Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Educação]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1413-247820000003&lang=pt vol. num. 15 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <link>http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>Imagens do Brasil nas relações de viagem dos séculos XVII e XVIII</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente ensaio toma como objeto de análise uma série de descrições do Rio de Janeiro colonial extraídas de narrativas de viagem escritas por europeus que passaram pela cidade entre os séculos XVII e XVIII. Para além de dar a conhecer a perspectiva que esses visitantes deixaram da urbe e de seus habitantes, seu objetivo é pôr em discussão o papel que os relatos de viagem desempenharam no processo de construção da imagem que o europeu da época tinha do brasileiro e, sobretudo, o papel que posteriormente desempenharam no processo de construção da imagem que o brasileiro, a partir do século XIX, passou a ter de si próprio e do seu país.<hr/>This essay aims to analyze a series of descriptions from colonial Rio de Janeiro, extracted from travel narratives written by European travelers that passed by this city between the 17th and the 18th centuries. Besides giving the perspective which these visitors left about the city and its inhabitants, this essay brings into discussion the role that the travel reports performed in the construction of the image that the Europeans had about the Brazilians back then and, most of all, the role that they performed afterwards in the construction process of the image that the Brazilians, from the 19th century on, had about themselves and about their countries. <![CDATA[<b>O Brasil que Portugal escreveu</b>: <b>pedagogia e política sem comemorações</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O estudo aqui proposto centrar-se-á nas imagens do Brasil expressas por manuais didáticos, por periódicos e por intelectuais portugueses do século XIX. Pretende-se, a partir de tal documentação, reconstituir alguma atmosfera mental que circundava as idéias de Brasil e a percepção da nação portuguesa sobre o tema do Brasil, da emigração e dos brasileiros. Mediante tal enfoque, entendemos ser possível tanto compreender as identidades que configuravam uma dada mitologia cultural quanto a demarcação de distâncias e diferenças.<hr/>This study focuses on the images of Brazil conveyed by XIXth century Portuguese textbooks, periodicals and intellectuals. Through the analysis of such documents, we intend to recreate some of the mental atmosphere that surrounded the Portuguese nation's idea of Brazil and their perception of the themes of the Brazilian country, its people and of emigration. We believe that this approach will make it possible to understand the identities that shaped certain cultural myths as well as define distances and differences. <![CDATA[<b>Pensamento social, ciência e imagens do Brasil</b>: <b>tradições revisitadas pelos educadores brasileiros</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa dois momentos decisivos no âmbito da história das idéias no Brasil. Imagens e sínteses do Brasil tornaram-se referências fundamentais na história da cultura brasileira, especialmente aquelas produzidas por uma "tradição realista", que vem desde o século XIX, por intermédio dos escritos do Visconde do Uruguai, e prossegue com Silvio Romero, com Alberto Torres, com Oliveira Vianna e com Alberto Guerreiro Ramos. Tais autores deram vida à imagem do Brasil cindido em dois brasis: o país legal e o país real. A partir de 1902, o marco fundamental dessa tradição passará a ser Euclides da Cunha, autor que projetou o sertão como "metáfora para a nação". Nos anos cinqüentas, ao redor de Anísio Teixeira, intelectuais como Antonio Candido, Florestan Fernandes, Luiz Pereira, Fernando de Azevedo e muitos antropólogos mergulharam novamente nas metáforas euclidianas e compuseram novas imagens sobre a cultura regional no Brasil que se modernizava.<hr/>This article analyzes two decisive moments of the history of ideas in Brazil. Images and syntheses became fundamental references to the history of the Brazilian culture, especially those with a "realistic tradition" which originated in the 19th century from the writings of Visconde do Uruguai, followed by Silvio Romero, Alberto Torres, Oliveira Vianna and Alberto Guerreiro Ramos. These authors brought to light the image of Brazil separated in two countries: the legal country and the real country. From 1902 Euclides da Cunha, who projected the backlands as a metaphor for the nation, becomes the fundamental mark of this tradition. In the '50s, along with Anísio Teixeira, intellectuals such as Antonio Candido, Florestan Fernandes, Luiz Pereira, Fernando de Azevedo and many anthropologists, again, made full use of the "euclidianas" metaphors and composed new images about the regional culture in Brazil which was on modernization. <![CDATA[<b>Relações coloniais como relações educativas</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As organizações revolucionárias podem servir de escola para os movimentos sociais. Os lugares com tradição de protesto também. Possivelmente aprende-se alguma coisa das lições passadas. A defesa de direitos treina militantes em potencial... Existe um aprendizado para a luta que se transmite no bojo do movimento histórico. É o que examinamos neste, artigo tendo como ponto de partida os movimentos insurrecionais em Minas Gerais no século XVIII.<hr/>Revolutionary organizations may act as schools to social movements. Also places with a tradition of protest may do the same. We possibly learn something with the lessons of the past. The defense of rights does the training of potential militants... Learning to struggle is an apprenticeship transmitted within historical movements. This is what we are going to analyze in this article, starting with the insurrectional movements that took place in Minas Gerais in the 18th century. <![CDATA[<b>A normatização da pobreza</b>: <b>crianças abandonadas e crianças infratoras</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo pretende contribuir para o resgate de uma das presenças silenciosas na história do país - a criança. Não se trata de qualquer criança, mas da criança pobre, exposta à brutalidade, à violência das relações sociais em decorrência da forma assumida pela expansão capitalista. As últimas décadas do século XIX e as primeiras do século XX caracterizam-se pelo desenvolvimento da economia brasileira e a expansão urbano-industrial, por mudanças nas relações de trabalho (constituição do mercado livre de força de trabalho) e na forma de governo (passagem do regime imperial para o regime republicano). As redefinições básicas nas relações sociais são acompanhadas de tentativas realizadas pelas frações dominantes paulistas no sentido de alcançar maior controle do social através da ampliação das agências especializadas do Estado. Na complexa rede de instituições e saberes, visando a moralização e o ajustamento dos trabalhadores, ao lado das escolas, os asilos e reformatórios destinados às crianças pobres, desamparadas ou infratoras constituem importante recurso pedagógico. O texto trata das iniciativas oficiais em São Paulo, promovidas por governos do Império e pelas primeiras administrações republicanas: o Instituto de Educandos Artífices e o Instituto Disciplinar, para meninos, e o Seminário da Glória, para meninas.<hr/>The article intends to contribute for the rescue of one of the silent presences in the country history - the child. It's not about any child, it's about the poor child, exposed to the brutality, to the violence of the social relationships due to the form assumed by the capitalist expansion. The last decades of XIX th century and the first of the XX th century are characterized by the development of the brazilian economy and the urban-industrial expansion, the changes in the work relationships (the manpower free market constitution) and in the government form (from the Imperial regime for the Republican regime). The basic redefinition in the social relationships are accompanied of attemps accomplished by the São Paulo's dominant fraccions in the sense of reaching larger control of the social through the amplification of the agencies of the state. In the institution and knowledge web complex, seeking the works'moralization and adjustment, besides the schools, the asylums and reformatories destined to poor, abandoned and transgressor children, constitute an important pedagogic resource. The text is about São Paulo's oficial iniciatives promoted by the Empire government and by the first republican administrations: the Artificers Scholar Institute, the Discipline Institute, for boys, and the Glory Seminar, for girls. <![CDATA[<b>A pedagogia da conquista do espaço público pelas mulheres e a militância feminista de Bertha Lutz</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A conquista de direitos pelas mulheres constituiu-se num longo processo de marchas e contramarchas, do qual inúmeras foram aquelas que participaram, na maioria, anônimas. Um dos movimentos, porém, desenvolvido numa conjuntura favorável, entre 1919 e os anos 1930, sob a liderança de Bertha Lutz, conseguiu assegurar às mulheres o reconhecimento de muitas das suas reivindicações. Nesse sentido, este artigo traz à tona a atuação dessas mulheres que, em meio a preconceitos nos mais diversos âmbitos, encaminharam a sua luta a fim de obter o acesso à cidadania. E, assim, na concepção de Hannah Arendt, possibilitaram às mulheres assumir sua plena condição humana através da ação política, da qual eram violentamente excluídas.<hr/>The conquest of rights by women has turned out to be a long process of marches and countermarches in which a number of anonymous women participated. One of these movements, developed under favorable conditions and fronted by Bertha Lutz between 1919 and the late thirties, managed to assure women that many of their claims would be recognized. I aim to show the performance of those women who were victims of different sorts of prejudice but were able to conduct their fight to become citizens. Thus, according to Hannah Arendt, those movements allowed Brazilian women to assume their human condition through the political action they were once excluded from. <![CDATA[<b>E agora, cara pálida? Educação e povos indígenas, 500 anos depois</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Há cerca de 500 anos, diversos povos indígenas estão experimentando processos de escolarização formal. Se no passado a escola foi imposta, hoje ela é pauta política importante dos movimentos étnicos ao longo do continente, do que tem derivado um novo marco jurídico e institucional para a educação dos povos indígenas. No Brasil, projetos alternativos de formação de professores indígenas são fonte de inspiração para as políticas oficiais e tornam-se referenciais para a atual reforma educativa, forçando novas parcerias, mecanismos de participação e flexibilização curricular. Mas, ao tornarem-se oficiais, tornam-se matrizes para políticas uniformizadoras, que tendem a apagar a diversidade das culturas e a heterogeneidade das práticas pedagógicas. Apontar avanços e problemáticas relacionados com estes processos é a intenção deste artigo.<hr/>For almost 500 years, many indian nations have experimented processes of formal education. If in the past, school was imposed upon them, today their education is an important political issue among ethnic movements through out the continent, from wich a new juridical and institutional point of view has derived. In Brazil, alternative projects to prepare indian teachers have been inspiring government policies and have become a referential for the educational changes which are now taking place. These projects have brought about new partnerships, mechanism of participation and curriculum flexibility. But once the projects are embraced by the Government, they become matrices for unifier policies which tend to wipe out the diversity of indian nations and the different pedagogical approaches. The purpose of this article is to bring forth the improvements and the problems related to these educational processes. <![CDATA[<b>Movimento negro e educação</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo que se organiza em torno de hipóteses sugeridas pelo conteúdo de documentos consultados, busca explicar a precária situação educacional dos negros brasileiros, a partir dos dois eixos que a tem estruturado - exclusão e abandono. Examinando as políticas de oferta de educação nos séculos XIX e XX deixa evidente a constante omissão do Estado em relação à população negra, embora a ameaça de extinção do escravismo e as bruscas mudanças na organização do trabalho no país, tenham forçado a incluir, nas discussões, a problemática da educação das crianças escravizadas, libertas ou livres. Salienta, o artigo, a importância das organizações negras, ao longo do século XX, na luta pelo direito à educação, seja combatendo o analfabetismo, incentivando os negros a se educarem, seja criando aulas, cursos de ensino regular e de outras modalidades de ensino, apesar das dificuldades para mantê-los. Assim sendo, são destacadas idéias, ideais, iniciativas da imprensa negra dos anos 20 ao final dos anos 30, de diferentes entidades no final dos anos 40, no decorrer dos 50, destacadamente nos anos 80, em seqüência à criação do Movimento Negro Unificado.<hr/>This article aims to explain the educational meager situation of Black Brazilians, from the two axis that have been structuring such situation - exclusion and neglect. The text is organized following assumptions suggested by the documents that support it. A careful look at the educational policies published, during the XIXth and XXth centuries, shows the continuing omission, by the government, of measures in order to benefit Black people. It is pointed out that the imminent abolition of slavery and the changes in the organization of the economy in the XIXth century, compelled to discuss education for slave children, children released from slavery, Black children born free. Finally, it is accentuated the importance of Black activism, mentioned as Black Movement, in the fighting of Black people for education. So Black organizations take the place of the governement in the offering of conditions for education, in spite of great difficulties. Ideas, ideals, initiatives are stood out those from the Black press in the years 20 to 30 of the XXth century, and those from different collective groups, in the end of years 40 and during the 50, notably in the years 80, in the succession of the creation of the Unified Black Movement. <![CDATA[<b>Escolas comunitárias de imigrantes no Brasil</b>: <b>instâncias de coordenação e estruturas de apoio</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto apresenta uma análise da maneira como as etnias de imigrantes, ao abrirem escolas comunitárias no Brasil, exerceram a coordenação desta dinâmica escolar numa perspectiva conjunta, conjugando o processo escolar para objetivos comuns, para além dos núcleos populacionais isolados. Apresenta também as estruturas de apoio criadas para o funcionamento das escolas comunitárias. Na análise explicita-se que nem todas as etnias de imigrantes abriram escolas próprias e que houve diferenças bastante grandes entre aquelas que se dedicaram às mesmas. Além de escolas comunitárias, os imigrantes ainda tiveram escolas particulares, laicas ou vinculadas a grupos religiosos. O processo escolar comunitário começou a ser estruturado a partir do final do século XIX, sendo em grande parte fruto das tensões entre igrejas e lideranças laicas sob o ideário liberal. Neste contexto de disputa por espaço, tanto igrejas quanto lideranças laicas começaram a marcar presença muito forte entre imigrantes - excetuando-se os japoneses, com dinâmica diferente -, fomentando a criação de todo um conjunto de estruturas de apoio a seu projeto, especialmente através das escolas comunitárias.<hr/>This paper presents an analysis of the way in which the immigrant ethnic groups created community schools in Brazil and coordinated this school dynamics in a concerted perspective, directing the school process towards common goals beyond the isolated immigrant communities. Also describes the support structures that were created in order to enable the operation of the community schools. The analysis shows that not all of the ethnic groups had schools of their own and that there were quite significant differences among those which were committed to such schools. Besides community schools the immigrants also had private schools, which were either lay schools or associated with religious groups/institutions. The structuring of the community school process began by the end of the 19th century, and it was resulted a great extent by the tensions between the churches and lay leaders committed to liberal ideas. In the context of this struggle for influence, both church leaders and lay leaders were strongly present among the immigrants - with the exception of the Japanese, who had a different dynamic- and promoted the creation of a whole set of structures designed to support their project, particularly through the community schools. <![CDATA[Pedagogia do Movimento Sem Terra: escola é mais do que escola]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto apresenta uma análise da maneira como as etnias de imigrantes, ao abrirem escolas comunitárias no Brasil, exerceram a coordenação desta dinâmica escolar numa perspectiva conjunta, conjugando o processo escolar para objetivos comuns, para além dos núcleos populacionais isolados. Apresenta também as estruturas de apoio criadas para o funcionamento das escolas comunitárias. Na análise explicita-se que nem todas as etnias de imigrantes abriram escolas próprias e que houve diferenças bastante grandes entre aquelas que se dedicaram às mesmas. Além de escolas comunitárias, os imigrantes ainda tiveram escolas particulares, laicas ou vinculadas a grupos religiosos. O processo escolar comunitário começou a ser estruturado a partir do final do século XIX, sendo em grande parte fruto das tensões entre igrejas e lideranças laicas sob o ideário liberal. Neste contexto de disputa por espaço, tanto igrejas quanto lideranças laicas começaram a marcar presença muito forte entre imigrantes - excetuando-se os japoneses, com dinâmica diferente -, fomentando a criação de todo um conjunto de estruturas de apoio a seu projeto, especialmente através das escolas comunitárias.<hr/>This paper presents an analysis of the way in which the immigrant ethnic groups created community schools in Brazil and coordinated this school dynamics in a concerted perspective, directing the school process towards common goals beyond the isolated immigrant communities. Also describes the support structures that were created in order to enable the operation of the community schools. The analysis shows that not all of the ethnic groups had schools of their own and that there were quite significant differences among those which were committed to such schools. Besides community schools the immigrants also had private schools, which were either lay schools or associated with religious groups/institutions. The structuring of the community school process began by the end of the 19th century, and it was resulted a great extent by the tensions between the churches and lay leaders committed to liberal ideas. In the context of this struggle for influence, both church leaders and lay leaders were strongly present among the immigrants - with the exception of the Japanese, who had a different dynamic- and promoted the creation of a whole set of structures designed to support their project, particularly through the community schools. <![CDATA[Aprender com perfeição e sem coação: uma escola para meninos pretos e pardos na Corte]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000300012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto apresenta uma análise da maneira como as etnias de imigrantes, ao abrirem escolas comunitárias no Brasil, exerceram a coordenação desta dinâmica escolar numa perspectiva conjunta, conjugando o processo escolar para objetivos comuns, para além dos núcleos populacionais isolados. Apresenta também as estruturas de apoio criadas para o funcionamento das escolas comunitárias. Na análise explicita-se que nem todas as etnias de imigrantes abriram escolas próprias e que houve diferenças bastante grandes entre aquelas que se dedicaram às mesmas. Além de escolas comunitárias, os imigrantes ainda tiveram escolas particulares, laicas ou vinculadas a grupos religiosos. O processo escolar comunitário começou a ser estruturado a partir do final do século XIX, sendo em grande parte fruto das tensões entre igrejas e lideranças laicas sob o ideário liberal. Neste contexto de disputa por espaço, tanto igrejas quanto lideranças laicas começaram a marcar presença muito forte entre imigrantes - excetuando-se os japoneses, com dinâmica diferente -, fomentando a criação de todo um conjunto de estruturas de apoio a seu projeto, especialmente através das escolas comunitárias.<hr/>This paper presents an analysis of the way in which the immigrant ethnic groups created community schools in Brazil and coordinated this school dynamics in a concerted perspective, directing the school process towards common goals beyond the isolated immigrant communities. Also describes the support structures that were created in order to enable the operation of the community schools. The analysis shows that not all of the ethnic groups had schools of their own and that there were quite significant differences among those which were committed to such schools. Besides community schools the immigrants also had private schools, which were either lay schools or associated with religious groups/institutions. The structuring of the community school process began by the end of the 19th century, and it was resulted a great extent by the tensions between the churches and lay leaders committed to liberal ideas. In the context of this struggle for influence, both church leaders and lay leaders were strongly present among the immigrants - with the exception of the Japanese, who had a different dynamic- and promoted the creation of a whole set of structures designed to support their project, particularly through the community schools. <![CDATA[A educação exilada: Colégio do Caraça]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000300013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto apresenta uma análise da maneira como as etnias de imigrantes, ao abrirem escolas comunitárias no Brasil, exerceram a coordenação desta dinâmica escolar numa perspectiva conjunta, conjugando o processo escolar para objetivos comuns, para além dos núcleos populacionais isolados. Apresenta também as estruturas de apoio criadas para o funcionamento das escolas comunitárias. Na análise explicita-se que nem todas as etnias de imigrantes abriram escolas próprias e que houve diferenças bastante grandes entre aquelas que se dedicaram às mesmas. Além de escolas comunitárias, os imigrantes ainda tiveram escolas particulares, laicas ou vinculadas a grupos religiosos. O processo escolar comunitário começou a ser estruturado a partir do final do século XIX, sendo em grande parte fruto das tensões entre igrejas e lideranças laicas sob o ideário liberal. Neste contexto de disputa por espaço, tanto igrejas quanto lideranças laicas começaram a marcar presença muito forte entre imigrantes - excetuando-se os japoneses, com dinâmica diferente -, fomentando a criação de todo um conjunto de estruturas de apoio a seu projeto, especialmente através das escolas comunitárias.<hr/>This paper presents an analysis of the way in which the immigrant ethnic groups created community schools in Brazil and coordinated this school dynamics in a concerted perspective, directing the school process towards common goals beyond the isolated immigrant communities. Also describes the support structures that were created in order to enable the operation of the community schools. The analysis shows that not all of the ethnic groups had schools of their own and that there were quite significant differences among those which were committed to such schools. Besides community schools the immigrants also had private schools, which were either lay schools or associated with religious groups/institutions. The structuring of the community school process began by the end of the 19th century, and it was resulted a great extent by the tensions between the churches and lay leaders committed to liberal ideas. In the context of this struggle for influence, both church leaders and lay leaders were strongly present among the immigrants - with the exception of the Japanese, who had a different dynamic- and promoted the creation of a whole set of structures designed to support their project, particularly through the community schools. <![CDATA[História das Mulheres no Brasil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000300014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto apresenta uma análise da maneira como as etnias de imigrantes, ao abrirem escolas comunitárias no Brasil, exerceram a coordenação desta dinâmica escolar numa perspectiva conjunta, conjugando o processo escolar para objetivos comuns, para além dos núcleos populacionais isolados. Apresenta também as estruturas de apoio criadas para o funcionamento das escolas comunitárias. Na análise explicita-se que nem todas as etnias de imigrantes abriram escolas próprias e que houve diferenças bastante grandes entre aquelas que se dedicaram às mesmas. Além de escolas comunitárias, os imigrantes ainda tiveram escolas particulares, laicas ou vinculadas a grupos religiosos. O processo escolar comunitário começou a ser estruturado a partir do final do século XIX, sendo em grande parte fruto das tensões entre igrejas e lideranças laicas sob o ideário liberal. Neste contexto de disputa por espaço, tanto igrejas quanto lideranças laicas começaram a marcar presença muito forte entre imigrantes - excetuando-se os japoneses, com dinâmica diferente -, fomentando a criação de todo um conjunto de estruturas de apoio a seu projeto, especialmente através das escolas comunitárias.<hr/>This paper presents an analysis of the way in which the immigrant ethnic groups created community schools in Brazil and coordinated this school dynamics in a concerted perspective, directing the school process towards common goals beyond the isolated immigrant communities. Also describes the support structures that were created in order to enable the operation of the community schools. The analysis shows that not all of the ethnic groups had schools of their own and that there were quite significant differences among those which were committed to such schools. Besides community schools the immigrants also had private schools, which were either lay schools or associated with religious groups/institutions. The structuring of the community school process began by the end of the 19th century, and it was resulted a great extent by the tensions between the churches and lay leaders committed to liberal ideas. In the context of this struggle for influence, both church leaders and lay leaders were strongly present among the immigrants - with the exception of the Japanese, who had a different dynamic- and promoted the creation of a whole set of structures designed to support their project, particularly through the community schools.