Acessibilidade / Reportar erro
(Atualizado: 05/05/2022)

Sobre o periódico

Informações básicas

 

Alea: Estudos Neolatinos - Organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Alea é uma revista científica com periodicidade quadrimestral, sem fins lucrativos, de aceso aberto, que integra o grupo de revistas científicas brasileiras da Scientific Electronic Library Online - SciELO que aderiram o programa Ciência Aberta, avaliada com Qualis A1 pela CAPES e indexada em SciELO, em Scopus, em Web of Science, entre outros indexadores regionais como Latindex e Redalyc.

Alea: Estudos Neolatinos tem como missão a divulgação de trabalhos de pesquisa originais, de alto impacto científico, provenientes das diversas áreas de produção de conhecimento relacionadas com a grande área de Letras, especificamente, com as Letras Neolatinas, nas áreas de concentração de Literaturas Hispânicas, Literatura Italiana, Literaturas de Língua Francesa, e outras literaturas em línguas neolatinas como Português, Romeno, Catalão; Galego ou Provençal, assim como Literaturas Neolatinas produzidas em contato cultural com outros universos linguísticos. Assim, a revista publica estudos críticos e historiográficos de cada universo cultural do âmbito neolatino e, ainda, estudos teóricos, estudos comparados, e estudos da tradução de interesse para a compreensão desse universo, aceitando trabalhos em português, espanhol, francês, italiano e inglês.

Alea: Estudos Neolatinos só admite a submissão de trabalhos inéditos, em meio impressos ou eletrônicos, salvo aqueles disponibilizados como preprint no repositório SciELO, não sendo aceita submissão simultânea, para avaliação, em outro periódico.

Todos os trabalhos adequados ao perfil da revista são submetidos ao processo de Análise de Pares, recebendo a avaliação de pelo menos dois consultores ad hoc (pareceristas), escolhidos entre especialistas da área.

A abreviatura de seu título é Alea, que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé e em referências e legendas bibliográficas.

 

 

Fontes de indexação

 
  • SciELO
  • Scopus
  • Web of Science         
  • Redalyc
  • Latindex
 

 

Propriedade intelectual

 

Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. A versão online da revista tem acesso aberto e gratuito. 

 

 

Patrocinadores

 

A revista Alea: Estudos Neolatinos recebe financiamento do Programa de Apoio às Publicações Científicas da CAPES, do CNPq e da FAPERJ

 

 

 

Corpo Editorial


Editor Chefe

   

Editores

   



Editores Fundadores

   


Conselho editorial

   


Produção editorial

  Letra 1 Serviços Editoriais / www.editoraletra1.com.br

 

Instruções aos autores

Escopo e política

 

Alea: Estudos Neolatinos foi criada em 1999 com o objetivo de constituir um instrumento de intercâmbio de pesquisas entre o Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas e os demais Programas de Pós-Graduação do país, estimulando assim o debate entre pesquisadores - docentes e discentes - e, ainda, entre a sociedade e a academia. Como objetivo ao longo prazo, almejava igualmente o Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas um intercâmbio mais estreito com universidades estrangeiras que trouxessem por um lado informações e subsídios a respeito das literaturas e culturas neolatinas pesquisadas e ensinadas em nossa universidade, e que, por outro, pudessem tomar conhecimento das pesquisas que a universidade brasileira faz com tanta seriedade em torno das literaturas estrangeiras modernas, sobretudo aquelas ligadas às culturas hispânicas e às culturas de língua francesa e italiana.

Alea: Estudos Neolatinos se caracteriza pela publicação de estudos críticos e historiográficos de cada universo cultural do âmbito neolatino e, ainda, de estudos teóricos, estudos comparados e estudos da tradução de interesse para a compreensão desse universo, aceitando trabalhos em português, espanhol, francês, italiano e inglês. Assim, a revista está aberta para os estudos comparados em torno de um núcleo temático, o que nos permite pôr em confronto aquilo que as literaturas do Programa de Letras Neolatinas devem ou emprestam às outras, ou simplesmente como estas reescrevem questões universais ou como suas questões próprias são recebidas e reescritas por outras culturas.

Alea: Estudos Neolatinos é um periódico de excelência dentro da área de Letras, avaliado com Qualis A1 pela CAPES desde que foi realizada pela primeira vez a qualificação das revistas no Brasil. Alea está indexada em Scielo, em Scopus, em Web of Science, em Latindex, em Redalyc e, segundo o Scimago Journal & Country Rank de 2020, está entre as 25 revistas mais conceituadas na área de Literatura e Teoria Literária da América Latina.  Com periodicidade quadrimestral, sem fins lucrativos e de aceso aberto, todos os números são disponibilizados dentro do período da vigência, nas versões online e impressa.

Alea: Estudos Neolatinos está rigorosamente pautada por uma política de exogenia, cedendo para pesquisadores de outras universidades brasileiras e estrangeiras uma média de 90% de seu espaço. Publicam na revista pesquisadores brasileiros e estrangeiros das mais diversas áreas dos Estudos Neolatinos, dos Estudos Comparados, dos Estudos da Tradução, da Teoria da Literatura e dos Estudos filosóficos vinculados a problemas da linguagem, da literatura, da cultura e da sociedade contemporânea. Pela óbvia razão de ser o português uma língua neolatina, se assimilam também estudos de literatura brasileira e de outras literaturas de língua portuguesa, com ênfase nas relações transatlânticas, ibero-americanas e interamericanas.

A fim de facilitar o trânsito da revista no Brasil e no exterior, procuramos o apoio de diversos professores e pesquisadores de grandes centros universitários que, consultados, estejam dispostos a colaborar com nosso empreendimento editorial como editores convidados para a organização de números temáticos (dossiês). As propostas devem ser encaminhadas com o curriculum vitae do pesquisador e serão avaliadas de acordo com a pertinência temática, o plano de produção da revista e sem compromisso de aceitação e/ou publicação, sendo todos os trabalhos de convidados submetidos ao mesmo processo de avaliação por pares definidos pelas políticas de Alea: Estudos Neolatinos. 

Alea: Estudos Neolatinos integra o primeiro grupo de revistas científicas brasileiras em se inserir ao programa Ciência Aberta, permitindo a submissão de trabalhos divulgados em preprint como opção dos autores para o início formal da comunicação de sua pesquisa e opções de abertura do processo de peer review que sejam aceitáveis pelos autores e/ou pareceristas.

De forma complementar com essa política de interesse científico e democratizante, os autores não são obrigados ao pagamento de nenhuma taxa de submissão de artigos e/ou de avaliação e/ou de publicação. Também não temos requisito de titulação para autores, pois nossa única exigência é a qualidade científica dos trabalhos que publicamos, sua originalidade e sua relevância para o desenvolvimento científico da área. Isto é garantido por um exigente sistema de avaliação e pela participação consciente de um corpo de pareceristas constituído por colegas de reconhecido trabalho na área. Além disso publicamos uma seção de resenhas de dissertações e teses, o que nos parece algo extremamente útil, já que permite que os trabalhos de conclusão de mestrado e de doutorado sejam divulgados junto ao público e possam até mesmo ser solicitados pelos pesquisadores interessados. Também são publicadas traduções, resenhas críticas, entrevistas e achados de arquivos com a devida a presentação do material.   

A revista conta com apoio da CAPES (através de editais de apoio à editoração de revistas cientificas ou através do Programa de Apoio à Pós-Graduação). Também conta com apoios da FAPERJ e do Programa de Apoio às Publicações Científicas do CNPq. No âmbito das áreas estratégicas priorizadas pela PORTARIA MCTI Nº 5.109, DE 16 DE Agosto DE 2021, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, o projeto editorial de Alea: Estudos Neolatinos adere-se à área da Promoção, Popularização e Divulgação da Ciência, Tecnologia e Inovação, considerando que se trata de um periódico científico de abrangência internacional, plenamente inserido nas políticas de comunicação e divulgação da produção científica brasileira.

 

 

Diretrizes para autores

 

A revista Alea: Estudos Neolatinos opera através do sistema Scielo de submissão online. Sendo assim, o envio dos artigos será feito exclusivamente através desta plataforma. Para que possa submeter seus trabalhos à apreciação da revista, cada autor deverá se registrar, bastando, para isso, acessar ao link:

http://submission.scielo.br/index.php/alea/user/register

Deve preencher corretamente o perfil, observando os campos obrigatórios de preenchimento (os que estão acompanhados de asterisco). Também deve informar o endereço da sua conta ORCID no campo ORCID Id e preencher o campo de “Instituição/Afiliação”. Em “Cadastrar como”, escolher a opção “Autor”. Clicar em “Cadastrar” no final da página para “salvar” as informações registradas. Uma vez efetuado o registro, o usuário poderá continuar com os passos solicitados pelo sistema para realizar a submissão e o envio do manuscrito, a partir do seguinte link:

http://submission.scielo.br/index.php/alea/about/submissions#onlineSubmissions

IMPORTANTE: Caso o autor já possua o cadastro, é necessário verificar, e eventualmente registrar, a informação sobre a instituição de atuação e o número ORCID. Para isso, depois de fazer o login, deve-se editar o “Perfil” (no menú de usuário, no extremo superior direito da página). Ali, na aba de “Contato”, preencher o campo de “Instituição/Afiliação”. Depois, na aba “Público”, clicar no botão “Criar ou associar seu ORCID iD” e seguir as instruções.

Alea: Estudos Neolatinos aceita os seguintes tipos de trabalho:

1. Artigos inéditos em português, espanhol, francês e inglês, que tenham relação com a área de Letras (mínimo de 25.000 e máximo de 40.000 caracteres com espaço);

2. Resenhas críticas de dissertações, teses e livros de interesse para a área de letras (mínimo de 10.000 e máximo de 15.000 caracteres com espaço);

3. Traduções de textos ensaísticos e literários, com a devida autorização do autor e/ou editor (até 15.000 caracteres com espaço).

4. Entrevistas, com caráter inédito, com escritores, críticos, professores ou pesquisadores com uma obra de releve na área. Requerer-se a devida autorização do entrevistado.

5. Apresentação de materiais de arquivos de escritores, inéditos, com autorização da pessoa ou da entidade responsável pelos direitos de autor.

Alea: Estudos Neolatinos só admite a submissão de trabalhos inéditos, em meios impressos ou eletrônicos, salvo aqueles exclusivamente disponibilizados no repositório SciELO Preprints, não sendo aceita submissão simultânea, para avaliação, em outro periódico.

Todos os trabalhos deverão vir acompanhados de resumos (de até 150 palavras) em português, em inglês e numa terceira língua (espanhol, francês ou italiano) e de três a cinco palavras-chave nas três línguas dos resumos. O título do trabalho deve vir também em inglês.

Os autores que optarem pelo preprint e submissão posterior ou simultânea à Alea: Estudos Neolatinos devem: a) ter seu manuscrito depositado exclusivamente no servidor SciELO Preprints (https://preprints.scielo.org/index.php/scielo); e b) informar que o manuscrito está depositado no servidor de preprints do SciELO, seu nome e seu URL/DOI, tanto no campo de "Comentários ao Editor" quanto no "Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta" (documento a ser preenchido e anexado como arquivo PDF suplementar no momento da submissão).

Nos casos de trabalhos de autoria coletiva, o autor principal deverá inserir os nomes de todos os coautores nos metadados da submissão, seguindo uma ordem descendente de acordo com os diversos graus de participação.

 

 

Formato, dados do autor e referências bibliográficas

 

O formato dos trabalhos deve ser compatível com a plataforma Windows, e os textos devem ter margens laterais de 3 cm, corpo 12 e espaço 1,5, enviados em arquivo sem identificação do autor.

As notas de conteúdo devem vir formatadas como notas de rodapé. As referencias bibliográficas, seguirão a norma ABNT [no corpo do texto e entre parênteses: AUTOR, ano da publicação e o número da(s) página(s)]. Ao final do artigo o autor deverá listar as referências bibliográficas citadas ao longo do texto em ordem alfabética contendo nome do autor, o nome da obra ou do artigo e da obra em que está inserido, o local, a editora e a data de publicação e o número da(s) página(s), conforme os exemplos a seguir. As citações em língua estrangeira devem vir acompanhadas de tradução para o português.

ASSEGURANDO A AVALIAÇÃO PELOS PARES CEGA: É importante lembrar que o nome do autor não pode constar no texto enviado para a revista. Se o autor vier a citar a si mesmo no trabalho, deverá substituir as referências a seu nome por “autor”, além de não citar o título do trabalho em questão. Em caso de aceite do artigo, essas informações deverão ser inseridas posteriormente, na etapa de revisão, juntamente com uma pequena apresentação biográfica (até seis linhas), com nome completo, titulação, instituição, cargo e publicações mais relevantes.

Exemplo de livro:

Rosa, João Gimarães. Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986: 118-119.

Exemplo de artigo de livro:

Guilhaumou, J. & Maldidier, D. "Da enunciação ao acontecimento em Análise do Discurso". Em: Guimarães, E. (org.). História e sentido na linguagem. Campinas: Pontes, 1989:66.

Nota de direitos autorais:

O/A/S AUTOR/A/S confirma/m sua participação em todas as etapas de elaboração do trabalho: 1) Concepção, projeto, pesquisa bibliográfica, análise e interpretação dos dados; 2) Redação e revisão do manuscrito; 3) Aprovação da versão final do manuscrito para publicação; 4) Responsabilidade por todos os aspectos do trabalho e garantia pela exatidão e integridade de qualquer parte da obra. O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus, por parte de todos os autores, dos direitos de publicação para a revista Alea, a qual é filiada ao sistema Creative Commons, atribuição CC-BY. Os autores são integralmente responsáveis pelo conteúdo do artigo e continuam a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Alea não se compromete a devolver as contribuições recebidas. Autores de artigos, resenhas ou traduções receberão um exemplar da revista.

Declaração de privacidade:

Os nomes e endereços informados neste periódico serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

 

Programa de Pos-Graduação em Letras Neolatinas, Faculdade de Letras -UFRJ Av. Horácio Macedo, 2151, Cidade Universitária, CEP 21941-97 - Rio de Janeiro RJ Brasil , - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: alea.ufrj@gmail.com