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(Atualizado: 04/04/2024)

Sobre o Periódico

 

Breve Histórico

 

Per Musi é uma publicação gratuita do Programa de Pós-Graduação em Música da UFMG, constituindo-se em um espaço democrático para a reflexão intelectual na área de música, onde a diversidade e o debate são bem-vindos. É um periódico brasileiro sobre música com revisão por pares, indexado por bases de dados e publica e recebe submissões em fluxo contínuo ao longo do ano.  A missão da Per Musi (Revista Acadêmica de Música) é publicar trabalhos inéditos prioritariamente em inglês, mas também em português e espanhol, bem estruturados e fundamentados, que constituam contribuições relevantes para as diversas subáreas da música, incluindo as interfaces entre si e com outras áreas do conhecimento. A Per Musi publica regularmente um número genérico anual de fluxo-contínuo (General Topics). Contudo, mediante propostas, convite ou efemérides, e em caráter excepcional podem estar abertas sessões temáticas com editores convidados. A revista engloba as principais subáreas do saber musical: análise, musicologia, performance, composição, educação musical, musicoterapia, música eletroacústica, computadorizada etc., além de suas abordagens interdisciplinares, relacionadas à pesquisa no Doutorado em Música da UFMG.  Per Musi também publica em seu site partituras, traduções e entrevistas relacionadas à pesquisa em música. A revista está indexada no Google AcadêmicoRILM (Répertoire International de Littérature Musicale)DOAJ (Directory of Open Access Journals)SCIELOPortal Periódicos CAPES, The Music Index e Bibliografia Musical Brasileira (Academia Brasileira de Música). A submissão de artigos é contínua, ao longo de todo o ano. Downloads gratuitos podem ser feitos no site da Per Musi disponível online (www.musica.ufmg.br/permusi).

 

 

Conformidade com a Ciência Aberta

 

Em acordo com o movimento Ciência Aberta, os trabalhos submetidos para publicação são avaliados no sistema de avaliação por pares aberta. A Per Musi disponibiliza documento da SciELO disponível em https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/Formulario-de-Conformidade-Ciencia-Aberta.docx

 

 

Ética na Publicação

 

Per Musi conta com a  Rede Cariniana como plataforma de preservação digital e segue as diretrizes do Código de Ética do COPE (Committee on Publication Ethics). As pesquisas são aprovadas pela Comissão Editorial e pareceristas convidados.

 

 

Foco e Escopo

 

A Per Musi publica trabalhos inéditos prioritariamente em inglês, mas também em português e espanhol, bem estruturados e fundamentados, que constituam contribuições relevantes para as diversas subáreas da música, incluindo as interfaces entre si e com outras áreas do conhecimento.

A revista engloba as principais subáreas do saber musical: análise, musicologia, performance, composição, educação musical, musicoterapia, música eletroacústica, computadorizada etc., além de suas abordagens interdisciplinares, relacionadas à pesquisa no Doutorado em Música da UFMG.

São aceitos: Artigos, Resenhas e Entrevistas. Todos os trabalhos devem ser inéditos e pelo menos um dos autores deve possuir o grau de Doutor. Para submissões de entrevistas, o/a entrevistado/a deve ser obrigatoriamente incluído como co-autor.

Todos os artigos publicados na Per Musi possuem o número de DOI.

 

 

Preservação Digital

 

Este periódico segue os padrões definidos no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO.

 

 

Fontes de Indexação

   

 

Ficha Bibliográfica

 
  • Título do periódico: Per Musi
  • Título abreviado: Per Musi
  • Publicação de: Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Música, Programa de Pós-Graduação em Música
  • Periodicidade: Anual
  • Modalidade de publicação: Fluxo Contínuo
  • Ano de criação do periódico: 2000
 

 

Websites e Mídias Sociais

   

 


Política Editorial

 

Preprints

 

Encorajamos os autores a publicarem o seu trabalho em plataformas e/ou bases de dados da web em formato 'preprint' ou 'working paper' antes e durante o processo de revisão e publicação, uma vez que essas ações podem conduzir a intercâmbios produtivos e a uma divulgação mais rápida e mais ampla do trabalho publicado. Sugerimos como referência o SciELO Preprints.

As ideias expressas em cada artigo não refletem a opinião do Editor, da Comissão Editorial ou do Conselho Científico.

 

 

 

Processo de avaliação por pares

 

Em acordo com o movimento Ciência Aberta, os trabalhos submetidos para publicação são avaliados no sistema de avaliação por pares aberta. A Per Musi disponibiliza documento da SciELO disponível em https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/Formulario-de-Conformidade-Ciencia-Aberta.docx. Os autores devem preencher o documento e anexar à submissão, atestando conformidade com a avaliação aberta. É considerado aceito o trabalho aprovado por dois pareceristas. No caso de conflito entre os avaliadores, o Editor poderá intervir e enviar o texto a um terceiro parecerista. O primeiro autor é responsável pelo conteúdo a ser publicado, pela informação de sua originalidade, por ser inédito e por assegurar que os demais autores do mesmo tenham conhecimento do conteúdo aprovado e de sua cessão de direitos de publicação. As etapas de avaliação são:

I) SUBMISSÃO: Avaliação de formato da submissão (desk review). Análise da conformidade do texto submetido com o Template disponível no site da revista, relação do assunto do texto com as áreas de pesquisa da revista e análise de plágio através do software Checkforplagiarism.net (realizado pela Biblioteca Flausino Vale da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil); Atribuição de editor-associado ou editor-convidado.

II) AVALIAÇÃO: Atribuição e avaliação por pares aberta (onde autores e avaliadores estão identificados afim de se estabelecer um processo avaliativo dialético e construtivo). Ao aceitar o convite os pareceristas declaram não possuir conflito de interesses com os autores. São sempre dois pareceristas indicados (membros da Comissão Editorial ou colaboradores ad hoc), com possibilidade de um terceiro para desempate. Os mesmos recebem um formulário da OJS onde pontuam de 1 a 5 (sendo 1 para nada relevante e 5 para extremamente relevante) questões relacionadas a originalidade da pesquisa, contribuição para a área, qualidade do texto acadêmico, metodologia e resultados alcançados. Os pareceristas poderão escolher os seguintes vereditos:

a) Aprovado

b) Aprovado com Correções Obrigatórias

c) Reprovado

d) Submeter novamente para avaliação

Quando Aprovado com Correções Obrigatórias os autores possuem 15 dias corridos para entregar a versão definitiva.

III) EDIÇÃO DE TEXTO: Após aprovação, é feita a edição de texto que inclui participação ativa dos autores sobre a discussão dos resultados e possíveis correções indicadas pelos pareceres, quer sejam de ordem normativa, ortográfica, de conteúdo, gramatical e/ou estética com vistas à melhoria do trabalho a ser publicado.

IV) EDITORAÇÃO. Discussão final com os autores a fim de produzir o documento para publicação (revisão e aprovação).

V) PUBLICAÇÃO. A publicação compartilha, quando disponíveis, dados, códigos, métodos e outros materiais utilizados e resultantes, segundo o movimento Ciência Aberta.

 

 

Dados abertos

 

VI) DADOS ABERTOS. Recomenda-se a publicação dos dados da pesquisa submetida em repositórios públicos. Poderá ser feito no ato da submissão do artigo ou aquando da sua publicação. A Per Musi sugere a lista de repositórios disponiblizada pela SciELO: https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/Lista-de-Repositorios-Recomendados_pt.pdf ou repositórios como Zenodo ou OSF .

 

 

Cobrança de Taxas

 

Per Musi é uma publicação gratuita do Programa de Pós-Graduação em Música da UFMG, constituindo-se em um espaço democrático para a reflexão intelectual na área de música, onde a diversidade e o debate são bem-vindos. Não há cobrança de taxa para a publicação, sendo exigidos somente o cadastro gratuito no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

 

Política de Ética e Más condutas, Errata e Retratação

   

 

Política sobre Conflito de Interesses

 

O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Conflitos de interesses podem ocorrer quando autores, revisores ou editores possuem interesses que podem influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos. Ao submeter o manuscrito, os autores são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado o trabalho. Caso haja, ainda que potencialmente, conflito de interesse, o(s) autor(es) deve(m) informálo em documento próprio assinado e anexado à plataforma de submissão. Para mais informações ver: Disclosure of Financial and NonFinancial Relationships and Activities, and Conflicts of Interest.

 

 

Adoção de softwares de verificação de similaridade

 
  • As análises de plágio e auto-plágio são realizadas antes dos artigos serem enviados para avaliação pela Biblioteca Flausino Vale da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil, através do software Checkforplagiarism.net;
  • Se o plágio é constatado (bastando para isso uma citação sem a devida referência ao autor) o artigo é devolvido, enviando-se um alerta ao autor.
  • Artigos frutos de pesquisas de Mestrado ou Doutorado são aceitos integralmente. O auto-plágio é considerado quando houver mais de 10% de semelhança global com publicações do mesmo autor que tenham padrão ISSN ou ISBN.
 

 

Questões de Sexo e Gênero

 

A equipe editorial da Per Musi, além dos autores que publicam na revista, devem sempre observar as diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research – SAGER). As diretrizes SAGER compreendem um conjunto de diretrizes que orientam o relato de informações sobre sexo e gênero no desenho do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados. Além disso, a Per Musi observa a política de equidade de gênero na formação de seu corpo editorial.

 

 

Comitê de Ética

 

Os autores devem anexar uma declaração de aprovação do comitê de ética da instituição responsável por aprovar a pesquisa, quando for o caso.

 

 

Direitos Autorais

 

Os direitos autorais da publicação são de propriedade de seus autores o periódico detém o direito de primeira publicação.

 

 

Propriedade Intelectual e Termos de uso

 

Responsabilidade do site:

  • A Revista se reserva no direito de realizar correções de cunho gramatical, ortográfico e normativo relativamente ao Template, sem interferir no conteúdo do artigo, com a finalidade de manter o padrão linguístico de publicação.

 

Responsabilidade do autor:

  • Os direitos autorais da publicação são de propriedade de seus autores e o periódico detém o direito de primeira publicação.
  • A declaração de responsabilidade do autor sobre o conteúdo publicado no periódico quem detém os direitos autorais. Os termos de direitos autorais não devem contradizer os termos de licenciamento ou os termos da política de acesso aberto.
  • Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
  • A Per Musi Revista Acadêmica de Música encoraja os Autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.
  • As opiniões emitidas pelos autores nos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
 

 

Patrocinadores e Agências de Fomento

 

Programa de Pós-Graduação em Música da UFMG - (https://musica.ufmg.br/ppgmus/)

 

 


Corpo Editorial

 

Editor Chefe

 
  • Fernando Chaib - 2021/atual
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Escola de Música, Belo Horizonte, Minas Gerais/MG, Brasil.
 

 

Editor Fundador

 
  • Fausto Borém - 2000/2020
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Escola de Música, Belo Horizonte, Minas Gerais/MG, Brasil.
 

 

Editores Anteriores

 
  • Edite Rocha - 2020/2021
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Escola de Música, Belo Horizonte, Minas Gerais/MG, Brasil.
 
  • Igor Leão Maia - 2020/2021
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Escola de Música, Belo Horizonte, Minas Gerais/MG, Brasil.
E-mail: imaia@ufmg.br
 

 

Editores Convidados

 
  • Ronan Gil de Morais - 2023/2024
Instituto Federal de Goiás (IFG), Goiânia, Goiás/GO, Brasil.
  • Luís Bittencourt - 2023/2024 
Universidade de Aveiro (INET-MD), Aveiro, Portugal.
  • Stéphan Schaub - 2021/2023 
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo/SP, Brasil.
  • Benoît Gibson - 2021/2022 
Universidade de Évora (UE), Departamento de Música, Évora, Portugal.
  • Alejandro Reyna - 2021/2022 
Universidad Nacional del Litoral (UNL), Santa Fé, Argentina.
 
  • Danilo Rossetti - 2021/2022 
Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso/MT, Brasil.
  • Maurício Alves Loureiro - 2020 
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais/MG, Brasil.
  • Flávio Luiz Schiavoni - 2020 
Universidade Federal de São João del Rey (UFSJ), São João del Rey, Minas Gerais/MG, Brasi.
E-mail: fls@ufsj.edu.br
  • Davi Alves Mota - 2020 
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais/MG, Brasil.
 

 

Corpo Editorial Internacional

 
  • Aaron Williamon 
Royal College of Music (RCM), Londres, Inglaterra
 
  • Ana María Botella Nicolás 
Universitat de València. Facultad de Magisterio, Departamento de Educación Física, Artística y Música, Valencia, Espanha
 
  • Anthony Seeger 
University of California (UCLA), Los Angeles, Estados Unidos
 
  • David Cranmer 
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH), Lisboa, Portugal
 
  • Eric Clarke 
Oxford University, Oxford, Inglaterra
 
  • Florian Pertzborn 
Instituto Politécnico do Porto, Porto, Portugal
 
  • Icíar Nadal 
Universidad de Zaragoza, Facultad de Educación, Co-directora de la Cátedra Música e Inclusión para el Cambio Social, Dpt. Expresión Musical, Plástica y Corpora, Aragón, España
 
  • Lucy Green 
University of London, Institute of Education, London, Inglaterra
 
  • Luís Bittencourt 
Universidade de Aveiro (INET-MD), Aveiro, Portugal
 
  • Marc Leman 
Ghent University, Department of Art, Music and Theatre Sciences, Ghent, Bélgica
 
  • María del Mar Bernabé Villodre 
Universidad de Valencia (UV), Facultad de Magisterio, Departamento de Didáctica de la Educación Física, Artística y Música, Valencia, España
 
  • Maria Helena Vieira 
Universidade do Minho, Instituto de Educação, Departamento de Teoria da Educação e Educação Artística e Física, Braga, Portugal
 
  • Melanie Plesch
University of Melbourne, Melbourne, Austrália
 
  • Nicholas Cook 
Royal Holloway, University of London, Eghan, Inglaterra
 
  • Rita Torres 
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM), Universidade NOVA de Lisboa – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA FCSH), Lisboa, Portugal
 
  • Silvina Mansilla 
Universidad de Buenos Aires, Escuela Superior de Música de Neuquén, Argentina
 
  • Thaís Fernandes Rodrigues dos Santos 
Pesquisadora Associada do Idmil (Input Devices and Music Interaction Laboratory), McGill University, Departamento de Music Technology, Montreal, Quebec, Canadá
 
  • Vera Inácio Cordeniz 
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação; Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Lisboa, Portugal
 
  • Vinicius Mariano de Carvalho 
King’s Brazil Institute - King’s College London, London, Inglaterra
 

 

Comissão Editorial no Brasil

 
  • Acácio Tadeu de Camargo Piedade 
Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, Santa Catarina/SC, Brasil
 
  • Adriana Giarola Kayama 
Universidade de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo/SP, Brasil
 
  • Alberto Pacheco 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
 
  • Alexandra Monticeli de Souza Ricardo Belato 
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Escola de Música, Belo Horizonte, Minas Gerais/MG, Brasil
 
  • Ana Judite de Oliveira Medeiros 
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, Campus Natal-Central, Diretoria Acadêmica de Ciências, Núcleo de Arte Natal, Rio Grande do Norte/RN, Brasil
 
  • Ana Lúcia Iara Gaborim-Moreira 
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), FAALC - Faculdade de Artes, Letras e Comunicação Campo Grande, Mato Grosso do Sul/MS, Brasil
 
  • André Cavazotti 
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais/MG, Brasil
 
  • Ângelo Dias 
Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás/GO, Brasil
 
  • Antenor Ferreira Correa 
Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal/DF, Brasil
 
  • Ariane Stolfi 
Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Centro de Formação em Artes e Comunicação, Porto Seguro, Bahia/BA, Brasil
 
  • Beatriz Magalhães Castro 
Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal/DF, Brasil
 
  • Bruna Caroline de Souza Berbert 
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Departamento: Departamento de Música, Instituto de Artes e Design, Juiz de Fora, Minas Gerais/MG, Brasil
 
  • Camila Costa Zanetta 
Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF), NEIM do Futuro Prof. Sérgio Grando, Florianópolis, Santa Catarina/SC, Brasil
 
  • Camila Ventura Fresca 
Universidade de São Paulo (USP), Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), São Paulo, SP, Brasil
 
  • Carla Bromberg 
Pesquisadora Independente, São Paulo, SP, Brasil
 
  • Carla Reis 
Universidade Federal de São João del-Rei. Departamento de Música, São João del-Rei, Minas Gerais/MG, Brasil
 
  • Cláudia Amaral 
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Escola de Música, Natal, Rio Grande do Norte/RN, Brasil
 
  • Claudia Helena Azevedo Alvarenga 
Universidade Estácio de Sá, Programa de Pós-Graduação em Educação, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
 
  • Cristina Capparelli Gerling 
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil
E-mail:  cgerling@ufrgs.br
 
  • Denise Santiago Figueiredo 
Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC/BA), Teixeira de Freitas, Bahia/BA, Brasil
 
  • Diana Santiago 
Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia/BA, Brasil
 
  • Euridiana Silva Souza 
ISME Policy Commission (Commissioner), Belo Horizonte, Minas Gerais/MG, Brasil
 
  • Fabiano Araújo 
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo/ES, Brasil
 
  • Fernanda Valentin 
Universidade Federal de Goiás (UFG), Escola de Música e Artes Cênicas, Goiânia, Goiás/GO, Brasil
 
  • Fernando Iazetta 
Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil
E-mail:  iazzetta@usp.br
 
  • Flávio Apro 
Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná/PR, Brasil
E-mail: sec-emu@uem.br
 
  • Helena Lopes da Silva 
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Escola de Música, Belo Horizonte, Minas Gerais/MG, Brasil
 
  • Heloísa de Araújo Duarte Valente 
Universidade Paulista (UNIP), Programa de Comunicação e Cultura Midiática, São Paulo, SP, Brasil
 
  • José Augusto Mannis 
Universidade de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo/SP, Brasil
 
  • Jussara Fernandino 
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Escola de Música, Belo Horizonte, Minas Gerais/MG, Brasil
 
  • Lia Tomás 
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquisa FIlho"(UNESP), Instituto de Artes, São Paulo, SP, Brasil
 
  • Lincoln Andrade 
Universidade Federal de Minas Gerais, (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais/MG, Brasil
 
  • Lucia Barrenechea 
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
 
  • Lúcia Campos 
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Escola de Música, Belo Horizonte, Minas Gerais/MG, Brasil
 
  • Luciana Del Ben 
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul/RS, Brasil
 
  • Lucila Romano Tragtenberg
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Departamento de Artes, São Paulo, SP, Brasil
 
  • Luciana Câmara Queiroz de Souza 
Departamento de Música, UFPE, Recife, Pernambuco/PE, Brasil
 
  • Manoel Câmara Rasslan 
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMTS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul/MS, Brasil
 
  • Mara Menezes Kroger 
Universidade Federal da Bahia (UFBA), Escola de Música, Salvador, Bahia/BA, Brasil
 
  • Maria do Carmo Pascoli 
Universidade Federal da Bahia (UFBA), Instituto de Letras, Setor texto e Discurso, Salvador, Bahia/BA, Brasil
 
  • Márcia Taborda 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
 
  • Marina Horta Freire 
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Escola de Música, Belo Horizonte, Minas Gerais/MG, Brasil
 
  • Marta Castello Branco 
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Departamento de Música, Juiz de Fora, Minas Gerais/MG, Brasil
 
  • Maurício Alves Loureiro 
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais/MG, Brasil
 
  • Monica Vermes 
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) Centro de Artes, Departamento de Teoria da Arte e Música, Vitória, Espírito Santo/ES, Brasil,
 
  • Nina Graeff 
Universidade Federal da Paraíba (UFPA), Programa de Pós-Graduação em Música, João Pessoa, Paraíba/PB, Brasil
 
  • Noemi Nascimento Ansay 
Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Faculdade de Artes do Paraná, Campus de Curitiba II, Cutitiba, Paraná/PR, Brasil
 
  • Norton Dudeque 
Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná/PR, Brasil
 
  • Pablo Sotuyo 
Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia/BA, Brasil
E-mail: psotuyo@ufba.br
 
  • Paula Andrade Callegari 
Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Instituto de Artes, Uberlândia, Minas Gerais/MG, Brasil
 
  • Rafael dos Santos 
Universidade de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo/SP, Brasil
 
  • Rita de Cássia dos Reis Moura 
Faculdade Santa Marcelina, Departamento: Música – Musicoterapia, São Paulo, SP, Brasil
 
  • Ronan Gil de Morais 
Instituto Federal de Goiás (IFG), Goiânia, Goiás/GO, Brasil
 
  • Rosane Cardoso de Araújo 
Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná/PR, Brasil
 
  • Salomea Gandelman 
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
 
  • Sheyla Castro Diniz 
Universidade de São Paulo (USP), Departamento de História, São Paulo, SP, Brasil
 
  • Sônia Ray 
Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás/GO, Brasil
 
  • Verônica Magalhães Rosário 
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Escola de Música, Departamento de Instrumentos e Canto, Belo Horizonte, Minas Gerais/MG, Brasil
 
  • Virgínia de Almeida Bessa 
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Programa de Pós-Graduação em Música, Campinas, São Paulo/SP, Brasil
 
  • Vladimir Silva 
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande, Paraíba/PB, Brasil
 

 

Equipe Técnica

 
  • Ariálisson de Freitas Fonseca
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Escola de Música, Belo Horizonte, MG, Brazil
Secretário Executivo
  • Elisabeth Almeida Rolim
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Escola de Música, Biblioteca Flausino Vale, Belo Horizonte, MG, Brazil
Bibliotecária
  • Paulo Oliveira
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Escola de Música, Belo Horizonte, MG, Brazil, Assistente administrativo
Webdesigner
  • Wilson Sant'Anna
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Escola de Música, Belo Horizonte, MG, Brazil, Técnico em Informática
Webmaster
 

 


 

Instruções para os Autores

 

Tipos de documentos aceitos

 

Autores devem registrar-se e enviar seus artigos através do link: https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/submission/wizard, ou ver as suas submissões enviadas por meio do link: https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/submissions

Os Templates da Per Musi, disponibilizados abaixo, devem ser rigorosamente obedecidos ao submeter o trabalho para o processo editorial. Trabalhos que não sigam os padrões estabelecidos serão rejeitados e deverão passar por nova submissão.

Template artigo (word) /  Template artigo (pdf)


Template partitura (word) Template partitura (pdf)


Template entrevista (word) / Template entrevista (pdf)

 

 

Contribuição dos Autores

 

Os trabalhos submetidos devem incluir:

  • Um documento de texto separado é anexado indicando as seguintes informações de cada autor: instituição, corpo docente e departamento, cidade, estado e país, iD ORCID e, no caso de mais de um autor, o(s) papel(s) de cada autor na produção do artigo, segundo a taxonomia CRediT;
  • Resumo (máximo 150 palavras);
  • Descritores: Máximo de cinco palavras-chave separadas por ponto e vírgula, com letra maiúscula apenas na primeira palavra, salvo nomes próprios, por exemplo: Ritmo e solfejo; Arranjo; Harmonia; Música popular; Ian Guest.
  • Texto no MS Word com lista de referências (seguindo as normas da Music Education Research);
  • Exemplos musicais (.pdf ou .jpg) e figuras (.jpg) devem ser menores que 1MB em tamanho;
  • A autoria dos trabalhos deve ser incluída no Template submetido para avaliação.
  • Os artigos devem ter entre 6.000 e 12.000 palavras (sem contar as notas e referências).
  • O template de Partitura não deve ultrapassar 2.500 palavras (sem contar as notas e referências).
 

 

Preparação do Manuscrito

 
  • Formatação: Usar Calibri tamanho 19 para o título, tamanho 16 para título traduzido, tamanho 10 para o Resumo e tamanho 12 para o texto. Espaço automatizado de linha após cada parágrafo.
  • Espaçamento: Sugerimos seguir o Template. Espaçamento de texto: 0pt antes, 10pt depois e Múltiplo em 1,15. Adicionar espaço após cada parágrafo, sem recuo. O texto deve estar justificado, incluindo as referências. Espaçamento para notas de rodapé: 0pt antes, 0pt depois, Simples.
  • Títulos de obras: Títulos genéricos deverão estar em itálico.
  • Nome de notas musicais:Bemóis, sustenidos e naturais (bequadros) podem ser indicados por símbolos ou por extenso (C-sustenido, D-bemol, ou B-natural).
  • Citações: Use Calibri tamanho 12 para citações, com recuo 3,0.
  • Exemplos musicais, tabelas, figuras, diagramas e outros materiaisdevem ser incluídos no documento original e, também, em outro documento separado com uma breve legenda descritiva (aconselha-se que não ultrapasse uma linha). Todas as figuras devem possuir referência e/ou fonte.
  • Referências: Devem estar de acordo com as normas da Music Education Research. Aplicativos de bibliografia automática podem ser usados com esse formato.
 

 

Formato de Envio dos Artigos

 

As informações a seguir devem estar nos três idiomas da revista e são obrigatórias no ato da submissão para todos os autores, sob pena de rejeição da submissão.

  • Nome do autor como deseja ser publicado
  • ORCID com endereço completo (https://orcid.org/0000-0000-0000-0000)
  • Instituição, departamento, cidade, estado e país
  • Email (do primeiro autor)
  • Currículo Lattes ou sítio da web
  • Mini-biografia.
  • Descritores (palavras-chave)
  • Referências do texto
  • Resumo (até 150 palavras)

O Inglês é o idioma de preferência, entretanto, artigos em português e espanhol também são aceitos para submissão.

 

 

Ativos Digitais

  Imagens de tabelas, quadros, figuras, ilustrações, mapas, diagramas e demais ativos digitais presentes nos documentos devem ser apresentados em formato JPG com resolução mínima de 300dpi.  

 

Citações e Referências

 

 

Bohlman, Philip V. 2018. “Musical Thought in the Global Enlightenments.” In Studies on a Global History of Music: A Balzan Musicology Project, edited by Reinhard Strohm, 1st ed., 61–80. Oxon & New York: Routledge Taylor & Francis Group, LLC.

Braga, Natália, and Edite Rocha. 2019. “Francisco Curt Lange e o Boletín Latino Americano de Música VI : Publicações Da Crítica Musical Brasileira.” Anais Do I Simpósio Internacional Música e Crítica: Lembrança Aos 80 Anos Do Falecimento de Oscar Guanabarino 1: 101–108.

Clarke, Eric. 2004. “Empirical Methods in the Study of Performance.” In Empirical Musicology: Aims, Methods, Prospects, edited by Eric Clarke and Nicolas Cook, 77–102. Oxford: Oxford University Press.

Cook, Nicholas, and Mark Everist. 2001. Rethinking Music. Oxford: Oxford University Press Oxford.

Locke, Ralph P. 2015. “Musicologia e/Como Preocupação Social: Imaginando o Musicólogo Relevante.” Per Musi 32: 8–52. doi:10.1590/permusi2015b3201.

Nettl, Bruno. 2017. “Have You Changed Your Mind?: Reflections on Sixty Years in Ethnomusicology.” Acta Musicologica 89 (1): 45–65.

Taruskin, Richard. 1985. “Chernomor to Kashchei: Harmonic Sorcery; Or, Stravinsky’s ‘Angle.’” Journal of the American Musicological Society 38 (1). University of California Press - American Musicological Society: 72–142. doi:10.2307/831550.

 

 

Documentos Suplementares

 

Em acordo com o movimento Ciência Aberta, os trabalhos submetidos para publicação são avaliados no sistema de avaliação por pares aberta. A Per Musi disponibiliza documento da SciELO disponível em https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/Formulario-de-Conformidade-Ciencia-Aberta.docx.

 

 

Declaração de Financiamento

 

Escola de Música da UFMG - Pagamento de estagiário e cessão de funcionários (carga horária compartilhada) para atuarem na Per Musi.

 

 

Contato

 

Revista Per Musi

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