Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Educação]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1413-247820100001&lang=pt vol. 15 num. 43 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <link>http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782010000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<B>Formação de professores e pedagogias críticas</B>: <B>é possível ir além das narrativas redentoras?</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782010000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta reflexões sobre a pedagogia crítica como narrativa redentora nos cursos de formação de professores. Quando se usa a pedagogia crítica adotando essas narrativas, as escolas são apresentadas de maneira dualista, ou seja, como vítima e, ao mesmo tempo, causadora de muitos problemas educacionais e sociais. A ironia é que, além disso, a escola e os professores aparecem nessa narrativa como os melhores recursos da esperança pedagógica. Argumentamos que, para que a pedagogia crítica se torne um discurso político-educacional viável na formação docente, é necessário considerar novas estratégias para além das posições redentoras, abandonando essencialismos dicotômicos e a figura do &ldquo;superprofessor consciente crítico&rdquo;, como agente de mudança educacional.<hr/>This article discusses Critical Pedagogy as a redemptive narrative in teacher education. When using Critical Pedagogy adopting such narratives, it presents schools in a dualistic form, as a victim as well as the cause of many educational and social problems. Ironically in this type of narrative, schools and teachers also appear as the best resource of educational hope. We argue that for Critical Pedagogy to become an effective political and educational discourse in teacher education, it is necessary to consider new strategies which go beyond redemptive positions, abandoning dichotomised essential-isms and the figure of the &ldquo;super conscious critical teacher&rdquo; as the agent of educational change.<hr/>El artículo presenta reflexiones sobre la pedagogía crítica como narrativa de redención en los cursos de formación docente. Cuando se utiliza la pedagogía crítica desde esa perspectiva redentora, se presentan a las escuelas de manera dualista, como víctima y a la vez como causante de muchos problemas educativos y sociales. Irónicamente, en esta narrativa, las escuelas y sus profesores aparecen como el mejor recurso de la esperanza pedagógica. Sostenemos que para que la pedagogía crítica sea un discurso político-educativo efectivo en el ámbito de la formación docente, es necesario utilizar nuevas estrategias, que vayan más allá de las posiciones redentoras, abandonando esencialismos dualistas y la figura del &ldquo;superprofesor críticamente consciente&rdquo; como el agente de cambio educativo. <![CDATA[<B>Uma análise acerca do boicote dos estudantes aos exames de avaliação da educação superior</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782010000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo analisa o fenômeno denominado boicote aos exames que compõem o sistema de avaliação do ensino superior no Brasil, dando ênfase ao Exame Nacional de Avaliação do Desempenho do Estudante (ENADE). Evidencia a magnitude do fenômeno, ao longo do tempo, entre as instituições públicas e privadas, por tipo de boicote. A análise econométrica realizada tomou como base os dados do último triênio de avaliação do ENADE, identificando as variáveis que mais afetaram a decisão do aluno em adotar esse comportamento, assim como permitindo traçar um perfil do estudante que aderiu ao fenômeno. Como principal conclusão, o estudo mostra que o boicote, quando analisado de uma forma geral, não se mostra significativo, uma vez que o percentual de ocorrência nunca foi superior a 3,5%; quando analisado por curso, porém, a incidência desse fenômeno apresentou grandes variações. O presente artigo também apresenta algumas possíveis motivações para esse comportamento, entre elas, a insatisfação do aluno com o curso ou com a instituição.<hr/>This article examines the phenomenon called boycott of the exams which are part of the evaluation system of higher education in Brazil, highlighting the National Exam for Evaluating Students' Performance (ENADE). It reveals the magnitude of the phenomenon over time, among private and public institutions for type of boycott. Using the last triennial of ENADE, the econo metric analysis identifies the variables which most influence the student's decision to adopt such an attitude. The analysis also allows us to draw a profile of the students who adhered to the phenomenon. The principal conclusion of the study shows that the boycott, when analyzed in a broad manner, is not significant, since the percentage of occurrence was never higher than 3.5%. However, when examined by course, there was a wide variation of incidence. This article also presents some possible reasons for the boycott, including, among others, the student's dissatisfaction with the course and/or institution.<hr/>El artículo analiza el fenómeno denominado boicot a los exámenes que componen el sistema de evaluación de la enseñanza superior en Brasil, dando énfasis al Examen Nacional de Evaluación del Desempaño del Estudiante (ENADE). Demuestra la magnitud del fenómeno, a lo largo del tiempo, entre las instituciones públicas y privadas, por el tipo de boicot. El análisis econométrico realizado tomó como base los datos del último trienio de evaluación del ENADE, identificando las variables que más afectaron la decisión del alumno en adoptar este comportamiento, así como permitiendo delinear un perfil del estudiante que se adhirió al fenómeno. Como principal conclusión, el estudio muestra que el boicot, cuando analizado de forma general, no se muestra significativo, una vez que el porcentaje de ocurrencias nunca fue superior al 3,5%; cuando analizado por curso, sin embargo, la incidencia de ese fenómeno presentó grandes variaciones. El presente artículo también presenta algunas posibles motivacio nes para ese comportamiento, entre ellas, la insatisfacción del alumno con el curso o con la institución. <![CDATA[<B>Titulação escolar, condição de "elite" e posição social</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782010000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo tem como objetivo a apresentação de resultados do exame das relações entre titulação universitária, ocupação profissional e posição social no Brasil das últimas décadas. Utilizando como fonte de dados empíricos os microdados dos censos, é confrontada a titulação universitária com os destinos ocupacionais e o rendimento do trabalho principal. Conforme a hipótese geral, como os usos sociais da titulação universitária se inscrevem numa diversidade de mercados e de relações diferenciadas com a estrutura de poder, por um lado ocorre o crescimento da proporção daqueles que têm alguma ocupação de "elite", por outro, a forte polivalência nos usos da titulação universitária resulta também na grande quantidade dos que exercem alguma ocupação com rendimento inferior ao daqueles da categoria ocupacional correspondente ao título. A área de conhecimento tem pouca importância para tanto, ao contrário das possibilidades de usos da titulação em alguma função de comando ou abaixo da respectiva categoria profissional.<hr/>The main goal of this paper is to present the results of an examination of the relations between university titles, professional occupation, and social position in Brazil in recent decades. Using census micro data as the source for empirical data, University degrees are confronted with occupational positions and with the income of the main job. According to this paper's general hypothesis, since the social uses of university degrees are imbedded in a myriad of markets and differentiated relations with the structure of power, on the one hand the proportion of those who have an "elite" occupation is growing. On the other hand, the strong diversity in the uses of university degrees also results in the large number of people holding an occupation with lower income to that of the occupational category corresponding to that degree. The field of knowledge has little relevance in this case, contrary to the possibilities of using such a title in a position of power or below that respective professional category.<hr/>Este artículo tiene como objetivo la presentación de resultados del examen de las relaciones entre titulación universitaria, ocupación profesional y posición social en Brasil en las últimas décadas. Utilizando como fuente de datos empíricos los pequeños datos de los censos, es confrontada la titulación universitaria con los destinos ocupacionales y el rendimiento del trabajo principal. Según la hipótesis general, como los usos sociales de la titulación universitaria se inscriben en una diversidad de mercados y de relaciones diferenciadas con la estructura de poder, por un lado ocurre el crecimiento de la proporción de aquellos que tienen alguna ocupación de "elite", por otro, la fuerte polivalencia en los usos de la titulación universitaria resulta también en la grande cantidad de los que ejercen alguna ocupación con rendimiento inferior al de aquellos de la categoría ocupacional correspondiente al título. El área de conocimiento tiene poca importancia para tanto, al contrario de las posibilidades de usos de la titulación en alguna función de comando o debajo de la respectiva categoría profesional. <![CDATA[<B>Sobre a constituição da disciplina curricular de língua portuguesa</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782010000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo foi considerar mais detalhadamente um momento do processo histórico de constituição da disciplina curricular língua portuguesa no Brasil. Na década de 1970, alterouse a organização da escolarização básica e instâncias oficiais responsáveis pelo ensino publicaram documentos que subsidiavam, teórica e metodologicamente, as mudanças curriculares propostas. Fundamentada em perspectiva discursiva, a análise de documentos produzidos no período revela características importantes a respeito dos modos de apropriação, com objetivos pedagógicos, de saberes acadêmicos sobre linguagem. A análise possibilitou também evidenciar a complexidade desse momento histórico, caracterizado pela diversidade de aspectos acadêmicos, políticos e didáticos em concorrência.<hr/>This paper considers a moment in the historical process of the constitution of Portuguese as a curricular discipline in Brazil. In the 70s of the twentieth century, changes were carried out in the structure of the educational system. The authorities responsible for the educational system produced documents to subsidize, theoretically and methodologically, the curricular changes proposed. Discursive analysis of these documents reveals important characteristics about the modes of appropriation, with didactic objectives, of academic knowledge about language. The analysis also provides evidence that the referred moment is characterized by concurrent conceptions of knowledge, public policy and language teaching.<hr/>Este artículo tiene como objetivo considerar más detalladamente un momento del proceso histórico de constitución de la disciplina curricular Lengua Portuguesa en Brasil. En la década de 1970, fue alterada la organización de la escolarización básica e instancias oficiales responsables por la enseñanza publicaron documentos que subsidiaban, teórica y metodológicamente, los cambios curriculares propuestos. Fundamentada en la perspectiva discursiva, los documentos producidos en el período, fueron analizados y revelaron importantes características con respecto a los modos de apropiación., con objetivos pedagógicos, del saber académico sobre lenguaje. El análisis también posibilitó la muestra de la complejidad de ese momento histórico, caracterizado por la diversidad de aspectos académicos, políticos y didácticos en concurrencia. <![CDATA[<B>Grupos de pesquisa sobre infância, criança e educação infantil no Brasil</B>: <B>primeiras aproximações</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782010000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta um mapeamento dos grupos e instituições que produzem pesquisas na área de educação sobre a infância, a criança e a educação infantil no Brasil, por regiões geográficas e principais temas investigados. Para o desenvolvimento da pesquisa, procedeu-se a consultas no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, nos Cadernos de Indicadores dos Programas de Pós Graduação em Educação, relativos ao ano de 2006, e na base Lattes do CNPq.<hr/>The article presents a survey of groups and institutions which produce research in the field of education on infancy, children and preschool education in Brazil by geographical regions and principal themes investigated. In order to carry out the research the CNPq Directory of Research Groups was consulted as were the Notebooks of Indicators of Postgraduate Programmes in Education, with relation to 2006 and the CNPq Lattes data base.<hr/>El artículo presenta un registro de los grupos e instituciones que producen pesquisas en el área de educación sobre la infancia, el niño y la educación infantil en Brasil, por regiones geográficas y principales temas investigados. Para el desarrollo de la pesquisa se procedió a consultas en el Directorio de Grupos de Pesquisa del CNPq, en los Cuadernos de Indicadores de los Programas de Postgrado en Educación, relativos al año de 2006, y en la base Lattes del CNPq. <![CDATA[<B>Ensinando sobre a diferença na literatura para crianças</B>: <B>paratextos, discurso científico e discurso multicultural</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782010000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Parte-se da onipresença da literatura infantil no cenário pedagógico e do pressuposto de que os paratextos (fragmentos verbais que acompanham o texto principal das obras) que nela ocorrem são importantes guias para a sua leitura e exercem também uma função pedagógica. Considera-se ainda que a diferença, tema de interesse contemporâneo, tem invadido a área da literatura infantil. O objetivo do estudo é analisar como esses para textos ensinam e buscam influenciar condutas e atitudes em relação à diferença. Foram analisados paratextos de 21 títulos e esquadrinharam-se dois discursos neles presentes: o discurso multiculturalista e o discurso científico-informativo. Conclui-se que as diferenças vão sendo constituídas e significadas de maneiras múltiplas, como próximas ou exóticas ou como experiências a serem feitas; percebese que, em boa parte, os argumentos utilizados para informar, persuadir e cativar o leitor entrelaçam os discursos citados. Nos paratextos, são compostas determinadas maneiras de falar dos sujeitos diferentes alinhadas à preocupação de autores e editores em atuar numa certa educação para a diferença.<hr/>Our starting point is the ubiquity of children's literature in the pedagogical scenery and the assumption that paratexts (verbal fragments accompanying the main text) which appear in the literature are important guides for its reading, exercising a pedagogical function. We also consider that the contemporary subject (difference) has made inroads into children's literature. In this context, our study aims to analyse how these paratexts teach and seek to influence conducts and attitudes with relation to difference. Paratexts from 21 recent titles were analysed and two discourses were explored in them: the multicultural and scientific-informative discourses. We conclude that arguments used to inform, persuade and catch the attention of the reader intertwine the above-mentioned discourses. Determined forms of speech of the different subjects are elaborated in the paratexts, in tune with authors' and editors' preoccupation to engage in a certain education for difference.<hr/>Se parte de la omnipresencia de la literatura infantil en el escenario pedagógico y de la suposición de que los textos colaterales(fragmentos verbales que acompañan el texto principal de las obras) que en ellas ocurren son importantes guías para su lectura y ejercen también una función pedagógica. Todavía se considera que la diferencia, tema de interés contemporáneo, ha invadido el área de la literatura infantil. El objetivo del estudio es analizar cómo esos textos colaterales enseñan y buscan influenciar conductas y actitudes en relación a la diferencia. Fueron analizados textos colaterales de 21 títulos y se estudiaron dos discursos que estaban presentes en ellos: el discurso multicultural y el discurso científico informativo. Se concluye que las diferencias van siendo constituidas y con significados de múltiples maneras, como próximas o exóticas o como experiencias a ser realizadas, se nota que, en buena parte, los argumentos utilizados para informar, persuadir y cautivar al lector entrelazan los discursos citados. En los textos colaterales, son compuestas determinadas maneras de hablar de los sujetos diferentes alineadas a la preocupación de autores y editores en actuar en una cierta educación para la diferencia. <![CDATA[<B>A banalidade do mal e as possibilidades da educação moral</B>: <B>contribuições arendtianas</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782010000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Mais do que uma época de crises, enfrentamos hoje uma crise de época, na qual a educação tem papel fundamental a desempenhar. Nesse sentido, o trabalho revisita a obra de Hannah Arendt, filósofa que pensou e viveu em tempos sombrios, a fim de entender alguns conceitos fundamentais para repensar hoje a educação moral ou a educação em valores. Com pesquisa centrada nas obras Eichmann em Jerusalém: um relato sobre a banalidade do mal e A vida do espírito, o trabalho visa compreender como e por que Hannah Arendt cunhou o conceito de banalidade do mal e em que sentido ele se relaciona com o vazio do pensamento e com uma proposta de educação em valores.<hr/>We face today the crisis of an era rather than an era of crisis, in which education has a fundamental role to perform. In this sense, this paper revisits the work of Hannah Arendt, a philosopher who thought and lived in dark times, in order to understand better some fundamental concepts necessary for rethinking moral education or education in values. Based on analysis of two of Hannah Arendt's studies, entitled Eichmann in Jerusalem: a report on the banality of evil and The life of the mind, this paper seeks to comprehend how and why Hannah Arendt coined the concept of banality of evil. This paper also seeks to understand in what sense this concept relates to both the emptiness of thought and to a proposal for education in values.<hr/>Más que una época de crisis, enfrentamos hoy una crisis de época en la cual la educación desempeña un papel fundamental. En este sentido, el presente trabajo es una relectura de la obra de Hannah Arendt, filósofa que pensó y vivió en tiempos sombríos, con el fin de aclarar algunos conceptos que son fundamentales para que hoy pueda repensarse la educación moral o la educación en valores. A través de un estudio centrado en las obras Eichmann en Jerusalén: un estudio sobre la banalidad del mal y La vida del espíritu, este trabajo busca comprender cómo y por qué Hannah Arendt acuñó el concepto banalidad del mal y en qué sentido este se relaciona con el vacío del pensamiento y con una propuesta de educación en valores. <![CDATA[<B>O ensino elementar no Decreto Leôncio de Carvalho</B>: <B>"visão de mundo" herdada pelo tempo republicano?</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782010000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo aponta para o predomínio de uma ideia que surgiu ao final do Império no Brasil, a de incúria do povo, e que, na República que se seguiu, se transformou em insuficiência cívica desse mesmo povo. A ideia de incúria do povo não perpassou o Império; ela surgiu nos últimos 15 anos deste, mudando a velha matriz imperial de culpar o fracasso das políticas às falhas das instituições. Para demonstrar o predomínio dessa nova ideia nessa fase final do Império, que mudou o vilão da história, toma-se a política de educação na forma como se expressou no ministro Liberato Barroso e nos projetos de lei que são debatidos na Assembleia Geral do Império (Paulino de Souza e João Alfredo), bem como no Decreto-Lei Leôncio de Carvalho, sempre no contraponto com a tradição advinda do Decreto-Lei Couto Ferraz, de 1854. A ideia de incúria do povo é o suposto que aparece quando da nova ênfase dada à obrigatoriedade escolar, justo quando também predomina a ideia de ensino livre. Busca-se caracterizar uma certa "visão de mundo", no velho conceito de Dilthey, que será herdada pela República. O trabalho funda-se interpretativamente no resgate da tradição e na emergência do novo a partir dos impasses da tradição diante das questões do novo tempo, recorrendo a um procedimento hermenêutico sobre os discursos dos ministros do Império, bem como sobre os textos dos projetos e decretos. Recorre-se exaustivamente à obra de Primitivo Moacyr na transcrição dos discursos dos ministros, a quem se vinculam as questões educacionais.<hr/>This article points to the predominance of an idea which arose at the end of the Brazilian Empire, that of the curia of the people, and which, in the Republic that followed, was transformed into the civic insufficiency of the same people. The idea of the curia of the people did not last the duration of the Empire. It arose in the last 15 years of that period and changed the old imperial matrix of blaming the failure of policies on the failure of institutions. In order to demonstrate the predominance of this new idea in the final phase of the Empire which changed the villain of history we took education policy in the way in which it was expressed by the Minister Liberato Barroso and in projects of law which were debated in the General Assembly of the Empire (Paulino de Souza and João Alfredo) as well as in the Decree-Law Leôncio de Carvalho, always in counterpoint with the tradition passed on from the Decree-Law Couto Ferraz of 1854. The idea of the curia of the people is the supposition which appears when new emphasis is given to obligatory schooling, exactly when the idea of free education also predominated. An attempt is made to characterize a certain "world vision", in the old concept of Dilthey which will be inherited by the Republic. The work is based analytically on rescuing the tradition and on the emergence of the new based on the impasses of the tradition when faced with questions of the new era. It applies a hermeneutical procedure to the discourses of the ministers of the Empire, as well as to the texts of projects and decrees. Exhaustive use was made of the work of Primitivo Moacyr for the transcription of the minister's discourses to which the educational questions are linked.<hr/>Este artículo menciona el predominio de una idea que surgió al final del Imperio en Brasil, la de negligencia del pueblo, y que, en la república que vino a seguir, se transformó en insuficiencia cívica, de este mismo pueblo. La idea de negligencia del pueblo no postergó el Imperio; ella surgió en sus últimos quince años del mismo, mudando la vieja matriz imperial de culpar el fracaso de las políticas a las fallas de las instituciones. Para demostrar el predominio de esa nueva idea en esa fase final del Imperio, que mudó el villano de la historia, se toma la política de educación en la forma como se expresó el ministro Liberato Barroso y en los proyectos de ley que son discutidos en la Asamblea General del Imperio (Paulino de Souza y João Alfredo), bien como en el Decreto Ley Leôncio de Carvalho, siempre en contrapunto con la tradición resultado del Decreto Ley Couto Ferraz, de 1854. La idea de negligencia del pueblo es lo supuesto que aparece cuando de la nueva énfasis dada a la obligatoriedad escolar, justo cuando también predomina la idea de enseñanza libre. Se busca caracterizar una cierta "visión de mundo", en el viejo concepto de Dilthey, que será heredada por la República. El trabajo se funda en el rescate de la tradición y en la emergencia de lo nuevo a partir de los obstáculos de la tradición a las cuestiones del nuevo tiempo, recurriendo a un procedimiento hermenéutico sobre los discursos de los ministros del Imperio, bien como sobre los textos de los proyectos y decretos. Se recurre exhaustivamente a la obra de Primitivo Moacyr en la transcripción de los discursos de los ministros a quienes se vinculan las cuestiones educacionales. <![CDATA[<B>Sobre a proximidade do senso comum das pesquisas qualitativas em educação</B>: <B>positividade ou simples decadência?</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782010000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo propõe uma discussão sobre a forma de recepção das pesquisas qualitativas na educação. Procura enfrentar as acusações da ausência de rigorosidade científica, defendendo que o problema não está propriamente na concepção de pesquisa, menos ainda numa simples decadência natural de sua história. Entende que existe uma falta de compreensão que permite a apropriação dessas pesquisas de maneira nem sempre adequada às suas exigências. Questiona, assim, o empobrecimento da sua experiência no campo educativo, compreendendo a importância do quantitativo nas abordagens em suas diferentes configurações. A título de provocação, enuncia algumas proposições com o intuito de diminuir a possibilidade de que tais pesquisas sejam avaliadas como formas prosaicas de produção do conhecimento no contexto educativo.<hr/>The article proposes a discussion on the way in which qualitative research in education is received. It seeks to face the accusations concerning the lack of scientific rigor, defending the position that the problem is not precisely in the conception of the research, and less still in a simple natural decadence of its history. It understands that the existence of a lack of comprehension permits the appropriation of such research in a way not always suitable to its requirements. It thus questions the impoverishment of its experience in the educational field, comprehending the importance of quantitative studies in approaches in their different configurations. Provocatively, it enunciates some propositions with the intention of diminishing the possibility that such research is evaluated as a prosaic means for the production of knowledge in the educational context.<hr/>Este artículo propone una discusión sobre la forma de recepción de las pesquisas cualitativas en la educación. Busca enfrentar las acusaciones de la ausencia de rigurosidad científica, defendiendo que el problema no está propiamente en la concepción de la pesquisa, y mucho menos en una simple decadencia natural de su historia. Se entiende que existe una falta de comprensión que permite la apropiación de esas pesquisas de una manera ni siempre muy adecuada a las exigencias suyas. Cuestiona, así, el empobrecimiento de su experiencia en el campo de la educación, comprendiendo la importancia del cuantitativo en el planteamiento de sus diferentes configuraciones. Con el sentido de provocación, enuncia algunas proposiciones con el intento de disminuir la posibilidad de que tales pesquisas sean evaluadas como formas prosaicas de producción del conocimiento en el contexto educativo. <![CDATA[<B>O debate sobre a pesquisa e a avaliação da pós-graduação em educação</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782010000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto introduz as comunicações feitas na mesa de abertura do IX Encontro de Pesquisa da Região Sudeste, realizado na Universidade de São Carlos, em julho de 2009. De início, destaca a importância do debate sobre a pós-graduação brasileira, em termos da produção de pesquisa qualificada e da importância da avaliação conduzida pela CAPES. Coloca em questão o dilema por ela enfrentado atualmente: quais os limites impostos pela necessária burocratização e a liberdade democrática de buscar realizar seus fins últimos? Ou seja, quais as possibilidades de conciliação entre a gestão burocrática, própria do sistema, e gestão democrática, exigida inclusive pela autonomia universitária? Afirma que é desta perspectiva que deve ser entendida a tensão revelada no debate.<hr/>This text introduces the communications presented during the opening session of the IX South-east Regional Meeting on Research, held at the University of São Carlos in July 2009. Initially, it emphasizes the importance of the debate on Brazilian postgraduate studies, in terms of the production of qualified research and the importance of that evaluation conducted by the CAPES. It questions the dilemma which it faces at present: what are the limits imposed by the necessary bureaucratization and the democratic liberty to seek to achieve their own ultimate ends. That is, what are the possibilities of conciliation between bureaucratic management, inherent to the system, and democratic management, demanded by university autonomy? It affirms that the tension revealed by the debate should be understood from this perspective.<hr/>El texto introduce las comunicaciones hechas en la mesa de apertura del IX Encuentro de Pesquisa de la Región Sudeste, realizado en la Universidad de São Carlos, en julio de 2009. En principio se destaca la importancia del debate a respecto del postgrado brasileño, en términos de la producción de la pesquisa calificada y de la importancia de la evaluación dirigida por la CAPES. Se coloca en discusión el dilema por el que enfrenta actualmente: ¿cuáles son los límites impuestos por la necesaria burocratización y la libertad democrática de buscar realizar sus últimos fines? O sea, ¿cuáles son las posibilidades de conciliación entre la gestión burocrática, propia del sistema, y la gestión democrática, exigida inclusive por la autonomía universitaria? Afirma que es desde esta perspectiva que debe ser entendida la tensión revelada en el debate. <![CDATA[<B>A pesquisa em educação no Brasil</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782010000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo debate a política de pós-graduação na área de educação, entendendo-a, a partir de E. Laclau e C. Mouffe, como politização incessante habitada pela indecidibilidade. Analisando textos recentes produzidos no processo de avaliação dos programas no âmbito da CAPES, considera possível compreender a formação provisória de consensos em torno de noções como a qualidade da pós-graduação entendida como significante vazio preenchido por meio de articulações hegemônicas. As autoras, após um breve quadro do sistema a partir dos resultados da avaliação do triênio 2004-2006, analisam dois aspectos que julgam centrais para o preenchimento da noção de qualidade: a articulação dos programas em torno de linhas de pesquisa e a produção/ disseminação do conhecimento. Em relação à articulação, defendem que as linhas podem ser entendidas como uma expressão da forma como os programas estão pensando o próprio campo da educação, num exercício que tem envolvido interdisciplinaridade e flexibilidade. Quanto à produção/disseminação do conhecimento, discordam de tese corrente de que a avaliação da pósgraduação tem levado a área a um produtivismo desenfreado, entendendo-a como nostalgia restauradora.<hr/>This paper discusses the graduate educational policy in the area of education, considering it, based on E. Laclau and C. Mouffe, to be incessant politization imbued with undecidability. Analyzing recent texts produced in the process of evaluating programs in the sphere of CAPES, it considers it possible to understand the provisional formation of consensuses around notions like quality of graduate courses seen as an empty signifier filled by hegemonic articulations. The authors, after a brief summary of the system based on the results of the 2004-2006 three-year evaluation, analyze two aspects that they feel are crucial for filling in the notion of quality: the articulation of the programs around the research lines and the production/ dissemination of knowledge. As for the articulation, they maintain that the lines can be seen as an expression of the way in which the programs are thinking the actual field of education, in an exercise that has involved interdisciplinarity and flexibility. As for the production/dissemination of knowledge, they disagree with the current theory that the evaluation of graduate courses has led the area to an unrestrained productivism, seeing it as restorative nostalgia.<hr/>El artículo discute la política de postgrado en el área de la educación, entendiéndola a partir de E. Laclau y C. Mouffe, como la politización incesante habitada por lo que no se puede decir o explicar. Analizando textos recientes producidos en el proceso de evaluación de los programas en el ámbito de CAPES, considera posible comprender la formación provisoria de consensos alrededor de nociones como la cualidad del postgrado entendido como significante vacío, completado por medio de articulaciones hegemónicas. Las autoras, después de un breve cuadro del sistema, a partir de los resultados de la evaluación del trienio 2004-2006, analizan dos aspectos que consideran centrales para completar la noción de calidad: la articulación de los programas en torno a líneas de pesquisa y a la producción/diseminación del conocimiento. Con relación a la articulación, defienden que las líneas pueden ser entendidas como una expresión de la forma de como los programas están pensando en el propio campo de la educación, en un ejercicio que ha envuelto interdisciplinariedad y flexibilidad. En cuanto a la producción/ diseminación del conocimiento, discuerdan de la tesis corriente de que la evaluación del postgrado ha llevado al área a un productivismo desenfrenado, entendiéndola como nostalgia restauradora. <![CDATA[<B>A pesquisa em educação</B>: <B>um balanço da produção dos programas de pós-graduação</B>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782010000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A pós-graduação no Brasil foi criada no ano de 1965. Antes disso, a produção das pesquisas em educação pouco se desenvolvia em instituições universitárias. Duas características fundamentais qualificam as pesquisas produzidas nos programas de pós-graduação em educação de 1965 a 1985: a escolarização da produção da pesquisa, decorrência da institucionalização da pós-graduação, e o desenvolvimento de um forte pensamento crítico, como reação aos governos militares. Os anos de 1985 até hoje se caracterizam pela consolidação e expansão da pósgraduação e as pesquisas desse período são teoricamente marcadas pela chamada crise dos paradigmas. Muitos pesquisadores, criticando os estudos sobre sociedade e educação, por não conseguirem abarcar a complexidade e a diversidade do real, partiram para a proposta de um pluralismo epistemológico e temático, privilegiando o estudo de objetos singulares. O desafio teórico hoje é articular o particular escolar (dado empírico) com o movimento geral da história (totalidade). Há também outros desafios, como aprimorar o texto ou a &ldquo;narração&rdquo; dos relatórios, modificar a avaliação dos programas de pós-graduação em educação feita pela CAPES e institucionalizar a pesquisa nas novas universidades do país.<hr/>In Brazil, postgraduate studies were created in 1965. Before that, the production of educational research was little developed in universities. Two main characteristics qualify the research produced in postgraduate programmes in education between 1965 and 1985: the &ldquo;scholarization&rdquo; of research production, a consequence of the institutionalization of postgraduate studies and the development of strong critical thinking as a reaction to the military governments. The years from 1985 until today are characterized by the consolidation and expansion of postgraduate studies and the theoretical framework of the research in this period is marked by the so called crisis of paradigms. Many researchers, who criticize the studies on society and education for not being able to cover the complexity and diversity of reality, resorted to a proposal of thematic and epistemological pluralism, privileging the studies of singular objects. Today the theoretical challenge is to articulate the specifically scholar (empirical data) with the general movement of history (totality). There are also other challenges such as how to improve the text or the &ldquo;narration&rdquo; of research reports, modify CAPES' system of evaluation of postgraduate programmes in education and institutionalize research in new universities of the country.<hr/>El posgrado en Brasil fue creada en 1965. Antes de ese año la producción de investigaciones en el campo de la Educación apenas existía en las instituciones universitarias. Las investigaciones producidas en los programas de pos-graduación en educación en el período de 1965 a 1985 presentan dos características fundamentales: la escolarización de la producción de la investigación como consecuencia de la institucionalización del posgrado y el desarrollo de un fuerte pensamiento crítico, como reacción a los gobiernos militares. Los años de 1985 hasta hoy se han caracterizado por la consolidación y expansión del posgrado. Las investigaciones de ese período están teóricamente marcadas por la llamada crísis de los paradigmas. Muchos investigadores, al criticar los estudios sobre la sociedad y la educación por no poder abarcar la complejidad y la dificultad de lo real, partieron para la propuesta de un pluralismo epistemológico y temático, dando preferencia al estudio de los objetos singulares. Desde nuestro punto de vista, el desafío teórico, hoy, es articular el particular escolar (dato empírico) con el movimiento general de la história (totalidad). Hay también otros desafíos: por ejemplo, perfeccionar el texto o la &ldquo;narración&rdquo; de los informes, modificar la evaluación de los programas de posgrado realizada por CAPES e institucionalizar la investigación en las nuevas universidades del país. <![CDATA[<i>Infância, educação e MST</i>: quando as crianças ocupam a cena]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782010000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A pós-graduação no Brasil foi criada no ano de 1965. Antes disso, a produção das pesquisas em educação pouco se desenvolvia em instituições universitárias. Duas características fundamentais qualificam as pesquisas produzidas nos programas de pós-graduação em educação de 1965 a 1985: a escolarização da produção da pesquisa, decorrência da institucionalização da pós-graduação, e o desenvolvimento de um forte pensamento crítico, como reação aos governos militares. Os anos de 1985 até hoje se caracterizam pela consolidação e expansão da pósgraduação e as pesquisas desse período são teoricamente marcadas pela chamada crise dos paradigmas. Muitos pesquisadores, criticando os estudos sobre sociedade e educação, por não conseguirem abarcar a complexidade e a diversidade do real, partiram para a proposta de um pluralismo epistemológico e temático, privilegiando o estudo de objetos singulares. O desafio teórico hoje é articular o particular escolar (dado empírico) com o movimento geral da história (totalidade). Há também outros desafios, como aprimorar o texto ou a &ldquo;narração&rdquo; dos relatórios, modificar a avaliação dos programas de pós-graduação em educação feita pela CAPES e institucionalizar a pesquisa nas novas universidades do país.<hr/>In Brazil, postgraduate studies were created in 1965. Before that, the production of educational research was little developed in universities. Two main characteristics qualify the research produced in postgraduate programmes in education between 1965 and 1985: the &ldquo;scholarization&rdquo; of research production, a consequence of the institutionalization of postgraduate studies and the development of strong critical thinking as a reaction to the military governments. The years from 1985 until today are characterized by the consolidation and expansion of postgraduate studies and the theoretical framework of the research in this period is marked by the so called crisis of paradigms. Many researchers, who criticize the studies on society and education for not being able to cover the complexity and diversity of reality, resorted to a proposal of thematic and epistemological pluralism, privileging the studies of singular objects. Today the theoretical challenge is to articulate the specifically scholar (empirical data) with the general movement of history (totality). There are also other challenges such as how to improve the text or the &ldquo;narration&rdquo; of research reports, modify CAPES' system of evaluation of postgraduate programmes in education and institutionalize research in new universities of the country.<hr/>El posgrado en Brasil fue creada en 1965. Antes de ese año la producción de investigaciones en el campo de la Educación apenas existía en las instituciones universitarias. Las investigaciones producidas en los programas de pos-graduación en educación en el período de 1965 a 1985 presentan dos características fundamentales: la escolarización de la producción de la investigación como consecuencia de la institucionalización del posgrado y el desarrollo de un fuerte pensamiento crítico, como reacción a los gobiernos militares. Los años de 1985 hasta hoy se han caracterizado por la consolidación y expansión del posgrado. Las investigaciones de ese período están teóricamente marcadas por la llamada crísis de los paradigmas. Muchos investigadores, al criticar los estudios sobre la sociedad y la educación por no poder abarcar la complejidad y la dificultad de lo real, partieron para la propuesta de un pluralismo epistemológico y temático, dando preferencia al estudio de los objetos singulares. Desde nuestro punto de vista, el desafío teórico, hoy, es articular el particular escolar (dato empírico) con el movimiento general de la história (totalidad). Hay también otros desafíos: por ejemplo, perfeccionar el texto o la &ldquo;narración&rdquo; de los informes, modificar la evaluación de los programas de posgrado realizada por CAPES e institucionalizar la investigación en las nuevas universidades del país. <![CDATA[Letramentos múltiplos, escola e inclusão social]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782010000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A pós-graduação no Brasil foi criada no ano de 1965. Antes disso, a produção das pesquisas em educação pouco se desenvolvia em instituições universitárias. Duas características fundamentais qualificam as pesquisas produzidas nos programas de pós-graduação em educação de 1965 a 1985: a escolarização da produção da pesquisa, decorrência da institucionalização da pós-graduação, e o desenvolvimento de um forte pensamento crítico, como reação aos governos militares. Os anos de 1985 até hoje se caracterizam pela consolidação e expansão da pósgraduação e as pesquisas desse período são teoricamente marcadas pela chamada crise dos paradigmas. Muitos pesquisadores, criticando os estudos sobre sociedade e educação, por não conseguirem abarcar a complexidade e a diversidade do real, partiram para a proposta de um pluralismo epistemológico e temático, privilegiando o estudo de objetos singulares. O desafio teórico hoje é articular o particular escolar (dado empírico) com o movimento geral da história (totalidade). Há também outros desafios, como aprimorar o texto ou a &ldquo;narração&rdquo; dos relatórios, modificar a avaliação dos programas de pós-graduação em educação feita pela CAPES e institucionalizar a pesquisa nas novas universidades do país.<hr/>In Brazil, postgraduate studies were created in 1965. Before that, the production of educational research was little developed in universities. Two main characteristics qualify the research produced in postgraduate programmes in education between 1965 and 1985: the &ldquo;scholarization&rdquo; of research production, a consequence of the institutionalization of postgraduate studies and the development of strong critical thinking as a reaction to the military governments. The years from 1985 until today are characterized by the consolidation and expansion of postgraduate studies and the theoretical framework of the research in this period is marked by the so called crisis of paradigms. Many researchers, who criticize the studies on society and education for not being able to cover the complexity and diversity of reality, resorted to a proposal of thematic and epistemological pluralism, privileging the studies of singular objects. Today the theoretical challenge is to articulate the specifically scholar (empirical data) with the general movement of history (totality). There are also other challenges such as how to improve the text or the &ldquo;narration&rdquo; of research reports, modify CAPES' system of evaluation of postgraduate programmes in education and institutionalize research in new universities of the country.<hr/>El posgrado en Brasil fue creada en 1965. Antes de ese año la producción de investigaciones en el campo de la Educación apenas existía en las instituciones universitarias. Las investigaciones producidas en los programas de pos-graduación en educación en el período de 1965 a 1985 presentan dos características fundamentales: la escolarización de la producción de la investigación como consecuencia de la institucionalización del posgrado y el desarrollo de un fuerte pensamiento crítico, como reacción a los gobiernos militares. Los años de 1985 hasta hoy se han caracterizado por la consolidación y expansión del posgrado. Las investigaciones de ese período están teóricamente marcadas por la llamada crísis de los paradigmas. Muchos investigadores, al criticar los estudios sobre la sociedad y la educación por no poder abarcar la complejidad y la dificultad de lo real, partieron para la propuesta de un pluralismo epistemológico y temático, dando preferencia al estudio de los objetos singulares. Desde nuestro punto de vista, el desafío teórico, hoy, es articular el particular escolar (dato empírico) con el movimiento general de la história (totalidad). Hay también otros desafíos: por ejemplo, perfeccionar el texto o la &ldquo;narración&rdquo; de los informes, modificar la evaluación de los programas de posgrado realizada por CAPES e institucionalizar la investigación en las nuevas universidades del país. <![CDATA[Evolution’s First Philosopher: John Dewey and the Continuity of Nature]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782010000100016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A pós-graduação no Brasil foi criada no ano de 1965. Antes disso, a produção das pesquisas em educação pouco se desenvolvia em instituições universitárias. Duas características fundamentais qualificam as pesquisas produzidas nos programas de pós-graduação em educação de 1965 a 1985: a escolarização da produção da pesquisa, decorrência da institucionalização da pós-graduação, e o desenvolvimento de um forte pensamento crítico, como reação aos governos militares. Os anos de 1985 até hoje se caracterizam pela consolidação e expansão da pósgraduação e as pesquisas desse período são teoricamente marcadas pela chamada crise dos paradigmas. Muitos pesquisadores, criticando os estudos sobre sociedade e educação, por não conseguirem abarcar a complexidade e a diversidade do real, partiram para a proposta de um pluralismo epistemológico e temático, privilegiando o estudo de objetos singulares. O desafio teórico hoje é articular o particular escolar (dado empírico) com o movimento geral da história (totalidade). Há também outros desafios, como aprimorar o texto ou a &ldquo;narração&rdquo; dos relatórios, modificar a avaliação dos programas de pós-graduação em educação feita pela CAPES e institucionalizar a pesquisa nas novas universidades do país.<hr/>In Brazil, postgraduate studies were created in 1965. Before that, the production of educational research was little developed in universities. Two main characteristics qualify the research produced in postgraduate programmes in education between 1965 and 1985: the &ldquo;scholarization&rdquo; of research production, a consequence of the institutionalization of postgraduate studies and the development of strong critical thinking as a reaction to the military governments. The years from 1985 until today are characterized by the consolidation and expansion of postgraduate studies and the theoretical framework of the research in this period is marked by the so called crisis of paradigms. Many researchers, who criticize the studies on society and education for not being able to cover the complexity and diversity of reality, resorted to a proposal of thematic and epistemological pluralism, privileging the studies of singular objects. Today the theoretical challenge is to articulate the specifically scholar (empirical data) with the general movement of history (totality). There are also other challenges such as how to improve the text or the &ldquo;narration&rdquo; of research reports, modify CAPES' system of evaluation of postgraduate programmes in education and institutionalize research in new universities of the country.<hr/>El posgrado en Brasil fue creada en 1965. Antes de ese año la producción de investigaciones en el campo de la Educación apenas existía en las instituciones universitarias. Las investigaciones producidas en los programas de pos-graduación en educación en el período de 1965 a 1985 presentan dos características fundamentales: la escolarización de la producción de la investigación como consecuencia de la institucionalización del posgrado y el desarrollo de un fuerte pensamiento crítico, como reacción a los gobiernos militares. Los años de 1985 hasta hoy se han caracterizado por la consolidación y expansión del posgrado. Las investigaciones de ese período están teóricamente marcadas por la llamada crísis de los paradigmas. Muchos investigadores, al criticar los estudios sobre la sociedad y la educación por no poder abarcar la complejidad y la dificultad de lo real, partieron para la propuesta de un pluralismo epistemológico y temático, dando preferencia al estudio de los objetos singulares. Desde nuestro punto de vista, el desafío teórico, hoy, es articular el particular escolar (dato empírico) con el movimiento general de la história (totalidad). Hay también otros desafíos: por ejemplo, perfeccionar el texto o la &ldquo;narración&rdquo; de los informes, modificar la evaluación de los programas de posgrado realizada por CAPES e institucionalizar la investigación en las nuevas universidades del país.