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(Atualizado: 02/06/2023)

Sobre o periódico

 

Informações básicas

 

O BOLEMA – Boletim de Educação Matemática é uma das mais antigas e importantes publicações na área da Educação Matemática no Brasil. A Educação Matemática, em síntese, é uma região de inquérito que busca dar respostas a fenômenos educacionais relacionados à Matemática. Com a intenção de disseminar a produção científica em Educação Matemática ou áreas afins, o BOLEMA publica artigos, e a partir de 2017 resenhas convidadas, cujos focos relacionam-se ao ensino e à aprendizagem de Matemática e/ou ao papel da Matemática e da Educação Matemática na sociedade. Embora nascido vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da UNESP de Rio Claro, o BOLEMA – cuja primeira edição é de 1985 – já se tornou um periódico nacional, com corpo editorial e consultores de renome, do país e do exterior, tendo sido avaliado como periódico QUALIS NACIONAL A pela CAPES. Com três edições ao ano, o BOLEMA recebe artigos em fluxo contínuo.

Criado em 1985, o BOLEMA nasceu da iniciativa de um grupo de pós-graduandos do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da UNESP de Rio Claro – o primeiro centro de estudos pós-graduados, nessa área, na América Latina. Os dois primeiros números circularam no ano de 1985. A partir do ano de 2000 manteve, sem interrupção, a periodicidade semestral e, a partir do ano de 2008, atendendo à demanda da comunidade, tornou-se quadrimestral.

Periodicidade: Quadrimestral

O título abreviado do periódico é BOLEMA, que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

 

Fontes de indexação

 
  • Database de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior – CAPES-PERIÓDICOS
  • Diadorim
  • RedALyC
  • Scholar Google
  • Scientific Electronic Library Online - SciELO
  • SCOPUS
  • Sistema Regional de Información em Línea para Latino América – LATINDEX
  • Social Sciences Citation Index – SSCI
 

 

Propriedade intelectual

 
  • Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
  • A Bolema: Boletim de Educação Matemática adotou até Ago/2015 a licença Creative Commons do tipo BY-NC-ND. A partir de Set/2015 a licença em uso é do tipo BY.
 

 

Patrocinadores

 

A publicação recebe financiamento de:

  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
  • Pró-reitoria de Pesquisa da UNESP – PROPe/UNESP
  • Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - Unesp/Rio Claro
 

 


 

Corpo editorial

 

Editores-chefes

   

Editores Honorários

   

Editores associados

   

Conselho editorial

 
  •  

 

Produção editorial

 

Diretores Executivos

  • Andrei Luís Berres Hartmann
  • Íria Bonfim Gaviolli
  • Lais Cristina Pereira da Silva

Revisões

  • Andrei Luís Berres Hartmann
  • Danubia Fernanda Zevoli Peres
  • Íria Bonfim Gaviolli
  • Lais Cristina Pereira da Silva
  • Mariana Teixeira da Silva Gray
  • Sandra Baldessin
  • Vanessa C. Benites Bonetti
   

 


Instruções aos autores

 

Escopo e política

 

a) O BOLEMA é composto por artigos científicos inéditos de Educação Matemática. A Educação Matemática, em síntese, é uma região de inquérito que busca dar respostas a fenômenos educacionais relacionados à Matemática. O conteúdo dos artigos assinados é de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).

b) O BOLEMA aceita artigos em português, espanhol e inglês.

c) Os trabalhos submetidos à publicação passarão pela análise de componentes do Conselho Consultivo da revista. Os membros desse Conselho são os revisores do BOLEMA e atuam como assessores do editor, recomendando (com ou sem alterações) ou não a publicação. Os artigos enviados ao editor são por ele encaminhados a dois revisores para apreciação. Em caso de divergência entre os pareceres, o artigo é encaminhado a um terceiro avaliador. A distribuição dos artigos para avaliação pelos revisores é prerrogativa do editor, considerando o tema e a abordagem do trabalho submetido à apreciação, a competência técnica específica dos membros consultores e a ausência de conflito de interesses. Em casos específicos, a critério do editor, podem ser convidados a emitir pareceres profissionais adhoc externos ao Conselho Consultivo. A edição de abril de cada ano traz a nominata dos consultores adhoc que atuaram como colaboradores no ano anterior.

d) O BOLEMA procede à avaliação por pares, de forma anônima, podendo resultar em quatro situações: i) aprovação (publicação conforme apresentado), ii) aprovação com pequenas modificações, iii) nova submissão após grandes modificações, iv) recusa (reprovação para publicação). A ‘aprovação com pequenas modificações’ implica a checagem do material modificado (versão final) pelo editor e/ou, se julgado necessário, pelos revisores responsáveis pela análise inicial. A indicação de ‘nova submissão após grandes modificações’ implica, se ressubmetido o artigo, o início de um novo processo de avaliação.

e) Quando da submissão de artigos, os autores são comunicados, pelo editor, sobre recebimento do original. Os autores voltam a ser contatados quando o editor tem em mãos seu parecer, elaborado a partir dos pareceres emitidos pelos revisores. No caso de artigos aprovados com pequenas modificações, o contato entre editor e autores continua até o artigo estar reelaborado segundo as exigências dos pareceres emitidos. Todos os autores são comunicados sobre a decisão final referente ao texto submetido. Por fim, no tempo devido, os autores de artigos aprovados, são comunicados sobre a edição em que o texto efetivamente virá a público. Os artigos aceitos para a publicação se tornam propriedade da revista.

f) A versão dos artigos aprovados, gerada nas instâncias de composição, diagramação e revisão especializada de língua portuguesa e estrangeira é reenviada aos autores para aprovação.

g) Os autores, após aprovação final do artigo, deverão assinar termo de compromisso e cessão de direitos, declarando: (a) que o artigo refere-se a uma pesquisa original não publicada (só serão aceitos artigos já apresentados em congressos ou eventos similares se a versão submetida ao BOLEMA for significativa e comprovadamente ampliada, em termos teóricos e/ou metodológicos, em relação à versão já disponível, devendo tal situação estar convenientemente registrada em nota de rodapé no original submetido; e os casos de submissão nesses termos devem ser explicitamente comunicados, com antecedência, ao editor), (b) que permitem a publicação do original em edição específica do BOLEMA (cessão de direitos).

h) Não há prazo determinado para o envio de artigos para as edições regulares, cujo fluxo de recebimento e processamento é contínuo. Para as edições temáticas há chamadas específicas de artigos (Call for Papers) divulgadas amplamente à comunidade de pesquisa em Educação Matemática.

 

 

Forma e preparação de manuscritos

 

INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS SOBRE A FORMATAÇÃO DO ARTIGO

Template: clique aqui para baixar.

1 Formatação/composição do artigo

O texto deve ser elaborado em Word for Windows (extensão .doc ou .docx), nos idiomas português, espanhol ou inglês com, no máximo, 20 páginas, atendendo às seguintes especificações de formatação e composição:

1.1 Layout da página: papel de tamanho A4, com margens superior e esquerda medindo 3 cm e margens inferior e direita medindo 2 cm.

O original submetido deve seguir a estrutura abaixo especificada, atendendo, inclusive à ordem dessa apresentação:

1.2 Título em Português (idioma principal): fonte Times New Roman, tamanho 16, em negrito, espaçamento 1,5 linha, centralizado. As iniciais das palavras do título devem ser escritas em letra maiúscula (exceto as preposições, advérbios, conjunções etc.), sendo que as palavras após o uso de dois pontos (:) devem ser iniciadas com letra minúscula (exceto para nomes próprios).

1.3 Título em Inglês/Espanhol (idioma secundário): fonte Times New Roman, tamanho 14, em negrito, espaçamento 1,5 linha, centralizado. As iniciais das palavras do título devem ser escritas em letra maiúscula (exceto as preposições, advérbios, conjunções etc.), sendo que as palavras após o uso de dois pontos (:) devem ser iniciadas com letra minúscula (exceto para nomes próprios).

1.4 Nome(s) do(s) autor(es): fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 linha, alinhado à direita, não negritado. É necessário utilizar letras maiúsculas/minúsculas e inserir nota de rodapé (utilizar, obrigatoriamente, *, **, ***, ... e assim por diante), para cada autor, constando os seguintes dados (nesta ordem):

  • Titulação e nome da instituição (SIGLA) em que foi obtida a titulação.
  • Função que desempenha e Instituição à qual está vinculado (SIGLA), cidade, estado e país.
  • Endereço eletrônico para contato, que será disponibilizado publicamente.

1.5 Resumo (idioma principal): a palavra Resumo deve ser escrita em fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito, usando letras maiúsculas/minúsculas (conforme escrito nessa sentença), com espaçamento duplo e centralizado. O resumo do artigo deve ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples, justificado, sem recuo de parágrafo, contendo de 100 a 250 palavras. O resumo deve enunciar, de forma clara e sintética, o problema de pesquisa, a abordagem metodológica empreendida, os resultados e as conclusões.

1.6 Palavras-chave (idioma principal): a expressão Palavras-chave deve ser escrita em fonte Times New Roman, tamanho 10, em negrito, usando letras maiúsculas/minúsculas (conforme escrito nessa sentença), com espaçamento simples e justificado. Podem ser usadas até cinco palavras-chave que sintetizem, claramente, o tema, o conteúdo e a metodologia do artigo. As palavras-chave devem ser apresentadas em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples e justificado. As iniciais das palavras devem ser escritas em letra maiúscula (exceto as preposições, advérbios, conjunções etc.) e separadas por ponto final.

1.7 Abstract/Resumen (idioma secundário): a palavra Abstract/Resumen deve ser escrita em fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito, usando letras maiúsculas/minúsculas (conforme escrito nesta sentença), com espaçamento duplo e centralizado. O abstract/resumen do artigo deve ser elaborado em língua inglesa ou espanhola (idioma secundário), seguindo, tanto quanto possível, a redação utilizada no Resumo, e deve ser elaborado em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples, justificado, sem recuo de parágrafo.

1.8 Keywords/Palabras clave (idioma secundário): a palavra Keywords/ Palabras clave deve ser escrita em fonte Times New Roman, tamanho 10, em negrito, usando letras maiúsculas/minúsculas (conforme escrito nesta sentença), com espaçamento simples e justificado. As keywords são as versões, em língua inglesa, mais adequadas e próximas às palavras-chave; devem ser apresentadas em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples e justificado. As iniciais das palavras devem ser escritas em letra maiúscula (exceto as preposições, advérbios, conjunções etc.) e separadas por ponto final.

2 Detalhes sobre o corpo do texto

A fonte do corpo do artigo deve ser Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5, com recuo de 1,25cm na 1ª linha dos parágrafos. Para o destaque de palavras/frases no texto utilizar, apenas, o recurso itálico.

Ressaltamos que, para diálogos, entrevistas, conversas, exemplos de exercícios, e outros instrumentos provenientes dos dados coletados, a revista Bolema utiliza a seguinte formatação: fonte Times New Roman, tamanho 11, itálico, espaçamento entre linhas simples e com recuo de 1,25. Entre parênteses, citar a fonte, em letra 11. Exemplo:

Professor: E como foi que chegou nesta solução? Como pensou?

Aluno: Eu multipliquei os dois números e somei ao valor inicial. Mas quem me disse para fazer assim foi o Pedro. Ainda não estou convencido que está certo.

(Diálogo entre professor e aluno, 2017).

2.1 Indicativo de seção e subseção: devem seguir as normas da ABNT atual (NBR 6024:2012).

O indicativo de seção ou da subseção é justificado e sem recuo, precedendo o título, dele separado apenas por um espaço. São empregados algarismos arábicos na numeração. Exemplos: 1,  1.1, ...,  2,  2.1, ... até à seção quinária - 2.1.1.1.1

Os títulos das seções e subseções devem vir em fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito, sem recuo, alinhamento à esquerda e numeradas conforme indicado acima. O espaçamento entre os subtítulos e o texto, deve ser de 1,5 linha, e separados entre si por espaço duplo. Somente a inicial do subtítulo deve ser escrita em letra maiúscula (exceto para nomes próprios).

2.2 Citações: devem seguir as normas da ABNT atual (NBR 10520/2002).

2.2.1 Citação indireta: nas citações indiretas, no corpo do texto, os nomes dos autores devem ser referendados usando maiúsculas e minúsculas. Caso esteja entre parênteses devem ser grafados em letra maiúscula.

Exemplos: 1) A respeito da técnica de análise ontossemiótica, em Godino, Batanero e Roa (2005) podemos verificar... ; 2) ... (GODINO; BATANERO; FONT, 2007).

2.2.2 Citações diretas com mais de três linhas: devem ser destacadas com recuo de 4 cm a partir da margem esquerda, espaçamento simples, sem aspas, fonte Times New Roman, tamanho 10. Exemplo:

Quem produz uma enunciação é o autor. O autor fala sempre na direção de um leitor, que é constituído (produzido, instaurado, instalado, introduzido) pelo o autor. Quem produz significado para um resíduo de enunciação é o leitor. O leitor sempre fala na direção de um autor, que é constituído (produzido, instaurado, instalado, introduzido) pelo o leitor [...] (LINS, 2012, p.14, grifos do autor).

2.2.3 Citações diretas com, no máximo, três linhas: devem ser inseridas no corpo do texto, contidas entre aspas duplas (" "). Exemplo: “Na primeira dessas facetas, levamos em conta as crenças, e, na segunda, os processos metacognitivos do professor de matemáticas” (GODINO et al., 2017, p.133).

Observação: nas citações diretas especifique, no corpo do texto, o ano de publicação e a(s) página(s) da fonte consultada, seguindo os exemplos expostos nas seções 2.2.2 e 2.2.3.

2.3 Notas de Rodapé: devem ser sintéticas e reduzidas ao máximo. A partir da segunda página, devem vir ao final da página, numeradas em sequência, em fonte Times New Roman, tamanho 10, alinhamento justificado e espaçamento entre linhas simples. Na primeira página, devem ser usados asteriscos (*) para as notas de rodapé.

2.4 Ilustrações e Quadros: devem seguir as normas da ABNT atual (NBR 6022/2003).

2.4.1 Figuras: sob a designação figuras estão incluídas fotografias, gráficos, organogramas, diagramas de fluxo, diagramas, desenhos, mapas, e quaisquer outras ilustrações. Sua identificação deve estar na parte inferior, centralizada, precedida pela palavra designativa, seguida do respectivo número da ordem em que aparece no texto, utilizando algarismos arábicos. O título das figuras deve ser suficientemente claro em relação à imagem, de modo que não seja necessário consultar o corpo do texto. Apenas o número do objeto e a palavra designativa deverão utilizar negrito. Todo o conteúdo das figuras deve seguir a instrução: letra Times New Roman tamanho 10, espaçamento simples. Exemplo:

cart10

Figura 1 - Título da figura 1

Fonte: SMITH (2017, p. 56)

2.4.2 Quadros: contêm informações descritivas, redigidas na forma de texto. Todo o conteúdo do quadro deve seguir a instrução: letra Times New Roman tamanho 10, espaçamento simples. Exemplo:

 

Acontecimento apresentado na tarefa

Probabilidade estimada por Humberto

Um número par?

Possível

Um número ímpar?

Possível

O número 1?

Há alguma possibilidade

Quadro 3 - Justificativas de Humberto na soma dos resultados de dois dados

Fonte: SILVA (2017)

 

Observações

  • As figuras e quadros devem ficar o mais próximo possível de sua chamada no corpo do texto.
  • Como demonstram os exemplos, as figuras e quadros devem ter bordas, para facilitar a visualização.
  • A palavra designativa deve ser separada do título apenas por um “ - ” (hífen). Ver os exemplos (Figura 1 e Quadro 3).
  • Utilize uma boa resolução de imagem, de modo que seja legível para os leitores em 100% de zoom, sempre respeitando as margens do documento.

2.5 Tabelas: devem seguir as normas de apresentação tabular do IBGE (1993).

Tabelas são formas gráficas nas quais os dados numéricos se destacam como informação central.

A identificação das tabelas deve vir na parte superior, precedida da palavra Tabela (em negrito), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos (em negrito); em seguida, inserir o respectivo título (sem negrito). O título da tabela deve ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 12, e deve ser separado da respectiva numeração por um “-” (hífen). Exemplo: Tabela 1 - Título da tabela 1. Indicar fontes citadas na construção da tabela e outras notas eventuais abaixo da tabela.

Inserir a Tabela o mais próximo possível de sua chamada no corpo do texto.

O conteúdo da tabela, bem como as fontes e notas, deve ser grafado em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento entre linhas simples.

Exemplo:

Tabela 1 - Distribuição das alturas dos 140 alunos da escola X

Alturas

(cm)

Número de alunos

[145, 150[

2

[150, 155[

8

[155, 160[

25

[160, 165[

40

[165, 170[

27

[170, 175[

21

[175, 180[

10

[180, 185[

7

Total

140

Fonte: elaborado pelo autor

2.6 Observação: quadros, tabelas e equações devem estar em um formato possível de ser editados. Não serão aceitas imagens. 

2.7 Agradecimentos: devem obedecer às mesmas normas usadas para Seções e Subseções, alinhamento à esquerda, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, mas sem numeração. 

3 Referências: devem seguir as normas da ABNT atual (NBR 6023/2018).

Devem ser alinhadas à esquerda, fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples e separadas entre si por espaço. Utilizar o recurso negrito para destacar o elemento principal de cada publicação referenciada.

Em caso de dúvidas, acesse uma súmula das normas da ABNT para citações e referências em: https://ib.rc.unesp.br/#!/biblioteca/aprenda-com-a-biblioteca/normas-abnt/

Seguem, abaixo, alguns exemplos:

3.1 Livro:

SOBRENOME, Iniciais dos Nomes; SOBRENOME, Iniciais dos Nomes. Título do livro: subtítulo. Edição. Cidade de publicação: Editora, ano. [Quando necessário acrescentam-se: Descrição física. (Série ou Coleção). Notas].

Exemplo:

PALMER, R. E. Hermenêutica. Lisboa: Edições 70, 1969.

3.2 Capítulo de Livro:

SOBRENOME, Iniciais dos Nomes. Título do Artigo. In: SOBRENOME DO ORGANIZADOR, Iniciais dos Nomes (org.). Título do livro: subtítulo. Edição. Cidade de publicação: Editora, ano. p. XX-XX (página: inicial e final separadas por hífen).

Exemplo:

PONTE, J. P.; CHAPMAN, O. Mathematics teachers' knowledge and practices. In: GUTIERREZ, A.; BOERO, P. (ed.). Handbook of research on the psychology of mathematics education: Past, present and future. Rotterdam: Sense Publisher, 2006. p. 461 - 494.

3.3 Artigo em Periódico:

SOBRENOME, Iniciais dos Nomes. Título do artigo. Título do periódico (abreviado ou não), Cidade de publicação, v. seguido do número do volume, n. seguido do número do fascículo, p. seguido dos números da página inicial e final (separados entre si por hífen), mês abreviado (se houver). Ano.

Exemplos:

NACARATO, A. M.; PASSOS, C. L. B. As licenciaturas em matemática no estado de São Paulo. Horizontes, Bragança Paulista, v. 25, n. 2, p. 169-179, jul./dez. 2007.

SHULMAN, L. Those who understand: the knowledge growth in teaching. Educational Researcher, Washington, v. 15, n. 2, p. 4-14, feb. 1986.

3.4 Trabalho publicado em eventos:

SOBRENOME, Iniciais dos Nomes. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, x. (número do evento em algarismo arábico), ano, Cidade onde se realizou o evento. Anais [...] (ou Proceedings [...]) Cidade de publicação: Editora, ano de publicação. p. xx-xx (página inicial e final).

Exemplo:

VIALI, L. O Ensino de Estatística e Probabilidade nos Cursos de Licenciatura em Matemática. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA, 18., 2008, Estância de São Pedro, SP. Anais [...] São Paulo: ABE, 2008. p.1-7.

3.5 Dissertações e Teses:

SOBRENOME, Iniciais dos Nomes. Título: subtítulo. Ano de depósito. Dissertação (Mestrado em ...) ou Tese (Doutorado em ...) - Faculdade de... (ou) Instituto de..., Universidade, Cidade da defesa, ano da defesa.

Exemplos:

PAMPLONA, A. S. A formação estatística e pedagógica do professor de matemática em comunidades de prática. 2009. Tese (Doutorado em Educação: Educação Matemática) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.

VIEIRA, M. Análise Exploratória de Dados: uma abordagem com alunos do Ensino Médio. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: http://www.pucsp.br/pos/edmat. Acesso em: 30 mar. 2010.

3.6 Documentos de Internet:

SOBRENOME, Iniciais dos Nomes. Título: subtítulo. Local (se houver), Data. Dados complementares (Responsável pela produção, coordenação, desenvolvimento, apresentação, etc., quando houver). Disponível em: endereço eletrônico. Acesso em: dia mês abreviado. Ano.

Exemplo:

NEUBAUER, R.; CRUZ, N. Formação de professores: novas diretrizes curriculares para o sistema de ensino de São Paulo. 2015. Disponível em: http://fncee.com.br/wp-content/uploads/2015/06/S%C3%83O-PAULO-Forma%C3%A7%C3%A3o-de-Professores_novas-Diretrizes-Curriculares-para-o-Sistema-de-Ensino-de-S%C3%A3o-1.pdf. Acesso em: 12 jan. 2017.

4 Anexos: devem vir em uma página nova; a palavra Anexo deve seguir a mesma orientação utilizada em Seções e Subseções, alinhamento à esquerda, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, mas sem numeração.

 

 

Envio de manuscritos

 

Os artigos devem ser submetidos em UMA VERSÃO ANÔNIMA por meio da Plataforma ScholarOne.

Há seis passos para a submissão de artigos: PASSO 1 -Tipo, Título e Resumo; PASSO 2 - Carregamento de Arquivo; PASSO 3 – Atributos; PASSO 4 – Autores e Instituições; PASSO 5 – Detalhes e Comentários; PASSO 6 – Avaliar e Submeter.

A versão do artigo deve ser "anônima", ou seja, sem identificação dos autores, para os trâmites de avaliação (Deverá ser anexada no "Passo 2 - Carregamento de Arquivo" da Plataforma ScholarOne). O nome do arquivo também não deve fazer menção ao nome do(s) autor(es).

Atenção: Para realizar a submissão é importante que todos os autores tenham cadastro no ORCID.

O ORCID (Open Researcher and Contributor ID) é uma organização sem fins lucrativos, dedicada a criar e manter um sistema onde todos que participam de pesquisas, bolsas de estudo e inovações sejam identificados de forma única. Este sistema fornece um número de identificação para cada pesquisador, evitando ambiguidades ou similaridades, e ainda, está integrado com outras bases de dados e indexadores. Para saber mais sobre ORCID, visite: http://orcid.org/content/initiative.

Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: bolema.contato@gmail.com.

Publicações anteriores a 2012

 

 

CHAMADA DE ARTIGOS PARA A SEÇÃO TEMÁTICA “PPGEM 40 ANOS” DO BOLETIM DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (BOLEMA)

 

O Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) é um dos primeiros programas de pós-graduação em Educação Matemática da América Latina. Sua história se iniciou com sua fundação em 1984 e, atualmente, conta com mestrado e doutorado, ambos acadêmicos. Em 2024, o PPGEM completará quarenta anos de atividades, sendo que, ao longo destas quase quatro décadas, seus números são marcantes, pois são quase quatrocentos mestrados e trezentos doutorados concluídos.

Em 1985, o Boletim de Educação Matemática (BOLEMA) nasceu da iniciativa de um grupo de pós-graduandos do PPGEM, com a publicação dos dois primeiros números, tornando-se uma das mais antigas e importantes publicações na área da Educação Matemática no Brasil. O BOLEMA, cujo nascimento se deu vinculado ao PPGEM da Unesp de Rio Claro, consolidou-se no cenário das publicações científicas brasileiras, tendo sido avaliado como periódico QUALIS nacional A1 pela CAPES. 

Nesse contexto de história, conexão e de carinho entre o PPGEM e Revista, o BOLEMA abre espaço para destacar a publicação de pesquisas realizadas por estudantes, professoras(es) e pesquisadoras(es) que fazem parte da história de construção do PPGEM e, consequentemente do BOLEMA, na seção temática: “PPGEM 40 anos”. A proposta dessa seção, a ser publicada de modo distribuído nas três edições da revista em 2024, é o de apresentar um panorama das pesquisas relacionadas à Educação Matemática desenvolvidas por (ex-)professoras(es), alunos(as) e egressos(as) do PPGEM. Além destas três categorias, serão aceitas submissões de pós-doutorandos e professores visitantes oficializados pela UNESP que desenvolveram atividades no PPGEM por, pelo menos, seis meses, o que deve ser explicitado no ato de submissão.

Informações importantes:
- Submissão dos artigos: até 31 de dezembro de 2023.
- Previsão de publicação dos artigos no BOLEMA: ao longo das edições 78 (abril/2024, com artigos aprovados até novembro de 2023), 79 (agosto/2024, com artigos aprovados até março de 2024) e 80 (dezembro/2024, com artigos aprovados até julho de 2024). 
- O primeiro autor do texto deve, obrigatoriamente, ser (ex-)docente, discente ou egresso do PPGEM. Essa regra não se aplica (às)aos demais coautoras(es). 
- Os artigos devem ser enviados pela plataforma ScholarOne e submetidos na seção temática “PPGEM 40 anos” por meio do sistema disponível em: https://www.scielo.br/journal/bolema/about/#instructions.
- É importante destacar que todos os artigos submetidos à referida seção temática passarão por todas as etapas do processo avaliativo da Revista. Por conta disso, é importante que as(os) autoras(es) que tenham interesse em publicar seu artigo nas primeiras edições de 2024 realizem a submissão de suas propostas, preferencialmente, ainda no primeiro semestre de 2023. 
- Como o tempo do fluxo de avaliação de artigos apresenta variáveis que não estão sob total controle da equipe (como o tempo utilizado por pareceristas e os casos de pareceres divergentes), aqueles que forem aprovados depois de julho de 2024, infelizmente, não poderão ser publicados na seção temática, de modo que serão publicados em alguma edição ordinária posterior.
- Todos os textos devem estar formatados no template da revista e seguir as normas para elaboração e formatação disponíveis em: https://www.scielo.br/journal/bolema/about/#instructions .
- Cada autor poderá submeter uma, e apenas uma proposta de artigo para a seção temática, seja como autor(a) principal ou coautor(a). Os(as) autores(as) podem submeter artigos para avaliação e possível publicação fora da seção temática “PPGEM 40 anos” do BOLEMA, explicitando-se que o autor não poderá ter mais de um artigo publicado em uma mesma edição de 2024.
- Dúvidas sobre a seção temática podem ser sanadas com os diretores-executivos, por meio do e-mail: bolema.contato@gmail.com.
- Caso deseje incluir na seção temática “PPGEM 40 anos” um texto que foi submetido à revista antes da divulgação da chamada, envie um e-mail para bolema.contato@gmail.com, até 10 de agosto de 2023, solicitando o realocamento do seu texto. Para ser incluído na seção temática, o texto já submetido deve atender a todos os critérios descritos na chamada.


Editores-chefes:
Marcus Vinicius Maltempi e Roger Miarka.


Diretores-executivos:
Andrei Luís Berres Hartmann, Íria Bonfim Gaviolli e Lais Cristina Pereira da Silva.

 

UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática Avenida 24-A, 1515, Caixa Postal 178, 13506-900 Rio Claro - SP Brasil - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: bolema.contato@gmail.com