Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Educação]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1413-247820080001&lang=pt vol. 13 num. 37 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <link>http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782008000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>Máscaras, jovens e "escolas do diabo"</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782008000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Um dos desafios da sociologia é o de desmascarar as actuações cotidianas, procurando descobrir o que elas revelam no que ocultam. De que forma? Pesquisando os usos que se fazem das máscaras. É esse o desafio que se lança, tomando-se como referenciais empíricos diferentes cenários de actuação das máscaras, a começar pelos actos de nomeação que mascaram a realidade a partir do momento em que a nomeiam. Será também dada atenção às máscaras que caracterizam os estilos juvenis e às tramas de significado que esses estilos escondem. Finalmente, questiona-se a existência das máscaras no cenário de escolas que retratadas como "escolas do diabo". Nesse caso, a hipótese discutida sugere que a violência protagonizada por alguns jovens nessas escolas é também uma máscara, dado ocultar formas subtis de violência a que esses jovens se encontram cotidianamente sujeitos.<hr/>One of the challenges of sociology is to unmask daily happenings and to attempt to discover what they reveal by what they occult. This is possible by researching the uses that are made of masks. This is the challenge which we set ourselves taking as our empirical framework different scenes in which masks are used, beginning with acts of naming which mask the reality from the moment in which they are named. Attention is also given to masks which characterize youth styles and to the intricate web of meanings which these styles hide. Finally, we question the existence of masks in the setting of schools portrayed as "schools of the devil". In the latter case, the hypothesis suggests that the violence which some young people are at the centre of in such schools is also a mask, given to hide subtle forms of violence to which these young people are daily subjected.<hr/>Uno de los desafíos de la sociedad es el de desenmascarar las actuaciones cotidianas, procurando descubrir lo que ellas revelan en lo que ocultan. ¿De qué forma? Investigando los usos que se hacen de las máscaras. Es este el desafío que se lanza, tomándose como referenciales empíricos diferentes escenarios de actuación de las máscaras, comenzando por los actos de colocación que enmascaran la realidad a partir del momento en que la nombran. Será también dada atención a las máscaras que caracterizan los estilos juveniles y a las tramas de significado que esos estilos esconden. Finalmente, se cuestiona la existencia de las máscaras en el escenario de las escuelas que son retratadas como "escuelas del diablo". En este caso, la hipótesis discutida sugiere que la violencia protagonizada por algunos jóvenes en esas escuelas es también una máscara, ya que ocultan formas sutiles de violencia a la que esos jóvenes se encuentran diariamente sometidos. <![CDATA[<b>Vida de jovens</b>: <b>educação não-formal e inserção socioprofissional no subúrbio</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782008000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Analisa as práticas educativas paralelas à escola formal, vivenciada por jovens do subúrbio de Salvador, com foco na inserção socioprofissional. Trata-se de considerar os reflexos das experiências desenvolvidas no espaço da Associação de Moradores, referência no bairro, envolvendo os jovens das Oficinas de Teatro, do Curso de Eletricidade e do Programa Agente Jovem. A opção pelo subúrbio apóia-se nos estudos que indicam a maior ausência do Estado nesses cenários onde se concentra a população jovem desfavorecida social e culturalmente. Nesses espaços "esquecidos", eles enfrentam diferentes estigmas que afetam diretamente seu processo de inserção socioprofissional.<hr/>The article analyses non-formal education practices amongst young people in a suburb of Salvador, focussing on socio-professional insertion. It centres on experiences involving young people in Theatre Workshops, an Electricity Course and the Youth Agent Programme carried out in the space of a local Residents' Association, considered as an important reference in the district. The choice of an urban suburb reflects studies showing that this is where the State is largely absent and where economically and culturally disadvantaged young people are concentrated. In these "forgotten" spaces they confront stigmas which directly affect their socio-professional insertion.<hr/>Analiza las prácticas educativas paralelas a la escuela formal, vivenciadas por jóvenes del suburbio de Salvador, enfocando la inclusión socio-profesional. Se trata de considerar los reflejos de las experiencias desarrolladas en el espacio de la Asociación de Vecinos, referencia en el barrio, envolviendo los jóvenes del Taller de Teatro, del Curso de Electricidad y del Programa Agente Joven. La opción por el suburbio se apoya en los estudios que indican la mayor ausencia del Estado en esos escenarios donde se concentra la población joven desfavorecida social y culturalmente. En esos espacios "olvidados", ellos enfrentan diferentes estigmas que afectan directamente su proceso de inclusión socio profesional. <![CDATA[<b>O corpo do pai e a raça do filho</b>: <b>Noé, Schreber e a maldição do pacto</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782008000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo descreve um livro elaborado para professores, um texto sinóptico resumindo e justapondo pesquisas que possibilitam aos professores complicar a conversa curricular na qual eles e seus alunos estão engajados. Reconstrói a cena primária, lembrando o pacto entre Jeová e os israelitas no Velho Testamento e argumentando que o racismo branco se relaciona a esse pacto, que envolve a repressão do desejo sexual entre pai e filho e a projeção da diferença sexual para os "Outros". As razões para a reconstrução dessa cena sobre raça no Ocidente são curriculares. Ela objetiva que os professores possam entender as formas contínuas e mutantes do racismo branco.<hr/>The paper describes a textbook - a synoptic text summarizing research written for teachers - that enables teachers to complicate the curricular conversation in which they and their students are engaged. It reconstructs the primal scene, recalling the covenant between Yahweh and the Israelites in the Old Testament, arguing that white racism follows from that agreement, which involved the repression of father-son sexual desire and the projection of sexual difference upon "Others". The reasons for reconstructing this scene of race in the West are curricular. It aims to help teachers understand the continuing and mutating forms of white racism.<hr/>El artículo describe a un libro que fue elaborado para profesores, un texto sinóptico resumiendo y yuxtaponiendo pesquisas que posibilitan a los profesores complicar la conversación curricular en la cual ellos y sus alumnos están empeñados. Reconstruye la escena primaria, recordando el pacto entre Jehová y los israelíes en el Viejo Testamento y argumentando que el racismo blanco se relaciona en ese pacto, que envuelve la represión del deseo sexual entre padre e hijo y la proyección de la diferencia sexual para los "Otros". Las razones para la reconstrucción de esa escena sobre la raza en Occidente son curriculares. Ella tiene como objetivo, que los profesores puedan entender las formas continuas y mutantes del racismo blanco. <![CDATA[<b>Direitos humanos, educação e interculturalidade</b>: <b>as tensões entre igualdade e diferença</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782008000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta algumas questões relativas à importância da(s) cultura(s) no momento atual. Discute a relevância do discurso dos direitos humanos nesse contexto, tendo como principal interlocutor o sociólogo Boaventura Sousa Santos. Analisa diferentes abordagens do multiculturalismo. Assume a perspectiva intercultural, justificando sua relevância. Assinala alguns desafios que considera de especial importância para trabalhar as relações entre educação intercultural e direitos humanos.<hr/>This article presents some questions related to the importance of culture in the present moment. It discusses the relevance of the human rights discourse within this context, taking as its main interlocutor the sociologist Boaventura Sousa Santos. It analyses different approaches to multiculturalism. It justifies the relevance of the intercultural perspective adopted and points to challenges considered to be of particular importance for developing the relationships between intercultural education and human rights.<hr/>Este artículo presenta algunas cuestiones relativas a la problemática de la(s) cultura(s) en el momento actual. Discute la relevancia del discurso de los derechos humanos en este contexto, teniendo como interlocutor al sociólogo Boaventura Sousa Santos. Analiza distintos enfoques del multiculturalismo. Asume la perspectiva intercultural y justifica esta opción. Señala algunos desafíos que considera importantes para que se trabajen en las relaciones entre educación intercultural y derechos humanos. <![CDATA[<b>Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782008000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esse artigo discute a forma como processos de educação continuada, presenciais ou a distância, têm sido implementados no contexto das políticas educacionais da União, de estados e municípios, na última década. Mostra a multiplicidade de iniciativas desenvolvidas em diferentes modalidades metodológicas, visando variados tipos de formação, com foco em professores de diversos níveis de ensino e suas especialidades. Coloca a questão no contexto internacional pela exposição de vários documentos de organismos internacionais. Discute o papel da legislação brasileira, o impulso que propiciou às iniciativas de educação continuada no Brasil, os problemas que emergiram e as novas legislações emergentes.<hr/>This article discusses the way in which processes of continuing in-service or distance education have been implemented in the context of educational policies developed by the Union, states and municipalities in the last decade in Brazil. It presents the multiplicity of initiatives developed employing different methodologies and offering diverse kinds of training, with a focus on teachers in different levels and teaching specialties. It situates the question in the international context by means of an analysis of documents produced by different international organisations. It discusses the role of Brazilian legislation, the impulse which favoured initiatives of continuing education in Brazil, the problems which emerged and the emerging new legislation.<hr/>Este artículo discute la forma como procesos de educación continua, presenciales o a distancia, han sido implementados en el contexto de las políticas educacionales de la Unión, de los estados y municipios, en la última década. Muestra la multiplicidad de iniciativas desarrolladas en diferentes modalidades metodológicas, intentando variados tipos de formación, con foco en profesores de diversos niveles de enseñanza y sus especialidades. Coloca la cuestión en el contexto internacional a través de la exposición de varios documentos de organismos internacionales. Discute el papel de la legislación brasileña, el impulso que propició a las iniciativas de educación continua en Brasil, los problemas que emergieron y las nuevas legislaciones emergentes. <![CDATA[<b>Complexidade e transdisciplinaridade em educação</b>: <b>cinco princípios para resgatar o elo perdido</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782008000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo discute a potencialidade de alguns princípios, elaborados por cientistas de diferentes áreas, no resgate de um sentido do conhecimento para a vida, elo perdido com a prática de sua fragmentação. Tais princípios são: princípio holográfico (David Bohm/Edgar Morin), princípio de complementaridade dos opostos (Niels Böhr), princípio da transdisciplinaridade (Basarab Nicolescu), princípio da incerteza (Werner Heisenberg) e princípio da autopoiese (H. Maturana e F. Varela). Esses princípios estão integrados à teoria da complexidade e transdisciplinaridade.<hr/>This article discusses the potential of a number of principles, elaborated by scientists of different areas, for rescuing the meaning of knowledge for life, a link lost by the practice of fragmentation. These are the holographic principle (David Bohm/Edgar Morin), the principle of complementarity of opposites (Niels Böhr), the principle of transdisciplinarity (Basarab Nicolescu), the uncertainty principle (Werner Heisenberg) and that of autopoiesis (H. Maturana e F. Varela) which are integrated in the theory of complexity and transdisciplinarity.<hr/>El artículo discute la potencialidad de algunos principios, elaborados por científicos de diferentes áreas, en el rescate de un sentido del conocimiento para la vida, el eslabón perdido con la práctica de su fragmentación. Estos principios son: principio holográfico (David Bohm/Edgar Morin), principio de complementariedad de los opuestos (Niels Böhr), principio de transdiciplinalidad (Basarab Nicolescu), principio de la incertidumbre (Werner Heisenberg) y el principio de la autopoiese (H. Maturana y F. Varela). Estos principios están integrados a la teoría de la complejidad y transdiciplinalidad. <![CDATA[<b>Imagens de um <i>lugar de memória</i> da educação nova</b>: <b>Instituto de Educação do Rio de Janeiro nos anos de 1930</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782008000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo utiliza imagens fotográficas para sublinhar a importância conferida ao Instituto de Educação do Rio de Janeiro como um dos mais expressivos laboratórios da Escola Nova. Trata-se, na verdade, de um lugar de memória (Nora, 1993) privilegiado desse movimento, servindo de referencial para o país durante a década de 1930 como centro de excelência na formação de professores. As imagens analisadas foram veiculadas pelo periódico Arquivos do Instituto de Educação, publicado pela primeira vez em 1934, sob os auspícios da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Busca-se aqui superar a idéia da fotografia como mera ilustração para as análises escritas, considerando-a fonte histórica que requer uma construção teórico-metodológica singular.<hr/>This article uses photographic images to highlight the key role played by the Rio de Janeiro Institute of Education as one of the most significant experiential spaces of the New Education. It deals with a privileged legacy site (Nora, 1993) of this reform movement which, as a centre of excellence in teacher education, served as a point of reference for the whole country throughout the 1930s. The images that were analysed were published by the periodical Arquivos do Instituto de Educação (Archives of the Institute of Education) which was launched in 1934 under the auspices of the Secretariat of Education of the Federal District. This article seeks to surpass the concept of photography as mere illustration for written texts and to regard photography as a historical source that requires a specific theoretical and methodological construction.<hr/>El artículo utiliza imágenes fotográficas para subrayar la importancia concedida al Instituto de Educación de Rio de Janeiro como uno de los más expresivos laboratorios de la Nueva Escuela. En realidad se trata de un privilegiado sitio de memoria (Nora, 1993) de ese movimiento, que sirvió de referencia para el país en los años 1930 como centro de excelencia en la formación de profesores. Las imágenes analizadas fueron difundidas por el periódico Arquivos do Instituto de Educação (Archivos del Instituto de Educación), publicado por primera vez en 1934 bajo los auspicios de la Secretaría de Educación del Distrito Federal. Se busca aquí modificar la idea que considera a la fotografía como simple ilustración de análisis escrita y considerarla como fuente histórica que requiere una construcción teórico-metodológica particular. <![CDATA[<b>Os processos formativos da corporeidade e o marxismo</b>: <b>aproximações pela problemática do trabalho</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782008000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo desse artigo é evidenciar a mútua importância que possuem os estudos sobre a formação da corporeidade e as reflexões baseadas no materialismo histórico. Para tanto, dividimos o texto em três momentos: no primeiro, analisamos a forma como a temática da corporeidade surge atrelada ao desenvolvimento dos paradigmas pós-modernistas de análise. No segundo, ao relacionarmos a análise do corpo com a análise do trabalho, mostramos a forma como a obra de Marx é aceita e criticada pelos analistas. Na terceira, desenvolvemos algumas possibilidades críticas de analisar a formação da corporeidade pelo materialismo histórico. Como resultado, podemos notar que, ao atrelar a análise do corpo às transformações no mundo do trabalho, podemos aprofundar as possibilidades das análises sobre o corpo na atualidade. Com isso, esperamos mostrar que a análise do corpo se constitui em uma importante temática para as reflexões sobre a sociedade capitalista, da mesma forma que a reflexão sobre as transformações na forma de trabalho dessa sociedade oferecem possibilidades valiosas aos estudiosos da corporeidade.<hr/>The aim of this article is to put in evidence the mutual relevance of the studies on corporal formation and the analysis based on historical materialism. For that, we divided the text in three moments: firstly, we analyse the way in which the issue of corporality arises related to post-modernist paradigms of analysis. In the second moment, when we relate the studies on body with those on labour, we show how Marx's works are accepted or criticised. We then, thirdly, develop some critical possibilities to study the corporal formation on the basis of historical materialism. As result, we could verify that by linking the issue of corporality with transformations in labour patterns it is possible to further analyses on the body. With that, we hope to prove that studies on the body are important themes for reflections on capitalist society, in the same way that reflections on the transformations in the form of labour offer valuable possibilities for researchers of corporality.<hr/>El objetivo de este artículo es evidenciar la mutua importancia que poseen los estudios sobre la formación de la corporeidad y las reflexiones basadas en el materialismo histórico. Por tanto, dividimos el texto en tres momentos: en el primero, analizamos la forma como la temática de la corporeidad surge con un vínculo fuerte unida al desenvolvimiento de los paradigmas pos modernistas de análisis. En el segundo, al relacionar el análisis del cuerpo con el análisis del trabajo, mostramos la forma como la obra de Marx es acepta y criticada por los analistas. En el tercero, desenvolvemos algunas posibilidades críticas de analizar la formación de la corporeidad por el materialismo histórico. Como resultado, podemos notar que, al unir con un vínculo fuerte el análisis del cuerpo a las transformaciones en el mundo del trabajo, podemos profundizar las posibilidades del análisis sobre el cuerpo en la actualidad. Con ello, esperamos mostrar que el análisis del cuerpo se constituye en una importante temática para las reflexiones sobre la sociedad capitalista, de la misma forma que la reflexión sobre las transformaciones en la forma de trabajo de esta sociedad ofrecen posibilidades valiosas a los estudiosos de la corporeidad. <![CDATA[<b>Arte e metáforas contemporâneas para pensar infância e educação</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782008000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nesse trabalho é discutida a relação entre arte, educação e infância a partir das seguintes questões: de que forma podemos saber mais sobre a infância a partir de metáforas da arte contemporânea? O que a arte contemporânea pode dizer para a docência da infância? De que modo a docência vê a infância e sua arte? Podemos pensar em uma dimensão estética da formação docente para a infância? Na esteira dessas questões, debato também sobre o lugar da arte nas políticas públicas para educação infantil, especialmente no que diz respeito à formação docente e à ampliação do ensino fundamental para nove anos. Como interlocutores privilegiados para essa discussão, Deleuze, Nietzsche e Agamben.<hr/>This paper discusses the relation between art, education and childhood by means of the following questions: how can we know more about childhood by means of contemporary art metaphors? What message could contemporary art have for teachers? How do teachers regard infancy and its art? Can we think of an aesthetic dimension of teacher training for children? On the basis of these questions, the text discusses the very place of art within public policies of child education, particularly with regard to teacher training and the recent extension of basic education in Brazil from eight to nine years. Deleuze, Nietzsche and Agamben are the privileged interlocutors for this debate.<hr/>En este trabajo es discutida la relación entre arte, educación e infancia a partir de las siguientes cuestiones: ¿de qué forma podemos saber más sobre la infancia a partir de metáforas del arte contemporáneo? ¿Qué puede decir el arte contemporáneo para la docencia de la infancia? ¿De qué modo la docencia ve la infancia y su arte? ¿Podemos pensar en una dimensión estética de formación docente para la infancia? En el rastro de esas cuestiones, debato también sobre el lugar del arte en las políticas públicas para la educación infantil, especialmente a la formación docente y a la ampliación de la enseñanza fundamental para nueve años.. Como interlocutores privilegiados para esta discusión, Deleuze, Nietzsche y Agamben. <![CDATA[<b>O cinema na conquista da América</b>: <b>um filme e seus <i>diálogos</i> com a história</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782008000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo procura lidar com uma questão clássica, especialmente presente entre professores e cineastas: os filmes e os processos de aprendizagem. Baseado em trabalhos de James Wertsch, psicólogo que vem buscando encontrar "aproximações" entre as teses de Vygotsky e Bakhtin, as reflexões buscam demonstrar que os argumentos desses e de outros autores que estudam o cinema - também pelo viés bakhtiniano - podem ser articulados no sentido de sugerir estratégias para empregar filmes nos processos de construção do conhecimento histórico - escolar ou não. Ao final, a partir do filme 1492 - A conquista do paraíso, de Ridley Scott, propomos um exercício prático que operacionaliza a argumentação formulada anteriormente.<hr/>The article seeks to deal with a classical question, particularly present in the relation between teachers and film-makers: films and processes of learning. Based on works by James Wertsch, a psychologist who has been searching for "approaches" between the theses of Vygotsky and Bakhtin, these reflections aim to demonstrate that the arguments of these and other authors who study the cinema - also from the Bakhtinian perspective - can be articulated in the sense of suggesting strategies for using films in the process of constructing historical knowledge. Finally, we propose a practical exercise based on the film 1492 - The conquest of paradise, by Ridley Scott.<hr/>El artículo busca trabajar con una cuestión clásica, presente especialmente entre profesores y cineastas: las películas y los procesos de aprendizaje. Basados en trabajos de James Wertsch, psicólogo que viene buscando encontrar "aproximaciones" entre las tesis de Vygotsky y Bakhtin, las reflexiones buscan demostrar que los argumentos de esos y otros autores que estudian el cine - también bajo el mirar bakhtiniano - pueden ser articulados en el sentido de sugerir estrategias para emplear películas en los procesos de construcción del conocimiento histórico - escolar o no. Al final, a partir de la película 1492 - La conquista del paraíso, de Ridley Scott, proponemos un ejercicio práctico que realiza la argumentación formulada anteriormente. <![CDATA[<b>Desafios e potencialidades da escrita na formação docente em matemática</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782008000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esse estudo teve como objetivo investigar como futuros professores da licenciatura respondem à experiência de uma disciplina de formação matemática que privilegia o registro escrito discursivo e reflexivo. A pesquisa foi orientada pelas questões: que contribuições a inserção de diferentes formas de comunicação, especialmente a escrita, em uma disciplina de geometria, traz à formação e ao desenvolvimento profissional do futuro professor? Como acontece, nesse processo, a constituição da identidade profissional? A investigação narrativa foi eleita como método de pesquisa, contando com registros etnográficos, entrevistas, relatórios e mensagens pela internet. Subsidiada teoricamente pelos estudos histórico-culturais, a aproximação do movimento de formação dos alunos/professores iniciou-se em 2003, prolongando-se até 2005. O texto traz uma das narrativas de formação, evidenciando aspectos importantes da presença da escrita na constituição pessoal e profissional do professor.<hr/>The purpose of this study was to obtain relevant insights into how students on a course for future mathematics teachers react to the experience of participating in a mathematics discipline which emphasizes the written register of thoughts and ideas occurring during the learning process. The guiding questions in the research were: what are the significant contributions of the presence of different forms of communication (with special emphasis on written communication) in a course of geometry with regard to the training and professional development of the future mathematics teacher? How is a professional identity constituted in this process? Narrative inquiry was chosen as the research method, based upon ethnographic register, interviews, written reports and e-mails. The research, based on historical and cultural studies, was initiated in 2003 and lasted until 2005. This text presents one of the written training narratives highlighting important aspects of the presence of writing in the personal and professional preparation of the teacher.<hr/>El objetivo de este estudio es investigar cómo los futuros profesores de licenciatura responden a la experiencia de una disciplina de formación matemática que privilegia el registro escrito, discursivo y reflexivo. La investigación fue dirigida por las preguntas: ¿qué contribuciones trae la inserción de diversas formas de comunicación, especialmente la escrita, en una disciplina de geometría a la formación y al desarrollo profesional del futuro profesor? ¿Cómo sucede, en este proceso, la constitución de la identidad profesional? La búsqueda narrativa fue elegida como método de investigación, contando con registros etnográficos, entrevistas, informes y e-mails. Subvencionada teóricamente por los estudios histórico-culturales, la aproximación del movimiento de la formación de los alumnos/profesores comenzó en 2003, prolongándose hasta 2005. El texto trae una de las narrativas de la formación, evidenciando los aspectos importantes de la presencia de la escritura en la constitución personal y profesional del profesor. <![CDATA[<b>Relação com o saber na aprendizagem matemática</b>: <b>uma contribuição para a reflexão didática sobre as práticas educativas</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782008000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esse artigo refere-se a uma pesquisa realizada em Sergipe, em 2004-2006, junto a 362 alunos da 1ª à 5ª série do ensino fundamental. São objetivos compreender os fundamentos e processos da relação dos alunos com a aprendizagem matemática e verificar a importância da pesquisa de campo para desvelar as representações e os saberes ocultos no processo ensino-aprendizagem. Do ponto de vista metodológico, os dados foram recolhidos por meio de um questionário com 14 perguntas abertas. A análise, além da abordagem geral, introduz um duplo ponto de vista comparativo: entre os dois sexos e entre os níveis de escolaridade. O referencial teórico repousa nas pesquisas de Bernard Charlot e de Claudine Blanchard-Laville sobre a relação com o saber. Nos resultados destaca-se que os alunos se relacionam com objetos e práticas cotidianas, como contar o dinheiro, mais do que com objetos especificamente matemáticos. Esses resultados oferecem bons indicadores para uma reflexão na óptica da didática.<hr/>This paper refers to a research carried out in the state of Sergipe between 2004 and 2006, with 362 pupils from 1st to 5th grade of elementary school. The objectives are to comprehend the bases and processes of the pupils' relation to mathematics learning and verify the importance of fieldwork in revealing the representations and the hidden knowledge in the teaching/learning process. From the methodological point of view, the data were gathered by means of a questionnaire with 14 open questions. In addition to the general approach, the analysis introduces a double comparative point of view: between the two sexes and different levels of schooling. Research by Bernard Charlot and Claudine Blanchard-Laville on the relation with knowledge provides the theoretical framework. The results suggest that pupils have a better relationship with everyday objects and practices, like counting money, than with specifically mathematical objects. These results offer good indicators for a reflection from the perspective of didactics.<hr/>Este artículo se refiere a una encuesta realizada en Sergipe, en 2004-2006, junto a 362 alumnos del 1er. al 5to. año del primario. Son objetivos comprender los fundamentos y procesos de la relación de los alumnos con el aprendizaje de matemática y comprobar la importancia de la encuesta de campo para descubrir las representaciones y el saber oculto en el proceso enseñanza-aprendizaje. Del punto de vista metodológico, los datos fueron recogidos a través de un cuestionario con 14 preguntas abiertas. El análisis, además de un abordaje general, introduce un doble punto de vista comparativo: entre los dos sexos y entre los niveles de escolaridad. El referencial teórico reposa en las pesquisas de Bernard Charlot y de Claudine Blanchard-Laville sobre la relación con el saber. En los resultados se destaca que los alumnos se relacionan con objetos y experiencias cotidianas, como contar el dinero, más de lo que con objetos específicamente matemáticos. Estos resultados ofrecen buenos indicadores para una reflexión en la óptica de la didáctica. <![CDATA[<b>Trinta por trinta</b>: <b>dimensões da pós-graduação em educação</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782008000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esse artigo refere-se a uma pesquisa realizada em Sergipe, em 2004-2006, junto a 362 alunos da 1ª à 5ª série do ensino fundamental. São objetivos compreender os fundamentos e processos da relação dos alunos com a aprendizagem matemática e verificar a importância da pesquisa de campo para desvelar as representações e os saberes ocultos no processo ensino-aprendizagem. Do ponto de vista metodológico, os dados foram recolhidos por meio de um questionário com 14 perguntas abertas. A análise, além da abordagem geral, introduz um duplo ponto de vista comparativo: entre os dois sexos e entre os níveis de escolaridade. O referencial teórico repousa nas pesquisas de Bernard Charlot e de Claudine Blanchard-Laville sobre a relação com o saber. Nos resultados destaca-se que os alunos se relacionam com objetos e práticas cotidianas, como contar o dinheiro, mais do que com objetos especificamente matemáticos. Esses resultados oferecem bons indicadores para uma reflexão na óptica da didática.<hr/>This paper refers to a research carried out in the state of Sergipe between 2004 and 2006, with 362 pupils from 1st to 5th grade of elementary school. The objectives are to comprehend the bases and processes of the pupils' relation to mathematics learning and verify the importance of fieldwork in revealing the representations and the hidden knowledge in the teaching/learning process. From the methodological point of view, the data were gathered by means of a questionnaire with 14 open questions. In addition to the general approach, the analysis introduces a double comparative point of view: between the two sexes and different levels of schooling. Research by Bernard Charlot and Claudine Blanchard-Laville on the relation with knowledge provides the theoretical framework. The results suggest that pupils have a better relationship with everyday objects and practices, like counting money, than with specifically mathematical objects. These results offer good indicators for a reflection from the perspective of didactics.<hr/>Este artículo se refiere a una encuesta realizada en Sergipe, en 2004-2006, junto a 362 alumnos del 1er. al 5to. año del primario. Son objetivos comprender los fundamentos y procesos de la relación de los alumnos con el aprendizaje de matemática y comprobar la importancia de la encuesta de campo para descubrir las representaciones y el saber oculto en el proceso enseñanza-aprendizaje. Del punto de vista metodológico, los datos fueron recogidos a través de un cuestionario con 14 preguntas abiertas. El análisis, además de un abordaje general, introduce un doble punto de vista comparativo: entre los dos sexos y entre los niveles de escolaridad. El referencial teórico reposa en las pesquisas de Bernard Charlot y de Claudine Blanchard-Laville sobre la relación con el saber. En los resultados se destaca que los alumnos se relacionan con objetos y experiencias cotidianas, como contar el dinero, más de lo que con objetos específicamente matemáticos. Estos resultados ofrecen buenos indicadores para una reflexión en la óptica de la didáctica. <![CDATA[<b>A retomada de compromissos históricos aos 30 anos da ANPEd</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782008000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esse artigo refere-se a uma pesquisa realizada em Sergipe, em 2004-2006, junto a 362 alunos da 1ª à 5ª série do ensino fundamental. São objetivos compreender os fundamentos e processos da relação dos alunos com a aprendizagem matemática e verificar a importância da pesquisa de campo para desvelar as representações e os saberes ocultos no processo ensino-aprendizagem. Do ponto de vista metodológico, os dados foram recolhidos por meio de um questionário com 14 perguntas abertas. A análise, além da abordagem geral, introduz um duplo ponto de vista comparativo: entre os dois sexos e entre os níveis de escolaridade. O referencial teórico repousa nas pesquisas de Bernard Charlot e de Claudine Blanchard-Laville sobre a relação com o saber. Nos resultados destaca-se que os alunos se relacionam com objetos e práticas cotidianas, como contar o dinheiro, mais do que com objetos especificamente matemáticos. Esses resultados oferecem bons indicadores para uma reflexão na óptica da didática.<hr/>This paper refers to a research carried out in the state of Sergipe between 2004 and 2006, with 362 pupils from 1st to 5th grade of elementary school. The objectives are to comprehend the bases and processes of the pupils' relation to mathematics learning and verify the importance of fieldwork in revealing the representations and the hidden knowledge in the teaching/learning process. From the methodological point of view, the data were gathered by means of a questionnaire with 14 open questions. In addition to the general approach, the analysis introduces a double comparative point of view: between the two sexes and different levels of schooling. Research by Bernard Charlot and Claudine Blanchard-Laville on the relation with knowledge provides the theoretical framework. The results suggest that pupils have a better relationship with everyday objects and practices, like counting money, than with specifically mathematical objects. These results offer good indicators for a reflection from the perspective of didactics.<hr/>Este artículo se refiere a una encuesta realizada en Sergipe, en 2004-2006, junto a 362 alumnos del 1er. al 5to. año del primario. Son objetivos comprender los fundamentos y procesos de la relación de los alumnos con el aprendizaje de matemática y comprobar la importancia de la encuesta de campo para descubrir las representaciones y el saber oculto en el proceso enseñanza-aprendizaje. Del punto de vista metodológico, los datos fueron recogidos a través de un cuestionario con 14 preguntas abiertas. El análisis, además de un abordaje general, introduce un doble punto de vista comparativo: entre los dos sexos y entre los niveles de escolaridad. El referencial teórico reposa en las pesquisas de Bernard Charlot y de Claudine Blanchard-Laville sobre la relación con el saber. En los resultados se destaca que los alumnos se relacionan con objetos y experiencias cotidianas, como contar el dinero, más de lo que con objetos específicamente matemáticos. Estos resultados ofrecen buenos indicadores para una reflexión en la óptica de la didáctica. <![CDATA[<i>História das idéias pedagógicas no Brasil</i>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782008000100016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esse artigo refere-se a uma pesquisa realizada em Sergipe, em 2004-2006, junto a 362 alunos da 1ª à 5ª série do ensino fundamental. São objetivos compreender os fundamentos e processos da relação dos alunos com a aprendizagem matemática e verificar a importância da pesquisa de campo para desvelar as representações e os saberes ocultos no processo ensino-aprendizagem. Do ponto de vista metodológico, os dados foram recolhidos por meio de um questionário com 14 perguntas abertas. A análise, além da abordagem geral, introduz um duplo ponto de vista comparativo: entre os dois sexos e entre os níveis de escolaridade. O referencial teórico repousa nas pesquisas de Bernard Charlot e de Claudine Blanchard-Laville sobre a relação com o saber. Nos resultados destaca-se que os alunos se relacionam com objetos e práticas cotidianas, como contar o dinheiro, mais do que com objetos especificamente matemáticos. Esses resultados oferecem bons indicadores para uma reflexão na óptica da didática.<hr/>This paper refers to a research carried out in the state of Sergipe between 2004 and 2006, with 362 pupils from 1st to 5th grade of elementary school. The objectives are to comprehend the bases and processes of the pupils' relation to mathematics learning and verify the importance of fieldwork in revealing the representations and the hidden knowledge in the teaching/learning process. From the methodological point of view, the data were gathered by means of a questionnaire with 14 open questions. In addition to the general approach, the analysis introduces a double comparative point of view: between the two sexes and different levels of schooling. Research by Bernard Charlot and Claudine Blanchard-Laville on the relation with knowledge provides the theoretical framework. The results suggest that pupils have a better relationship with everyday objects and practices, like counting money, than with specifically mathematical objects. These results offer good indicators for a reflection from the perspective of didactics.<hr/>Este artículo se refiere a una encuesta realizada en Sergipe, en 2004-2006, junto a 362 alumnos del 1er. al 5to. año del primario. Son objetivos comprender los fundamentos y procesos de la relación de los alumnos con el aprendizaje de matemática y comprobar la importancia de la encuesta de campo para descubrir las representaciones y el saber oculto en el proceso enseñanza-aprendizaje. Del punto de vista metodológico, los datos fueron recogidos a través de un cuestionario con 14 preguntas abiertas. El análisis, además de un abordaje general, introduce un doble punto de vista comparativo: entre los dos sexos y entre los niveles de escolaridad. El referencial teórico reposa en las pesquisas de Bernard Charlot y de Claudine Blanchard-Laville sobre la relación con el saber. En los resultados se destaca que los alumnos se relacionan con objetos y experiencias cotidianas, como contar el dinero, más de lo que con objetos específicamente matemáticos. Estos resultados ofrecen buenos indicadores para una reflexión en la óptica de la didáctica. <![CDATA[<b>Um "novo" ensino de história, logo, um "novo" currículo?</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782008000100017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esse artigo refere-se a uma pesquisa realizada em Sergipe, em 2004-2006, junto a 362 alunos da 1ª à 5ª série do ensino fundamental. São objetivos compreender os fundamentos e processos da relação dos alunos com a aprendizagem matemática e verificar a importância da pesquisa de campo para desvelar as representações e os saberes ocultos no processo ensino-aprendizagem. Do ponto de vista metodológico, os dados foram recolhidos por meio de um questionário com 14 perguntas abertas. A análise, além da abordagem geral, introduz um duplo ponto de vista comparativo: entre os dois sexos e entre os níveis de escolaridade. O referencial teórico repousa nas pesquisas de Bernard Charlot e de Claudine Blanchard-Laville sobre a relação com o saber. Nos resultados destaca-se que os alunos se relacionam com objetos e práticas cotidianas, como contar o dinheiro, mais do que com objetos especificamente matemáticos. Esses resultados oferecem bons indicadores para uma reflexão na óptica da didática.<hr/>This paper refers to a research carried out in the state of Sergipe between 2004 and 2006, with 362 pupils from 1st to 5th grade of elementary school. The objectives are to comprehend the bases and processes of the pupils' relation to mathematics learning and verify the importance of fieldwork in revealing the representations and the hidden knowledge in the teaching/learning process. From the methodological point of view, the data were gathered by means of a questionnaire with 14 open questions. In addition to the general approach, the analysis introduces a double comparative point of view: between the two sexes and different levels of schooling. Research by Bernard Charlot and Claudine Blanchard-Laville on the relation with knowledge provides the theoretical framework. The results suggest that pupils have a better relationship with everyday objects and practices, like counting money, than with specifically mathematical objects. These results offer good indicators for a reflection from the perspective of didactics.<hr/>Este artículo se refiere a una encuesta realizada en Sergipe, en 2004-2006, junto a 362 alumnos del 1er. al 5to. año del primario. Son objetivos comprender los fundamentos y procesos de la relación de los alumnos con el aprendizaje de matemática y comprobar la importancia de la encuesta de campo para descubrir las representaciones y el saber oculto en el proceso enseñanza-aprendizaje. Del punto de vista metodológico, los datos fueron recogidos a través de un cuestionario con 14 preguntas abiertas. El análisis, además de un abordaje general, introduce un doble punto de vista comparativo: entre los dos sexos y entre los niveles de escolaridad. El referencial teórico reposa en las pesquisas de Bernard Charlot y de Claudine Blanchard-Laville sobre la relación con el saber. En los resultados se destaca que los alumnos se relacionan con objetos y experiencias cotidianas, como contar el dinero, más de lo que con objetos específicamente matemáticos. Estos resultados ofrecen buenos indicadores para una reflexión en la óptica de la didáctica. <![CDATA[<i>Linguagem e gênero no trabalho, na mídia e em outros contextos</i>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782008000100018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esse artigo refere-se a uma pesquisa realizada em Sergipe, em 2004-2006, junto a 362 alunos da 1ª à 5ª série do ensino fundamental. São objetivos compreender os fundamentos e processos da relação dos alunos com a aprendizagem matemática e verificar a importância da pesquisa de campo para desvelar as representações e os saberes ocultos no processo ensino-aprendizagem. Do ponto de vista metodológico, os dados foram recolhidos por meio de um questionário com 14 perguntas abertas. A análise, além da abordagem geral, introduz um duplo ponto de vista comparativo: entre os dois sexos e entre os níveis de escolaridade. O referencial teórico repousa nas pesquisas de Bernard Charlot e de Claudine Blanchard-Laville sobre a relação com o saber. Nos resultados destaca-se que os alunos se relacionam com objetos e práticas cotidianas, como contar o dinheiro, mais do que com objetos especificamente matemáticos. Esses resultados oferecem bons indicadores para uma reflexão na óptica da didática.<hr/>This paper refers to a research carried out in the state of Sergipe between 2004 and 2006, with 362 pupils from 1st to 5th grade of elementary school. The objectives are to comprehend the bases and processes of the pupils' relation to mathematics learning and verify the importance of fieldwork in revealing the representations and the hidden knowledge in the teaching/learning process. From the methodological point of view, the data were gathered by means of a questionnaire with 14 open questions. In addition to the general approach, the analysis introduces a double comparative point of view: between the two sexes and different levels of schooling. Research by Bernard Charlot and Claudine Blanchard-Laville on the relation with knowledge provides the theoretical framework. The results suggest that pupils have a better relationship with everyday objects and practices, like counting money, than with specifically mathematical objects. These results offer good indicators for a reflection from the perspective of didactics.<hr/>Este artículo se refiere a una encuesta realizada en Sergipe, en 2004-2006, junto a 362 alumnos del 1er. al 5to. año del primario. Son objetivos comprender los fundamentos y procesos de la relación de los alumnos con el aprendizaje de matemática y comprobar la importancia de la encuesta de campo para descubrir las representaciones y el saber oculto en el proceso enseñanza-aprendizaje. Del punto de vista metodológico, los datos fueron recogidos a través de un cuestionario con 14 preguntas abiertas. El análisis, además de un abordaje general, introduce un doble punto de vista comparativo: entre los dos sexos y entre los niveles de escolaridad. El referencial teórico reposa en las pesquisas de Bernard Charlot y de Claudine Blanchard-Laville sobre la relación con el saber. En los resultados se destaca que los alumnos se relacionan con objetos y experiencias cotidianas, como contar el dinero, más de lo que con objetos específicamente matemáticos. Estos resultados ofrecen buenos indicadores para una reflexión en la óptica de la didáctica.