Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Educação]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1413-247820010002&lang=pt vol. num. 17 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <link>http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782001000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>As desigualdades multiplicadas</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782001000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nossas sociedades são dominadas por uma contradição fundamental: como sociedades democráticas, afirmam a igualdade por essência de todos os sujeitos. Como sociedades capitalistas, não param de construir mercados que hierarquizam as competências e os méritos. Tal contradição parece cada vez menos superada.Como conciliar a igualdade de todos e o mérito de cada um? Presenciamos o surgimento de movimentos sociais que reivindicam o reconhecimento dos indivíduos - independentemente do seu mérito - e uma igualdade de princípio que se converte facilmente em culpa, em desprezo e em violência. De fato, sem renunciar à busca da igualdade, a dupla natureza de nossas sociedades exige que constituamos uma política de reconhecimento do sujeito.<hr/>Our societies are dominated by a fundamental contradiction: as democratic societies, they affirm the essential equality of all subjects but as capitalist societies they do not cease to construct markets which establish hierarchies of competence and merit. This contradiction appears to increase rather than diminish. How is it possible to reconcile equality for all and individual merit? Social movements are created which demand the recognition of individuals - independent of merit - and a principle of equality that is easily converted into blame, contempt and violence. Without abandoning the search for equality, the double nature of our societies requires that we establish a policy for the recognition of the subject.<hr/>Nos sociétés sont dominées par une contradiction fondamentale: sociétés démocratiques, elles affirment l’égalité par essence de tous les sujets; sociétés capitalistes, elles ne cessent de construire des marchés Qui hérarchisent les compétences et les mérites. Cette contradiction semble de moins en moins maïtrisée. Comment concilier l’égalité de tous et le mérite de chacun? On voit se former des mouvements sociaux qui en appellent à la reconnnaissance des individus - indépendament de leur mérite - et à une égalité de principe qui se retourne aisément en culpabilité, en mépris et en violence. En fait, tout en ne renonçant pas à la recherche de l’égalité, la double nature de nos sociétés exige que se forme une politique de reconnaissance du sujet. <![CDATA[<b>Trabalho cooperativo no MST e ensino fundamental rural</b>: <b>desafios à educação básica</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782001000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo é averiguar que desafios o trabalho cooperativo, desenvolvido por agricultores assentados, coloca à escola básica. A metodologia articula uma revisão bibliográfica sobre economia solidária com a pesquisa-ação, feita em assentamentos de reforma agrária e escolas rurais, no município de Piratini/RS, focalizando a relação entre o trabalho cooperativo e a educação escolar. As falas dos sujeitos evidenciam o conflito entre a formação exigida pelo trabalho cooperativo agrícola e o modelo de escola básica em que se fundamenta a educação rural.<hr/>The purpose of this paper is to identify those challenges which co-operative work, developed by 'settled' farmers, raise for the primary school. The methodology involves a literature review about economic solidarity and action-research carried out in settlements established by the Land Reform and in rural schools in the municipality of Piratini/RS. The research focuses on the relation between co-operative work and school education. The discourse of the subjects of the research reveals the conflict between the formation required for co-operative agricultural work and the model of basic education on which rural education is based. <![CDATA[<b>Profissão docente</b>: <b>uma rede de histórias</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782001000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem o objetivo de analisar a identidade social do magistério das séries iniciais do ensino fundamental, forjada em processos de socialização familiar, escolar e profissional. Através do recurso às histórias de vida de treze professoras, foi possível perceber que muitos são os significados atribuídos ao trabalho docente. Recorrendo ao aporte da sociologia de Pierre Bourdieu, o trabalho permitiu compreender a constituição de habitus para a docência, as estratégias desenvolvidas pelas professoras para a conquista de títulos escolares, os modos de entrada na profissão, o peso da formação prévia e continuada nas formas como as professoras vivem e representam o trabalho que realizam. Considerando que a representação social do magistério, no contexto de uma escola de massa, foi alterada, o estudo acabou por problematizar imagens de passividade, negligência e incompetência que têm sido atribuídas às professoras pelas burocracias educacionais e agências governamentais.<hr/>This article proposes to analyse the social identity of teachers in the first series of primary education, forged through processes of professional, school and family socialization. Using the life stories of thirteen women teachers, the article discusses the significance attributed to the teaching profession. Taking Pierre Bourdieu's sociology as reference, the study explores the constitution of the habitus in teachers, the strategies they use to achieve academic qualifications, admission to the profession and the weight of initial and continued training in the way teachers experience and represent their work. This study challenges the images of passivity, negligence and technical incompetence that are attributed to teachers by educational authorities and governamental agencies, by recognizing that, at a time in which a massification of school is occuring, the social representation of teaching has been modified. <![CDATA[<b>Resistência, mudança e adaptação nas universidades argentinas</b>: <b>problemas conceptuais e tendências emergentes no governo e na gestão acadêmica</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782001000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo propõe-se a fazer uma contribuição ao debate teórico-metodológico dos referenciais conceptuais mais adequados para o estudo dos problemas do governo e da gestão universitária na Argentina. Este trabalho também constitui uma primeira posta à prova do instrumental apresentado. São analisadas as tensões que geram as políticas estatais na gestão acadêmica. Considera-se que a emergência de uma dupla linha de gestão e condução na institucionalização de novos atores nas universidades argentinas configuram os dois fenômenos que disputam o papel historicamente atribuído aos conselhos acadêmicos. Essas tensões, que hoje percorrem os processos de mudança institucional, expressam o conflito entre as novas formas de gestão e o modelo de co-governo que instaurou a Reforma Universitária de 1918.<hr/>This article aims to contribute to the theoretical and methodological debate on the most suitable conceptual frameworks for studying the problems of government and management in Argentinian universities. The paper also constitutes a first test of the instruments presented therein. Tensions generated by state policies on academic management are also analysed. The article considers that the emergence of a double line of manegement and condut of the institution of new actors in Argentinian universities constitute the two phenomena which dispute the role historically attributed to academic councils. These tensions, which underlie processes of institutional change the, are the expression of conflicts between new forms of management and the model of co-government that established the Argentinian University Reform of 1918 <![CDATA[<b>As apropriações da obra de Pierre Bourdieu no campo educacional brasileiro, através de periódicos da área</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782001000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir de pesquisa realizada em 20 periódicos especializados em educação, editados entre 1971 e 2000, são analisadas as formas de apropriação da obra de Pierre Bourdieu no campo educacional brasileiro. O conjunto dos 355 artigos publicados nesses periódicos que fazem referências ao sociólogo constitui o corpus básico para a análise das peculiaridades das interpretações brasileiras do autor.<hr/>Based on research carried out in 20 specialised educational periodicals, published between 1971 and 2000, the present text analyses the forms of appropriation from Pierre Bourdieu's work in the field of Brazilian education. The set of 355 articles published in those periodicals that make reference to the sociologist constitutes the basic corpus for the analysis of the peculiarities of the Brazilian interpretations of this author. <![CDATA[<b>John Dewey e o pensamento educacional brasileiro</b>: <b>a centralidade da noção de movimento</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782001000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O trabalho analisa artigos publicados em periódicos educacionais brasileiros entre 1930 e 1960, cujos temas são educação, democracia, filosofia, ciência e verdade, entre outros, desenvolvidos segundo concepções de Dewey. Em todos, ocupam posição central as noções de mudança e transformação, em oposição a estabilidade, fixidez e permanência. O objetivo é mostrar a relevância da noção de mundo em movimento, tanto para os brasileiros quanto para Dewey.<hr/>This paper analyses some articles published by educational journals in Brazil between 1930 and 1960, whose subjects are education, democracy, philosophy, science, truth and others, developed according to Dewey's ideas. In all of them, the main concept is the transformation of things, in opposition to steady. The central intent is to show the change of world like a key concept to the brazilian authors, as such as to Dewey. <![CDATA[<b>Currículos alternativos/oficiais</b>: <b>o(s) risco(s) do hibridismo</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782001000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo enfatiza similaridades discursivas entre os PCNs do Ministério da Educação do Brasil, tidos como currículo oficial, e o Movimento Constituinte Escolar do governo petista do Rio Grande do Sul, proposto como currículo alternativo. Reflete sobre o que vem acontecendo com nossos currículos alternativos críticos, que acabam propondo quase a mesma educação que a do Governo Federal. Argumenta que, em função desse hibridismo, precisamos desfazer o risco de ligação, produzir e praticar currículos que ainda não existem, inventar mais uma vez a diferença.<hr/>The article stresses the discursive similarities between the National Curricula Parameters (PCN) established by the Brazilian Ministry of Education, considered the official curriculum, and the School Assembly Movement inspired by the Workers' Party state government in Rio Grande do Sul, proposed as an alternative curriculum. It discusses what has been happening with our critical alternative curricula which end up proposing almost the same education as that of the Federal Government. It forwards the argument that, as a consequence of this hybridism, we need to dispel the ambiguity, by producing and putting into practice curricula which do not yet exist and to invent once more the difference. <![CDATA[<b>Entre o oficial e o alternativo em propostas curriculares</b>: <b>para além do hibridismo</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782001000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto discute a relação entre o oficial e o alternativo no discurso da Constituinte Escolar (1999-2000), promovida pelo governo do estado do Rio Grande do Sul (BR). Traz contribuições de pesquisadores em educação popular para interpelar os sujeitos (em particular os movimentos sociais populares e as instituições estatais) e discutir a metodologia utilizada neste processo de reformulação curricular. Enfatiza a importância da perspectiva complexa para se compreender os limites e as possibilidades de um processo oficial que pretende promover, paradoxalmente, a inserção dos movimentos sociais alternativos na formulação e no controle das diretrizes curriculares da escola pública.<hr/>The text discusses the relationship between the official and the alternative discourse used in the School Assembly (1999-2000), sponsored by the state government of Rio Grande do Sul, in the south of Brazil. It presents contributions from researchers in the field of Popular Education with the purpose of inciting the subjects (specifically the popular social movements and state institutions) to reflect upon their practices and to discuss the methodology employed in this process of curriculum reform. It also emphasizes the significance of the complex perspective for understanding the limits and possibilities of an official process aimed at promoting, paradoxically, the participation of the alternative social movements in the formulation and control of curricular guidelines for the state school. <![CDATA[<b>O SAEB - Sistema de Avaliação da Educação Básica</b>: <b>potencialidades, problemas e desafios</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782001000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Baseado em contribuição preparada no contexto da Comissão de Especialistas, visando o aprimoramento do Sistema de Avaliação da Educação Básica, o artigo discute as potencialidades e limitações do SAEB e propõe alternativas de aprimoramento do sistema. Argumenta ser fundamental melhor focalização dos temas relevantes para os gestores de políticas educacionais e ser necessário o desenvolvimento de um verdadeiro sistema de avaliação, baseado na diversidade de desenhos, de modo a contemplar efetiva mensuração do aprendizado de alunos em determinado período e a explicação do aprendizado via os modelos adequados.<hr/>This paper has been developed by the author as member of a board of specialists appointed to present contributions for enhancing the Brazilian System of Educational Assessment. It argues in favour of the diversification of assessment design as a way of focusing on aspects of educational policy that are relevant to policy makers. Such diversification should include measuring learning via a value added approach, thus making it possible to explain learning by means of appropriate models. <![CDATA[<b>Origens da Anped</b>: <b>de instituída a instituinte</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782001000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Baseado em contribuição preparada no contexto da Comissão de Especialistas, visando o aprimoramento do Sistema de Avaliação da Educação Básica, o artigo discute as potencialidades e limitações do SAEB e propõe alternativas de aprimoramento do sistema. Argumenta ser fundamental melhor focalização dos temas relevantes para os gestores de políticas educacionais e ser necessário o desenvolvimento de um verdadeiro sistema de avaliação, baseado na diversidade de desenhos, de modo a contemplar efetiva mensuração do aprendizado de alunos em determinado período e a explicação do aprendizado via os modelos adequados.<hr/>This paper has been developed by the author as member of a board of specialists appointed to present contributions for enhancing the Brazilian System of Educational Assessment. It argues in favour of the diversification of assessment design as a way of focusing on aspects of educational policy that are relevant to policy makers. Such diversification should include measuring learning via a value added approach, thus making it possible to explain learning by means of appropriate models. <![CDATA[<i>Educação conformada</i>: a política pública de educação no Brasil (1930-1945)]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782001000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Baseado em contribuição preparada no contexto da Comissão de Especialistas, visando o aprimoramento do Sistema de Avaliação da Educação Básica, o artigo discute as potencialidades e limitações do SAEB e propõe alternativas de aprimoramento do sistema. Argumenta ser fundamental melhor focalização dos temas relevantes para os gestores de políticas educacionais e ser necessário o desenvolvimento de um verdadeiro sistema de avaliação, baseado na diversidade de desenhos, de modo a contemplar efetiva mensuração do aprendizado de alunos em determinado período e a explicação do aprendizado via os modelos adequados.<hr/>This paper has been developed by the author as member of a board of specialists appointed to present contributions for enhancing the Brazilian System of Educational Assessment. It argues in favour of the diversification of assessment design as a way of focusing on aspects of educational policy that are relevant to policy makers. Such diversification should include measuring learning via a value added approach, thus making it possible to explain learning by means of appropriate models. <![CDATA[<i>L'éducation du point de vue des enfants</i>: un peu blessés au fond du coeur]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782001000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Baseado em contribuição preparada no contexto da Comissão de Especialistas, visando o aprimoramento do Sistema de Avaliação da Educação Básica, o artigo discute as potencialidades e limitações do SAEB e propõe alternativas de aprimoramento do sistema. Argumenta ser fundamental melhor focalização dos temas relevantes para os gestores de políticas educacionais e ser necessário o desenvolvimento de um verdadeiro sistema de avaliação, baseado na diversidade de desenhos, de modo a contemplar efetiva mensuração do aprendizado de alunos em determinado período e a explicação do aprendizado via os modelos adequados.<hr/>This paper has been developed by the author as member of a board of specialists appointed to present contributions for enhancing the Brazilian System of Educational Assessment. It argues in favour of the diversification of assessment design as a way of focusing on aspects of educational policy that are relevant to policy makers. Such diversification should include measuring learning via a value added approach, thus making it possible to explain learning by means of appropriate models. <![CDATA[<i>Estudos culturais em educação</i>: mídia, arquitetura, brinquedo, biologia, literatura, cinema...]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782001000200014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Baseado em contribuição preparada no contexto da Comissão de Especialistas, visando o aprimoramento do Sistema de Avaliação da Educação Básica, o artigo discute as potencialidades e limitações do SAEB e propõe alternativas de aprimoramento do sistema. Argumenta ser fundamental melhor focalização dos temas relevantes para os gestores de políticas educacionais e ser necessário o desenvolvimento de um verdadeiro sistema de avaliação, baseado na diversidade de desenhos, de modo a contemplar efetiva mensuração do aprendizado de alunos em determinado período e a explicação do aprendizado via os modelos adequados.<hr/>This paper has been developed by the author as member of a board of specialists appointed to present contributions for enhancing the Brazilian System of Educational Assessment. It argues in favour of the diversification of assessment design as a way of focusing on aspects of educational policy that are relevant to policy makers. Such diversification should include measuring learning via a value added approach, thus making it possible to explain learning by means of appropriate models. <![CDATA[O planejamento educacional no Brasil]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782001000200015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Baseado em contribuição preparada no contexto da Comissão de Especialistas, visando o aprimoramento do Sistema de Avaliação da Educação Básica, o artigo discute as potencialidades e limitações do SAEB e propõe alternativas de aprimoramento do sistema. Argumenta ser fundamental melhor focalização dos temas relevantes para os gestores de políticas educacionais e ser necessário o desenvolvimento de um verdadeiro sistema de avaliação, baseado na diversidade de desenhos, de modo a contemplar efetiva mensuração do aprendizado de alunos em determinado período e a explicação do aprendizado via os modelos adequados.<hr/>This paper has been developed by the author as member of a board of specialists appointed to present contributions for enhancing the Brazilian System of Educational Assessment. It argues in favour of the diversification of assessment design as a way of focusing on aspects of educational policy that are relevant to policy makers. Such diversification should include measuring learning via a value added approach, thus making it possible to explain learning by means of appropriate models. <link>http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782001000200016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> </channel> </rss> <!--transformed by PHP 01:07:53 16-07-2020-->