ISSN 2316-901X versão online

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Condições Gerais

  • A Revista do Instituto de Estudos Brasileiros publica artigos em português, espanhol, francês, italiano e inglês.
  • Os artigos a serem apresentados para apreciação e eventual publicação pela RIEB deverão ser encaminhados em formato digital através do portal SciELO de submissões: http://submission.scielo.br/index.php/rieb/user/register.
  • O tamanho máximo permitido para upload de arquivos no sistema é de 10 MB.
  • A RIEB aceita artigos de portadores de título de doutor, bem como de doutorandos inscritos em programas regulares de pós-graduação no Brasil e no exterior.
  • Os artigos serão avaliados pelo processo "blind peer review", com a consulta de forma “cega” a dois pareceristas, preservando a identidade tanto dos autores quanto dos consultores e sendo consideradas a autenticidade e a originalidade do trabalho.

    a. Em caso de divergência, será ouvido um terceiro parecerista.
    b. Os pareceristas têm 30 dias para emitirem seus pareceres.
    c. O prazo médio de publicação é de 12 meses, incluindo os processos de avaliação, edição de texto e finalização..

  • A revista reserva-se o direito de adequar o material enviado ao seu projeto editorial.
  • Os autores comprometem-se a autorizar a revista a divulgar os textos sob os termos da licença Creative Commons BY-NC (http://creativecommons.org/).

Responsabilidades:

  • Os autores se comprometem a informar a futuros interessados em adquirir quaisquer direitos autorais sobre seus textos acerca do teor do Termo de Autorização assinado para a publicação das obras na RIEB.
  • As traduções deverão ser autorizadas pelo(s) autor(es) do texto original.
  • Fica estritamente restrita aos autores dos artigos a responsabilidade pela reprodução das imagens imagens e pelos termos de autorização se houver detentor de direitos autorais. Essas imagens devem conter títulos, créditos e legendas.
  • A Revista RIEB não se responsabiliza pela redação nem pelos conceitos emitidos pelos colaboradores/autores dos artigos.
  • Os autores asseguram que o artigo é inédito e não está sendo avaliado por nenhuma outra publicação. Não são considerados inéditos artigos cujo conteúdo advém diretamente de capítulos de mestrados e doutorados disponíveis em bancos digitais de teses e dissertações.
 

Os artigos aceitos para a publicação se tornam propriedade da revista.

 

Forma e preparação de originais

Padronização do trabalho enviado:
1. Formatação

  • Programa: Word; dimensão da página: A4; margens: 2,5 cm; fonte: Times New Roman; corpo: 12; entrelinha: 1,5.

2. Quantidade de caracteres

  • Artigos: entre 30 mil e 52 mil caracteres (incluindo espaços)
  • Resenhas: entre 5 mil e 20 mil caracteres (incluindo espaços)
  • Notícias e documentação: até 20 mil caracteres (incluindo espaços)

3. Complementos

  • O artigo deve obedecer as normas ABNT NBR 6022/ 2003.
  • Em página inicial, separados do corpo do texto, devem constar: título do artigo, em português e em inglês; nome(s) do(s) autor(es); filiação institucional (instituição, cidade, estado, país); breve registro da qualificação profissional.
  • Caso o trabalho tenha apoio financeiro de alguma instituição ou tenha sido baseado em algum outro artigo, essa informação deverá ser mencionada no início do texto, abaixo do(s) nome(s) do(s) autor(es), ), e conter, no máximo, 300 caracteres, incluindo espaços.

    4. Citações
    A forma de citação deve seguir o padrão ABNT NBR 10520/2002 (Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação).
  • Para a indicação da fonte, deve-se utilizar o sistema (AUTOR, data, p.) logo após a citação.
  • Caso o nome do autor já esteja incluído na sentença e a citação seja direta, é necessário acrescentar data e número de página entre parênteses. Ex.: De acordo com Candido (1988, p. 53), "a literatura comparada foi instituída...". Ver: item 6.3 Sistema autor-data (ABNT NBR 10520/2002).
  • Citações diretas com até três linhas devem entrar no corpo normal do texto, entre aspas duplas. Aspas simples devem ser utilizadas para indicar citação dentro de citação. Incluir (AUTOR, ano, p.) logo após a citação.
  • A partir de quatro linhas, as citações, sem aspas, devem estar separadas por uma linha (antes e depois), corpo 11, a 2 cm da margem, entrelinha 1,5, texto justificado, com indicação (AUTOR, ano, p.) logo depois.
  • Supressões, interpolações, comentários devem estar indicados com o uso de colchetes: [...], [ainda de acordo com ele] etc.
  • Quando a citação incluir texto traduzido ou destaque tipográfico realizado pelo autor, além dos dados da obra de que foi extraído o trecho, na nota de rodapé relacionada à citação deve constar: (tradução nossa/minha) ou (grifos nossos/meus).
  • Toda citação deve ser seguida da indicação (AUTOR, ano, p.), permitindo sua identificação nas referências. Se houver duas ou mais obras de mesmo autor no mesmo ano, é necessário acrescentar letras (a, b, c...) ao lado do ano para que a publicação possa ser identificada.
  • Se houver mais autores com o mesmo sobrenome e mesmo ano de obra, indicar o prenome: (SOUZA, Américo, ano).

5 Resumo/abstract, imagens, notas de rodapé, informações sobre o autor, referências

  • Resumo e abstract – incluindode três a cinco palavras-chave/keywords – devem conter, juntos, por volta de 1.300 caracteres (incluindo espaços).
  • Figuras compreendem ilustrações, gráficos, quadros, fotografias, imagens e tabelas. Devem ter numeração sequencial e conter as respectivas legendas iniciadas com o termo em negrito Figura 1 –, com títulos e créditos. A posição dessas figuras deve estar indicada no próprio texto com a designação (Figura 1), constando referência a elas no corpo do artigo. Nas legendas, deve-se evitar a repetição de informações contidas no texto. A responsabilidade pela divulgação de imagens, incluindo as que envolvem direitos autorais, é exclusiva do autor.
  • Após ter seu artigo verificado por pareceristas, receber a súmula com suas orientações e ter confirmada a publicação de seu artigo, o autor deve incluir texto sucinto (por volta de 250 caracteres, incluindo espaços), antes das referências, com informações sobre a atividade principal que exerce, incluindo sua afiliação institucional, seu e-mail e seu identificador orcid (o cadastro deve ser feito em: https://orcid.org/signin). Exemplo:

SOBRE O AUTOR

JOSÉ DA SILVA é professor do Programa de Pós-Graduação em Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (IEL/Unicamp).
e-mail
orcid

  • As notas são explicativas (não bibliográficas) e devem ser inseridas no rodapé com números arábicos (corpo 10, espaço simples), com no máximo 6 linhas. O número das notas no corpo do texto deve ser elevado.
  • As referências devem seguir a norma ABNT NBR 6023/2018 (Informação e documentação – Referências – Elaboração), sendo inseridas logo após a citação no sistema (AUTOR, data, p.).
  • A lista de referências deve ser incluída no final do texto, em ordem alfabética pelo sobrenome do autor, sem numeração. Todas as indicações de fontes que foram utilizadas no artigo devem constar nas referências, com recuo da segunda linha na terceira letra da primeira linha (corpo 11).

SCHWARZ, Roberto. Ao vencedor as batatas: forma literária e processo social nos inícios do romance brasileiro. 5. ed. São Paulo: Duas Cidades/Ed. 34, 2000a.
SCHWARZ, Roberto. As ideias fora do lugar. In: SCHWARZ, Roberto. Ao vencedor as batatas: forma literária e processo social nos inícios do romance brasileiro. 5. ed. São Paulo: Duas Cidades/Ed. 34, 2000b, p. 9-32.
Artigo de jornal sem autor
CORDELISTAS denunciam ameaça contra sua morte. Diário de Pernambuco, 17 de março de 1098, p. 11.
Anais
VALERISANO, W. A EAD e o mundo corporativo. In: SEMINÁRIO DE EMPREENDEDORISMO NA EDUCAÇÃO, 4., 2018, Maceió. Anais[...]. Maceió:
Apresentações orais
GARCIA, Walter. Cordialidade, melancolia, modernidade: o trabalho de João Gilberto. Conferência de encerramento. Comunicação oral. In: SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO: LITERATURA, SOCIEDADE E HISTÓRIA DA LITERATURA, 2., Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2017.
Currículo Lattes
ANJOS JÚNIOR, Moacir Tavares Rodrigues. Currículo do Sistema Currículo Lattes. [Brasília], 15 dez. 2019. Disponível em: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787189P7. Acesso em: 20 jan. 2018.
Data da primeira publicação
ALMEIDA, Júlia Lopes de. (1906). Livro das donas e donzelas. Rio de Janeiro: Editora Livraria Francisco Alves, 1922a.
ALMEIDA, Júlia Lopes de. (1910). Eles e elas. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1922b.
Disco/música
GERALDINHO. O causo da bicicleta. In: GERALDINHO. Trova, prosa e viola. V. 1. Participação de André e Andrade, Hamilton Carneiro. Direção de Hamilton Carneiro.
Em caso de coletânea, entrar pelo título
TRACY CHAPMAN. São Paulo: Elektra, 1988. L. A, 1 disco (15 min.): 33 1/3rpm, microssulco, estéreo. 670.4170-A.
DOI
YUN, Kusuk. O papel do exotismo na arte contemporânea internacional na era da globalização – um estudo empírico das revistas internacionais de arte de 1971 a 2010. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, n. 69, p. 362-388, 27 abr. 2018. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-901x.v0i69p362-388.
Entrevista
MANO BROWN. Papo reto: hoje, Mano Brown é paz e amor.[Entrevista concedida a] Marcos Lauro. Vip, 21 ago. 2017.Disponível em: https://vip.abril.com.br/cultura/papo-reto-hoje-mano-brown-e-paz-e-amor. Acesso em: 6 fev. 2018.
ANDRADE, Mário de. Conversa com Mário de Andrade. [Entrevista concedida a] Martins Castello. Diário Carioca, n. 1.848, 2ª secção, 5 de agosto de 1934.
Filme
O NOME da rosa. Produção de Jean-Jaques Annaud. São Paulo: Tw Vídeo distribuidora, 1986. 1 Videocassete (130 min.): VHS, Ntsc, son., color. Legendado. Port.
Homepage
IMS – Instituto Moreira Salles. Acervo musical. Disponível em: http://acervo.ims.com.br. Acesso em: 20 jul. 2018.
Seminário/colóquio
SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS, 1., Anais[…]. Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B8Sm1NUcs2tGY180UXhRdHZlcDg/view . Acesso em: 20 ago. 2018.
YouTube

COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. Fórum da Internet no Brasil – O que é o CGI.br?. 2012. Disponível em: https://youtu.be/F38J9R5wuqo. Acesso em: 13 out. 2014.

Não há taxas para submissão e avaliação de artigos.


Utilização do Open Journal Systems – OJS no portal SciELO

I.  Cadastro

  • Os autores devem realizar seu registro através do link: http://submission.scielo.br/index.php/rieb/user/register.
  •  

    II.  Avaliação cega por pares
    Para assegurar a integridade da avaliação cega por pares, para submissões à revista é obrigatório tomar todos os cuidados para que não se revele a identidade nem dos autores dos manuscritos nem dos pareceristas durante o processo. Isso exige que autores, editores e pareceristas (que podem enviar documentos para o sistema como parte do processo de avaliação) tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento:

    1. O autor do documento deve excluir do texto seu nome, substituindo por “Autor”.
    2. A filiação do autor à respectiva instituição, e-mail e minicurrículo também devem ser excluídos.
    3. Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento.
    4. É de responsabilidade do autor o envio de arquivo que não o identifique para garantir avaliação imparcial dos pareceristas e para que seu texto não seja descartado.
    5. Caso o artigo seja aprovado, ao receber a súmula com as orientações dos pareceristas, o autor deve incluir no arquivo todos os dados extraídos para não identificar a autoria do texto: nome, instituição a que está afiliado (nome por extenso, sigla, cidade, estado, país), minicurrículo/pequena apresentação (no máximo, 5 linhas), e-mail etc.

     

     

    [Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


    Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

    Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
    Edifício Brasiliana - Praça do Relógio Solar, 342
    Cidade Universitária - 05508-050
    São Paulo-SP-Brasil
    Tel/Fax: (11) 3091-1149/2648-0024


    revistaieb@usp.br