ou não de conflitos de interesse.
3.2. Conflitos de interesses podem surgir quando autores(as), avaliadores(as) ou editores(as) possuem interesses que, aparentes ou não, podem influenciar a elaboração ou avaliação de artigos. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
3.3. Quando os(as) autores(as) submetem um artigo, eles(as) são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado seu trabalho.
3.4. Os(as) autores(as) devem reconhecer no artigo todo o apoio financeiro para o trabalho e outras conexões financeiras ou pessoais com relação à pesquisa. As contribuições de pessoas que são mencionadas nos agradecimentos por sua assistência na pesquisa devem ser descritas, e seu consentimento para publicação deve ser documentado.
3.5. Artigos não serão rejeitados simplesmente por haver um conflito de interesses, mas deverá ser feita uma declaração de que há ou não conflito de interesses, de forma transparente e com a indicação de todas as informações pertinentes ao conflito.
3.6. Os(as) avaliador(as) devem, igualmente, revelar aos(às) editores(as) quaisquer conflitos de interesse que poderiam influir em suas opiniões sobre o artigo, e devem declarar-se não-qualificados(as) para revisar originais específicos se acreditarem que esse procedimento é apropriado. Assim como no caso dos(as) autores(as), se houver silêncio por parte dos(as) avaliadores(as) sobre conflitos potenciais, isso significará que os conflitos não existem.
3.7. No caso da identificação de conflito de interesse da parte dos(as) avaliadores(as), o Conselho Editorial encaminhará o artigo a outro(a) avaliador(a) ad hoc.
3.8. Se os(as) autores(as) não tiverem certos do que pode constituir um potencial conflito de interesses, devem contatar o(a) Editor(a)-Chefe da Revista.
3.9.  Para os casos em que editores(as) ou algum outro membro publiquem com frequência na Revista, não serão atribuídos tratamentos especiais ou diferenciados. Todos os artigos por eles(as) submetidos serão avaliados através do procedimento double blind peer review.

 

 

4. POLÍTICA DE VERIFICAÇÃO DE MÁS PRÁTICAS, INFRAÇÕES, ERRATA E RETRATAÇÃO

 

4.1. Processo de verificação de más práticas e infrações
4.1.1. Suspeitas de más práticas ou infrações às Políticas Editoriais da revista ou às Diretrizes para Autores(as) poderão ser denunciadas para o e-mail da revista: rinc.ufpr@gmail.com.

4.1.2. Em caso de constatação de suspeita de más práticas ou infrações às Políticas Editoriais da revista, seja de ofício pelos(as) editores(as), seja mediante a apresentação de denúncias, os(as) editores(as) examinarão de maneira aprofundada e minuciosa a situação, buscando o máximo de provas documentais relativas à possível infração.

4.1.3. Uma vez constatados indícios de efetiva prática de infração, os(as) editores(as) apresentarão por e-mail aos suspeitos os termos da irregularidade identificada e concederão prazo de 15 (quinze) dias para resposta, podendo ser reduzido a até 5 (cinco) dias para infrações de natureza grave.

4.1.4. Após a manifestação dos(as) suspeitos(as), os(as) editores(as) analisarão os argumentos e tomarão uma decisão a respeito da efetiva ocorrência ou não de má prática ou infração, podendo consultar previamente membros do Conselho Editorial para que emitam parecer sobre o caso, como forma de auxiliar na tomada de decisão.

4.1.5. Se a conclusão for no sentido da ocorrência de má prática ou infração, os(as) editores(as) poderão aplicar as seguintes sanções, separada ou cumulativamente, a depender da gravidade dos fatos:
a) Advertência por escrito, em caráter reservado;
b) Publicação de errata ou nota explicativa sobre a questão;
c) Rejeição do artigo, se ainda não tiver sido publicado;
d) Retratação formal do artigo, total ou parcial, nos termos abaixo mencionados;
e) Exclusão do(a) avaliador(a) ou editor(a);
f) Proibição temporária ou permanente, ao(à) autor(a), de submissão de novos artigos à revista;
g) Comunicação por escrito à instituição de origem do(a) autor(a), avaliador(a) ou editor(a).
4.1.6. Se a origem do processo tiver sido por apresentação de denúncia, os(as) editores(as) informarão o(a) denunciante sobre a conclusão do processo, apresentando a fundamentação da decisão.

4.2. Processo de publicação de errata e retratação de artigo
4.2.1. Em casos de necessidade de publicação de errata ou de retratação de artigo, a revista utilizará os procedimentos descritos no Guia para o registro, marcação e publicação de Errata do SciELO, no Guia para o registro, marcação e publicação de retratação do SciELO e no COPE Retraction guidelines.

4.2.2. Serão publicadas erratas quando autores(as), editores(as), avaliadores(as) ou leitores(as) identificarem a necessidade de correções em documentos publicados pela revista, em razão de erros ou falhas que não configurem má conduta.

4.2.3. Quando identificados problemas graves ou más condutas em artigos já publicados, poderá ser realizada a sua: (i) retratação parcial: registro e publicização de problema em conteúdo parcial da publicação; (ii) retratação total: cancelamento de todo o conteúdo da publicação.

4.2.4. A retratação será realizada por meio da publicação de uma “Nota de Retratação”, com a explicação das razões que levaram à retratação do artigo, no número mais recente da revista, a qual será adicionada no arquivo do artigo no número da revista em que foi originalmente publicado. O artigo não será eliminado do número onde foi publicado e a ele será adicionada, além da “Nota de Retratação”: (i) no caso de retratação parcial: uma mancha preta com aviso de retratação da figura, tabela, parágrafo ou trecho; (ii) no caso de retratação total: a marca d’água “ARTIGO RETRATADO” em todas as páginas do documento.

4.2.5. Se o motivo da retratação consistir em má prática ou infração às Políticas Editoriais da revista, ela será precedida do “Processo de verificação de más práticas e infrações” acima descrito.

 

 

5. POLÍTICA DE PLÁGIO E SOFTWARE DE VERIFICAÇÃO DE SIMILARIDADE

 

A revista utiliza o software iThenticate da Turnitin para verificação de plágio e similaridades do artigo com publicações prévias. A verificação de plágio é realizada na etapa de avaliação interna do artigo pelo Conselho Editorial (desk review), após a verificação prévia de conformidade do artigo com as Diretrizes para Autores(as) e antes da submissão do artigo à avaliação por pares (peer review). Caso identificada a ocorrência de plágio no artigo, o procedimento descrito no item “4.1. Processo de verificação de más práticas e infrações”, acima, é realizado, culminando com a retratação total do artigo, nos termos do item “4.2. Processo de publicação de errata e retratação de artigo”. As etapas do processo seguem o fluxograma Plagiarism in a submitted manuscript do COPE.

 

 

6. POLÍTICA DE INCLUSÃO E DIVERSIDADE

 

6.1. Equidade de gênero do Corpo Editorial
Com vistas à promoção da diversidade de gênero, a revista reformulou a composição de seu Conselho Editorial em 2024, que passou a apresentar paridade de gênero entre os(as) seus(suas) integrantes, com 11 mulheres (50%) e 11 homens (50%).

6.2. Consideração da diversidade de gênero na composição dos números da revista
Como forma promover a diversidade de gênero, no momento de decidir sobre quais artigos irão compor cada número da revista, os(as) editores(as) levam em consideração a presença de autoras mulheres nos artigos. Assim, dentro do universo de artigos já aprovados para publicação, no momento de compor os números e estabelecer prioridades na ordem de publicação, os(as) editores(as) poderão dar preferência para artigos que possuam mulheres entre os(as) coautores(as), ainda que submetidos e aprovados posteriormente a outros artigos que só possuam homens entre os coautores. Pretende-se, com isso, evitar números que contenham expressivo desequilíbrio entre homens e mulheres na autoria dos artigos.

6.3. Diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisas Empíricas
No caso de pesquisas empíricas, a revista recomenda a observância das diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research – SAGER). As diretrizes SAGER compreendem um conjunto de diretrizes que orientam o relato de informações sobre sexo e gênero no desenho do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados.

 

 

7. LICENÇA E DIREITOS AUTORAIS

 

A revista adota a licença Creative Commons Attribution 4.0 International License, tanto em relação ao conteúdo do seu site, quanto em relação aos artigos publicados no periódico.

Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

7.1. Autores(as) mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

7.2. Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

7.3. Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

7.4. Autores(as) têm o direito de:
a) Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
b) Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
c) O licenciante não pode revogar estes direitos desde que o autor respeite os termos da licença.

7.5. De acordo com os termos seguintes:
a) Atribuição — O autor deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O autor deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
b) Sem restrições adicionais — O autor não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.

7.6. Avisos:
a) O autor não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
b) Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não dar ao autor todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.

 

 

8. POLÍTICA DE FERRAMENTAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

 

8.1. O uso de ferramentas de inteligência artificial generativa (GenAI) por autores(as), como CHatGPT e outras baseadas em large language models (LLMs), é autorizado única e exclusivamente como ferramenta básica de suporte ao autor para os fins de refinar ou corrigir ortografia e gramática, editar e formatar o texto. Em tais casos, o autor é totalmente responsável pela exatidão e acurácia de qualquer informação fornecida pela ferramenta, bem como por eventuais violações das Políticas Editoriais da revista.

8.2. É terminantemente vedada a utilização, pelos(as) autores(as), de ferramentas de inteligência artificial generativa (GenAI) para:
a) Criar, alterar ou manipular dados e resultados de pesquisa originais;
b) Conceder créditos à inteligência artificial generativa (GenAI) como autora de um artigo;
c) Incluir fontes e referências no artigo.

8.3. Ferramentas de inteligência artificial generativa (GenAI) não podem ser listadas como coautoras de um artigo, uma vez que não podem ser responsabilizadas pelo artigo enviado, nos termos do COPE’s position statement on Authorship and AI tools.

8.4. O uso de ferramentas de inteligência artificial generativa (GenAI) por autores(as), nos casos admitidos por esta política, deve ser informado em nota de rodapé do artigo, explicando detalhadamente qual ferramenta foi utilizada e como foi utilizada.

 

 

9. POLÍTICA DE PRIVACIDADE

 

Todos os dados fornecidos pelos autores a esta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

 


CORPO EDITORIAL

 

Editor-Chefe

   

 

Editor Adjunto

   

 

Editores Associados

   

 

Conselho Editorial

   

 


INSTRUÇÕES PARA OS AUTORES

1. Submissão de artigos e rejeição liminar

 

As propostas de artigos para publicação na Revista de Investigações Constitucionais deverão ser enviadas através do sistema eletrônico de submissões (gratuitamente), por meio de cadastro no Sistema Eletrônico de Revistas da UFPR e acesso mediante login e senha a ser realizado neste linkNão serão aceitas propostas enviadas por e-mail. A revista reserva-se o direito de aceitar ou rejeitar qualquer original recebido, de acordo com as recomendações do seu corpo editorial, como também o direito de propor eventuais alterações.

Os artigos poderão ser rejeitados liminarmente pela Equipe Editorial, em decisão irrecorrível, pelos seguintes fundamentos:

1.1. Tratar de temática destoante do âmbito de prioridades da revista, seja por estar fora de seu foco e escopo, seja por versar sobre assunto efêmero ou demasiadamente específico, de pouco interesse para o público-leitor da revista.
1.2. Tratar de temática já trabalhada pela doutrina, sem uma abordagem original, inovadora e relevante que justifique uma nova publicação sobre o assunto.
1.3. Não explorar determinados assuntos com profundidade teórica, deixando de examinar a questão sob diferentes perspectivas e considerando argumentos contrários ao defendido no artigo.
1.4. Não apresentar um levantamento bibliográfico extenso e aprofundado, que inclua referências bibliográficas específicas já existentes sobre o tema.
1.5. Utilizar excesso de citações diretas longas, sem trazer contribuições efetivas e suficientes elaboradas pelo próprio autor do artigo.
1.6. Descumprir as normas de formatação, citação, referências e metodologia científica descritas nas Diretrizes para Autores(as) ou outras exigências da revista.
1.7. Possuir erros de digitação, ortografia e redação ou problemas de clareza e coesão na escrita do artigo.

 

 

2. Tipos de documentos aceitos

 

A revista publica os seguintes tipos de documentos:

2.1. Artigos originais, assim compreendidos os resultados de pesquisa com abordagem original e inovadora, que não se limite a uma revisão bibliográfica sem novas contribuições (de 90 a 100% dos documentos de cada número).
2.2. Resenhas de livros (até 10% dos documentos de cada número).

 

 

3. Qualificação dos autores(as)

 

Ao menos um(a) dos(as) autores(as) do artigo deverá possuir o título de Doutor (Dr.), Doctor of Juridical Science (J.S.D. ou S.J.D), Doctor juris (Dr. iur. ou Dr. jur.), Doctor of Philosophy (Ph.D.) ou Legum Doctor (LL.D.). A exigência poderá ser relativizada, nunca extrapolando o percentual de 30% por número da revista, em casos excepcionais de: (i) artigos de autores(as) afiliados(as) a instituições estrangeiras, sem afiliação simultânea a instituições brasileiras; (ii) artigos escritos em inglês.

 

 

4. Transparência sobre autoria e nível de contribuição à pesquisa

 

4.1. A revista aceita artigos em coautoria com até três autores(as). Em casos de pesquisas empíricas com análise de grande quantidade de dados, poderão ser aceitos artigos com mais de três autores, desde que seja apresentada justificativa fundamentada no Formulário 2 – Especificação de contribuições de coautoria, disponível para download em: https://revistas.ufpr.br/rinc/libraryFiles/downloadPublic/6.

4.2. O COPE – Committee on Publication Ethics recomenda que as revistas adotem políticas de transparência sobre os(as) autores(es) dos artigos e o nível de contribuição de cada um. Por isso, nos artigos redigidos em coautoria será necessário preencher e submeter junto com o artigo o Formulário 2 – Especificação de contribuições de coautoria, disponível para download em: https://revistas.ufpr.br/rinc/libraryFiles/downloadPublic/6. O formulário adota a Taxonomia CRediT, que especifica 14 possíveis funções exercidas pelos coautores no desenvolvimento da pesquisa. No formulário será necessário especificar qual(is) destas 14 funções foram exercidas por cada um(a) dos(as) coautores(as): 1. Conceitualização: Ideias; formulação ou evolução de metas e objetivos abrangentes de pesquisa; 2. Curadoria de dados: Atividades de gerenciamento para anotar (produzir metadados), limpar e manter dados de pesquisa (incluindo código de software, quando necessário para interpretar os próprios dados) para uso inicial e reutilização posterior; 3. Análise de dados: Aplicação de técnicas estatísticas, matemáticas, computacionais ou outras técnicas formais para analisar ou sintetizar dados de estudos; 4. Recebimento de financiamento: Aquisição do apoio financeiro para o projeto que deu origem a esta publicação; 5. Pesquisa: Condução do processo de pesquisa e investigação, especificamente realizando os experimentos ou coleta de dados/evidências; 6. Metodologia: Desenvolvimento ou desenho de metodologia; criação de modelos; 7. Administração do projeto: Responsabilidade de direção e coordenação do planejamento e execução da atividade de pesquisa; 8. Recursos (Disponibilização de ferramentas): Fornecimento de materiais de estudo, reagentes, materiais, pacientes, amostras de laboratório, animais, instrumentação, recursos de computação ou outras ferramentas de análise; 9. Software (Desenvolvimento, implementação e teste de software): Programação, desenvolvimento de software; concepção de programas de computador; implementação do código de computador e algoritmos de suporte; teste de componentes de código existentes; 10. Supervisão: Supervisão e responsabilidade de liderança pelo planejamento e execução da atividade de pesquisa, incluindo orientação externa à equipe principal; 11. Validação (Validação de dados e experimentos): Verificação, seja como parte da atividade ou separadamente, da replicação/reprodutibilidade global de resultados/experiências e outros produtos de pesquisa; 12. Visualização (Design da apresentação dos dados): Preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado, nomeadamente visualização/apresentação de dados; 13. Redação do manuscrito original: Preparação, criação e/ou apresentação da obra publicada, designadamente redação inicial (incluindo tradução substantiva); 14. Redação - revisão e edição: Preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado pelos integrantes do grupo de pesquisa original, especificamente revisão crítica, comentário ou revisão – incluindo as etapas de pré ou pós-publicação.

 

 

5. Ineditismo e exclusividade

 

5.1. Os textos para publicação na Revista de Investigações Constitucionais deverão ser inéditos e para publicação exclusiva. Uma vez publicados nesta revista, também poderão sê-lo em livros e coletâneas, desde que citada a publicação original com a indicação do link de acesso ao documento publicado na revista.
5.2. É proibida a publicação simultânea ou posterior do artigo em outras revistas e periódicos, salvo em caso de autorização expressa dos(as) editores(as), sob pena de aplicação das sanções previstas no item “4. Política de verificação de más práticas, infrações, errata e retratação”, “4.1. Processo de verificação de más práticas e infrações”, na seção “Políticas Editoriais”.
5.3. Não perdem o ineditismo os artigos resultantes de dissertações de mestrado e teses de doutorado disponíveis em repositórios online, porém ainda não publicadas na forma de artigo em revistas, capítulos de obras coletivas ou no formato de livro. Nesses casos, o(a) autor(a) deve fazer menção expressa no artigo sobre a origem da pesquisa.
5.4. Não perdem o ineditismo os artigos depositados como preprints em repositórios oficiais. Sobre o tema, seguir as orientações descritas no item “1. Política de Ciência Aberta”, “1.2. Preprints, Pós-prints e Autoarquivamento”, na seção “Políticas Editoriais”.
5.5. As propostas de artigo não poderão ser submetidas de forma simultânea à análise de outras revistas. Se constatada a submissão simultânea, os autores estarão sujeitos às sanções previstas no item “4. Política de verificação de más práticas, infrações, errata e retratação”, “4.1. Processo de verificação de más práticas e infrações”, na seção “Políticas Editoriais”.

 

 

6. Idiomas

 

Podem ser submetidos artigos redigidos em Português, Espanhol, Inglês ou Francês.

 

 

7. Cadastro dos metadados no sistema eletrônico de submissões

 

7.1. No momento da submissão do artigo no sistema eletrônico, os campos dos metadados deverão ser preenchidos obrigatoriamente de acordo com estas diretrizes, sob pena de rejeição liminar da submissão.

7.2. Transferência do manuscrito
7.2.1. Adicionar o arquivo com o artigo completo. O artigo não deve incluir os nomes do(s) autor(es), nem qualquer outra forma de identificação.
7.2.2. Adicionar, em seguida, o Formulário 1 – Dados dos autores e conformidade com a Ciência Aberta, disponível para download em: https://revistas.ufpr.br/rinc/libraryFiles/downloadPublic/7. Submissões que não adicionem este formulário preenchido serão rejeitadas liminarmente.
7.2.3. Em casos de artigos escritos em coautoria, adicionar também o Formulário 2 – Especificação de contribuições de coautoria, disponível para download em: https://revistas.ufpr.br/rinc/libraryFiles/downloadPublic/6.  Submissões em coautoria que não adicionem este formulário preenchido serão rejeitadas liminarmente.

7.3. Autores(as):
7.3.1. Nome/Nome do Meio/Sobrenome: indicação do nome completo do(s) autor(es) apenas com as iniciais de cada nome em caixa alta. Em caso de artigos em coautoria, os nomes de todos(as) os(as) coautores(as) devem ser inseridos no sistema na ordem que deverá constar no momento da publicação.
7.3.2. E-mail: indicação do e-mail do(s) autor(es) para contato, que será obrigatoriamente divulgado na versão publicada do artigo;
7.3.3. ORCID iD: indicação do número de identificação ORCID (para maiores informações clique aqui). O identificador ORCID pode ser obtido no registro ORCID. Você deve aceitar os padrões para apresentação de iD ORCID e incluir a URL completa (por exemplo: https://orcid.org/0000-0002-1825-0097). Após o “http”, deve ser inserida a letra “s” antes dos dois pontos “:”.
7.3.4. URL: link para o currículo completo do autor. No caso de autores(as) brasileiros(as), deve ser indicado o link para o Currículo Lattes.
7.3.5. Instituição/Afiliação: indicação do nome, por extenso, da sua principal afiliação institucional ou das duas principais, caso o vínculo com ambas possua a mesma importância (instituição à qual encontra-se vinculado como docente ou discente, ou, caso não seja docente ou discente, a instituição onde foi obtido o seu maior título acadêmico, como doutorado, mestrado, especialização, etc.). O nome da instituição deverá constar por extenso e na língua original da instituição (ou em inglês quando a escrita não for latina), seguida da indicação da cidade, sigla do estado da federação ou província em maiúsculas (no caso de Estados federais) e do país de origem da instituição entre parênteses. Caso o autor seja docente e esteja cursando mestrado ou doutorado em outra instituição, a afiliação principal será a da instituição na qual o autor figura como mestrando ou doutorando.
Exemplo: Universidade Federal do Paraná (Curitiba, PR, Brasil).
7.3.6. País: indicação do país da principal afiliação institucional do autor.
7.3.7. Resumo da biografia: indicação do mini-currículo, iniciando com a indicação do cargo que ocupa e da instituição onde figura como docente, seguida de cidade, sigla do estado da federação ou província em maiúsculas (no caso de Estados federais) e país entre parênteses, indicação das titulações acadêmicas (começando pela mais elevada), outros vínculos com associações científicas, profissão, etc.
Exemplo: Professor da Universidade Federal do Paraná (Curitiba, PR, Brasil). Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Membro do Foro Iberoamericano de Derecho Administrativo. Advogado.

7.4. Título e Resumo:
7.4.1. Título: título no idioma do artigo, com apenas a primeira letra da sentença em maiúscula.
7.4.2. Resumo: resumo no idioma do artigo, sem parágrafo ou citações e referências, com até 200 palavras.

7.5. Palavras-chave: indicação de 5 palavras-chave no idioma do artigo (em letras minúsculas e separadas por ponto e vírgula).

7.6. Agências de fomento: os artigos resultantes de projetos de pesquisa financiados deverão indicar neste campo a fonte de financiamento.

7.7. Referências: inserir a lista completa de referências citadas no artigo, dando um espaço entre cada uma delas.

7.8. Conflito de interesses: indicar se há possíveis conflitos de interesses. Seguir as instruções do item “3. Política de conflito de interesses” na seção Políticas Editoriais.

 

 

8. Apresentação do texto e elementos pré-textuais

 

8.1. O trabalho deve ter no mínimo 15 e no máximo 30 páginas de conteúdo (tamanho A4 - 21 cm × 29,7 cm), compreendendo a introdução, desenvolvimento, conclusão (não necessariamente com esses títulos) e uma lista de referências bibliográficas efetivamente citadas no texto. Para cálculo do número mínimo e máximo de páginas, não são consideradas as páginas com os elementos pré-textuais (resumo, palavras-chave, etc), nem a lista de referências bibliográficas. Artigos com menos de 15 páginas serão rejeitados liminarmente. O número máximo de páginas poderá ser relativizado em casos excepcionais, decididos pela Equipe Editorial.

8.2. As margens utilizadas deverão ser: esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm.

8.3. No corpo do texto deverá ser utilizada Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5, e espaçamento de 0 pt antes e depois dos parágrafos.

8.4. Nas notas de rodapé deverá ser utilizada Fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples entre linhas.

8.5. No desenvolvimento do texto, os parágrafos deverão conter recuo de 1,5 cm em relação à margem esquerda. Títulos e subtítulos deverão estar alinhados à margem esquerda, sem recuo.

8.6. A estruturação deverá observar a seguinte ordem:  
8.6.1. Título no idioma do artigo, com apenas a primeira letra da sentença em maiúscula e em negrito, centralizado.
8.6.2. Nos casos de necessidade de indicar informações a respeito do artigo (financiamento por agências de fomento, agradecimentos, tradutores do texto, etc.), deverá ser inserida uma nota de rodapé com um asterisco (e não com número) situada à direita do título no idioma do artigo.
8.6.3. Título em inglês, com apenas a primeira letra da sentença em maiúscula, em negrito e em itálico, centralizado. No caso de artigos redigidos em inglês, este elemento deverá ser substituído pelo título em português.
8.6.4. O artigo não deve incluir os nomes do(s) autor(es). As informações, para fins de publicação, serão retiradas do Formulário 1 – Dados dos autores e conformidade com a Ciência Aberta, disponível para download em: https://revistas.ufpr.br/rinc/libraryFiles/downloadPublic/7, que deverá obrigatoriamente ser submetido junto com o artigo.
8.6.5. Resumo no idioma do artigo (fonte Times New Roman 12, espaçamento entre linhas simples, sem parágrafo ou citações e referências, com até 200 palavras), antecedido da palavra “Resumo” escrita no idioma do artigo.
8.6.6. Indicação de 5 palavras-chave no idioma do artigo (em letras minúsculas e separadas por ponto e vírgula), antecedidas da expressão “Palavras-chave” redigida no idioma do artigo.
8.6.7. Resumo em inglês (Fonte Times New Roman 12, espaçamento entre linhas simples, sem parágrafo ou citações e referências, com até 200 palavras), antecedido da palavra “Abstract”. No caso de artigos redigidos em inglês, este elemento deverá ser substituído pelo resumo em português.
8.6.8. Indicação de cinco palavras-chave em inglês (em letras minúsculas e separadas por ponto e vírgula), antecedidas da expressão “Keywords”. No caso de artigos redigidos em inglês, este elemento deverá ser substituído pelas palavras-chave em português.
8.6.9. Sumário com a identificação dos títulos das seções e das subseções, com numeração progressiva em números arábicos.
8.6.10. Desenvolvimento do trabalho científico: a numeração progressiva, em número arábicos, deve ser utilizada para evidenciar a sistematização do conteúdo do trabalho.
8.6.11. Lista das referências bibliográficas efetivamente utilizadas no artigo e dos dados de pesquisa, ao final do trabalho, separadas por um espaço simples, alinhadas à margem esquerda (sem recuo).
8.6.12. Dados de pesquisa: os artigos que se basearem em dados empíricos (exemplo: conjunto de decisões de um determinado tribunal) deverão depositar os arquivos com os dados de pesquisa no SciELO Data (repositório oficial de dados), dentro do dataverse da Revista de Investigações Constitucionais (https://data.scielo.org/dataverse/brrinc).
8.6.12.1. O depósito dos dados de pesquisa no repositório deverá observar rigorosamente as diretrizes do Guia de preparação de dados de pesquisa do SciELO Data.
8.6.12.2. Após o depósito dos dados de pesquisa no dataverse da revista no SciELO Data, o artigo deverá incluir na lista de referências ao final, além da bibliografia citada, a referência completa aos dados de pesquisa utilizados, contendo os seguintes elementos: SOBRENOME, Nome. Título do conjunto de dados [dataset]. Dia, mês e ano. SciELO Data. DOI: link do DOI.
Exemplo: BENVINDO, Juliano Zaiden et al. Dados de pesquisa - O estudo do direito constitucional comparado no Brasil: mapeamento das iniciativas e perspectivas de desenvolvimento da área [dataset]. 21 fev. 2024. SciELO Data. DOI: https://doi.org/10.48331/scielodata.ITBXPQ).
8.6.12.3. Se o artigo utilizar mais de um conjunto ou subconjunto de dados, cada um deles (dataset) deve ser citado na lista de referências de forma independente.
8.6.12.4. Ao final do artigo, deverá ser incluída uma seção chamada “Disponibilidade de dados”, informando o link de acesso ao conjunto de dados disponível no repositório SciELO Data. No caso de haver restrições ao compartilhamento dos dados por motivos éticos ou legais, elas devem ser informadas no momento da submissão do artigo.
8.6.13. Aplicam-se, para os demais aspectos de formatação, as normas técnicas brasileiras (ABNT NBR 14724:2011).

8.7. Todo destaque que se queira dar ao texto deve ser feito com o uso de itálico, ficando vedada a utilização de negrito, sublinhado ou caixa alta para fins de dar destaque ao texto.

8.8. Figuras e tabelas devem estar inseridas no texto, e não no final do documento na forma de anexos.

 

 

9. Diretrizes para as referências

 

9.1. As referências dos livros, capítulos de obras coletivas, artigos, teses, dissertações e monografias de conclusão de curso de autores(as) citados ou utilizados como base para a redação do texto devem constar em nota de rodapé, com todas as informações do texto, em observância às normas técnicas brasileiras (ABNT NBR 6023:2018), e, especialmente, com a indicação da página da qual se tirou a informação apresentada no texto logo após a referência.

9.1.1. O destaque dado ao título dos livros (ou revistas) citados deverá constar em negrito, ficando vedada a utilização de itálico.

9.1.2. Os artigos redigidos no formato AUTOR:DATA não serão aceitos para publicação.

9.1.3. As referências deverão constar da seguinte forma:

9.1.3.1. Livros: SOBRENOME, Nome. Título da obra em negrito: subtítulo sem negrito. número da edição. Cidade: Editora, ano.
Exemplo: CLÈVE, Clèmerson Merlin. Atividade legislativa do Poder Executivo. 3. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011.
9.1.3.2. Capítulos de livros coletivos: SOBRENOME, Nome. Título do capítulo sem negrito. In: SOBRENOME DO 1º ORGANIZADOR, Nome do organizador; SOBRENOME DO 2º ORGANIZADOR, Nome do 2º organizador e assim sucessivamente, separados por ponto e vírgula (Org. ou Coord.). Título da obra ou coletânea em negrito: subtítulo sem negrito. número da edição. Cidade: Editora, ano. página inicial-página final [antecedidas de “p.”].
Exemplo: SALGADO, Eneida Desiree; COUTO, Mariele Pena de. Uma proposta para o controle social: um olhar prospectivo sobre a transparência e a probidade. In: BLANCHET, Luiz Alberto; HACHEM, Daniel Wunder; SANTANO, Ana Claudia (Coord.). Estado, direito e políticas públicas: homenagem ao professor Romeu Felipe Bacellar Filho. Curitiba: Íthala, 2014. p. 149-164.
9.1.3.3. Artigos em revistas: SOBRENOME, Nome. Título do artigo sem negrito. Título da Revista em negrito, cidade, volume, número, página inicial-página final [antecedidas de “p.”], meses da publicação [abreviados com as três primeiras letras do mês seguidas de ponto e separados por barra]. ano.
Exemplo: PERLINGEIRO, Ricardo. Brazil’s administrative justice system in a comparative context. Revista de Investigações Constitucionais, Curitiba, vol. 1, n. 3, p. 33-58, set./dez. 2014.
9.1.3.4. Teses de Titularidade, Livre-Docência, Doutorado, Dissertações de Mestrado, Monografias de Conclusão de Curso de Graduação e Pós-Graduação: SOBRENOME, Nome. Título do trabalho em negrito: subtítulo sem negrito. Cidade, ano. número de folhas seguido de “f”. Modalidade do trabalho (Grau obtido com a defesa) – Órgão perante o qual o trabalho foi defendido, Nome da instituição.
Exemplo: HACHEM, Daniel Wunder. Tutela administrativa efetiva dos direitos fundamentais sociais: por uma implementação espontânea, integral e igualitária. Curitiba, 2014. 614 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Direito, Universidade Federal do Paraná.

9.1.4. Os elementos das referências devem observar o seguinte padrão:
9.1.4.1. Autor: SOBRENOME em maiúsculas, vírgula, Nome com as iniciais em maiúsculas, seguido de ponto final.
9.1.4.2. Edição: deve ser incluída a informação somente a partir da segunda edição, sem ordinal, seguido de ponto e “ed.”. Exemplo: 2. ed.
9.1.4.3. Ano: grafado com algarismos arábicos, sem ponto no milhar, antecedido de vírgula e seguido de ponto.

9.1.5. Nos casos em que for absolutamente impossível obter alguma das informações acima, a ausência deverá ser suprida da seguinte forma:
9.1.5.1. Ausência de cidade: substituir por [s.l.].
9.1.5.2. Ausência de editora: substituir por [s.n.].
9.1.5.3. Ausência de ano: indicar entre colchetes o ano aproximado, seguido de ponto de interrogação. Exemplo: [1998?].

9.7.2.  As citações (palavras, expressões, períodos) deverão ser cuidadosamente conferidas pelos autores(as) e/ou tradutores(as).

9.2.1. Citações diretas devem seguir o seguinte padrão de registro: transcrição com até quatro linhas devem constar do corpo do texto, com letra e espaçamento normais, e estar entre aspas.

9.2.2. Recomenda-se fortemente que citações textuais longas (mais de quatro linhas) não sejam utilizadas. Entretanto, se imprescindíveis, deverão constituir um parágrafo independente, com recuo de 1,5 cm em relação à margem esquerda (alinhamento justificado), utilizando-se espaçamento entre linhas simples e tamanho da fonte 10. Neste caso, aspas não devem ser utilizadas.

9.2.3. Fica vedado o uso do op. cit., ibidem e idem nas notas bibliográficas, que deverão ser substituídas pela referência completa, por extenso.

9.2.4. Para menção de autores(as) no corpo do texto, fica vedada sua utilização em caixa alta (ex.: para Nome SOBRENOME...). Nestes casos todas as menções devem ser feitas apenas com a primeira letra maiúscula (ex.: para Nome Sobrenome...). 

 

 

10. Redação

 

10.1. Os textos devem ser revisados, além de terem sua linguagem adequada a uma publicação editorial científica.
10.2. No caso de artigos redigidos na língua portuguesa, a escrita deve obedecer às novas regras ortográficas em vigor desde a promulgação do ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA, a partir de 1º de janeiro de 2009.
10.3. As citações de textos anteriores ao ACORDO devem respeitar a ortografia original.

 

 

11. Artigos resultantes de pesquisas financiadas

 

Os artigos resultantes de projetos de pesquisa financiados deverão indicar em nota de rodapé, situada ao final do título do artigo no idioma do texto, a informação relativa ao financiamento da pesquisa.

 

 

12. Declaração de direitos autorais

 

Autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

12.1. Autores(as) mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

12.2. Autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

12.3. Autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

12.4. Autores(as) têm o direito de:
a) Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
b) Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
c) O licenciante não pode revogar estes direitos desde que o autor respeite os termos da licença.

12.5. De acordo com os termos seguintes:
a) Atribuição — O autor deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. O autor deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
b) Sem restrições adicionais — O autor não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.

12.6. Avisos:
a) O autor não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
b) Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não dar ao autor todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.

 

 

13. Responsabilidade dos(as) autores(as)

 

13.1. Autores(as) são responsáveis pelo conteúdo publicado, comprometendo-se, assim, a participar ativamente da discussão dos resultados de sua pesquisa científica, bem como do processo de revisão e aprovação da versão final do trabalho.
13.2. Autores(as) são responsáveis pela condução, resultados e validade de toda investigação científica.
13.3. Autores(as) devem noticiar a revista sobre qualquer conflito de interesse.
13.4. As opiniões emitidas pelos(as) autores(as) dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
13.5. Ao submeter o artigo, o autor atesta que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.

 

 

14. Conflito de interesses

 

A confiabilidade pública no processo de revisão por pares e a credibilidade de artigos publicados dependem em parte de como os conflitos de interesses são administrados durante a redação, revisão por pares e tomada de decisões pelos editores.

14.1. É obrigatório que o(a) autor(a) do artigo submetido à revista declare a existência ou não de conflitos de interesse.
14.2. Conflitos de interesses podem surgir quando autores(as), avaliadores(as) ou editores(as) possuem interesses que, aparentes ou não, podem influenciar a elaboração ou avaliação de artigos. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
14.3. Quando os(as) autores(as) submetem um artigo, eles(as) são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado seu trabalho.
14.4. Os(as) autores(as) devem reconhecer no artigo todo o apoio financeiro para o trabalho e outras conexões financeiras ou pessoais com relação à pesquisa. As contribuições de pessoas que são mencionadas nos agradecimentos por sua assistência na pesquisa devem ser descritas, e seu consentimento para publicação deve ser documentado.
14.5. Artigos não serão rejeitados simplesmente por haver um conflito de interesses, mas deverá ser feita uma declaração de que há ou não conflito de interesses, de forma transparente e com a indicação de todas as informações pertinentes ao conflito.
14.6. Os(as) avaliador(as) devem, igualmente, revelar aos(às) editores(as) quaisquer conflitos de interesse que poderiam influir em suas opiniões sobre o artigo, e devem declarar-se não-qualificados(as) para revisar originais específicos se acreditarem que esse procedimento é apropriado. Assim como no caso dos(as) autores(as), se houver silêncio por parte dos(as) avaliadores(as) sobre conflitos potenciais, isso significará que os conflitos não existem.
14.7. No caso da identificação de conflito de interesse da parte dos(as) avaliadores(as), o Conselho Editorial encaminhará o artigo a outro(a) avaliador(a) ad hoc.
14.8. Se os(as) autores(as) não tiverem certos do que pode constituir um potencial conflito de interesses, devem contatar o(a) Editor(a)-Chefe da Revista.
14.9.  Para os casos em que editores(as) ou algum outro membro publiquem com frequência na Revista, não serão atribuídos tratamentos especiais ou diferenciados. Todos os artigos por eles(as) submetidos serão avaliados através do procedimento double blind peer review.

 

 

15. Formulários para anexar na submissão do artigo

 

15.1. Obrigatório para todas as submissões: Formulário 1 – Dados dos autores e conformidade com a Ciência Aberta
15.2. Obrigatório somente para artigos em coautoria: Formulário 2 – Especificação de contribuições de coautoria

 

 

CONTATO

 

Instituição Editora
Núcleo de Investigações Constitucionais da Universidade Federal do Paraná
Endereço: Praça Santos Andrade, n. 50, 3º andar, Curitiba-PR, Brasil, CEP 80.020-300
E-mail: rinc.ufpr@gmail.com
Telefone: +55 41 3352-0716

Editor-chefe
Daniel Wunder Hachem
Universidade Federal do Paraná
E-mail: danielhachem@gmail.com
Telefone: +55 41 3352-0716

Editor-adjunto (Suporte Técnico)
Luzardo Faria
E-mail: rinc.ufpr@gmail.com
Telefone: +55 41 3352-0716

 

 

 

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