Scielo RSS <![CDATA[Psico-USF]]> http://www.scielo.br/rss.php?pid=1413-827120080002&lang=en vol. 13 num. 2 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://www.scielo.br/img/en/fbpelogp.gif http://www.scielo.br <link>http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712008000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[<b>Assessing sleep-wake complaints in school-aged children</b>: <b>portuguese properties and norms of the SWEL</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712008000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en The present paper aims to analyze psychometric features of the Portuguese Sleep Wake Experience List (SWEL), to obtain norms and data about key sleep complaints for children. This questionnaire evaluates chronic sleep problems categorizing them into six categories of sleep complaints. A total of 900 elementary school students (2nd to 4th grade), 485 girls (53.9%) and 415 boys (46.1%), aged between 7 and 10 years (M = 8.63; SD = .82) were included in this study. The results indicated a good reliability and validity of the questionnaire, making him suitable as a screening tool for epidemiological purposes. The study shows that sleep complaints (14.7%) are a frequent syndrome in school-aged children, and often not reported to the parents and/or physician. In conclusion, the results revealed that the SWEL is a reliable and valid screening instrument for identifying potential sleep problems in Portuguese school-aged children population.<hr/>Este estudo pretende analisar as propriedades psicométricas da versão portuguesa do Questionário de Experiências de Sono-Vigília (SWEL) e a obtenção de normas e dados relativos às queixas de sono-chave nas crianças. Este questionário avalia os problemas de sono crônicos, classificando-os em seis categorias de queixas relativamente ao sono. Foram avaliadas 900 crianças do 1º CEB (2º-4º ano), 485 delas são meninas (53,9%) e 415 meninos (46,1%), com idades entre os 7-10 anos (M= 8,63; DP= 0,82). Verificou-se uma boa fidelidade e validade do questionário, tornando-o uma ferramenta adequada para estudos de carácter epidemiológico. O estudo mostra que as queixas relativas ao sono (14,7%) são síndromes freqüentes em crianças que 1º CEB que na maioria das vezes não são referidas pelos pais e/ou médicos. Assim, o SWEL é um instrumento de detecção válido e fiável para a identificação de potenciais problemas de sono nas crianças em idade escolar. <![CDATA[<b>Academic experiences and expectations of freshman and senior college students</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712008000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo visou descrever as vivências acadêmicas de universitários, verificando se estas variavam em função do ano freqüentado, das expectativas dos alunos do 1º ano quanto às vivências que teriam no curso e das expectativas que os discentes do 5º ano tiveram ao entrar na universidade. Foram informantes 203 estudantes dos 1º e 5º anos de um curso superior de Psicologia. O Questionário de Vivências Acadêmicas - versão reduzida (QVA-r) foi aplicado juntamente com uma questão sobre as expectativas no período de ingresso à universidade. O QVA-r é um instrumento escalar que abrange cinco dimensões, a saber, pessoal, interpessoal, carreira, estudo e institucional. Considerando-se os anos freqüentados, análises estatísticas indicaram diferença significativa na dimensão institucional. Quanto às expectativas iniciais, foi encontrada diferença significativa apenas para os alunos de 5º ano, na dimensão interpessoal e no total das dimensões.<hr/>This study aimed at describing the undergraduates' academic experiences and verified if there are variations related to year attended, the expectations from the freshman students concerning the experiences they would have during the course and the expectations related to the experiences the senior students had when they got into university. The informants were 203 1st year and 5th year psychology students, who answered the Questionário de Vivências Acadêmicas - versão reduzida (QVA-r) plus a question about the expectations related to the academic experiences they had when they just got into university. The QVA-r is scalar tool that includes five dimensions: personal, interpersonal, career, study and institutional. Considering the year attended, statistical analysis indicated significant difference related to the institutional dimension. Concerning the initial expectations, significant difference was found only for the 5th year students, in the interpersonal dimension and in the total of the dimensions. <![CDATA[<b>Analysis of the teachers awareness process through Traverse game</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712008000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Esta pesquisa teve por objetivo investigar, em uma perspectiva microgenética, o processo de tomada de consciência de quatro professoras, por meio de um jogo de regras. O procedimento de pesquisa foi organizado em duas fases: de instrução e de experimentação. Em ambas, foi utilizado o jogo Traverse. Vários questionamentos foram propostos de modo que as professoras pudessem refletir sobre as situações vividas no jogo. Os resultados constataram uma evolução nos níveis de compreensão do sistema lógico contido no jogo, com a existência de momentos intermediários que indicaram uma tomada de consciência parcial da ação. A principal dificuldade apresentada, nesse processo, foi a compreensão da dialética intersistêmica existente no jogo. Diante dessa constatação, sugerimos uma reflexão mais ampla sobre os contextos de aprendizagem que têm sido oferecidos aos professores em seus processos de formação, considerando que a profissionalização requer um trabalho de tomada de consciência sobre os próprios processos de aprendizagem.<hr/>This research aims at investigating, in microgenetics perspective, the awareness process of four teachers through a rules game. The research procedure was organized into two stages: the instruction and experiment. In both of them the Traverse game was used. A lot of questions were offered so that the teachers could make reflections about the situations experienced in the game. The results showed an evolution in the comprehension levels of the logical system of the game, with intermediate moments that indicated a parcial awareness of the action. The main difficulty in this process was the comprehension of the intersystemic dialectics of the game. Faced with this evidence, we suggest a deeper reflection about the learning contexts wich have been offered to the teachers in their instructional processes, considering that ones's profissionalization requires a careful awareness process about his particular learning process. <![CDATA[<b>Learning strategies in distance course</b>: <b>validation of a scale</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712008000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Pesquisas em avaliação de treinamentos a distância são incipientes. O artigo pretende contribuir com a área ao construir e validar estatisticamente o instrumento Estratégias de Aprendizagem. O curso-alvo foi oferecido pelo SEBRAE para alunos do Brasil inteiro. A coleta de dados foi realizada ao final do curso por meio de questionário digitalizado que mede a freqüência com que os participantes utilizam as estratégias ao longo do curso. Foram realizadas análises estatísticas de Componentes Principais (PC) e Fatoriais (PAF) e de consistência interna (alfa de Cronbach). Após a validação estatística, o instrumento apresentou sete fatores: Controle da emoção, 5 itens (a=0,89); Busca de ajuda interpessoal, 6 itens (a=0,89); Repetição e organização, 5 itens (a=0,77); Controle da motivação, 4 itens (a=0,84); Elaboração, 3 itens (a=0,83); Busca de ajuda ao material didático, 2 itens (a=0,75); Monitoramento da compreensão, 3 itens (a=0,82). Os resultados indicam que a escala é estatisticamente válida e confiável.<hr/>Although few researches on evaluation of distance training. This article intends to contribute on this area when build and statistically validate the instrument Learning Strategies. The evaluated course was offered by SEBRAE to Brazilian students. The data have been collected at the end of the course by questionnaire that measured the frequency with the participants to use the strategies during the course. It have been made statistics analyses of Principal Components (PC) and Factors (PAF) and Internal Consistency (Coefficient Alpha). After the statistical validate, the questionnaire present seven factors: Emotion control, 5 questions (a=0,89); Interpersonal help seeking, 6 questions (a=0,89); Rehearsal and organization, 5 questions (a=0,77); Motivation control, 4 questions (a=0,84); Elaboration, 3 questions (a=0,83); Help of the material, 2 questions (a=0,75); Comprehension monitoring, 3 questions (a=0,82). The results indicated that the scale is valid and reliable statistically. <![CDATA[<b>Employability</b>: <b>construction of a scale</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712008000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en O uso recente do termo empregabilidade refere-se às competências, habilidades e atitudes gerais esperadas para uma pessoa conquistar e manter um trabalho ou emprego. A presente pesquisa objetivou a construção de uma escala de empregabilidade. A amostra foi composta por 628 estudantes universitários de ambos os sexos, dos cursos de administração, engenharias e psicologia de instituições públicas e privadas do estado de São Paulo. O instrumento proposto foi composto por 88 itens, referentes a 11 (onze) fatores, aplicados de maneira coletiva, em uma escala tipo Likert de quatro (4) pontos, cujos descritores são "seguramente sim", "creio que sim", "creio que não" e "seguramente não". As análises estatísticas permitiram redefinir a escala obtendo-se 57 itens, dispostos em 4 fatores denominados: eficácia de busca; dificuldade de busca; otimismo; e responsabilidade e decisão. Os coeficientes estatísticos foram suficientes para confirmar sua fidedignidade e indicá-la para estudos futuros.<hr/>The expression employability refers to competences, skills/abilities and general attitudes that a person is expected to have in order to gain and keep an employment. This study had the purpose of constructing and validating an employability scale designed to evaluate factors related to a positive result in the search of an employment. The sample comprised 628 university students, both male and female, attending administrative, engineering and psychology courses in public and private institutions from São Paulo state. The instrument had initially 88 items referring to 11 factors/variables, applied collectively in Likert scale of four-point, in which the descriptors were "surely yes", "I believe so", "I believe not" and "surely not". The statistical analyses allowed the redefinition of the scale obtaining 57 items arranged in four factors/variables: efficacy of search; difficulty of search; optimism; responsibility and decision. The statistical coefficients were sufficient to confirm the trustworthiness of the scale and to recommend it for future researches. <![CDATA[<b>Psychometric characteristics of the Work Satisfaction Questionnaire (S20/23)</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712008000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O Questionário de Satisfação no Trabalho - S20/23 avalia a satisfação no trabalho segundo um modelo teórico de cinco dimensões: satisfação com supervisão; satisfação com ambiente físico de trabalho; satisfação com benefícios e políticas da organização; satisfação intrínseca do trabalho; e, satisfação com a participação. Este artigo analisa as características psicométricas (validade de construto e fidedignidade) do instrumento em uma amostra de 620 trabalhadores. Pelo método de eixos principais com rotação oblíqua foram identificados três fatores que explicaram 53% da variância: satisfação com relações hierárquicas; satisfação com o ambiente físico de trabalho e satisfação intrínseca com o trabalho. Quanto à consistência interna, todas as dimensões apresentaram alfas satisfatórios, acima de 0,77. Os resultados demonstraram uma nova configuração fatorial da S20/23 que apresenta os requisitos necessários de consistência interna e validade de construto, podendo ser indicada para a utilização na avaliação da satisfação no trabalho na realidade brasileira.<hr/>The Work Satisfaction Questionnaire - S20/23 was developed to evaluate work satisfaction according to a five-dimension theoretical model: supervision satisfaction; work environment satisfaction; organization policies and benefits satisfaction; work intrinsic satisfaction; and participation satisfaction. This article analyses the instrument's psicometric characteristics (reliability and construct validity) in a sample of 620 workers. Through the principal axis factoring extraction method, using oblimin rotation, were identified three factors which explained 53% of variance: hierarchical relation satisfaction; work environment satisfaction; and work intrinsic satisfaction and professional growth opportunities. All dimensions presented satisfactory alphas, over 0,77, considering internal consistency. The results demonstrated a new factorial configuration of the S20/23 that presents the necessary requirements of internal consistency and construct validity, thus it can be indicated to be used to evaluate work satisfaction in the Brazilian environment. <![CDATA[<b>Validity evidences between the Depression Scale (EDEP), the BDI and the Perception of Family Support Inventory (IPSF)</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712008000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=en A depressão é contemporaneamente definida como um transtorno de humor, marcada por um conjunto de sinais, sintomas, comportamentos e manisfestações fisiológicas apresentadas pelos indivíduos acometidos. Dentre os fatores relacionados com o desenvolvimento e manutenção da depressão, encontra-se o suporte familiar, entendido como manifestação de atenção, carinho, diálogo, liberdade, proximidade afetiva, autonomia e independência existente entre os integrantes da família. A presente pesquisa teve como objetivos a busca por evidências de validade para a Escala de Depressão (EDEP) baseada na relação com outras variáveis, avaliando o mesmo construto, ou seja, depressão sendo mensurada também pelo Inventário de Depressão de Beck - BDI e, ainda, avaliando construtos relacionados, sendo o suporte familiar mensurado pelo Inventário de Percepção de Suporte Familiar - IPSF. Participaram desta pesquisa 157 estudantes de uma universidade particular do sul de Minas Gerais, 75,5% do sexo feminino e 24,5% do sexo masculino, com idade média de 23,22 anos (DP=6,4), variando entre 18 e 51 anos. Nos resultados, encontraram-se correlações altas, positivas e significativas entre EDEP e BDI, conforme esperado, indicando que quanto maior a pontuação nas escalas, maior sintomatologia depressiva. Nas correlações entre a EDEP e as dimensões do IPSF, foram encontradas correlações negativas e significativas, sugerindo que quanto maior a sintomatologia de depressão, pior a percepção do suporte familiar recebido. Foram encontradas apenas diferenças marginalmente significativas entre os sexos, no que diz respeito à sintomatologia depressiva (EDEP e BDI), indicando que mulheres pontuariam mais nas escalas de depressão.<hr/>Depression is contemporary defined as a mood disorder, shown by a set of individual's signs, symptoms, behaviors and physiological manifestations. Among the related factors to developing and maintaining depression, there's family support, understood as manifestation of attention, care, dialog, freedom, affective proximity, autonomy and independence between family members. The present research aimed to search for validity evidences to Depression Scale (EDEP) based on the relation to other variables assessing the same construct, depression, being also assessed by Beck Depression Inventory - BDI, and assessing related constructs, family support, measured by Perception of Family Support Inventory - IPSF. 157 undergraduates from a private university located in south state of Minas Gerais, 75,5% from female gender and 24,5% from male gender, aging from 18 to 51 years old (M=23,2; DP=6,4) took part in this study. At the results, high, significant and positive correlations were found between EDEP and BDI, as expected, indicating that the higher the scores on both scales, higher the depressive symptoms. As for the correlations between EDEP and IPSF dimensions, significant and negative correlations were found, suggesting that the higher depressive symptoms lower the perception of family support on individuals. Only marginally significant differences were found between genders, as to depressive symptoms (EDEP and BDI), indicating that women would score more at the depression scales. <![CDATA[<b>Coping to hospitalization in children assessed by IT-based instrument</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712008000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=en A hospitalização infantil pode desencadear problemas psicológicos, como depressão e estresse, sendo relevante, então, identificar as estratégias de enfrentamento utilizadas pelas crianças. Esta pesquisa analisou as estratégias de enfrentamento da hospitalização em 28 crianças hospitalizadas entre 5-20 dias, em hospital público da região Sudeste. Suas mães responderam o Child Behavior Checklist (CBCL 6-18 anos) e dados da rotina das crianças. Estas responderam, individualmente, um Instrumento de Avaliação Informatizada do Enfrentamento da Hospitalização (AEHcomp), composto por 20 cenas facilitadoras e não-facilitadoras, que permite identificar 13 estratégias de enfrentamento. No AEHcomp, ocorreram mais respostas facilitadoras à hospitalização (58,8%). Entre 10 estratégias de enfrentamento identificadas, ruminação (22%) e distração (15,5%) foram mais freqüentes. Não houve correlações entre problemas de comportamento anteriores à hospitalização e comportamentos não-facilitadores; mas estes se correlacionaram inversamente à idade e diretamente às mudanças na rotina. Esta avaliação pode subsidiar intervenções preventivas de danos emocionais gerados pela hospitalização.<hr/>Child hospitalization may cause psychological problems, such as depression and stress. Thus, it is important to identify the coping strategies utilized by children. This research has analyzed hospitalization coping strategies by 28 hospitalized children around 5 to 20 days in a public hospital in Brazil Southeast. Their mothers answered the Child Behavior Checklist (CBCL 6-18 years old) in addition to data from children's daily life. These children answered, individually, the Computer Assessment Instrument of Coping to Hospitalization (AEHcomp), made of 20 facilitating and non-facilitating scenes, which allow identify 13 coping strategies. AEHcomp recorded more facilitating answers to hospitalization (58.8%). Among 10 identified coping strategies, rumination (22%) and distraction (15.5%) have occurred the most times. There were no correlations between behavior problems prior to the hospitalization and non-facilitating behaviors, but these were correlated inversely to age and directly to daily life changes. This evaluation can provide resources for preventive interventions in emotional damages caused by hospitalization. <![CDATA[<b>Experiences of stigma in depression</b>: <b>a cross cultural study</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712008000200010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Na pesquisa O significado da depressão na contemporaneidade: um estudo crítico-cultural no Brasil, Chile e Estados Unidos (Moreira, 2007), uma das categorias emergentes da análise fenomenológica das entrevistas foi o estigma. Este artigo retoma esse resultado, buscando aprofundar a compreensão da experiência vivida do estigma em pessoas diagnosticadas com depressão nos 3 países. Com este fim, foram reanalisadas fenomenologicamente 51 entrevistas (n=15, em Fortaleza; n=20, em Santiago; e n=16, em Boston). Os resultados apontam peculiaridades em cada país, mostrando o conteúdo qualitativamente diferente da experiência vivida do estigma na depressão nos três países. Só no Brasil aparecem conteúdos relacionados à preocupação com a evitação do estigma; apenas no Chile, o estigma foi encontrado associado à culpa, vergonha e falta de privacidade; e unicamente nos Estados Unidos o estigma aparece relacionado ao racismo, o que possivelmente estaria relacionado a diferenças culturais.<hr/>From the research The meaning of depression in contemporary world: a critic-cultural study in Brazil, Chile and the United States (Moreira, 2007), one of the emerged categories in the phenomenological analyses of the interviews was the stigma. This article retakes this study, aiming to comprehend the lived experience of stigma in people diagnosed with depression in the three countries. It had been phenomenologically re-analyzed 51 interviews (n=15, in Fortaleza; n=20, in Santiago; n=16, in Boston). The results point peculiarities in each country, showing the qualitatively different content of the lived experience of stigma in depression in the three countries: only in Brazil it is mentioned the concern with how to avoid stigma; only in Chile, stigma is associated to guilt, shame and lack of privacy; and only in the United States, stigma is related to racism, which could be associated to cultural differences. <![CDATA[<b>Contingency analysis of a type 2 diabetes mellitus pacient</b>: <b>a case study</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712008000200011&lng=en&nrm=iso&tlng=en O diabetes mellitus é uma doença crônica e o seu tratamento é altamente complexo. Pesquisas têm surgido com o objetivo de compreender as contribuições do estilo de vida e dos fatores comportamentais no desenvolvimento e no controle da doença. O presente estudo realizou uma análise de contingências dos comportamentos de adesão e de não-adesão ao tratamento, buscando, para isso, relações de dependência entre eventos comportamentais e ambientais, a partir de um estudo de caso único com uma paciente portadora de diabetes mellitus tipo 2. O procedimento adotado para a coleta de dados foi a caracterização dos comportamentos de acordo com as seguintes categorias: mensuração da glicemia, administração da insulina, controle da dieta e prática de exercício físico. Os resultados indicaram a prevalência de contingências aversivas e demonstraram a necessidade de se ensinar estratégias de autocontrole ao paciente, e regras por parte da equipe de saúde, que descrevam as contingências em operação no ambiente.<hr/>Diabetes mellitus is a chronic disease wich requires a highly complex treatment. Researches have been done with the objective of understanding the role that life style and behavioral factors play on the onset and control of the disease. The present study aimed at analysing the contingencies involved in the behavior of adherence and non adherence to treatment of a type 2diabetes mellitus patient and the dependency relationship between behavioral and environmental variables in a single case study. The procedure adopted for data collection was the characterization of behaviors according to the following categories: glucemia measurement, insulin administration, diet control and the practice of physical exercise. Results indicate the prevalence of aversive contingencies and demonstrate the need of teaching the pacient self control strategies, and rules by the health team which describe the environmental contingencies in operation. <![CDATA[<b>Construction and validation of Parental Health Locus of Control Scale</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712008000200012&lng=en&nrm=iso&tlng=en O propósito da pesquisa foi adaptar para o contexto brasileiro uma escala de avaliação do lócus de controle parental na saúde. Inicialmente, foram realizadas as traduções direta e reversa da escala desenvolvida por Tinsley e Holtgrave (1989). Ao longo do processo de investigação (análise de juízes, semântica e psicométrica) verificou-se a necessidade de criação de novos itens, gerando uma nova escala, intitulada Escala de Lócus de Controle Parental na Saúde (LOCPS). Cada uma das etapas investigativas contou com uma determinada amostra. A amostra principal ficou constituída de 266 cuidadores (idade média=35,17 anos). Os 18 itens finais da LOCPS se mostraram discriminativos. Os índices de precisão (alfa de Cronbach) para as três dimensões da LOCPS ficaram entre 0,67 e 0,80. A validade fatorial indicou que a escala não é unidimensional. Estatísticas descritivas das pontuações são apresentadas para fins de referência para os profissionais que venham a utilizá-la.<hr/>The purpose of this research was to adapt an assessment scale of the parental health locus of control to the brazilian context. Initially, direct and back translations of the scales developed by Tinsley and Holtgrave (1989) were done. Throughout the investigative process (judge, semantic and psychometric analyses) the need to create new items showed up leading to a new scale called Parental Health Locus of Control Scale (PHLCS). Each of the investigative stages had a particular sample. The main sample was constituted of 266 carers (average age=35.17 years old) .The last 18 items of the PHLSC were discriminative. The accuracy ratings (Cronbach's alpha) for the three dimensions of the PHLCS were between 0.67 and 0.80. The factor validity indicated that the scale is not unidimentional. Descriptive statistics of the ratings are depicted as a reference to those professionals who might want to use them. <![CDATA[<b>Judgements about actions and feelings in stories' interpretations</b>: <b>a Piagetian approach</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712008000200013&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo apresenta dados selecionados a partir de pesquisa com 76 crianças de cinco a dez anos sobre interpretações de dois contos de fadas dos Irmãos Grimm: O lobo e os sete cabritinhos e Senhor lobo e senhora gata. O objetivo é discutir os julgamentos das crianças sobre ações e sentimentos de personagens dos contos, baseados nos conceitos de valores, julgamentos e apreciações emocionais, de Piaget. A hipótese geral foi a de que os julgamentos e a capacidade de avaliar sentimentos evoluem com a idade. O método utilizado foi a entrevista clínica piagetiana adaptada aos dois contos. Os resultados indicaram diferenças entre as crianças mais velhas e as mais jovens da amostra, mas as análises estatísticas não apontaram diferenças significativas para comparações entre crianças de faixas etárias mais próximas. Esta pesquisa contribuiu para a discussão sobre o uso de contos de fadas em estudos sobre valorizações afetivas e julgamentos em crianças.<hr/>This paper presents some data of 76 children's representation of two Brothers Grimm's fairy tales: The wolf and the seven young kids and Mr. Wolf and Mrs. Cat. Children were aged from 5 to 10/11 years old. The article aims to discuss children's judgements about characters'feelings and actions, based on Piaget's concepts of values, judgments and emotional appreciation. The general hypothesis was that quality of judgement and the capacity for feelings evaluation increase with age. The method was the clinical interview adapted to the two fairy tales. Results indicated differences between the oldest and the youngest children of the sample, but statistical analisis didn't show significant differences between children near in age. This research contributed to discuss the possibility for using fairy tales in studies about children emotional appreciation and moral judgements. <![CDATA[<b>The aura experience as cognitive perceptual schizotypy in non-clinical population</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712008000200014&lng=en&nrm=iso&tlng=en Individuos que dicen ver el aura/energía en forma espontánea también tienden a tener un nivel más elevado de actividad imaginativa/fantaseosa o de propensidad a la fantasía. Hay indicadores que muestran que quienes experimentan alta capacidad de absorción, usualmente experimentan también diversas formas parasomáticas, alucinaciones táctiles, y sensaciones de energías sutiles, asi como también ideación esquizotípica, error perceptual, y mayor sinestesia. El objetivo es correlacionar puntajes de absorción psicológica, disociación, propensidad a la fantasía, intensidad de la imaginería, y tendencia a la esquizotipia en individuos que dicen ver el aura (N=83) en comparación con un grupo sin experiencias (N=503). La muestra incluyó 678 estudiantes de psicología de ambos sexos, 449 (76,5%) mujeres y 139 (23,5%) varones, cuya rango etario es de 17 y 57 años (Media=25,54; SD=7,22) residentes en la Ciudad de Buenos Aires y alrededores. Ningun estudiante recibió compensación económica. Respecto a la experiencia de ver el aura, se formuló la pregunta de la siguiente manera: "¿Ha tenido alguna experiencia usted es capaz de ver campos de energia o luces alrededor del cuerpo de una persona? (si duda, por favor, responda no)". Si la respuesta es afirmativa, la pregunta también mapea tres dimensiones de la experiencia: frecuencia de la experiencia, explicación subjetiva (racional, desconocida y paranormal) de la experiencia, y positivo o negativo impacto (emocional) en una escala Likert, siendo 1 positivo y 7 negativo. Los resultados muestran mayor nivel de esquizotipia cognitivo perceptual en comparación con quienes no tienen la experiencia. Posiblemente, estas personas tienen mucha más intensa vida imaginativa. Esta experiencia no necesariamente posee un significado psicopatológico para el individuo; quienes ven el aura simplemente podrían ser sensibles a las experiencias perceptuales anómalas.<hr/>Individuals who claim being able to spontaneously see the "aura" or energy field of a person, also tend to exhibit elevated levels of imaginative processing or fantasy proneness. There are some indications that those who have a high capacity for absorption usually also experience different parasomatic shapes, tactile hallucinations and sensations of subtle energies, as well as schizotypical ideation, perceptual error and increased synesthesia. The objective is to calculate the correlations of psychological absorption scores, dissociation, fantasy proneness, intensity of imagination and the schizotypical tendency of people who claim to see auras (N=83), in comparison to a group of people lacking these experiences (N=503). The results indicate a higher level of cognitive perceptual schizotypy than for those who do not have this experience. Possibly, these people have a much more intense imaginative life. This does not necessarily have any psychopathological implications for the individual; people who see auras might simply be sensitive to anomalous perceptual experiences. <![CDATA[<b>Clinical psychology advisor</b>: <b>an idealized master?</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712008000200015&lng=en&nrm=iso&tlng=en A supervisão de estágios em Psicologia Clínica, fundamental para a formação do aluno de Psicologia, carece de mecanismos de avaliação sistemática, relativa ao supervisor. Este artigo apresenta um estudo que explorou percepções de estagiários de Psicologia Clínica acerca de seus supervisores e da supervisão. O levantamento utilizou uma escala de tipo Likert de cinco pontos e 27 itens. Foram pesquisados 56 alunos de 9º semestre de curso de graduação em Psicologia, que faziam estágios sob supervisão semanal, há um semestre. Sob a ótica dos supervisionandos, as avaliações foram quase que exclusivamente positivas, a despeito da abordagem teórico-técnica do supervisor. Essa positividade foi discutida em relação a: características do processo ensino-aprendizagem clínico, em especial quanto a formas de avaliação utilizadas; possíveis idealizações; e momento de transição aluno-profissional em que o supervisionando se encontra. É apontada a necessidade de discussões sobre avaliação de professores-supervisores em Psicologia-Clínica.<hr/>Supervision for undergraduate trainees in clinical psychology - even though fundamental for their training - lacks systematic evaluation mechanisms in regard to the role and function of the supervisor. This paper presents a study taking aim at exploring clinical psychology trainees' perceptions about their supervisors and supervision. The survey was carried out using a five points Likert scale comprising 27 items. The sample was formed by 56 undergraduate students belonging to the ninth semester of Psychology School, undergoing their training under weekly supervision for at least one semester. From the point of view of the trainees under supervision, the evaluations were almost exclusively positive, in spite of theoretical orientation of the supervisor. This positive result is discussed in relation to: characteristics of the clinical learning process - in special regarding the evaluation forms used; possible idealization; and the moment of transition from student to professional, in which the undergraduate is situated. It is pointed out the need for discussion about the evaluation of the teacher/supervisor activities in clinical psychology. <![CDATA[<b>Educação e cultura africana no Brasil</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712008000200016&lng=en&nrm=iso&tlng=en A supervisão de estágios em Psicologia Clínica, fundamental para a formação do aluno de Psicologia, carece de mecanismos de avaliação sistemática, relativa ao supervisor. Este artigo apresenta um estudo que explorou percepções de estagiários de Psicologia Clínica acerca de seus supervisores e da supervisão. O levantamento utilizou uma escala de tipo Likert de cinco pontos e 27 itens. Foram pesquisados 56 alunos de 9º semestre de curso de graduação em Psicologia, que faziam estágios sob supervisão semanal, há um semestre. Sob a ótica dos supervisionandos, as avaliações foram quase que exclusivamente positivas, a despeito da abordagem teórico-técnica do supervisor. Essa positividade foi discutida em relação a: características do processo ensino-aprendizagem clínico, em especial quanto a formas de avaliação utilizadas; possíveis idealizações; e momento de transição aluno-profissional em que o supervisionando se encontra. É apontada a necessidade de discussões sobre avaliação de professores-supervisores em Psicologia-Clínica.<hr/>Supervision for undergraduate trainees in clinical psychology - even though fundamental for their training - lacks systematic evaluation mechanisms in regard to the role and function of the supervisor. This paper presents a study taking aim at exploring clinical psychology trainees' perceptions about their supervisors and supervision. The survey was carried out using a five points Likert scale comprising 27 items. The sample was formed by 56 undergraduate students belonging to the ninth semester of Psychology School, undergoing their training under weekly supervision for at least one semester. From the point of view of the trainees under supervision, the evaluations were almost exclusively positive, in spite of theoretical orientation of the supervisor. This positive result is discussed in relation to: characteristics of the clinical learning process - in special regarding the evaluation forms used; possible idealization; and the moment of transition from student to professional, in which the undergraduate is situated. It is pointed out the need for discussion about the evaluation of the teacher/supervisor activities in clinical psychology. <![CDATA[<b>Questões atuais sobre métodos projetivos</b>]]> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712008000200017&lng=en&nrm=iso&tlng=en A supervisão de estágios em Psicologia Clínica, fundamental para a formação do aluno de Psicologia, carece de mecanismos de avaliação sistemática, relativa ao supervisor. Este artigo apresenta um estudo que explorou percepções de estagiários de Psicologia Clínica acerca de seus supervisores e da supervisão. O levantamento utilizou uma escala de tipo Likert de cinco pontos e 27 itens. Foram pesquisados 56 alunos de 9º semestre de curso de graduação em Psicologia, que faziam estágios sob supervisão semanal, há um semestre. Sob a ótica dos supervisionandos, as avaliações foram quase que exclusivamente positivas, a despeito da abordagem teórico-técnica do supervisor. Essa positividade foi discutida em relação a: características do processo ensino-aprendizagem clínico, em especial quanto a formas de avaliação utilizadas; possíveis idealizações; e momento de transição aluno-profissional em que o supervisionando se encontra. É apontada a necessidade de discussões sobre avaliação de professores-supervisores em Psicologia-Clínica.<hr/>Supervision for undergraduate trainees in clinical psychology - even though fundamental for their training - lacks systematic evaluation mechanisms in regard to the role and function of the supervisor. This paper presents a study taking aim at exploring clinical psychology trainees' perceptions about their supervisors and supervision. The survey was carried out using a five points Likert scale comprising 27 items. The sample was formed by 56 undergraduate students belonging to the ninth semester of Psychology School, undergoing their training under weekly supervision for at least one semester. From the point of view of the trainees under supervision, the evaluations were almost exclusively positive, in spite of theoretical orientation of the supervisor. This positive result is discussed in relation to: characteristics of the clinical learning process - in special regarding the evaluation forms used; possible idealization; and the moment of transition from student to professional, in which the undergraduate is situated. It is pointed out the need for discussion about the evaluation of the teacher/supervisor activities in clinical psychology.