Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Educação]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1413-247820110001&lang=pt vol. 16 num. 46 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <link>http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782011000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>Sobre o domínio da natureza na filosofia da história de Theodor W. Adorno</b>: <b>uma questão para a educação</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782011000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Tomando como referência fundamental o ensaio "A ideia de história natural" e o desdobramento de algumas de suas questões em Dialética do esclarecimento, mas também em outros textos que compõem o mesmo projeto crítico, o presente texto ocupa-se do tema da relação entre História e Natureza em Theodor W. Adorno. Para tanto, procura mostrar como o autor, em seu diálogo tenso com a tradição dialética, critica ambos os conceitos em sua aparência antitética, para então apresentar uma nova conceituação para segunda natureza. Ao final, mostra o entrelaçamento entre segunda natureza - como catástrofe -, técnica e educação, movimento que procura pôr em novos termos a assertiva adorniana de que Auschwitz não se repita.<hr/>The Idea of Natural History and some of its questions in Dialectic of Enlightenment, as well as in other essays of the same critical project, are sources of this paper, whose aim is to show results of a research about the relation between History and Nature by Theodor W. Adorno. It presents how the Author, an its hard dialog with dialectic tradition, criticizes both concepts in their antithetic appearance, to present a new concept of Second Nature. The sharing between Second Nature as Catastrophe, technique and education is thought to put in new terms Adorno's maxim that Auschwitz do not comeback.<hr/>Tomando en cuenta de manera fundamental el ensayo "La idea de historia natural" y el desarrollo de algunas se sus cuestiones en Dialéctica de la Ilustración, pero también en otros trabajos que componen el mismo proyecto crítico, el presente texto se dedica al tema de la relación entre Historia y Naturaleza en Theodor W. Adorno. Para tanto, procura mostrar como el autor, en su tenso diálogo con la tradición dialéctica, critica los dos conceptos en su carácter aparentemente antitético, para así presentar un nuevo concepto para segunda naturaleza. Al final, muestra el encuentro entre segunda naturaleza - como catástrofe -, técnica y educación, movimiento que propone en nueva clave la asertiva adorniana de que Auschwitz no se repita. <![CDATA[<b>Reificação, reconhecimento e educação</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782011000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O trabalho busca investigar a atualidade da crítica do conceito de reificação para o campo educacional. Baseando-se nas análises do pensador alemão Axel Honneth, defende a tese de que um conceito crítico de educação depende da teoria do reconhecimento para poder recusar toda forma de reificação. O trabalho reconstrói, no primeiro passo, a dupla estratégia empregada por Honneth para analisar o conceito lukacsiano de reificação. No segundo, procura delinear alguns traços de sua teoria do reconhecimento, concentrando-se na tese do primado do reconhecimento como forma principal da sociabilidade humana. Por fim, no terceiro passo, esboça, com base na teoria do reconhecimento, uma crítica ao conceito de reificação, descortinando algumas implicações para o campo educacional.<hr/>The work seeks to investigate the actuality of the critique of reification for the educational field. Based on the analysis of the German thinker Axel Honneth, it defends the these that a critical concept of education depends on the theory of recognition in order to refuse every kind of reification. The work rebuilds, in a first step, the double strategy employed by Honneth in order to analyze Lukács' concept of reification. In the second step it tries to outline some traits of this recognition theory, by concentrating on the thesis of recognition primacy as the main way of human sociability. Finally, in the third step, based on the theory of recognition, it sketches a critique of the reification theory, by disclosing some implications for the educational field.<hr/>El trabajo busca investigar la actualidad de la crítica del concepto de reificación para el campo educacional. Basandose en los análisis del pensador alemán Axel Honneth, defiende la hipótesis de que un concepto crítico de educación depende de la teoría del reconocimiento para poder recusar toda forma de reificación. El trabajo reconstruye, en el primer paso, la doble estrategia empleada por Honneth para analizar el concepto lukacsiano de reificación. En el segundo, procura delinear algunos trazos de su teoría del reconocimiento, concentrándose en la tesis del primado del reconocimiento como forma principal de la sociabilidad humana. Por fin, en el tercer paso, esboza, con base en la teoría del reconocimiento, una crítica del concepto de reificación, descortinando algunas implicaciones para el campo educacional. <![CDATA[<b>A filosofia educativa de Eugenio María de Hostos</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782011000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo discorre sobre as contribuições do filósofo porto-riquenho Eugenio María de Hostos à filosofia educativa e moral latino-americana, mas que pouco se conhece no Brasil. Hostos, que foi um dos principais filósofos e educadores do século XIX, propôs uma teoria educativa inovadora para as nações da América Latina. Sua filosofia educativa abrangia a finalidade conscienciosa de erigir um novo mundo moral e intelectual que serviria ao fundamento educativo que se precisava com urgência. Para ele, a educação era um direito e um dever tanto para os homens como para as mulheres, já que pensava que a razão não tinha sexo. O pensador deu ênfase ao essencial de educar a razão no processo pedagógico. Seu propósito era gerar seres livres e independentes, aptos a pensar por eles mesmos. Além disso, preocupado com a dicotomia "civilização/barbárie", apresentou um pensar ético que culminou numa moral social em que "o dever dos deveres" fosse pedra angular.<hr/>This article examines the contributions of the Puerto Rican philosopher Eugenio María de Hostos to educational philosophy and morality in Latin America but who is little known in Brazil. Hostos, who was one of the leading philosophers and educators of the nineteenth century proposed an innovative educational theory for those countries. His educational philosophy embraced the conscious rationale for erecting a new moral and intellectual world that would serve the educational foundation that was urgently required. For him, education was both a right and a duty for men and women because, as he states, reason has no sex. The thinker emphasized how crucial was to educate the reason in the educational process. Its purpose was to bring into being free and independent individuals, capable of their own judgment. Even more, concerned by the dichotomy civilization/barbarism he presented an ethical thinking that culminated in a moral society where "the duty of duties" was the keystone.<hr/>En este ensayo se exponen las contribuciones del filósofo puertorriqueño Eugenio María de Hostos a la filosofía educativa y moral latinoamericana, pero que poco se conocen en el Brasil. Hostos, uno de los principales filósofos y educadores del siglo XIX, propuso una teoría educativa innovadora pensando en las naciones de la América Latina. Su filosofía educativa contenía la finalidad consciente de constituir un nuevo mundo moral e intelectual que serviría al cimiento educativo que se necesitaba con urgencia. Para él, la educación era un derecho y un deber tanto para los hombres como para las mujeres debido a que opinaba que la razón no tenía sexo. El pensador dio énfasis a lo esencial de educar la razón en el proceso pedagógico. Su propósito era formar seres libres e independientes, aptos para pensar por ellos mismos. Además, preocupado por la dicotomía "civilización/barbarie" presentó un pensar ético que culminó en una moral social en la cual "el deber de los deberes" fuera la piedra angular. <![CDATA[<b>Gestão e autonomia escolar</b>: <b>um estudo comparado Brasil/Portugal</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782011000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto analisa dados obtidos em estudo comparado Brasil/Portugal, no qual foram abordadas questões sobre organização escolar, levando em consideração três movimentos: a discussão do contexto contemporâneo no qual se originam as políticas públicas de educação em ambos os países; o exame de medidas legais que regulamentam a gestão e a autonomia escolares, tendo em conta que sua modificação requer processos de negociação política e/ou troca nas esferas executivas; a análise da visão de dirigentes escolares em ambos os países, tomando como premissa que programas de governo são traduzidos pelos profissionais da educação em processos interativos e imprevisíveis. Este trabalho recortou o estado de São Paulo como ente federativo, tendo em vista tratar-se de país com dimensões continentais.<hr/>This paper analyzes data from a comparative study Brazil/Portugal - as carried out post-doctoral and supported by CAPES - which were addressed issues of school organization, taking into consideration three movements: the discussion of the contemporary context in which they originate public policies of education in both countries; the examination of legal measures that govern the management and school autonomy, considering that their modification requires political negotiation processes and /or changes in the executive sphere; analysis of the vision of school leaders in both countries, taking as its premise that government programs are translated by education professionals in interactive and unpredictable processes. This work has focused on the state of Sao Paulo, seeing that this is a country with continental dimensions.<hr/>Este trabajo analiza los datos de un estudio comparativo Portugal/Brasil - que lleva a cabo post-doctoral etapa celebrada con el apoyo de CAPES - en el que se abordó al funcio namiento de la organización escolar, teniendo en cuenta tres movimientos: el debate sobre el contexto contemporáneo, ámbito que origina las políticas de la educación pública en ambos países; el examen de las medidas legales sobre la gestión y la autonomía escolar, por considerar que su modificación requiere procesos de negociación política y /o cambios en la esfera ejecutiva; análisis de la visión de los líderes escolares en ambos países, teniendo como premisa que los programas de gobierno son traducidos por profesionales de la educación en procesos de interacción e impredecibles. Este trabajo ha cortado el estado de Sao Paulo como entidad federativa, por ser el Brasil un país con dimensiones continentales. <![CDATA[<b>O conceito de gênero</b>: <b>uma leitura com basenos trabalhos do GT Sociologia da Educação da ANPEd (1999-2009)</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782011000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo resulta de trabalho encomendado pelo GT de Sociologia da Educação, com o objetivo de impulsionar o debate teórico sobre o conceito de gênero no âmbito do grupo. Diante da impossibilidade de fazer uma discussão abrangente de todas as vertentes e polêmicas que envolvem o conceito, decidiu-se enfocá-lo a partir dos autores mais frequentemente utilizados nos trabalhos apresentados no GT nos últimos dez anos: Scott, Bourdieu e Connell. Acredita-se que as questões aqui levantadas refletem algumas das tensões e problemáticas candentes nos estudos feministas, podendo contribuir para que pesquisadores e pesquisadoras da educação, mesmo não se tornando especialistas, considerem também as determinações de gênero em seus estudos específicos.<hr/>This article results from a paper demanded by the Sociology of Education Group of Anped, which objective is to improve the theoretical debate on gender. As it was impossible to develop a comprehensive approach of all the tendencies and discussions about this concept, the text focused on the authors more frequently referred in the papers presented to the Group in the last ten years: Scott, Bourdieu and Connell. We believe that the questions posed in this paper should help educational researchers, even they are not gender specialists, to consider gender relations in their specific studies.<hr/>Este artículo es resultado del trabajo encomendado por el GT de Sociología de la Educación, con el objetivo de impulsar el debate teórico sobre el concepto de género en el ámbito del grupo. Delante de la imposibilidad de hacer una discusión amplia de todas las vertientes y polémicas que envuelven el concepto, se decidió enfocarlo a partir de los autores más utilizados en los trabajos presentados en el GT en los últimos diez años: Scott, Bourdieu y Connell. Se cree que las cuestiones que son planteadas aquí reflejan algunas de las tensiones y problemas candentes en los estudios feministas, pudiendo contribuir para que estudiosos de la educación, mismo no tornándose especialistas, consideren también las determinaciones de género en sus estudios específicos. <![CDATA[<b>Um balanço da produção científica em educação ambiental de 2001 a 2009 (ANPEd, ANPPAS e EPEA)</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782011000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho mapeia a produção científica em educação ambiental (EA), no período de 2001 a 2009, por meio de trabalhos apresentados nas Reuniões Anuais da ANPEd, nos Encontros da ANPPAS e nos EPEAs. Os trabalhos identificados são analisados quanto às ênfases temáticas e as características dos autores. Os resultados indicam: i) predominância do sexo feminino em todos os níveis de titulação; ii) maioria de autores doutores/as nos eventos da ANPEd e da ANPPAS, enquanto no EPEA predominam mestres; iii) trabalhos majoritariamente procedentes de IES públicas nos três eventos pesquisados; iv) maior representatividade das regiões Sudeste e Sul nas reuniões da ANPEd e no EPEA, sendo que nos encontros da ANPPAS predominam as regiões Sudeste e Centro-Oeste; v) a EA no ensino formal destaca-se como preocupação temática em todos os eventos investigados. Discute-se, ainda, a relevância desses indicadores para a legitimação da EA como área de produção científica.<hr/>This paper reviews the scientific literature in environmental education (EE) in the period 2001-2009 through the studies presented at the Annual Meetings of the ANPEd ANPPAS and EPEAs. The approach integrates survey and analysis of published studies regarding the thematic emphases and characteristics of the authors. The results indicate: i) a female predominance in all degree levels, ii) most authors doctors in the events of ANPEd and ANPPAS while teachers predominate in EPEA, iii) works mostly coming from public higher education institutions in the three events surveyed iv) greater representation of southern and southeastern regions at the ANPEd and EPEA meetings, and at ANPPAS meetings dominate the Southeast and Midwest, v) EE in formal education stands out as a thematic concern in all events investigated. This paper also dis cusses the relevance of these indicators for the legitimation of EA as an area of scientific production.<hr/>Este artículo revisa la literatura científica en educación ambiental (EA) en el período 2001-2009 a través de los estudios presentados en las Reuniones Anuales de la ANPEd, EPEAs y ANPPAS. El método ha incorporado la encuesta y análisis de estudios publicados; los énfasis temáticos y las características de los autores. Los resultados indican: i) un predominio del sexo femenino en todos los niveles de titulación, ii) la mayoría de los autores tienen título de doctor en los encuentros de ANPEd y ANPPAS mientras que los maestros predominan en EPEA, iii) los trabajos en su mayoría son procedentes de instituciones públicas de educación superior en los tres eventos investigados iv) ha mayor representación de las regiones sur y sureste en las reuniones de la ANPED y la EPEA, y en las reuniones de la ANPPAS predominan el sureste y medio oeste, v) la EA en la educación formal se destaca como una preocupación temática en todos los trabajos investigados. También se discute en este artículo la pertinencia de estos indicadores para la legi timación de la EA como un espacio de producción científica. <![CDATA[<b>Mudanças climáticas globais</b>: <b>a resposta da educação</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782011000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo aborda as respostas educativas perante as mudanças climáticas globais. Analisam-se as políticas nacionais e apresentam-se, como exemplo, resultados de pesquisa transnacional sobre mudanças climáticas e práticas educativas, da qual a Universidade de São Paulo foi parceira. O texto enfatiza que, do ponto de vista da relação entre o processo ensino-aprendizado, se observa uma enorme lacuna em termos de pesquisa, intervenção e debates em torno dos temas mais candentes. Entende-se que o maior desafio é promover um ensino baseado no aprofundamento científico sobre o tema, como, por exemplo, através da confecção de materiais didáticos interdisciplinares com conhecimentos acumulados sobre clima e mudanças globais. No Brasil, a pesquisa científica ligada às mudanças climáticas está adquirindo gradualmente uma posição estratégica nos programas de ciência e tecnologia, revelando uma combinação original entre educação e conhecimento científico. A questão mais desafiadora é criar condições para que as iniciativas educacionais sejam estratégicas para realizar as mudanças necessárias para motivar os cidadãos a agir em direção às metas de sustentabilidade, dada a existência de barreiras estruturais e institucionais relativas à mudança rumo a uma sociedade mais sustentável.<hr/>The text presents the response from education facing global climate changes. It analyses the national policies and introduces as an example, the outcomes of transnational collaborative research on climate change and educational practices, in which the School of Education of the University of São Paulo was partner. The text shows that from an approach on the relation between teaching and learning, a large gap can be observed as to research, intervention and debates on the most glowing issues. It is considered that the main challenge is to promote learning based on more analysis on the issue, as for example, through the development of educational content with interdisciplinary knowledge accumulated on climate and global changes. In Brazil, scientific research linked to Climate Changes has been obtaining a gradual strategic role in science and technology programs, thus introducing an original combination between education and scientific knowledge. This most challenging issue is to create the necessary changes to motivate citizens to participate in initiatives that promote sustainability, given the structural and institutional barriers related to enable changes towards a more sustainable society.<hr/>El texto aborda las respuestas educativas frente a los cambios climáticos globales. Analiza las políticas nacionales y se presentan como ejemplo los resultados de investigación transnacional sobre cambios climáticos y prácticas educativas de la cual la Facultad de Educación da la Universidad de São Paulo fue socia. El texto muestra que desde el abordaje sobre la relación enseñanza-aprendizaje se observa un gran desfasaje en investigación, intervención y debates sobre los temas más importantes. Se considera que el principal desafío es de promover una en señanza apoyada en un mayor examen científico sobre el tema, como por ejemplo, a través de la elaboración de materiales didácticos con conocimientos interdisciplinares acumulados sobre el clima y los cambios globales. En el Brasil, la investigación científica vinculada a los cambios climáticos viene adquiriendo gradualmente una posición estratégica en los programas de ciencia y tecnología, presentando una combinación original entre educación y conocimiento científico. La cuestión que desafía más es la de crear los cambios necesarios para motivar a los ciudadanos a actuar en aras de metas de sostenibilidad, dada la existencia de barreras estructurales e institucionales relacionadas a los cambios rumbo a una sociedad más sostenible. <![CDATA[<b>A educação de jovens e adultos em áreas de reforma agrária</b>: <b>desafios da formação de educadores do campo</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782011000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta análises e reflexões construídas com base nos resultados do Programa de Estudos Educação de Jovens e Adultos em Áreas de Reforma Agrária em Minas Gerais: os processos educativos gestados no Projeto "Educação, Campo e Consciência Cidadã", de maneira que evidencie conquistas, demandas e desafios enfrentados pelos sujeitos da EJA nos processos formativos vivenciados. As análises, ao mesmo tempo em que possibilitam ampliar os olhares sobre esses sujeitos, suas representações, trajetórias, seus processos educativos e aprendizagens, revelam diversas contradições, desafios e demandas que marcam os processos formativos dos educadores de jovens e adultos construídos na interface da Educação do Campo. Dentre eles, destacam-se os desafios enfrentados por eles na dinâmica social e política de suas vidas e que, ao explicitarem tensões e fronteiras da educação formal com a educação não formal, indicam demandas para os processos formativos da EJA em áreas de Reforma Agrária.<hr/>This paper aims to present analysis and systematizations based on the results of the Adult Education program in the Land Reform areas situated in the State of Minas Gerais: the educational process constructed by the "Education, Rural and Citizenship Awareness Project", in order to highlight the achievements, necessities and challenges faced by Youth and Adult Education educators in the formative process. The analyses at the same time enable to expand the importance given to the subjects attended by the Adult Education Program, their trajectories e learning processes, also reveal several contradictions, challenges and demands which mark the EJA educator and learners training process constructed on the interface of rural education. Among these, stands out the challenges faced by the educators and the learners in the social dynamic and their political lives, which explicit tensions and barrier in the formal and informal education, and also indicate demands for EJA training process in the land reform areas.<hr/>Este artículo presenta análisis y reflexiones construidas a partir de los resultados del Pro grama de Estudios de Educación de Jóvenes y Adultos en Áreas de Reforma Agraria en Minas Gerais: los procesos de educación desarrollados en el "Proyecto de Educación, Campo y Conciencia ciudadana", de manera a evidenciar conquistas, demandas y desafíos enfrentados por los sujetos de EJA en los procesos formados por las vivencias. Los análisis, al mismo tiempo en que dan la posibilidad de ampliar la visión sobre estos sujetos, sus representaciones, trayectorias, procesos educativos y de aprendizaje, revelan varias contradicciones, desafíos y solicitudes que marcan los procesos de formación de los educadores de jóvenes y adultos construidos en la interfaz de la Educación del Campo. Entre ellos, se destacan los desafíos enfrentados por ellos en la dinámica social y política de sus vidas y que al expresar tensiones y fronteras de la educación formal con la educación no formal, indican demandas para los procesos de formación de EJA en las áreas de reforma agraria. <![CDATA[<b>Pobreza, relações étnico raciais e cotidiano escolar</b>: <b>narrativas do viver</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782011000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo inscreve o discurso social de uma criança de 9 anos de idade, procurando interpretar os seus mundos vividos e também os imaginados. Trata-se de uma história de vida tomada pelo viés das narrativas que impeliram a menina a falar de si, de suas lembranças e de suas experiências vividas. O valor da humanidade vista nos pequenos frascos da inscrição do discurso social está no suposto de que as particularidades podem revelar modos de vir a ser, para além daqueles que revelam como se é. As dinâmicas de produção de sentidos processadas nas narrativas e na relação presente/passado revelaram múltiplas dimensões do seu viver. Isso implicou um olhar para a Memória e para a Identidade na sua dimensão social.<hr/>The text that is displayed is a social speech of a nine years old child, who is trying to interpret worlds where it lives and also imagined worlds. It is a life history, which is a narrative and made the child to talk about itself, its memories and its lived experiences. The humanity value, watched by the part of the registration of the social speech, shows that the own particularity can demonstrate the ways that determinate how could be, beyond those who that reveal how it is. The dynamic of the sense's creation in the narratives and in the relation of present and past reveal a lot of dimension its live. It results in a look to the memory and to the identity in a social perspective considering the multiple values.<hr/>Este trabajo inscribe el discurso social de un niña de 9 años de edad, que procura interpretar los mundos vividos y también los imaginados. Se trata de una historia de vida tomada por el bies de las narrativas que impulsaron a la niña a hablar de sí, de sus recuerdos y de sus experiencias de vida. El valor de la humanidad vista en los pequeños frascos de la inscripción del discurso social está en el supuesto de que las particularidades pueden revelar modos de venir a ser, para más allá de aquellos que revelan como se es. Las dinámicas de la producción de los sentidos procesadas en las narrativas y en la relación presente /pasado revelaron múltiples dimensiones de su vivir. Esto exigió una mirada para la Memoria y para la Identidad en su dimensión social. <![CDATA[<b>Educação em Direitos Humanos</b>: <b>local da diferença</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782011000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O estudo investiga a constituição do currículo de Educação em Direitos Humanos no Brasil, procurando identificar os sujeitos com poder de significar a área e os sentidos em disputa nesse processo - destacadamente o modo como a diferença se articula e constrói consensos nesses espaços curriculares. Focaliza textos voltados à formação continuada de educadores e à formulação de diretrizes curriculares de Educação em Direitos Humanos, produzidos em função de projeto implementado com apoio do Ministério da Educação. Argumenta favoravelmente à assunção de uma noção de Direitos Humanos como espaço de expressão da diferença, arena de dissenso, a partir do que se questionam as práticas prescritivas afirmativas de modelos universalizados que caracterizam políticas curriculares, perspectiva que pode ser identificada na experiência analisada de constituição do currículo de Educação em Direitos Humanos.<hr/>This research investigates the structure of the curriculum of Education in Human Rights in Brazil, seeking to identify the subjects with power to signify the area and the meanings in dispute in that process - particularly how the difference is articulated and constructs consensuses in those curricular spaces. The focus was on texts about the continued training of educators and the formulation of curricular guidelines for education in human rights produced due to a nation-wide project supported by the Ministry of Education. It argues in favor of assuming a notion of Human Rights as a space for expressing difference, an arena of dissent, from where prescriptive practices are questioned that affirm universalized models characterizing curriculum policies, a perspective that can be identified in the experience of structuring the curriculum of Education in Human Rights analyzed.<hr/>Este estudio investiga la constitución del currículo de Educación en Derechos Humanos en Brasil, buscando identificar los sujetos con poder de significar el área y los sentidos en disputa en este proceso - notoriamente el modo como la diferencia se articula y construye consensos en estos espacios curriculares. Enfoca textos dirigidos a la formación continuada de educadores y a la formación de directrices curriculares de Educación en Derechos Humanos, producidos en función del proyecto implementado con el apoyo del Ministerio de la Educación. Argumenta a favor de asumir una noción de Derechos Humanos como espacio de expresión de la diferencia, arena de disensión, a partir del momento que se cuestionan las prácticas prescriptivas afirma tivas de modelos universalizados que caracterizan políticas curriculares, perspectiva que puede ser identificada en la experiencia analizada de la constitución del currículo de Educación en Derechos Humanos. <![CDATA[<b>Preconceito, moralidade e educação moral para a diversidade</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782011000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente ensaio discute o preconceito pelo prisma da psicologia moral e traz reflexões acerca da educação moral, com vistas ao respeito à diversidade. Ao realizar certo aprofundamento sobre o conceito, destrinchando-o como uma construção psicológica em constante relação com o social, indica-se a perspectiva de que o preconceito é um valor. Assim, com base em estudos do campo da moral, apresenta-se o preconceito como parte da moralidade e, consequentemente, da identidade do sujeito, em toda a sua complexidade. Por fim, apoiando-se nas reflexões realizadas, discute-se sobre a educação moral e apontam-se indicações sobre como realizá-la, principalmente à luz da perspectiva da resolução de conflitos.<hr/>This essay discusses theoretically the prejudice through the prism of moral psychology, and bring some reflections on moral education in order to respect diversity. Deepening the concept by unpacking it as a psychological construct in constant relation with the social, it is stated the view that prejudice is a value. Thus, based on studies of the area of morality, shows the prejudice as part of morality, and consequently part of the identity of the subject, in all its complexity. Finally, based on the considerations made, it is argued on moral education and are pointed out directions on how to accomplish it, especially in light of the prospect of resolving conflicts.<hr/>En este ensayo se discute el prejuicio bajo el prisma de la psicología moral y trae reflexiones que atañen a la educación moral, con vista al respeto a la diversidad. Al profundizarse sobre el concepto, desentrañándolo como una construcción psicológica en constante relación con lo social, se indica la perspectiva de que el prejuicio es un valor. Así, con base en estudios en el campo de la moral, se presenta el prejuicio como parte integrante de la moralidad y, consecuentemente, de la identidad del individuo, en toda su complexidad. Por fin, con el apoyo en las reflexiones realizadas, se discute sobre la educación moral y se apuntan indicaciones sobre como realizarla, principalmente con la probabilidad de resolución de conflictos. <![CDATA[<b>Os circuitos da história e o balanço da educação no Brasil na primeira década do século XXI</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782011000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No presente texto, efetiva-se um balanço crítico das políticas e concepções educacionais que marcaram a primeira década do século XXI. Com base no pressuposto de que o que marca uma conjuntura não é o tempo cronológico, mas os acontecimentos que a constituem, a análise concentra-se nos oito anos do Governo Luiz Inácio Lula da Silva. No balanço desse período, busca-se não cair na armadilha do discurso antinômico da mera continuidade e descontinuidade em relação à década de 1990. No conteúdo básico do texto, discutem-se os embates e opções em torno do projeto societário que marcam a conjuntura da década e como se move a educação neste contexto. Destacam-se os avanços significativos nas políticas assistenciais, relativa distribuição de renda, retomada dos concursos públicos e a criação de novas universidades públicas e Institutos Federais de Educação Tecnológica, mas sublinha-se que o governo não disputou a concepção pedagógica e, como consequência, o ideário produtivista e mercantilista, paradoxalmente, foi dominante em todos os níveis do sistema educativo. Nota-se, por fim, que a ANPEd, cujo trabalho específico é a busca da cientificidade do saber e, portanto, do sentido histórico, social, cultural e ético-político de sua produção, dominantemente, sucumbiu ao produtivismo.<hr/>This text is an effective critical balance of the educational policies and concepts that marks the first decade of 21 century. The analysis focuses on the eight years of the Luiz Inácio Lula da Silva government, based on the premise that it marks juncture is not the chronological time but the events that constitute it. This study try to escape of the antinomic discourse that to deal only the continuity and discontinuity about the 1990 decade. The bases of this text is the analysis of the clashes and options about the society project that marks the decade juncture and how to develop education in this period. Are focused the significant advances in care policies, income distribution, opening of government jobs and the creation of new public universities and Federal Institutes of Technological Education. Is important to realize that the productivist and mercantilist thought were dominant at all the levels of the education system. And, finally, through the analysis, is possible to realize that a npe d - whose the specific works is to find the scientificity of knowledge and, therefore, of historic, social, cultural, etics and politics sense of his production - collapse to productivism.<hr/>En el presente trabajo se realiza un balance crítico de las políticas y conceptos de la educa ción que marcaron la primera década del siglo XXI. Teniendo en cuenta de que lo que marca una coyuntura no es el tiempo cronológico, y sí los hechos que la constituyen, el análisis se concentra en los ocho años del gobierno de Luiz Inácio Lula da Silva. En el balance de este período se busca no caer en la trampa de un discurso de antinomia de la simple continuidad y discontinuidad en relación a la década de 1990. En el contenido básico del texto se discute las adversidades y oposiciones en relación al proyecto social que marca la coyuntura de la década y como se moviliza la educación en este contexto. Se destacan avances significativos en las políticas asistenciales, relativa distribución de renta, retomada de los concursos públicos y la creación de nuevas universidades públicas e Institutos Federales de Educación Tecnológica, sin embargo se resalta que el gobierno no disputó la concepción pedagógica y, como consecuencia, el ideal productivo y mercantilista, paradojalmente, fue dominante en todos los niveles del sistema de educación. Se nota, por fin, que la Asociación Nacional de Pesquisa y Postgrado en Educación (ANPEd), cuyo trabajo es la busca científica del saber y, por tanto, del sentido histórico, social, cultural y ético político de su producción, dominantemente, sucumbió al productivismo. <![CDATA[<strong>Clássicos da educação brasileira</strong>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782011000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No presente texto, efetiva-se um balanço crítico das políticas e concepções educacionais que marcaram a primeira década do século XXI. Com base no pressuposto de que o que marca uma conjuntura não é o tempo cronológico, mas os acontecimentos que a constituem, a análise concentra-se nos oito anos do Governo Luiz Inácio Lula da Silva. No balanço desse período, busca-se não cair na armadilha do discurso antinômico da mera continuidade e descontinuidade em relação à década de 1990. No conteúdo básico do texto, discutem-se os embates e opções em torno do projeto societário que marcam a conjuntura da década e como se move a educação neste contexto. Destacam-se os avanços significativos nas políticas assistenciais, relativa distribuição de renda, retomada dos concursos públicos e a criação de novas universidades públicas e Institutos Federais de Educação Tecnológica, mas sublinha-se que o governo não disputou a concepção pedagógica e, como consequência, o ideário produtivista e mercantilista, paradoxalmente, foi dominante em todos os níveis do sistema educativo. Nota-se, por fim, que a ANPEd, cujo trabalho específico é a busca da cientificidade do saber e, portanto, do sentido histórico, social, cultural e ético-político de sua produção, dominantemente, sucumbiu ao produtivismo.<hr/>This text is an effective critical balance of the educational policies and concepts that marks the first decade of 21 century. The analysis focuses on the eight years of the Luiz Inácio Lula da Silva government, based on the premise that it marks juncture is not the chronological time but the events that constitute it. This study try to escape of the antinomic discourse that to deal only the continuity and discontinuity about the 1990 decade. The bases of this text is the analysis of the clashes and options about the society project that marks the decade juncture and how to develop education in this period. Are focused the significant advances in care policies, income distribution, opening of government jobs and the creation of new public universities and Federal Institutes of Technological Education. Is important to realize that the productivist and mercantilist thought were dominant at all the levels of the education system. And, finally, through the analysis, is possible to realize that a npe d - whose the specific works is to find the scientificity of knowledge and, therefore, of historic, social, cultural, etics and politics sense of his production - collapse to productivism.<hr/>En el presente trabajo se realiza un balance crítico de las políticas y conceptos de la educa ción que marcaron la primera década del siglo XXI. Teniendo en cuenta de que lo que marca una coyuntura no es el tiempo cronológico, y sí los hechos que la constituyen, el análisis se concentra en los ocho años del gobierno de Luiz Inácio Lula da Silva. En el balance de este período se busca no caer en la trampa de un discurso de antinomia de la simple continuidad y discontinuidad en relación a la década de 1990. En el contenido básico del texto se discute las adversidades y oposiciones en relación al proyecto social que marca la coyuntura de la década y como se moviliza la educación en este contexto. Se destacan avances significativos en las políticas asistenciales, relativa distribución de renta, retomada de los concursos públicos y la creación de nuevas universidades públicas e Institutos Federales de Educación Tecnológica, sin embargo se resalta que el gobierno no disputó la concepción pedagógica y, como consecuencia, el ideal productivo y mercantilista, paradojalmente, fue dominante en todos los niveles del sistema de educación. Se nota, por fin, que la Asociación Nacional de Pesquisa y Postgrado en Educación (ANPEd), cuyo trabajo es la busca científica del saber y, por tanto, del sentido histórico, social, cultural y ético político de su producción, dominantemente, sucumbió al productivismo.