Scielo RSS <![CDATA[Educação & Sociedade]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0101-733020200001&lang=pt vol. 41 num. lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[O QUE ESPERAR]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100100&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[EDUCAÇÃO E DESIGUALDADE NA DISTRIBUIÇÃO DE RENDAS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100300&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo investiga a relação entre educação e desigualdade na distribuição de renda usando dados de 5.565 cidades brasileiras. Foi construído um índice educacional geral composto por 24 indicadores básicos. A desigualdade na distribuição de renda foi representada pelo índice de Gini. A análise foi controlada pela renda média domiciliar per capita. Os resultados mostraram que o indicador educacional melhora com um aumento da renda, e piora com um aumento da desigualdade. Uma redução de 0,1 unidade no índice de Gini é equivalente a um aumento de 17% na renda média domiciliar.<hr/>ABSTRACT This paper investigates the relationship between education and income inequality using data from 5,565 Brazilian cities. An education composite index combining 24 key indicators was constructed and calculated for each city. Income inequality was measured by the Gini index. The analysis was controlled for mean per capita household income. The results have shown that the education index increases with increasing income, but decreases with increasing inequality. Reduction of 0.1 in the Gini index is equivalent to increasing income by 17%.<hr/>RESUMEN Este trabajo investiga la relación entre educación y desigualdad en la distribución del ingreso utilizando datos de 5.565 ciudades brasileñas. Se construyó un índice educativo general compuesto por 24 indicadores básicos. La desigualdad en la distribución del ingreso estuvo representada por el índice de Gini. El análisis fue controlado por el ingreso familiar promedio per cápita. Los resultados mostraron que el indicador educativo mejora con el aumento del ingreso y empeora con el aumento de la desigualdad. Una reducción de 0,1 unidades en el índice de Gini equivale a un aumento del 17% en el ingreso familiar promedio. <![CDATA[O MERCADO FINANCEIRO CHEGA À SALA DE AULA: EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO POLÍTICA PÚBLICA NO BRASIL]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100301&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O objetivo do artigo é descrever e analisar a implementação daEstratégia Nacional de Educação Financeira no Brasil, destacando dois aspectos de seu desenho institucional: a simbiose entre instituições públicas e do mercado financeiro e sua localização no interior de uma rede transnacional promotora da Educação Financeira em diversos países. Defende-se que essas características beneficiam a introdução, no ambiente escolar, de conteúdos e valores cujos objetivos pedagógicos associam-se a um projeto de sociedade pouco nítido e não discutido pelos atores sociais interessados. Recorre-se a documentos, legislação e publicações produzidas pelos órgãos promotores desta experiência, de forma a reconstituir suas bases e caracterizar uma forma nova e recente de incidência sobre a educação no Brasil.<hr/>ABSTRACT This article aims to describe and analyze the implementation of the National Financial Education Strategy in Brazil, highlighting two aspects of its institutional design: the symbiosis between public institutions and financial market entities and its location within a transnational network of organizations promoting Financial Education in several countries. It is argued that these characteristics benefit the introduction, in the school environment, of contents and values whose pedagogical objectives are associated to a project of society that is not clear and was not discussed by the social actors involved. Based on documents, legislation and publications produced by the bodies that promote this experience, the article reconstitutes it and characterize it as a new and recent form of incidence on education in Brazil.<hr/>RESUMEN El objetivo del artículo es describir y analizar la implementación de la Estrategia Nacional para la Educación Financiera en Brasil, destacando dos aspectos de su diseño institucional: la simbiosis entre instituciones públicas y financieras y su ubicación dentro de una red transnacional que promueve la Educación Financiera en varios países. Se argumenta que estas características benefician la introducción en el ambiente escolar de contenidos y valores cuyos objetivos pedagógicos están asociados con un proyecto de sociedad poco claro y no discutido por los actores sociales involucrados. Utilizamos documentos, legislación y publicaciones producidas por las agencias que promueven esta experiencia, con el fin de reconstruir sus bases y caracterizar una nueva y reciente forma de incidencia en la educación en Brasil. <![CDATA[CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM CRIANÇAS USANDO DISPOSITIVOS MÓVEIS E ESTRATÉGIAS AUDIOVISUAIS.]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100302&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMEN Los dispositivos digitales móviles son instrumentos de elevada difusión en la sociedad y especialmente atractivos para los jóvenes. Este trabajo analiza algunas claves del fenómeno y responde a la cuestión sobre cómo podrían utilizar los docentes algunas estrategias para mejorar su actividad. La investigación sigue un planteamiento descriptivo sobre los nuevos rasgos didácticos en una muestra de 228 aplicaciones de M-learning. Los hallazgos muestran los factores que hacen a estos recursos especialmente populares y eficaces en la construcción del conocimiento. Por otra parte, se realizan propuestas metodológicas para su uso en los niveles de educación infantil y primaria. Se destacan los aspectos de atractivo, lúdicos, visuales, inmersivos, la adaptación a cada perfil de usuario y su componente emocional.<hr/>ABSTRACT Mobile digital devices are especially attractive instruments for young people. This paper analyzes some keys to this effectiveness and answers the question about how teachers could use some strategies of these resources to improve their educational activity. The research follows a descriptive approach on the new didactic features of a sample of 228 M-learning applications. The findings describe the factors that make these resources especially popular and effective in the construction of knowledge, and we propose new methodologies at the level of early childhood and primary education. We highlight the attractive, ludic, visual, immersive software, the emotional component and the adaptation to user profile.<hr/>RESUMO Os dispositivos digitais móveis são instrumentos altamente populares na sociedade, e são especialmente atraentes para os jovens. Este trabalho analisa algumas características do fenômeno e responde à pergunta sobre como os professores poderiam usar estratégias novas para melhorar suas atividades. A pesquisa segue uma metodologia descritiva e analisa esses novos recursos didáticos em uma amostra de 228 apps de M-learning. Os resultados mostram os fatores que tornam esses recursos especialmente populares e eficazes na construção do conhecimento. Por outro lado, são apresentadas propostas metodológicas para seu uso nos níveis educacionais iniciais. Alguns aspectos se destacam, como sua atratividade, caráter lúdico, visual e imersivo, a adaptação a cada perfil de usuário e o componente emocional. <![CDATA[ENTRE A SOCIOLOGIA DA SOCIALIZAÇÃO E A SOCIOLOGIA PRAGMÁTICA: DESAFIOS PARA PENSAR AS PRÁTICAS DOCENTES]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100303&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O objetivo deste artigo é tecer uma reflexão teórica a partir do questionamento de como a sociologia da socialização e a sociologia pragmática contribuem para os estudos em sociologia da educação, sendo raras as pesquisas que buscam associar estas duas correntes teóricas. Parte-se do pressuposto que, por mais que haja diferenças e similitudes, as duas teorias são complementares e ajudam a compreender sociologicamente a prática humana e, especificamente, a prática docente. Para averiguar esta hipótese, utiliza-se a literatura franco-luso-brasileira. Conclui-se que as duas correntes sociológicas juntas oferecem instrumentos teóricos e metodológicos para a realização de estudos em sociologia da educação que se preocupam com a complexidade do agir, constitutiva da docência.<hr/>ABSTRACT The aim of this article is to provide a theoretical reflection based on the questioning of how the sociology of socialization and pragmatic sociology contribute to studies in the sociology of education, since researches which seek to associate these two theoretical currents are rare. Therefore, we assume that,although there are differences and similarities, the two theories are complementary and help to sociologically understand the human practice, and specifically in this text the teaching practice. To verify this hypothesis, the Franco-PortugueseBrazilian literature that discusses these theories is used. The conclusion reached is that the two sociological currents together offer theoretical and methodological tools to carry out studies in sociology of education that are concerned with the complexity of acting, constitutive of the teaching profession.<hr/>RESUMEN El objetivo de este artículo es proporcionar una reflexión teórica basada en el cuestionamiento de cómo la sociología de la socialización y la sociología pragmática contribuyen a los estudios en la sociología de la educación. Son raros los estudios que buscan asociar estas dos corrientes teóricas, por lo tanto, suponemos que, aunque existen diferencias y similitudes, las dos teorías son complementarias y ayudan a comprender sociológicamente la práctica humana, y específicamente en este texto la práctica docente. Para verificar esta hipótesis, se utiliza la literatura francoportuguesa-brasileña que discute estas teorías. La conclusión alcanzada es que las dos corrientes sociológicas juntas ofrecen herramientas teóricas y metodológicas para llevar a cabo estudios en sociología de la educación que se ocupan de la complejidad de la actuación, constitutiva de la profesión docente. <![CDATA[NOTAS PROVISÓRIAS SOBRE A NOÇÃO DE SOCIALIZAÇÃO: UMA LEITURA EM PERIÓDICOS DA EDUCAÇÃO (1998–2018)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100304&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Os objetivos deste artigo foram identificar e analisar o uso do conceito socialização em artigos publicados em revistas avaliadas como A1, no campo da educação, entre os anos de 1998 e 2018. Partindo do pressuposto de que as teorias da socialização não são apropriadas em um consenso teórico único, a intenção é conhecer as formas pelas quais elas têm sido incorporadas por pesquisadores, a fim de problematizar as fragilidades e/ou o potencial analítico da noção. Por meio de consulta em periódicos indexados na base Scientific Electronic Library Online (SciELO), uma das mais importantes bases de dados de publicações científicas, foi possível classificar 87 artigos tendo como base a palavra-chave socialização. Para desenvolver o argumento, dividiu-se este material em seis categorias: socialização em tempos contemporâneos; socialização e aportes teóricos; socialização:família/escola; infância e socialização de gênero; socialização profissional; e socialização política. Foi possível verificar usos múltiplos do conceito, abarcando maneiras genéricas e pontuais do termo, usos com breves apontamentos definidores e, até mesmo, modos circunstanciados na tentativa de avançar e/ou recuperar seu vigor conceitual nas pesquisas no campo da educação.<hr/>ABSTRACT The objective of this article is to identify and analyze the use of the concept of socialization in articles published in journals evaluated as A1, in the field of Education, between 1998 and 2018. Assuming that socialization theories are not appropriate from a single theoretical consensus, the intention is to know the ways in which they have been incorporated by researchers in order to problematize the fragilities and/or analytical potential of the notion. From a consultation in journals indexed in the SciELO database, it was possible to classify 87 articles based on the keyword socialization. To develop the argument, this material was divided into six categories: i) socialization in contemporary times; ii) socialization and theoretical contributions; iii) socialization - family/school; iv) childhood and gender socialization; v) professional socialization; and vi) political socialization. It was possible to verify multiple uses of the concept, encompassing generic and punctual forms of the term, uses with brief definitive notes, and even detailed ways in the attempt to advance and/or regain its conceptual vigor in research in the field of education.<hr/>RESUMEN El objetivo de este artículo es identificar y analizar el uso del concepto de socialización en artículos publicados en revistas evaluadas como A1, en el campo de la educación, entre 1998 y 2018. Suponiendo que las teorías de la socialización no son apropiadas basadas en un solo consenso teórico, la intención es conocer las formas en que los investigadores los han incorporado para problematizar las fragilidades y/o el potencial analítico de la noción. Desde una consulta en revistas indexadas en la base de datos SciELO, fue posible clasificar 87 artículos basados en la palabra clave socialización. Para desarrollar el argumento, este material se dividió en seis categorías: i) socialización en los tiempos contemporáneos; ii) socialización y aportes teóricos; iii) socialización - familia/escuela; iv) infancia y socialización de género; v) socialización profesional; y vi) socialización política. Fue posible verificar múltiples usos del concepto, abarcando formas genéricas y puntuales del término, usos con breves notas definitivas, e incluso formas detalladas en el intento de avanzar y/o recuperar su vigor conceptual en la investigación en el campo de la educación. <![CDATA[AS UNIVERSIDADES E SUAS PRÁTICAS DE VINCULAÇÃO COM A SOCIEDADE]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100305&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMEN El objetivo de esta investigación es determinar si las prácticas de vinculación realizadas por las universidades son realmente de vinculación con la sociedad. Se analizaron los reportes de actividades de vinculación de 60 universidades, se contrastó lo reportado y se validó si las actividades ejecutadas son realmente de vinculación y de qué tipo son. Los resultados muestran que la acción social y la educación continua son las actividades de vinculación que las universidades realizan en su mayoría. Además, la transferencia de tecnología y creación de empresas son las actividades de vinculación menos desarrolladas. Finalmente, el 25 % de las universidades clasifica al seguimiento a graduados como práctica de vinculación con la sociedad, aunque dicha actividad no es considerada de vinculación.<hr/>ABSTRACT The objective of this research is to determine if the practices of outrearch carried out by the universities are really of outrearch. The reports of outrearch activities of 60 universities were analyzed. The information reported by each institution was checked and validated based on the literature to see if the activities developed are really related and of what type they are. The results show that social action and continuing education are the types of outrearch activities that most universities carry out. On the other hand, the transfer of technology and the creation of companies are the activities of outrearch less development. In addition, 25% of the universities classify the follow-up to graduates as practice of outrearch, although such activity is not considered as of outrearch.<hr/>RESUMO O objetivo desta pesquisa é determinar se as práticas de vinculação realizadas pelas universidades são realmente vinculadas à sociedade. Foram analisados os relatórios de atividades de vinculação de 60 universidades para comparar e verificar se as atividades executadas foram realmente de vinculação e do que tipo elas são. Os resultados mostram que a ação social e a educação continuada são as práticas de vinculação mais executadas pelas universidades. Além disso, a transferência de tecnologia y a criação de empresa são as atividades que em menor grau se executam. Finalmente, 25% das universidades classificam o acompanhamento de graduação como prática de vinculação, embora essa atividade não seja considerada como de vinculação. <![CDATA[O MOVIMENTO INTERFÓRUNS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO BRASIL (MIEIB) E SEUS EFEITOS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100306&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Este artigo analisa como o Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB) incidiu nas políticas públicas da área. Discute-se como o movimento é organizado, suas estratégias, avanços e desafios na relação com o governo federal ao longo de seus 20 anos. A coleta de dados se deu por meio de pesquisa documental e entrevista em profundidade. Destacam-se as teorias sobre as consequências dos movimentos sociais nas políticas públicas, de autores como Edward Amenta, Alberto Melucci e Theda Skocpol, entre outros. Conclui-se que as possibilidades de influência dos movimentos sociais nas políticas são marcadas pelas relações socioestatais estabelecidas, que são variáveis dependendo dos objetivos e capacidades de ação, tanto do Estado quanto do movimento social.<hr/>ABSTRACT The purpose of this article is to analyze how the “Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB)” affected public policies in the Early Childhood Education. It discusses how the movement is organized, its strategies, advances, and challenges in its relationship with the Federal Government throughout its 20 years. The data were collected through documentary research and interview with activists. This work highlights theories that discuss the consequences of social movements on public policies, of authors as Edward Amenta, Alberto Melucci e Theda Skocpol, among others. It is concluded that the possibilities of the incidence of social movements in politics are marked by the established socio-state relations, which vary depending on the combination of objectives and capacities of both the State and the social movement.<hr/>RESUMEN Este artículo analiza cómo el “Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB)” buscó incidir en las políticas públicas del área. Se discute cómo se organiza el movimiento, sus estrategias, sus avances y desafíos en su relación con el gobierno federal a lo largo de sus 20 años. La recolección de datos se dio a través de investigación documental y entrevista en profundidad. Se destacan las teorías que discurren sobre las consecuencias de los movimientos sociales en las políticas públicas, de autores como Edward Amenta, Alberto Melucci e Theda Skocpol, entre otros. Se concluye que las posibilidades de incidencia de los movimientos sociales en la política están marcadas por las relaciones socioestatales establecidas, que varían según la combinación de objetivos y capacidades de acción tanto del Estado como del movimiento social. <![CDATA[CONTAR PARA ENTENDER: FECHAMENTO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS RURAIS NO CHILE E SUAS IMPLICAÇÕES PARA AS COMUNIDADES]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100307&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMEN Frente a los sucesivos cierres de escuelas rurales, se presenta un estudio cuyo objetivo es conocer su real dimensión. Se presenta una caracterización estadística de las escuelas básicas rurales cerradas en Chile entre el 2000 y 2016. Se analizó el número de escuelas rurales en funcionamiento y cerradas a nivel nacional, regional, por dependencia administrativa, Índice de Vulnerabilidad Escolar y matrícula. Los resultados muestran que los cierres no son hechos aislados, sino una tendencia que alcanza dimensiones preocupantes. La media del IVE de las escuelas cerradas muestra que los cierres afectan principalmente a la población más pobre. Desde estos resultados se interroga la política educativa, su relación con el debilitamiento de la educación rural y sus consecuencias en las comunidades rurales.<hr/>ABSTRACT In response to the successive closures of rural schools, this paper reports on a study, the objective of which is to know the real magnitude of this phenomenon. The paper presents a statistical overview of elementary schools shut down in Chile between 2000 and 2016. We analyzed a number of closed and operating rural schools at national and regional level, according to Administrative dependency, School Vulnerability index and enrolment. Results show that these closures are not isolated facts, but a trend that reaches troubling dimensions. The School Vulnerability index average also demonstrates how these closures mainly affect the poorest populations. Through these findings, we interrogate the educational policy, its linkages with the weakening of rural education, and its consequences for the rural communities.<hr/>RESUMO Em resposta ao fechamento sucessivo de escolas rurais, este artigo relata um estudo, cujo objetivo é conhecer a real magnitude desse fenômeno. Este artigo apresenta uma caracterização estatística das escolas básicas rurais fechadas no Chile entre 2000 e 2016. Se você analisar o número de escolas rurais em nível de funcionamento e nível nacional, regional, por dependência administrativa, Índice de Vulnerabilidade Escolar e Matrícula. Os resultados mostram que esses fechamentos não são fatos isolados, mas uma tendência que atinge dimensões preocupantes. A média do índice de vulnerabilidade escolar também demonstra como esses fechamentos afetam principalmente as populações mais pobres. Através dessas descobertas, interrogamos a política educacional, seus vínculos com o enfraquecimento da educação rural e suas conseqüências para as comunidades rurais. <![CDATA[O LUGAR DO EDUCANDO COMO OUTRO NA ATUAÇÃO DO EDUCADOR-BACHAREL]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100308&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Esta investigação tem como objetivo discutir o lugar do educando na atuação do educador-bacharel universitário, na perspectiva da ética da alteridade radical. Foi realizada pesquisa qualitativa com 37 docentes-bacharéis de uma universidade pública. Fundamentando-se na bricolagem científica, recorreu-se às técnicas de questionário, entrevista compreensiva e roda de conversa. Por meio de análise do conteúdo e análise compreensiva do discurso, constatou-se que o educador-bacharel universitário pode assumir a responsabilidade pelo educando no centro do processo educativo e contribuir para o desenvolvimento de futuros profissionais responsáveis e éticos.<hr/>ABSTRACT This research aims to discuss the place of the student in the performance of the university bachelor-professor, according to the ethics of radical otherness. A qualitative research was applied to 37 instructor-bachelors from a public university. Based on the scientific bricolage, we used the techniques of questionnaire, comprehensive interview, and conversation group. Through content analysis and comprehensive analysis of speech, it was found that the university educator-bachelor can take responsibility for the student at the center of the educational process, as well as contribute to the development of future responsible, and ethical professionals.<hr/>RESUMEN Esta investigación tiene como objetivo discutir el espacio de el bachiller-educador universitario, en relación a la ética de la alteridad radical. Así, fue realizada esta pesquisa cualitativa con 37 bachilleres-educadores de una universidad pública. Con base en el bricolaje científico, se desarrollaran las técnicas de cuestionarios, entrevistas comprensivas y rodas de conversa. Mediante análisis de contenido y análisis comprensivo del discurso, se comprobó que el bachiller-educador universitario puede asumir la responsabilidad por el educando en el centro del proceso educativo y contribuir al desarrollo de futuros profesionales responsables y éticos. <![CDATA[EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA MUNDIAL: CONECTANDO ESCOLAS NA COLÔMBIA E NO CHILE]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100309&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMEN El presente artículo expone los resultados de una investigación-acción que buscó comprender cómo el activismo, mediado por tecnologías digitales, puede contribuir a la Educación para la Ciudadanía Mundial. El estudio se desarrolló durante el año 2017 en tres instituciones educativas de dos países latinoamericanos: Colombia y Chile. Los resultados permitieron identificar que los estudiantes de esas escuelas promueven la reflexión y generación de conciencia en torno a temas que conciernen a la humanidad, como la violencia de género, por medio de diversas iniciativas apoyadas en la creación de espacios virtuales y en el activismo basado en tecnologías digitales.<hr/>ABSTRACT This article presents the results of an Action research intended to understand how activism, mediated by digital technologies, can contribute to Global Citizenship Education. The study was developed throughout 2017 year in three educational institutions of two Latin American countries: Colombia and Chile. The results allowed to identify that the students of these schools promote reflection and generation of conscience around issues that concern humanity such as gender violence, through various initiatives supported in the creation of virtual spaces and in activism based in digital technologies.<hr/>RESUMO Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa-ação que buscou compreender como o ativismo, mediado pelas tecnologias digitais, pode contribuir para a Educação para a Cidadania Mundial. O estudo foi desenvolvido durante o ano de 2017 em três instituições de ensino de dois países da América Latina: Colômbia e Chile. Os resultados permitiram identificar que os alunos dessas escolas promovem a reflexão e geração de consciência em torno de questões que dizem respeito à humanidade, como a violência de gênero, por meio de diversas iniciativas apoiadas na criação de espaços virtuais e em ativismo baseado em tecnologias digitais. <![CDATA[EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA E INCLUSIVA: RECOMENDAÇÕES A PARTIR DA VOZ DOS ESTUDANTES ESPANHÓIS COM DEFICIÊNCIA]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100310&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMEN En este artículo, estudiantes españoles con discapacidad proponen recomendaciones para que la universidad camine hacia la educación inclusiva. La metodología de investigación utilizada fue la biográfico-narrativa. Los instrumentos de recogida de datos fueron cuatro: autoinformes, entrevistas biográficas, fotografías y líneas de vida. Los estudiantes señalan la necesidad de accesibilidad de los entornos universitarios, procesos de transición planificados, servicios de orientación laboral, actitud positiva del profesorado, desarrollo de prácticas inclusivas, uso de las tecnologías y la formación del profesorado en inclusión y discapacidad. En las conclusiones se discuten estos resultados con otros trabajos previos y plantean propuestas para que la educación superior sea inclusiva.<hr/>ABSTRACT In this article, Spanish students with disabilities propose recommendations for the university to move towards inclusive education. The research methodology used was the biographical narrative. The instruments of data collection were four: self-reports, biographical interviews, photographs, and lifelines. Students indicate the need for accessibility of university environments, planned transition processes, job counseling services, positive attitude from faculty members, development of inclusive practices, use of technologies, and the need for faculty training on inclusion and disability. The conclusions of this article discuss the main results with previous work and propose proposals for higher education to be inclusive.<hr/>RESUMO Neste artigo, os estudantes espanhóis com deficiência propõem recomendações para que a universidade avance para a educação inclusiva. A metodologia de pesquisa utilizada foi biográfico-narrativa. Houve quatro instrumentos de coleta de dados: autorrelatos, entrevistas biográficas, fotografias e linhas de vida. Os estudantes apontaram a necessidade de acessibilidade em ambientes universitários, processos de transição planeados, serviços de orientação para o emprego, atitude positiva dos professores, desenvolvimento de práticas inclusivas, uso de tecnologias e formação de professores em inclusão e deficiência. Nas conclusões, esses resultados são discutidos com outros trabalhos anteriores e são feitas propostas para que o Ensino Superior seja inclusivo. <![CDATA[DA CAVERNA À SALA ESCURA: O SONHO DE UM GESTO]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100311&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO Neste artigo, discutimos a questão da espectatorialidade, especialmente em relação à educação e ao tema da subjetividade. A partir da experiência cinematográfica do documentário A caverna dos sonhos esquecidos, de Werner Herzog, e dos estudos de Marie-José Mondzain a respeito do Homo spectator, o texto procura pensar, ensaisticamente, os modos pelos quais o olhar do espectador mobiliza consigo a criação do sujeito. Trata-se de propor um diálogo entre filosofia e cinema, problematizando a relação sujeito-espectador, neste presente em que vivemos e, sobretudo, no campo da educação..<hr/>ABSTRACT In this article, we discuss the issue of spectatoriality, especially in relation to education and the question of subjectivity. From the cinematic experience of Werner Herzog’s documentary The Cave of the Forgotten Dreams, and Marie-José Mondzain’s studies of the Homo spectator, the text aims to think, essayistically, the ways in which the gaze of the spectator mobilizes the creation of the subject. We propose a dialogue between philosophy and cinema, problematizing the subject-spectator relationship, in this present in which we live, and, above all, in the field of education.<hr/>RESUMEN En este artículo, debatimos la cuestión de la espectatorialidad, especialmente en relación con la educación y al tema de la subjetividad. A partir de la experiencia cinematográfica del documental La cueva de los sueños olvidados, de Werner Herzog, y de los estudios de Marie-José Mondzain sobre el Homo spectator, el texto se invierte del ejercicio de pensar, ensayísticamente, los modos por los cuales la constitución del trabajo de la mirada del espectador moviliza juntamente con él la creación del sujeto. Se trata de proponer un diálogo entre filosofía y cine, problematizando la relación sujeto-espectador en este presente que vivimos y, sobre todo, en el campo de la educación. <![CDATA[TRABALHO DOCENTE E NOVA GESTÃO PÚBLICA NO CHILE: UMA REVISÃO DAS EVIDÊNCIAS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100312&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMEN El artículo presenta una revisión de alcance de la literatura sobre trabajo docente y Nueva Gestión Pública en Chile a partir de 48 investigaciones publicadas en el periodo 2008-2018. La revisión permitió identificar cuatro líneas de investigación, estas son: “análisis de marcos regulatorios y prescripciones del trabajo docente” (7 estudios); “investigaciones sobre implementación de políticas gerenciales” (16 estudios); “subjetividad docente y políticas gerenciales” (15 estudios); y “estudios sobre validez de instrumentos de política” (10 estudios). Como consideraciones finales se expone una síntesis valorativa acerca de las cuatro categorías identificadas, sus enfoques metodológicos y principales hallazgos, a la vez que se señalan brechas de conocimiento y desafíos para futuras investigaciones.<hr/>ABSTRACT The article presents a scoping review of the literature on teaching work and New Public Management in Chile from 48 researches published in the period from 2008 to 2018. The review allowed identifying four lines of research, as follows: “analysis of regulatory frameworks and prescriptions of the teaching work” (7 studies); “research on the implementation of managerial policies” (16 studies); “teacher subjectivity and managerial policies” (15 studies); and “studies on the validity of policy instruments” (10 studies). As final considerations, an evaluative synthesis is exposed about the four identified categories, their methodological approaches and main findings, while pointing out knowledge gaps and challenges for future research.<hr/>RESUMO Este artigo apresenta uma revisão de escopo da literatura sobre o trabalho docente e a Nova Gestão Pública no Chile, a partir de 48 estudos publicados no período de 2008 a 2018. Tal revisão possibilitou a identificação de quatro linhas de pesquisa, quais sejam: “análise de marcos reguladores e prescrições de trabalho docente” (7 estudos); “pesquisas sobre a implementação de políticas de gestão” (16 estudos); “subjetividade docente e políticas de gestão” (15 estudos); e “estudos sobre a validade dos instrumentos políticos” (10 estudos). Como considerações finais, expomos uma síntese valorativa sobre as quatro categorias identificadas, seus enfoques metodológicos e achados principais, ao mesmo tempo que apontamos lacunas de conhecimento e desafios para pesquisas futuras. <![CDATA[A APRENDIZAGEM DO MAPA MENTAL EM GRUPO ATRAVÉS DAS TIC NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100313&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMEN El objetivo del presente estudio se centra en el aprendizaje del mapa mental como técnica de estudio en los futuros profesionales de la educación a través de una dinámica de aprendizaje cooperativo, así como del software Mindmanager 7 para la construcción del mismo. Para eso, hemos adoptado una metodología cuantitativa, a través del uso de un cuestionario creado ad hoc y conformado por 22 ítems. Los resultados obtenidos ponen de manifiesto que la combinación del uso de las tecnologías de la información y la comunicación (TIC) y del trabajo en equipo contribuye positivamenteen el aprendizaje de los mapas mentales, así como en la valoración de estos enel ámbito de estudio, pese a que, en determinados aspectos, la postura del alumnado sea de indiferencia.<hr/>ABSTRACT The objective of this study focuses on the learning of the mind map as a study technique in future education professionals, through a cooperative learning dynamic, as well as Mindmanager 7 software for its construction. To reach this goal, a quantitative methodology based on a 22-item ad hoc questionnaire was used. The results obtained show that the combination of the use of the information and communication technologies (ICT) and teamwork contributes positively in the learning of mind maps, as well as in the assessment of students in the study scope despite the fact that, in certain aspects, the students’ stance is of indifference.<hr/>RESUMO O objetivo deste estudo é aprender o mapa mental como técnica de estudo para futuros profissionais da educação por meio de uma dinâmica de aprendizado cooperativo, bem como o software Mindmanager 7 para sua construção. Para isso, adotamos um método quantitativo, utilizando um questionário criado ad hoc e composto por 22 itens. Os resultados obtidos mostram que a combinação do uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) e de trabalho em equipe contribuiu positivamente para a aprendizagem de mapas mentais, bem como para a avaliação desses no contexto do estudo, apesar de, em certos aspectos, a postura do aluno ser de indiferença. <![CDATA[O PROCESSO DE MILITARIZAÇÃO DE UMA ESCOLA ESTADUAL PÚBLICA EM GOIÁS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100800&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O objetivo deste artigo é analisar o processo de militarização de uma escola estadual pública, ocorrido no ano de 2015, para compreender as implicações da expansão do modelo militar no sistema público de ensino goiano. O estudo de caso contou com pesquisa documental e de campo, tendo como lócus um colégio estadual da polícia militar de Goiás, onde os dados foram coletados por meio de questionários abertos e fechados aplicados aos alunos, pais/responsáveis e professores. Concluiu-se que o processo de militarização tem possibilitado um modelo de escolarização excludente que conta com pagamento de contribuição financeira mensal pelos pais, além de desobrigar o estado de oferecer a educação como um direito de todos.<hr/>ABSTRACT The aim of this article is to analyze the process of militarization of a public state school in 2015, in order to comprehend the implications of the expansion of the military model in the public education system in Goiás. The case study included documentary and field research. The research locus was a State School of the Military Police of Goiás, where data were collected through open and closed questionnaires applied to students, parents/guardians, and teachers. It is concluded that the militarization process has allowed a model of exclusionary schooling that requires the payment of a monthly financial contributions by parents, in addition to discharging the state from offering education as a right to all.<hr/>RESUMEN El objetivo de este artículo es analizar el proceso de militarización ocurrido en el año 2015 en una escuela estatal pública, para comprender así, las implicaciones de la expansión del modelo militar en el sistema público de enseñanza en Goiás. El estudio de caso contó con investigación documental y de campo, teniendo como locus de investigación un Colegio Estatal de la Policía Militar de Goiás, donde los datos fueron recolectados por medio de cuestionarios abiertos y cerrados aplicados a los alumnos, padres/responsables y profesores. Se concluye que el proceso de militarización ha posibilitado un modelo de escolarización excluyente que cuenta con el pago de contribución financiera mensual de los padres, además de eximir al estado de su responsabilidad de otorgar educación como derecho de todos. <![CDATA[A NATURALIZAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL EM PORTUGAL]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100900&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O objetivo deste artigo é analisar o processo de militarização de uma escola estadual pública, ocorrido no ano de 2015, para compreender as implicações da expansão do modelo militar no sistema público de ensino goiano. O estudo de caso contou com pesquisa documental e de campo, tendo como lócus um colégio estadual da polícia militar de Goiás, onde os dados foram coletados por meio de questionários abertos e fechados aplicados aos alunos, pais/responsáveis e professores. Concluiu-se que o processo de militarização tem possibilitado um modelo de escolarização excludente que conta com pagamento de contribuição financeira mensal pelos pais, além de desobrigar o estado de oferecer a educação como um direito de todos.<hr/>ABSTRACT The aim of this article is to analyze the process of militarization of a public state school in 2015, in order to comprehend the implications of the expansion of the military model in the public education system in Goiás. The case study included documentary and field research. The research locus was a State School of the Military Police of Goiás, where data were collected through open and closed questionnaires applied to students, parents/guardians, and teachers. It is concluded that the militarization process has allowed a model of exclusionary schooling that requires the payment of a monthly financial contributions by parents, in addition to discharging the state from offering education as a right to all.<hr/>RESUMEN El objetivo de este artículo es analizar el proceso de militarización ocurrido en el año 2015 en una escuela estatal pública, para comprender así, las implicaciones de la expansión del modelo militar en el sistema público de enseñanza en Goiás. El estudio de caso contó con investigación documental y de campo, teniendo como locus de investigación un Colegio Estatal de la Policía Militar de Goiás, donde los datos fueron recolectados por medio de cuestionarios abiertos y cerrados aplicados a los alumnos, padres/responsables y profesores. Se concluye que el proceso de militarización ha posibilitado un modelo de escolarización excluyente que cuenta con el pago de contribución financiera mensual de los padres, además de eximir al estado de su responsabilidad de otorgar educación como derecho de todos.