Scielo RSS <![CDATA[Production]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0103-651320090001&lang=en vol. 19 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[<b>Editorial</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132009000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[<b>Automatic generation of control solution for resource allocation using Petri net model</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132009000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en The flexible manufacturing system (FMS) executes multiple processes simultaneously using a limited set of resources. These processes can be blocked permanently due to the sequence of the activities, i.e., the processes sharing a finite set of resources may eventually lead to a deadlock state. The FMS belongs to the class of discrete event systems where it is not possible to determine when an event will occur and the sequence of events becomes undefined. Such systems can be modeled using Petri net, and this work presents a method that solves the deadlock problem considering the indeterminism of FMSs. The goal of this work is to introduce an algorithmic approach, which allows the implementation of a computer program based on FMS functional specification. The proposal is to automate the generation of the control strategy for resource utilization and the rules to avoid the deadlock situation.<hr/>O sistema flexível de manufatura (FMS flexible manufacturing system) executa múltiplos processos simultaneamente que utilizam um conjunto limitado de recursos. Estes processos podem ficar permanentemente bloqueados em função da seqüência de atividades, isto é, o compartilhamento de um conjunto finito de recursos pode levar o sistema a um estado de autotravamento. O FMS pode ser visto como pertencente a uma classe de sistema a eventos discretos, onde não é possível determinar quando um evento ocorre e com isto a seqüência de eventos fica indefinida. Este tipo de sistema pode ser modelado através de rede de Petri e assim explora-se esta técnica para desenvolver uma solução para o problema de auto-travamento considerando o indeterminismo do FMS. O objetivo é introduzir uma abordagem algorítmica para a implementação de uma ferramenta computacional baseada na especificação funcional do FMS e que automatize a geração de uma estratégia de controle para a utilização de recursos e de regras para evitar o autotravamento. <![CDATA[<b>Modeling the Bullwhip Effect under stochastic demand and lead time considering a new policy for inventory excesses</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132009000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo analisa o desempenho dos principais modelos de quantificação do Efeito Chicote (EC) a partir do estudo do impacto produzido por diferentes políticas de tratamento dos excessos de estoque sobre o EC, em ambientes com demanda e lead time estocásticos. Além da política considerada como pressuposto dos principais modelos de quantificação do EC disponíveis na literatura, onde excedentes de estoque são devolvidos a custo zero, outras duas políticas são investigadas: (i) excedentes são desconsiderados, ou seja, não motivam nem compra nem devolução de itens, e (ii) excedentes são ajustados e utilizados para suprir demandas futuras. A política (ii), considerada como a que melhor retrata a realidade operacional nas empresas, é incorporada à modelagem do EC sob a forma de um fator de correção em sua quantificação. Produz-se, assim, um novo modelo matemático para dimensionamento do EC em ambientes sujeitos à demanda e lead time estocásticos e independentes, onde excessos de estoque são incorporados no cálculo do tamanho dos pedidos futuros. O desenvolvimento deste novo modelo é apresentado detalhadamente, assim como as simulações computacionais realizadas para comparar seu desempenho com os modelos de Chen et al. (2000) e Fioriolli e Fogliatto (2007).<hr/>In this paper we analyze the performance of the main models developed to quantify the Bullwhip Effect (BE) focusing on the impact due to the adoption of different policies to treat inventory excesses, under the assumption of stochastic demand and lead time. In addition to the policy assumed in most BE quantification models available in the literature, where inventory excesses are handed back to suppliers at no cost, two alternative policies are investigated: (i) one where excesses are disregarded from the analysis, not motivating product devolution, and (ii) another where excesses are adjusted and used to supply for future demands. Policy (ii), considered as the one best reproducing the operational reality of companies, is incorporated to the BE modeling as a correction factor when quantifying the phenomenon. We thus present a new mathematical model to quantify the BE in situations where both demand and lead time are stochastic, and where inventory excesses are considered in the determination of future orders. The development of the new model is presented along with computational simulations run to compare its performance with models in Chen et al. (2000) and Fioriolli & Fogliatto (2007). <![CDATA[<b>A new approach for the dial-a-ride problem</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132009000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho descreve um modelo matemático geral e multiobjetivo para o problema dial-a-ride e uma aplicação do simulated annealing para resolvê-lo. O modelo trata a forma estática do problema e abrange vários casos distintos dos modelos mais comuns, tais como frota homogênea e heterogênea, garagens múltiplas ou únicas, e uma função de minimização multiobjetivo que trata os custos de transporte e a inconveniência dos clientes por meio de penalizações. A aplicação do simulated annealing é simples, porém, para a geração de novas soluções vizinhas, são utilizados três movimentos de troca selecionados de forma aleatória e uniformemente distribuída, e as rotas são roteirizadas e programadas separadamente por outros métodos heurísticos. Os resultados computacionais são obtidos com o uso de instâncias públicas disponíveis e comparados com outros métodos que apresentam o atual estado da arte em que o problema se encontra.<hr/>This paper describes a general multi-objective mathematical model for the dial-a-ride problem approximately solved by Simulated Annealing. The model deals with a static problem and includes several distinct cases such as heterogeneous or homogeneous fleet of vehicles, multi or single depot and a multi-objective function that treats transportation costs and customer inconveniences by using penalties. The simulated annealing application is straightforward with three types of neighbors' moves that are randomly selected and equally distributed. The routes are clustered and scheduled in a separate way using specific heuristic methods. Computational results are performed over instances of the literature and the results are compared against current state of the art methods. <![CDATA[<b>Suppliers performance analysis of a manufacturing firm supported by cluster analysis</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132009000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste artigo foi explorar uma técnica de análise multivariada de dados, a análise de aglomerados, proposta e aplicada para classificar os fornecedores de uma empresa da indústria automobilística segundo seus perfis de desempenho. O método de pesquisa foi o estudo de caso exploratório. A empresa tem concentrado seus esforços nas competências centrais do negócio e transferido atividades, principalmente a fabricação de componentes e a montagem de sub-sistemas, para fornecedores especializados. Resultou uma rede de fornecedores, organizada para abastecê-la. A empresa avalia sistematicamente seus fornecedores segundo critérios e indicadores de qualidade, de desempenho logístico e de relacionamento comercial. Os dados estão disponíveis, mas não foi desenvolvida inteligência para transformá-los em informação e auxiliar na definição de estratégias de gestão dos fornecedores. A metodologia proposta separou 107 fornecedores em até sete aglomerados com características similares de desempenho nos três critérios, permitindo a formulação de estratégias para os aglomerados. Também separou os fornecedores pelos indicadores internos aos critérios, permitindo decisões táticas e operacionais. Ao fim, o caso e as implicações do uso da metodologia na gestão da atividade focal foram discutidos.<hr/>This paper aims to explore a multivariate analysis technique, the cluster analysis, proposed and applied to classify vendors of a company from the automotive industry according to their performance profiles. The research method was the exploratory case study. The company concentrates its strengths in the core business activities, transferring to vendors tasks like fabrication of items or subsystems assembling. This practice resulted in a supply network organized to feed the focal activity. The company assesses vendors in a regular basis according to criteria and indicators of quality, logistics, and commercials. Data are available in the company's database, but there is no intelligence able to comply it and generate information to support strategy formulation in vendors managing. The proposed methodology has divided 107 vendors in up to seven clusters with similar performance characteristics under the judgements criteria. This procedure was used to formulate strategies to each specific cluster. The procedure has also divided vendors within the criteria leading to tactical and operational choices. We end the paper discussing the case and its implications on the focal activity management. <![CDATA[<b>A model for integration of management systems</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132009000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Observa-se que há uma lacuna entre o momento da decisão de adotar um Sistema Integrado de Gestão e sua implementação. Este trabalho propõe uma abordagem sistêmica para uma etapa anterior à execução da integração, ou seja, para quando do estudo da viabilidade e elaboração de projeto. A matemática pode servir de suporte para que uma decisão não seja emocional no sentido da organização buscar seu Sistema Integrado de Gestão para estar acompanhando a tendência de seus concorrentes, mas que passe a ser racional na decisão de por que, quando, quanto, como e que sistemas integrarem. Uma vez decidindo-se pela integração de certo número de sistemas de gestão, encontrar-se-ão áreas de atividades que poderão ser enxugadas e outras que não, e estas últimas disputarão mais pelos recursos. Para reduzir o conflito e buscar a solução ótima, é proposta a aplicação de Programação Matemática.<hr/>It can be observed that there is a gap between the moment of the decision to adopt an Integrated Management System and its effective implementation. To address this problem, the present work proposes a systemic approach to the stage prior to the implementation of the integration, that is, when of the study of viability and project elaboration is being carried out. Mathematics can give support to the decision making as it is not emotional in the sense of the company using the Integrated Management Systems search just to be up-to-date with its competitors; mathematics makes the decision of why, when, how much, how and which systems to be integrated rational. When the decision to integrate certain management systems has been made, it will be clear that some activities may be pared and others not, thus reducing the competition for resources. Mathematical programming is proposed to reduce the conflict and to search for the optimum solution. <![CDATA[<b>The development process of  immovable product: an incorporator exploratory study</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132009000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho tem como objetivo propor melhorias no processo de desenvolvimento de produtos imobiliários em uma empresa de construção civil, utilizando informações provenientes do processo de análise das necessidades dos clientes. A partir de abordagens teóricas e de um estudo empírico, apresenta-se um conceito mais abrangente para o processo de desenvolvimento de produto (PDP) para a construção civil, tendo o método do estudo de caso como estratégia de pesquisa. Analisou-se, inicialmente, o fluxo de informações provenientes dos clientes nos diversos pontos de contato com a empresa. Em seguida, foram criadas as ferramentas para captação das necessidades dos clientes, inserindo-se os seus resultados no PDP da empresa. A formalização da utilização das informações provenientes dos clientes trouxe resultados imediatos para o produto que estava em desenvolvimento durante a pesquisa.<hr/>The aim of this paper is to propose improvements in the product development process (PDP) for construction projects using information from the client needs assessment process. With the use of theoretical approaches and empirical study it was possible to present an ample PDP's concept to a civil construction product. Case study was research strategy used in this paper. Initially, the authors used the Data Flow Diagram tool to analyze the information flows that arise from each point of contact between the clients and the company. After that, a tool to capture customers' needs was developed and its results served as a basis for the company´s new product development process. The formal information provided by the tool was used to develop a product at the same time this research was being carried out. <![CDATA[<b>QFD in new product development</b>: <b>a study on its introduction in a company adopting action-research as the methodological approach</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132009000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Organizações de vários setores industriais vêm estruturando seu processo de desenvolvimento de novos produtos (PDP) e introduzindo métodos e técnicas para dar suporte a esse processo. Nesse contexto, este trabalho objetiva apresentar a restruturação de um PDP e a implementação de um método de suporte ao desenvolvimento de novos produtos, o desdobramento da função qualidade (QFD). O trabalho foi conduzido em uma empresa fornecedora para o setor de embalagens por meio dos ciclos da pesquisa-ação, cujos resultados são descritos tendo como contexto a estruturação do PDP e a adoção do QFD. O PDP reestruturado, resultante da base teórica adotada, proporcionou uma melhoria para o desenvolvimento de novos produtos comparativamente à versão anterior, alocando com maior precisão as atividades de desenvolvimento de novos produtos. Em relação ao uso do QFD, o método proporcionou um suporte adequado a estas atividades, no sentido de organização, registro das informações e de uma sequência lógica para as atividades associadas às dimensões de mercado e de desenvolvimento das especificações. Finalmente, conclui-se assim que o trabalho cumpriu os objetivos propostos possibilitado pela abordagem de pesquisa-ação.<hr/>Organizations from various industrial sectors have structured their new product development process (NPD) and introduced methods and techniques to support this process. In this context, this paper aims at presenting the restructure of NPD and the implementation of a method to support it, Quality Function Deployment (QFD). The work was conducted in a company that supplies to the packaging sector through the cycles of action-research. The results are described based on the restructure of NDP and QFD adoption. The restructured NPD, as a result from the theoretical basis, enables to enhance product development in comparison to the previous version, by distributing its activities more precisely. Concerning QFD, the method enables an adequate support to the new product development activities in the sense of data recording and logical sequence of activities related to the dimensions of market and specifications. Finally, the paper concludes that this work fulfil its objectives enabled by action research approach. <![CDATA[<b>Possible interactions between the sustainable development and the fuel logistics</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132009000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo, de caráter exploratório, procurou compreender de que maneira as operações logísticas podem contribuir para um desenvolvimento sustentável, dentro de um contexto em que as organizações, juntamente com o poder público e a sociedade, assumem o importante papel de agentes de uma mudança conceitual da maneira de conduzir os negócios. Realizou-se um estudo em uma grande distribuidora de combustíveis da região metropolitana de São Paulo, onde foram entrevistados gerentes e encarregados envolvidos com os processos operacionais, segurança do trabalho e recursos humanos. Os dados coletados foram submetidos a análise de conteúdo e revelaram uma forte relação das atividades logísticas com o desenvolvimento sustentável. Observou-se ainda que uma visão estratégica que busque a sustentabilidade dos negócios necessita considerar, além dos aspectos econômicos, dentre os quais se encontram os processos operacionais, aspectos sociais e ambientais, o que inclui o envolvimento da organização com seus diversos stakeholders.<hr/>This exploratory study tried to understand the influence of the operations logistics for the firm´s sustainable development, assuming a context that the firms work together with the public authorities and the society as agents of change of management. The study took place in the major fuel dealer in the Metropolitan Area of São Paulo. The managers and supervisors involved with the operational processes, safety of the work and human resources were interviewed. The content analysis of the interviews revealed a strong relationship of the logistics activities with the sustainable development of this fuel dealer. It was also observed that, besides the economical aspects and the operational processes, a strategic vision needs to consider the social and environmental aspects, which includes the involvement of the organization with their several stakeholders. <![CDATA[<b>Brazilian exporters</b>: <b>exploratory study on the perceptions about logistics infrastructure quality</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132009000100010&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo desta pesquisa é avaliar as percepções de diferentes segmentos de exportadores sobre a qualidade da infraestrutura logística de exportação. Para isto, foram definidas e operacionalizadas, com base na revisão de literatura, as principais dimensões de segmentação de exportadores: tipo de carga (contêiner ou granel) e criticidade da operação portuária. Foram enviados questionários para os 250 maiores exportadores brasileiros do ranking da AEB (Associação de Exportadores Brasileiros). A partir dos 101 questionários recebidos foi possível identificar que exportadores de carga a granel tendem a considerar o escoamento e o acesso aos portos uma dificuldade logística mais crítica que os exportadores de cargas em contêineres. Já com relação à criticidade da operação porto-a-porto, os exportadores do setor de insumos industriais percebem a piora da qualidade da infraestrutura física do modal marítimo e da burocracia para exportação como reflexo de limitações na sua capacidade de produção.<hr/>The objective of this research is to evaluate the perceptions of different trading firms about the quality of the logistics infrastructure for the foreign trade. Based on the literature review, the major dimensions regarding these firms were defined and operationalized: type of load (container or bulk) and criticality of port operation. A survey was conducted with the 250 largest Brazilian firms ranked at the AEB list (Brazilian Foreign Trade Firms Association). Based on the 101 questionnaires returned, it was identified that the bulk traders tend to consider the access to ports a bigger logistical shortcoming than the container traders. With regard to the criticality of port operation, firms of the intermediate goods industry perceive the decay of the physical infrastructure and the foreign trade bureaucracy as a consequence of their limited production capacity <![CDATA[<b>Knowledge management practices study in cooperatives organisations</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132009000100011&lng=en&nrm=iso&tlng=en As organizações vêm desenvolvendo um profundo processo de mudança na maneira como concebem e realizam as suas estratégias de negócio. Particular atenção vem sendo dada à gestão do conhecimento, em função do valor estratégico que este recurso pode assumir. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo é determinar o posicionamento de um conjunto de organizações cooperativas em relação à adoção de práticas de gestão do conhecimento. São apresentados os resultados de cinco estudos de caso em um universo de vinte e duas unidades de negócio de cooperativas do Sudoeste do Paraná. O estudo apresenta o desenvolvimento e o teste de um procedimento de análise denominado 'Matriz de Adoção'. Dos resultados, identificam-se a presença de funções e práticas de gestão do conhecimento em todas as organizações cooperativas estudadas, sendo que, em sua ampla maioria, incompletas no que se refere à implantação de um modelo de gestão do conhecimento.<hr/>Organisations are developing an in-dept change process on how they design and implement their business strategies. A special attention is given to knowledge management, as they recognize the potential strategic value that this resource could have. This paper presents the results of a research project, which main goal is to identify and represent the positioning of a set of cooperative organizations related to the adoption of knowledge practices. The results of five case studies are presented; they are defined in a universe of twenty two cooperatives business units in Parana South East region. The study presents the development and test of an analysis procedure named 'Adoption Matrix'. Based on results, it is identified the knowledge management functions and practices presence, however, they are incomplete in the sense of a knowledge management model implementation. <![CDATA[<b>Supermarket checkout operators posture at work</b>: <b>The continuous need for analysis</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132009000100012&lng=en&nrm=iso&tlng=en As condições de trabalho nas quais os operadores de checkout de supermercados realizam suas atividades têm sido uma preocupação dos especialistas nos últimos tempos. Essa pesquisa foi realizada em oito supermercados de duas cidades do Brasil com o objetivo de conhecer as condições em que os operadores realizam suas atividades, detectando os fatores de risco para propor medidas que eliminem ou minimizem o aparecimento de efeitos adversos nos trabalhadores. Foi aplicado um questionário e o método RULA a uma amostra de 80 trabalhadores. O estudo mostrou que o mobiliário não está adaptado às características antropométricas da população, a maioria das posturas analisadas é inadequada, não existem revezamento nem pausas que poderiam ajudar a minimizar a situação, existência de sobrecarga, mental e física, entre outras. Conclui-se que a atividade pode representar riscos à saúde dos operadores de caixa de supermercados.<hr/>The work conditions in which supermarket checkout operators perform activities have been a recent concern to specialists. This research was carried out in eight supermarkets of two cities in Brazil with the aim of knowing the conditions under which operators work, in order to detect risk factors and to propose procedures that could eliminate or minimize their adverse effects on workers. Structured questionnaire and the RULA method was applied to a sample of 80 workers. Major findings of the study as follows: furniture was not adapted to anthropometric characteristics of the workers, most of analyzed positions are not adequate, there was no rotation or pauses that could reduce the risk, there was a significant amount of mental and physical work overload. We conclude that, under current conditions, checkout operations at supermarkets poses health risk to operators. <![CDATA[<b>Work deregulation and deregulation of the activity</b>: <b>the case of outsourcing of urban cleaning and the street sweeper work</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132009000100013&lng=en&nrm=iso&tlng=en Os mecanismos precisos que associam terceirização e saúde do trabalhador ainda são pouco conhecidos. Mesmo que as relações entre terceirização e saúde pareçam evidentes, não é trivial demonstrar que existem relações causais diretas e específicas entre a mudança da relação contratual e o adoecimento. Embora reais, os diversos aspectos da precarização jurídica, social e econômica não explicam per se o aumento dos agravos à saúde do trabalhador terceirizado. Apoiando-nos no conceito de (des)regulação da atividade de trabalho, mostramos como a desregulamentação das relações de trabalho que acompanham a terceirização dos serviços de limpeza urbana pode levar ao adoecimento ou aumentar os agravos à saúde dos garis terceirizados. Para isto, recorreu-se à Análise Ergonômica do Trabalho para compreender o cotidiano dos trabalhadores terceirizados.<hr/>The precise mechanisms associating outsourcing and occupational health are not well known yet. Even being the relations between outsourcing and health apparently evident, it isn't easy to demonstrate the existence of direct and specific causal relations between the change of the contractual relations and occupational diseases. The various aspects of juridical, social and economic deregulations, although real, do not explain themselves the increasing damages on the external workers' health. Based on the concept of deregulation of the work activity if will be shown how the deregulation of the work relations that come along with outsourcing of urban cleaning services can produce or grow the occupational diseases and accidents of the street sweepers. For this it was appealed to work ergonomic analyzes to understand the daily activity of the street sweepers. <![CDATA[<b>Effect of lot size reduction and Continuous Improvement on Work In Process and Utilization</b>: <b>study using a combined System Dynamics and Factory Physics approach</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132009000100014&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente trabalho apresenta um modelo quantitativo que utiliza de forma híbrida as abordagens System Dynamics - SD (FORRESTER, 1962) e Factory Physics (HOPP; SPEARMAN, 2001) objetivando estudar o efeito conjunto de seis programas de Melhoria Contínua - CI (variabilidade na taxa de chegada, variabilidade do processo, qualidade, tempo até a falha, tempo de reparo e tempo de set up) e de redução de tamanhos de lote de produção nos níveis médios de Estoque em Processo (WIP) e Utilização em um ambiente produtivo com uma única máquina que processa múltiplos produtos. Os resultados dos experimentos realizados utilizando-se o modelo desenvolvido fornecem insights e subsídios que dão suporte a uma série de modernas ferramentas e filosofias de gestão da manufatura, tais como programas de redução da variabilidade do processo como, por exemplo, Seis Sigma; programas de redução de set up, como por exemplo os programas SMED (Single Minute Exchange of Die), Sistema Toyota de Produção/Manufatura Enxuta e Quick Response Manufacturing (QRM). Além disso, o modelo também serve para auxiliar na escolha de diferentes possibilidades de programas de Melhoria Contínua no chão de fábrica.<hr/>This paper builds a quantitative model, which is a result of a combination of System Dynamics (FORRESTER, 1962) and Factory Physics (HOPP; SPEARMAN, 2001) approaches aiming to examine how six Continuous Improvement (CI) programs (arrival variability, process variability, quality (defect rate), time to failure, repair time, and set up time), together with lot size reduction, affect Work In Process (WIP) and Utilization in a multi-product, single-machine environment. Results of the paper provides support for: i) the importance of implementing set up reduction programs; ii) Lean Manufacturing (LM) philosophy regarding the implementation of small CI programs in a lot of variables and areas of the shop floor; iii) Quick Response Manufacturing (QRM) philosophy regarding the importance of managers to know the convex relationship between lot size and WIP in order to decide the amount of lot size reduction to be performed on shop floor; iv) the choice between alternative CI programs. <![CDATA[<b>Study of the cellular phone diffusion in Brazil</b>: <b>a system dynamics approach</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65132009000100015&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho apresenta um modelo para estudo da difusão da tecnologia móvel celular. Baseado na teoria de difusão de produtos de Frank Bass (1969), e na metodologia de Dinâmica de Sistemas, o modelo foi aplicado ao caso brasileiro. Como resultado, foi possível reproduzir, com bom grau de aderência, as curvas acumuladas de celulares adotados no Brasil (pós-pagos, pré-pagos e total), bem como a curva de vendas anuais. Os resultados das projeções apontam para uma saturação da penetração de telefones celulares no Brasil por volta do ano de 2013, quando então o mercado deverá atingir um total aproximado de 150 milhões de aparelhos.<hr/>This work presents a model to study the diffusion of the mobile cell phone technology. Based on the Frank Bass' theory of Products Diffusion (1969), and on the System Dynamics methodology, the model was applied to the Brazilian case. As a result, it was possible to reproduce, with a good degree of adherence, the accumulated curves of cellular adopted in Brazil (post-paid, pre-paid and total), as so the annual sales curve. The projected results indicates a saturation of cell phones diffusion in Brazil around the year 2013, when the market will supposed to reach a total of approximately 150 millions of devices.