Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Educação Médica]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0100-550220050003&lang=pt vol. 29 num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Desafios para 2006 no Campo da Avaliação das Escolas Médicas]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022005000300159&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Bioquímica como Disciplina Básica em Medicina: Esquemas e Soluções de Problemas]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022005000300161&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Nos últimos 50 anos a grade curricular dos cursos de Medicina tem permanecido fundamentalmente inalterada. A manutenção dessa estrutura curricular, bem como a metodologia de ensino, e apenas uma forma de atingir os objetivos da formação do profissional médico.1 Numa visão simplista, os alunos, motivados por uma ansiedade natural, são envolvidos num ambiente onde as disciplinas do ciclo básico, distanciadas da realidade da prática médica, são uma moratória à espera do amadurecimento do aluno2. Nesse contexto, as disciplinas básicas se desvinculam das do ciclo profissionalizante, de forma a interferir com as motivações dos alunos ingressantes e também dos professores do ciclo básico. Este artigo tem a finalidade de avaliar o grau de importância atribuído por alunos a uma disciplina do ciclo básico do curso de Medicina e o nível de aprendizagem e entendimento, sendo que esta disciplina é oferecida logo após o primeiro semestre de Bioquímica no curso de Medicina na Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB).<hr/>Abstract: In the last 50 years the curtricula of the courses of Medicine remained basically unchanged. The maintenance of this curricular structure as well as of the teaching method representes only a manner of reaching the objectives of the professional physician’s education and training2. From a simplistic view, the students motivated by a natural anxiety are involved in na enviroment where the discipline of the basic cicle, far away from the reality of medical practice, turn into a moratorim for the students’ development1. In this contexto, the basic disciplines are detached from those of the specialization cycle in a way capable of intefering with the motivations not only of the new students but also of the professor of the basic cycle. The purpose of this paper is to evaluate the degree of importance given by students to a discipline of the basic cycle of the course of Medicine and the level of learning and undestanding, knowing that this discipline is offered soon after the first semestre of Biochemestry in the course of Medicine at the “Fundação Universidade Regional de Blumenau” (FURB). <![CDATA[As Motivações dos Médicos para a Especialização em Homeopatia]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022005000300167&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: A Homeopatia é uma prática médica que tem se expandido nos setores público e privado de assistência médica de nosso pais. Pouco se sabe sobre o perfil deste profissional e sobre as características de sua prático. Em 1998 iniciou-se o projeto Perfil do Médico Homeopata. Este trabalho apresenta parte dos resultados obtidos neste projeto, que procurou investigar: as razões que levam o médico a buscar a especialização em Homeopatia; aspectos do ato médico incorporados ou modificados após a realização do curso de especialização em Homeopatia e a relação profissional entre o homeopata e outros médicos não homeopatas. Foram utilizados questionários semiestruturados que foram aplicados, na primeira fase a uma amostra casual simples, estratificada por estados, de 110 médicos homeopatas formados entre 1988 e 1998 presentes ao Congresso Brasileiro de Homeopatia de 1998. Na segunda fase questionário semelhante foi enviado por cinco diferentes instituições de ensino de Homeopatia a todos os seus formados no mesmo período, resultando em amostra de 285 médicos que responderam ao questionário enviado. A terceira fase buscou esclarecer e aprofundar, através de entrevistas a onze homeopatas selecionados, aspectos sugeridos pelas fases anteriores. Os resultados aqui apresentados mostram que os médicos buscam a Homeopatia por diversas razões, onde se destacam a insatisfação com os resultados que obtém na sua prática médica, com o tipo de abordagem do doente e da doença que ela lhe propõe e com a falta de recursos para lidar com determinadas queixas; outras razões são a busca de uma medicina que considere o indivíduo em sua totalidade e o fato de terem observado em familiares, pacientes ou em si mesmo, resultados positivos com a Homeopatia.<hr/>Abstract: Homeopathy is a medical practice that has groen steadily in our country, both in the public and private sectors of health assistance. Neverthless, the knowledge about the profile of the homeopathic professional and the characteristics of its practice is very scarce. In 1998 the Homeopathic Doctors Profile Project was started with the purpose of providing information about this issue. Yhis paper presentes part of the results obtained form this Project, whose main goals were: to understand the reasons that lead a physician to look for homeopathic specialization to identify the aspects of the physician’s professional practice that changed after he concluded his homeopathic specialization to describe the professional relationship between homeopathic and non homeopathic physicians. The investigation was conducted in two differebt phases. In the first phase, 110 homeopathic physicians graduated between 1988 and 1998, selected at random from diferente states of the Union and who had participated in the Brazilian Congresso n Homeopathy in 1998, were submitted to a semi-structured questionnaire. In the second phase, a similar questionnaire was distributed by five diferente homeopathic educational institutions among all of their graduates, resulting in a sample of 285 physicians who answered the questionnaire. In the third phase, eleven homepaths were selected for being interviewed, in order to elucidate some subjects suggested by the previous phases. The results herewith presented show that the physicians looked for homeopathic practice for diferentes reasons, mainly dissatisfaction with the results obtained in their medical practice, the kind of approach to the patient and his disease offered by this practice, and the lack of resources for dealing with certain complaints. Other reasons foud were the search for medical practice that considers the induvidual as a whole and the fact of once having observed good results obtained with homeopathic medicine in relatives, other patients or even in self medication. <![CDATA[Implantação de um Sistema de Avaliação Estruturada de Performance em Escola Médica: Resultados do Projeto-Piloto]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022005000300174&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: A avaliação de um processo de ensino-aprendizagem é fundamental para rever objetivos, metodologia e conteúdo. Avaliações de competência clínica através de exames clínicos objetivos estruturados têm-se firmado como instrumentos válidos, fidedignos e efetivos de avaliação de habilidades, além de permitir apreciar as atitudes dos alunos de Medicina. A Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp vem implementando extensa reforma curricular nos últimos anos, baseada em módulo de aprendizagem que incluem o ensino de técnicas de entrevista aos aluno do 2° ano de graduação. Descrevemos a implantação de um método baseado em pacientes-padrão, treinados para avaliar conhecimento adquirido, habilidades e as atitudes dos alunos. Os resultados do projeto-piloto aplicado a 10 voluntários no módulo de habilidades de entrevista mostram que o método é factível, relativamente simples e barato, permite um avaliação objetiva das habilidades adquiridas além de identificar precocemente indivíduos com possíveis problemas na relação médico-paciente. O método permitiu ainda identificar pontos que necessitam de reforço por parte do corpo docente assim como rever os objetivos propostos pelo módulo em questão.<hr/>Abstract: Evaluation of the teaching and learning process is essential in order to review objetives, methods and contentes. The use of objective, structured clinical examination methods is well established as a valid, reliable and effective process for the assessment of clinical skills, besides allowing the perception ofmedical students’ atitudes. The Faculty of Medical Science of Unicamp has implementd na extensive curriculum restructuring process based on learning units that include the teaching of interview techniques to second grade students. We describe the implementation of na assessment method based on standart-pacients trained to evaluate students’ acquantance, skills and atitudes. The results of the pilot Project applied to 10 voluntees demosntrate that the method is feasible, relatively simple and inexpansive and allows na objective assessment of the students’ skills besides providing precocious indications of possible patient-doctor relationship problems. The method allowed us to identify points that need to be reinforced by the teachers during the course as well as to review our aims in the module evaluated. <![CDATA[Aportes Teóricos da Ação Comunicativa de Habermas para as Metodologias Ativas de Aprendizagem]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022005000300179&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Neste artigo buscamos fundamentar na teoria da ação comunicativa de Habermas para sua aplicação na aprendizagem realizada em pequenos grupos, nas metodologias ativas (PBL e Problematização). Utilizamos pequenos grupos de estudantes como um estratégia de aprendizagem nas metodologias ativas e, neste trabalho queremos mostrar como a Teoria da Ação Comunicativa de Habermas, pode ser utilizada nos mesmos para o desenvolvimento de melhor interação através da intersubjetividade, pois através desta cria-se a possibilidade do reconhecimento do álter de si, e, a partir desse ponto, a construção do consenso. Hebermas é o grande pensador da escola de Frankfurt, e sua obra segue a mesma linha de seus predecessores, Hokheimer e Adorno, tentando, porém, um reconstrução e ampliação da teoria crítica da sociedade. O autor propõe uma concepção da sociedade que a considere simultaneamente como sistema e como ‘mundo da vida’. Acredita ainda, que a ação comunicativa é constituinte da sociedade e, através desse pressuposto, tenta reconstruir a filosofia da racionalidade, portanto com grandes implicações éticas, pois, para ele, através do desenvolvimento cognitivo trona-se possível uma compreensão do mundo descentrada do sujeito não egocêntrica. A Teoria da Ação Comunicativa abrange todos os âmbitos da racionalidade e da ação ético, social, psicológico, enfim, de tudo que se relaciona ao homem e suas interações, podendo ser utilizado em pequenos grupos de estudantes como modelo de desenvolvimento moral e ético.<hr/>Abstract: In this article we aim to apply Habermas’ theory of communicative action in active methodologies (Problems Based Learning) to the learning/teaching process in small groups. We show how the theory of communicative active action can be used for developing a better interaction inside the group, through intersubjective recognition providing the possibility of recognizing the “alter! And themselves and, from this point on, being able to achieve a consensus. Habermas, today’s great thinker of the Frankfurt School, follows in his work the line of his predecessor, Horkheimer and Adorno, but trying to rebuilt and amplify the criticaltheory of society. The author proposes a concept of society considering it at the same time a system and a ‘lifeworld’. He also believes communicative action to be a consituent of socienty and, based on this idea, attempts to rebuid the philosophy of rationality. Habermas’ communicative action theory has great ethical implications. According to him, cognitive development allows a global “decentered” not egocentric understanding of the world. The communicative action theory involves all fields of rationality and action, ethical, social and phychological, in summary, everything related to man and his interactions, thus being a valuable model to be used for moral and ethical development in samll groups of students. <![CDATA[O Abuso como Causa Evitável de Estresse entre Estudantes de Medicina]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022005000300185&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O objetivo deste artigo é chamar a atenção para o abuso como um dos fatores geradores de estresse vivenciado por estudantes de medicina do Brasil. O abuso a estudantes de medicina tornou-se uma preocupação internacional desde 1982, a partir da publicação do artigo de Henry Silver “Estudantes de Medicina e Escola Médica”. Entretanto, o termo abuso não era mencionado em publicações brasileiras sobre o estresse entre estudantes de medicina, antes da tese de Costa ‘Abuso no curso médico e bem-estar subjetivo’, em 2003. Os artigos brasileiros se restringiam a discutir sobre distúrbios psicossomáticos e fatores geradores de estresse relacionados ao próprio curso médico: volume de material a ser aprendido; prova e avaliações etc. Grupos de causas evitáveis e não-evitáveis de estresse durante o curso médico são apresentados, assim como os tipos de abuso mencionados nos relatos. Uma nova classificação de abusos dirigidos a estudantes de medicina é proposta, baseada na investigação sobre a percepção dos abusos em um curso médico brasileiro.<hr/>Abstract: The objective of this pape ris to call attention to abuse as a stressor experienced by medical students in Brazil. Medical student abue has become na international concern sice 1982 after the publication of Henry Silver’s article ‘Medical Students and Medical School’. Neverthless, the term abuse has not been mentioned in Brazilian publications about medical student stress before Costa’s thesis ‘Medica student abuse and sbjective well-being’, in 2003. Brazilian papers only discussed psychosomatic disorders and stressors related to the medical course itself such as volume of material to be studied, exams, evaluation and so on. Groups of avoidable causes of stress during the medical course as well as types of sbuse mentioned in reports are presented. A new classification of medical student abuse is proposed, based on the investigation of abuse perception in a Brazilian medical course. <![CDATA[Perspectivas da Utilização do Fluxograma Analisador no Ensino da Administração em Saúde na Faculdade de Medicina da UFRJ]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022005000300191&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O artigo discute a aplicação de um instrumento inovador no ensino da disciplina de Administração e Planejamento em Saúde, ministrada pelos alunos do 8° Período do Curso de Medicina da UFRJ. Foi problematizada com os alunos a organização sanitária como espaço de produção de relações e não apenas como produtora de bens e serviços. A reconstrução da história de via a partir de vários olhares tornou a informação um dispositivo capaz de revelar sentidos e significados no agir cotidiano em saúde. O uso do fluxograma analisador produziu nos alunos um sentimento de pertença na dinâmica da micropolítica do trabalho vivo de saúde, bem como propiciou um novo olhar sobre a história do paciente que, em sua relação com o trabalhadores de saúde, é perneada por falhas e ruídos. O fluxograma analisador demonstrou-se dispositivo revelador potente, para a reflexão dos alunos acerca dos processos de trabalho em estabelecimentos de saúde, identificando a integração entre profissionais e serviços, bem como as relações deste com os seus usuários, segundo dimensões de acesso, acolhimento, vínculo, responsabilização, resolutividade e autonomia.<hr/>Abstract: This paper discusses the application of na innovative tool for teaching the subject of Health Management and Planning to students in the 8th period of the medicine course of UFRJ. The health organization as a space for creating relationships, and not only as a producer of goods and services, was questioned with the students. The rebuilding of the history of live from several viewpoints turned the information into a device capable of uncovering senses and meanings in the day-to-day actions in health. The use of the flowchart analyzer produced in the students a feeling of belonging to micropolitical dynamics of live health work and also rpovided a new view over the patinet’s history, wich, in its relation with health worker, uses to be full of flaws and noises. The flowchart analyzer reveled a potente information device for students to think about the work proces in health facilities, for identifying the integration among professionals and services as well as the relationships among these and their users, acording to the dimensions of access, hosting, links, accountability, resolution and autonomy. <![CDATA[Anjos da Guarda - Uma Nova Abordagem para Aulas Práticas na Graduação]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022005000300201&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Aulas práticas em enfermarias estão entre as estratégias mais tradicionais para a graduação médica, em que pese o acúmulo de evidências que apontam pata uma crescente dissociação entre proficiência nos métodos clínicos e prática médica atual. Este trabalho apresenta a experiência com uma nova ferramenta que utiliza o ambiente do Hospital Universitário, para harmonizar as novas exigências das diretrizes curriculares com o desenvolvimento de habilidades clínicas consagradas no modelo biopsicossocial. É o projeto “Anjos da Guarda”, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil.<hr/>Abstract: In spite of the increasing gap between proficiency in clinical meths and the presente medical practice, Ward rounds are amonf the most cherished strategies at medical school. This paper presentes the expericne with a new tool wich, being carried out within the teaching hospital envioment, links the new curricular demands to the time-honoured clinical skills of the bio-psico-social model. It is the “Guardian Angels” Project, developed at the Faculdade de Medicina of the Universidade Federal de Juiz de Fora, Brazil. <![CDATA[Desenvolvendo Competências em Comunicação: Uma Experiência com a Medicina Narrativa]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022005000300208&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente artigo tem como objetivo descrever uma experiência com a Medicina Narrativa e refletir sobre a potencialidade dessa abordagem no desenvolvimento de competências em comunicação. Essa prática vem sendo incorporada às atividades desenvolvidas na unidade de comunicação da 3a série do Curso de Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS do Governo do Distrito Federal. Após a apresentação de uma breve revisão da literatura sobre a Medicina Narrativa, são relatadas as atividades realizadas na unidade. Foram identificadas em vários trabalhos habilidades narrativas importantes no desenvolvimento: a) da observação; b) da empatia; c) do vínculo estudante-paciente; d) da compreensão das percepções do paciente; e) da capacidade de integrar as dimensões biológica, psicológica e social. Evidenciamos ainda que muitos estudantes foram capazes de refletir sobre a prática médica e sobre a experiência vivenciada. Esses primeiros resultados parecem indicar a potencialidade da abordagem para a capacitação em habilidades necessárias para o desenvolvimento de competências em comunicação visando uma prática médica compatível com o modelo biopsicossocial.<hr/>Abstract: The pourpose of this article is to describe na experience with Narrative Medicine and relfect on the potenctialities of this approach for the development of communication skills. This practice has been incorporated into the activities developed by the communications unit of the 3º grade of the Medicne Course of the Escola Superior de Cieências da Saúde - ESCS of the government of the Federal District. After a brief review of literature about Narrative Medicine, some activities carried out in the unit will be reported. In diferente Works we identified narrative skills, wich are importante for the development of a) observation; b) empathy; c) the student-patient relationship; d) comprehension of the patient’s perceptions; e) the ability to integrate the biological, psycological and social dmensions. We found that many students were able to relfect on the medical practice and the experience they went through. These first results seem to indicate the potentiality of this approach for the development of skills necessary for creating competence in communication, aiming at a medical practice consistente with the biopsychosocial model. <![CDATA[Fatores que Orientam a Escolha do Curso Médico]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022005000300217&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: A escolha pela carreira médica é determinada por vários fatores e vem sendo pesquisada e discutida em muitas escolas médicas. Já em 1951, iniciou-se a abordagem sobre vocação médica e até hoje são diversas e controversas as opiniões dos estudiosos. Ana Mercês Bock afirma que a ideia de vocação é exatamente não ter vocação nenhuma. Entretanto, o jornalista Alexandre Garcia descreve que a carreira médica é uma vocação para super-homem. “Quem tiver vocação para super-homem, vira médico”. Existem fatores determinantes antes de ingressar na faculdade e os fatores que orientam o estudante durante o curso médico a decidir-se por ser médico. Assim, uma família de médicos; círculo de amizades; matérias preferenciais no colégio, como biologia; fatores psicológicos, por exemplo, ter enfrentado problemas e situações infantis. Direcionam o adolescente pela escolha da Medicina.<hr/>Abstract: Ther choice of the medical creer is determined by diferente factors being ivestigated and discussed in many medical schools. The issue medical vocation was first approached as early as in 1951, scholars’ opinions to this respect however remain divergente and controversial up to the presente days. Ana Mercês Bock affirms that the idea of vocation is exactly not to have a vocation at all. The journalist Alexander Garcia, on the other hand, classifies the medical career as a vocation for Superman. “Who has a vocation for superman becomes a doctor”. A number of determinative factors can lead the students before entering the college and during the medical course to decide for being a physician. Coming from a Family of doctors for example, the circle of friendship, preferred subjects at school such as biology, psychological factors like having faced problems during chilhood can influence the adolecent to choose Medicine.