Scielo RSS <![CDATA[Cadernos CEDES]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0101-326220200002&lang=en vol. 40 num. 111 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[VIGOTSKI E LEONTIEV: DE MEMÓRIAS E SENTIDOS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622020000200109&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[PREFACE TO THE DEVELOPMENT OF MEMORY, BY A. N. LEONTIEV]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622020000200114&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O presente texto consiste na primeira tradução do segundo “Prefácio” do livroO Desenvolvimento da Memória para a língua portuguesa. Tal texto, escrito em 1932, esboça uma breve autocrítica dos autores com relação ao ideário de psicologia instrumental existente no livro prefaciado, o qual perpassou a pesquisa de Leontiev, orientada por Vigotski. Os autores revisam tópicos como a importância da idade na memorização e a sobrevivência de formas “inferiores” nas formas “superiores” de memória, traçando importantes contribuições acerca dos conceitos de “memória/memorização” e de “sentido”.<hr/>ABSTRACT This is the first translation of the second “Preface” to The Development of Memory into Portuguese. The text, written in 1932, outlines a brief self-criticism of the authors regarding some ideas of instrumental psychology which based Leontiev’s research supervised by Vygotsky. The authors review topics such as the importance of age in memorization, and the maintenance of the “inferior” in the “superior” forms of memory, offering an important contribution to the study of “memory/memorization”, and “sense”. <![CDATA[ALEKSEI N LEONTIEV’S RESEARCH ON MEMORY AND ITS MEANING AS THE SOVIET AVANT-GARDE SCIENCE OF THE FUTURE]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622020000200123&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Este artigo apresenta um reconhecido psicólogo soviético do Círculo Vigotski–Luria, Aleksei N. Leontiev, traz uma visão geral de suas contribuições para a pesquisa em psicologia e explora a vertente Vigotski–Leontiev–Zinchenko dos estudos psicológicos sobre a memória humana e a recordação. O quadro geral da “ciência do super-homem” vigotskiana como componente da singular ciência soviética de vanguarda também é abordado neste artigo.<hr/>ABSTRACT This paper presents a notable Soviet psychologist of the Vygotsky–Luria Circle, Aleksei N. Leontiev, overviews his contribution to psychological research, and explores the Vygotsky–Leontiev–Zinchenko strand in psychological studies of human memory and remembering. The general framework of Vygotskian “Superman science” as a component of the unique Soviet avant-garde science is also covered in this paper. <![CDATA[FACTUAL AND THEORETICAL STATUS OF THE MEMORY DEVELOPMENT PARALLELOGRAM]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622020000200135&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO A. N. Leontiev cunhou o termo “Paralelogramo do Desenvolvimento da Memória” (PDM) considerando a representação gráfica básica dos resultados de sua pesquisa macro-ontogênica sobre a memorização de palavras. Desde os anos 1990, periódicos russos sobre psicologia têm publicado muitos artigos que contestam o termo PDM, negando que represente um fato real e considerando-o uma suposta “falha” da pesquisa de Leontiev. Neste artigo, refutamos tal ideia por meio de estudos bibliográficos e empíricos, com o objetivo de estabelecer que o PDM não foi a única forma de o autor representar a memória.<hr/>ABSTRACT A. N. Leontiev coined the term “Memory Development Parallelogram”(MDP) with regard to the basic graphic representation of the results of his macro-ontogenetic research on the memorization of words. Since the 1990s, Russian psychological journals published many articles that challenged the term MDP, denying it as a real fact, a supposed “failure” of Leontiev’s research. In this article, we refute this idea by means of bibliographical as well as empirical studies, aiming to establish that MDP was not the only way the author has represented memory. <![CDATA[THEORETICAL HISTORICAL ANALYSIS OF LEONTIEV AND VYGOTSKY’S PRODUCTIONS ON THE DEVELOPMENT OF MEMORY]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622020000200146&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO No início da década de 1930, com a finalidade de analisar o livroO desenvolvimento da memória, escrito por Leontiev, ele e Vigotski escrevem um segundo prefácio, apresentando a obra, observando suas qualidades e discutindo algunsaspectos avaliados por eles como frágeis. O objetivo do presente artigo é realizar uma análise teórico-histórica de tal prefácio, destacando os procedimentos investigativos sobre a memória utilizados, as críticas realizadas pelos autores e a compreensão de memória dessa teoria.<hr/>ABSTRACT In the early 1930s, aiming at analysing Leontiev’s book The development of memory, Leontiev and Vygotsky wrote a second preface to it, presenting the work, observing its qualities, and discussing some aspects they evaluated as fragile. The goal of this paper is to carry out a theoretical historical analysis of that preface, highlighting the investigative procedures applied about the concept of memory, the criticisms made bythe authors and how the historical-cultural theory understood memory. <![CDATA[CONTRIBUTIONS OF THE SOVIET AUTHORS’ STUDIES FOR CONTEMPORARY PSYCHOLOGY AND COGNITIVE NEUROSCIENCE]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622020000200156&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO Os autores soviéticos introduziram o conceito de “mente” como sistema funcional complexo (SFC) de origem histórico-cultural, confirmado e avançado pela psicologia e pela neurociência cognitiva atual. Como SFC, o ato mental é um conjunto dinâmico de operações abstratas processadas em diversas regiões cerebrais interconexas, cada uma contribuindo com uma operação específica, como ocorre na memória e na solução de problemas. Os SFC constroem-se na atividade prática psicossocial do indivíduo, mediada por pessoas e signos, cuja privação, em períodos críticos do desenvolvimento mental-cerebral, pode ser catastrófica.<hr/>ABSTRACT Soviet authors introduced the concept of “mind” as a complex functional system (CFS) with historical-cultural origin, confirmed and advanced by modern psychology and cognitive neuroscience. As CFS, the mental act is a dynamic set of abstract operations processed in diverse interconnected brain regions, each region giving its specific contribution, as occur with memory and problem solving. The CFSs are constructed in the psychosocial practice mediated by persons and signs, whose lack or deprivation, in critical periods of the mental-cerebral development, may be catastrophic. <![CDATA[THE INTERPLAY OF SENSES: ART DUAL STRUCTURES AND THE CATEGORY OF SENSE IN VYGOTSKY]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622020000200165&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O artigo rastreia as ocorrências do termo “sentido” em diferentes textos vigotskianos sobre arte, bem como no capítulo “Pensamento e palavra”, de A Construção do Pensamento e da Linguagem. Diferentes formulações e uma terminologia pouco precisa fornecem indícios da distinção que o autor faria em sua obra final entre significado e sentido.<hr/>ABSTRACT This paper traces the term “sense” in several Vygotskian texts about art as well as in “Thought and word”, chapter of Thinking and Speech. Various formulations and an imprecise terminology offer traces of the distinction that the author would crystalize in his final work between meaning and sense. <![CDATA[A STUDY ON THE CONCEPT OF SENSE AND THE SEMANTIC ANALYSIS OF CONSCIOUSNESS IN L. S. VYGOTSKY]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622020000200176&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO O presente texto explana a análise semântica da consciência em Vigotski, buscando trabalhar o conceito de sentido, na obra do autor, em seu contexto histórico. Para tanto, realizei um estudo teórico do capítulo “Pensamento e palavra” e do livro Psicologia da arte, cotejados com edições em russo. Concluiu-se, em primeiro lugar, que a ideia de “sentido”, para Vigotski, não se restringe à linguagem, tampouco à consciência individual, mas apresenta uma faceta filosófica. Explica-se, ainda, neste artigo, a noção de análise semântica (ou semasiológica) da consciência, cuja marca é a relação entre sentido e significado.<hr/>ABSTRACT This text explains the semantic analysis of consciousness in Vygotsky, taking into account the concept of sense, in the author’s work, in its historical context. For that,I carried out a theoretical study of the chapter “Thought and word” and the book Psychology of art, compared with editions in Russian. I argue that, in first place, the idea of “sense” for LSV is not restricted to language or individual conscience, being also philosophical.I explain in this paper, the notion of semantic (or semasiological) analysis of consciousness, whose mark is the relation between sense and meaning. <![CDATA[MEMORY AND SENSE IN CHIDREN’S NARRATIVES: VYGOTSKIAN INSPIRATIONS FOR RESEARCH IN SCHOOL CONTEXT]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622020000200185&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO A leitura do “Prefácio” ao livro O Desenvolvimento da Memória nos instigou a analisar uma atividade registrada durante um projeto sobre memória e narrativa, realizado no contexto escolar contemporâneo. Privilegiamos dois pontos levantados no texto: a “idade” – modos de conceber o desenvolvimento humano – e a “semântica” – modos de conceber a significação da experiência vivida. Os relatos das crianças nos levaram a trabalhar o intrincamento entre memória e personalidade, vivência e consciência. Na situação de rememoração coletiva propiciada pela escola, o que as crianças elaboram sobre as histórias familiares são indícios da compreensão da própria vida.<hr/>ABSTRACT Reading the “Preface” to the book The Development of Memory has pushed us to analyze an activity registered during a project on memory and narrative, carried out in the contemporary school context. We have chosen two points arisen in the text: the “age” – ways of conceiving human development – and the “semantics” – ways of conceiving signification of lived experience. Children’s accounts have led us to consider the intertwining between memory and personality, perezhivanie and conscience. In the situation of collective remembering provided by the school, what the children elaborate about familiar stories are traces of the comprehension of their very life.