ISSN 0103-6963 versão impressa
ISSN 2596-304X versão on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

A Comissão Editorial considerará artigos, resenhas, entrevistas e outros documentos nas áreas de Literatura Comparada e Estudos Literários, em português, galego, inglês, francês, alemão e espanhol. Consideraremos apenas os arquivos .doc, .docx ou .rtf. Os artigos não devem conter a identificação do autor. Essa identificação deve ser fornecida em uma página de rosto: nome, instituição, endereço, e-mail, telefone, orcid. Os artigos devem ter no mínimo 3000 palavras (máximo: 10.000 palavras). Como exceção à regra geral, os editores estão autorizados a receber arquivos com menos ou mais palavras em situações específicas. Todos os artigos devem ter resumo e palavras-chave em português e em inglês.

Os manuscritos devem ser escritos por doutores. Como exceção a essa regra, poetas, romancistas ou artistas podem ser convidados pelos editores a publicar artigos.

Este periódico usa a revisão por pares duplamente cega, o que significa que as identidades do revisor e do autor são ocultadas pelos revisores e vice-versa, durante todo o processo de revisão. A submissão será revisada por dois membros do conselho consultivo ou por revisores designados pelos Editores, em um período de tempo que não deverá exceder 2 meses, e o autor receberá sua resposta por e-mail do sistema OJS. A submissão poderá ser: 1) aceita sem restrições; 2) aceita com restrições; 3) rejeitada. No segundo caso, se o artigo não fizer parte de um dossiê temático, poderá o autor submetê-lo novamente, alterando o original, para eliminar as restrições.

As questões de direitos autorais são de responsabilidade exclusiva do (s) autor (es), que são totalmente responsáveis por seu conteúdo em caso de possível oposição de terceiros e devem buscar a liberação de direitos autorais de todos os detentores de direitos individuais de conteúdos não originais em seus trabalhos e verificar se o conteúdo de seus artigos publicados na Revista Brasileira de Literatura Comparada possui todas as devidas liberações de direitos autorais.

Os autores que publicam neste periódico concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado simultaneamente sob a Licença de Atribuição Creative Commons CC BY.

Os autores que publicam neste jornal são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seus trabalhos on-line (por exemplo, em repositórios institucionais ou em suas páginas pessoais) após o processo editorial.

Os autores que enviam manuscritos, revisões ou qualquer outro tipo de documento a este jornal certificam que não possuem afiliações ou envolvimento (como honorários; bolsas de estudos; participação em escritórios de oradores; associação, emprego, consultorias, propriedade de ações ou outras participações societárias; e depoimento de especialista ou acordo de licenciamento de patentes) em nenhuma organização ou entidade com interesse financeiro ou interesses não financeiros (como relacionamentos pessoais ou profissionais, afiliações, conhecimentos ou crenças) no assunto ou nos materiais discutidos neste manuscrito.

Os autores que enviarem manuscritos com coautoria, autoria conjunta ou autoria múltipla devem registrar a contribuição de todos os autores para o manuscrito, de acordo com CRediTCasrai - https://casrai.org/credit/

Este Jornal usa o programa LOCKSS para preservação digital segura, resiliente e de alta confiança.

A RBLC é uma revista para leitores interessados em artigos de pesquisa, resenhas, entrevistas e outros documentos sobre Literatura Comparada e Estudos Literários.

 

Forma e preparação de manuscritos

1.As submissões devem ser feitas em nosso sítio. Como exceção à regra geral, os editores estão autorizados a receber arquivos anexos a mensagens enviadas a seus e-mails. A Revista Brasileira de Literatura Comparada é um periódico de acesso aberto (Open Access Journal). Não se cobram taxas para submissão ou processamento de artigos.

2.A Equipe Editorial irá processar artigos e resenhas nas áreas de Literatura Comparada e Estudos de Literatura, em português, galego, inglês, francês, alemão e espanhol. Só serão aceitos arquivos digitais em .doc, .docx ou .rtf. O artigo não deve conter a identificação do autor. Esta identificação deve ser apresentada em uma folha de rosto contendo: nome, instituição, endereço, telefone, número de orcid, e-mail, afiliação completa dos autores (indicando instituição + faculdade e departamento, cidade, Estado e país), logo abaixo dos nomes dos autores em linhas distintas. O artigo deve ter pelo menos 3000 palavras (máximo: 10.000 palavras). Como exceção à regra geral, os editores estão autorizados a receber arquivos com menos ou mais palavras em circunstâncias específicas. Todos os artigos devem conter Resumo e Palavras-chave em português e em outra língua (preferencialmente inglês).

3.Os artigos devem ser escritos por doutores. Como exceção a esta regra, poetas, romancistas ou artistas podem ser convidados pelos editores para publicar artigos.

4.Ao processar as submissões, a Equipe Editorial poderá demandar mudanças em sua estrutura ou conteúdo.

5. As submissões devem ter título em sua língua original, em arquivo eletrônico .doc, .docx or .rtf, usando tipo Times New Roman fonte 12, sem nenhuma outra formatação, a não ser:
5.1 negrito e itálico
5.2 3 cm de margens
5.3 1cm de recuo para início de parágrafo
5.4 1 cm de recuo para citações longas
5.5 itálico para palavras estrangeiras e títulos de livros ou periódicos

6. A norma adaptada para apresentação de submissões, adotada pela RBLC, está explicitada nos itens a seguir. Solicita-se que os autores recorram o mínimo possível a notas de rodapé, as quais NÃO devem ser colocadas no fim do texto. Quanto às referências no corpo do artigo, devem conter a primeira letra do sobrenome do autor em Maiúscula, além da data de publicação e número de página entre parênteses (eg.: Araújo, 2019, p. 4-7).

7. Referências devem ser colocadas no final do artigo.

8. Tabelas, gráficos e figuras devem ser identificadas, com um título ou legenda, e ter referência no corpo do texto como figura, de forma abreviada (ex: Fig. 1, Fig. 2 etc.).

9. As submissões devem conter dois resumos (em português e em inglês) e não ter mais de cinco linhas. Além disso, devem conter 3 a 5 Palavras-chave (em português e em inglês).

10. As submissões serão avaliadas pelos seguintes quesitos:

10.1 adequação ao tema do periódico
10.2 originalidade de pensamento
10.3 relevância para a área
10.4 atualização bibliográfica
10.5 objectidade e clareza
10.6 emprego de linguagem técnica
10.7 no caso de resenhas, devem ser de livros recentemente publicados

11. Questões referentes a direitos autorais são responsabilidade exclusiva dos autores das submissões, que são inteiramente responsáveis pelo conteúdo de sua submissões, no caso de possíveis questionamentos por terceiros, e devem obter permissão de todos os detentores individuais de direitos referentes a conteúdos não originais em suas submissões, e ter certeza de que o conteúdo de seus artigos publicados na Revista Brasileira de Literatura Comparada possuem todas as devidas licenças para publicação.

12. Autores que publicam na Revista Brasileira de Literatura Comparada concordam em manter seus direitos autorais e garantir a este periódico o direito de primeira publicação, sendo o artigo simultaneamente licenciado com base na Licença Creative Commons – CC-BY https://creativecommons.org/

13. Autores que publicam na Revista Brasileira de Literatura Comparada podem e devem publicar e distribuir seu artigo online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) depois do processo editorial.

Lista para preparação de submissões
Como parte do processo de submissão, exige-se que os autores verifiquem se suas submissões atendem aos seguintes itens, e as submissões podem não ser aceitas se os autores não atenderem a eles.
1. A submissão é inédita, e não está sendo processada por outro periódico (ou existe uma explicação enviada aos editores sobre o não atendimento a este item).
2. O arquivo submetido é .doc, .docx ou .rtf.
3. Quando for o caso, URLs das referências foram apresentadas.
4. A submissão não excede 25 páginas, no caso de artigos, e 8 páginas, no caso de resenhas e tem o título em sua língua original; está em espaço simples; emprega Times New Roman, fonte 12, sem nenhum tipo de formatação.
5. A submissão está de acordo com os requisitos estilísticos e bibliográficos delineados nas Diretrizes para autores http://revista.abralic.org.br/index.php/revista/about/submissions#authorGuidelines.
6. Se estiver submetendo para uma seção peer-reviewed, as instruções para assegurar a dupla revisão cega de artigos foram seguidas.
9. Artigos e resenhas publicados são de exclusiva responsabilidade dos autores.
10. Exemplos de formatação das submissões são fornecidos nas Diretrizes para autores, em nosso sítio.

 

Envio de manuscritos

Os autores devem submeter seus originais no sítio da Revista Brasileira de Literatura Comparada. As informações completas para autores estão em http://revista.abralic.org.br/index.php/revista/about/submissions#authorGuidelines

 

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo el contenido de la revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons

Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis, s/nº
Campus do Gragoatá - São Domingos
CEP 24210-201 - Niterói - Rio de Janeiro - Brasil
Tel.: (21)988382030


e-mail: revista@abralic.org.br