Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Ciências do Esporte]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0101-328920210001&lang=pt vol. 43 num. lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Educação Física e Ciências do Esporte no tempo presente: defender vidas, afirmar as ciências]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892021000100100&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Jogo bonito ou jogo feio: o que é e como podemos quantificar?]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892021000100200&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O objetivo desse estudo foi identificar quais variáveis quantitativas de uma partida de futebol são relacionadas à classificação de jogo bonito ou feio. A partir dos indicadores de desempenho disponíveis no site oficial da FIFA, selecionamos quatro jogos da Copa do Mundo de 2018 com características distintas. Os jogos foram assistidos por dez participantes que, em um questionário semiestruturado, apontaram os indicadores de desempenho que influenciaram o julgamento estético da partida. O jogo bonito foi associado à grande quantidade de finalizações, chances de gols e passes certos. A ausência destes mesmos indicadores foi importante para a classificação dos jogos como feios. As variáveis quantitativas identificadas nesse estudo avançam com o debate sobre futebol e estética.<hr/>ABSTRACT The aim of this study was to identify the quantitative variables of a football match associated to the classification of a beautiful or ugly game. Based on the performance indicators 2018 FIFA World Cup, we selected four games with different characteristics. The games were watched by ten participants who pointed out the performance indicators that influenced the aesthetic judgment of the game. A semi-structured questionnaire was used for data collection. The beautiful game was associated with a large number of shots, shots on goal and pass accuracy. The absence of these same indicators was important for classifying the games as ugly. The quantitative variables identified in this study advance the debate on football and aesthetics.<hr/>RESUMEN El objetivo de este estudio fue identificar qué variables cuantitativas de un partido de fútbol están relacionadas con la clasificación de un juego bello o feo. Hemos seleccionado cuatro juegos de la Copa Mundial 2018 con diferentes características de los indicadores de rendimiento. Los juegos fueron observados por diez voluntarios que, en un cuestionario semiestructurado, señalaron los indicadores de rendimiento que influyeron en el juicio estético del juego. El juego bello se asoció con la gran cantidad de presentaciones, posibilidades de goles y pases ciertos. La ausencia de estos mismos indicadores fue importante para clasificar los juegos como feos. Las variables cuantitativas identificadas en este estudio avanzan el debate sobre el fútbol y la estética. <![CDATA[A construção televisiva do MMA: o programa TUF Brasil e o processo de humanização do lutador]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892021000100201&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO As artes marciais mistas (MMA) são um esporte criado e modificado em associação com a mídia, cujo principal expoente são os eventos do UFC. O objetivo foi descrever e analisar o programa televisivo The Ultimate Fighter (TUF) Brasil. A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso que empregou uma etnografia de tela, de forma a descrever e interpretar sentidos ali produzidos. A análise do reality show TUF Brasil construiu três categorias: o programa, estrutura e regras; as técnicas, treinos, lutas e estratégias de esportivização; e os dramas pessoais/familiares e o processo de “humanização” do lutador. O programa impulsiona o processo de esportivização do MMA ao aliar elementos técnico-táticos das lutas com narrativas e dramas dos sujeitos.<hr/>ABSTRACT Mixed martial arts (MMA) is a sport created and modified in association with the media, whose main exponent are UFC. The objective was to describe and analyze The Ultimate Fighter (TUF) Brazil. The research was characterized as a case study that used screen ethnography, in order to describe and interpret meanings. The analysis of TUF Brasil built three categories: the program, structure and rules; techniques, training, fights and sportization strategies; and the personal/family dramas and the “humanization” process of the fighter. The program boosts the sportization process of MMA by combining technical-tactical elements of the contests with the subjects' narratives and dramas.<hr/>RESUMEN Las artes marciales mixtas (MMA) son un deporte creado y modificado en asociación con medios de comunicación, cuyo principal exponente es el UFC. El objetivo fue describir y analizar el programa de televisión The Ultimate Fighter (TUF) Brasil. La investigación se caracterizó como estudio de caso que utilizó la etnografía en pantalla, con el fin de describir e interpretar los significados. El análisis construyó tres categorías: el programa, la estructura y las reglas; técnicas, entrenamientos, luchas y estrategias de deportización; y los dramas personales/familiares y el proceso de “humanización” del luchador. El programa impulsa el proceso de deportización de MMA al combinar elementos técnico-tácticos de las luchas con las narrativas y dramas de los sujetos. <![CDATA[“Eu tenho saudades daquela época”: lembranças do esporte escolar extracurricular curitibano (1980-1990)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892021000100202&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O presente estudo visou retratar a prática do esporte escolar extracurricular em escolas particulares de Curitiba-PR, entre os anos de 1980 e 1990. O método de investigação utilizado foi a História Oral. Para tanto, foram ouvidos atletas, técnicos e gestores que o vivenciaram. Dentre os achados da pesquisa destacam-se: a Copa Intercolegial Itaú marca a memória dos entrevistados como símbolo do esporte escolar curitibano da época, assim como o Ginásio do Tarumã como local de memória; o esporte é tido como puro e benevolente pelos entrevistados, destacando a sua importância na formação humana; alguns nomes de protagonistas do esporte nacional passaram pelas quadras escolares curitibanas.<hr/>ABSTRACT The present study portrayed the practice of performance school sports in private schools in Curitiba-PR, between 1980 and 1990. The research method used was Oral History. For doing so, Managers, coaches, and athletes who actively participated in the process were interviewed. Among the research findings, the following stand out: the Copa Intercolegial Itaú marks the memory of the interviewees as a symbol of the school sports of Curitiba at the time, as well as the Ginásio do Tarumã as a place of memory; sport is seen as pure and benevolent by the interviewees, highlighting its importance in human formation; some names of protagonists of the national sport passed through the school courts in Curitiba.<hr/>RESUMEN Este estudio tuvo como objetivo retratar la práctica de deportes escolares extracurricular en escuelas privadas en Curitiba-PR, entre 1980 y 1990. El método de investigación utilizado fue Historia Oral. Con este fin, se escucharon gerentes, atletas y entrenadores que lo escucharon. Entre los hallazgos de la investigación se destacan: la Copa Intercolegial Itaú marca la memoria de los entrevistados como símbolo del deporte escolar de Curitiba en ese momento, así como el Ginásio do Tarumã como lugar de memoria; el deporte es visto como puro y benevolente por los entrevistados, destacando su importancia en la formación humana; algunos nombres de protagonistas del deporte nacional pasaron por las canchas escolares de Curitiba. <![CDATA[Utilização das TIC nas aulas de Educação Física escolar em unidades didáticas de atletismo e dança]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892021000100203&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O objetivo desta pesquisa foi elaborar, implementar e avaliar unidades didáticas de atletismo e dança no 6° ano do ensino fundamental, por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em uma escola pública. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com enfoque colaborativo, tendo a participação de uma professora e uma turma do 6° ano. Os alunos demonstraram interesse e domínio das tecnologias e foram os protagonistas nas aulas. Quanto à professora, o estudo contribuiu para uma percepção diferente desta no uso das TIC, e de novas metodologias de ensino nas aulas de Educação Física escolar (EFE). Conclui-se que as tecnologias podem ser aliadas na prática pedagógica do professor de Educação Física desde que ocorra intervenção pedagógica na sua utilização.<hr/>ABSTRACT The objective of this research was to design, implement, and evaluate didactic units of athletics and dance in the 6th year of elementary school, through Information and Communication Technologies in a public school. It is a qualitative research, with a collaborative focus, with the participation of a teacher and a class from the 6th year. The students showed interest and mastery of the technologies and were the protagonists in the classes. As for the teacher, the study contributed to a different perception of this in the use of ICT, and new teaching methodologies in school Physical Education (EFE) classes. It is concluded that the technologies can be combined in the pedagogical practice of the Physical Education teacher as long as there is a pedagogical intervention in its use.<hr/>RESUMEN El objetivo de esta investigación fue elaborar, implementar y evaluar unidades didácticas de atletismo y danza en el sexto año de la escuela primaria, a través de las Tecnologías de la Información y Comunicación en una escuela pública. Fue una investigación de abordaje cualitativa que tuvo un enfoque colaborativo con la participación de una profesora y una clase del sexto año. Los alumnos mostraron interés, dominio de las tecnologías y fueron los protagonistas de las clases mientras que para la profesora, el estudio contribuyó a una percepción diferente del uso de las TIC así como de nuevas metodologías de enseñanza en las clases de Educación Física. Se concluye que las tecnologías pueden combinarse en la práctica pedagógica del maestro de Educación Física siempre que haya una intervención pedagógica en su uso