2326-4594 versão online

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

Os artigos de pesquisa originais publicados no JIEMS variam de pesquisa básica com resultados que têm implicações para a patogênese e tratamento da doença, através do diagnóstico e triagem de doenças genéticas / metabólicas, desenvolvimento de novas terapias e avaliação de resultados. Artigos originais, resenhas sobre temas específicos, comunicações breves e relatos de caso são bem-vindos.

JIEMS é uma publicação de acesso aberto; Todos os artigos estão disponíveis gratuitamente on-line imediatamente após a publicação. Todos os artigos são rigorosamente revisados ​​por pares e trazidos à publicação o mais rápido possível. Os custos de produção são cobertos pelos Encargos de Processamento do Artigo (APC) pagos pelo autor / instituição / financiador após a aceitação de seu manuscrito (mais informações abaixo).

Não há nenhum custo para submissão de artigos para o JIEMS. O JIEMS utiliza um processo de revisão por pares, cego e simples, no qual o nome e as informações do revisor são omitidos do autor. Todos os manuscritos são revisados ​​o mais rápido possível, mantendo o rigor. Os revisores fazem comentários ao autor e recomendam ao Editor-Chefe que então toma sua decisão final.

 

Forma e preparação de manuscritos

Tipos de Artigo

JIEMS irá considerar Artigos Originais, Comentários sobre tópicos específicos, Comunicações Breves, Relatos de Casos e Cartas ao Editor. Os editoriais também serão publicados por convite.
Artigos Originais devem conter as seguintes seções: Introdução, Objetivos, Métodos, Resultados, Conclusões, Agradecimentos e Referências ou similares.

Os artigos de revisão devem conter um resumo, uma introdução ao tópico, uma revisão cuidadosa da literatura relevante, conclusões da literatura revisada e recomendações, se aplicável.

Comunicações curtas e relatórios de casos não devem exceder 2.500 palavras (excluindo referências). A contagem de palavras (todo o texto incluindo o resumo, manuscrito, notas, tabelas, figuras, etc) deve aparecer na página do título.

Cartas ao Editor devem referir-se a um conteúdo previamente publicado pela JIEMS e não devem ter mais de cinco autores. Estas não devem exceder 500 palavras e não devem conter mais do que cinco referências. Material adicional pode ser adicionado como material suplementar on-line.

Em conformidade com a política SciELO, a adoção do ORCID como um identificador dos autores é obrigatória. Portanto, o JIEMS incentiva os autores a criar seu ORCID.

Taxas de Publicação

Após a aceitação de seu manuscrito, você será cobrado pela Taxa de Processamento de Artigo (APC) de uma só vez. Esta taxa cobre o custo da publicação e garante que o seu artigo será de acesso aberto. Depois que o APC for processado, seu artigo será preparado para publicação e poderá aparecer on-line em uma média de 25 dias úteis.

Uma Taxa de Processamento do Artigo (APC) de USD 400,00 (USD 200,00 para primeiro autor ou autor correspondente membros da SLEIMPN) será cobrada após a aceitação do manuscrito.

Este APC pode ser dispensado pelo SLEIMPN, em circunstâncias específicas (quando o primeiro autor ou autor correspondente for membro da SLEIMPN por 3 ou mais anos), e pelo Editor-Chefe para os trabalhos convidados.

Autoria

Os trabalhos só devem ser submetidos à consideração após a autorização de todos os autores contribuintes. Aqueles que submetem os artigos devem verificar cuidadosamente se todos aqueles cujo trabalho contribuiu para o artigo são reconhecidos como autores contribuintes.

A lista de autores deve incluir todos aqueles que podem legitimamente reivindicar a autoria. Isto é, todos que:

  • contribuíram substancialmente desde o conceito e design, até a aquisição de dados ou análise e de dados;
  • aqueles que redigiram o artigo ou revisaram criticamente o conteúdo intelectual; e
  • aprovaram a versão final a ser publicada.

Os autores devem atender as condições de todos os pontos acima. Cada autor deve ter participado suficientemente do trabalho para assumir responsabilidade pública por partes apropriadas do conteúdo.

Quando um grupo grande e multicêntrico conduziu o trabalho, o grupo deve identificar os indivíduos que aceitam a responsabilidade direta pelo manuscrito. Esses indivíduos devem satisfazer plenamente os critérios de autoria.

A aquisição de financiamento, coleta de dados ou supervisão geral do grupo de pesquisa por si só não constitui autoria, embora todos os contribuintes que não atendam aos critérios de autoria devam ser listados na seção Agradecimentos.

Por favor, consulte as diretrizes de Autoria do ICMJE em http://www.icmje.org/icmje-recommendations.pdf


 

Envio de manuscritos

Antes de enviar seu manuscrito, certifique-se de ler atentamente e seguir todas as orientações e instruções aos autores fornecidas abaixo. Manuscritos que não seguem as diretrizes e requisitos do periódico serão rejeitados.

Os manuscritos submetidos ao JIEMS não podem estar sob consideração para publicação em qualquer outro periódico no momento da submissão e, após apresentação ao JIEMS, não podem ser submetidos para publicação a QUALQUER outra fonte pendente de notificação oficial por escrito da decisão final do JIEMS. A submissão ao JIEMS indica que esta é sua principal escolha para publicação e o JIEMS retém os direitos exclusivos de publicação até que seja tomada uma decisão final de publicação.

Os envios para o JIEMS devem ser feitos através do ScholarOne ™, um sistema de submissão online e revisão por pares. Por favor, leia as diretrizes de Submissão de Manuscritos abaixo, e simplesmente acesse a plataforma ScholarOne ™ através de https://mc04.manuscriptcentral.com/jiems-scielo, www.jiems-journal.org ou www.sleimpn.org

IMPORTANTE: Por favor, verifique se você já tem uma conta no sistema antes de tentar criar uma nova. Se você revisou ou submeteu um periódico recentemente, é provável que você tenha criado uma conta. Para obter mais orientações sobre como enviar seu manuscrito on-line, visite o site ScholarOne ™.

Todos os trabalhos devem ser submetidos através do sistema on-line. Se você gostaria de discutir qualquer assunto relacionado ao seu trabalho antes do envio, por favor, consulte os detalhes de contato abaixo

Contrato de Publicação do Colaborador
Antes da publicação, o SciELO exige que o autor, como detentor dos direitos, assine um Contrato de Publicação do Contributor do Journal. A JIEMS publica manuscritos sob licenças do Creative Commons. A licença JIEMS padrão é Creative Commons por atribuição (CC-BY), que permite que outras pessoas reutilizem o trabalho sem permissão, desde que o trabalho seja devidamente citado.
JIEMS e SciELO levam muito a sério as questões de violação de direitos autorais, plágio ou outras violações das melhores práticas de publicação. Procuramos proteger os direitos de nossos autores e sempre investigamos alegações de plágio ou uso indevido de artigos publicados na revista. Da mesma forma, procuramos proteger a reputação da revista contra más práticas. Os artigos enviados podem ser verificados usando o software de verificação de duplicação. Quando se descobre que um artigo plagiou outro trabalho ou incluiu material de direitos autorais de terceiros sem permissão ou com confirmação insuficiente, ou onde a contestação do artigo é contestada, reservamo-nos o direito de agir, incluindo, mas não limitado a: publicar uma errata ou corrigenda (correção); retraindo o artigo (removendo-o da revista); assumir o assunto com o chefe de departamento ou reitor da instituição do autor e / ou órgãos acadêmicos ou sociedades relevantes ou ação legal apropriada.

Declarações e Convenções
No final de seu artigo, as seguintes seções devem aparecer: Agradecimentos, seguidos por sua Declaração de Conflito de Interesses, reconhecimento de financiamento, referências e para manuscritos com 5 ou mais autores cada autor deve assumir a responsabilidade por pelo menos um componente do trabalho (por exemplo: Concepção e desenho; Aquisição de dados; Análise e interpretação de dados; Procedimentos técnicos; Análise estatística; Escrita do manuscrito; Revisão crítica; Aprovação final).

Agradecimentos
Todos os colaboradores que não atenderem aos critérios de autoria devem ser listados na seção "Agradecimentos". Exemplos daqueles que podem ser reconhecidos incluem uma pessoa que forneceu ajuda puramente técnica, assistência por escrito ou um chefe de departamento que forneceu apenas apoio geral. Os autores devem divulgar se tiveram alguma assistência por escrito e identificar a entidade que pagou por essa assistência.

Declaração de conflito de interesses
É política do Journal of Inborn Errors of Metabolism and Screening exigir uma declaração de conflito de interesses de todos os autores, permitindo que uma declaração seja transportada dentro das páginas paginadas de todos os artigos publicados.

Por favor, inclua qualquer declaração no final do seu manuscrito após qualquer reconhecimento e antes das referências, sob o título "Declaração de Conflito de Interesses". Se nenhuma declaração for feita, o seguinte será impresso sob este título em seu artigo: "Nada declarado". Alternativamente, você pode declarar que "os autores (as) declaram que não há conflito de interesse".

Ao divulgar qualquer conflito de interesses, as informações de divulgação devem ser específicas e incluir qualquer relação financeira que todos os autores do artigo tenham com qualquer organização patrocinadora e os interesses com fins lucrativos que a organização representa e com qualquer produto com fins lucrativos discutido ou implícito no texto do artigo.

Quaisquer envolvimentos comerciais ou financeiros que possam representar uma aparência de conflito de interesses precisam ser adicionalmente divulgados na carta de acompanhamento que acompanha o seu artigo para auxiliar o Editor a avaliar se a divulgação suficiente foi feita dentro da Declaração de Interesses Conflitantes contida no artigo.

Reconhecimentos de financiamento

Para cumprir as orientações para financiadores de pesquisa, autores e editores emitidos pela Research Information Network (RIN), o JIEMS também exige que todos os autores reconheçam seu financiamento de maneira consistente sob um cabeçalho separado.

Quando nenhum financiamento específico foi fornecido para a pesquisa, pedimos que o autor correspondente use a seguinte frase: "Esta pesquisa não recebeu nenhuma concessão específica de nenhuma agência de financiamento nos setores público, comercial ou sem fins lucrativos".

Outras declarações

Ética em pesquisa
Todos os artigos que relatam estudos em animais e humanos devem incluir se o consentimento por escrito foi obtido do Comitê de Ética local ou do Conselho de Revisão Institucional. Por favor, certifique-se de fornecer o nome completo e instituição do comitê de revisão e um número de referência do Comitê de Ética.

Aceitamos manuscritos que relatam estudos em humanos e / ou animais para publicação somente se ficar claro que as investigações foram realizadas com um alto padrão ético. Estudos em humanos que possam ser interpretados como experimentais (por exemplo, ensaios controlados) devem estar em conformidade com a Declaração de Helsinque http://www.wma.net/en/30publications/10policies/b3/index.html e os textos tipográficos devem incluir uma declaração de que O protocolo de pesquisa foi aprovado pelo comitê de ética apropriado. De acordo com a Declaração de Helsinque de 1975, revista Hong Kong 1989, encorajamos os autores a registrar seus ensaios clínicos (em http://clinicaltrials.gov ou outros bancos de dados adequados identificados pelo ICMJE, http://www.icmje.org/ sobre-icmje / faqs / clinical-trials-registration/). Se o seu teste foi registrado, por favor, cite esta informação na Página de Título. Ao relatar experimentos com animais, indique na página de título que a diretriz / lei sobre o cuidado e uso de animais de laboratório foi seguida.

Consentimento do paciente
Os autores devem garantir que as seguintes diretrizes sejam seguidas, conforme recomendado pelo Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas, Requisitos Uniformes para Manuscritos Submetidos a Revistas Biomédicas: http://www.icmje.org/about-icmje/faqs/icmje-recommendation/. Os pacientes têm direito à privacidade que não deve ser infringida sem o consentimento informado.

A identificação de informações, incluindo nomes de pacientes, iniciais ou números de hospitais, não deve ser publicada, bem como fotografias e heredogramas, a menos que as informações sejam essenciais para propósitos científicos e o paciente (ou responsáveis) forneçam termo de consentimento informado para publicação. O consentimento informado para essa finalidade requer que um paciente identificável receba a publicação do manuscrito.

Os detalhes de identificação devem ser omitidos se não forem essenciais. O anonimato completo é difícil de ser alcançado, no entanto, um consentimento informado deve ser obtido se houver alguma dúvida. Por exemplo, mascarar a região dos olhos em fotografias de pacientes é uma proteção inadequada do anonimato. Se as características identificadoras forem alteradas para proteger o anonimato, como em heredogramas, os autores devem assegurar que as alterações não distorcem o significado científico e os editores devem observar isso. A obtenção de consentimento informado deve ser indicada no artigo submetido.

CONSORT & ICMJE

Todos os ensaios clínicos randomizados submetidos para publicação devem incluir um fluxograma concluído do Consolidated Standards of Reporting Trials (CONSORT). Por favor, consulte o site da declaração CONSORT em http://www.consort-statement.org para mais informações.

JIEMS adotou a proposta do Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas (ICMJE), que exige, como condição de consideração para publicação de ensaios clínicos, a inserção em um registro de ensaios públicos. Os ensaios devem ser registrados antes ou no início do registro do paciente. O número de registro do estudo clínico deve ser incluído no final do resumo do artigo. Para este propósito, um ensaio clínico é definido como qualquer projeto de pesquisa que designa prospectivamente seres humanos a grupos de intervenção ou de comparação para estudar a relação de causa e efeito entre uma intervenção médica e um desfecho de saúde. Os estudos concebidos para outros fins, como o estudo da farmacocinética ou toxicidade grave (por exemplo, ensaios de fase I), seriam isentos. Mais informações podem ser encontradas em www.icmje.org.

Escritores médicos
Se serviços de escrita médica pagos ou não pagos forem usados no manuscrito, isso deve ser claramente informado na seção de Agradecimentos. Se os escritores médicos atenderem aos critérios de autoria, eles devem ser incluídos na lista de autores.

Análise estatística
Quando as análises estatísticas tiverem sido realizadas, certifique-se de que a metodologia foi descrita com precisão. Em estudos comparativos, os cálculos de potência são geralmente necessários. Em trabalhos de pesquisa que requerem estatísticas complexas, o conselho de um estatístico especialista deve ser buscado no estágio de projeto / implementação do estudo.

Permissões
Os autores são responsáveis por obter permissão dos detentores dos direitos autorais para reproduzir quaisquer ilustrações, tabelas, figuras ou citações extensas publicadas anteriormente em outro lugar. NB: Se um autor estiver usando seu próprio trabalho, ele ainda precisará de permissão dos direitos autorais do trabalho publicado anteriormente. Os trabalhos não serão aceitos para publicação sem as permissões corretas.

Preparação de manuscritos
O texto deve ter espaço duplo e ter um mínimo de 3 cm para as margens esquerda e direita e 5 cm para o cabeçalho e o rodapé. O texto deve ser de 12 pontos padrão.

O resumo deve consistir de não mais do que 200 palavras resumindo o conteúdo do artigo. Por favor, não subdivida o resumo em: Introdução, Objetivo, Resultados, Conclusão ou similar. O resumo deve ser independente, e deve-se presumir que o leitor tenha algum conhecimento do assunto, mas não tenha lido o artigo. Pelo menos 3 palavras-chave devem ser fornecidas após o resumo.

Folha de rosto
A página do título deve fornecer as seguintes informações: (1) título do artigo (em negrito), tão curto e informativo quanto possível, sem qualquer abreviação; (2) um primeiro nome, iniciais (se aplicável) e sobrenome de cada autor; (3) nome e endereço do departamento ou instituição ao qual o trabalho deve ser atribuído; (4) nome, telefone, número de fax e endereço de e-mail do autor correspondente e para quem as provas devem ser enviadas.

Citações e Referências
Os manuscritos do JIEMS devem ser preparados de acordo com as diretrizes de estilo da American Medical Association (AMA) (10ª edição). Os autores são responsáveis pela exatidão das referências. Digite as referências (espaço duplo) no final do manuscrito. Cite as referências no texto na ordem de aparição. Exemplos abaixo.

Livro:
Katz DL, Clinical Epidemiology & Evidence-Based Medicine: Fundamental Principles of Clinical Reasoning & Research, Thousand Oaks, CA: SAGE; 2001.

Capítulo:
Schulz, J, HIV testing. In Kirton C, ed., ANAC’s Core Curriculum for HIV/AIDS Nursing, 2nd ed. Thousand Oaks, CA: SAGE; 2003.

Periódico:
Baldo G, Mayer FQ, Martinelli BZ, et al. Enzyme replacement therapy started at birth improves outcome in difficult-to-treat organs in mucopolysaccharidosis I mice. Mol Genet Metab. 2013; 109(1): 33-40.

Lingua Inglesa

O texto deve estar no idioma inglês. Se o idioma nativo dos autores não for o inglês, recomendamos a revisão e a edição por um colega cujo idioma nativo seja o inglês ou o uso de um serviço de edição em inglês.

Revisão por pares editorial e processamento

Os manuscritos submetidos pelos autores ao JIEMS serão inicialmente avaliados pelo Editor-Chefe, quanto ao escopo e padrões e pelos Editores Técnicos Assistentes, quanto à formatação e requisitos técnicos.

Nesta fase, o manuscrito pode ser rejeitado ou devolvido ao autor para ajustes. Se o manuscrito estiver de acordo com as regras, ele será encaminhado ao Editor Associado, que designará os revisores para avaliação do conteúdo científico. Com base na revisão por pares, o Editor Associado faz uma recomendação ao Editor-Chefe, que tomará a decisão final.

O processo pode ser seguido pelo autor no sistema de gerenciamento. Todos os manuscritos aceitos serão editados pela nossa equipe de publicação para se adequar ao formato da revista. Após a aprovação dos autores, o manuscrito será publicado.

Diretrizes para enviar trabalhos de arte, figuras e outros gráficos

Figuras: As figuras devem ser submetidas como arquivos separados. Os formatos para figuras são TIFF ou JPEG. Eles devem ser numerados consecutivamente usando algarismos arábicos. Figuras em formato Word, PowerPoint ou Excel não podem ser publicadas. Apenas os dados da sequência de ácidos nucleicos podem ser apresentados em formato Word.

A arte de linha deve ter uma resolução de pelo menos 1200 dpi (pontos por polegada) e fotografias eletrônicas; radiografias, tomografia computadorizada, ressonância magnética, todas as imagens médicas e todas as imagens digitalizadas devem ter uma resolução de pelo menos 300 dpi. Se as fontes forem usadas no trabalho artístico, elas deverão ser convertidas em caminhos ou contornos ou elas deverão ser incorporadas nos arquivos. Imagens coloridas devem ser criadas / digitalizadas, salvas e enviadas como arquivos CMYK. Observe que as ilustrações geradas a partir de programas do conjunto de aplicativos do Office, como o CorelDRAW e o MS Word, e obras de arte baixadas da Internet (arquivos JPEG ou GIF) não podem ser usadas. Cite as figuras e numere-as na ordem em que são discutidas no texto do manuscrito.

Legendas de figuras: Legendas devem ser enviadas para todas as figuras. Elas devem ser breves e específicas, e devem aparecer em um local separado da página do manuscrito para seguir as referências. Use marcadores de escala na imagem para micrografias eletrônicas e indique o tipo de mancha usada.

Tabelas: Crie tabelas usando o recurso de criação e edição de tabelas do seu software de processamento de texto (por exemplo, MS Word ou Excel). Agrupe todas as tabelas no final do manuscrito ou forneça-as em um arquivo separado. Cite tabelas consecutivamente no texto e numere-as nessa ordem. Digite cada uma em uma folha separada e inclua o título da tabela, cabeçalhos de coluna apropriados e legendas explicativas (incluindo as definições de quaisquer abreviações usadas). Não inclua tabelas no corpo do manuscrito. Eles devem ser auto-explicativas e devem complementar, em vez de duplicar, o material no texto.

Após a aceitação

Provas
Enviaremos um PDF das provas para o autor correspondente. Quaisquer consultas que o acompanhem devem ser respondidas o mais rápido possível (geralmente em 48 horas) para que a publicação não seja atrasada.

E-Prints
O PDF do seu artigo estará disponível para download no site da revista após a publicação.

Outras informações
Quaisquer correspondências, consultas ou pedidos adicionais de informação devem ser enviados para o seguinte e-mail: jiems@jiems-journal.org



 

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons


Rua Ramiro Barcelos, 2350
Santa Cecilia
CEP 90035-903, Porto Alegre, RS, Brasil
Tel.: 55-51-3359-6338
Fax: 55-51-3359-8010

Tel:


E-mail: rgiugliani@hcpa.edu.br