Scielo RSS <![CDATA[Paidéia (Ribeirão Preto)]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=0103-863X20200001&lang=pt vol. 30 num. lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Cotidiano, Comunicação e Afetos dos Irmãos e Progenitores dos Militares em Missão]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2020000100201&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract The Portuguese military in mission state that parents and siblings are a fundamental support; however, research is very scarce in this area. This study aimed to investigate the impact of a mission on the daily life, communication and emotional responses of 227 relatives of 92 military personnel, 114 siblings (M age = 29.14, SD = 9.81) e 113 parents (M age = 55.06, SD = 9.12). A questionnaire related to the mission was applied, focusing on changes in the daily life, social support, communication and advice to other family members; and the Positive and Negative Affect Schedule since receiving notification. The results revealed that the parents suffered more with the notification and that there were changes in family functioning and in the functional support. Communication with the deployed military service member strengthens family relationships, morale, and well-being. Participants reported emotions of concern and pride, and gave advice based on a positive attitude toward the military and the mission.<hr/>Resumo Os militares portugueses em missão costumam mencionar que pais e irmãos são um apoio fundamental, contudo a investigação é muito escassa nesta área. Este estudo teve como objetivo investigar o impacto de uma missão no cotidiano, comunicação e nas respostas emocionais de 227 familiares de 92 militares, 114 irmãos (M idade = 29.14, DP = 9.81) e 113 progenitores (M idade = 55.06, DP = 9.12). Aplicou-se um questionário relativo à missão, focando alterações do cotidiano, suporte social, comunicação e conselhos a outros familiares; e a Escala de Afetos Positivos e Negativos perante a notificação da mesma. Os resultados revelaram que os progenitores sofreram mais com a notificação e que existiram alterações no funcionamento familiar e no suporte funcional. A comunicação com o militar destacado fortalece as relações familiares, a moral e o bem-estar. Os participantes destacaram as emoções de preocupação e orgulho assim como conselhos pautados por uma atitude positiva face aos militares e à missão.<hr/>Resumen Los militares portugueses en misión mencionan que los padres y hermanos son un apoyo fundamental, pero la investigación es muy escasa en esta área. Este estudio tuvo como objetivo investigar el impacto de una misión en la vida cotidiana, la comunicación y las respuestas emocionales de 227 familiares de 92 militares, 114 hermanos (M edad = 29.14 SD = 9.81) y 113 padres (M edad = 55.06, SD = 9.12). Se aplicó un cuestionario de misión, centrado en los cambios diarios, el apoyo social, la comunicación y el asesoramiento a otros miembros de la familia; y la Escala de Afectos Positivos y Negativos tras la notificación. Los resultados revelaron que los padres sufrieron más con la notificación y que hubo cambios en el funcionamiento familiar y el apoyo funcional. La comunicación con el militar separado fortalece las relaciones familiares, la moral y el bienestar. Los participantes destacaron emociones de preocupación y orgullo, así como consejos basados en una actitud positiva hacia los militares y la misión. <![CDATA[Estudo Psicodinâmico dos Sintomas Refluxo e Cólica no Primeiro Ano de Vida]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2020000100202&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract The aim of this study was to analyze the psychodynamics of three mother-infant pairs with reflux diagnosis and two with colic diagnosis and their possible relation to the referred psychosomatic disorders. Qualitative exploratory study in which the sample was composed after signing the informed consent form. Instruments: semi-directed interview, seven boards of the Thematic Apperception Test and Naturalistic Observation. Content analysis of the interviews and TAT boards was performed and the way the mother perceived the productions of the baby was considered from naturalistic observation. These analyses supported psychodynamic interpretations of the functioning of the dyads studied. As main results, the reflux group highlights the need for maternal support and the presence of maternal ambivalence. In mother-infant pairs with colic, there is anxiety regarding their own ability to care for their child. In both groups, there is environmental influence on the way mothers feel about sufficiently good mothering.<hr/>Resumo O objetivo deste estudo foi analisar a psicodinâmica de três pares mãe-bebê com diagnóstico de refluxo e dois com diagnóstico de cólica e sua possível relação com as referidas desordens psicossomáticas. Trata-se de estudo qualitativo e exploratório cuja a amostra foi composta após assinatura do termo de consentimento. Instrumentos: entrevista semi-dirigida, sete pranchas do Teste de Apercepção Temática (TAT) e Observação Naturalista. Procedeu-se análise de conteúdo das entrevistas e das pranchas do TAT e, da observação naturalista, valorizou-se principalmente a maneira como a mãe percebeu as produções do bebê. Estas análises respaldaram interpretações psicodinâmicas do funcionamento das díades estudadas. Como principais resultados, destaca-se no grupo refluxo a necessidade de apoio para maternar e presença de ambivalência materna. Já nos pares mães-bebês com cólica, há ansiedade frente à própria capacidade de cuidar do filho. Nos dois grupos, há influência ambiental na maneira como as mães se sentem no exercício da maternagem suficientemente boa.<hr/>Resumen El objetivo de este estudio fue analizar la psicodinámica de 3 parejas madre-bebé con diagnóstico de reflujo y 2 con cólico y la posible relación de estos síntomas con trastornos psicosomáticos. El estudio es cualitativo y exploratorio. La muestra se compuso después de que los participantes firmaron el formulario de consentimiento. Instrumentos: entrevista semidirigida, 7 láminas del Test de Apercepción Temática y observación naturalista. Se realizó un análisis de contenido de las entrevistas y de las láminas del TAT y, a partir de la observación naturalista, se valoró la forma en que la madre percibió las producciones del bebé. Estos análisis respaldaron interpretaciones psicodinámicas del funcionamiento de las díadas estudiadas. Como resultados principales, en el grupo reflujo se destacan la necesidad de apoyo a la madre y la presencia de ambivalencia materna. En las parejas madre-bebé con cólico, se percibe ansiedad con respecto a la capacidad para cuidar al niño. En ambos grupos, hubo influencia ambiental en los sentimientos de las madres sobre el buen ejercicio de la maternidad. <![CDATA[Efeitos do Toque em Esculturas sobre a Apreciação Artística de Propriedades Colativas Emocionais/Perceptivas]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2020000100203&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract The relationship between physical stimulus and perception is fundamental to understand aesthetic appreciation. This study aimed to examine how the properties of sculptures influence their artistic appreciation. Thirteen participants touched altered sculptures from the series Bichos de Lygia Clark. Participants indicated their perceptions for each stimulus using Semantic Differential Scales (7-point Likert scale): Complexity, Irregularity, Amount of pieces, Interest and Pleasingness. The duration of manipulation was recorded. The results showed that sculptures perceived as having more pieces were the ones judged to have a high level of Complexity and Irregularity. Sculptures evaluated as demonstrating a high level of Complexity and Irregularity were considered more interesting, although less pleasant. Participants tended to spend more time exploring the more complex sculptures. The results indicate that the amount of informational content, represented by the amount of pieces present in the sculpture, can influence the way it is perceived and affect its hedonic value.<hr/>Resumo A relação entre estímulo físico e percepção é fundamental para entender a apreciação estética. Este estudo teve como objetivo examinar como propriedades de esculturas influenciam suas apreciações artísticas. Treze participantes tocaram esculturas alteradas da série Bichos de Lygia Clark. Os participantes indicaram suas percepções para cada estímulo usando Escalas de Diferencial Semântico (tipo Likert - 7 pontos): Complexidade, Irregularidade, Quantidade de peças, Interesse e Agradabilidade. A duração da manipulação foi registrada. Os resultados mostraram que esculturas julgadas como tendo maior quantidade de peças foram julgadas como tendo alto nível de Complexidade e Irregularidade. Esculturas avaliadas como demonstrando um alto nível de Complexidade e Irregularidade foram consideradas mais interessantes, embora menos agradáveis. Os participantes tenderam a gastar mais tempo explorando as esculturas mais complexas. Os resultados indicam que a quantidade de conteúdo informacional, representado pela quantidade de peças presente na escultura, pode influenciar o modo como ela é percebida e afetar seu valor hedônico.<hr/>Resumen La relación entre el estímulo físico y la percepción es esencial para comprender la apreciación estética. Este estudio tuvo como objetivo examinar cómo las propiedades de las esculturas influyen en su apreciación artística. Trece participantes tocaron esculturas alteradas de la serie Bichos de Lygia Clark. Los participantes manifestaron sus percepciones para cada estímulo utilizando Escalas de Diferencial Semántico (de tipo Likert - 7 puntos): Complejidad, Irregularidad, Cantidad de piezas, Interés y Satisfacción. Se registró la duración de la manipulación. Los resultados apuntaron que las esculturas consideradas con más cantidad de piezas tenían un alto grado de Complejidad e Irregularidad. Las esculturas evaluadas con un alto grado de Complejidad e Irregularidad se consideraron más interesantes, aunque menos agradables. Los participantes tendían a pasar más tiempo explorando las esculturas más complejas. Los resultados indican que la cantidad de contenido informativo, representado por la cantidad de piezas presentes en la escultura, puede influir en la forma de percibirla y afectar su valor hedónico. <![CDATA[Idosos que Cuidam de Idosos: Dupla Vulnerabilidade e Qualidade de Vida]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2020000100301&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract Elderly caregivers of other elderly people suffer from double vulnerability because they must deal with demands for care and for their own health. The objective of this study was to identify the association between double vulnerability and quality of life of elderly caregivers. The 148 participants were evaluated in relation to socio-demographic variables, quality of life, health self-assessment, perceived burden, measures of physical health of the caregiver and physical and cognitive vulnerability of the elderly who is the target of care. The hierarchical multivariate analysis showed that the elderly caregivers with the highest risk of worse quality of life were those with three or more diseases, with medium or high burden and with a worse health evaluation compared to the past. Greater health weakness is expected over the course of ageing; therefore, to study elderly caregivers, the perception of changes in health is a more pertinent measure than just the assessment of immediate health.<hr/>Resumo Idosos que cuidam de outros idosos sofrem dupla vulnerabilidade, pois precisam lidar com demandas do cuidado e da própria saúde. O objetivo desse estudo foi identificar a associação entre dupla vulnerabilidade e qualidade de vida de idosos cuidadores. Os 148 participantes foram avaliados com relação às variáveis sociodemográficas, qualidade de vida, autoavaliação de saúde, sobrecarga percebida, medidas de saúde física do cuidador e de vulnerabilidade física e cognitiva do alvo de cuidados. A análise multivariada hierárquica mostrou que os cuidadores idosos com maior risco de pior qualidade de vida foram os com três ou mais doenças, com sobrecarga média ou alta e com pior avaliação de saúde comparada com o passado. É esperada uma maior debilidade na saúde ao longo do envelhecimento, portanto, talvez, para estudar cuidadores idosos, a percepção de mudanças na saúde seja uma medida mais pertinente do que apenas a avaliação da saúde imediata.<hr/>Resumen Los ancianos que cuidan a otros ancianos sufren doble vulnerabilidad, pues necesitan lidiar con demandas del cuidado y de la propia salud. El objetivo de este estudio fue identificar la asociación entre doble vulnerabilidad y calidad de vida de ancianos cuidadores. Los 148 participantes fueron evaluados con relación a las variables sociodemográficas, calidad de vida, autoevaluación de salud, sobrecarga percibida, medidas de salud física del cuidador y de vulnerabilidad física y cognitiva de la persona que es objeto de cuidados. El análisis multivariado jerárquico mostró que los cuidadores ancianos con mayor riesgo de peor calidad de vida fueron los con tres o más enfermedades, con sobrecarga media o alta y con peor evaluación de salud comparada con el pasado. Se espera una mayor debilidad en la salud a lo largo del envejecimiento; por lo tanto, para estudiar cuidadores ancianos, la percepción de cambios en la salud es una medida más pertinente que sólo la evaluación de la salud inmediata. <![CDATA[Conflito e Triangulação Coparental, Regulação Emocional e Problemas Externalizantes em Adolescentes: Relações diretas e indiretas]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2020000100302&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract Difficulties in coparenting performance reverberate in externalizing problems in adolescents. However, understanding on the mechanisms mediating this relationship is scarce. Emotion regulation is a possible link between these constructs. This study aims to test a structural model in which emotional dysregulation mediates coparenting and externalizing problems in adolescents. This is a quantitative, cross-sectional, and explanatory study. The sample consisted of 229 adolescents aged between 11 and 18, living in inland cities of Rio Grande do Sul. Structural equation modeling was used to test the empirical validity of the proposed theoretical model. Results provided evidence for the advance of the study on family relationships and explanatory mechanisms in the development of externalizing problems. Some domains of emotion deregulation mediate the association between coparenting negative dimensions and externalizing problems. Direct and indirect relationships between the model variables are analyzed and discussed.<hr/>Resumo Dificuldades no exercício da coparentalidade reverberam em problemas externalizantes em adolescentes. Entretanto, há escassez no entendimento sobre mecanismos que medeiam essa relação. A regulação emocional apresenta-se como possível ligação entre esses construtos. O objetivo deste estudo foi testar um modelo estrutural no qual a desregulação emocional é mediadora entre coparentalidade e problemas externalizantes em adolescentes. Trata-se de estudo com delineamento quantitativo, transversal, explicativo. Contou com uma amostra de 229 adolescentes entre 11 a 18 anos, residentes no interior do Rio Grande do Sul. Foi utilizada modelagem de equações estruturais para testar a validade empírica do modelo teórico proposto. Os resultados forneceram evidências para o avanço do estudo das relações familiares e mecanismos explicativos no desenvolvimento de problemas externalizantes. Alguns domínios de desregulação emocional são mediadores da associação entre dimensões negativas de coparentalidade e problemas externalizantes. As relações diretas e indiretas entre as variáveis do modelo são analisadas e discutidas.<hr/>Resumen Las dificultades en la coparentalidad reverberan en problemas de externalización en adolescentes. Sin embargo, existe una falta de comprensión sobre los mecanismos que median esta relación. La regulación emocional es un posible vínculo entre estos constructos. El objetivo de este estudio fue probar un modelo estructural en el que la desregulación emocional es mediadora entre la coparentalidad y los problemas de externalización en adolescentes. Este es un estudio cuantitativo, transversal y explicativo. Cuenta con una muestra de 229 adolescentes entre 11 y 18 años que viven en el interior de Rio Grande do Sul. Se utilizó el modelo de ecuaciones estructurales para probar la validez empírica del modelo teórico propuesto. Los resultados proporcionaron evidencia para el avance del estudio de las relaciones familiares y los mecanismos explicativos en el desarrollo de problemas de externalización. Algunos dominios de desregulación emocional median la asociación entre las dimensiones negativas de los problemas de coparentalidad y problemas de externalización. Se analizan y discuten las relaciones directas e indirectas entre las variables del modelo. <![CDATA[Desenvolvimento Infantil, Depressão Materna e Fatores Associados: um Estudo Longitudinal]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2020000100303&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract Maternal depression can compromise child development, but little about its effects has been investigated since the pregnancy stage. This longitudinal study aimed to compare, in two moments, the development of children of mothers with depressive symptoms and to identify whether these symptoms and other sociodemographic variables were associated with development at 6 and 14 months. One hundred and thirty nine women answered a questionnaire referring to sociodemographic and birth data and the Beck Depression Inventory, in the third gestational trimester, 6 and 14 months after childbirth. At 6 and 14 months of age, children were assessed using the Denver Developmental Screening Test. There was a high percentage of babies at risk at 6 and 14 months. Depressive symptoms were associated with delays in the development of subareas, but not with overall development. It is believed that the relationship between maternal depression and developmental delay is mediated by other variables that indirectly interfere in the process and would need further investigation.<hr/>Resumo Depressão materna pode comprometer o desenvolvimento infantil, mas pouco se investigou seus efeitos desde a fase gestacional. Este estudo longitudinal visou comparar, em dois momentos, o desenvolvimento de filhos de mães com sintomas depressivos e identificar se esses sintomas e outras variáveis sociodemográficas se associaram com o desenvolvimento aos seis e 14 meses. 139 mulheres responderam questionário referente a dados sociodemográficos e de nascimento e Inventário de Depressão de Beck, no terceiro trimestre gestacional, seis e 14 meses pós-parto. Aos seis e 14 meses as crianças foram avaliadas pelo Teste de Triagem do Desenvolvimento de Denver. Observou-se alta porcentagem de bebês em risco aos seis e 14 meses. Sintomas depressivos se associaram com atrasos no desenvolvimento das subáreas, mas não com o desenvolvimento global. Acredita-se que a relação entre depressão materna e atraso no desenvolvimento é mediada por outras variáveis que interferem indiretamente no processo e precisariam maior investigação.<hr/>Resumen La depresión materna puede afectar al desarrollo infantil, sin embargo, son pocos los estudios sobre sus efectos desde la etapa del embarazo. Este estudio longitudinal tuvo como objetivo comparar, en dos momentos, el desarrollo de los hijos de madres con síntomas depresivos e identificar la posible asociación de estos síntomas y otras variables sociodemográficas con el desarrollo infantil a los seis y a los 14 meses de edad. Ciento treinta y nueve mujeres respondieron un cuestionario con datos sociodemográficos y de nacimiento y también el Inventario de Depresión de Beck, en el tercer trimestre de gestación, a los seis y a los 14 meses después del parto. A los seis y a los 14 meses de edad, se evaluó a los niños mediante la Prueba de Tamizaje del Desarrollo de Denver. Hubo un alto porcentaje de bebés en riesgo a los seis y a los 14 meses. Los síntomas depresivos no se asociaron a retrasos en el desarrollo total, sino en el desarrollo de subáreas. Se estima que la relación entre depresión materna y retraso en el desarrollo está mediada por otras variables que interfieren indirectamente en el proceso y que necesitan más estudios. <![CDATA[Perfis de Ajustamento Psicossocial de Gays e Lésbicas Envolvidos em Relacionamentos Conjugais: Uma Análise Baseada em Clusters]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2020000100304&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract Sexual minorities continue to face stressful environments arising from a heterosexist and homophobic system, endangering their health as well as their relational competence. This study characterizes psychosocial adjustment profiles from gay men and lesbians, verifying their differences according to socio-demographic data and protection factors. For such, 176 self-declared gay and lesbian participants, residents of Fortaleza, Aracaju and Uberaba, with stable marital relationships, responded to the following instruments: Internalized Homophobia Scales, Marital Satisfaction Scale, and the General Health Questionnaire. By using the cluster analytical method, four adaptive patterns were identified: resilient (n = 58); vulnerable (n = 41); competent (n = 43); and poorly adapted (n = 34). The identification of distinct profiles emphasized individual development paths, pointing out directions on how to promote resilience processes among sexual minorities that experienced such internal perception of stigma.<hr/>Resumo Minorias sexuais continuam a enfrentar ambientes estressantes decorrentes do sistema heterossexista e homofóbico, colocando em risco a sua saúde, bem como a sua competência relacional. Esse estudo objetivou caracterizar perfis de ajustamento psicossocial de gays e lésbicas, verificando as suas diferenças de acordo com os dados sociodemográficos e os fatores de proteção. Para tal, 176 participantes autodeclarados gays e lésbicas, residentes de Fortaleza, Aracaju e Uberaba e que viviam relações conjugais estáveis, responderam os seguintes instrumentos: Escalas de Homofobia Internalizada, Escala de Satisfação Conjugal e o Questionário de Saúde Geral. Através do método analítico de cluster quatro padrões adaptativos foram identificados: resiliente (n = 58); vulnerável (n = 41); competente (n = 43); e mal adaptado (n = 34). A identificação de perfis distintos evidenciou trajetórias de desenvolvimento singulares, apontando direções sobre como promover processos de resiliência entre as minorias sexuais que vivenciaram a percepção interna do estigma.<hr/>Resumen Las minorías sexuales siguen enfrentando ambientes estresantes resultado del sistema heterosexista y homofóbico poniendo en riesgo su salud y su competencia en las relaciones. Este estudio tuvo como objetivo caracterizar los perfiles de ajuste psicosocial de gays y lesbianas, verificando sus diferencias según los datos sociodemográficos y los factores de protección. Para ello, 176 participantes homosexuales y lesbianas autodeclarados, residentes en Fortaleza, Aracaju y Uberaba y que se encontraban en estables relaciones conyugales respondieron los siguientes instrumentos: Escalas de Homofobia Internalizada, Escala de Satisfacción Conyugal y Cuestionario de Salud General. Utilizando el método analítico de cluster se identificaron cuatro estándares adaptativos: resiliente (n = 58); vulnerable (n = 41); competente (n = 43); y mal adaptado (n = 34). Los distintos perfiles identificados mostraron trayectorias de desarrollo singulares, destacando instrucciones sobre cómo promover procesos de resiliencia entre las minorías sexuales que experimentaron la percepción interna del estigma. <![CDATA[Habilidades Sociais Educativas e Repertório de Crianças Diferenciadas Por Comportamento e Sexo]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2020000100305&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract Our study sought to compare mothers’ behavioral repertoire (educational social skills and negative practices) and maternal anxiety and depression indicators with children’s behaviors (behavior problems and social skills), by assessing the variables “sex” (boys and girls) and “occurrence of behavior problems”. The sample consisted of 20 children with behavior problems (clinical group), 20 without behavior problems (non-clinical group), their mothers and teachers. Reporting instruments were used with teachers and mothers and comparative analyzes were conducted between groups. The results indicated that the clinical group had higher rates of behavior problems and maternal depressive symptoms, whereas the non-clinical group showed more child social and educational social skills. Sex did not differ between groups. We concluded that maternal educational practices are more influenced by children’s behaviors than by their sex.<hr/>Resumo Este estudo objetivou comparar repertório comportamental de mães (habilidades sociais educativas e práticas negativas), indicadores de ansiedade e depressão maternos e comportamentos de crianças (problemas de comportamento e habilidades sociais), controlando as variáveis sexo (meninos e meninas) e ocorrência de problemas de comportamento. A amostra foi composta por 20 crianças com problemas de comportamento (grupo clínico), 20 sem problemas de comportamento (grupo não clínico), suas mães e professores. Foram utilizados instrumentos de relato com professores e mães e conduzidas análises comparativas entre os grupos. Os resultados indicaram que o grupo clínico apresentou maiores taxas em problemas de comportamento e sintomas de depressão materna, enquanto o grupo não clínico apresentou mais habilidades sociais infantis e habilidades sociais educativas. O sexo não diferenciou os grupos. Conclui-se que as práticas educativas maternas são mais influenciadas pelos comportamentos das crianças do que pelo sexo delas.<hr/>Resumen Este estudio tuvo como objetivo comparar el repertorio conductual de madres (habilidades sociales educativas y prácticas negativas), los indicadores de ansiedad y depresión maternos y los comportamientos de los niños (problemas del comportamiento y habilidades sociales) diferenciados por las variables sexo (niños y niñas) y la aparición de problemas del comportamiento. La muestra consistió en 20 niños con problemas del comportamiento (grupo clínico), 20 niños sin problemas del comportamiento (grupo no clínico), sus madres y maestros. Se utilizaron instrumentos de informe con maestros y madres y se realizaron análisis comparativos entre grupos. Los resultados indicaron que el grupo clínico tenía tasas más altas de problemas del comportamiento y síntomas de depresión materna, mientras que el grupo no clínico tenía más habilidades sociales infantiles y habilidades sociales educativas. El sexo no se diferenció en los grupos. Se concluye que las prácticas educativas maternas están más influenciadas por los comportamientos de los niños que por el sexo de los mismos. <![CDATA[Caracterização de Casos de Maus-Tratos Infantis Identificados em Serviços de Saúde]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2020000100306&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract Child maltreatment is a severe Public Health issue. To understand its associated factors, our study analyzed 14.564 cases of child maltreatment recorded in the state of Rio Grande do Sul between 2010 and 2014. In our study, we analyzed immediate contextual aspects (child’s gender and developmental stage, perpetrator’s gender, family relationship between the victim and the perpetrator) and intermediate aspects (health professionals’ response). Chi-square analysis showed that girls were more likely to be vulnerable to sexual and psychological abuse, especially in middle childhood. Boys, on the other hand, were more likely to experience neglect in infancy and physical abuse in middle childhood. Males were the main perpetrators. Our results are discussed, based on a theoretical review of the sociocultural conceptions of child developmental characteristics, parenting practices, and gender roles. We suggest changes in the notification process and case referral.<hr/>Resumo Os maus-tratos infantis são um grave problema de saúde pública. A fim de elucidar fatores associados à sua ocorrência, no presente estudo foram analisados 14.564 casos de maus tratos contra crianças reportados no Rio Grande do Sul entre 2010 e 2014. Foram analisados aspectos que operam em níveis contextuais imediatos (gênero da criança e fase do desenvolvimento, sexo do perpetrador, parentesco entre a vítima e perpetrador) e intermediários (respostas do profissional da saúde) dos casos reportados. Resultados de qui quadrado demonstraram que meninas tendem a ser vulneráveis ao abuso sexual e psicológico, principalmente durante a terceira infância. Meninos tendem a ser expostos a maus tratos físicos, na terceira infância, e à negligência na primeira infância. Homens foram os principais agressores identificados. Os resultados são discutidos com base em revisão teórica sobre concepções socioculturais de características desenvolvimentais infantis, práticas parentais e papéis de gênero. Sugerem-se modificações no processo de notificação e encaminhamento dos casos.<hr/>Resumen El maltrato infantil es un grave problema de salud pública. Con el fin de exponer los factores asociados a su ocurrencia, en el presente estudio se analizaron 14.564 casos de maltrato infantil reportados en Rio Grande do Sul entre 2010 y 2014. Se analizaron aspectos que operan a niveles contextuales inmediatos (género del niño y etapa de desarrollo, sexo del perpetrador, parentesco entre la víctima y el perpetrador) e intermediarios (respuestas del profesional de la salud) de los casos reportados. Los resultados del chi-cuadrado mostraron que las niñas tienden a ser vulnerables al abuso sexual y psicológico, especialmente durante su tercera infancia. Los niños tienden a ser expuestos al maltrato físico en la tercera infancia y a la negligencia en la primera infancia. Los principales agresores identificados fueron los hombres. Los resultados se discuten en base a una revisión teórica sobre las concepciones socioculturales de las características del desarrollo infantil, las prácticas parentales y los roles de género. Se sugieren modificaciones en el proceso de notificación y el direccionamiento de casos. <![CDATA[Raciocínio, Afetividade e Rendimento Escolar no Final do Ensino Básico Português: Que Variáveis Considerar?]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2020000100307&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract Elementary education is a stage in which children and adolescents develop reasoning and affectivity, variables often associated with school performance. This study aims to analyze the relationship between reasoning, affectivity and school performance in Portuguese and Mathematics, considering sociodemographic, relational and academic characteristics. In a non-probabilistic sample of 226 ninth graders from three different Portuguese basic schools, we collected sociodemographic, relational and academic data, and applied instruments to assess reasoning and affectivity. The results show correlation between reasoning, affectivity, school performance, parental education and quality of relationships with parents, teachers and classmates. We found differences in reasoning, affectivity and school performance based on gender, retention history, liking for school and study activities; however, there was no verification of difference regarding variables such as having separated parents, having siblings or practicing leisure activities in spare time. These results should be considered as to develop interventions to promote academic success in students who are in their final year of elementary education.<hr/>Resumo O ensino básico é uma etapa na qual crianças e adolescentes desenvolvem o raciocínio e a afetividade, variáveis associadas ao rendimento escolar. Este estudo tem como objetivo estudar a relação entre raciocínio, afetividade e rendimento escolar em Português e Matemática, tendo em consideração caraterísticas sociodemográficas, relacionais e escolares. Numa amostra não-probabilística de 226 alunos do 9º ano de três escolas básicas portuguesas, foram recolhidas medidas sociodemográficas, relacionais e escolares, e aplicados instrumentos para avaliar o raciocínio e a afetividade. Os resultados evidenciam correlações entre raciocínio, afetividade, rendimento escolar, escolaridade dos pais e qualidade dos relacionamentos com pais, professores e pares. Foram encontradas diferenças no raciocínio, afetividade e rendimento escolar, mediante o gênero, histórias de retenção, gosto pela escola e pelo estudo, não se verificando diferenças mediante variáveis como ter pais separados, ter irmãos, ou praticar atividades nos tempos livres. Estes resultados devem ser tidos em consideração em intervenções para a promoção do sucesso escolar em alunos que estejam no último ano do ensino básico.<hr/>Resumen La enseñanza básica es una etapa en la que niños y adolescentes desarrollan el razonamiento y los afectos, variables asociadas al rendimiento escolar. Este estudio tiene como objetivo estudiar la relación entre razonamiento, afectividad y rendimiento escolar en Lengua Portuguesa y Matemáticas, teniendo en cuenta las características demográficas, relacionales y escolares. De una muestra no probabilística de 226 estudiantes en el 9.º grado de la secundaria en tres escuelas portuguesas, se tomaron medidas sociodemográficas, educativas y relacionales, y se aplicaron instrumentos para evaluar el razonamiento y la afectividad. Los resultados evidencian correlaciones entre raciocinio, afectividad, rendimiento escolar, escolaridad de los padres y calidad de las relaciones con padres, profesores y pares. Se encontraron diferencias en el razonamiento, afectividad y rendimiento escolar, mediante el género, historias de retención, gusto por la escuela y por los estudios, no verificándose diferencias mediante variables como tener padres separados, tener hermanos, o practicar actividades en el tiempo libre. Estos resultados deben tenerse en cuenta en las intervenciones para promover el éxito escolar en los alumnos que se encuentren en el último grado de la educación básica. <![CDATA[Por quem vale a pena Mentir? A mentira Pró-Social em crianças escolares]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2020000100308&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract A prosocial lie is a false statement intended to help and not to harm someone. The present study investigated possible effects of age and culture in 97 Brazilian children’s responses (7 to 11 years of age) in a prosocial lying task, designed for a previous study with Canadian and Chinese children. The task consisted in presenting four dilemmas followed by questions about what children should do: tell the truth or lie to protect the self, a friend or a group? No effect of age was found for the lying scores, but the lying-for-friend scores were significantly higher than the lying-for-self and lying-for-collective scores. This pattern of results suggests that, in contrast to Chinese and Canadian children, Brazilian children find it more worthwhile to tell a lie that protects a friend than a lie that protects self-interests or those of a group.<hr/>Resumo A mentira pró-social é uma declaração falsa contada com o objetivo de ajudar e não prejudicar alguém. Este estudo teve por objetivo investigar possíveis efeitos de idade e cultura sobre as respostas de 97 crianças brasileiras (7 a 11 anos) em uma tarefa de mentira pró-social, criada para um estudo prévio com crianças canadenses e chinesas. A tarefa consistiu na apresentação de quatro dilemas seguidos de perguntas sobre como as crianças agiriam: contariam a verdade ou mentiriam para proteger a si mesmas, um amigo ou o grupo? Não foi encontrado um efeito de idade sobre os escores de mentira, mas os escores de mentira para beneficiar um amigo foram significativamente maiores que os escores mentir-por-si e mentir-pelo-coletivo. Esse padrão de resultados sugere que, em contraste às crianças chinesas e canadenses, para as brasileiras, vale mais a pena contar uma mentira para proteger um amigo do que para proteger interesses próprios ou coletivos.<hr/>Resumen La mentira prosocial es una declaración falsa con el fin de ayudar y no perjudicar a alguien. Este estudio pretende investigar la posible influencia de la edad y la cultura en las respuestas de 97 niños brasileños (de 7 a 11 años) en una tarea de mentira prosocial diseñada en un estudio previo con niños canadienses y chinos. La tarea consistió en presentar cuatro dilemas seguidos de preguntas sobre cómo actuarían los niños: diría la verdad o diría una mentira para proteger a sí mismo, a un amigo o al grupo. No se encontró ninguna influencia de la edad en los puntajes de mentira, sin embargo, los puntajes de mentira para beneficiar a un amigo fueron los más altos significativamente que los puntajes de mentir por sí mismo y mentir por el colectivo. Este patrón de resultados evidencia que, a diferencia de los niños chinos y canadienses, los niños brasileños consideran que vale más la pena mentir para proteger a un amigo que para proteger a sus propios intereses o del colectivo. <![CDATA[Propriedades Psicométricas do Instrumento Youth Risk Behavior Survey (YRBS) entre Universitários do Brasil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2020000100401&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract Considering the importance of health risk behaviors (HRB) and the need for reliable instruments to evaluate them, this study was designed to evaluate the psychometric properties of the items of the Youth Risk Behavior Survey (YRBS) in a sample of 902 college students. Convergent validity, criterion, internal consistency, and temporal stability were evaluated. Higher correlations were observed between use of other drugs and use of marijuana (ρ = 0.537), and alcohol consumption and tobacco use (ρ = 0.418). Criterion validity was observed, with significant differences between domain scores according to gender. Adequate internal consistency, Cronbach’s alpha = 0.770 for overall scale. Most of the domains (82%) showed intraclass correlation coefficient ≥ 0.75 and 64.1% of the items showed kappa ≥ 0.60. The instrument seems to have indicators of criterion validity, internal consistency and temporal stability with satisfactory levels. We recommend that HRB assessment using YRBS should be performed separately on each domain.<hr/>Resumo Considerando-se a importância dos comportamentos de risco à saúde (CRS) e a necessidade de instrumentos confiáveis para avaliá-los, este estudo teve como objetivo avaliar as propriedades psicométricas dos itens do Youth Risk Behavior Survey (YRBS) em uma amostra de 902 universitários. Foram avaliadas validade convergente, critério, consistência interna e estabilidade temporal. Observaram-se maiores correlações: uso de outras drogas e uso de maconha (ρ = 0,537), consumo de bebida alcóolica e uso de tabaco (ρ = 0,418). Constatou-se validade de critério, com diferenças significativas entre escores dos domínios segundo o sexo. Consistência interna adequada, alfa de Cronbach = 0,770 para escala geral. A maioria dos domínios (82%) apresentou coeficiente de correlação intraclasse ≥ 0,75 e 64,1% dos itens apresentaram kappa ≥ 0,60. O instrumento parece apresentar indicadores de validade de critério, consistência interna e estabilidade temporal com níveis satisfatórios. Recomenda-se que avaliação dos CRS, por meio do YRBS, seja realizada por domínios separadamente.<hr/>Resumen Teniendo en cuenta la importancia de las conductas de riesgo para la salud (CRS) y la necesidad de instrumentos confiables para evaluarlas, este estudio tuvo como objetivo evaluar las propiedades psicométricas de los ítems de la Youth Risk Behavior Survey (YRBS) en una muestra de 902 estudiantes universitarios. Se evaluaron la validez convergente, el criterio, la consistencia interna y la estabilidad temporal. Se observaron correlaciones más altas para: uso de otras drogas y uso de marihuana (ρ = 0.537), consumo de alcohol y uso de tabaco (ρ = 0.418). Se verificó la validez del criterio, con diferencias significativas entre las puntuaciones de dominio según el género. Consistencia interna adecuada, alfa de Cronbach = 0.770 para la escala general. La mayoría de los dominios (82%) presentó un coeficiente de correlación intraclase ≥ 0.75 y el 64.1% de los ítems presentaron kappa ≥ 0.60. El instrumento parece presentar indicadores de validez de criterio, consistencia interna y estabilidad temporal con niveles satisfactorios. Se recomienda que la evaluación de CRS a través de YRBS sea realizada por dominios por separado. <![CDATA[A Rede de Apoio de Adolescentes Vítimas de Violência Doméstica e Bullying]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2020000100402&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract Domestic violence and bullying are public health problems with serious and lasting physical and emotional consequences. This study investigated the perception of the social and affective support network (characterized by the links between the family and school contexts) of adolescents victimized by domestic violence and involved in bullying. Fifteen student participants from a school in the south of Brazil answered to the Five Field Map. Participants were selected using a questionnaire on bullying and a question from the Questionário Juventude Brasileira [Brazilian Youth Questionnaire]. After analyzing the network’s structure and adolescents’ perceptions regarding significant people, results indicated a greater number of positive contacts in the Relatives, Family, and School fields. The most cited support figures were family, friends, and teacher. Adolescents indicated their perpetrators of domestic violence as positive contacts. Understanding significant relationships that predispose adolescents to involvement in bullying contributes to the implementation of appropriate interventions to prevent different expressions of violence.<hr/>Resumo Violência doméstica e bullying são problemas de saúde pública com sérias e duradouras consequências físicas e emocionais. Este estudo investigou a percepção sobre a rede de apoio social e afetiva, caracterizada pelos vínculos entre os contextos familiar e escolar, de adolescentes vitimizados por violência doméstica e envolvidos em bullying. Participaram 15 estudantes de uma escola do Sul do Brasil, que responderam ao Mapa dos Cinco Campos. Os participantes foram selecionados por meio do Questionário sobre bullying e de uma questão do Questionário Juventude Brasileira. Analisadas estrutura e percepção de pessoas significativas, os resultados indicaram maior número de contatos positivos nos campos parentes, família e escola. As figuras de apoio mais citadas foram familiares, amigos e professor. Adolescentes indicaram seus perpetradores de violência doméstica como contatos positivos. Compreender relações significativas que predispõem adolescentes ao envolvimento em bullying contribui para a implementação de intervenções adequadas à prevenção de diferentes expressões de violência.<hr/>Resumen La violencia doméstica y el acoso son problemas de salud pública con consecuencias físicas y emocionales graves y duraderas. Este estudio investigó la percepción de la red de apoyo social y afectiva (caracterizada por los vínculos entre los contextos familiar y escolar) de los adolescentes víctimas de violencia doméstica e involucrados en el acoso escolar. Quince estudiantes participantes de una escuela en el sur de Brasil respondieron al Mapa de Cinco Campos. Los participantes fueron seleccionados mediante un cuestionario sobre acoso escolar y una pregunta del Questionário Juventude Brasileira [Cuestionario de la Juventud Brasileña]. Después de analizar la estructura de la red y las percepciones de los adolescentes con respecto a las personas significativas, los resultados indicaron un mayor número de contactos positivos en los campos de Familiares, Familia y Escuela. Las figuras de apoyo más citadas fueron familiares, amigos y maestros. Los adolescentes indicaron a sus autores de violencia doméstica como contactos positivos. Comprender las relaciones significativas que predisponen a los adolescentes a involucrarse en el acoso escolar contribuye a la implementación de intervenciones apropiadas para prevenir diferentes expresiones de violencia. <![CDATA[Status Sociométrico de Participantes Envolvidos em Bullying Escolar]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2020000100403&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract The situation of social vulnerability hinders the integration processes and thus can foster problems in interpersonal interactions in school. This study aimed to analyze the sociometric status and its relationships with sex, age and profiles of bullying participation in children and adolescents in situations of social vulnerability. A total of 409 students between the third and seventh grades of two public elementary schools in Florianópolis-SC participated in this study. The positive status was higher for boys (M = 11.07; SD = 8.52) and adolescents (M = 11.46; SD = 8.19) compared to girls (M = 8.55; SD = 5.60) and children (M = 8.83; SD = 6.56). The aggressors’ positive status was higher, with significant difference, compared to victims and non-participants of bullying (p = 0.008). In the context of bullying, aggressors’ high status can collaborate to their use of violence in conflict resolution or to gain peer popularity.<hr/>Resumo A situação de vulnerabilidade social dificulta os processos de integração e com isso pode fomentar problemas nas interações interpessoais na escola. Este estudo objetivou analisar o status sociométrico e as suas relações com o sexo, a idade e os perfis de participação no bullying em crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Participaram 409 estudantes do terceiro ao sétimo anos do Ensino Fundamental de duas escolas públicas de Florianópolis-SC. O status positivo foi maior para os meninos (M = 11,07; DP = 8,52) e os adolescentes (M = 11,46; DP = 8,19) em relação às meninas (M = 8,55; DP = 5,60) e às crianças (M = 8,83; DP = 6,56). O status positivo dos agressores foi maior, com diferença significativa, em relação às vítimas e não participantes no bullying (p = 0,008). No contexto do bullying, o status elevado dos agressores pode colaborar para que eles utilizem a violência na solução de conflitos ou para obtenção de popularidade entre os pares.<hr/>Resumen La situación de vulnerabilidad social dificulta los procesos de integración, lo que puede ocasionar problemas en las interacciones interpersonales en la escuela. Este estudio tuvo como objetivo analizar el estatus sociométrico y sus relaciones con el sexo, la edad y los perfiles de participación en el bullying en niños y adolescentes en situación de vulnerabilidad social. Participaron 409 estudiantes del 3.º al 7.º grados de la educación primaria de dos escuelas públicas en Florianópolis (SC, Brasil). El estatus positivo fue mayor para los chicos (M = 11,07; DE = 8,52) y los adolescentes (M = 11,46; DE = 8,19) en comparación con las chicas (M = 8,55; DE = 5,60) y los niños (M = 8,83; DE = 6,56). El estatus positivo de los agresores fue mayor, con una diferencia significativa, que el de las víctimas y los no participantes en el bullying (p = 0,008). El estatus elevado de los agresores en el bullying puede colaborar con la utilización de la violencia para resolver conflictos o ganar popularidad entre sus pares. <![CDATA[A Participação de Crianças e Professora na Constituição da Brincadeira na Escola]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2020000100404&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract Considering the relations between play and child development and the marginalization of play at school, evidenced in previous studies, this case study aimed to analyze children’s and teacher’s participation in the constitution of playing in a public nursery school in Fortaleza. The following procedures were adopted: observation of the class (composed of 24 low-income children) routine; semi-structured interview; elaboration and explanation of drawings; story to be completed; and symbolic game, with analysis both of this game and of play experienced at school along with the children. Analysis of the data collected allowed concluding that the sort of play valued by the teacher is that which is planned and conducted by her aiming at learning and training skills. Free play, valued by children, is seen by her as “a mess.” The absence of critical reflection on the adult-centered posture of society, plus to the scarcity of knowledge of the relations between play and child development, compromise the quality of the teacher’s work.<hr/>Resumo Considerando-se as relações brincadeira-desenvolvimento e a marginalização da brincadeira na escola, evidenciada em estudos anteriores, buscou-se analisar, neste estudo de caso, a participação de crianças e professora na constituição da brincadeira em uma pré-escola pública de Fortaleza. Foram adotados como procedimentos: observação da rotina da turma (composta por 24 crianças de baixa renda), entrevista semiestruturada, elaboração e explicitação de desenhos, história para completar, jogo simbólico e análise desse jogo e das brincadeiras vividas na escola, em parceria com as crianças. A análise dos dados construídos permitiu concluir que a brincadeira valorizada pela professora é aquela planejada e dirigida por ela objetivando a aprendizagem e o treino de habilidades. A brincadeira livre, valorizada pelas crianças, ela vê como “bagunça”. A ausência de reflexão crítica sobre a postura adultocêntrica da sociedade, somada à escassez de conhecimentos a respeito das relações brincadeira-desenvolvimento infantil, comprometem a qualidade do trabalho da professora.<hr/>Resumen Teniendo en cuenta las relaciones entre el juego-desarrollo y la marginación del juego en la escuela evidenciadas en estudios previos, en este estudio de caso se buscó analizar la participación de niños y la maestra en la constitución del juego en un jardín de infantes público en Fortaleza. Se adoptaron los siguientes procedimientos: observación de la rutina del grupo (compuesto por 24 niños de bajos ingresos), entrevista semiestructurada, elaboración y explicación de dibujos, historia para completar, juego simbólico y su análisis y los juegos practicados en la escuela en colaboración con los niños. El análisis de los datos recolectados permitió concluir que el juego valorado por la maestra es el mismo que planeó y dirigió con el objetivo de que los niños aprendan y entrenen sus habilidades. El juego libre valorado por los niños es considerado un “desorden” por la maestra. La ausencia de reflexión crítica sobre la posición adultocéntrica de la sociedad y la escasez de conocimientos sobre las relaciones entre el juego y el desarrollo infantil comprometen la calidad del trabajo de la maestra. <![CDATA[Emoções para Artistas: Integrando duas Técnicas de Análise Textual na Perspectiva Qualitativa]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2020000100501&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract This study aimed to show, by empirical evidence, that using different techniques of data analysis can contribute to the production of complementary knowledge about complex phenomena, such as emotions. The article discusses the results derived from using two textual analysis techniques and their articulation. Its main contribution is methodological, specifically in qualitative analysis supported by software. The study included 517 artists working in various artistic sectors, such as music and theater. ALCESTE and ATLAS.ti were used in the analysis. Results suggest convergences or complementarities between these two techniques. While ATLAS.ti allows for a dialogue between data and theory, through open coding, for better alignment between categorical theoretical system and data, ALCESTE organizes data in classes or categories, through calculations of word co-occurrence, which requires a theoretical frame to give them meaning.<hr/>Resumo O objetivo deste estudo foi trazer evidências empíricas de que o uso de técnicas de análises de dados variadas pode contribuir para produzir conhecimento complementar sobre fenômenos complexos, como o das emoções. O artigo discute os resultados oriundos da utilização de duas técnicas de análise textual e sua articulação. Sua principal contribuição é metodológica, especificamente em análise qualitativa com suporte de softwares. Participaram do estudo 517 artistas que trabalhavam em diversos setores artísticos, como música e teatro. O ALCESTE e o ATLAS.ti foram usados nas análises. Os resultados sugerem convergências ou complementaridades entre essas duas técnicas. Enquanto o ATLAS.ti permite estabelecer um diálogo dos dados com a teoria, pela via da codificação aberta, para melhor alinhamento entre sistema teórico categorial e dados, o ALCESTE organiza a base dados em classes ou categorias, mediante cálculos de coocorrência de palavras, que necessitam de frame teórico para lhes dar sentido.<hr/>Resumen El presente estudio propone aportar evidencias empíricas de que el uso de técnicas de análisis de datos variadas puede contribuir a la producción de conocimiento complementario sobre fenómenos complejos, como el de las emociones. El artículo discute los resultados del uso de dos técnicas de análisis textual y su articulación. Su principal contribución es metodológica, específicamente en el análisis cualitativo respaldado por softwares. En el estudio participaron 517 artistas que trabajaban en diversos sectores artísticos, como la música y el teatro. Para los análisis, se utilizaron el ALCESTE y ATLAS.ti. Los resultados apuntan convergencias o complementariedades entre estas dos técnicas. Mientras ATLAS.ti permite establecer un diálogo entre los datos y la teoría por medio de la codificación abierta para una mejor adecuación entre el sistema teórico categórico y los datos, ALCESTE organiza la base de datos en clases o categorías mediante cálculos de coocurrencia de palabras, que necesitan un frame teórico para darles significado. <![CDATA[Evidências de Validade de uma Escala sobre Expectativas Acadêmicas para Educação Superior]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2020000100601&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract By using structural equation modeling, this study investigated the dimensionality and invariance of the Brazilian scale of Academic Expectations for Higher Education - short version. The sample consisted of 6,913 students from a Brazilian public university. The results showed good adjustment of the proposed solution containing seven factors: Quality of Academic Education, Social and Academic Commitment, Expansion of Interpersonal Relationships, Opportunity for Student Exchange and Internationalization, Perspective of Professional Success, Concern with Self-Image, and Development of Transversal Skills. The results indicate that the scale is invariant with regard to different groups: students who entered university traditionally and those who entered through social programs for minorities, male and female students, and part-time, full-time or non-working students. The scale can support higher education institutions in the development of educational policies, programs and academic services.<hr/>Resumo Usando a modelagem por equações estruturais, este estudo investigou a dimensionalidade e invariância da Escala Brasileira de Expectativas Acadêmicas para Ingressantes na Educação Superior - versão abreviada. A amostra consistiu de 6.913 estudantes de uma universidade pública brasileira. Os resultados apontaram um bom ajustamento da solução proposta de sete fatores: Qualidade da Formação Acadêmica, Compromisso Social e Acadêmico, Ampliação das Relações Interpessoais, Oportunidade de Internacionalização e Intercâmbio, Perspectiva de Sucesso Profissional, Preocupação com Autoimagem e Desenvolvimento de Competências Transversais. Os resultados sugeriram que a escala é invariante considerando diferentes grupos: estudantes que ingressaram na universidade pelo sistema universal e os que ingressaram por meio de programas sociais para minorias, estudantes do sexo masculino e do feminino, e estudantes trabalhadores em tempo parcial e total ou não trabalhadores. A escala pode subsidiar instituições de educação superior no desenvolvimento de políticas educacionais, programas e serviços acadêmicos.<hr/>Resumen A partir del empleo de modelos de ecuaciones estructurales, este estudio investigó la dimensionalidad y la invariancia de la Escala Brasileña de Expectativas Académicas para Ingresantes en Educación Superior, versión abreviada. La muestra consistió en 6.913 estudiantes de una universidad pública brasileña. Los resultados apuntaron una buena adaptación de la solución propuesta con siete factores: Calidad de la Formación Académica, Compromiso Social y Académico, Expansión de las Relaciones Interpersonales, Oportunidad de Internacionalización e Intercambio, Perspectiva de Éxito Profesional, Preocupación por la Autoimagen y Desarrollo de Competencias Transversales. Esto indica que la escala es invariante considerando diferentes grupos: estudiantes que ingresaron a la universidad mediante el sistema universal y aquellos que ingresaron por medio de programas sociales para minorías, estudiantes del sexo masculino y femenino, y estudiantes que trabajan a tiempo parcial y a tiempo completo o que no trabajan. La escala puede servir de soporte a las instituciones de educación superior en el desarrollo de políticas educativas, programas y servicios académicos. <![CDATA[Evidências de Validade da Escala de Dificuldades de Regulação Emocional - DERS]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2020000100602&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract Emotional regulation is a recent construct with few adapted instruments in Brazil capable of measuring it. This study aimed to find evidences of content validity, internal consistency and reliability of the Difficulties in Emotion Regulation Scale (DERS) for the Brazilian context. The participants were 402 adults (78.1% women) aged between 18 to 71 years, of which 86.8% resided in Rio Grande do Sul. We revised an adaptation of the referred instrument to facilitate the understanding of the items. In order to test the most appropriate structure to the Brazilian context, we performed a confirmatory factor analysis, comparing the original instrument structure to that validated to Portuguese. The results showed that DERS had good psychometric properties, exhibiting validity and reliability for the Brazilian sample. The factorial structure was equivalent to the original version, containing six dimensions.<hr/>Resumo A regulação emocional é um construto recente com poucos instrumentos adaptados no Brasil capazes de mensurá-la. Este estudo teve por objetivo buscar evidências de validade de conteúdo, consistência interna e fidedignidade da Escala de Dificuldades de Regulação Emocional (DERS) para o contexto brasileiro. Os participantes foram 402 adultos (78,1% mulheres), com idade entre 18 e 71 anos, sendo 86,8% residentes do Rio Grande do Sul. Para isso, revisou-se uma adaptação do referido instrumento com a finalidade de facilitar a compreensão dos itens. A fim de testar a estrutura mais adequada ao contexto brasileiro, realizou-se uma análise fatorial confirmatória, comparando-se a estrutura do instrumento original com outro validado para o contexto português. Os resultados apontaram que a DERS apresentou boas propriedades psicométricas, com evidências de validade e fidedignidade do instrumento para a amostra brasileira. A estrutura fatorial foi equivalente à da versão original, com seis dimensões.<hr/>Resumen La regulación emocional es una construcción reciente y hay pocos instrumentos adaptados en Brasil capaces de medirla. Este estudio tuvo como objetivo encontrar evidencia de validez de contenido, consistencia interna y confiabilidad de la Escala de Dificultades en la Regulación Emocional (DERS) para el contexto brasileño. Los participantes fueron 402 adultos (78.1% mujeres), con edades comprendidas entre 18 y 71 años, siendo el 86.8% residentes de Rio Grande do Sul. Para ello, se revisó una adaptación del instrumento para facilitar la comprensión de los ítems. Para probar la estructura más apropiada para el contexto brasileño, se realizó un análisis factorial confirmatorio, comparando la estructura del instrumento original con otro validado para el contexto portugués. Los resultados mostraron que la DERS tenía buenas propiedades psicométricas, con evidencia de validez y confiabilidad del instrumento para la muestra brasileña. La estructura factorial era equivalente a la de la versión original, con seis dimensiones. <![CDATA[Miniexame do Estado Mental Brasileiro: Análise com Teoria de Resposta ao Item]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2020000100603&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract The Mini-Mental State Examination (MMSE) is currently used to the track cognitive status of older adults in Brazil. Studies on its psychometric properties are lacking, especially ones that use Item Response Theory. The objective was to assess the difficulty of the items in a Brazilian version of MMSE using the Rasch model and to identify possible differential item functioning (DIF), considering schooling, age and sex of the sample of Brazilian older adults. This study used the answers of 2.734 older adults to the 30 items of MMSE. It was found that four items in the seven series were the most difficult, and items nine, 13, 22 and 23 were the easiest. The skill of respondents was higher than the items’ difficulty level. DIF was observed for schooling, sex and age in, respectively, 27, 18 and 16 items. It is concluded that the use of MMSE in Brazilian older adults should be cautious due to the large number of biased items, mainly due to schooling.<hr/>Resumo O Miniexame do Estado Mental (MEEM) tem sido utilizado para rastrear status cognitivo de idosos brasileiros. Há poucos estudos sobre suas propriedades psicométricas, especialmente com Teoria de Resposta ao Item. Este estudo teve por objetivo avaliar a dificuldade dos itens de uma versão brasileira do MEEM por meio do modelo de Rasch e identificar possível funcionamento diferencial dos itens (DIF), considerando escolaridade, idade e sexo dos integrantes de amostra de idosos da comunidade. Foram utilizadas as respostas de 2.734 idosos aos 30 itens do MEEM. Constatou-se que quatro itens do sete seriado foram os mais difíceis e os itens nove, 13, 22 e 23, os mais fáceis. O nível de habilidade das pessoas foi maior do que o nível de dificuldade dos itens. Observou-se DIF para escolaridade, sexo e idade, respectivamente 27, 18 e 16 itens. Conclui-se que o uso do MEEM em idosos da comunidade deve ser cauteloso devido ao grande número de itens enviesados, principalmente pela escolaridade.<hr/>Resumen El Miniexamen del Estado Mental (MMSE) se ha utilizado para rastrear el estado cognitivo de los ancianos brasileños. Sin embargo, no hay estudios sobre sus propiedades psicométricas, especialmente utilizando la Teoría de Respuesta al Ítem. El objetivo de este estudio fue evaluar la dificultad de los ítems de una versión brasileña del MMSE utilizando el modelo de Rasch, así como identificar el posible funcionamiento diferencial de los ítems (DIF), considerando el nivel de estudios, la edad y el sexo de los ancianos participantes de la muestra. Se utilizaron las respuestas de 2.734 ancianos a los 30 ítems del MMSE. Se evidenció que cuatro ítems de siete series fueron los más difíciles, y los ítems 9, 13, 22 y 23 los más fáciles. El nivel de habilidad de las personas fue más alto que el nivel de dificultad de los ítems. Se observó que el DIF para nivel de estudios, sexo y edad fueron 27, 18 y 16 ítems, respectivamente. Se concluye que el uso del MMSE en los ancianos de la comunidad debe ser cauteloso debido a la gran cantidad de ítems sesgados, principalmente por el nivel de estudios. <![CDATA[Protocolo para Investigação do Processo Subjacente às Respostas em Avaliações da Personalidade]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2020000100604&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract The literature investigating the process underlying the answers given in self-report tests for personality assessments is scarce. This study aimed to develop a protocol to investigate the response process of people who responded to a self-report instrument for personality assessment. It also sought evidence of content validity for this protocol. The protocol presented focused on grandiosity, representing the narcissistic functioning. A total of 35 people answered the Dimensional Clinical Personality Inventory (IDCP) and the Personality Inventory for DSM-5 (PID-5). Favorable evidence was identified, indicating the proper functioning of the developed protocol, since the literature showed consistent information about it. For example, it was observed that people who scored higher in grandiosity on self-report tests were those who chose the alternatives that represented grandiosity characteristics and were also those who presented a higher baseline to consider someone as narcissistic. The protocol is expected to be replicable by other researchers who aim to verify the response strategies adopted in self-report type personality tests.<hr/>Resumo A literatura é escassa quanto a estudos investigando o processo subjacente às respostas dadas em testes de autorrelato para avaliação da personalidade. Este estudo teve como objetivo desenvolver um protocolo para investigação do processo de resposta de pessoas que responderam a um instrumento de autorrelato para avaliação da personalidade. Buscaram-se também evidências de validade de conteúdo desse protocolo. O protocolo aqui apresentado teve como foco o traço grandiosidade, representando o funcionamento narcisista. Para tanto, 35 pessoas responderam o Inventário Dimensional Clínico da Personalidade (IDCP) e o Personality Inventory for DSM-5 (PID-5). Evidências favoráveis foram identificadas, indicando o funcionamento apropriado do protocolo desenvolvido, já que foram encontradas informações consistentes de acordo com a literatura. Por exemplo, foi observado que pessoas que pontuaram mais alto em grandiosidade nos testes de autorrelato, foram aquelas que escolheram as alternativas que representavam o traço grandiosidade e também foram aquelas que apresentaram uma linha de base mais alta para considerar alguém como narcisista. Espera-se que o protocolo seja replicável por outros pesquisadores que objetivem verificar as estratégias de respostas adotadas em testes de personalidade no formato de autorrelato.<hr/>Resumen En la literatura son escasos estudios que investigan el proceso subyacente a las respuestas contestadas en pruebas de autoinforme para evaluar la personalidad. Este estudio tuvo como objetivo desarrollar un protocolo para la investigación del proceso de respuesta de los participantes que respondieron a un instrumento de autoinforme para evaluar la personalidad. También se buscó evidencias de validez de contenido de este protocolo. El protocolo presentado se centró en el rasgo grandiosidad, que representa el funcionamiento narcisista. Para ello, 35 personas respondieron el Inventario Dimensional Clínico de Personalidad (IDCP) y el Personality Inventory for DSM-5 (PID-5). Se encontraron evidencias favorables, que indican el correcto funcionamiento del protocolo desarrollado, ya que las informaciones encontradas fueron consistentes con la literatura. Por ejemplo, los participantes que obtuvieron una puntuación más alta en grandiosidad en las pruebas de autoinforme fueron los que eligieron las alternativas que representaban el rasgo grandiosidad y también los que presentaron una línea de base más alta para considerar a alguien como narcisista. Se espera que el protocolo sea replicable por otros investigadores que tengan como objetivo verificar las estrategias de respuestas adoptadas en las pruebas de personalidad en el formato de autoinforme. <![CDATA[Zulliger R-Otimizado na Avaliação de Características Depressivas]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2020000100605&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract Depression is one of the most prevalent mental disorders in the world with more than 300 million diagnoses. Studies on the contributions that instruments offer in understanding the functioning of depressive patients are necessary. Therefore, our study aimed to compare the frequency of codes related to depression in Zulliger R-optimized application in a group of depressive individuals with non-clinical group. The study included 86 participants, 43 depressive patients and 43 non-clinical patients. The Escala Baptista de Depressão (EBADEP-A) was used to identify depressive symptoms in the clinical group and Zulliger was administered with R-optimized application. To compare the groups, the t-test and magnitude of differences (d) were used. The results showed differences between groups in the variables Mixed Determinants, Sum of achromatic color responses, pure color responses (C), Mor and AG. We understood that Zulliger R-optimized application may be useful in understanding the functioning of the depressive subject.<hr/>Resumo A depressão é um dos transtornos mentais mais prevalentes no mundo com mais de 300 milhões de diagnósticos. Estudos sobre as contribuições que instrumentos oferecem na compreensão do funcionamento de pacientes depressivos são necessários. Este estudo teve por objetivo comparar a frequência dos códigos relacionados à depressão no Zulliger aplicação R-otimizado em um grupo de depressivos com grupo não clínico. O estudo contou com 86 participantes, 43 pacientes depressivos e 43 não clínico. Foi utilizada a Escala Baptista de Depressão (EBADEP-A) para rastrear sintomas depressivos no grupo clínico e o Zulliger foi administrado com aplicação R-otimizada. Para comparar os grupos foi utilizado o teste t e magnitude das diferenças (d). Os resultados demonstraram diferenças entre grupos nas variáveis Determinantes Mistos, Soma de respostas de cor acromática, respostas de cor pura (C), Mor e AG. Entende-se que Zulliger aplicação R-otimizado pode ser útil na compreensão do funcionamento do sujeito depressivo.<hr/>Resumen La depresión es uno de los trastornos mentales más frecuentes en el mundo y actualmente cuenta con más de 300 millones de diagnósticos. Se necesitan estudios sobre las contribuciones de los instrumentos para comprender el funcionamiento de los pacientes deprimidos. Este estudio tuvo como objetivo comparar la frecuencia de los códigos relacionados con la depresión en la aplicación R-optimizada en Zulliger entre un grupo de deprimidos y un grupo no clínico. En el estudio participaron 86 personas, de las cuales 43 eran pacientes deprimidos y 43 pacientes no clínicos. La Escala Baptista de Depresión (EBADEP-A) se usó para rastrear los síntomas depresivos en el grupo clínico y el Zulliger se administró con la aplicación R-optimizada. Se utilizaron la prueba t y la magnitud de las diferencias (d) en la comparación entre grupos. Los resultados apuntaron diferencias entre los grupos en las variables Determinantes mixtos, Suma de respuestas de color acromática, respuestas de color puro (C), Mor y AG. La aplicación R-optimizada en Zulliger puede ser útil para comprender el funcionamiento del sujeto deprimido. <![CDATA[Intervenções para Redução do Estigma Relacionado às Pessoas que Usam Drogas: Revisão Sistemática]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2020000100901&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract Interventions to reduce stigma related to people who use drugs can improve their quality of life and adherence to treatment. This review aimed to identify and analyze studies on interventions to reduce the stigma related to people who use drugs. Searches were performed in the following databases, without period delimitation: PubmMed, APA PsycNET, ScienceDirect, Web of Science, and VHL. Considering secondary referencing, we identified a total of 5,488 records. This review covered 28 articles and was based on PRISMA. Although target audiences comprising students and health professionals were predominant, as well as the use of quantitative methods, sample size and interventions varied among studies. The selected studies present considerable methodological limitations. We concluded that no evidence confirms the effectiveness of the proposed interventions and which of them should continue to be applied for this specific aim. It is essential to invest in approaches other than those traditionally adopted.<hr/>Resumo Intervenções para a redução do estigma relacionado às pessoas que usam drogas podem melhorar sua qualidade de vida e adesão ao tratamento. Esta revisão teve por objetivo identificar e analisar estudos de intervenções para reduzir o estigma relacionado às pessoas que usam drogas. Foram realizadas buscas nas bases PubMed, APA PsycNET, ScienceDirect, Web of Science e BVS, sem delimitação de ano. Foram identificados 5.488 registros somados à busca secundária de referências. Esta revisão abrange 28 artigos e foi baseada no PRISMA. Houve variação no tamanho da amostra e intervenções, embora o público-alvo de estudantes e profissionais da saúde e o uso de métodos quantitativos tenham sido predominantes. Limitações metodológicas consideráveis foram identificadas nos estudos. Portanto, conclui-se que não há evidências que permitam inferir que as intervenções propostas são efetivas e quais delas deveriam continuar a ser empregadas para essa finalidade. É imprescindível investir em abordagens distintas das adotadas tradicionalmente.<hr/>Resumen Las intervenciones para la reducción del estigma relacionado a las personas que usan drogas pueden mejorar su calidad de vida y la adherencia al tratamiento. Esta revisión tuvo como objetivo identificar y analizar los estudios sobre las intervenciones para la reducción del estigma relacionado a las personas que usan drogas. Se realizaron búsquedas en las bases de datos PubMed, APA PsycNET, ScienceDirect, Web of Science y BVS, sin delimitación del año. Se identificaron 5.488 registros sumados a la búsqueda secundaria de referencias. Esta revisión abarca 28 artículos y se basó en PRISMA. Hubo una variación en el tamaño de la muestra y las intervenciones, aunque fueron predominantes el público objetivo de estudiantes y profesionales de la salud y el uso de métodos cuantitativos. Se identificaron limitaciones metodológicas considerables en los estudios. Se concluye que no hay evidencias de que las intervenciones propuestas son efectivas y cuáles deberán seguir siendo utilizadas para este propósito. Es esencial invertir en enfoques distintos de los adoptados tradicionalmente.