Scielo RSS <![CDATA[Revista de História (São Paulo)]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0034-830920200001&lang=es vol. num. 179 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[WRITING HISTORY IN THE 17<sup>TH</sup> CENTURY: USE OF SPANISH, ITALIAN, AND FRENCH TREATISES BY PORTUGUESE HISTORIANS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-83092020000100300&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Durante a Época Moderna, o gênero histórico passou a ter um papel relevante na configuração do Estado, sobretudo no processo da Restauração portuguesa na segunda metade do século XVII. Este artigo apresenta uma reflexão acerca das práticas de composição dessas narrativas e o uso das regras ditadas nas preceptivas, em específico as de Cabrera de Córdoba, Agostino Mascardi, San José e Le Moyne. Nesse sentido, o texto trata da maneira como letrados portugueses teceram suas obras utilizando os tratados sobre o gênero histórico.<hr/>Abstract During the Early Modern period, the historical genre came to perform a relevant role in the State’s configuration, chiefly in the Portuguese restoration process, in the second half of the 17th century. This paper presents a reflection upon the composition practices of such narratives, and the use of rules dictated in preceptive literature, specifically the works of Cabrera de Córdoba, Agostino Mascardi, San José, and Le Moyne. Within this scope, the article regards the fashion in which Portuguese scholars wove their works using the treatises on historical genre. <![CDATA[“CUÍCAS AND PANDEIROS FOR STOKOWSKI TO LISTEN!”: THE ALBUM <em>NATIVE BRAZILIAN MUSIC</em> AND THE GOOD NEIGHBOR POLICY (1940-1942)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-83092020000100301&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Em 1940, no contexto da chamada Política da Boa Vizinhança, o regente Leopold Stokowski (1882-1977) visitou alguns países da América do Sul em turnê com a All-American Youth Orchestra. Por meio da análise de fontes da imprensa e do acervo documental do Museu Villa-Lobos, o presente artigo pretende iluminar aspectos relacionados à gravação do disco Native Brazilian Music, que reuniu, sob a iniciativa de Stokowski, alguns expoentes da música popular do Rio de Janeiro - como Donga, Pixinguinha e João da Baiana. O trabalho discute o papel desempenhado por músicos na esfera diplomática e argumenta que um dos efeitos da Política da Boa Vizinhança foi criar um jogo especular no qual, apesar da pretensa unidade cultural do continente, a aproximação promoveu discussões sobre identidade nacional, diferença e resistência.<hr/>Abstract In 1940, in the context of the so-called “good neighbor policy,” regent Leopold Stokowski (1882-1977) visited some South American countries on a tour with the All-American Youth Orchestra. Through the analysis of press sources and the Villa-Lobos Museum documentary collection, this article aims to illuminate aspects related to the recording of the album Native Brazilian Music, which brought together, under Stokowski’s initiative, some exponents of popular music from Rio de Janeiro - such as Donga, Pixinguinha, and João da Baiana. The paper discusses the role played by musicians in the diplomatic sphere and argues that one of the effects of the “good neighbor policy” was to create a specular game in which, despite the continent’s alleged cultural unity, the approach fostered discussions about national identity, difference and resistance. <![CDATA[“THE MYSTERY” SHERLOCKISMS: DETECTIVE FICTION AND HUMOR IN BRAZILIAN FIRST REPUBLIC (1907-1928)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-83092020000100302&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O objetivo deste trabalho é analisar o humor na ficção policial brasileira da Primeira República, tomando como fonte principal o romance O mistério, escrito a oito mãos em 1920 por Afrânio Peixoto, Viriato Correia, Medeiros e Albuquerque e Coelho Netto. Nossa tese é que esse romance representa sobretudo a recepção da ficção policial difundida no país desde 1907. Focaremos a recepção dos textos policiais de Conan Doyle por terem marcado a imaginação dos leitores brasileiros. Sherlock Holmes ensejou imitadores de tal modo que suas deduções foram aplicadas pelos leitores de jornal e jornalistas na solução dos crimes noticiados na imprensa, servindo também de modelo à investigação policial, marcada por uma criminologia científica bastante difundida no período. Mostraremos como esses fenômenos estão presentes em O mistério, mobilizados para uma sátira da polícia e da sociedade brasileira.<hr/>Abstract This paper aims to study humour in the First Republic Brazilian detective stories, using as main source the crime novel The mistery, written in 1920 by Afrânio Peixoto, Viriato Correia, Medeiros e Albuquerque and Coelho Netto. Our objective is to show that this novel represents the Brazilian reception of the detective fiction spread in the country since 1907. Our focus is Conan Doyle’s detetive fiction because it so marked Brazilian readers’ imagination. Sherlock Holmes had several imitators in such a way that his deductions were applied by newspaper readers and journalists in crimes reported in press, being also a model to policing inquiry, at that time marked by a widespread scientific criminology. We will show how all these phenomena were represented inside The mistery, used as a satire against police and Brazilian society. <![CDATA[NO PAY, NO GAIN: THE ATTEMPTS TO IMPLEMENT THE PROPAGANDA PAYED BY THE AMERICAN PRESS TO THE BRAZILIAN GOVERNMENT (1930-1945)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-83092020000100303&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O aprimoramento das comunicações nos Estados Unidos, nas primeiras décadas do século XX, tornou a imprensa um importante ator na política, sobretudo no campo da opinião pública. Com isso, jornais e revistas se configuraram vitrines das principais questões do país. Pela importância, a utilização dos jornais e revistas se constituiu instrumento de propaganda externa dos países interessados em aprimorar suas relações com os EUA, sobretudo no período da Segunda Guerra Mundial. Este artigo objetiva compreender, a partir da análise da documentação diplomática, o assédio dos profissionais da propaganda e jornalistas estadunidenses ao governo Vargas (1930-1945) por espaços pagos na imprensa estadunidense com objetivo de criar matérias jornalísticas favoráveis ao Brasil nos Estados Unidos.<hr/>Abstract The improvement of communications in the United States in the first decades of the twentieth century has made the press an important actor in politics, especially in the field of public opinion. With this, newspapers and magazines were configured as windows of the main issues of the country. Importantly, the use of newspapers and magazines became an external propaganda tool for countries interested in improving their relations with the United States, especially during the World War II. This paper aims to understand, from the analysis of the diplomatic documentation, the harassment of the US advertising professionals and journalists to the Vargas government (1930-1945) for spaces paid in the US press in order to create Brazilian friendly news stories in the United States. <![CDATA[“AESTHETICIZATION OF POLITICS” AND “POLITICIZATION OF ART” IN THE USSR: WALTER BENJAMIN AND THE PRODUCTIVIST MOVEMENT (1926-1936)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-83092020000100304&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo objetiva analisar as relações históricas e conceituais entre Walter Benjamin e o movimento produtivista soviético, centrando-se, sobretudo, na relação entre a noção de “politização da arte”, defendida por Benjamin como dispositivo de combate ao fascismo no ensaio “A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica”, de 1936, e a noção de “factografia”, desenvolvida pelo produtivista soviético Sergei Tretiakov a partir de 1927. Sustenta-se, neste texto, que as categorias de “estetização da política” e de “politização da arte” tiveram seu primeiro desenvolvimento conceitual no pensamento de Benjamin a partir de sua viagem à URSS (1926-1927) e do seu contato com o pensamento produtivista.<hr/>Abstract This article analyzes the historical and conceptual links established between Walter Benjamin and the Soviet productivist movement, focusing on the relation between the notion of “politicization of art” - defended by Benjamin as a device to combat fascism in the essay “The work of art in the age of mechanical reproduction” of 1936 -, and the notion of “factography”, developed by the Soviet productivist Sergei Tretiakov from 1927 onwards. It is argued in this text that the categories of “aestheticization of politics” and of “politicization of art” had their first conceptual development in Benjamin’s thinking from his trip to the USSR (1926-1927) and from his contact with the productivist thought. <![CDATA[THE TWO FATES OF PORTUGAL: THE PORTUGUESE IMAGERY ISSUE IN ITS DIALOGUE WITH EUROPE]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-83092020000100305&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo parte de representações contidas no romance A jangada de pedra, de José Saramago, lançado no ano do ingresso de Portugal na Comunidade Econômica Europeia, para revisitar o conceito de “imagologia” de Eduardo Lourenço. Tenta-se compreender como episódios traumáticos da história portuguesa deram origem, no passado, a projetos iberistas e à produção de uma autoimagem diminuída de Portugal, em particular no que se refere à sua posição no concerto europeu de nações. Produz-se uma crítica quanto à operacionalidade do conceito de Lourenço, atentando para suas fragilidades intrínsecas, e se adota - também com base na história de Portugal, mas a partir de uma visão mais abrangente - postura moderadora, em dissonância com o posicionamento do Prêmio Nobel português. O texto é uma tentativa de estabelecer um diálogo entre História das Ideias e História tout court, no intuito de enriquecer a análise sobre o lugar que ocupa Portugal na Europa.<hr/>Abstract The article stems from representations from José Saramago’s novel The stone raft released in the year when Portugal joined the European Economic Community, to revisit Eduardo Lourenço’s concept of “imagery”. It is an attempt to understand how traumatic episodes of the Portuguese history gave birth, in the past, to Iberian projects and to a diminished Portuguese self-image, especially in relation to Portugal’s position amongst the other European countries. A criticism is made as to the functionality of Lourenço’s concept, paying attention to its inherent fragilities and having a moderating attitude also based in Portugal’s history, but stemming from a broader view, in contrast with the position of the Portuguese Nobel Prize winner. The text tries to establish a dialogue between History of Ideas and History tout court with the purpose of enriching the analysis about Portugal’s place in Europe. <![CDATA[THATCHERISM AND CITIZENSHIP: REASONS FOR THE RISE OF THE CONCEPT OF ACTIVE CITIZENSHIP IN THE LATE 1980]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-83092020000100306&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente artigo examina o surgimento do discurso conservador de active citizenship na administração da primeira-ministra britânica, Margaret Thatcher, no final da década de 1980. A análise investiga as razões de curto prazo que levaram à fabricação deste discurso, o qual emergiria como resposta a um clima de crescente disputa ideológica - consequência de visões distintas sobre a relação entre indivíduo e Estado e seus respectivos papéis, atribuições e deveres - e contestação popular, que alcançariam seu auge com as reformas no Welfare State britânico, na terceira administração Thatcher. Portanto, argumenta-se que o discurso de active citizenship não seria uma consequência direta dos graves problemas sociais britânicos, mas antes uma resposta ao acirramento ideológico do final da década, que chegaria ao seu clímax pela junção de diferentes e emergentes fatores contemporâneos.<hr/>Abstract This article explores the emergence of the conservative active citizenship discourse under the British Prime Minister Margaret Thatcher’s administration in the late 1980s. The analysis investigates how short-term reasons would lead to the fabrication of this discourse, which emerges in response to a climate of crescent ideological tension - a consequence of distinct views regarding the relationship between individual and the State, as well as their respective roles, duties and assignments - and popular resistance, which would reach its peak with Thatcher’s reforms in the British welfare State. Therefore, this article arguments that the speech of active citizenship is not a straightforward response to British social problems, would rather be a response to the ideological excitement of the end of the decade, which would come to its climax by the putting together different and emerging contemporary factors. <![CDATA[<em>BRASIL ILUSTRADO</em> (1877-1878) AND FÉLIX FERREIRA: USEFUL KNOWLEDGE ON BEHALF OF THE NATION]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-83092020000100307&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo tem por objeto o periódico Brasil Ilustrado: arquivo de conhecimentos úteis, lançado no Rio de Janeiro em janeiro de 1887. Além de localizar a folha no rol das muitas publicações ilustradas que surgiram ao longo do século XIX, trata-se de precisar a sua natureza, o projeto editorial, as razões que motivaram seus idealizadores e analisar o conteúdo difundido, em termos textuais e imagéticos. Especial destaque merece Félix Ferreira, que efetivamente respondeu pela direção do periódico. No mesmo momento, os leitores tinham a oportunidade de adquirir outro mensário, A Ilustração (1884-1892), impresso em Paris e que regularmente chegava a Lisboa e ao Rio de Janeiro a partir do porto de Bordeaux. A confrontação dos dois impressos convida a refletir acerca das condições de produção de estampas na capital do Império, num momento em que se afigurava urgente obter métodos baratos, rápidos e eficientes de reprodução da informação visual, cuja demanda cresceu de maneira muito significativa ao longo do Oitocentos.<hr/>Abstract The article analyzes the periodical Brasil Ilustrado: arquivo de conhecimentos úteis, released in Rio de Janeiro in January 1887. In addition to establish its place among the many illustrated publications that emerged throughout the nineteenth century, we intend to identify its nature, its editorial project, the reasons that motivated its owners to take forward the idea and analyze its textual and iconographic content. Particular attention is given to Félix Ferreira, who was effectively responsible for the journal’s direction. At the same time, readers in Brazil had the opportunity to acquire another monthly journal, A Ilustração (1884-1892), printed in Paris and regularly arriving in Lisbon and Rio de Janeiro from the harbor of Bordeaux. The confrontation of the two periodicals invites us to reflect on the printing conditions in the capital of the Empire, at a time when it was urgent to obtain inexpensive, fast and efficient methods of reproduction of visual information, whose demand grew in a very significant way during the nineteenth century. <![CDATA[VISUAL CULTURE AND MONEY FORGERY: THE TRAJECTORY OF THE PHOTOGRAPHER VICTOR TELLES - 1861-1906]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-83092020000100308&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo discute a falsificação de dinheiro pelo viés da história pessoal de um de seus grandes ícones no século XIX: o fotógrafo Victor Telles. Para tanto, propõe-se um estudo da trajetória do português naturalizado brasileiro e seu envolvimento em acusações de falsificação de dinheiro no Brasil e em Portugal no final do século XIX. Propõe-se compreender a implicação de Victor Telles na falsificação de papel-moeda, tendo em vista a cultura visual vigente e as práticas fotográficas do período.<hr/>Abstract This article discusses money forgery by addressing the personal trajectory of one of its main icons in the nineteenth century: the photographer Victor Telles. To do so, I begin by outlining an analysis of the photographer’s personal trajectory, who was born Portuguese and naturalized Brazilian, and his involvement in several charges of forgery both in Brazil and Portugal at the end of the nineteenth century. I aim to understand the implications of Victor Telles in the forgery crime, focusing on the prevailing visual culture at that time, as well as the photographic practices in the same context. <![CDATA[BARRICADES IN NEWSPAPERS’ PAGES FOOTERS: POPULAR REVOLT AND POLITICAL CITIZENSHIP IN <em>GAZETA DE NOTICIAS</em> (1880)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-83092020000100309&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Em abril de 1880, a Gazeta de Noticias deu início à publicação d’O livro verde, do húngaro Mór Jokai. Repleto de movimentos conspiratórios, o romance-folhetim contava a história da “Insurreição Dezembrista”, ocorrida na Rússia em 1825 contra a coroação do czar Nicolau I, tematizando os riscos das grandes agitações sociais. Em meio aos ecos do “Motim do Vintém”, o romance chegava ao Brasil num momento de intensas disputas políticas acerca de uma nova reforma eleitoral. Em diálogo com as notícias internacionais sobre os atentados ao czar Alexandre II e a anistia concedida na França aos integrantes da Comuna de Paris, a proposta deste artigo é mostrar como a escolha do folhetim de Jokai serviu para pautar temas caros à intelectualidade brasileira naquele final de século, tais como o dilema entre reforma e revolução. Pretende-se realizar uma análise que enfatize tanto a articulação do folhetim com outros conteúdos do jornal quanto o uso da literatura como espaço de intervenção social e política.<hr/>Abstract In April 1880, the Brazilian journal Gazeta de Noticias began the publication of The green book written by the Hungarian Mór Jokai. Filled with conspiratorial movements, the Roman-feuilleton told the story of the “Decembrista Revolt”, which took place in Russia in 1825 against the coronation of Tsar Nicholas I, thematizing the risks of great social upheavals. Amid the echoes of the “Vintém Revolt”, the novel arrived in Brazil at a moment of intense political disputes on a new electoral reform. In a dialogue with the international news about the attacks on Tsar Alexander II and the amnesty granted in France to the members of the Paris Commune, the proposal of this article is to show how the Jokai’s novel served to the Brazilian intellectuality debate subjects such as the dilemma between reform and revolution in that end of century. It is aimed to carry out an analysis that emphasizes both the articulation between the novel and other journal contents and the use of literature as a space for social and political intervention. <![CDATA[TIME AND SPACE IN THE PRODUCTION OF A MODERN TERRITORY: THE “PÁTRIA CEARENSE” IN THE CARTOGRAPHY OF FRANCISCO SATURNINO RODRIGUES DE BRITO (1892)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-83092020000100310&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Nos quarenta dias em que esteve no Ceará a serviço da Estrada de Ferro de Baturité, Francisco Saturnino Rodrigues de Brito mapeou o território e relatou seu parecer sobre o melhor percurso para o prolongamento dessa ferrovia, que deveria atravessar as terras cearenses e chegar até as margens do rio São Francisco, em Pernambuco. Nessa documentação, o engenheiro, convencido de sua obrigação para com a pátria brasileira e o progresso do país, definiu as marcas para a produção de um território moderno, que aliasse o Ceará à rapidez e eficiência dos moldes europeus ocidentais. Suas colocações, via de regra, apresentaram um olhar preconceituoso sobre a realidade observada, classificando o diferente como desigual e inferior. Trata-se de farta documentação a partir da qual é possível refletir sobre os projetos de modernização para o Brasil do final do século XIX e início do XX.<hr/>Abstract In the forty days he was in Ceará, Brazil, at the service of the Baturité Railway, Francisco Saturnino Rodrigues de Brito mapped the territory and reported an opinion on the best route for the extension of said railroad, which should cross Ceará lands and reach the banks of the São Francisco river, in Pernambuco. In this documentation, the engineer, convinced of his obligation to the Brazilian nation and the country’s progress, defined the marks for the production of a modern territory, which would ally Ceará to the speed and efficiency of the Western European molds. His affirmations, as a rule, presented a prejudiced look on the reality he observed, classifying anything different as uneven and inferior. This is a plentiful documentation from which it is possible to reflect on the modernization projects for Brazil of the late nineteenth and early twentieth centuries. <![CDATA[SLAVES AS COLLATERALS, CAMPINAS - 1865-1874]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-83092020000100311&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo tem por objetivo analisar o crédito por meio das escrituras públicas de empréstimo a juros com obrigações hipotecárias no município de Campinas, de 1865 a 1874, transcritas do Livro n. 2, “Inscrições de Hipotecas Especiais”. A análise concentra-se na propriedade escrava fornecida pelos devedores aos credores para assegurar o empréstimo. Procuramos analisar a composição dos escravos hipotecados, de acordo com sexo, origem, idade, e a riqueza patrimonial e ocupação dos principais devedores e credores hipotecários.<hr/>Abstract The article aims at analyzing credit based on notarial deeds on loans, pledged by public mortgage, in the county of Campinas, Province of São Paulo, from 1865 to 1874. The information is based on the general mortgage register - Book n. 2 - denominated ‘Inscrições de Hipotecas Especiais’. The analysis concentrates on the role of slave property as collateral in the mortgage market. We showed the composition of the collateralized slaves in terms of sex, origin and age, and the wealth and occupations of creditors and debtors. <![CDATA[“THROUGH THE CALMS AND CONTRARY WINDS”: THE TRAJECTORY OF FRANCISCO DE MELLO FRANCO IN RIO DE JANEIRO, 1817-1823]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-83092020000100312&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo analisa os anos finais da trajetória de Francisco de Mello Franco (1757-1823), tomando como ponto de partida sua participação como primeiro médico da comitiva que acompanhou a arquiduquesa Leopoldina em viagem ao Rio de Janeiro, onde uniu-se ao príncipe Pedro de Alcântara, futuro D. Pedro I. Natural de Paracatu, Minas Gerais, Mello Franco realizou estudos médicos na Universidade de Coimbra e construiu sólida carreira em Lisboa como médico da Câmara Real, membro da Academia de Ciências e autor de conhecida produção intelectual. A análise privilegia as redes de sociabilidade e as articulações políticas e familiares que envolveram sua chegada e estadia no Brasil. Assim, procura-se enfatizar essas questões como elementos indissociáveis da trajetória intelectual de personagens com o seu perfil e que revelam aspetos na maior parte das vezes inacessíveis à mera análise de suas obras.<hr/>Abstract This paper analyzes the final years of the brazilian physician Francisco de Mello Franco in Brasil between 1817 and 1823. Born in Paracatu, Minas Gerais Mello Franco studied medicine at the University of Coimbra and built a solid career in Lisbon as doctor of the Royal Chamber, member of the Academy of Sciences and author of well-known medical works. After more than 40 years abroad he has left Lisbon to move to Rio de Janeiro as the first doctor of the archduchess Leopoldina on her travel to marry the Prince Pedro de Alcântara. The analysis privileges the sociability networks and political and family articulations that have involved his life in Brazil. It aims to emphasize these issues as inseparable elements of the intellectual trajectory of intelectuals of that time revealing aspects that are often inaccessible to the mere analysis of their works. <![CDATA[FOR A SOFT REVOLUTION IN THE FIELDS: MEANINGS OF THE POLITICAL VOCABULARY OF ANTONIO CALLADO’S REPORTS ON THE NORTHEAST (1959-1960)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-83092020000100313&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo pretende explorar possíveis relações entre a história da imprensa e a história dos movimentos sociais no campo no Brasil. Para tanto, analisará uma série de reportagens de Antonio Callado sobre o Nordeste e as Ligas Camponesas publicadas no jornal Correio da Manhã, em 1959, e reunidas no livro Os industriais da seca e os “galileus” de Pernambuco um ano depois. Tal obra tem sido desde então tomada por historiadores e cientistas sociais como fonte central de informações para o estudo daquele período. Entretanto, essas matérias ainda não receberam um estudo específico que procure esclarecer suas condições de produção e seus objetivos políticos. Desse modo, esta análise pretende, ao levar em conta as referidas matérias em seu suporte original e os editoriais do Correio da Manhã que as comentaram, deter-se sobre essas questões. Isso talvez permita avaliar o papel das escolhas individuais de Callado e das forças sociais que convergiram para a confecção daquelas reportagens, bem como alguns dos significados do vocabulário político presente nelas.<hr/>Abstract This article aims to explore possible relations between the history of press and the history of rural social movements in Brazil. To do so, it will analyze a series of news reporting from Antonio Callado concerning the north-east region and the Peasant Leagues. They were first published in the daily newspaper Correio da Manhã in 1959 and printed together in the book Os industriais da seca e os “galileus” de Pernambuco (“The entrepreneurs of drought and the ‘Galileans’ from Pernambuco”) one year later. Since then, this work has been taken by historians and social scientists as a major source of information to study that period. However, these reportings have not yet received a specific study that might shed light on their conditions of production and their political objectives. Therefore, this analysis intends, by considering the news reportings published originally in the newspaper and the editorials that commented on them, to think through these questions. This approach might assess the role of Callado’s individual choices and the social forces that converged to produce those texts, as well as some of the meanings of their political vocabulary. <![CDATA[CÉSAR LATTES, JOSÉ LEITE LOPES AND THE SCIENTIFIC NATIONALISM IN BRAZIL IN THE 1940<sup>S</sup>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-83092020000100314&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Analisamos as ideias do grupo de físicos reunido em torno de César Lattes, que tinha nas propostas de José Leite Lopes o núcleo de uma concepção que via a ciência como base de um projeto nacional desenvolvimentista. Leite Lopes falava, publicamente, sobre a responsabilidade do cientista diante dos problemas do país, e, privadamente, o grupo formulava estratégias para ampliar o número de polos de ensino e pesquisa no Brasil. Ao analisar cartas, discursos e entrevistas destes físicos, percebe-se uma noção de pertencimento à coletividade brasileira mediada pela ciência que impulsionou o surgimento de uma identidade científica nacional, culminando na criação do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), em 1949, e do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq), em 1951. Sugerimos o uso da categoria “nacionalismo científico” como chave interpretativa da manifestação e tomada de consciência deste sentimento, que levou os sujeitos históricos a agirem na realidade para a materialização institucional da prática da física no CBPF atrelada à ciência como matéria de Estado no CNPq.<hr/>Abstract We analyze the ideas of a group of physicists gathered around César Lattes, which had in the proposals of José Leite Lopes the core of a conception that understood science as the base of a national developmentalist project. At the same time Leite Lopes publicly spoke about the responsibility of the scientists regarding the problems of the country, the group was privately formulating strategies to expand the number of research and teaching centers in Brazil. Analyzing letters, speeches and interviews of these physicists, it is possible to observe a sense of belonging to the Brazilian society mediated by science, which stimulated the emergence of a national scientific identity, culminating in the creation of the Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), in 1949, and of the Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq), in 1951. We suggest the use of the “scientific nationalism” category as the interpretative key of the manifestation and awareness of this feeling, which led the historical actors to act on the reality to institutionalize the practice of physics through CBPF, linked to the concept of science as a State issue through CNPq. <![CDATA[ON THE EDGE OF SLAVERY: A GLOBAL VIEW ON DEBATES OVER COARTADOS IN CUBA (1856) AND STATULIBERI IN BRAZIL (1857)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-83092020000100315&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O objetivo do artigo é analisar conjuntamente dois debates jurídicos muito próximos no tempo, que trataram de circunstâncias em torno de pessoas escravizadas. Um deles, travado em Cuba em 1856, envolveu a coartación, que consistia na amortização gradual do montante correspondente à alforria. O outro, já bem conhecido em nossa historiografia, aconteceu no Brasil no ano seguinte, abordando aspectos da alforria condicional, que dizia respeito aos estado-livres (do latim statuliberi). Nos dois contextos, os juristas envolvidos entendiam diferentemente as prerrogativas dos indivíduos naquelas condições, alguns considerando-os mais próximos da escravidão, outros, mais próximos da liberdade. Após mapear as origens de princípios e normas fundamentais, destacando semelhanças estruturais e especificidades existentes entre as ordens normativas em vigor no escravismo cubano e brasileiro, o artigo se volta mais objetivamente para os argumentos tecidos nos debates. Em seu conjunto, o estudo busca explicitar a articulação de múltiplos tempos históricos na definição do quadro jurídico da escravidão em meados do século XIX.<hr/>Abstract The aim of this article is to investigate the parallels between the legal debates of the 1850s on concrete circumstances involving individuals under coartación (which consisted in the gradual amortization of the amount corresponding to manumission) in Cuba and under conditional manumission (which concerned the so-called estado-livres, from the Latin statuliberi) in Brazil. Jurists understood differently the prerogatives of people who were in an intermediate condition between slavery and freedom, some regarding them as closer to slavery, others as closer to freedom. After exposing the origins of principles and essential norms, highlighting structural similarities, as well as particularities existing between the slave law in force in Brazil and in Cuba, the article turns to the arguments presented in the debates, explaining the articulation of different layers of time in the definition of the slavery legal framework in the mid-nineteenth century. <![CDATA[RACIAL DISCRIMINATION AND CITIZENSHIP IN THE 19TH CENTURY BRAZIL (1829-1833)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-83092020000100316&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo analisa a questão da discriminação racial, abordando o tema no contexto da divulgação e implementação dos direitos constitucionais, no período de 1829 a 1833. Investiga-se, em especial, de que forma o direito de cidadania contribuiu para o surgimento da discriminação racial como agenda pública e ensejou novas maneiras de fazer política. Usaram-se como fontes jornais que adotavam enfoques políticos e raciais, os quais foram tomados não somente como fornecedores de informações, mas também como agentes, por sua capacidade de influir nos acontecimentos. Concomitantemente, foram aplicados à análise insights provenientes de estudos da área de direito e história que enfatizam a importância de mudanças da ordem jurídica para a compreensão da história política. Concluiu-se, principalmente, que a extensão do direito de cidadania aos homens livres de cor contribuiu para ampliar a influência política desse grupo, em um contexto de crescente partidarização da política.<hr/>Abstract This article analyzes the matter of racial discrimination in the context of the dissemination and implementation of constitutional rights between 1829 and 1833. It focuses on how the right to citizenship contributed to the emergence of racial discrimination as a public agenda and gave rise to new ways of doing politics. As sources of research, we use newspapers that adopted political and ethnic-racial approaches, which are analyzed not only as information disseminators but also as agents due to their ability to influence events. At the same time, we use insight from studies that connect law and history to study the importance of legal changes in the understanding of political history. The main conclusion is that the extension of the citizenship right to the free black population contributed to increase the political influence of this group amidst growing political partisanship. <![CDATA[THE FOUNDATION OF THE ECONOMIC HISTORY SOCIETY DURING THE INSTITUTIONALIZATION OF ECONOMIC HISTORY IN ENGLAND, C.1900]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-83092020000100317&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo propõe apresentar o percurso de constituição da inglesa Economic History Society, primeira associação de história econômica do mundo, levando em conta o ambiente intelectual em que estavam imersos seus pesquisadores e estabelecendo o embate entre as lideranças fundadoras da história econômica e os economistas ingleses. A institucionalização da história econômica na Inglaterra, por meio da formação de sua associação, da promoção de congressos e de publicações de revistas direcionadas para a comunidade, deve ser encarada, não somente como um indicador da vitalidade da área por conta da organização dos pesquisadores, da disseminação de resultados de pesquisa e da presença de seus pesquisadores no debate dos grandes temas da sociedade, mas também como um instrumento de proteção e de valorização da área.<hr/>Abstract The paper presents the trajectory of Economic History Society development, the world’s first Economic History association, taking into account the intellectual environment in which the founding leaders were immersed and the debates between economic historians and economists in England. The institutionalization of Economic History in England, through the creation of its association, the organization of congresses and publications oriented to the community, should be seen not only as an indicator of the field’s vitality due to the organization of researchers, the dissemination of research findings and the presence of their respective researchers on the debate of major topics regarding society, but also as an instrument of protection and valuation of the field. <![CDATA[BETWEEN FRANCE AND GERMANY: STYLES OF LIFE OF THE BUENOS AIRES INTELLECTUAL ELITE IN THE FIRST HALF OF THE 20<sup>TH</sup> CENTURY]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-83092020000100318&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo se propõe a explorar a dinâmica do universo cultural da Argentina na primeira metade do século XX a partir da observação da circulação de distintas atitudes intelectuais. Isso significa analisar, em paralelo às disputas teóricas entre positivistas e espiritualistas e suas reverberações institucionais, os estilos de vida que informavam as discordâncias teóricas. Parto da emergência de um grupo de intelectuais nacionalistas argentinos que ganha espaço a partir da radicalização do discurso crítico dos anos 1920, no intuito de analisar a decadência da referência francesa - grande orientadora das expectativas da elite letrada argentina da virada do século - e a ascensão de referências alemãs e espanholas que viabilizavam não apenas a divulgação de ideias novas, como também, de um novo “sentido do jogo” para os intelectuais argentinos.<hr/>Abstract This article proposes to explore the dynamics of the cultural universe of Argentina in the first half of the 20th century observing the circulation of different intellectual attitudes. This means analyzing, in parallel to the theoretical disputes between positivists and spiritualists and their institutional reverberations, the lifestyles that informed the theoretical disagreements. I begin with the emergence of a specific group of Argentine nationalist intellectuals that gains space through the radicalization of the critical discourse in the 1920s, in order to analyze the decline of the French reference - a great guide to the expectations of the Argentine literate elite at the turn of the century - and the emergence of German and Spanish references that enabled not only the dissemination of new ideas but also a new “sense of the game” for Argentine intellectuals. <![CDATA[HISTORY AND HISTORIOGRAPHY OF CRISES]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-83092020000100319&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Partindo da experiência contemporânea das crises econômicas e políticas, determinadas por fatores percebidos como incontroláveis, este artigo retoma algumas das mais importantes perspectivas historiográficas do século XIX ao XXI sobre o fenômeno. As teorias de colapso e de tempo cíclico são examinadas de um ponto de vista que busca estabelecer não só o conteúdo dos conceitos envolvidos como também a modalidade de sua ocorrência. Trata-se de apreender como cada teoria explica se a ocorrência das fases de um ciclo ou da derrocada de um sistema social resulta de condições casuais ou necessárias.<hr/>Abstract Taking as its starting-point the current experience of economic and political crises worldwide determined by elements seen as uncontrollable, this article resumes some of the main historiographical perspectives from the XIX-XXI century on the phenomenon. Theories of collapse and cyclical time are examined from a point of view that seeks to grasp not only the content of concepts but also their logical modality, i.e. how each theory explains the occurrence of the alternating phases in a cycle or of the debacle of a social system results from casual or necessary conditions. <![CDATA[IMPERIALISM, STATE, AND SOCIAL HIERARCHIZATION ON LOWER NUBIA DURING EGYPTIAN NEW KINGDOM (1550-1070 B.C.)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-83092020000100320&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo As leituras tradicionais das relações entre egípcios e núbios durante o período do Reino Novo ressaltaram a superioridade das estruturas sociais egípcias e a imposição desta cultura sobre os povos núbios. Tais leituras incorporam uma perspectiva excessivamente herdeira do quadro mental do século XIX, que atribuía uma inferioridade cultural a sociedades da África Subsaariana. Uma análise mais detida do domínio imperial egípcio sobre a Núbia deve considerar, todavia, os conflitos internos inerentes a cada uma destas sociedades. Assim, o artigo busca demonstrar como o imperialismo faraônico tratou de estimular uma forte hierarquização social na Baixa Núbia para garantir a exploração de recursos e o fluxo de bens de prestígio necessários à manutenção do império. Este processo implicou a subsunção das formas produtivas locais aos padrões egípcios e à, consequente, expansão das relações sociais estatais características do Egito.<hr/>Abstract Scholars have traditionally interpreted the relationships between Egyptians and Nubians on the grounds of the superiority of Egyptian social norms and culture, which were imposed onto Nubia in the New Kingdom. I argue that this perspective finds its roots in the intellectual setting of the XIX century, which consistently emphasized the inferiority of the cultures of Sub-Saharan Africa. On the contrary, a more careful analysis of the Egyptian imperialism in Nubia should consider the dynamics and conflicts inherent to the Nubian society. Following this perspective, this paper investigates how the Egyptian imperialism stimulated the appearance of strict social hierarchies in Lower Nubia in order to create an effective system to explore local natural resources, which would play an important role in the keeping of the empire. In this context, Egyptian relations of production were preferred over Nubian ways of organizing society. <![CDATA[THE POLITICS OF SILENCE: MÁRIO DE ANDRADE AND THE SÃO PAULO'S MUSICAL THEATER IN THE 1920s AND 1930s]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-83092020000100321&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo analisa o silêncio de Mário de Andrade em relação ao teatro musicado. Como entender que o mesmo autor que dedicou tanta atenção a outros importantes veículos culturais da época, como o disco, o cinema mudo e a partitura impressa, tenha se calado diante do teatro de operetas, burletas e revistas, um dos principais divertimentos públicos de São Paulo nas décadas de 1920 e 1930? A análise de textos jornalísticos, poéticos e programáticos do autor, um deles um autógrafo inédito, revela que tal silêncio só se configurou a partir do final dos anos 1920, quando a estruturação de um mercado de bens culturais e a forte presença italiana na vida musical e teatral da cidade passaram a ser vistas como uma ameaça ao projeto de construção de uma música a um só tempo artística e nacional.<hr/>Abstract: This article analyzes the silence of Mário de Andrade in relation to the musical theater. How is it possible that this author, who devoted so much attention to other important cultural vehicles of the time, such as records, silent films and printed scores, was so silent regarding the operettas, burletas and revues, which were the main public amusement of São Paulo in the 1920s and 1930s? The analysis of some of his journalistic, poetic and programmatic texts, one of them being an unpublished autograph, reveals that such silence was set up only in the late 1920s, when the structuring of a cultural goods market and the strong Italian presence in the São Paulo's musical and theatrical life came to be seen as a threat to the project of building a both national and artistic music. <![CDATA[THE ORIGINS OF THE BLACK MOVEMENT IN PORTUGAL (1911-1933): A PAN-AFRICANIST AND ANTI-RACIST GENERATION]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-83092020000100322&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Entre 1911 e 1933 surgiu um movimento negro em Portugal que estava integrado no pan-africanismo internacional da época, lutou contra o racismo e iniciou um processo embrionário e ambivalente de questionamento do colonialismo. Durante a Primeira República Portuguesa (1910) e a ditadura do Estado Novo (1933), esta geração fundou vários jornais e diversas organizações em Lisboa. No entanto, até hoje existe um enorme silêncio historiográfico acerca deste movimento. Neste artigo, buscar-se-á, de forma inédita, demonstrar a emergência de um movimento negro politicamente organizado em Portugal no início do século XX, fundamentalmente por meio da análise da sua imprensa.<hr/>Abstract Between 1911 and 1933 a black movement emerged in Portugal, it was part of the international pan-Africanist movement from its time, struggled against racism and also started an early and ambivalent process of questioning colonialism. During the First Portuguese Republic (1910) and the dictatorship of Estado Novo (1933), this generation established several newspapers and many organizations in Lisbon. However, to this day, there is an enormous historiographical silence about this movement. In this article, we seek in an unprecedented way to demonstrate the emergence of a politically organized black movement in Portugal at the beginning of the 20th century, fundamentally through the analysis of its press. <![CDATA[SLAVERY AND NOVEL “TRUTH”: FIRST READINGS AND PUBLIC USES OF UNCLE TOM'S CABIN IN BRAZIL (1852-1858)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-83092020000100323&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Neste artigo aborda-se as primeiras leituras brasileiras e os usos públicos do romance abolicionista A Cabana do Pai Tomás [1852], da estadunidense Harriet Beecher Stowe. Considerando-se o anseio do romance realista oitocentista de desvelar o social, apresenta-se os procedimentos formais adotados assim como sua recepção por leitores do Brasil escravista. Para tanto, utiliza-se como fontes principais a imprensa e baseia-se nas reflexões de Michel de Certeau sobre a leitura. Houve três modalidades diferentes de leituras: refratárias, ambíguas e entusiásticas, cada qual correspondeu a um modo próprio dos leitores se posicionarem diante de a intensão realista do romance, nem sempre sendo aceito como uma representação verossímil da escravidão. Indica-se a importância do romance em incentivar um debate público acerca da legitimidade da escravidão, ainda que não tenha incentivado defesas de abolicionismo imediatista.<hr/>Abstract In this paper I study the first Brazilian readings and the public uses of the abolitionist novel Uncle Tom's Cabin (1852), from American novelist Harriet Beecher Stowe. Considering the 19th century realism's desire of unraveling the social world, I here present the formal procedures adopted, as well as its reception among readers in a slaver Brazil. For accomplishing it, I use 19th century press as my main source and take as theoretical guidelines the reflections of Michel de Certeau on reading. There were three distinct types of reading: refractory, ambiguous and enthusiastic, each one corresponding to a particular way in which readers positioned themselves in face of the realistic intentions of the novel, these not always being accepted as a veritable representation of slavery. I point to the importance of the novel in encouraging a public debate on the legitimacy of slavery, although it has not fostered the defense of immediate abolitionism. <![CDATA[<em>HAVÍA CORRIDO LA VOZ</em>: RUMORS CIRCULATED ABOUT THE EXISTENCE OF GOLD MINES IN THE REGION OF RÍO DE LA PLATA AND PARAGUAY (1647-1680)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-83092020000100324&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo tem por objetivo compreender os rumores difundidos no porto de Buenos Aires a partir de 1647 envolvendo notícias relacionadas à existência de minas de ouro na região do Uruguai e Paraguai. Os rumores representaram anseios da sociedade, propiciando sua efetivação e, principalmente, sua rápida difusão. O porto de Buenos Aires, como ponto de encontro de pessoas provenientes de diferentes regiões foi locus privilegiado para a criação e circulação desse tipo de notícia. Apesar de sua origem difusa, os rumores acerca das minas foram apropriados por agentes locais. Pouco depois, Bernardino de Cárdenas, bispo do Paraguai, utilizaria dos rumores como forma de atacar seus rivais, no caso, os padres jesuítas. Essa apropriação garantiu não somente a efetividades das notícias, mas principalmente sua permanência no imaginário social por uma temporalidade mais ampla.<hr/>Abstract This article aims to understand the rumors spread in the port of Buenos Aires from 1647 involving news related to the existence of gold mines in the region of Uruguay and Paraguay. The rumors represented the yearnings of the society, propitiating its effectiveness and, mainly, its rapid diffusion. The port of Buenos Aires, as a meeting point for people from different regions, was a privileged locus for the creation and circulation of this type of news. Despite its diffuse origin, rumors about the mines were appropriated by local agents. Shortly thereafter, Bernardino de Cárdenas, bishop of Paraguay, would use the rumors as a way of attacking his rivals, in this case the priests of the Society of Jesus. This appropriation guaranteed not only the effectiveness of the news, but mainly its permanence in the social imaginary for a wider temporality. <![CDATA[TOWARD THE UNEXPLORED BACKLANDS: THE ADVENTURE OF THE BANDEIRA ANHANGUERA FROM SÃO PAULO TO SERRA DO RONCADOR (1937)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-83092020000100325&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Esse artigo busca descrever e analisar a trajetória da Bandeira Anhanguera, expedição realizada em 1937 sob a liderança de Hermano Ribeiro da Silva. O grupo, que partiu de São Paulo, ambicionava explorar a região localizada à margem esquerda do rio das Mortes, no Brasil central, tida como uma das extensões mais desconhecidas do território nacional. Visando produzir conhecimento científico e realizar contato com os indígenas xavantes, até então refratários ao contato com os brancos, o empreendimento buscou mobilizar a sociedade paulista, e para tal fez intenso uso dos meios de comunicação de massa, sobretudo o rádio e a imprensa escrita. A trajetória do grupo é, assim, reconstituída sumariamente, a partir da cobertura jornalística e dos relatos memorialísticos de três de seus participantes.<hr/>Abstract This article seeks to describe and analyze the “Bandeira Anhanguera”, an expedition carried out in 1937 under the leadership of Hermano Ribeiro da Silva. The group, which travelled from São Paulo, sought to explore the region located on the left bank of rio das Mortes, a river in central Brazil, considered one of the most unknown extensions of the national territory. Aiming to produce scientific knowledge and make contact with the Xavante natives, who until then were refractory to contact with other peoples, the enterprise sought to mobilize São Paulo, and for this purpose made intense use of the mass media, especially the radio and the written press. The group's trajectory is thus summarily reconstituted, based on the journalistic coverage and the memorialistic reports of three of its participants. <![CDATA[<em>ORDEM E PROGRESSO</em> IN FOOTBALL STADIUMS: NATIONALISM, SPORTS JOURNALISM AND THE GENESIS OF THE <em>TORCIDAS UNIFORMIZADAS</em> DURING THE <em>ESTADO NOVO</em> POLITICAL REGIME (1937-1945)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-83092020000100326&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O objetivo do artigo é articular as relações entre a primeira fase do futebol profissional no Brasil, instituído legalmente em 1933 e consolidado a partir de 1937, e o advento do Estado Novo (1937-1945), período político concomitante, conhecido por seus traços autoritários. Busca-se mostrar de que maneira, nesse contexto histórico específico, se forma na cidade de São Paulo o primeiro modelo de torcidas uniformizadas no país, que terá predominância entre as décadas de 1940 e 1960. Por meio de livros de dirigentes esportivos e de fontes jornalísticas, hauridas do periódico paulistano A Gazeta Esportiva, acompanham-se os escritos autorais de João Lyra Filho e as narrativas de imprensa de Thomaz Mazzoni, de modo a salientar a importância do “enquadramento moral” das plateias futebolísticas de então, com base nos valores vigentes, exaltados pelas autoridades do regime estadonovista e assimilados pelos agrupamentos torcedores.<hr/>Abstract This article aims to articulate the relations between the development of the first phase of professional football in Brazil, legally established in 1933 and consolidated from 1937, and the advent of Estado Novo (1937-1945), a concomitant political period known by its centralizing and authoritarian characteristics. The goal is to demonstrate how from this specific historical context emerged in the city of São Paulo the first configuration of torcidas uniformizadas (organized supporter's groups), which will have predominance between the 1940s and 1960s. Through the books of sports leaders, reports from government officials and journalistic sources, with the latter retrieved from the São Paulo newspaper A Gazeta Esportiva, we accompany the writings of João Lyra Filho and the press narratives of Thomaz Mazzoni, in order to emphasize the importance of the “moral framework” of soccer audiences of the time, based on the values in force, exalted by the authorities of the Estado Novo and fully or partially assimilated by the emerging groups of fans. <![CDATA[FOR A CROSSED HISTORY OF DISCIPLINES: CONSIDERATIONS OF PRACTICAL AND EPISTEMOLOGICAL ORDERS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-83092020000100327&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente artigo tem por finalidade apresentar, em um plano epistemológico e a partir de exemplos práticos, a defesa de uma história cruzada dos saberes, entendendo-a como o estudo focado na caracterização e na explicação de circuitos de ideias e de pessoas entre diferentes disciplinas. Para tanto, parte-se da problematização dos pressupostos das histórias disciplinares, discutindo, na sequência, os prodígios e as vertigens de modelos que almejam reconstituir a unidade e a totalidade disciplinar ao longo do tempo. Mesmo considerando o interesse desses modelos, o restante do artigo insiste no lugar da interdisciplinaridade no seio das disciplinas. Tal recorte permite propor agendas experimentais que ampliem a compreensão acerca das possibilidades disciplinares, ontem, hoje e amanhã.<hr/>Abstract The purpose of this article is to present, on an epistemological basis and from practical examples, the defense of a crossed history of knowledge, understanding it as the study focused on the characterization and explanation of circuits of ideas and people between different disciplines. The article starts with the problematization of presuppositions of the disciplinary histories, discussing, then, the prodigies and the vertigos of models that aim to reconstitute the unit and the disciplinary totality through time. Even considering the interest of these models, the article insists on the place of interdisciplinarity within the disciplines. Such cutting allows the proposal of experimental agendas that allow broadening the understanding of disciplinary possibilities, yesterday, today and tomorrow. <![CDATA[THE EMERGENCE OF THE HISTORICAL AND GEOGRAPHICAL INSTITUTE OF RIO GRANDE DO NORTE: HOW, FOR WHAT, AND BY WHOM IT WAS CREATED]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-83092020000100328&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente artigo tem por objeto de estudo o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN), criado em 29 de março de 1902. Pretende-se analisar as condições de emergência do IHGRN, identificando o conjunto de interesses que possibilitaram a sua criação, bem como o perfil social e político dos seus sócios-fundadores. Foram examinados os vinte e cinco primeiros anos do funcionamento do IHGRN. Esse recorte temporal abarca as atividades realizadas pelos primeiros sócios do grêmio. Foi nesse momento que os sócios-fundadores formularam os objetivos, os interesses e a cultura historiográfica e política que fundamentaram, por muito tempo, as diretrizes da instituição.<hr/>Abstract The purpose of this article is to study the Historical and Geographical Institute of Rio Grande do Norte (IHGRN), created on March 29, 1902. In this sense, the objective of this article is to analyze the emergency conditions of the IHGRN, identifying the set of interests that enable its creation, as well as the social and political profile of its founding partners. We have examined the first 25 years of IHGRN’s operation. This time frame includes activities started by the first exercises of the guild. It was at this time that the founding partners formulated the objectives, interests and the historiographical and political culture that long grounded as the institution’s guidelines. <![CDATA[Diliges proximum tuum sicut te ipsum: Nature and Love as Foundations of Human Society in the Preaching of Giordano de Pisa (14th Century)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-83092020000100329&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract The purpose of this article is to analyse how nature and love were presented and employed as foundations of human society by the Dominican friar Giordano de Pisa (c. 1260-1311) in his preaching in the early fourteenth-century Florence, Italy. It will be analysed the reportationes of three of his sermons preached on the same liturgical date (Eighteenth Sunday after Trinity Sunday), between 1303 and 1305, which adopts as thema the verse Diliges proximum tuum sicut te ipsum (Love your neighbour as yourself); a model-sermon of the same liturgical date (c. 1267-1286) by the also Dominican Iacopo de Varazze (1228-1298); and a homily of Augustine of Hippo (354-430) from the early fifth century. Thus, it is stressed that Giordano approached the subject both by the use of an Aristotelian-naturalist theory as well as by an Augustinian-voluntarist conception, and it is concluded that the greater emphasis given to the first line of thought is due to its more positive character as regards the city, which allowed a treatment more consistent with the preaching thema and with its internal composition mechanisms.<hr/>Resumo O objetivo deste artigo é analisar como a natureza e o amor foram apresentados e empregados como fundamentos da sociedade humana pelo frade dominicano Giordano de Pisa (c. 1260-1311) em suas pregações ocorridas em Florença, Itália, no início do século XIV. Serão analisadas as reportationes de três sermões seus pregados em uma mesma data litúrgica (Décimo Oitavo Domingo após o Domingo da Trindade), entre 1303 e 1305, e que adotam o versículo Diliges proximum tuum sicut te ipsum (Amarás o teu próximo como a ti mesmo) como thema; um sermão-modelo (c. 1267-1286) do também dominicano Iacopo de Varazze (1228-1298), de mesma data litúrgica; e uma homilia de Agostinho de Hipona (354-430) do início do século V. Assim, destaca-se que Giordano abordou o assunto tanto pelo emprego de uma teoria aristotélico-naturalista, quanto pelo uso de uma concepção agostiniana-voluntarista e se conclui que o maior destaque dado à primeira linha de pensamento se deve ao seu caráter mais positivo em relação à cidade, o que permitia um tratamento mais consistente com o thema da pregação e com os seus mecanismo internos de composição. <![CDATA[THE LEXICON OF THE POVERTY IN THE FRANCISCAN ORDER (13th century): AN INPUT FOR THE STUDY OF THE CHRISTIAN ECONOMY OF SYMBOLIC GOODS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-83092020000100700&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O léxico da pobreza na Ordem Franciscana deve ser considerado em perspectiva com o vocabulário presente em outras temporalidades e em situações diversas ao longo da história do cristianismo. A análise da série histórica do uso da terminologia da pobreza é importante por afastar hipóteses ingênuas em torno de um suposto Francisco mítico e de uma Ordem Franciscana supostamente disruptiva; ao mesmo tempo, manifesta-se importante por iluminar aspectos particulares do éthos franciscano, aprofundando a capacidade de compreensão do historiador. Por essa razão, propomos aqui, a utilização da pobreza como categoria histórica, tendo como eixo da análise o fenômeno franciscano e estabelecendo, como fundamento metodológico, uma história global em sua relação dialética com as temporalidades particulares a partir das fontes documentais.<hr/>Abstract A lexical approach of the Franciscan Poverty must be placed in perspective with the general vocabulary found in different times and distinct situations over the Christian History. A long-term historical analysis is important to put away all the naïve hypothesis upon an alleged mythical Francis, as well as a supposed disruptive Franciscan Order; on the other hand, long-term historical analysis is relevant by bringing light to the uniqueness of the Franciscan éthos and, as consequence, by improving historian’s ability of comprehension. Thus, in this occasion, we propose the application of poverty as historical category for a focused analysis on Franciscan phenomenon; we also put forward the methodology of Global History that prescribes a dialectical interface between general and specific temporalities, with the intermediation of the documentary sources. <![CDATA[A GLOBAL HISTORY BEFORE GLOBALIZATION? CIRCULATION AND CONNECTED SPACES IN THE MIDDLE AGES]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-83092020000100701&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A História Global costuma ser definida como a análise da globalização econômica, cultural, tecnológica, bem como dos processos que lhe são associados: a emergência de uma sociedade de consumo planetária, a exploração do espaço, a ameaça nuclear, os riscos tecnológicos, os problemas ambientais etc. É evidente que, nessa acepção, a História Global não se adequa ao estudo das sociedades pré-modernas. Os fenômenos, desafios e ameaças que ocupam aqueles que adotam a História Global no estudo das sociedades anteriores ao século XVII não são os mesmos aos quais se interessam os estudiosos da Globalização. O objetivo deste artigo é discutir as possibilidades e os limites da História Global para o estudo das sociedades anteriores ao processo de Globalização.<hr/>Abstract Global History is usually defined as the analysis of economic, cultural, technological globalization, as well as the processes associated with it, such as the emergence of a planetary consumer society, space exploration, nuclear threat, technological risks, environmental problems, etc. It is evident that, in this sense, Global History is not suitable for the study of pre-modern societies. The phenomena, challenges and threats that occupy those who adopt Global History in the study of societies prior to the 17th century are obviously not the same ones to which the scholars of Globalization are interested. The objective of this article is to discuss the possibilities and limits of Global History for the study of societies prior to the Globalization process. <![CDATA[MOBILITIES, CONNECTIONS, NEW CONTOURS. THE CIRCULATION OF IVORY ARTIFACTS IN THE 10<sup>TH</sup>-13<sup>TH</sup> CENTURIES]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-83092020000100702&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A crise das narrativas tradicionais (centradas em noções de autoria, estilo, escolas, periodização; nas hierarquias centro/periferia, artes maiores/artes menores; e na tríade Ocidente/Bizâncio/Islã) abriu novas perspectivas para os estudos da arte medieval. Entre elas, a “virada global” (global turn) que permite pensar as conexões, interdependências, trocas e mobilidades. O objetivo deste artigo é o de analisar como artefatos em marfim contribuíram para a constituição de uma cultura visual comum no Mediterrâneo entre os séculos X-XIII.<hr/>Abstract The crisis of traditional narratives (centered on the notions of authorship, style, schools, periodization; center/periphery hierarchies, major arts/minor arts; and West/Byzantium/Islam triad) opened new perspectives for the study of medieval art. Among them, the global turn that allow us to think about connections, interdependencies, exchanges and mobilities. The purpose of this paper is to analyze how ivory artifacts contributed to the constitution of a common visual culture in the Mediterranean between the 10th-13th centuries. <![CDATA[POLITICAL COMMUNICATION BETWEEN ANGEVINS AND ARAGONESE’S IN PALERMO ON THE CHRONICLE OF SICILY (13TH-14TH CENTURIES): CONNECTED HISTORY EXERCISE]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-83092020000100703&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O objetivo deste artigo é analisar a Cronicon siculum, que narra a história da Ilha da Sicília desde tempos imemoriais ao presente do autor, com especial foco na relação conflituosa estabelecida entre palermitanos, angevinos e aragoneses no território a partir das Vésperas Sicilianas (1282). O problema de pesquisa é: A história global/conectada serve para analisar a disputa de territórios? A análise está baseada nas discussões sobre as possibilidades de abordar objetos de estudo a partir da conexão entre processos aparentemente distintos e/ou analisar como regiões distintas se relacionaram com os mesmos processos. Os conceitos utilizados foram: middle seas, mediação e comunicação política. As conclusões remetem à proficuidade do aparato conceitual e da perspectiva da história conectada e apontam para o “triplo uso” do conflito na Ilha.<hr/>Abstract This paper proposes to analyze Cronicon siculum about the History of Sicily. This chronicle covers the History of the Island from immemorial times to the present with special attention to the conflicts between Palermitans, Angevins and Aragonese through the Sicilian Vespers (1282). The main question is: Does global/connected History be able to analyze these conflicts? The method consists to applicate concepts like middle seas, mediation and political communication. The conclusions draw on the usefulness of the conceptual apparatus and the perspective of connected history and point to the “triple use” of conflict in the Island. <![CDATA[THE CARE FOR THE “POOR” BETWEEN EIGHT AND TENTH CENTURIES: A “GLOBAL” POLITICAL MATTER?]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-83092020000100704&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Entre os séculos VIII e X, diferentes autoridades governantes no Ocidente e no Oriente expediram normas em favor dos “pobres”. Neste artigo, pretende-se entender os motivos que as levaram a se ocuparem do tema, em especial da “opressão dos pobres”. Sob a perspectiva da “História Global”, realizou-se uma abordagem comparativa favorecendo a identificação de fenômenos transformadores e particulares, ao mesmo tempo em que se repensou as interpretações tradicionais da historiografia a respeito dos “pobres” em ambos espaços. Observou-se que os usos dos termos referentes a eles nos textos normativos bizantinos e carolíngios não foram apenas um testemunho estatístico do empobrecimento de suas respectivas sociedades, mas também resultado dos interesses dos agentes envolvidos na elaboração destes documentos, as cortes bizantina e carolíngia, tratando-se também de uma questão política.<hr/>Abstract Between eight and tenth centuries, central powers in Occident and Orient issued legal documents in favor of the “poors”. This paper investigates the reasons why these authorities cared for the “poors”, specially for the “poor’s oppression”. Under a “Global History” view, we approached the subject in a comparative way, underlining the particularities of this phenomenon at same time that we take time to rethink the historiography’s vision about the “poor” in both societies. We came to the conclusion that the employ of the words which references the “poor” in byzantine and carolingian normative texts is not just a statistical testimonial of kingdoms impoverishment or seigniorial abuses. But as a result from authorities interests, the use of words “penetes” and “pauper” in these normative texts represents not only a possible socio-economic transformation but also a shift in the political culture at that period. <![CDATA[OF ART AND NATURE: THE ARTICULATION OF KNOWLEDGE ON THE SCIENTIFIC THOUGHT OF THE 13TH CENTURY]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-83092020000100705&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Ao adotar a história global como método, o artigo busca analisar, na construção do pensamento científico ocidental do século XIII, as articulações entre as formas de pensamento e os conhecimentos produzidos em distintas temporalidades e espacialidades históricas. A partir da análise da obra Image du Monde, escrita por Gossouin de Metz, por volta de 1245, pretende-se reconectar o ambiente intelectual francês aos espaços de circulação dos saberes grego antigo e árabe medieval. Nessa reflexão, as profundas mudanças na percepção da natureza do homem medieval e a busca por explicações científicas do mundo e de tudo o que nele existe ocupam um lugar central.<hr/>Abstract By adopting the Global History as a method, this article analyses, in the construction of the western scientific thought of the 13th century, the articulations between the ways of thinking and the knowledge that was produced in distinct temporalities and historical spatialities. From the analysis of the Image du Mond, a literary work written by Gossouin de Metz, around 1245, we intend to reconnect the french intellectual environment with the circulation of both ancient greek and medieval arabic knowledge. In this reflection, the profound changes on the medieval man’s perception of the nature, and the search for scientific explanations about the Earth and everything that exists in it, occupy a crucial place.