Scielo RSS <![CDATA[Revista Brasileira de Educação Especial]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1413-653820200001&lang=en vol. 26 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <![CDATA[Teacher Efficacy for Inclusive Practices (TEIP) Scale Validation]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382020000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: O objetivo desta pesquisa foi analisar as propriedades psicométricas da versão brasileira da Teacher Efficacy for Inclusive Practices (TEIP) Scale. A versão traduzida e adaptada à cultura brasileira denomina-se Escala de Eficácia Docente para Práticas Inclusivas (EEDPI) e foi aplicada a uma amostra de 308 professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II, no interior do estado de Mato Grosso do Sul. A Análise Fatorial Exploratória evidenciou que suas propriedades psicométricas são adequadas, bem como a existência de dois fatores, nomeados “Regência em sala de aula” e “Planejamento e colaboração”. A mesma amostra também respondeu à Escala de autoeficácia de professores: versão breve, considerada “padrão-ouro”, a fim de avaliarmos o grau de eficácia da EEDPI em medir o que se propõe, a partir da relação com um critério externo. A Análise de Correlação de Spearman revelou a existência de uma correlação positiva entre as subescalas dos instrumentos, oscilando entre moderada e forte. A EEDPI ainda apresenta boa consistência interna (coeficientes de Alfa de Cronbach 0,89, 0,88 e 0,92) e mostra-se um instrumento que pode auxiliar na avaliação e no acompanhamento da autoeficácia docente diante da inclusão e na proposição das intervenções oportunas.<hr/>ABSTRACT: The purpose of this research was to analyze the psychometric properties of the Brazilian version of Teacher Efficacy for Inclusive Practices (TEIP) Scale. The version translated and adapted to Brazilian culture is called Escala de Eficácia Docente para Práticas Inclusivas (EEDPI) and was applied to a sample of 308 teachers of Early Childhood Education and Elementary Education I and II, in the state of Mato Grosso do Sul. The Factorial Exploratory Analysis showed that its psychometric properties are adequate, as well as the existence of two factors, named “Classroom management” and “Planning and collaboration”. The same sample also responded to the Teacher self-efficacy Scale: short version, considered “gold standard”, in order to evaluate the efficacy of the EEDPI in measuring what it proposes, based on the relation with an external criterion. Spearman’s Correlation Analysis revealed the existence of a positive correlation between the subscales of the instruments, ranging from moderate to strong. The EEDPI still presents good internal consistency (Cronbach’s alpha coefficients 0.89, 0.88 and 0.92) and it is an instrument that can aid in the evaluation and monitoring of teacher self-efficacy in view of the inclusion and proposition of the appropriate interventions. <![CDATA[The Field of Disability from the Perspective of the Teachers Enrolled in the Adapted Physical Activity and Disability Specialization Course of the IUACJ]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382020000100017&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMEN: La primera edición de la especialización en actividad física adaptada y discapacidad se constituye en un hito por ser el primer posgrado de estas características en Uruguay. Esto implica pensar la formación de los docentes a partir de escenarios y poblaciones diversos. Nos planteamos analizar la formación y trayectoria laboral en el campo de la discapacidad, así como las concepciones de inclusión y discapacidad de once estudiantes que cursan el posgrado. Los datos fueron recolectados a través de la entrevista semi-estructurada. Los resultados muestran que sólo cinco docentes tienen formación previa en el área de la discapacidad y seis de ellos experiencia en el trabajo con personas con discapacidad. Todos entienden la importancia de formarse para tener herramientas que les permitan intervenir de mejor manera es sus prácticas. Las concepciones de discapacidad e inclusión muchas veces transitan por el paradigma médico rehabilitador y de educación especial, pero a pesar de ello, presentan actitudes positivas ante el reto de trabajar con la diversidad del alumnado.<hr/>ABSTRACT: The first edition of the specialization in adapted physical activity and disability is a milestone as it is the first graduate program with these characteristics in Uruguay. This implies in thinking the teacher training from different scenarios and populations. We set out to analyze the training and career path in the field of disability, as well as the inclusion and disability conceptions of eleven students who attend the graduate course. The data was collected through the semi-structured interview. Results show that only five teachers had previous formation in the area of disability and six of them had experience of working with people with disabilities. Everyone understands the importance of training to have the tools that will allow them to intervene in a better way in their practices. Conceptions of disability and inclusion often go through the medical and special education paradigm of rehabilitation, but, despite this, they present positive attitudes in relation to the challenge of working with the diversity of the students. <![CDATA[Effects of the Use of Assistive Technology Devices to Promote Independence in Daily Life Activities for a Child with Cerebral Palsy]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382020000100035&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: O objetivo deste estudo foi avaliar o processo de implementação de recursos de Tecnologia Assistiva para realização da atividade de alimentação junto a uma criança com paralisia cerebral. Foram participantes uma criança de cinco anos com paralisia cerebral distônica e sua mãe. As atividades-alvo foram a alimentação e a intervenção que ocorreram em seu domicílio. Os dados foram coletados pelos seguintes instrumentos: Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade; Sistema de Classificação da Função Motora Grossa Ampliado e Revisto; Sistema de Classificação de Habilidade Manual para Crianças com Paralisia Cerebral; roteiro para caracterização do participante; protocolos de registro descritivo e de eventos; e questionário de validação social. Foram realizadas intervenções com três atividades para independência na alimentação: senta-se à mesa, uso do copo e uso do talher. As atividades compuseram o delineamento de linha de base múltipla entre comportamentos em quatro fases: linha de base, intervenção, manutenção e follow up. As sessões foram registradas em vídeo para análise e pontuação do nível de ajuda no protocolo de eventos. Evidenciou-se que o uso de recursos de Tecnologia Assistiva potencializa a autonomia e independência da criança com paralisia cerebral, demonstrando a efetividade do uso do recurso, corroborando com a literatura.<hr/>ABSTRACT: The objective of this study was to evaluate the implementation process of Assistive Technology resources to perform the feeding activity of a child with cerebral palsy. A five-year-old child with dystonic cerebral palsy and his mother were the participants. The target activities were feeding and intervention that occurred at their home. Data were collected by the following instruments: Pediatric Evaluation of Disability Inventory; Gross Motor Function Classification System for Cerebral Palsy; Manual Abilities Classification System; script to characterize the participant; descriptive and event logging protocols; and a social validation questionnaire. Interventions were performed with three activities for feeding independence: sitting at the table, using the glass and the cutlery. The activities comprised the multiple baseline design between behaviors in four phases: baseline, intervention, maintenance and follow up. The sessions were recorded on video for analysis and help level scoring in the event protocol. Score of the help level in the protocol of events. It was evidenced that the use of Assistive Technology resources enhances the autonomy and independence of the child with cerebral palsy, demonstrating the effectiveness of the use of the resource, corroborating the literature. <![CDATA[Software <em>mTEA</em>: from Computer Design to Application by Professionals with Students with Autism]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382020000100051&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Uma forma viável de sistematização e personalização da intervenção delineada em Análise do Comportamento Aplicada (ABA), com estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), pode ser por meio de recursos computacionais. Assim sendo, este estudo teve como objetivo elaborar um ambiente digital denominado como mTEA para aplicação de programas de ensino por tentativas discretas, fundamentados na perspectiva comportamental, assim como avaliar o uso do mTEA, em relação à elaboração e à aplicação das atividades por duas profissionais com estudantes com TEA. Participaram duas profissionais e cinco crianças com TEA. O procedimento foi organizado da seguinte forma: desenvolvimento do sistema; na sequência, as duas profissionais elaboraram e aplicaram as atividades com cinco estudantes com TEA e responderam a um questionário sobre o uso do mTEA. Os resultados foram agrupados em relação ao desempenho dos estudantes com TEA nas atividades e ao uso do sistema pelas profissionais. Os resultados identificaram que o mTEA atingiu o objetivo proposto para personalizar as atividades propostas em cada currículo de ensino de cada estudante, apesar de ainda carecer de melhorias a serem implantadas futuramente.<hr/>ABSTRACT: A viable way to systematize and customize the intervention in Applied Behavior Analysis (ABA) with students with Autistic Spectrum Disorder (ASD) may be through computational resources. Thus, the objective of this study was to prepare a digital environment called mTEA for application of behavioral teaching programs by discrete trial, based on the behavioral perspective, as well as to evaluate the use of mTEA, in relation to the elaboration and application of the activities conducted by two professionals with students with ASD. The participants were two professionals and five students with ASD. The procedure was organized as follows: development of the system; then, the two professionals elaborated and applied the activities with five students with ASD and answered a questionnaire about the use of mTEA. The results were analyzed in relation to the performance of students with ASD in the activities and to the use of the system by the professionals. The results identified that mTEA reached the objective to customize the activities in each student’s teaching curriculum, although it still lacks improvements to be implemented in the future. <![CDATA[Autism Spectrum Disorder and School Interactions: Classroom and Schoolyard]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382020000100069&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Este estudo objetivou analisar episódios interacionais de crianças com autismo nos contextos de sala de aula e pátio, considerando seus pares e professores. Entende-se a relevância da inclusão escolar e das interações sociais específicas que ocorrem nesses contextos a partir das características neurodesenvolvimentais, sociocomunicativas e comportamentais das crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista. Para tanto, foram realizadas oito filmagens em duas escolas particulares, com quatro professoras, quatro crianças com autismo e 42 crianças com desenvolvimento típico. Os resultados foram apresentados em termos quantitativos, a partir das frequências de episódios interacionais; e qualitativos, a partir da descrição de quatro estudos de caso contendo trechos dos episódios interacionais. Apesar das variações entre os contextos, os episódios interacionais completos caracterizaram-se pelo uso de objetos e mediações diádicas dirigidas pelas professoras às crianças autistas. Sobre as interações entre os pares, destaca-se que essas trocas foram mais frequentes durante as atividades livres no contexto de sala de aula. Por fim, ressaltase o papel do estudo dos episódios interacionais para os processos de pesquisa, avaliação e intervenção na área escolar.<hr/>ABSTRACT: This study aimed at analyzing interactional episodes of children with autism in the classroom and schoolyard contexts, considering their peers and teachers. It is understood the relevance of school inclusion and specific social interactions that occur in these contexts from the neurodevelopmental, socio-communicative and behavioral characteristics of children diagnosed with Autism Spectrum Disorder. In order to do that, eight filming sessions were held in two private schools, with four teachers, four children with autism and 42 children with typical development. The results were presented in quantitative terms, from the frequencies of interactional episodes; and qualitative terms, from the description of four case studies containing excerpts from the interactional episodes. In spite of the variations between the contexts, the complete interactional episodes were characterized by the use of objects and dyadic mediations directed by the teachers to the autistic children. On the interactions between the pairs, it is emphasized that these exchanges were more frequent during free activities in the context of the classroom. Finally, the role of the study of the interactional episodes for the processes of research, evaluation and intervention in the school area is emphasized. <![CDATA[Professors’ Perception of the Entry of a Deaf Student Into a University Campus]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382020000100085&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Este estudo objetiva conhecer a percepção de docentes sobre o movimento causado no Campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ-Macaé com a entrada do primeiro estudante surdo profundo no curso de Medicina, bem como identificar as demandas geradas ao curso para seu acesso e sua permanência. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo, de cunho qualitativo, de abordagem etnográfica, tendo como instrumento a entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados pelo método de categorização semântico, segundo análise de conteúdo de Bardin. Foram entrevistados 10 professores que acompanharam o estudante no primeiro semestre de 2018. A partir das análises dos discursos, foi possível separá-los em seis grandes temas predominantes: “Legislação e acessibilidade”, “Formação docente”, “Barreira linguística”, “Mudanças pedagógicas”, “Sentimentos e emoções” e “Escolarização discente”. Concluiu-se que os docentes se percebem como parte da instituição e não foram preparados para receber o estudante surdo, determinando o aparecimento de diferentes sentimentos e emoções, como angústias, medos e desafios. Os professores buscaram estratégias para adaptar as suas aulas e avaliações, porém observaram importantes dificuldades de aprendizado do estudante. A UFRJ precisa preparar-se para receber estudantes surdos além de investir em grandes esforços para que seja garantida uma educação inclusiva para todos os estudantes com deficiência.<hr/>ABSTRACT: This study aims to know the perception of professors about the movement caused at the Federal University of Rio de Janeiro - UFRJ - Macaé Campus with the entry of the first profoundly deaf student in the Medical Course, as well as to identify the demands generated for the course for his access and permanence. For that, a field research was carried out, of qualitative nature and ethnographic approach, having as an instrument the semi-structured interview. The data were analyzed through the semantic categorization method, according to Bardin’s content analysis. Ten professors who accompanied the student were interviewed in the first semester of 2018. From the analysis of the discourses, it was possible to separate them into six main themes: “Legislation and accessibility”, “Teacher training”, “Language barrier”, “Pedagogical changes”, “Feelings and emotions” and “Student schooling”. It was concluded that the professors perceive themselves as part of the institution and were not prepared to receive the deaf student, determining the emergence of different feelings and emotions, such as anxieties, fears and challenges. The professors sought strategies to adapt their classes and assessments, but they observed important learning difficulties of the student. The UFRJ needs to be prepared to welcome deaf students and invest great efforts to ensure an inclusive education for all students with disabilities. <![CDATA[What the People with Intellectual Disability Think about their Participation in the Work from Two Case Studies]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382020000100109&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: O trabalho tem sofrido significativas transformações durante o percurso da humanidade, tendo o seu próprio sentido modificado. Torna-se, então, questionável até que ponto ele age na humanização do homem, ou ao contrário - se, no atual contexto social, ele pode contribuir para sua desumanização. Nesse contexto, o trabalhador com deficiência intelectual está sujeito, além dos aspectos de exploração e de alienação, aos constructos sobre a deficiência, com questionamento acerca de suas capacidades, sendo considerado incapaz de ocupar postos de trabalho que exijam funções mais elaboradas e complexas. O objetivo deste estudo foi analisar a percepção do sujeito com deficiência intelectual sobre sua participação no mercado de trabalho. Dessa forma, duas pessoas com deficiência intelectual foram selecionadas para relatar suas experiências e percepções. Para a realização das entrevistas, foi utilizado o método História de Vida, e os dados foram analisados por meio de Temas Emergentes como: Trabalho como princípio de humanização e Trabalho como princípio de desumanização. Os temas emergidos foram interpretados segundo o ideário da teoria histórico-cultural, que considera o homem, independentemente de sua condição biológica, como um sujeito formado pelas e nas relações com o outro. Os resultados evidenciaram a importância do trabalho no desenvolvimento humano dos participantes que se realizaram profissionalmente e alcançaram conquistas que estão além do aspecto financeiro, abrangendo aquelas especificamente humanas. Os participantes deste estudo contrariaram o que era previsto pela sociedade de forma geral àqueles com deficiência intelectual e demonstraram que é possível se humanizar por meio do trabalho.<hr/>ABSTRACT: Work has undergone significant transformations during the course of humanity, having its own sense disturbed and modified. Thus, it becomes questionable to what extent it acts on the humanization of man, or on the contrary, whether, in the present social context, it can contribute to its dehumanization. In this context, the worker with intellectual disabilities is exposed, in addition to the aspects of exploitation and alienation, to constructs about disability, as preconceptions about their abilities, being considered incapable of occupying jobs that require more elaborate and complex duties. The objective of this study was to analyze the perception of the subject with intellectual disability about his/her participation in the labor market. Thus, two people with intellectual disabilities were selected to talk about their experiences and perceptions. For the interviews, the Life Story method was used, and the data were analyzed through Emerging Themes such as: Work as a principle of humanization and Work as a dehumanization principle. The themes emerged were interpreted according to the ideology of historical-cultural theory, which considers the human being, independently of his/her biological condition, as a subject formed by and in relations with the other. The results evidenced the importance of the work in the human development of the participants that were realized professionally and reached achievements that are beyond the financial aspect, covering those specifically human. The participants in this study contradicted what was generally predicted by society to those with intellectual disabilities and demonstrated that it is possible to humanize themselves through work. <![CDATA[High Abilities/Giftedness: Social Skills Intervention with Students, Parents/Guardians and Teachers]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382020000100125&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: O objetivo deste estudo foi descrever e comparar o repertório de habilidades sociais, problemas de comportamento e competência acadêmica de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD): 1) segundo o relato deles mesmos, antes e depois de um programa sobre habilidades sociais; e 2) segundo o relato de seus pais/responsáveis e professoras, antes e depois de orientações sobre AH/SD e habilidades sociais. Participaram nove estudantes de uma escola pública, nove pais/responsáveis e oito professoras. Os participantes responderam ao questionário Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (SSRS) versão para pais, professores e alunos. A intervenção com os estudantes ocorreu em oito encontros semanais e dos pais/responsáveis e professores, em três encontros quinzenais. Os resultados apontaram que o repertório social dos estudantes melhorou no ponto de vista deles, de suas professoras e de seus pais, provavelmente devido ao procedimento de intervenção utilizado, que envolveu mais de um segmento.<hr/>ABSTRACT: The aim of this study was to describe and compare the social skills, behavioral problems, and academic competence of students with High Abilities/Giftedness (HA/G): 1) according to their own account, before and after a program on social skills; and 2) according to the report of their parents/guardians and teachers, before and after guidance on HA/G and social skills. The participants were nine children from a public school, nine parents/guardians and eight teachers. The participants answered the Social Skills Rating System Questionnaire (SSRS) version for parents, teachers and students. The intervention with the students occurred in eight weekly meetings and the parents/guardians and teachers, in three fortnightly meetings. The results showed that the students’ social repertoire improved from their point of view, and their teachers and parents, probably due to the intervention procedure used, involving more than one segment. <![CDATA[Teacher Training and Teaching Method for Deaf Children]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382020000100143&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMO: Este artigo discute a proposta de formação de professores e os embasamentos do método adotado para ensinar crianças surdas, no período de 1951 a 1961, quando Ana Rímoli de Faria Dória esteve na direção do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Com base na concepção de história de Marc Bloch, elegeu-se como metodologia a pesquisa histórica. Foram analisados discursos registrados nos Anais da 1ª Conferência Nacional de Professores de Surdos, realizado no INES, em 1959, e textos auxiliares. Os resultados apontam que a concepção de educação, fundamentada na correção da deficiência, dialogou com concepções teóricas que circulavam naquela época, influenciando a formação de professores, pois estes deveriam ensinar as crianças surdas a oralização e a leitura labial, conforme princípios do Método Oral Puro, adotado em todo o território nacional.<hr/>ABSTRACT: This paper discusses the proposal of teacher training and the foundations of the method adopted to teach deaf children, from 1951 to 1961, in which Ana Rímoli de Faria Dória was the director of the National Institute for Education of the Deaf (INES). Based on Marc Bloch’s conception of history, the historical research was chosen as methodology. Speeches recorded in the Annals of the 1st National Conference of Teachers of Deaf Learners, held at INES, in 1959, and supporting texts were analyzed. The results point out that the conception of education, based on the correction of the disability, had a dialog with theoretical conceptions spread at that time, influencing teacher training, since they should teach oralization and lip reading to deaf children, according to the principles of the Pure Oral Method adopted throughout the national territory. <![CDATA[Assessment of Special Educational Needs in Contexts of Social and Cultural Diversity: Alternatives for a Culturally Appropriate Evaluation]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382020000100159&lng=en&nrm=iso&tlng=en RESUMEN: El objetivo de este trabajo es reflexionar sobre la necesidad de una evaluación de necesidades educativas especiales (NEE) pertinente culturalmente en contextos educativos interculturales, como base para repensar los servicios de apoyos de educación especial en escuelas de la región de La Araucanía en Chile. El análisis se desarrolló a través de la revisión de literatura científica y normativa nacional e internacional, empleando un método documental-descriptivo. La recuperación de documentos se realizó desde las bases de datos Web of Science, Scopus, Scielo y Agencia Europea para el Desarrollo de la Educación Especial. Inicialmente, se identificaron 108 documentos, utilizando los descriptores educación especial, evaluación, necesidades especiales, diversidad cultural, estudiantes indígenas y diversidad cultural y lingüística; después de aplicar los criterios de selección se revisaron 27 documentos. Los resultados develan que los principales obstáculos de la evaluación de NEE en sociedades multiculturales son el modelo médico, ya que se sustenta en normas y estándares occidentales-homogéneos; la presencia de sesgos culturales en los instrumentos de evaluación y en los procesos de remisión a evaluación; y la carencia de competencias interculturales en los profesionales que evalúan. En el caso de estudiantes de origen mapuche se evidencian tensiones epistémicas en la evaluación que subyacen al modelo médico, asociadas a la forma de concebir la enfermedad (kütran) en el mundo mapuche y occidental. Se concluye que se requiere una nueva forma de pensar y orientar la evaluación de NEE en contexto indígena, para romper con la estructura y cánones occidentales, como base para evaluaciones pertinentes culturalmente.<hr/>ABSTRACT: The aim of this work is to reflect on the need for a culturally relevant assessment of Special Educational Needs in intercultural educational contexts as a basis for rethinking the services supporting Special Education in schools of the La Araucanía region in Chile. The analysis was developed through national and international scientific and normative literature review, using a documentary-descriptive method. The documents were retrieved from the Web of Science, Scopus, Scielo and the European Agency for the Development in Special Needs Education databases. Initially, 108 documents were identified using the following descriptors: special education, assessment, special needs, cultural diversity, indigenous students, and cultural and linguistic diversity; after applying the selection criteria, 27 documents were reviewed. The results reveal that in multicultural societies the main obstacles to the assessment of SEN are the medical model, since it is based on western-homogeneous regulations and standards; the presence of cultural biases in the assessment instruments and in the decision processes regarding which student should be assessed; and the lack of intercultural competences in the professionals who perform assessment. In the case of Mapuche students, there is evidence of epistemic tensions in the assessment that underlie the medical model, associated with the way of conceiving the disease (kütran) in the Mapuche and Western world. It is concluded that in order to break down the structure and Western canons, and as a basis for culturally relevant assessments, a new way of thinking and aiming the assessment of SEN in an indigenous context is required.