ISSN 1983-4195 versão on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e Regulamentos

O IBRACON Structures and Materials Journal visa disseminar desenvolvimentos recentes e avanços em estruturas e materiais de concreto e promover o desenvolvimento da indústria da construção por meio da colaboração conjunta de pesquisadores, engenheiros, projetistas, construtores, fabricantes e usuários de estruturas e materiais de concreto. O objetivo principal é a publicação de contribuições originais em pesquisa científica, desenvolvimento e implementação de concreto estrutural. Isso inclui, entre outros, artigos sobre normas, projeto estrutural, estruturas de concreto, estruturas compostas, cimento, materiais cimentícios e seus derivados, como concreto e argamassa e materiais poliméricos de reforço usados na construção. Mecânica de fratura, aspectos de durabilidade, propriedades estruturais, desempenho in situ, técnicas de construção e comportamento estrutural de materiais quando utilizados em componentes e estruturas também fazem parte do escopo da Revista. O acesso à revista é gratuito para autores e leitores.

 

Submissão de manuscritos

Os manuscritos devem ser submetidos através do sistema Scholar One Journal Management.

Ao submeter o manuscrito, o autor deverá concordar com as seguintes afirmações:

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista (caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".)
  • Todos os co-autores estão cientes desta submissão, de acordo com a política da Revista e autorizam a publicação
  • Os arquivos para submissão estão em Microsoft Word, RTF ou OpenOffice.
  • Todos os endereços de páginas da Web (URLs) no texto (ex. http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  • Os textos seguem os estilo e requisitos bibliográficos contidos nos modelos de estilo para artigos em Inglês.
  • O texto está em espaço simples, usando uma fonte de 12-pontos; usa itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas apresentadas ao final do trabalho e não no texto.

 

Formato e preparação de manuscritos

  1. A Revista publicará artigos originais, notas técnicas curtas e discussões de artigos.
    1. Artigos originais serão aceitos desde que estejam em conformidade com os objetivos da revista e apresentem qualidade de informações e apresentação.
    2. Uma nota técnica é um manuscrito breve. Ela pode apresentar uma nova linha de pesquisa, desenvolvimento tecnológico ou aplicação nas áreas de Materiais e Estruturas de Concreto e Construção Civil. Esta é uma oportunidade para ser usada por indústrias, empresas, universidades, instituições de pesquisa, pesquisadores e profissionais que desejem promover seus trabalhos e produtos em desenvolvimento.
    3. A discussão é recebida até três meses após a publicação do artigo ou nota técnica. A discussão deve se limitar ao tópico abordado no artigo publicado e não deve ser ofensiva. O direito de resposta é concedido aos autores. As discussões e as respostas são publicadas nas edições subsequentes da Revista.
  1. Os arquivos para submissão deverão estar em formato Microsoft Word, RTF ou OpenOffice, de acordo com folha de estilos em Inglês.
  2. Recomenda-se que a extensão do artigo não exceda 25 páginas.
  3. Quando disponíveis, URLs para as referências devem ser fornecidas.
  4. O IBRACON Structures and Materials Journal conduzirá o processo de revisão de manuscritos submetidos em Inglês. Títulos, resumos e palavras-chave são apresentados em Inglês e em Português ou Espanhol.
  5. Todas as contribuições serão revisadas e publicadas apenas após a aprovação dos revisores e do Conselho Editorial.
Uma vez aceitos, os artigos são editados de acordo com o layout da Revista. O autor deverá analisar e aprovar as provas editoradas antes da publicação. Nessa fase apenas os erros de editoração serão considerados.

 

Processo de avaliação por pares

Os artigos e as notas técnicas são avaliados por pelo menos dois revisores indicados pelos editores. As discussões e as respostas são aceitas para publicação após a revisão pelos Editores e pelo menos um membro do Conselho Editorial. Em caso de desacordo entre revisores e autores, a contribuição será enviada a um especialista na área, não necessariamente vinculado ao Conselho Editorial. Conflito de interesses é cuidadosamente administrado pelos Editores ao distribuir manuscritos para Editores de Seção ou Avaliadores, ou para tomada de decisões em relação a contribuições próprias ou de seus parceiros.

 

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON)
Av. Queiroz Filho, nº 1700 sala 407/408 Torre D, Villa Lobos Office Park
CEP 05319-000, São Paulo, SP – Brasil
Tel.: +55 (11) 3735-0202
Fax: +55 (11) 3733-2190


riem@ibracon.org.br