Scielo RSS <![CDATA[Educação & Sociedade]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0101-733020210001&lang=pt vol. 42 num. lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[O FUNDEB PERMANENTE EM TEMPOS DE DESCONSTRUÇÃO E DESFAZIMENTO: MOBILIZAÇÃO E UM BASTA VEEMENTE]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100100&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100200&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[DINÂMICA GERACIONAL, POSIÇÕES SOCIAIS E COMPORTAMENTO POLÍTICO]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100201&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Apresentamos, neste artigo, uma discussão de caráter eminentemente teórico, com implicações metodológicas, a respeito da formação e da transformação de opiniões, comportamentos e atitudes políticas a partir dos processos de transmissão e herança de posições sociais, ao longo do curso da vida. Assim, os comportamentos políticos, constituídos em função de múltiplas variáveis, seriam também determinados pela realização ou frustração de projetos intergeracionais de transmissão e herança de posições sociais, o que é vivenciado de modo diverso nas diferentes etapas da vida. Para tanto, apoiamos-nos em uma discussão com autores(as) franceses(as), em especial, Pierre Bourdieu, Annick Percheron e Anne Muxel, bem como no diálogo com a produção bibliográfica brasileira da última década sobre o tema.<hr/>RESUMEN En este artículo presentamos una discusión de carácter eminentemente teórico, con implicaciones metodológicas, sobre la formación y transformación de opiniones, comportamientos y actitudes políticas a partir de los procesos de transmisión y herencia de posiciones sociales, a lo largo del curso de la vida. Así, los comportamientos políticos, constituidos por múltiples variables, también son determinados por la realización o frustración de proyectos intergeneracionales de transmisión y herencia de posiciones sociales, que se vive de manera diversa en las etapas de la vida. Para ello, nos apoyamos en una discusión con autores franceses, en particular, Pierre Bourdieu, Annick Percheron y Anne Muxel, y en el diálogo con la producción bibliográfica brasileña de la última década sobre el tema.<hr/>ABSTRACT We present, in this paper, a discussion of an eminently theoretical character, with methodological implications, regarding the formation and transformation of opinions, behaviors, and political attitudes from the processes of transmission and inheritance of social positions, throughout the course of life. Thus, political behaviors, constituted according to multiple variables, would also be determined by the realization or frustration of intergenerational projects of transmission, and inheritance of social positions, which is experienced in different ways at different stages of life. To this end, we rely on a discussion with French authors, in particular Pierre Bourdieu, Annick Percheron and Anne Muxel, as well as on the dialogue with the Brazilian bibliographic production of the last decade on the subject. <![CDATA[ADESÃO À DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL (1989–2018): CONSIDERAÇÕES A PARTIR DAS TEORIAS DA LEGITIMIDADE POLÍTICA]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100202&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Teorias da legitimidade possuem expectativas divergentes sobre a relação entre longevidade institucional, escolarização e apoio ao regime. Enquanto algumas defendem que a democracia equaliza os indivíduos em termos de recursos, outras afirmam a natureza estrutural da desigualdade. O artigo testa tais expectativas analisando os efeitos da educação escolar sobre a adesão à democracia entre 1989 e 2018. Combina dados de pesquisas de opinião de diferentes institutos nacionais e internacionais sobre o Brasil e, por meio de técnicas de análises de séries temporais e modelos logísticos, não identifica evidências de ampliação do apoio à democracia entre os brasileiros. Aponta ainda, que fatores de curto prazo interferem nas medidas de apoio e satisfação com o regime e que os efeitos da escolaridade sobre atitudes democráticas são relevantes, especialmente sobre a adesão normativa.<hr/>ABSTRACT Theories of legitimacy have divergent expectations about the relationship between institutional longevity, scholar education and support for the regime. While some argue that democracy equals individuals in terms of resources, others affirm the structural nature of inequality. The article tests such expectations by analyzing the effects of scholar education on adherence to democracy between 1989 and 2018. It combines data from opinion polls from different national and international institutes on Brazil and, through time series analysis techniques and logistical models, does not identify evidence of increased support for democracy among Brazilians. It also points out that short-term factors interfere with measures of support and satisfaction with the regime and that the effects of scholar education on democratic attitudes are relevant, especially on normative adherence.<hr/>RESUMEN Las teorías de la legitimidad tienen expectativas divergentes sobre la relación entre longevidad institucional, educación escolar y apoyo al régimen. Mientras algunos sostienen que la democracia iguala los individuos en términos de recursos, otros afirman la naturaleza estructural de la desigualdad. El artículo pone a prueba dichas expectativas analizando los efectos de la educación escolar en la adhesión a la democracia entre 1989 y 2018. Combina datos de encuestas de opinión de diferentes institutos nacionales e internacionales sobre Brasil y, a través de técnicas de análisis de series de tiempo y modelos logísticos, no identifica evidencia de un mayor apoyo a la democracia entre los brasileños. También señala que factores coyunturales interfieren con las medidas de apoyo y satisfacción con el régimen y que los efectos de la escolarización en las actitudes democráticas son relevantes, especialmente en la adherencia normativa. <![CDATA[IMPACTOS POLÍTICOS DA EDUCAÇÃO: DA APOSTA NO NOVO CIDADÃO À ELEIÇÃO DE BOLSONARO]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100203&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A literatura sobre o populismo de direita levaria a esperar que, em 2018, os mais escolarizados evitassem votar em Jair Bolsonaro, defensor de valores autoritários e contrários à diversidade. No entanto, pesquisas mostravam associação positiva entre escolaridade e intenção de votar no candidato radical. Usando dados do Estudo Eleitoral Brasileiro (Eseb), este artigo traz evidências de que os diferentes níveis de escolaridade pouco diferenciaram a escolha do eleitor, quando controladas outras dimensões sociodemográficas. Também foi investigada a hipótese de que os retornos políticos da educação brasileira possam ter decrescido no tempo, a ponto de não se fazerem notar nessa eleição. O estudo revelou que, em análises bivariadas, a escolaridade apenas “capturou” efeitos que devem ser atribuídos à melhor condição econômica – a qual foi fator consistente de apoio à extrema-direita na eleição presidencial de 2018.<hr/>ABSTRACT Studies on right-wing populism suggested that, in the Brazilian presidential election of 2018, the better educated would avoid voting for Jair Bolsonaro, given his authoritarian values and diversity rejection. Nevertheless, the polls have pointed to a positive association between educational attainment and voting for the radical candidate. Analyzing data from the Brazilian Electoral Study (Eseb), this paper presents evidence that educational attainment levels hardly differentiated the choice of the electorate, when other sociodemographic dimensions were controlled. The hypothesis of fading educational effects over political behavior has been investigated, but the most promising explanation is that impacts that must be attributed to economic well-being – which was a consistent predictor of the vote for the far right in 2018 – had been “captured” by education in bivariate analyses.<hr/>RESUMEN La literatura sobre populismo llevaría a esperar que, en 2018, los más educados evitasen votar por Jair Bolsonaro, dada su defensa de valores autoritarios y contrarios a la diversidad. Sin embargo, las encuestas mostraron una asociación positiva entre la escolaridad y la intención de votar por el radical de derecha. Con datos del Estudio Electoral Brasileño (Eseb), este artículo proporciona evidencia de que los niveles de educación poco difenciaron la elección del votante, cuando controladas otras dimensiones sociodemográficas. Se investigó la hipótesis de que los retornos políticos de la educación brasileña pueden haber disminuido con el tiempo, pero fue más prometedor el entendimiento de que, en el análisis bivariado, la escolarización “capturó” los efectos de mejores condiciones económicas – que fue factor consistente de apoyo a la derecha. <![CDATA[EDUCAÇÃO, ESTRUTURAÇÃO IDEOLÓGICA, SUPORTE POR POLÍTICAS SOCIAIS E ESCOLHA ELEITORAL]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100204&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O objetivo deste artigo é investigar como a educação afeta 1) a estruturação das atitudes por políticas sociais, definida como a correlação entre atitudes em diversas áreas – por exemplo, educação, saúde, redistribuição de renda e seguridade social –, e 2) a relação dessa estruturação com o voto em partidos de diferentes filiações ideológicas. Mostra-se que o acúmulo de escolarização aumenta a estruturação das atitudes, bem como que, em caso de atitudes mais estruturadas que ganhem conteúdo ideológico a favor/contra políticas sociais, é somente quando a escolarização é alta que esses posicionamentos se associam mais fortemente com o voto em partidos de esquerda/direita. Analisam-se opiniões políticas e comportamento eleitoral coletados em surveys de opinião, no ano de 2016, em mais de trinta países.<hr/>RESUMEN El objetivo de este artículo es investigar cómo la educación afecta 1) la estructuración de actitudes por políticas sociales, definida como la correlación entre actitudes en varias áreas – por ejemplo, educación, salud, redistribución del ingreso y seguridad social –, y 2) la relación de esta estructuración con el voto en partidos de diferentes filiaciones ideológicas. Se muestra que la acumulación de escolaridad aumenta la estructuración de actitudes y que, en caso de actitudes más estructuradas que adquieran un contenido ideológico a favor/contra políticas sociales, es solo cuando la escolaridad es alta que estas posiciones se asocian más fuertemente con el voto en partidos de izquierda/derecha. El objeto de análisis son las opiniones políticas y el comportamiento electoral recogidas de las encuestas de opinión realizadas en 2016 en más de treinta países.<hr/>ABSTRACT This paper investigates how education affects 1) the structure of beliefs toward social policies, defined as the correlation between attitudes in areas such as education, health, income redistribution, and social security, and 2) the relationship between that belief structure and vote on parties of different ideological affiliations. It is shown that the accumulation of schooling is associated with more structured attitudes. Moreover, in case of structured attitudes that gain an ideological content in favor/against social policies, it is only when schooling is high that these positions are strongly associated with voting for left/right parties. The analysis is based on opinion surveys conducted in 2016 in more than thirty countries. <![CDATA[SOCIALIZAÇÃO POLITICA DESIGUAL: ELEMENTOS DA “BOA” POLITIZAÇÃO PELA ESCOLA]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100205&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Com base em levantamentos etnográficos de pais de diferentes origens sociais na França, este artigo contribui para uma sociologia de socialização política por parte da instituição escolar. Reconhecendo a centralidade da escola no contexto francês, esta pesquisa destaca como a instituição molda os padrões de percepção e as disposições políticas dos pais. Entretanto, esses processos de socialização institucional, baseados nas trajetórias escolares, bem como nas prescrições atuais da escola, são muito desiguais. Enquanto os pais com maiores recursos e mais envolvidos na instituição tendem a se adequar às suas expectativas, os dos meios populares se mostram mais desajustados, o que, por sua vez, alimenta comportamentos políticos que levam ao seu desengajamento.<hr/>ABSTRACT Based on ethnographic surveys of parents from different social backgrounds in France, this article contributes to a sociology of political socialization by the school institution. Acknowledging the centrality of school in the French context, this research highlights how the institution shapes the perception patterns and political dispositions of parents. However, these processes of institutional socialization, based on school trajectories as well as on the school’s present prescriptions, are very unequal. While the parents who are better endowed and more involved in the institution tend to conform to its expectations, those from working class backgrounds are more maladjusted, which in turn feeds political attitudes of withdrawal.<hr/>RÉSUMÉ Basé sur des enquêtes ethnographiques auprès de parents de différents milieux sociaux en France, cet article contribue à une sociologie de la socialisation politique par l’institution scolaire. Prenant acte de la centralité de l’école dans le contexte français, cette recherche souligne comment l’institution façonne les schèmes de perception et les dispositions politiques des parents. Mais ces processus de socialisation institutionnelle, reposant sur les trajectoires scolaires comme sur les prescriptions de l’école, se révèlent très inégales. Alors que les parents les mieux dotés et les plus engagés dans l’institution tendent à se conformer à ses attentes, ceux des milieux populaires se révèlent davantage désajustés ce qui, en retour, alimente des comportements politiques de retrait. <![CDATA[HISTÓRIAS DE MULHERES MILITANTES NA PERSPECTIVA DOS(AS) FILHOS(AS): (DES)ENGAJAMENTOS POLÍTICOS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100206&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A partir das narrativas biográficas de duas mulheres, ex-metalúrgicas e com militância no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (SMABC) entre as décadas de 1970 e 1990, este artigo analisa o processo de transmissão e aprendizado dessas memórias no interior das famílias, a fim de compreender não apenas sua perenidade, mas, sobretudo, a maneira como elas são recebidas pelas novas gerações. A pesquisa foi feita entre os anos de 2017 e 2020, no âmbito de um projeto que analisou as memórias das greves históricas de canavieiros e metalúrgicos no fim da década de 1970. Os resultados sugerem que o contraste entre conjunturas muito diferentes e a reinterpretação dessas memórias evidenciam as fraturas nos modos de apropriação e engajamento político pelas novas gerações.<hr/>ABSTRACT Based on biographical narratives of two women, former metallurgists and active members of the ABC Metalworkers Union (SMABC, in Portuguese) between the 1970s and 1990s, this paper aims to analyze the transmission and learning process of these memories within families in order to understand not only their continuity, but, above all, the way that they are received by new generations. The results suggest that the contrast between different social contexts and the reinterpretation of these memories show the fractures in the modes of appropriation and political engagement by new generations.<hr/>RESUMEN Basado en las narraciones biográficas de dos mujeres, ex metalúrgicas y miembros activos de Sindicato Metalurgico del ABC Paulista (SMABC) entre las décadas de 1970 y 1990, este artículo analiza el proceso de transmisión y aprendizaje de estos recuerdos dentro de las familias a fin de comprender no solo su continuidad, sino, sobre todo, la forma en que las reciben las nuevas generaciones. La investigación se llevó a cabo entre los años 2017 y 2020, como parte de un proyecto que analizó los recuerdos de las huelgas históricas de la caña de azúcar y los metalúrgicos a fines de la década de 1970. Los resultados sugieren que el contraste entre circunstancias muy diferentes y la reinterpretación de estos recuerdos muestran las fracturas en los modos de apropiación y compromiso político de las nuevas generaciones. <![CDATA[OCUPAÇÕES SECUNDARISTAS EM MINAS GERAIS: SUBJETIVAÇÃO POLÍTICA E TRAJETÓRIAS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100207&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO São analisadas, por meio de entrevistas semiestruturadas, as experiências de catorze estudantes nas ocupações secundaristas em Minas Gerais, em 2016, enfatizando como a dimensão educacional desse movimento afetou as suas trajetórias políticas. A ocupação pode ser considerada um processo de subjetivação política, conforme Jacques Rancière, em que a ativa participação política em uma ação coletiva de grande impacto formativo acionou processos de desidentificação em relação a tradicionais papéis sociais, em especial os de adolescente, estudante e mulher. Apesar de ser constatado que houve poucos engajamentos efetivos em organizações políticas, verifica-se a prontidão para a participação política e a conversão das experiências da ocupação em práticas definidas como progressistas no cotidiano.<hr/>ABSTRACT The experiences of fourteen students in the student occupations in the Brazilian state of Minas Gerais in 2016 are analyzed, through semi-structured interviews, addressing how much the educational dimension of this movement has affected their political trajectories. The occupation can be considered a process of political subjectification, in the sense given by Rancière, in which the active political participation in a collective action of great formative impact triggered processes of deidentification in relation to traditional social roles. Despite the fact that there were few effective engagements in political organizations, there is a readiness for political participation and the conversion of the experiences of the occupation into practices defined as progressive in everyday life.<hr/>RESUMEN Se analizan, a través de entrevistas semiestructuradas, las experiencias de catorze estudiantes en las ocupaciones del estado brasileño de Minas Gerais en 2016, abordando cómo la dimensión educativa de este movimiento ha afectado sus trayectorias políticas. La ocupación puede ser considerada un proceso de subjetivación política, en el sentido dado por Rancière, en el que la participación política activa en una acción colectiva de gran impacto formativo desencadenó procesos de desidentificación en relación con los roles sociales tradicionales. Apesar de que hubo pocos compromisos efectivos en las organizaciones políticas, existe una disposición para la participación política y la conversión de las experiencias de la ocupación en prácticas definidas como progresistas en el cotidiano. <![CDATA[DEMANDAS, ÁREAS E FRONTEIRAS NA PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES EM ESCOLAS SECUNDÁRIAS NA CIDADE DE BUENOS AIRES]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100208&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMEN El artículo analiza las experiencias estudiantiles de participación política en cuatro escuelas secundarias con distintos perfiles socioeconómicos e institucionales de la Ciudad de Buenos Aires (Argentina). A partir de un trabajo cualitativo se exploran las acciones dinamizadas por estudiantes y sus agendas y demandas, vinculadas tanto a las instituciones educativas como a otros ámbitos públicos. Identificamos la persistencia de formatos de protesta tradicionales junto el surgimiento de acciones de tipo performáticas; destacamos la centralidad que adquiere la oposición a políticas educativas implementadas por el gobierno local y las demandas por mejoras de la infraestructura escolar. Como principal hallazgo, destacamos la politización transversal de géneros, sexualidades y disidencias sexo-genéricas en pos de políticas de reconocimiento.<hr/>ABSTRACT The paper analyzes the student experiences of political participation in four secondary schools in Buenos Aires City (Argentina) that which have different socioeconomic and institutional profiles. From a qualitative work that involved conducting focus groups, the paper explores the actions stimulated by the students and their agendas and requests, linked to both educational institutions, and public spheres. Regarding the actions, we identified the persistence of traditional protest formats along with the emergence of performance-type actions. In relation to the agendas and requests, we highlight the centrality of the opposition to educational policies implemented by the local government, the petitions of improvements in school infrastructure, and, as the main finding, the cross-politicization of dimensions such as gender, sexuality, diversity, and dissent in pursuit of recognition policies.<hr/>RESUMO O artigo analisa as experiências dos alunos com participação política em quatro escolas secundárias com diferentes perfis socioeconômicos e institucionais da cidade de Buenos Aires (Argentina). A partir de uma pesquisa qualitativa, o trabalho de análise foca nas ações desenvolvidas pelos alunos, bem como em suas agendas e demandas, vinculadas tanto às instituições de ensino como a outras esferas públicas. Identificamos a persistência de formatos tradicionais de protesto, juntamente com o surgimento de ações do tipo performático, destacamos a centralidade da oposição às políticas educacionais implementadas pelo governo local e as demandas por melhorias na infraestrutura escolar. Como principal constatação, a politização transversal de dimensões como gênero, sexualidade e dissidência sexo-genérica na busca de políticas de reconhecimento. <![CDATA[REFORMAS EDUCACIONAIS NO CHILE: UM OLHAR A PARTIR DA PERSPECTIVA DE GÊNERO]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100300&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMEN El presente estudio tiene como objetivo analizar las reformas del sistema educativo en Chile entre los años 1965 bajo el gobierno de Eduardo Frei Montalva; 1973, con Salvador Allende Gossens; y 1981, con la privatización y la municipalización de la educación durante el régimen militar de Augusto Pinochet Ugarte. Estos tres momentos políticos hicieron cambios importantes en la educación en Chile, expandiendo y estableciendo parámetros educativos que cruzaron esos momentos históricos y han llegado a nuestros días. Sin embargo, dentro de este tema, la cuestión de género fue poco discutido. Por lo tanto, en este estudio, analizaremos cómo la educación, en estos tres períodos históricos, enfrentó el tema del género y las desigualdades educativas existentes entre hombres y mujeres.<hr/>ABSTRACT This study aims to analyze the reforms of the educational system in Chile between 1965, under the government of Eduardo Frei Montalva; 1973, with Salvador Allende Gossens; and 1981, with the educational privatization and municipalization during the military regime of Augusto Pinochet Ugarte. These three political moments made important changes in education in Chile, expanding and establishing educational parameters that crossed those historical moments and have reached our days. However, within this issue, the gender issue was little discussed. Therefore, in this study, we will analyze how education, in these three historical periods, faced the issue of gender and educational inequalities between men and women.<hr/>RESUMO O atual estudo objetiva analisar as reformas do sistema educacional no Chile entre os anos 1965, sob o governo de Eduardo Frei Montalva; 1973, com Salvador Allende Gossens; e 1981, com a privatização e a municipalização da educação durante o regime militar de Augusto Pinochet Ugarte. Esses três momentos políticos realizaram mudanças importantes no fazer educação no Chile, ampliando e estabelecendo parâmetros educacionais que transpassaram tais momentos históricos, e chegaram até nossos dias. Todavia, dentro desta temática, a questão de gênero pouco foi debatida. Portanto, neste estudo, faremos uma análise de como a educação, nestes três períodos históricos, enfrentou a questão de gênero e as desigualdades educacionais existentes entre homens e mulheres. <![CDATA[AFINIDADE OU INTEGRALIDADE? PROCESSOS DE INSERÇÃO TRABALHISTA DE GRADUADOS TÉCNICOS NA ARGENTINA]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100301&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMEN La investigación indaga sobre la afinidad entre la especialidad de los estudios de nivel secundario, la integralidad de la formación y la trayectoria ocupacional a diez años del egreso. El enfoque fue de corte longitudinal donde se realizaron entrevistas retrospectivas a jóvenes egresados de la educación secundaria técnica de cuatro jurisdicciones de Argentina: Ciudad y Gran Buenos Aires, Neuquén y Salta. Se presentan resultados preliminares relevados en 2018. Se reconstruyen las trayectorias formativas-ocupacionales de jóvenes que egresaron en el 2006 de la escuela secundaria. Del análisis surge que la formación recibida habilita distintas inserciones laborales pero las posibilidades están fuertemente mediatizadas por la localización geográfica, por el sostenimiento familiar y por la influencia de los estereotipos de género tradicionales que remarcan y limitan cambios de rumbos y oportunidades laborales distintas.<hr/>ABSTRACT The research aims to analyze the affinity between the specialty of secondary level studies, the integrality of training, and the occupational trajectory ten years after graduation. The approach was longitudinal, in which retrospective interviews were conducted with young graduates of technical secondary education in four jurisdictions in Argentina: Ciudad and Greater Buenos Aires, Neuquén, and Salta. Preliminary results are presented in 2018. The training-occupational trajectories of young people who graduated in high school in 2006 are reconstructed. From the analysis it appears that the training received enables different labor insertions, but the possibilities are strongly mediated by geographical location, family support, and the influence of traditional gender stereotypes that highlight and limit changes in different directions and job opportunities.<hr/>RESUMO A pesquisa investiga a afinidade entre a especialidade dos estudos de nível secundário, a integralidade do treinamento e a trajetória ocupacional dez anos após a graduação. A abordagem foi longitudinal, na qual foram realizadas entrevistas retrospectivas com jovens graduados do Ensino Médio técnico em quatro jurisdições da Argentina: Cidade e Grande Buenos Aires, Neuquén e Salta. Os resultados preliminares são apresentados em 2018. As trajetórias de formação profissional dos jovens que se formaram no Ensino Médio em 2006 são reconstruídas. A partir da análise, parece que o treinamento recebido possibilita diferentes inserções trabalhistas, mas as possibilidades são fortemente mediadas pela localização geográfica, apoio familiar e influência dos estereótipos tradicionais de gênero que destacam e limitam as mudanças em diferentes direções e oportunidades de trabalho. <![CDATA[POR UMA ABORDAGEM ESPACIAL NA GESTÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS: EQUIDADE PARA SUPERAR DESIGUALDADES]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100302&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Estudos sobre as relações entre desempenho escolar, características individuais e local de moradia concluem que a sobreposição de diferentes tipos de desvantagens para indivíduos em situação de vulnerabilidade social são os principais fatores explicativos para a baixa performance escolar. A partir de indicadores educacionais intraurbanos, os autores identificam padrões de desigualdades socioespaciais associados a uma distribuição desigual de infraestrutura pedagógica das escolas, explicados pela constituição histórica de ocupação do espaço urbano e reiterados pelas escolhas de políticas públicas. Ao fim, argumenta-se que um olhar espacial para planejamento e gestão das políticas educacionais pode se tornar um efetivo instrumento para correção das desigualdades e promoção da equidade.<hr/>ABSTRACT Studies on school performance, individual characteristics, and place of residence conclude that the overlapping of different types of individual disadvantages in situations of social vulnerability are the main explanatory factors for low school performance. Based on intra-urban educational indicators, the authors identify patterns of socio-spatial inequalities associated with an unequal distribution of pedagogical infrastructure among schools, explained by the historical constitution of urban occupation, and reiterated by the choices of public policies. Finally, it is argued that a spatial approach to planning and management of educational policies can become an effective instrument for correcting inequalities and promoting equity.<hr/>RESUMEN Los estudios sobre las relaciones entre el rendimiento escolar, las características individuales y el lugar de residencia concluyen que la superposición de diferentes tipos de desventajas para las personas en situaciones de vulnerabilidad social son los principales factores explicativos para el bajo rendimiento escolar. Sobre la base de indicadores educativos intraurbanos, los autores identifican patrones de desigualdades socioespaciales asociados con una distribución desigual de la infraestructura pedagógica de las escuelas, explicada por la constitución histórica de la ocupación del espacio urbano y reiterada por las opciones de políticas públicas. Por fin, se argumenta que una visión espacial para la planificación y gestión de las políticas educativas puede convertirse en un instrumento eficaz para corregir las desigualdades y promover la equidad. <![CDATA[UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL BRASILEIRA: FUTURE-SE E “GUERRA CULTURAL” COMO EXPRESSÕES DA AUTOCRACIA BURGUESA]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100303&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Inserido no campo das políticas educacionais, o artigo examina as medidas do governo Bolsonaro para as universidades federais, especialmente o Future-se. Propugna-se que o objetivo desse programa é a refuncionalização da universidade em conformidade com os requisitos da autocracia burguesa e, o que é específico da situação brasileira, da “guerra cultural”. Conclui-se indicando os fatos e relações entre eles que corroborem a continuidade dessa agenda na orientação estratégica das ações governamentais, em consonância com as expectativas de frações burguesas dominantes.<hr/>ABSTRACT Inserted in the field of educational policies, the article examines Bolsonaro government’s measures for federal universities, especially Future-se. It advocates that the objective of said program is to refunctionalize the university in accordance to the requirements of the bourgeois autocracy and, something specific to the Brazilian situation, the ‘cultural war’. The paper is concluded by indicating the facts and their relations that corroborate that this agenda continues to strategically guide governmental actions aligned with the expectations of dominant bourgeois fractions.<hr/>RESUMEN Insertado en el campo de las políticas educativas, el artículo examina las medidas del gobierno Bolsonaro para las universidades federales, especialmente Future-se. Se sostiene que el objetivo del programa es refuncionalizar la universidad de acuerdo con los requisitos de la autocracia burguesa y, lo que es específico de la situación brasileña, la “guerra cultural”. Se concluye indicando los hechos y sus relaciones que corroboren que esta agenda continúe guiando estratégicamente las acciones gubernamentales, alineada con las expectativas de las fracciones burguesas dominantes. <![CDATA[FEMINISMO NEGRO E PENSAMENTO INTERSECCIONAL: CONTRIBUIÇÕES PARA AS PESQUISAS DAS CULTURAS INFANTIS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100304&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O presente artigo tem por objetivo, a partir do pensamento feminista negro, contribuir com os estudos da produção das culturas infantis, referentes à participação das crianças desde a pequena infância na construção da realidade social, trazendo para a cena as crianças com idade entre 0 a 3 anos, do coletivo infantil de uma creche pública, e as suas reinterpretações a respeito das intersecções entre as práticas racistas e sexistas. Traremos para discussão as crianças pequenininhas, negras e brancas, suas resistências e suas transgressões, que tensionam as hierarquias patriarcais e racistas. Construindo outros modos de se viver no mundo, por meio de suas brincadeiras, elas lançam outros olhares para as relações vigentes na sociedade e desafiam o poder adultocêntrico que pretende calá-las.<hr/>ABSTRACT The purpose of this article is, based on the black feminist thought, to contribute to the studies on the production of peer cultures, regarding the participation of children since early childhood in the construction of social reality, bringing to the scene children aged 0 to 3 from the child collective of a public ECEC (early childhood education and care) and their reinterpretations towards the intersections between racist and sexist practices. We will bring to discussion the tiny young children, black and white, their resistance and transgressions, which tension the patriarchal and racist hierarchies. By building other ways of living in the world, through their games, they cast other perspectives at the relationships in force in society and defy the adult-centric power that intends to silence them.<hr/>RESUMEN El propósito de este artículo es, basado en el pensamiento feminista negro, contribuir a los estudios de la producción de culturas infantiles, refiriéndose a la participación de niños y niñas desde la primera infancia en la construcción de la realidad social, llevando a la escena a niños y niñas de 0 a 3 años del colectivo infantil de una escuela infantil pública y sus reinterpretaciones sobre las intersecciones entre las prácticas racistas y sexistas. Traeremos a discusión a los niños chiquititos y niñas chiquititas, blancos y negros, su resistencia y transgresiones, que tensan las jerarquías patriarcales y racistas. Al construir otras formas de vivir en el mundo, a través de sus juegos, lanzan otra mirada sobre las relaciones vigentes en la sociedad y desafían el poder adultocéntrico que intenta silenciarlos. <![CDATA[ORGANIZAÇÕES SOCIAIS E EDUCAÇÃO: PERFIS E TENDÊNCIAS EM MARCOS LEGAIS NORDESTINOS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100305&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Apresentam-se resultados da pesquisa que investigou os marcos legais de Organizações Sociais (OS) na educação básica em estados nordestinos. A partir da revisão de literatura, foram construídas três categorias que permitiram enquadrar analiticamente o debate sobre OS na educação: 1) possibilidade de oferta; 2) gratuidade; 3) cessão de servidor público. O estudo permite afirmar que: 1) a possibilidade de oferta de educação está positivada em todas as leis estaduais do nordeste; 2) à exceção de Pernambuco, todos os textos silenciam sobre a gratuidade da educação, se ofertada por OS; 3) os entes analisados, exceto Ceará, preveem a possibilidade de cessão de servidor. Por fim, foram encontradas leis que normatizam transferência de encargos previdenciários de servidores a OS via orçamento.<hr/>ABSTRACT We present here the results of a research investigating the legal framework of Social Organizations (SO) in the basic education of Brazilian Northeastern states. From a literature review, three categories were created to allow the analytical framing of the debate about the presence of SO in education: 1) opportunity for offer; 2) gratuity; and 3) assignment of government employee. The study allows us to state that: 1) the possibility to offer education is established in all the state laws of the Brazilian Northeast Region; 2) with the exception of Pernambuco, all texts are silent about gratuity of education once offered by SO; 3) the entities analyzed, with exception of Ceará, provide for the possibility of assigning government employees in the legislation. Finally, it was observed that some laws provide for the transfer of social security charges of government employees to SO through budget.<hr/>RESUMEN El texto presenta resultados de una investigación que analiza los marcos legales de las Organizaciones Sociales (OS) en la educación básica desde las provincias del noreste brasileño. Por medio de una revisión de la literatura se construyeron tres categorías que permitieron enmarcar analíticamente el debate sobre la presencia de las Organizaciones Sociales en la educación: 1) posibilidad de oferta; 2) gratuidad de la educación; y 3) concesión de servidores públicos. El estudio permite afirmar que 1) la posibilidad de ofrecer educación es positiva en todas las leyes de las provincias del noreste; 2) con la excepción de Pernambuco, todos los textos guardan silencio sobre la gratuidad de la educación, si es ofrecida por una Organización Social; y 3) de las provincias analizadas, excepto Ceará, la legislación ofrece la posibilidad de cesión de funcionario público. Por último, se han observado leyes que prevén la transferencia de costos de seguridad social de los funcionarios públicos a las Organizaciones Sociales por medio del presupuesto público. <![CDATA[EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR S.A.: MUDANÇAS E SUBJETIVIDADES NA NORMA CORPORATIVA]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100306&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Neste texto, apresentamos um processo de mudança na Educação Física escolar, no qual forças externas, caracterizadas por grupos políticos e de interesse comercial, sobrepõem-se às internas, compostas por tradições acadêmicas. Demonstramos que, enquanto as tradições acadêmicas desempenharam um protagonismo nas políticas públicas de currículo a partir do final da década de 1990, com a promulgação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) emergiram novos atores sociais e insumos curriculares que oferecem um novo sentido para essa disciplina, marcado, principalmente, por uma racionalidade neoliberal. Ao final, apontamos para o perigo de tal mudança, uma vez que o discurso neoliberal atravessa o espaço-tempo escolar.<hr/>ABSTRACT This text presents a process of change in school Physical Education, in which external qualification, characterized by political and commercial interest groups, overlaps academic traditions. It demonstrates that, while academic traditions had been protagonists in public curriculum policies from the 1990s, with the promulgation of the National Common Curricular Base (BNCC; in Portuguese, base nacional comum corrucilar), new social actors and curricular products emerged and point towards a new sense for this discipline, characterized by a neoliberal rationality. In the end, we point to the danger of these changes, since the neoliberal discourse crosses the school space-time.<hr/>RESUMEN En este texto presentamos un proceso de cambio en la educación física escolar en el cual las fuerzas externas, caracterizadas por grupos políticos e intereses comerciales, se superponen a las internas, compuestas de tradiciones académicas. Demostramos que, si bien las tradiciones académicas desempeñaron un papel de liderazgo en las políticas públicas del currículo desde finales de la década de 1990, con la promulgación de la Base Curricular Común Nacional (BNCC; en portugués, base nacional comum curricular), surgieron nuevos actores sociales e insumos curriculares que ofrecen un nuevo significado para esta disciplina, marcado, principalmente, por una racionalidad neoliberal. Al final, señalamos el peligro de tal cambio, ya que eldiscurso neoliberal cruza el espacio-tiempo escolar. <![CDATA[EDUCAÇÃO E TIC: ENTRE MEIOS E FINS. UMA REFLEXÃO POST-CRÍTICA]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100307&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMEN El discurso educativo actualmente dominante, en tanto que heredero de la pedagogía crítica, tiende a entender la educación como medio para el logro de fines políticos, sociales y personales. Asimismo, su desarrollo es hoy en día inseparable del uso y manejo de otros medios, las TIC. Este trabajo, desde una perspectiva filosófico-educativa, pretende, en primer lugar, mostrar que la concepción de la educación exclusivamente como medio es incompleta; y, en segundo lugar, demostrar que esta implica una consideración de las TIC no sólo limitada, sino, además, educativamente peligrosa. Concluimos en la necesidad de rescatar una concepción teleológica de la educación hoy olvidada, que neutralice este riesgo.<hr/>ABSTRACT The currently dominant educational discourse, as the heir of critical pedagogy, tends to understand education as a means to the achievement of political, social, and personal ends. Additionally, its development is nowadays inseparable from the use and handling of other means, the ICT. This paper, from a philosophical-educational perspective, aims, firstly, to show that the understanding of education exclusively as a means is incomplete; and, secondly, that this entails a consideration of the ICT not just limited, but educationally dangerous as well. We conclude that it is necessary to recover a currently forgotten teleological understanding of education which neutralizes this risk.<hr/>RESUMO O discurso educativo dominante, herdeiro da pedagogia crítica, tende a entender a educação como meio para o alcance de fins políticos, sociais e pessoais. Da mesma forma, seu desenvolvimento é hoje em dia inseparável do uso e da gestão de outros meios, as TIC. Este trabalho, a partir de uma perspectiva filosóficoeducativa, pretende, em primeiro lugar, mostrar que a concepção da educação exclusivamente como meio é incompleta; e, em segundo lugar, demonstrar que essa implica uma consideração das TIC não só limitada, porém, sobretudo, educativamente perigosa. Concluímos abordando a necessidade de resgatar uma concepção teleológica da educação, hoje esquecida, que neutralize esse risco. <![CDATA[UTILIZAÇÃO DE LIVES COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DURANTE A PANDEMIA PELA COVID-19]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100308&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Objetivou-se compreender a experiência formativa realizada por meio de lives, com a temática “educação em saúde”, durante o confinamento social imposto pela Covid-19. Desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, que utilizou lives como veículo para a ação formativa. Realizaram-se nove lives: a maioria dos conteúdos educativos veiculados partiu da demanda do hospital e versava sobre o enfrentamento da Covid-19. Concluiu-se que as lives se apresentam como ferramentas importantes para operacionalizar a educação permanente em saúde, especialmente em contexto de pandemia, no entanto, elas excluem usuários do sistema público de saúde de maior vulnerabilidade social, que não possuem acesso à tecnologia móvel conectada à Internet.<hr/>ABSTRACT The objective was to understand the training experience carried out through online live videos called lives with the theme “health education”, during the social confinement imposed by COVID-19. A qualitative research-action was developed, which used lives as a vehicle for formative action. Nine lives were held: most of the educational content conveyed came from the demand of the hospital and dealt with coping with COVID-19. It is concluded that lives are presented as important tools to operationalize permanent health education, especially in the context of a pandemic. However, they excluded users of the public health system of greatest social vulnerability, who do not have access to mobile technology connected to the Internet.<hr/>RESUMEN Se objetivó comprender la experiencia de capacitación realizada mediante lives con el tema “educación para la salud” durante el encierro social impuesto por el COVID-19. Se desarrolló una investigación cualitativa de investigación-acción, que utilizaba lives como vehículo para la acción formativa. Se realizaron nueve lives: la mayor parte del contenido educativo transmitido provino de la demanda del hospital y se ocupó de hacer frente al COVID-19. Se concluyó que las lives se presentan como herramientas importantes para poner en práctica la educación permanente en salud, especialmente en el contexto de una pandemia; sin embargo, excluyen a los usuarios del sistema de salud pública de mayor vulnerabilidad social, que no tienen acceso a la tecnología móvil conectada a Internet. <![CDATA[JUVENTUDE, FORMAÇÃO E TRABALHO: APROXIMANDO AS TEORIAS DE INSERÇÃO PROFISSIONAL E <italic>SCHOOL-TO-WORK</italic>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100309&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este ensaio apresenta e discute as teorias de inserção profissional francesa e school-to-work. A discussão embasa a exploração dos aspectos de convergência das teorias, buscando ampliar o debate no Brasil, de modo a contemplar as particularidades do país. Em síntese, quatro pontos se destacaram: as reconfigurações do processo de inserção decorrentes das transformações estruturais do Ensino Superior brasileiro; a relação entre o ingresso de diferentes grupos étnicos e econômicos juvenis no Ensino Superior e os impasses ou avanços nas condições laborais; o risco do rebaixamento dos diplomas como consequência da ampliação do número de diplomados e a possível estratificação sócio-ocupacional; e a centralidade das instituições de educação superior na vida laboral dos jovens.<hr/>ABSTRACT This essay presents and discusses theories of French professional insertion and school-to-work. The discussion supports the exploration of the convergence aspects of the theories, seeking to broaden the debate in Brazil, in order to contemplate the particularities of the country. In summary, four points stand out: the reconfigurations of the insertion process resulting from the structural transformations of Brazilian Higher Education; the relationship between the entry of different youth ethnic and economic groups in Higher Education and the impasses or advances in working conditions; the risk of lowering diplomas as a consequence of the increase in the number of graduates and the possible sociooccupational stratification; and the centrality of Higher Education institutions in young people’s working life.<hr/>RESUMEN Este ensayo presenta y discute las teorías de la inserción profesional francesa y de la escuela al trabajo. La discusión apoya la exploración de los aspectos de convergencia de las teorías, buscando ampliar el debate en Brasil, para contemplar las particularidades del país. En resumen, se destacaron cuatro puntos: las reconfiguraciones del proceso de inserción producto de las transformaciones estructurales de la Educación Superior brasileña; la relación entre el ingreso de diferentes grupos étnicos y económicos juveniles a la Educación Superior y los estancamientos o avances en las condiciones laborales; el riesgo de rebajar los títulos como consecuencia del aumento del número de titulados y la posible estratificación sociolaboral; y la centralidad de las instituciones de educación superior en la vida laboral de los jóvenes. <![CDATA[O DISPOSITIVO MORALITÚRGICO EM UMA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100310&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO A articulação observada entre vários elementos (sons, coisas, palavras, ações) em uma escola pública localizada no sul do Brasil foi o que vimos operando em jogos de saber/poder como uma malha curricular. Essa malha é composta por minuciosas, exegéticas e heterogêneas técnicas que, com valores morais cristãos, fabrica e dá visibilidade a um determinado modo de existência escolar cristã engendrada por procedimento pedagógico-litúrgico. Com o conceito de dispositivo de Foucault, procuramos ensaiar um exercício filosófico criador, produzindo um novo conceito, o dispositivo moralitúrgico, como ferramenta analítica. O movimento moral e litúrgico da pedagogia desse dispositivo convoca os indivíduos a, em atitude ascética, examinarem-se e corrigirem-se.<hr/>ABSTRACT The articulation observed between various elements (sounds, things, words, actions) in a public school located in the south of Brazil was what we have seen operating in games of knowledge/power as a curriculum. This mesh is composed of meticulous, exegetical, and heterogeneous techniques that, with Christian moral values, fabricates and gives visibility to a certain mode of existence, that is, a Christian school subjectivity engineered by pedagogicalliturgical procedure. With the concept of Foucault’s device, we tried to rehearse a creative philosophical exercise, producing a new concept, the moraliturgical device, as an analytical tool. The moral and liturgical movement of the pedagogy of this device calls on individuals, in an ascetic attitude, to examine and correct themselves.<hr/>RESUMEN La articulación observada entre varios elementos (sonidos, cosas, palabras, acciones) en una escuela pública ubicada al sur de Brasil fue lo que vimos operando en juegos de saber/poder como una malla curricular. Esa malla es compuesta por técnicas meticulosas, exegéticas y heterogéneas que, con valores morales cristianos, fabrica y da visibilidad a un cierto modo de existencia escolar cristiana generada por un procedimiento pedagógico-litúrgico. Con el concepto del dispositivo de Foucault, intentamos ensayar un ejercicio filosófico creativo, produciendo un nuevo concepto, el dispositivo moralitúrgico, como herramienta analítica. El movimiento moral y litúrgico de la pedagogía de este dispositivo convoca a los individuos, en una actitud ascética, a examinarse y corregirse. <![CDATA[RECONFIGURAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100311&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O artigo aborda transformações no Ensino Superior contemporâneo em escala internacional, impulsionadas pela globalização. Apoia-se em uma revisão recente da literatura pertinente ao tema abordado. Enfoca um conjunto de ideias recentes, que procura estreitar os vínculos das universidades com as demandas do campo econômico, o qual tende a comprometer sua autonomia diante de forças externas, cujo princípio marcou a trajetória histórica das universidades. Em sua conclusão, o artigo salienta que, apesar de ser pressionada pelo processo de globalização para responder de forma utilitária às demandas do campo econômico, em função do incremento de fluxos de conhecimentos que ocorre no plano mundial, as universidades comportam a possibilidade de produzir um conhecimento crítico com relação à própria dinâmica da globalização.<hr/>ABSTRACT The article addresses the transformations in contemporary Higher Education on an international scale, driven by globalization. The paper is based on a recent review of the literature relevant to the topic addressed. This text focuses on a set of recent ideas that seek to strengthen the links between universities and the demands of the economic field, which tends to compromise their autonomy in the face of external forces, whose principle has marked the history of universities.In its conclusion, the article stresses that, despite being pressured by the globalization process to respond in a utilitarian way to the demands of the economic field, due to the increase in knowledge flows, that occurs at the global level, universities have the possibility of producing critical knowledge regarding the dynamics of globalization process itself.<hr/>RESUMEN El artículo aborda las transformaciones en la educación superior contemporánea a escala internacional, impulsadas por la globalización. El artículo se basa en una revisión reciente de la literatura relevante al tema abordado. El texto enfoca un conjunto de ideas recientes, que busca fortalecer los vínculos de las universidades con las demandas del campo económico, que tiende a comprometer su autonomía frente a fuerzas externas, cuyo principio marcó la trayectoria histórica de las universidades. Para concluir, el artículo destaca que, a pesar de estar presionados por el proceso de globalización para responder de manera utilitaria a las demandas del campo económico, debido al aumento de los flujos de conocimiento que se da a nivel global, las universidades apoyan la posibilidad de producir un conocimiento crítico sobre la dinámica misma dela globalización. <![CDATA[MARCAS INSCRITAS NOS MUROS DA ESCOLA: IMAGENS, EDUCAÇÃO E VIDAS PRECÁRIAS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100312&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Somos constantemente afetados por diferentes discursos que incitam o preconceito e a violência, presentes, muitas vezes, nas pequenas nuances do cotidiano, mas que também podem emergir explícitos, diretos e escancarados. O presente artigo toma duas pichações – uma de teor racista e outra de teor homofóbico –, feitas nos muros de uma escola pública de uma cidade do interior de Minas Gerais, como ponto de partida para problematizarmos, orientados pelas perspectivas foucaultianas e butlerianas, as imagens formadas nesses muros como potência de jogos de saber-poder e de transformação dos discursos e dos sujeitos.<hr/>ABSTRACT We are constantly affected by different discourses which incite prejudice and violence, often present in the small nuances of everyday life, but which can also come out explicit, direct, and wide-open. The present article takes two graffiti – one with racist and another one homophobic content – made on the walls of a public school in a inland city of Minas Gerais (Brazil) as a starting point for problematizing the images formed on those walls, guided by Foucault and Butler perspectives, as knowledge-power games potency and as discourses and subjects transformation.<hr/>RESUMEN Estamos constantemente afectados por diferentes discursos que incitan a los prejuicios y la violencia, que a menudo están presentes en los pequeños matices de la vida cotidiana, pero que también pueden surgir de manera explícita, directa y abierta. El presente artículo toma dos graffiti – uno de contenido racista y otro de contenido homofóbico –, hechos en las paredes de una escuela pública en una ciudad en el interior de Minas Gerais (Brasil), como punto de partida para la problematización, guiados por las perspectivas de Foucault y Butler, las imágenes formadas en las paredes como un poder de juegos de conocimiento-poder y transformación de discursos y temas. <![CDATA[PROTAGONISTAS PARA O MUNDO: MERCADO ESCOLAR E ASPIRAÇÕES DAS ELITES PELO ENSINO SUPERIOR]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100313&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo analisa a adequação do mercado escolar às aspirações de acesso ao Ensino Superior pelas elites no contexto da expansão desse nível de ensino. Utiliza dados de um estudo exploratório sobre onze colégios privados frequentados por estudantes das elites de Belo Horizonte, Minas Gerais, e um estudo de caso em um desses colégios. Os resultados mostraram que os colégios vêm adequando suas propostas pedagógicas, com destaque para a internacionalização e a promoção do protagonismo dos seus estudantes para o mundo, reforçando os elementos de distinção das elites no espaço social. O estudo de caso identificou alterações nas aspirações dos estudantes e o refinamento de suas estratégias de acesso ao Ensino Superior com o crescente interesse pelo ingresso em instituições privadas elitizadas.<hr/>ABSTRACT This article analyzes education industry’s readjustments related to the elite students’ aspirations concerning the access to Higher Education in the context of expanding this level of education. This study used data collected in an exploratory investigation on eleven private schools attended by elite students in Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil, and a case study in one of those schools. Results have shown that schools are adapting their pedagogical proposals to highlight internationalization, and promote students’ protagonism for the world, emphasizing distinction elements of the elites in social space. The case study identified changes in students’ aspirations and refinement of their strategies for admission into Higher Education, besides increasing interest in elite private institutions.<hr/>RESUMEN El artículo analiza la adecuación del mercado escolar a las aspiraciones de acceso a Educación Superior por las élites en el contexto de ampliar este nivel educativo. Utiliza datos de un estudio exploratorio en once colegios privados frecuentados por estudiantes de las élites de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, y un estudio de caso en uno de esos colegios. Los resultados mostraron que los colegios vienen adecuando sus propuestas pedagógicas, principalmente hacia la internacionalización y a la promoción del protagonismo de sus alumnos en el mundo, reforzando los elementos que caracterizan las elites en la sociedad. El estudio de caso identificó alteraciones en las aspiraciones de los estudiantes, el perfeccionamiento de sus estrategias de acceso a Educación Superior con el creciente interés por instituciones privadas. <![CDATA[PERCEPÇÃO DO PÓS-CONFLITO NA COLÔMBIA: O CASO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100500&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMEN Tras el Acuerdo de Paz de 2016 entre el gobierno de la República de Colombia y la guerrilla FARC, se implementó la Cátedra de la Paz dentro delas políticas de consolidación del posconflicto. Para conocer su incidencia en la percepción sobre el posconflicto, se realizó una investigación mixta cuantitativa en el que se usan datos cualitativos para reforzar los resultados obtenidos con la escala tipo Likert a 793 alumnos de educación básica y media de colegios de Barranquilla y área metropolitana. Los resultados muestran que el posconflicto es percibido como una etapa formalmente nueva, pero los participantes no ven una diferencia respecto a lo que les importa. El extrañamiento, los ritmos del cambio, la incertidumbre y la ignorancia estratégica son claves para comprender su respuesta.<hr/>ABSTRACT After the 2016 Peace Agreement between the of the Republic of Colombia government and the FARC guerrilla, the Chair for Peace was implemented within the post-conflict consolidation policies. In order to know its impact on the post-conflict perception, we conducted a mixed quantitative investigation in which qualitative data are used to reinforce the results obtained with a Likerttype scale applied to a sample 793 high school students in Barranquilla and the metropolitan area. The results demonstrate that the post-conflict is perceived as a formally new stage, but the participants do not appreciate a difference regarding to what matters to them. The estrangement, the rhythms of change, the uncertainty, and the strategic ignorance are key to comprehend their response.<hr/>RESUMO Após o Acordo de Paz de 2016 entre o governo da República da Colômbia e a guerrilha das FARC, a Aula da Paz foi implementada dentro das políticas de consolidação do pós-conflito. Para conhecer seu impacto na percepção do pós-conflito, foi realizada uma investigação quantitativa mista em que dados qualitativos foram utilizados para reforçar os resultados obtidos com a escala do tipo Likert para 793 alunos dos Ensino Fundamental e Médio de escolas de Barranquilla e sua área metropolitana. Os resultados mostram que o pós-conflito é percebido como uma fase formalmente nova, mas os participantes não veem diferença no que lhes interessa. A estranheza, os ritmos de mudança, a incerteza e a ignorância estratégica são as chaves para entender sua resposta. <![CDATA[A CONSTRUÇÃO COLETIVA DO INVENTÁRIO DA REALIDADE NA EDUCAÇÃO DO CAMPO]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100501&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Esta pesquisa se insere no âmbito da Educação do Campo, ao se debruçar sobre um instrumento idealizado para ser utilizado nas escolas em áreas de reforma agrária, como parte de uma proposta pedagógica: o inventário da realidade, documento no qual se apresenta um registro organizado de aspectos materiais ou imateriais da comunidade. O objetivo é apresentar o processo de construção coletiva do inventário da realidade por profissionais de duas escolas do campo, problematizar essa construção e discutir os resultados obtidos. Conclui-se que o inventário da realidade possui potencialidades para ser construído e utilizado por escolas em áreas de reforma agrária (mas não apenas), com o interesse de superar o desconhecimento da realidade local.<hr/>ABSTRACT The scope of this research is on Rural Education, by looking at an instrument idealized to be used in the schools located in agrarian reform areas, as part of a pedagogical proposal: the reality inventory, a document which presents an organized register of material or immaterial aspects of the community. Professionals from two rural schools collectively constructed the reality inventory for their area and the objective of this paper is to present their process, discuss their construction, and the results obtained. It is concluded that the reality inventory has the potential to be constructed and used by schools in areas of agrarian reform (but not only), with an interest in overcoming the ignorance of their local circumstances.<hr/>RESUMEN Esta investigación se enmarca en el campo de la Educación Rural, al buscar un instrumento idealizado para ser utilizado en las escuelas de áreas de reforma agraria, como parte de una propuesta pedagógica: el inventario de la realidad, un documento en el que se presenta un registro organizado de aspectos materiales o inmateriales de la comunidad. El objetivo es presentar el proceso de construcción colectiva del inventario de la realidad por profesionales de dos escuelas rurales, discutir esta construcción y los resultados obtenidos. Se concluye que el inventario de la realidad tiene potencial para ser construido y utilizado por escuelas en áreas de reforma agraria (pero no solo), con interés en superar el desconocimiento de la realidad local. <![CDATA[AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROGRAMAS VOLTADOS À REINSCRIÇÃO SOCIOEDUCATIVA E À COLOCAÇÃO DE EMPREGOS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100502&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMEN En este artículo se analiza la evaluación del alumnado en dos programas de reenganche educativo y social: Programas de Aprendizaje Integral (PAI) y Programas Formativos Profesionales (PFP) en la Región de Murcia (España); se reflexiona sobre el tipo de evaluación y su pertinencia para el reenganche y la inclusión del alumnado. Para ello, se optó por una metodología de investigación de estudios de caso múltiples con diferentes instrumentos de recogida de datos: análisis documental, cuestionario, entrevista y grupos de discusión. Los resultados arrojados en este estudio ratifican el desarrollo de una evaluación en el aula parael aprendizaje a través del uso de distintos instrumentos de evaluación y criterios para evaluar, lo que puede facilitar la inserción educativa y social del alumnado.<hr/>ABSTRACT In this article the evaluation of students in two educational and social reengagement programs is analyzed: Programas de Aprendizaje Integral (PAI) &amp; Programas Formativos Profesionales (PFP) in the Region of Murcia (Spain); the type of evaluation and its relevance in the reengagement and inclusion of students is reflected upon. For this, a multiple case study research methodology with different data collection instruments was chosen: documentary analysis, questionnaire, interview and focus groups. The results given in this study ratify the development of an evaluation in the classroom for learning throughout the use of different instruments of evaluation and criterias for evaluating, which can facilitate the educational and social insertion of the student.<hr/>RESUMO Este artigo analisa a avaliação dos alunos em dois programas educacionais e de reinserção social: Programas de Aprendizaje Integral (PAI) e Programas Formativos Profesionales (PFP na Região de Múrcia (Espanha). Reflete-se sobre o tipo de avaliação e sua relevância para o reengajamento e a inclusão dos alunos. Para isso, optou-se por uma metodologia de pesquisa de estudos de casos múltiplos com diferentes instrumentos de coleta de dados: análise documental, questionário, entrevista e grupos de discussão. Os resultados obtidos neste estudo confirmam o desenvolvimento de uma avaliação em sala de aula para a aprendizagem através da utilização de diferentes instrumentos de avaliação e critérios de avaliação, que podem facilitar a inserção educacional e social dos alunos. <![CDATA[APROPRIAÇÕES E SENTIDOS NA FORMAÇÃO <italic>ON-LINE</italic>: CONCEITOS E PRÁTICAS EM QUESTÃO]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100503&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo tem como objetivo evidenciar estabilizações sobre as perspectivas e estratégias que sustentam os processos de interação e de mediação em cursos de formação on-line. Utilizamos como metodologia o estudo de caso, em uma perspectiva longitudinal. Os dados foram organizados e trabalhados, considerando a pluralidade de estratégias, técnicas e instrumentos, compondo, assim, três núcleos de entendimento. As reflexões apontam que há uma progressão tanto do acompanhamento quanto dos entendimentos e compreensões sobre a interação e a mediação. Logo, coexistem perspectivas que denotam avanços e consequente estabilização das/nas práticas didático-pedagógicas, coerentes para formação em cursos on-line em contextos de cultura digital que abarquem um trabalho mais colaborativo, cooperativo e de coautoria.<hr/>ABSTRACT This article aims to put in evidence the stabilizations about the perspectives and strategies that support the processes of interaction and mediation in online training. We use study cases as a methodology, in a longitudinal perspective. The data were organized and worked taking into consideration the plurality of strategies, techniques, and instruments, thus conforming three comprehension cores. The reflections we present allow us to infer that there is a progression both in the monitoring and in the comprehension of the interaction and mediation. Therefore, some perspectives coexist that denote advances and the consequent stabilization of/in pedagogical and didactical practices, coherent to online training courses in contexts of digital culture that abroad a more collaborative, cooperative and co-authorship work.<hr/>RESUMEN Este artículo tiene como objetivo evidenciar estabilizaciones sobre las perspectivas y estrategias que sustentan los procesos de interacción y mediación en los cursos de formación on-line. Utilizamos el estudio de casos como metodología, en una perspectiva longitudinal. Los datos fueron organizados y trabajados considerando la pluralidad de las estrategias, técnicas e instrumentos, componiendo así tres núcleos de entendimiento. Luego, coexisten perspectivas que denotan avances y una estabilización consecuente de las/en las prácticas didáctico-pedagógicas, coherentes para la formación en los cursos on-line en contextos de cultura digital que abarquen un trabajo más colaborativo, cooperativo y de coautoría. <![CDATA[50 ANOS DO LIVRO <em>KNOWLEDGE AND CONTROL: NEW DIRECTION FOR SOCIOLOGY OF EDUCATION</em>, ENTREVISTA COM MICHAEL YOUNG]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100800&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo tem como objetivo evidenciar estabilizações sobre as perspectivas e estratégias que sustentam os processos de interação e de mediação em cursos de formação on-line. Utilizamos como metodologia o estudo de caso, em uma perspectiva longitudinal. Os dados foram organizados e trabalhados, considerando a pluralidade de estratégias, técnicas e instrumentos, compondo, assim, três núcleos de entendimento. As reflexões apontam que há uma progressão tanto do acompanhamento quanto dos entendimentos e compreensões sobre a interação e a mediação. Logo, coexistem perspectivas que denotam avanços e consequente estabilização das/nas práticas didático-pedagógicas, coerentes para formação em cursos on-line em contextos de cultura digital que abarquem um trabalho mais colaborativo, cooperativo e de coautoria.<hr/>ABSTRACT This article aims to put in evidence the stabilizations about the perspectives and strategies that support the processes of interaction and mediation in online training. We use study cases as a methodology, in a longitudinal perspective. The data were organized and worked taking into consideration the plurality of strategies, techniques, and instruments, thus conforming three comprehension cores. The reflections we present allow us to infer that there is a progression both in the monitoring and in the comprehension of the interaction and mediation. Therefore, some perspectives coexist that denote advances and the consequent stabilization of/in pedagogical and didactical practices, coherent to online training courses in contexts of digital culture that abroad a more collaborative, cooperative and co-authorship work.<hr/>RESUMEN Este artículo tiene como objetivo evidenciar estabilizaciones sobre las perspectivas y estrategias que sustentan los procesos de interacción y mediación en los cursos de formación on-line. Utilizamos el estudio de casos como metodología, en una perspectiva longitudinal. Los datos fueron organizados y trabajados considerando la pluralidad de las estrategias, técnicas e instrumentos, componiendo así tres núcleos de entendimiento. Luego, coexisten perspectivas que denotan avances y una estabilización consecuente de las/en las prácticas didáctico-pedagógicas, coherentes para la formación en los cursos on-line en contextos de cultura digital que abarquen un trabajo más colaborativo, cooperativo y de coautoría. <![CDATA[PARA UMA TEORIA DA INOVAÇÃO CURRICULAR]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100801&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo tem como objetivo evidenciar estabilizações sobre as perspectivas e estratégias que sustentam os processos de interação e de mediação em cursos de formação on-line. Utilizamos como metodologia o estudo de caso, em uma perspectiva longitudinal. Os dados foram organizados e trabalhados, considerando a pluralidade de estratégias, técnicas e instrumentos, compondo, assim, três núcleos de entendimento. As reflexões apontam que há uma progressão tanto do acompanhamento quanto dos entendimentos e compreensões sobre a interação e a mediação. Logo, coexistem perspectivas que denotam avanços e consequente estabilização das/nas práticas didático-pedagógicas, coerentes para formação em cursos on-line em contextos de cultura digital que abarquem um trabalho mais colaborativo, cooperativo e de coautoria.<hr/>ABSTRACT This article aims to put in evidence the stabilizations about the perspectives and strategies that support the processes of interaction and mediation in online training. We use study cases as a methodology, in a longitudinal perspective. The data were organized and worked taking into consideration the plurality of strategies, techniques, and instruments, thus conforming three comprehension cores. The reflections we present allow us to infer that there is a progression both in the monitoring and in the comprehension of the interaction and mediation. Therefore, some perspectives coexist that denote advances and the consequent stabilization of/in pedagogical and didactical practices, coherent to online training courses in contexts of digital culture that abroad a more collaborative, cooperative and co-authorship work.<hr/>RESUMEN Este artículo tiene como objetivo evidenciar estabilizaciones sobre las perspectivas y estrategias que sustentan los procesos de interacción y mediación en los cursos de formación on-line. Utilizamos el estudio de casos como metodología, en una perspectiva longitudinal. Los datos fueron organizados y trabajados considerando la pluralidad de las estrategias, técnicas e instrumentos, componiendo así tres núcleos de entendimiento. Luego, coexisten perspectivas que denotan avances y una estabilización consecuente de las/en las prácticas didáctico-pedagógicas, coherentes para la formación en los cursos on-line en contextos de cultura digital que abarquen un trabajo más colaborativo, cooperativo y de coautoría. <![CDATA[ERRATA]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000104000&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo tem como objetivo evidenciar estabilizações sobre as perspectivas e estratégias que sustentam os processos de interação e de mediação em cursos de formação on-line. Utilizamos como metodologia o estudo de caso, em uma perspectiva longitudinal. Os dados foram organizados e trabalhados, considerando a pluralidade de estratégias, técnicas e instrumentos, compondo, assim, três núcleos de entendimento. As reflexões apontam que há uma progressão tanto do acompanhamento quanto dos entendimentos e compreensões sobre a interação e a mediação. Logo, coexistem perspectivas que denotam avanços e consequente estabilização das/nas práticas didático-pedagógicas, coerentes para formação em cursos on-line em contextos de cultura digital que abarquem um trabalho mais colaborativo, cooperativo e de coautoria.<hr/>ABSTRACT This article aims to put in evidence the stabilizations about the perspectives and strategies that support the processes of interaction and mediation in online training. We use study cases as a methodology, in a longitudinal perspective. The data were organized and worked taking into consideration the plurality of strategies, techniques, and instruments, thus conforming three comprehension cores. The reflections we present allow us to infer that there is a progression both in the monitoring and in the comprehension of the interaction and mediation. Therefore, some perspectives coexist that denote advances and the consequent stabilization of/in pedagogical and didactical practices, coherent to online training courses in contexts of digital culture that abroad a more collaborative, cooperative and co-authorship work.<hr/>RESUMEN Este artículo tiene como objetivo evidenciar estabilizaciones sobre las perspectivas y estrategias que sustentan los procesos de interacción y mediación en los cursos de formación on-line. Utilizamos el estudio de casos como metodología, en una perspectiva longitudinal. Los datos fueron organizados y trabajados considerando la pluralidad de las estrategias, técnicas e instrumentos, componiendo así tres núcleos de entendimiento. Luego, coexisten perspectivas que denotan avances y una estabilización consecuente de las/en las prácticas didáctico-pedagógicas, coherentes para la formación en los cursos on-line en contextos de cultura digital que abarquen un trabajo más colaborativo, cooperativo y de coautoría.