Acessibilidade / Reportar erro
(Atualizado: 26/03/2024)

Sobre o periódico

 

Breve Histórico

 

A Psico-USF é um veículo de divulgação e debate da produção científica na área da Psicologia e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco sob a responsabilidade do editor Prof. Dr. Evandro Moraes Peixoto e dos editores associados Profa. Dra. Ana Paula Porto Noronha, Prof. Dr. Lucas de Francisco Carvalho e Prof. Dra. Giselle Pianowski. Criada em 1996, a Psico-USF vem aprimorar a tradição já existente na Universidade São Francisco que desde 1974 divulga produções da área da psicologia na forma de periódicos. A primeira fase do periódico recebeu o nome de Klínica (1974-1982), depois passou a ser chamada de Revista das Faculdades Franciscanas (1983-1984) e após um ano mudou o nome para Revista de Psicologia (1985-1989). Durante cinco anos (1990 a 1995) a revista ficou suspensa e a partir de 1996 surge a Psico-USF com o propósito de servir de fórum para a apresentação e disseminação de pesquisas atuais no campo da Psicologia.

 

 

Missão

  O periódico PsicoUSF tem como missão a promoção do debate científico internacional e a difusão do conhecimento ético na área da Psicologia por meio de publicações multidisciplinares, com foco em processos psicológicos, avaliação psicológica, construção e validação de instrumentos, psicologia positiva, processos de trabalho e carreira, psicologia do esporte e outras áreas de relevância científica e social na psicologia.  

 

Conformidade com a Ciência Aberta

 

O periódico PsicoUSF segue o modelo open access. 

O movimento da Ciência Aberta estabelece princípios para a realização de pesquisas de forma colaborativa, aberta e acessível ao público. Seguindo esses princípios, a PsicoUSF implementa várias práticas, incluindo o acesso livre aos artigos. Requerimos também a clara atribuição de responsabilidades para cada autor em publicações de autoria compartilhada, bem como incentivamos à disponibilização de dados de pesquisa, ferramentas, scripts para análise estatística, protocolos e materiais suplementares em plataformas de repositório abertas online. 

Também em sintonia com as práticas da ciência aberta, o periódico oferece a autores e pareceristas opções de abertura do processo de avaliação por pares, com ou sem identificação dos seus nomes. A autorização para divulgação do nome poderá ser dada pelos autores no momento de submissão do artigo e pelos avaliadores no preenchimento do Formulário de Avaliação sobre conformidade com a Ciência Aberta.

Além disso, o periódico, também como boa prática de Ciência Aberta, publica ao fim dos manuscritos o nome do Editor responsável pelo processo editorial do manuscrito.
Formulário sobre conformidade com a Ciência Aberta.

 

 

Ética na Publicação

 

A PsicoUSF se compromete a seguir os aspectos éticos de publicação e, em caso de denúncia de falta ética, se responsabiliza por apurar infrações éticas no que tange assuntos relacionados ao periódico e por fazer retratações, correções e esclarecimentos. Também se compromete a manter a integridade dos registros acadêmicos e dados dos autores e consultores, bem como a averiguação de conteúdo fraudulento ou plagiado.

Os autores devem declarar que a pesquisa que deu origem ao manuscrito seguiu as boas práticas éticas e que as necessárias aprovações de comitês de ética de pesquisa estão descritas no manuscrito, quando aplicável. Adicionalmente, devem apresentar o parecer consubstanciado no processo de submissão do manuscrito.

Todos os autores devem declarar ciência do conteúdo apresentado no artigo bem como confirmar sua veracidade e participação substancial no processo de elaboração do artigo. 

A PsicoUSF apoia o COPE na promoção da integridade na pesquisa e sua publicação.

A PsicoUSF está de acordo com as diretrizes para procedimentos em pesquisa com participantes humanos, tal qual a Declaração de Helsinki (World Medical Association - WMA).

 

 

Foco e Escopo

 

A Psico-USF é um periódico que visa promover o debate da produção científica na área da Psicologia. Nossas publicações são multidisciplinares, com foco em processos psicológicos, avaliação psicológica, construção e validação de instrumentos, avaliação psicológica, construção e validação de instrumentos, psicologia positiva, processos de trabalho e carreira, psicologia do esporte e outras áreas de relevância para um ou mais aspectos da psicologia. Não são aceitos manuscritos com caráter estritamente teórico. O propósito do periódico é o de servir de fórum para a apresentação e divulgação de pesquisas atuais no campo da Psicologia e como um veículo de disseminação do conhecimento a pesquisadores, profissionais e demais interessados pelo campo.

 

 

Preservação Digital

 

Este periódico segue os padrões definidos no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO.

 

 

Fontes de Indexação

   

 

Ficha Bibliográfica

 
  • Título do periódico: Psico-USF
  • Título abreviado: Psico-USF (Online)
  • Publicação de: Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco
  • Periodicidade: Trimestral
  • Modalidade de publicação: Publicação Contínua
  • Ano de criação do periódico: 1996
 

 


 

Política Editorial

 

Preprints

 

De acordo com as recomendações da SciELO, a Psico-USF possibilita que os autores submetam manuscritos já publicados em formato preprint. No entanto, pedimos que os autores explicitem a situação na carta de solicitação.

De acordo com as recomendações da SciELO, a Psico-USF também possibilita que os autores disponibilizem manuscritos submetidos ao periódico no formato preprint. Para tanto, os autores devem solicitar a disponibilidade em preprint à equipe editorial do periódico. Além disso, o documento a ser disponibilizado deve conter, como primeira página do manuscrito, as seguintes informações:

Situação: o preprint foi submetido para avaliação por pares em um periódico.

Título do manuscrito: [inserir]

Autores: [inserir]

Este preprint foi submetido sob as seguintes condições:

  • O autor da submissão declara que todos os autores responsáveis pela elaboração do manuscrito concordam com este depósito.
  • Os autores declaram que estão cientes que são os únicos responsáveis pelo conteúdo do preprint e que o depósito no  SciELO  Preprints  não  significa  nenhum  compromisso  de  parte  do  SciELO,  exceto  sua preservação e disseminação.
  • Os autores declaram que a pesquisa que deu origem ao manuscrito seguiu as boas práticas éticas e que as necessárias aprovações de comitês de ética de pesquisa estão descritas no manuscrito, quando aplicável.
  • Os autores declaram que os necessários Termos de Consentimento Livre e Esclarecido de participantes ou pacientes na pesquisa foram obtidos e estão descritos no manuscrito, quando aplicável.
  • Os autores declaram que a elaboração do manuscrito seguiu as normas éticas de comunicação científica.
  • Os autores declaram que o manuscrito não foi depositado e/ou disponibilizado previamente em outro servidor de preprints.
  • Os autores declaram que no caso deste manuscrito ter sido submetido previamente a um periódico e estando o mesmo em avaliação receberam consentimento do periódico para realizar o depósito no servidor SciELO Preprints.
  • O autor da submissão declara que as contribuições de todos os autores estão incluídas no manuscrito.
  • Os autores declaram que caso o manuscrito venha a ser postado no servidor SciELO Preprints, o mesmo estará disponível sob licença Creative Commons CC-BY.
  • Caso o manuscrito esteja em processo de revisão e publicação por um periódico, os autores declaram que receberam autorização do periódico para realizar este depósito.

O manuscrito depositado está no formato PDF.

 

 

Processo de avaliação por pares

 

O processo de avaliação por pares envolve os seguintes passos:

Os trabalhos enviados serão apreciados pelo Conselho Editorial, que poderá solicitar a análise de membros do Conselho Consultivo ou de Consultores ad hoc, a seu critério, desde que não haja conflito de interesses por parte dos revisores. A revisão do artigo é feita de maneira confidencial, preservando a identidade de autor(es) e revisor(es) ad hoc. Os pareceres são objetivos, críticos e construtivos e visando uma melhor qualificação da informação científica. Posteriormente as avaliações dos revisores, será feita uma síntese dos pareceres emitidos por um dos assistentes editoriais, de forma que os autores receberão um resumo dos comentários dos revisores, que é de responsabilidade do editor.

O artigo poderá ser aceito, aceito sujeito a reformulação ou rejeitado. No caso de aceite sujeito a reformulações, os autores receberão uma notificação das alterações solicitadas e o trabalho reformulado deverá ser encaminhado via sistema online no prazo máximo estipulado. O artigo reformulado será reavaliado por um dos revisores para definir se atendeu ao parecer. Em caso de rejeição com justificativa explicitada, uma nova submissão do artigo é indicada, a partir das recomendações da revisão.

 

 

Opções de abertura 

 
  • Avaliação por pares duplo-cega: nessa modalidade autores e pareceristas não conhecem a identidade um do outro.
  • Avaliação por pares simples-cega: nessa modalidade os autores revelam a sua identidade, mas os pareceristas permanecem anônimos.
  • Avaliação por pares aberta: nessa modalidade autores e pareceristas conhecem a identidade um do outro.

A forma padrão de avaliação adotada pelo periódico é a duplo-cega. Contudo, nos casos de preprint não é possível garantir o anonimato dos autores e, por isso, a avaliação pode ser simples-cega ou aberta.

Nós possibilitamos que os autores solicitem, no momento da submissão, a avaliação simples-cega ou aberta. No entanto, no caso da opção por avaliação aberta, precisamos também que os pareceristas selecionados para o manuscrito estejam de acordo. Quando os pareceristas não concordarem com essa modalidade, o processo será convertido em avaliação simples-cega.

 

 

Dados abertos

 

Os autores devem declarar se os dados e materiais usados no estudo estão disponíveis e se estiverem, onde acessá-los. Os autores não são obrigados a compartilhar seus dados, materiais e códigos, mas nós sugerimos fortemente que o façam, reforçando nosso compromisso com as práticas de ciência aberta e transparência na ciência.

A declaração de disponibilidade deve estar no final da seção de método, especificando se e onde os dados e materiais estão disponíveis ou indicando que eles não estão disponíveis. Para artigos com análises quantitativas e simulações, os autores também devem se e onde os códigos utilizados nas análises de dados estão disponíveis. Nós recomendamos o uso do Open Science Framework (OSF), mas os autores podem depositar seus materiais no repositório que preferirem.

Exemplos de declaração:

  • Todos os dados foram disponibilizados publicamente no [nome do repositório] e podem ser acessados a partir do [LINK].
  • Os materiais e códigos das análises estão disponíveis a partir de requerimento por email para o autor de correspondência.
  • Os materiais e códigos das análises não estão disponíveis.
  • Os códigos das análises/simulações foram disponibilizados publicamente no [nome do repositório] e podem ser acessados a partir do [LINK].

Guia TOP.

Guia de citação de dados de pesquisa.

Lista de repositórios para depósito de dados de pesquisa.

 

 

Cobrança de Taxas

 

Todas os artigos publicados pela Psico-USF estão disponíveis gratuitamente para leitura, download e compartilhamento no site www.scielo.br/pusf. Enfatizamos que nenhuma taxa é cobrada pelo envio, processamento e publicação dos manuscritos submetidos.

Declaração SciELO sobre Sustentabilidade Financeira

 

 

Política de Ética e Más condutas, Errata e Retratação

 

Em consonância coma as boas práticas para o fortalecimento e ética na publicação científica o peiódico PsicoUSF exige que todos os autores revisem conteúdo e declarem suas contribuições no final manuscrito.

O artigo já publicado em que a má conduta for identificada permanecerá publicado pelo periódico PsicoUSF na condição de artigo retratado. De acordo com o Guia de boas Práticas e o Guia para o registro e publicação de retratação.

Outros casos em que  erros ou falhas, independente da natureza ou da origem, que não configuram má conduta, forem identificadas serão corrigidas por meio de errata, em acordo com o Guia para o registro e publicação de Errata

 

 

Política sobre Conflito de Interesses

 

O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Conflitos de interesses podem ocorrer quando autores, revisores ou editores possuem interesses que podem influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos. Ao submeter o manuscrito, os autores são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado o trabalho. Caso haja, ainda que potencialmente, conflito de interesse, o(s) autor(es) deve(m) informá-lo em documento próprio assinado e anexado à plataforma de submissão. Para mais informações ver: Disclosure of Financial and Non-Financial Relationships and Activities, and Conflicts of Interest.

 

 

Adoção de softwares de verificação de similaridade

 

Os manuscritos estão sujeitos a verificação de plágio e apuração de dados fraudulentos. Essa verificação ocorrerá ao final do processo de avaliação editorial e, independentemente dos resultados apontados nos pareceres, em caso de ocorrência de plágio ou dados fraudulentos, os autores serão informados e o manuscrito imediatamente rejeitado e arquivado. A verificação de similaridade ocorrerá a partir da análise do manuscrito na ferramenta de detecção de similaridade CrossCheck. 

 

 

Questões de Sexo e Gênero

 

A equipe editorial do periódico Psico-USF, além dos autores que publicam no periódico, devem sempre observar as diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research – SAGER). As diretrizes SAGER compreendem um conjunto de diretrizes que orientam o relato de informações sobre sexo e gênero no desenho do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados. Além disso, o periódico Psico-USF observa a política de equidade de gênero na formação de seu corpo editorial.

 

 

Comitê de Ética

 

Os autores devem anexar uma declaração de aprovação do comitê de ética da instituição responsável por aprovar a pesquisa.

 

 

Direitos Autorais

 

Autores de artigos publicados pela PsicoUSF mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Autores concedem ao periódico PsicoUSF o direito de primeira publicação.

Manuscritos submetidos contendo fragmentos de outras publicações não devem exceder 500 palavras para garantir originalidade do trabalho submetido. Recomenda-se que os autores evitem a reprodução de figuras, tabelas e desenhos extraídos de outras publicações e, se não for possível, o manuscrito só será encaminhado para análise se acompanhado de autorização por escrito do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução em Psico-USF.

 

 

Propriedade Intelectual e Termos de uso

 

Responsabilidade do site:

Todo o conteúdo e os artigos publicados pela PsicoUSF, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution.

Responsabilidade do autor:

Autores de artigos publicados pelo periódico PsicoUSF mantém os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.

O conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade dos autores.

A PsicoUSF encoraja os Autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website do periódico.

 

 

Patrocinadores e Agências de Fomento

 

Universidade São Francisco - USF

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

 

 


 

Corpo editorial

 

Editor-chefe

 

 

 

Editores associados

   

 

Editora júnior

 

 

 

Conselho editorial

   

 

Conselho consultivo

   

 

Equipe Técnica

   

 


 

Instruções para os autores

 

Tipos de documentos aceitos

 
  • Relato de pesquisa: investigação baseada em dados empíricos, utilizando metodologia científica. Mínimo de 20 e máximo de 30 páginas, contando com resumo, abstract, resumen, figuras, tabelas e referências. Subtópicos necessários: Introdução, Método (Participantes, Instrumentos, Procedimentos, Análise de dados), Resultados, Discussão, (ou Resultados e Discussão, juntos) e Considerações Finais (opcional). No caso de Resultados e Discussão como uma seção, as Considerações Finais são obrigatórias. É essencial que a Metodologia e a Análise de Dados se baseiem em estratégias atuais em relação às especificidades de desenvolvimento na área. Na discussão, é fundamental que os resultados sejam amplamente refletidos com base na literatura recuperada para composição da introdução. Pelo menos 35% das referências devem ser atuais, ou seja, até cinco anos a partir da data de submissão.
  • Revisão da literatura: levantamento minimamente sistemático da literatura, cujo produto é uma avaliação crítica do material selecionado. Os autores devem: (a) definir claramente um problema; (b) resumir investigações prévias para informar o leitor sobre o estado da pesquisa; (c) identificar relações, contradições, lacunas e/ou inconsistências na literatura; e (d) sugerir novas etapas de pesquisa para a resolução dos problemas identificados. É fundamental que o manuscrito tenha Introdução, Método, Resultados e Discussão (no caso de Resultados e Discussão como uma seção, as Considerações Finais são obrigatórias); as restrições propostas para o levantamento devem ser justificadas e abranger pelo menos 10 anos, abarcar ao menos três bases de dados de relevância na área de pesquisa e incluir o idioma inglês. Além disso, os procedimentos de levantamento utilizados devem ser detalhados e necessariamente realizados por pelo menos dois pesquisadores independentes. É também sugerido que os manuscritos apresentem o diagrama de fluxo, tal qual pode ser visualizado no site da PRISMA. Mínimo de 20 e máximo de 30 páginas, contadas a partir do primeiro resumo, incluindo todos os outros tópicos, inclusive figuras e tabelas.
  • Revisão sistemática (seguida ou não por metanálise): revisão de literatura que segue métodos científicos que visam explicitamente reduzir vieses, sintetizando todos os estudos relevantes para responder determinada questão. Nesse caso, elementos como estratégias de busca (em detalhes), critérios de elegibilidade, métodos de extração de dados, ferramentas e critérios para avaliação da qualidade dos relatos, risco de viés e viés de publicação (este último, no caso da metanálise), devem estar presentes. Além disso, no caso de metanálise, a análise dos dados deve estar descrita pormenorizadamente. É fundamental que o manuscrito tenha Introdução, Método, Resultados e Discussão (no caso de Resultados e Discussão como uma seção, as Considerações Finais são obrigatórias), bem como, apresentem o Diagrama de Fluxo, como o disponível no site da PRISMA. Também sugerimos que as diretrizes de melhores práticas para revisão sistemática sejam seguidas. Mínimo de 20 e máximo de 30 páginas, contadas a partir do primeiro resumo, incluindo todos os outros tópicos, inclusive figuras e tabelas.
  • Resenha: Síntese e revisão crítica de trabalho publicado recentemente (até 3 anos), descrevendo as principais características e usos potenciais. Limite de até 5 páginas.

Observações:

- A contagem de páginas é iniciada no resumo e finalizada na página da última tabela/figura apresentada.

- Nós aceitamos artigos publicados no formato preprint, tal qual descrito em seção anterior.

 

 

Contribuição dos autores

 

Caso o artigo tenha mais de 2 (dois) autores/autoras, devem ser explicitada as contribuições de cada autor/autora na concepção da pesquisa e na elaboração do manuscrito. As contribuições dos autores/autoras serão apresentadas no final artigo manuscrito. A PsicoUSF sugere o uso da estrutura de Taxinomia de Contribuições de Autores (CREDiT).

 

 

Preparação do Manuscrito e Formato de Envio dos Artigos

 

Formatação: os artigos devem ser digitados em espaço duplo (incluindo referências), em fonte tipo Times New Roman, tamanho 12, número de páginas apropriado ao artigo, e as páginas devem ser numeradas a partir da página do primeiro resumo (que será numerada como página 1). As páginas devem ser tamanho A4, com margens superior e inferior de 2,5 cm e esquerda e direita de 3 cm.

A apresentação dos trabalhos deve seguir a seguinte ordem:

 

Folha de rosto com identificação, contendo:

  • Título completo em português, inglês e espanhol, não devendo exceder 12 palavras. O título deve ser pertinente, claro e pode ser criativo, informando o leitor sobre o objetivo do artigo. Não deve incluir nomes de cidades, países ou outras informações geográficas.
  • Sugestão de título abreviado para cabeçalho no idioma original do manuscrito, não devendo exceder 5 palavras.
  • Nome de cada um dos autores e ORCID.
  • Afiliação institucional de cada um dos autores (incluir nome da universidade, cidade, estado e país).
  • Nota de rodapé opcional com agradecimentos e informação sobre apoio institucional ou financeiro concedido ao projeto.
  • Nota de rodapé com endereço postal e e-mail do autor com quem o leitor do artigo poderá entrar em contato.
  • Indicação de endereço para correspondência com o editor sobre a tramitação do manuscrito, incluindo e e-mail.
  • Informações suprimidas no texto (se houver). Exemplo: Número de aprovação do comitê de Ética, Instituição dos pesquisadores, etc.
  • A contribuição dos autores (para artigos com 2 ou mais autores) deve estar descrita (Vide tópico Contribuição dos Autores).

 

Folha de rosto sem identificação, contendo apenas:

  • Título completo em português, inglês e espanhol, não devendo exceder 12 palavras. O título deve ser pertinente, claro e pode ser criativo, informando ao leitor sobre o objetivo do artigo. Não deve incluir nomes de cidades, países ou outras informações geográficas.
  • Sugestão de título abreviado para cabeçalho no idioma do manuscrito, não devendo exceder 5 palavras.

 

Folha contendo Resumo, em português

  • O resumo não deve exceder 150 palavras para relatórios de pesquisa e revisões de literatura (sistemática ou não). Para resenhas, o resumo não é necessário.
  • O resumo não precisa incluir informações sobre a literatura da área, nem referências. O objetivo deve ser claro, informando, se apropriado, o problema, o método e as hipóteses do estudo. Para relatórios de pesquisa, o método deve oferecer informações breves sobre os participantes, instrumentos e procedimentos especiais utilizados. Apenas os resultados mais relevantes em relação aos objetivos da pesquisa, devem ser mencionados. O resumo de uma revisão crítica deve incluir: tópico tratado (em uma frase), objetivo, tese ou construto sob análise do organizador do estudo, fontes usadas (por exemplo, observação feitas pelo autor, literatura publicada) e conclusão.
  • Fornecer, após o resumo, 3 a 5 palavras-chave no idioma original do manuscrito, todas iniciadas em maiúsculas e separadas com ponto-e-vírgula. Para utilizar descritores mais adequados, consulte o banco de dados de descritores BVS-Psi que pode ser acessada pelo link: www.bvs-psi.org.br

 

Folha contendo resumo, em inglês, compatível com o texto do resumo original

  • O resumo em inglês deve obedecer às mesmas especificações do resumo original, seguido por palavras-chave, compatíveis com as palavras-chave no idioma original.
  • A Psico-USF tem, como procedimento padrão, fazer revisão final do resumo, reservando-se o direito de corrigi-lo, se necessário. Este é um item muito importante de seu trabalho, pois em caso de publicação ficará disponível em todos os indexadores do periódico.

 

Folha contendo resumo, em espanhol, compatível com o texto do resumo original

  • O resumo em espanhol deve obedecer às mesmas especificações do resumo original, seguido de palavras-chave, compatíveis com as palavras-chave no idioma original.
  • A Psico-USF tem, como procedimento padrão, fazer revisão final do resumo, reservando-se o direito de corrigi-lo, se necessário. Este é um item muito importante de seu trabalho, pois em caso de publicação ficará disponível em todos os indexadores do periódico.

 

OBS.: Cada resumo deve estar em uma folha separada (não excedendo 150 palavras cada), sendo assim, serão três páginas do arquivo completo destinadas a resumos nos respectivos idiomas.

 

Estrutura do texto

  • Deve haver Títulos e subtítulos em todas as categorias de trabalho original. O texto deve ter uma organização de reconhecimento fácil, sinalizada por um sistema de títulos e subtítulos que reflitam esta organização. No caso de relatórios de pesquisa, o texto deverá, obrigatoriamente, apresentar: introdução, método, resultados e discussão e considerações finais, quando oportuno. Os manuscritos nas demais categorias editoriais deverão apresentar títulos e subtítulos de acordo com o caso.
  • Notas de rodapé. Deve ser evitado sempre que possível. No entanto, se não houver outra possibilidade, devem ser indicadas por algarismos arábicos no texto e inserida no rodapé da página em que estão indicadas.

 

 

Ativos Digitais

 
  • Figuras e Tabelas: Os locais sugeridos para inserção de figuras e tabelas deverão ser indicados no texto e as mesmas deverão ser apresentadas após as Referências, uma por página. As palavras Figuras e Tabelas, que aparecem no texto, devem, sempre, ser escritas com a primeira letra maiúscula e devem vir acompanhadas de seu respectivo número. As normas não incluem a denominação Quadros ou Gráficos, apenas Tabelas e Figuras.
  • Figuras: Devem ser apresentadas com as respectivas legendas e títulos, uma por página. Os títulos devem ser apresentados abaixo das figuras, sempre em letras minúsculas. Para assegurar uma reprodução de qualidade, as figuras contendo desenho deverão ser encaminhadas em qualidade fotográfica. Não produza figuras gráficos com cores ou padrões rebuscados que possam ser confundidos entre si, quando da editoração do periódico. Como a versão publicada não poderá exceder a largura de 8,3 cm para figuras simples e de 17,5 para figuras complexas, o autor deve garantir que as mesmas mantenham a qualidade visual, caso a redução seja necessária.
  • Tabelas: Devem ser preferencialmente elaboradas no MSWord e apresentadas em preto-e-branco. Os títulos das deverão ser colocados no alto das tabelas, e devem indicar o conteúdo em até 15 palavras. A primeira letra de cada palavra do título das tabelas deve ser escrita em letra maiúscula, e as demais letras devem ser minúsculas. Não utilize letras maiúsculas, negritos ou itálicos dentro da tabela, que não deve exceder 17,5 cm de largura por 23,5 cm de comprimento.

 

 

Citações e Referências

 
  • Citações dos autores. As citações de autores deverão ser feitas de acordo com as normas da APA, 7a. edição, exemplificadas na Seção V. Todos os nomes de autores, cujos trabalhos forem citados, devem ser seguidos da data da publicação, na primeira vez que forem citados em cada parágrafo. No caso de transcrição na íntegra de um texto, ela deve ser delimitada por aspas, e a citação do autor deve ser seguida do número da página citada. Uma citação literal com 40 ou mais palavras deve ser apresentada em bloco de texto independente, começando em nova linha, com recuo de 5 espaços da margem, na posição de um novo parágrafo. O tamanho da fonte deve ser 12, como no restante do texto. Não use negrito ou itálico nesta seção. Os grifos devem ser sublinhados.
  • A Psico-USF recomenda que os autores revisem seu texto, observando ligações entre as seções e os subtítulos utilizados. Parágrafos de frase única devem ser evitados. Enfatizamos que o(s) objetivo(s) do estudo deve(m) ser claramente explicitado(s). Apenas as obras consultadas e mencionadas no texto devem aparecer na seção de referências.

Utilize espaço duplo e não deixe espaço entre as citações. As referências devem ser citadas em ordem alfabética, pelo sobrenome dos autores, que não deve ser substituído por traços ou travessões. As referências devem aparecer segundo as orientações da Publication Manual of the American Psychological Association - APA/ 7ª. edição (2019). Os exemplos apresentados indicam como organizar as citações e referências do manuscrito.

 

Exemplos de Citações no texto

Textos de autoria múltipla:

Dois autores: cite os dois nomes sempre que a obra for referida no texto e acompanhada da data entre parênteses. Use & quando citado entre parênteses (conforme exemplo abaixo),

"O método proposto por Siqueland e Delucia (1969)", mas "o método foi inicialmente proposto para o estudo da visão (Siqueland & Delucia, 1969)".

Três ou mais autores: cite apenas o sobrenome do primeiro autor seguido de "et al." e da data.

 

Citações de obras antigas e reeditadas

Citar o autor e as datas de publicação original/consultada. Por exemplo: Freud (1911/1972).

 

Citações secundárias - evitar ao máximo o uso

Quando se cita um autor a partir de outra publicação consultada, sem que o original tenha sido utilizado. Por exemplo: Lipowiski (1984, citado por Silva & Müller, 2007)...

Nas referências deve-se citar apenas a obra consultada (conforme exemplo abaixo):

Silva, J. D. T., & Müller, M. C. (2007). Uma integração teórica entre psicossomática, stress e doenças crônicas de pele. Estudos de Psicologia (Campinas), 24(2), 247-256. https://doi.org/10.1590/S0103166X2007000200011

 

Exemplos de Referências

Artigo de revista científica com doi:

Turner, R. J., & Lloyd, D. A. (1999). The stress process and the social distribution of depression. Journal of Health and Social Behavior, 40(4), 374-405. https://doi.org/10.2307/2676332

 

Artigo de revista científica sem doi:

Sillick, T. J., & Schutte, N. S. (2006). Emotional intelligence and self-esteem mediate between perceived early parental love and adult happiness. E-Journal of Applied Psychology, 2(2), 38-48. http://ojs.lib.swin.edu.au/index.php/ejap

Light, M. A., Light, I. H. (2008). The geographic expansion of Mexican immigration in the United States and its implications for local law enforcement. Law enforcement Executive Forum Journal, 8(1), 73-82.

 

Artigo de revista científica no prelo:

Indicar, no lugar da data, que o artigo está no prelo. Incluir o nome do periódico em itálico, após o título do artigo. Não referir data e número do volume, fascículo ou páginas até que o artigo seja publicado. No texto, citar o artigo indicando, entre parênteses, que está no prelo.

Barreta, J. P. F. (no prelo). O complexo de édipo em Winnicott e Lacan. Psicologia USP.

 

Livro com autoria única:

Barros, L. (2003). Psicologia pediátrica: Perspectiva desenvolvimentista. Climepsi.

 

Livro organizado por editor:

Pinto, A. M., & Silva, A. L. (Eds.). (2005). Stress e bem-estar: Modelos e domínios de aplicação. Climepsi.

 

Capítulo de livro:

Weiner, H. (1985). The concept of stress in the light of studies on disasters, unemployment and loss: A critical analysis. Em M. R. Zales (Ed.), Stress in health and disease (pp. 24-30). Brunner/Mazel.

 

 

Submissão de Manuscritos

 

Os manuscritos para publicação na Psico-USF devem ser submetidos exclusivamente via sistema online de submissão no endereço eletrônico: http://submission.scielo.br/index.php/pusf/login

 

 

Documentos Suplementares

 

Os seguintes documentos devem ser anexados ao sistema online de submissão: carta de solicitação, checklist de submissão, notas sobre os autores, folha de rosto identificada e texto do artigo em Times New Roman 12, sem qualquer informação que permita a identificação dos autores (exceto as informações na folha de rosto com identificação) em arquivo em formato .doc ou .docx (Word).

A carta de solicitação contendo o nome do(s) autor(es), explicitando a intenção de submissão ou ressubmissão do trabalho para a publicação deve acompanhar todo e qualquer artigo encaminhado à PsicoUSF. O(s) autor(es) deve(m) garantir que tenha havido consentimento das pessoas envolvidas nas amostras do trabalho e que sua privacidade bem como os procedimentos éticos para pesquisas com seres humanos tenham sido respeitados. Os autores devem também garantir ter lido e estar em conformidade com as normas do periódico. Recomenda-se que os autores considerem o guia ético da APA para direcionar a elaboração de seus manuscritos. Caso o manuscrito já esteja publicado em formato preprint, os autores devem deixar a informação explicita na carta de solicitação. Além disso, na carta de solicitação deve conter a sugestão de avaliadores.

Quanto à sugestão de avaliadores: durante a submissão do manuscrito, a Psico-USF solicita que os autores indiquem ao menos três potenciais avaliadores que tenham a expertise necessária para avaliar o texto submetido. As indicações devem conter os nomes completos, filiação institucional, titulação acadêmica e respectivos endereços de e-mail. Os avaliadores indicados devem ser doutores, e devem ser de instituições diferentes daquelas nas quais os autores do manuscrito estão vinculados. Junto ao nome e e-mail de contato dos avaliadores indicados, devem-se apresentadas três palavras-chave relativas a expertise do parecerista em potencial.

 

O checklist de submissão deve ser baixado clicando AQUI. Este arquivo deve ser preenchido, assinado, e inserido no sistema de submissão.

 

A nota sobre os autores deve ser apresentada em um arquivo que será submetido separadamente no sistema. Este arquivo deve incluir uma breve descrição (aproximadamente 60 palavras) sobre as atividades atuais do(s) autor(es) e sobre a sua formação, endereço para correspondência a ser publicado com o artigo e e-mail e ORCID de todos os autores. Nas notas sobre os autores também deve ser indicado a instituição ao qual os autores estão vinculados (contendo cidade, estado e país).

Obs: Para manuscritos aceitos em etapas iniciais de avaliação, a versão reformulada do artigo, quando houver, deverá ser encaminhada via sistema online, no campo “Revisões” atendendo ao prazo estipulado. A versão reformulada deve ser acompanhada por uma carta ao editor indicando as reformulações realizadas atendendo ao parecer ou justificando, teórica ou metodologicamente, a manutenção do texto sem alteração.

 

 

Declaração de Financiamento

 

Informar fontes de apoio para o trabalho, incluindo nomes de patrocinadores, número de contrato (se houver), juntamente com explicações sobre o papel dessas fontes.

 

 

Informações Adicionais

 

Autores: Todos os autores devem declarar ciência do conteúdo apresentado no artigo bem como confirmar sua veracidade e participação substancial no processo de elaboração do artigo. Os autores devem estar disponíveis para realizar correções de possíveis erros verificados durante o processo de avaliação do manuscrito submetido. Os conteúdos e declarações contidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva dos autores. Os autores são responsáveis por garantir que não tenham informações no corpo do manuscrito que possam identificá-los, portanto informações sobre o nome da instituição e comitê ética específico de alguma universidade, grupos de pesquisa, identificação dos autores, devem ser omitidas do arquivo destinado a avaliação às cegas. Os procedimentos éticos para pesquisas com seres humanos devem ser respeitados, incluindo a não identificação de participantes ou instituições pesquisadas.

Dois pontos importantes sobre os autores:

- Auxiliando na manutenção da ausência de custos do processo editorial da PsicoUSF, todos os autores se comprometem a avaliar pelo menos um artigo no ano da submissão para o periódico PsicoUSF (essa informação deve constar na carta de solicitação).

- A partir de 2023, nós estabelecemos um limite de envio de artigos por autor. O limite é de dois artigos por ano (não importando a posição na qual o autor se encontra na lista de autoria). Qualquer manuscrito que ultrapassar esse limite, será retirado do processo editorial.

 

 

Contato

 

Universidade de São Francisco

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia

R. Waldemar César da Silveira, 105, Vl. Cura D'Ars (SWIFT)

CEP: 13045-510, Campinas - São Paulo, Brasil

Telefone: (19) 3779-3771

E-mail: revistapsico@usf.edu.br

 

 

Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia R. Waldemar César da Silveira, 105, Vl. Cura D'Ars (SWIFT), Campinas - São Paulo, CEP 13045-510, Telefone: (19)3779-3771 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistapsico@usf.edu.br